Sei sulla pagina 1di 7

c) --1-

'()r- (C:~ ( f(qI S

Christian Delacampagne
"-

'lV

e :.;

/2.{/

(1;.10

t ~

HISTRIA DA FILOSOFIA NO SCULO XX

1;fjJB;0--

Traduo: Lucy Magalhes

Consultaria: Carlos Nelson Coutinho

5 ;11/11LY d

~~(flfI

~o

BIBliOTECAS

FESPSP

o
Jorge Zahar Editor
Rio de Janeiro

J.-o,~.~

S. G (

'I

Iv'

(C~) I 0!

P.PtfC\e!

d v~ 1"<'C{ G J G

A rJ Q

t'-

lNTRODUCO

NASCI11ENTO MODERNIDADE

DA

Mais alguns anos de atrocidades diversas. na Bsnia, em Ruanda ou em outro lugar, e nosso sculo estar terminado. Nos anais da histria, ele merecer, com justia, o grande prmio do horror. Procuraramos em vo: nenhuma poca viu tantos crimes se perpetrarem em escala planetria. Crimes em massa, organizados racionalmente e a sangue-frio. Crimes originados por uma insondvel perverso do pensamento - perverso cujo smbolo ser, para sempre, o nome de Auschwitz. Mas tinha comeado bem esse sculo que acabou mal. Tivera um incio promissor. Entre 1880 e 1914, dera at srios motivos de otimismo a uma Europa ento no auge do seu poder. Esta no atravessou, durante os trinta anos que precederam a Primeira Guerra Mundial, uma verdadeira idade de ouro? Militar e economicamente a Europa dominava o resto do mundo. Graas aos progressos da tecnologia, da medicina e da educao, ela acreditava que as Luzes triunfavam. Enfim, precedida pela vanguarda dos seus pensadores e criadores, a Europa entrou nesse momento em uma era nova, a "modernidade", anunciada por profundas mudanas na ordem da cultura. Para avaliar a importncia dessas mudanas, preciso lembrar que, do Renascimento at o fim do sculo XIX, as produes da arte e do saber eram consideradas no como simples construes mentais, mas representaes fiis de uma realidade que lhes preexistia. Certamente, o mecanismo pelo qual essas representaes se produziam foi objeto de anlises muito diversas, que contestavam por vezes o seu carter "natural". Entretanto, esses acessos de ceticismo eram isolados. Para a maioria daqueles que estudavam a questo, nossos signos eram confiveis, nossas linguagens verdicas e nosso esprito estavam em pleno acordo com o mundo. Dominantes por muito tempo, essas convices cessaram progressivamente de s-lo a partir de 1880. Ligadas a uma imagem do universo que no evolura h quase trs sculos, elas se viram questionadas ao
11

SCC(Q

(C!( (({

r< 1'-C1-ei

L\ (2[tc:j C \

o:

f7irJ U

11

IIISTRIA

DA FILOSOFIA

NO

SClJLO

XX

"'ASCIME"'TO

DA

MODER"'lDADE

13

mesmo tempo que essa imagem. Perguntas at ento repI imidas rcssurgiram com vigor. Nossos signos tm mesmo um fundamento fora do nosso esprito? As leis que comandam o seu funcionamento so mesmo as nicas possveis? Scr mesmo que elas refletem nutra coisa, e no escolhas subjetivas ou normas culturais? Por muitas razes. artistas, cientistas e filsofos comeam a duvidar. Mas, se muitos deles rejeitam como ilusria a pretenso que nossas linguagens tm de dizer o verdadeiro, eles se apaixonam, em contrapartida, pelos prprios signos - que. perdendo a transparncia, ganham rnisti io. O mesmo ocorre com o mecanismo da representao - que se torna. em poucos anos, objeto das reflexes mais subversivas. Digamos que se trata de uma "crise". Mas de uma crise vivida como um enriquecimento, e, em grande parte, como uma libertao. Pois se a lgica da representao, no sentido clssico do termo, apenas uma construo do esprito, e no mais a expresso de uma estrutura "natural" e imutvel, outros tipos de construo devem ser possveis. Outros usos dos signos podem ser imaginados, outras regras do jogo elaboradas, Regras que, por sua vez. deveriam permitir a explorao de territrios novos - medida da sede de expanso que. em todas as reas, domina ento a Europa. Essas so algumas das preocupaes que, por toda a parte em que aflor arn permitem detectar, entre 1880 e 1914, a emergncia de uma cultura resolutamente "moderna".

