Sei sulla pagina 1di 3

Crculo Bblico da Comunidade Cristo Rei

Parquia/Santurio So Judas Tadeu So Paulo, 4 de abril de 2013

Estudo da Carta aos Hebreus 7 Encontro

O sacerdote eterno
1. Acolhida
Todos: Estamos reunidos em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo. Amm! Animador: Cristo ressuscitou. Aleluia! J nos cumprimentamos com abraos e beijos ao chegarmos, mas, em crculo, vamos repetir esse gesto nos desejando feliz Pscoa. Que o ressuscitado entre neste recinto, estando a porta aberta ou fechada, e nos inunde com os dons do Esprito Santo, para que, assim como os primeiros apstolos, tenhamos foras e coragem para continuar a misso que Ele espera que continuemos.
(Tempo para o abrao e os cumprimentos)

Animador: Ainda abraados, vamos cantar. Canto: Vem Esprito Santo, Vem disponvel em: http://www.youtube.com/watch?v=nbOFVXPzmy4 Vem, Esprito Santo, vem, vem iluminar. Nossos caminhos, vem iluminar. Nossas idias, vem iluminar. Nossas angstias, vem iluminar. As incertezas, vem iluminar. Toda a Igreja, vem iluminar. A nossa vida, vem iluminar. Nossas famlias, vem iluminar. Toda a terra, vem iluminar.

2. Orao inicial
Animador: Agora, vou pedir para que um de ns faa uma pequena orao espontnea por esse nosso encontro.
(Escolhe-se uma pessoa para fazer a orao e abre-se espao para a orao espontnea)

3. Recordao
Leitor 1: Como nossas reunies acontecem s quintas-feiras, na semana passada, com toda a Igreja, participamos da Celebrao do Lava-ps. Na semana anterior, fizemos nossa prpria celebrao deste nosso momento Maria, partilhamos e comemos o po. Leitor 2: No encontro anterior j tnhamos dito que deixaramos de sermos alimentados apenas com leite e passaramos a comer alimento slido. Teramos que ir para guas mais profundas em nossas reflexes, deixando os assuntos bsicos, que todos j conhecemos, para discutirmos seriamente coisas de adultos. Animador: Algum quer falar mais alguma coisa sobre o que j discutimos ou quer falar algo sobre nossa celebrao?
(tempo para possveis pontos a serem relembrados)

4. Deus nos fala pela Bblia


Animador: Hoje vamos refletir sobre o captulo 7 da Carta aos Hebreus. Acredito que todos, ou pelos alguns, leram esse trecho em casa e destacaram os pontos que consideram ser os mais significativos, assim como as dvidas que tiveram sobre o texto. Antes de partilharmos esses apontamentos, vamos cantar. Canto: Sabes, Senhor disponvel em: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=_1QUZELHexk Sabes, Senhor, o que temos to pouco pra dar. Mas este pouco ns queremos com os irmos compartilhar. Queremos nesta hora, diante dos irmos, comprometer a vida, buscando a unio. Sabemos que difcil, os bens compartilhar, mas com a Tua graa, Senhor podemos dar. Olhando Teu exemplo, Senhor vamos seguir, fazendo o bem a todos, sem nada exigir. Animador: Ainda sem entrarmos em debate, vamos ver o que temos para partilhar sobre o que aprendemos com nossas leituras em casa. Em poucas palavras, quais os trechos lhe chamaram a ateno? Voc teve alguma dvida?
(tempo para aqueles que se sentirem vontade partilharem seus aprendizados)

Animador: Partilhamos nossos entendimentos e dvidas individuais. Agora, vamos iluminar nossos pensamentos com a Palavra de Deus para depois, em grupo, com a ajuda do Esprito Santo, deglutirmos o alimento slido. Antes, vamos cantar. Canto: Lmpada para os meus ps disponvel em: http://www.youtube.com/watch?v=435oVelYN3k Tua palavra lmpada para os meus ps Senhor! Lmpada para os meus ps Senhor! Luz para o meu caminho! Leitura: Carta aos Hebreus 7, 1-28.
(Antes de iniciar a leitura, dar tempo para que cada um abra a Bblia e encontre o texto. Instruir aqueles que no acharem). (Como o trecho um pouco longo, divida a leitura entre trs leitores Leitor 1 (1-10); Leitor 2 (11-22); e Leitor 3 (2328) , enquanto os demais acompanham a leitura. Depois, d mais um tempo para que cada um releia em silncio algum trecho no qual tenha tido dvida, ou que queira fixar mais a reflexo).

