Sei sulla pagina 1di 4

CONGRESSO NACIONAL

COMISSO PARLAMENTAR CONJUNTA DO MERCOSUL


REPRESENTAO BRASILEIRA

Globalizao e Integrao (Uma Analise Ao Federalismo Economico)


Neste final de sculo, o capitalismo apresenta uma dinmica da acumulao fortemente internacionalizada tanto sob a forma de capital produtivo quanto financeiro ou comercial. Nesse sentido, globalizao e integrao constituem-se em aspectos centrais do funcionamento da economia mundial nos dias de hoje. A globalizao, por referir-se, de um modo geral, ao aprofundamento do carter internacional dos processos econmicos; e a integrao por remeter tendncia de surgimento de espaos de relaes privilegiadas entre pases. Assim, a economia globalizada apresenta-se como um intenso mosaico mundial do qual fazem parte blocos de economias nacionais que ostentam diferentes graus de fluidez interna nos movimentos de bens e pessoas, mercadorias e fatores produtivos. A globalizao seria, portanto, um processo de integrao mundial que se intensifica nas ltimas dcadas com base na liberalizao econmica, quando os Estados abandonam gradativamente as barreiras tarifrias que protegem sua produo da concorrncia estrangeira e se abrem ao fluxo internacional de bens, servios e capitais. Segundo os Diplomatas Srgio Abreu e Lima Florncio e Ernesto Henrique Fraga Arajo, o processo de integrao econmica refere-se a "um conjunto de medidas de caracter econmico que tem por objetivo promover a aproximao e a unio entre as economias de dois ou mais pases".

Blocos Econmicos
So associaes de pases que estabelecem relaes econmicas privilegiadas entre si e que tendem a adotar uma soberania comum, ou seja, os parceiros concordam em abrir mo de parte da soberania nacional em proveito do todo associado. Os desenhos desses novos mercados, antes de representar uma nova realidade comercial em escala mundial, tendem a transformar-se em um projeto poltico, resultante de uma

deciso de Estados, que pode resultar ou no no aprofundamento da integrao entre os pases que formam um bloco econmico. Os blocos econmicos podem classificar-se em zona de preferncia tarifria, zona de livre comrcio, unio aduaneira, mercado comum e unio econmica e monetria.

Zona De Preferncia Tarifria


Este primeiro processo de integrao econmica consiste apenas em garantir nveis tarifrios preferenciais para o conjunto de pases que pertencem a esse tipo de mercado (in MERCOSUL HOJE, Srgio Florncio et Ernesto Arajo). A antiga Associao Latino-Americana de Livre Comrcio (ALALC) foi um exemplo de Zona de Preferncia Tarifria, pois procurou estabelecer preferncias tarifrias entre os seus onze membros, que eram todos os Estados da Amrica do Sul, com a exceo da Guiana e do Suriname, e mais o Mxico. Em 1980, a Associao Latino-Americana de Integrao (ALADI) substituiu a ALALC.

Zona De Livre Comrcio


Quando constituem uma Zona de Livre Comrcio (ZLC), os pases parceiros reduzem ou eliminam as barreiras alfandegrias, tarifrias e no-tarifrias, que incidem sobre a troca de mercadorias dentro do bloco. Esse o segundo estgio no caminho da integrao econmica. O NAFTA constitui-se em exemplo de Zona de Livre Comrcio, um acordo firmado entre os Estados Unidos, o Canad e Mxico. Para o antigo GATT, um acordo comercial s pode ser considerado uma Zona de Livre Comrcio quando abarcar pelo menos 80% dos bens comercializados entre seus pasesmembros

Unio Aduaneira
O prximo passo consiste na regulamentao de uma Unio Aduaneira, momento em que os Estados-Membros, alm de abrir mercados internos, regulamentam o seu comrcio de bens com naes externas, j funcionando como um bloco econmico em formao. A Unio Aduaneira caracteriza-se por adotar uma Tarifa Externa Comum (TEC), a qual permite estabelecer uma mesma tarifa aplicada a mercadorias provenientes de pases que no integram o bloco.

Nessa fase, d-se incio formao de comisses parlamentares conjuntas, aproximando-se o Poder Executivo dos Estados nacionais de seus respectivos Legislativos. O Brasil, a Argentina, o Uruguai e o Paraguai constituem, na atual fase de desenvolvimento, uma Unio Aduaneira que luta para se transformar em um Mercado Comum.

Mercado Comum
O Mercado Comum apresenta-se como um processo bastante avanado de integrao econmica, garantindo-se a livre circulao de pessoas, bens, servios e capitais, ao contrrio da fase como Unio Aduaneira, quando o intercmbio restringia-se circulao de bens. No Mercado Comum circulam bens, servios e os fatores de produo (capitais e mode-obra) e pressupem-se a coordenao de polticas macroeconmica, devendo todos os pases-membros seguir os mesmos parmetros para fixar taxas de juros e de cmbio e para definir polticas fiscais. A Comunidade Econmica Europeia, a partir de 1993, transformou-se em um bloco econmico do tipo Mercado Comum.

Unio Econmica e Monetria Constitui o estgio mais avanado do processo de formao de blocos econmicos, contando com uma moeda nica e um frum poltico. No estgio de Unio Econmica e Monetria tem de existir uma moeda nica e uma poltica monetria inteiramente unificada e conduzida por um Banco Central comunitrio. Para se chegar ao estgio de Unio Econmica e Monetria, h que se atravessar toda uma srie de momentos que demandam tempo e discusses entre os pases-membros. Assim, cada acordo significa um avano em relao s situaes anteriores de nveis de integrao, sempre dependente da vontade poltica dos parceiros que fazem um determinado bloco econmico em processo de integrao. Por exemplo, o MERCOSUL no dispe atualmente de instituies supranacionais, mas so transparentes os avanos em seu processo de fortalecimento e consolidao, em que pesem as crises conjunturais no plano da integrao econmica.

O NAFTA, tudo indica, parece no pretender adotar o princpio da livre circulao de trabalhadores, embora tenha avanado bastante no que diz respeito ao volume das trocas comerciais. J a Unio Europeia, originada da Comunidade Econmica Europeia, por seus avanos em meio sculo de negociaes, tornou-se o maior exemplo de um processo de formao de bloco econmico no mundo contemporneo. A ideia da construo efetiva de uma organizao aberta para reunir pases europeus partiu de uma proposta de Robert Schuman, Ministro francs das Relaes Exteriores, em 1950, ao demonstrar os interesses comuns da Frana e da Alemanha Ocidental quanto aos recursos naturais do carvo e do ao no territrio europeu. Em 18 de abril de 1951, a Frana, a Alemanha Ocidental, a Blgica, Luxemburgo, os Pases-Baixos e a Itlia assinaram, em Paris, um tratado instituindo a Comunidade Europeia do Carvo e do Ao (CECA). A atual Unio Europeia, surgida da criao, em 1957, da Comunidade Econmica Europeia (CEE), representa o mais avanado estgio desse processo de integrao em blocos econmicos, inclusive com a adoo de uma moeda comum, o Euro, e agora tambm poltica, com o funcionamento de um Parlamento Europeu fortalecido, que tem sede em Estrasburgo, na Frana, formado por deputados dos pases da Comunidade Europeia, eleitos pelos cidados dos pases-membros para represent-los num frum supranacional.

Potrebbero piacerti anche