Preocupaes evidentes, por exemplo, nos poetas desses anos. RiJke, Apol linaire, Saba, Trakl, Cendrars, Pessoa, Ungaretti, Maiakovski no so prximos apenas pela idade. Tm em comum o tratamento da linguagem com uma liberdade at ento inconcebvel. verdade que as palavras resistem. No se pode brincar com elas sem pr em perigo o significado. Mas alguns, como os "futuristas" russos, aceitam assumir esse risco. Suas tentativas logo resultaro na inveno, por Klebnikov, de uma lngua indita, o "transmental" (zaoum). No universo dos sons, submetido a cdigos menos severos do que o das palavras, as experimentaes abundam desde o fim do sculo XIX. Wagner, Mussorgski, Mahler e Debussy conseguem afrouxar a couraa da harmonia que, desde Bach, governa a msica ocidental. Amold Schonberg d o golpe rinal. O seu Pierrot lunar (1912), primeira obra rigorosamente atonal, constitui o ponto de partida de toda a msica dita seria I ou dodccafnica. Mas principalmente a linguagem pictrica que revolucionada pelas mudanas mais espetaculares. Estas tm como causa imediata o progres'"' <./..1..

so da fotografia. Na verdade, por que limitar-se reproduo das aparncias. agora que essa tarefa pode ser desempenhada por meios puramente mecnicos? Conscientes do fato de que um tal "progresso" os desafia a forjarem uma nova legitimidade, os pintores decidem ento procurar em si mesmos as leis que doravante regero o seu trabalho, e no mais permitir que os olhos as ditem. Verdadeira aventura filosfica, a histria da pintura moderna comea, por um lado, com a tripla reao de Czanne, Van Gogh e Gauguin contra o realismo tico pregado pelos imprcssionistas e, por outro lado, com o movimento simbolista. O::, primeiros abrem caminho para uma reconstruo mental do real. que os fauvistas (J 905) e os cubistas (l90B) sistematizaro. Quanto aos adeptos do simbolismo, quer se filicm a Moreau, a Rcdon ou a Klirnt, decidem voltar as costas ao mundo sensvel, para fixar como objetivo a representao do seu prprio universo mental, penetrado por inquietaes religiosas. Dessa ruptura espiritualista emerge, sob a influncia de Kandinsky e de Kupka, logo seguidos por Malevitch e Mondrian. a pintura dita abstrata ou no-figurativa (1910). Mas no to simples. Se o Quadrado negro sobre fundo branco (1915) de Malevitch - para retomar as suas palavras - uma pintura "no-objetiva", nem por isso deixa de ter um valor representativo. Simplesmente, ao invs de remeter a um objeto visvel, ela se refere a um absoluto espiritual. Trs anos depois, o Quadrado branco sobre fundo branco (1918) marca o trmino desse percurso inicitico. Tendo atingido o seu objetivo supremo, a pintura pensa ter chegado ao fim. Malevitch larga o pincel. O fato de que ele o retome, alguns anos mais tarde, para compor estranhos quadros figurativos, de um encanto "primitivo", prova, entretanto, que no se pode decidir por decreto a morte da pintura. Nem a da filosofia. Para os cientistas, o advento da modemidade no se traduz apenas por uma mutao radical de sua imagem do mundo, mas tambm por um novo questionamento sobre o fundamento das cincias, e pela constituio de disciplinas centradas na anlise da representao. A matemtica a primeira atingida por esse processo de reformulao. Este comea nos anos 1870, quando alguns matemticos, constatando que seus conceitos bsicos, principalmente os da aritmtica, no tm rigor, empenham-se em uma audaciosa reflexo sobre sua prpria linguagem - reflexo ligada a um desenvolvimento sem precedentes da lgica, que tende a tornar-se ento a cincia mais "fundamental" de todas.