2 vezes

Animador: Ouvimos as partilhas feitas pelos demais presentes e refizemos a leitura do mesmo trecho que havamos lido em casa. Depois de ouvir nossos irmos e termos feito uma nova leitura, conseguimos ir alm daquilo que tnhamos entendido anteriormente? Resta alguma dvida? Agora, tambm momento para comentarmos sobre as partilhas feitas pelos demais.
(tempo para exposio voluntria)

5. Tempo de converso
Animador: O Catecismo da Igreja Catlica (1544) nos ensina que todas as prefiguraes (representaes de algo que ainda vai acontecer) do sacerdcio da antiga aliana encontram seu cumprimento em Cristo Jesus, nico mediador entre Deus e os homens (l Tm 2,5). Melquisedec, sacerdote do Deus Altssimo (Gn 14,18), considerado pela Tradio crist como uma prefigurao do sacerdcio de Cristo, nico sumo sacerdote segundo a ordem de

3 Melquisedec (Hb 5,10; 6,20), santo, inocente, imaculado (Hb 7,16), que com uma nica oferenda levou perfeio, e para sempre, os que ele santifica (Hb 10,14). Leitor 1: Sabemos que uma f sem obras uma f morta (Tg 2, 14-18). Cristo, como mediador perfeito, nos conclamou a sermos continuadores, participantes, de seu sacerdcio, de sua misso. Como cristos batizados, somos todos sacerdotes, profetas e reis, continuadores da misso de Cristo. Leitor 2: Sacerdote aquele que oferece sacrifcios por ele mesmo e pelos outros; profeta aquele que anuncia a Palavra de Deus e denncia as injustias; rei aquele que usa o seu poder para servir aos demais, para praticar a justia. Animador: Se a f sem obras uma f morta; se somos esse sacerdote, profeta e rei; se somos cristos, o que temos que fazer para, como adultos, cumprirmos nosso papel de continuadores da misso de Cristo?
(Tempo para reflexo pessoal em silncio. Respeitado o momento de silncio, o grupo expe suas reflexes. O grupo, como adultos, precisa comear a pensar em um compromisso um ato concreto a ser realizado)

6. Preparando o prximo encontro


Leitor 2: Comeamos a nos alimentar de alimento slido. Para nosso prximo encontro vamos buscar ler em casa o captulo 8 da Carta aos Hebreus. Quem puder ler e fazer anotaes sobre suas dvidas e os pontos que considerar serem os mais significativos, traga as anotaes para partilhar conosco na prxima reunio. Quem no puder, no tem problema, ser bem recebido(a). Animador: Continuaremos nossa reflexo sobre o sacerdcio de Jesus. A inteno debatermos onde e como Jesus realiza sua misso e refletirmos sobre a nova aliana.

7. Encerramento
Animador: Vamos rezar o Creio Nicenoconstantinopolitano. Ele a Declarao de nossa f catlica. Ento, em comunho com toda a Igreja, professemos agora a nossa f: Todos: Creio em um s Deus, Pai todo-poderoso,/ criador do cu e da terra,/ de todas as coisas visveis e invisveis./ Creio em um s Senhor, Jesus Cristo,/ Filho Unignito de Deus,/ nascido do Pai antes de todos os sculos:/ Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro,/ gerado, no criado, consubstancial ao Pai./ Por ele todas as coisas foram feitas./ E por ns, homens, e para a nossa salvao, desceu dos cus:/ e se encarnou pelo Esprito Santo, no seio da Virgem Maria e se fez homem./ Tambm por ns foi crucificado sob Pncio Pilatos;/ padeceu e foi sepultado./ Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras,/ e subiu aos cus, onde est sentado direita do Pai./ E de novo h de vir, em sua glria,/ para julgar os vivos e os mortos;/ e o seu reino no ter fim./ Creio no Esprito Santo, Senhor que d a vida,/ que procede do Pai e do Filho;/ e com o Pai e o Filho adorado e glorificado:/ ele, que falou pelos profetas./ Creio na Igreja, una, santa, catlica e apostlica./ Professo um s batismo para a remisso dos pecados./ E espero a ressurreio dos mortos/ e a vida do mundo que h de vir./ Amm. Animador: Esta a f, que da Igreja recebemos e alegremente professamos, motivo de nossa esperana e alegria em Cristo Jesus, nosso Senhor! Todos: Amm! Animador: Vamos concluir nosso encontro com um Pai-Nosso e uma Ave Maria e nossas oraes de costume e, ao final, lembrar que estivemos e continuaremos reunidos em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo.

Este roteiro foi preparado pelo Crculo Bblico da Comunidade Eclesial Cristo Rei (http://cebcristorei.blogspot.com.br/). Desde que no haja finalidades comerciais, pode ser reproduzido livremente.

Potrebbero piacerti anche