f-\ rvC

~)(>C

l L

lC C

LC(

(~l'(

fc, 1--

(1 (( (\

- C

NASClMENTO 14 IIISTRIA DA FILOSOFIA)'\O SLCULO XX

DA

MODCRl\:IDADE

15

A~ cincias fsico-qumica" entram. por sua \ cz. nos ltimos anos do sculo passado, em plena cfervcscncia. Descobertas capitais se sucedem. Planck estabelece o conceito de "quantum ' de ao. A antiga hiptese da estrutura atmica da matria definitivamente confirmada. Einstcin formula a teoria da relatividade (J (05). Destruindo a idia, herdada de Newton. de um espao e de um tempo absolutos. a teoria da relatividade se revela t50 revolucionria. para a representao cientfica do mundo. quanto a inveno concomitante da abstrao. para a sua representao pictrica. Proveniente das pesquisas sobre a estrutura do tomo. a mecnica "quntica conhece. nos anos seguintes, um rpido desenvolvimento. Na sua interpretao dominante. defendida por Bohr e confirmada pelas rclaccs de incerteza de JIcisenberg (J (27), ela resultar em um questionamento do dcterrninisrno clssico - questionamento que ser contestado por Einstein, Schrodingcr e de Broglie. cujas objees, ainda hoje, esto no centro de um debate crucial para o futuro da fsica. Na rea biolgica, a renovao tambm impressionante. Por um lado, a teoria darwiniana da evoluo fez a natureza entrar na histria. Por outro lado, a velha querela do rnecanicismo e do vitalismo acabou por extinguir-se, deixando lugar para uma abordagem funcional do ser vivo. Graas a essa mudana de perspectiva, a fisiologia e a neurologia fazem progressos importantes, enquanto os trabalhos de Pasteur abrem caminho para a medicina moderna, e os de Mendel para a gentica ou teoria da heredi tariedade. Por fim, as cincias sociais. Durante muito tempo centradas no estudo do espao e do tempo humanos (histria, geografia, economia, sociologia), elas se enriquecem, a partir de 1880, com trs disciplinas novas que, sob ngulos diferentes, abordam o fenmeno da representao. Distante da filologia clssica, mais preocupada com a evoluo histrica das lnguas do que com o seu funcionamento interno, os princpios de uma cincia da linguagem so lanados pelo lingista suo Ferdinand de Saussure (1857-1913) - cujas idias s produziro todos os seus efeitos meio sculo depois. A etnologia se desenvolve na esteira das conquistas coloniais, contribuindo para solapar a ideologia etnocntrica que as inspira. Com efeito, medida que descobre a riqueza dos costumes e das representaes "pr-lgicas" (Lvy-Bruhl), a etnologia levada a contestar a pretensa "superioridade" da civilizao europia e a valorizar, por trs da "estranheza" das sociedades sem escrita, a unidade profunda do fato simblico. Ou seja, a unidade profunda do gnero humano.
'1 (

Quanto psicanlise - palavra forjada em 1~96 pelo mdico vicnensc Sigmund Freud (1856-1939) -. se no uma cincia. no sentido usual do termo, como logo observar Karl Popper, no se reduz nem a uma nova mctuf'sica nem a um ramo da psicologia ou da psiquiatria. Longe de ser uma noo romntica ou uma categoria nosogrfica, o inconsciente freudiano o nome de uma "instncia" universal cujo aparecimento parece concomitante com o da linguagem, do simblico em geral. Sua explorao est ligada a uma prtica da decifrao, seja atravs do sintoma neurtico (Estudos sobre a histeria, em colaborao com Joscf Breucr, ]895) ou, no sujeito "normal", atravs do triplo canal do sonho, do ato falho e do chiste (W"il.:). De qualquer forma, o que Freud - que no parece ter tido conhecimento das pesquisas do seu quase contemporneo Saussurc - tenta mostrar na trilogia constituda pela Interpretao dos sonho:" (J 900), Psicopatologia da vida cotidianu (1901) e O chistc c sua relao com o inconsciente (1905). Trs obras marcadas por uma mesma concepo do "palco" psquico como Iugar de uma "representao" cujo autor oculto seria o inconsciente. Diante dessas revolues na ordem da arte e da cincia, o ritmo no qual as idias filosficas evoluem paralelamente pode parecer bem calmo. Entretanto, se elas so menos espetaculares que as precedentes, as transformaes da filosofia, entre 1880 e 1914, no so menos profundas. Sua origem est ligada ao aparecimento, entre os matemticos, de uma preocupao com os fundamentos de sua prpria disciplina, cuja solide implica a do conjunto do saber. Para que este possa se desenvolver com toda a segurana, preciso que os princpios matemticos bsicos sejam formulados em uma linguagem precisa e rigorosa, isenta de qualquer pressuposio intuitiva, emprica ou metafsica. Ora, em 1880, esse no o caso. Na poca, a maneira pela qual essa linguagem concebida est presa a uma doutrina que no satisfaz mais maioria dos matemticos. Defendida pela escola de Marburg, cujo chefe o filsofo neokantiano Hermann Cohen (1842-1918), essa doutrina remonta, no essencial, ao sistema exposto cem anos antes por Kant na sua Crtica da razo pura (1781). O que o "criticismo" kantiano? Uma teoria relativa ao fundamento e aos limites do nosso "poder de conhecer", teoria que repousa, basicamente, numa descrio e classificao - discutveis - dos juizos. Todo juzo, segundo Kant, um ato do esprito que relaciona um predicado e um sujeito. Enuncia-se por uma frase da forma "S P". Pode

n i \)
I

\./

_el(

C IL (C L tC:

,(C, {> \'-

i
.

:-

'l t'

'1 (,t

rc

16

HISTRIA

DA FILOSOFIA

NO

SCULO

XX

l\ASCIMENTO

DA

MODERl\lDADE

17

ser analtico ou sinttico. No juzo analtico. o predicado est contido na definio do sujeito. Exemplo: "LOdos os corpos s50 extensos". Como a extenso constitui a essncia dos corpos, esse juzo permite elucidar o conhecimento. mas no aurnent-Jo. Por conseguinte, s h verdadeiro progresso do saber graas aos juzos sintticos. Estes so, por sua vez, de dois tipos: a priori e a posteriori. No juizo sinttico a posteriori, a prova da ligao entre o predicado e o sujeito deve vir de fora. Ela s pode ser apreendida em uma intuio ernprica. Exemplo: "todos os corpos so pesados' - pois a gravidade. ao contrrio da extenso, no pertence essncia dos corpos. No juzo sinttico (J priori, ao contrrio. a ligao entre predicado e sujeito apresenta um carter necessrio e eterno. Ela se apia em uma "experincia de pensamento" independente de toda realidade. em uma intuio pura. no ernprica. Exemplo: "7 + 5 = 12"; ou "a linha reta o caminho mais cuno de um ponto a um outro". Todas as proposies matemticas, ex plica Kant na "Esttica transcendental", primeira parte da Critica. so juzos sintticos a priori. Na geometria, a intuio pura de ordem espacial: meu esprito apreende a existncia de relaes entre pontos, linhas e superfcies situados em um espao mental. Na aritmtica, ela de ordem temporal: meu esprito assimila uma adio qualquer a uma sucesso de nmeros que se desenrola, como o pensamento, no tempo. Todas as proposies da fsica, em contrapartida, assim como as das cincias da natureza em geral, constituem juzos sintticos a posteriori. Por isso, elas esto indefinidamente sujeitas a revises. Todavia, proposies matemticas e fsicas compartilham uma propriedade comum: supem que uma experincia seja dada em uma intuio. Quer esta ltima seja pura, quer seja ernprica, no poderia haver conhecimento sem a interveno da experincia, sem o encontro de um conceito com uma intuio. "Pensamentos sem contedo, precisa Kant, seriam vazios; intuies sem conceito seriam cegas."! Por isso, a razo no deve. em caso algum, ultrapassar o campo da experincia. S h conhecimento possvel daquilo que se oferece nesse campo, ou seja, dos "fenmenos". O que as coisas so "em si". independentemente da maneira pela qual nos aparecem, ningum pode saber: essa a primeira tese de Kant. Entretanto, a experincia no ter a ltima palavra, pois suas prprias condies de possibilidade no so ernpricas. Nossas intuies se inscrevem, como vimos, em formas a priori - espao e tempo que pertencem estrutura da nossa sensibilidade. Do mesmo modo, todos os

nossos conceitos derivam de uma dzia de "categorias" gerais, que pertencem estrutura do nosso entendimento. Em resumo, o sujeito cognoscente um sujeito "transcendental", anterior a toda experincia possvel, de modo que a objetividade da cincia independente das condies nas quais esta produzida: essa a segunda tese de Kant. Essas duas teses so complementares. A primeira nos salva do dogmatismo, no qual uma razo entregue a si mesma cairia necessariamente (Leibniz); a segunda, do ceticismo, no qual nos precipitaria um empirismo generalizado (l-lume). Assim, tendo posto o conhecimento a salvo dos dois perigos que o espreitavam; Kant pde se dar por satisfeito. Conseguiu retirar a filosofia do "campo de batalha" (KampfjJlatz) no qual a prendiam mcta'sicas antagonistas; conseguiu faz-Ia entrar no "caminho seguro da cincia"." Doravanrc, a misso do filsofo no consistir mais em arquitetar teorias espcculativas, to estreis quanto arbitrrias, mas em acompanhar o trabalho da cincia, dedicando-se a esclarecer os conceitos desta. Em outras palavras, zelando para que esse trabalho se inscreva adequadamente no quadro apresentado pela Crtica. Filosofia da cincia. filosofia prudente, o sistema de Kant constitui, de certa forma, o apogeu do Ilurninismo. Certamente, a sua teoria do conhecimento apresenta, quando a examinamos de perto, muitas dificuldades. Mas, apesar delas, o racionalismo kantiano no deixa de ser um modelo - ao qual continuaro a referir-se, durante mais de cem anos, todos os que pensaro, como Kant, que a tarefa da filosofia a de fundamentar a cincia e que essa prpria tarefa pode ser realizada de maneira cientfica. Estas duas ltimas crenas, como sabemos hoje, so em parte ilusrias. Mas nenhum filsofo o afirmar claramente antes de Wiugenstein (1921) e de Heidegger (1927). Pois o movimento antikantiano que explode a partir de 1880 dirigido menos contra essas grandes idias do que contra a maneira pela qual Kant as pe em funcionamento. Em outras palavras, contra o papel que a sua teoria da matemtica confere intuio. Entre 1880 e 1914, os dois contestadores mais importantes so Frege e Husserl. O primeiro recusa globalmente a intuio. O segundo a conserva, mas dando-lhe um sentido e um papel diferentes. Ambos, contudo, tiveram um predecessor. De fato, a contestao comeou - de modo muito discreto - j em 1810, apenas seis anos depois da morte de Kant. Seu bero: o Imprio Austro-Hngaro, vasta rea cultural onde o pensamento kantiano, de origem "prussiana", sempre teve mais dificuldade para implantar-se.

d'-O

.2c.\ \ - C (

nr\L0 _ <,~
t- I
j

r-I r(

C,

rC L c;r;,
C {V' :]

IC

c)

18

HISTRIA

DA r'ILOSOFIA

1'-0 SCl:LO

XX

NASCIMENTO

DA

MODERNIDADE

19

o primeiro crtico de Kant - e logo, em certo sentido, o primeiro precursor da "modernidade filosfica - se chama Bernhardt Bolzano (17g]-184S). Nascido em Praga, Bolzano um padre catlico que ensina a "cincia da religio na Universidade Carlos 1\'. Esprito enciclopdico. filia-se ao pensamento leibniziano. Primeiro, porque sendo excelente matemtico. autor de tcoremas fundamentais para a anlise, esse ramo das matemticas cuja paternidade remonta a Lcibniz. Depois, porque se interessa pela lgica - disciplina que emerge na Antigidade graas a Ar ixtteles c escola csiica, mas para a qual Ramon Llull e depois Leibniz abriram perspectivas novas. poueLl compreendidas no seu tempo. Desejando converter judeus e muulmanos "verdadeira" f unicamente pela fora de um raciocnio bem conduzido, o catalo Rarnon Llull (1233-1316), mais conhecido sob o nome de Rayrnond Lulle, imaginara uma "grande arte" (ars combinatoria y capaz de resolver qualquer problema terico - mais ou menos como a alquimia devia dar aos homens uma espcie de onipotncia sobre a matria. Entrecortadas de naufrgios e prises, suas cruzadas lgico-teolgicas no foram coroadas de sucesso. Descartes, quatro sculos depois, ainda ironiza as especulaes lullianas. s quais no d nenhum crdito. Mais ponderado, Leibniz tenta melhorar a "arte" de Lulle. Diplomata experiente, cristo ecurnnico, deseja contribuir tambm para a unificao do gnero humano, facilitando a unificao dos conhecimentos. Mas como ligar entre si os ramos separados do saber? Traduzindo-os em uma lngua universal, acessvel a todos: a lngua da matemtica. Leibniz tenta pois conceber uma escrita formal (lingua characteristica), composta de um pequeno nmero de signos primitivos suscetveis de notar, segundo regras combinatrias, todos os conceitos pensveis. A esse simbolismo convencional, bastaria aplicar mecanicamente cenas operaes para obter, por simples clculo, a resposta para qualquer pergunta (calculus ratiocinatorv. Os contemporneos de Leibniz vem apenas, nessas pesquisas por tanto tempo desconhecidas, o efeito de uma estranha propenso ao devaneio. Kant os ignora, assim como lgica em geral disciplina intil e que, segundo ele, no teria feito nenhum progresso desde Aristteles. a primeira razo pela qual Bolzano, leibniziano, rejei ta Kant. H uma segunda razo. Confiando nas virtudes da lgica, Bolzano pensa que um bom uso desta poderia dar ao problema do fundamento da matemtica uma soluo mais satisfatria do que a de Kant. Essa a tese que ele desenvolve nas suas Contribuies a uma exposio das matemticas sobre melhores fundamentos (1810). Desapercebida na poca,
:2. Sll
(-V C,
i

s: cC-'

C\

c. L l.
((

essa obra , entretanto, a primeira a contestar ao mesmo tempo a noo de juzo sinttico a priori e a de intuio pura - que Bolzano julga "escabrosa" e contraditria. Seja espacial ou temporal, a intuio, efetivamente, ~empre cmprica. Ela pode desempenhar um papel acessrio, de tipo pedaggico. como recurso figura nas demonstraes geurntricas. M as no se poderia extrair dela nenhum teorema digno desse nome. Se se quer - como queria Kant - basear a matemtica em fundamentos slidos, preciso que estes, purificados de tudo elemento intuitivo, sejam concebidos de modo exclusivamente lgico. Em suma, desejo de ter sucesso no ponto em que Kant fracassou, segundo ele. que leva Bolzano <Jrecusar a doutrina da "Esttica transccndental". Apesar da situao marginal qual o condena essa deciso, prossegue os seus trabalhos e publ ica. em meio a uma relativa indiferena. uma monumental Teoria da cincia (1873). seguida de uma obra pstuma, Paradoxos sobre o infinito (1SS 1). Esta ltima prenuncia as pesquisas posteriores do matemtico Richard Dedek.ind (1831- J 916) sobre a natureza dos nmeros irracionais, assim como a inveno da teoria dos conjuntos (1872) por um outro cientista - que tambm se decl arar vigorosamente antikantiano - Georg Cantor (1845-19 J 6). A Teoria da cincia reata com a ambio leibniziana de uma mathesis universalis, ou sej3, com o projeto de uma unificao do saber por meio de regras puramente lgicas. Introduz, alm disso. uma noo indita, a de "representao em si", a fim de sublinhar a necessidade de uma distino entre, por um lado, o contedo conceitual de uma representao, e, por outro lado, as imagens mentais capazes de express-Ia. De modo mais geral, desenvolve a tese - de inspirao platnica - segundo a qual as leis lgicas, dotadas de uma "verdade em si" independente da nossa subjetividade, no poderiam reduzir-se aos processos que acompanham, nu nosso esprito, a sua formulao. Assim, Bolzano aparece, retrospectivamente, como o pioneiro de um "logicismo" isto , de um realismo das entidades lgicas - que reemergir no fim do sculo XIX, com Frege c HusserJ. Excepcional sob todos os pontos de vista, a obra de Bolzano s comear a irradiar-se, entretanto, muito depois de sua morte. Ela atingir ento filsofos que, como ele, no pouparo crticas a Kant, ainda que -cada um a seu modo - no faro mais do que retomar a injuno kantiana: introduzir a filosofia no "caminho seguro da cincia". Sensvel principalmente na ustri<J e na Polnia, a influncia de Bolzano se nota, por exemplo, no dominicano Franz Brentano (J838-1917),

G~ rC(

Q{ \. \-l

(:~ (

L-'1 C

20

HISTRIA

DA FILOSOFIA

NO

SCl'LO

XX

nascido na Alemanha e professor em Viena, ou em AJcxius von Meinong (1853-1920), que, depois de ser aluno de Brentano, passa o fim de sua carreira em Graz. Breniano e Meinong aprofundam a reflexo de Bolzano sobre a estrutura do pensamento, mais particularmente sobre a relao que une o ato mental ao objeto que ele visa. Ambos insistem na necessidade de preservar o contedo lgico dos nossos conceitos de toda interpretao subjetiva. Seus trabalhos tambm inspiraro Frege e Husserl. Outro aluno de Brentano, o polons Kasimir Twardowski (J 8661938), autor de um livro intitulado Do contedo e do objeto das representaes (1894), difunde no seu pas as teses de Bolzano. Durante o tempo em que foi professor na Universidade de Lvov, de J 895 a 1930. formou uma gerao de lgicos preocupados em evitar que a teoria da cincia sofresse qualquer reduo de tipo psicolgico ou empirista. Esses lgicos - Likasiewicz, Lesniewski, Tarski, Kotarbinski - constituiro, depois da Primeira Guerra Mundi al, a Escola de Varsvia, cujas pesquisas alimentaro as de Carnap, Popper e Quine. Nesse intervalo, a lgica propriamente dita, que no avanara depois de Leibniz, far progressos considerveis graas a trs outros cientistas: o irlands George Boole, o americano Charles S. Peirce e o alemo Gottlob Frege. Suas obras - e principalmente as de Frege, verdadeiro ponto de partida da filosofia moderna - provocaro respostas inditas para o enigma do fundamento das matemticas. Elas suscitaro tambm - paralelamente s de Nietzsche - uma ateno nova para o problema da linguagem. A "crise" da representao no est terminada. Mas, pelo menos, ela ter permitido filosofia libertar-se do kantismo, e depois descobrir, prosseguindo por outros caminhos o prprio projeto de Kant, que este a levava para um impasse. Descoberta que, entre outros fatores, obrigar os pensadores do sculo xx a questionar a concepo clssica da razo, a de Descartes e do I1uminismo.

NOTAS

d - rtnJo
Q Ce FCt -p(

S c)cr

C ( 6> G'<

c\

A (;LU-JC.~

1. Kant, Critique de ia raison pure, trad. fr., Paris, logique transcendantale", p.77. 2. lbid., Prefcio segunda edio (J 787), p.20. 3. lbid., Prefcio segunda edio, p.lS.

PUF,

1968, "Introduction

Ia

Potrebbero piacerti anche