Sei sulla pagina 1di 10

ASTRONOMIA

SISTEMAS DE MUNDO

1. A astronomia na Antigidade
H registros e artefatos que sobreviveram ao tempo e que so testemunhos da preocupao dos homens em conhecer a estrutura do mundo que observavam. Monumentos como os de Stonehenge, na Inglaterra, que remonta Idade da Pedra, so vestgios de conhecimentos astronmicos muito antigos. O monumento do Caracol, construdo em 1000 d.C., pelos maias, no Mxico, um outro exemplo de que a preocupao com o firmamento vem-se manifestando, desde a antigidade, em diversas culturas em todo o mundo. O interesse das antigas sociedades pelos fenmenos celestes foi alm do msticoreligioso, pois pela da observao do firmamento foi possvel estabelecer calendrios, determinar o perodo de plantios e colheitas e criar as constelaes para a orientao em longas travessias e viagens. Os povos primitivos, embora no tivessem desenvolvido instrumentos como a luneta, aprenderam a observar o cu a olho nu e perceberam as fases da Lua e as posies das estrelas mais visveis.Mas os primeiros registros astronmicos sistemticos datam de cerca de 3000 a.C., na Mesopotmia. Sabe-se que os babilnios - aproximadamente 1800 a.C. - estudaram o Sol e a Lua e estabeleceram como incio de cada ms o dia seguinte ao aparecimento da lua nova. Criaram um calendrio lunar e sabiam calcular posies planetrias. Os egpcios elaboraram um calendrio solar de 365 dias divididos em 12 meses com 30 dias cada um e cinco dias festivos ao trmino de cada ano. Os chineses, por sua vez, registraram anotaes precisas de cometas desde 700 a.C., observando e registrando, posteriormente, estrelas que hoje denominamos de supernovas. Mas foi na Grcia, de 600 a.C. a 400 d.C., que se deu o maior desenvolvimento do conhecimento humano na antigidade e num nvel que s seria superado no sculo XVI.
OS FILSOFOS GREGOS E SUAS CONTRIBUIES ASTRONOMIA

Stonehenge Stonehenge, na Inglaterra, um conjunto de pedras dentro de um crculo. Os pesquisadores descobriram que as pedras usadas, algumas com at 200 toneladas, foram trazidas de Gales, a 300 km de distncia. Um dia por ano, os raios do sol nascente incidem diretamente sobre a chamada pedra do Calcanhar, a maior de todas, bem no centro do crculo. Esse dia - 21 de junho - o mais longo do ano e marca o solstcio de vero no hemisfrio norte. possvel que Stonehenge fosse uma espcie de observatrio pr-histrico - por sinal o mais antigo da Europa, alm de ter funes religiosas. Calcula-se que a construo de Stonehenge teve incio h cerca de quatro mil anos.

Pitgoras, nascido por volta de 560 a.C. na ilha de Samos, considerava que o cu era formado de esferas concntricas em que os astros se fixavam. De acordo com essa teoria, tais esferas giravam em certa ordem visvel a partir da Terra, que constitua o centro do universo. Para ele, a Terra, junto com o Sol, Lua e demais astros do firmamento, movia -se ao redor de um fogo central. As distncias dos corpos celestes at o fogo central coincidiam com intervalos musicais, de modo que no universo ressoava uma harmonia das esferas. Por essa razo denominou o mundo de ksmos, termo que contm as idias de ordem e beleza. Acreditava tambm que a Terra era esfrica e dotada de movimentos de translao e rotao sobre seu eixo. Aristteles (384-322 a.C.), discpulo de Plato, explicou as fases da Lua e tambm os eclipses solar e lunar. Ele argumentou a favor da esfericidade a Terra, j que a sombra da Terra na Lua durante um eclipse lunar sempre arredondada. Aristteles considerava que a Terra estava fixa no centro do universo (sistema geocntrico), pois, para ele, se a Terra se movesse haveria a ocorrncia de ventos tempestuosos e instabilidades. Acredit ava, tambm, que uma srie de esferas concntricas giravam ao redor da Terra, sendo cada uma delas mais etrea que a anterior. Esse sistema no conseguia explicar, por exemplo, as diferenas de brilho entre as estrelas, que se supunha estarem presas a uma mesma esfera, ou as distncias fixas de Mercrio e Vnus em relao ao Sol. Aristteles dividiu o universo em duas regies: o mundo supralunar e o sublunar. O primeiro era a regio onde se situam os corpos celestes, com movimento circular constante e eterno. O segundo, ficava abaixo

Caracol, no Mxico. Os maias, do sul do Mxico, Guatemala e Honduras, registraram por escrito posies e rbitas de estrelas e planetas. Eles pareciam especialmente interessados por calendrios e produziram pelo menos onze com finalidades agrcolas, sociais ou religiosas. Outro exemplo da observao astronmica maia est na cidade de Chichn Itz, na pennsula do Iucat, Mxico. o observatrio do Caracol, assim chamado pelos espanhis por ter em seu interior uma escada em forma de caracol, semelhante concha de um caramujo. A escada conduz a uma pequena cela onde trs aberturas permitem observar o pr-do-sol nos equincios de outono e primavera, no hemisfrio sul.

Arte mesopotmica, sculo XII a.C., representando os deuses: Anu, o Sol, Nana, a Lua, e Inana, Vnus.

do supralunar e era composto de quatro elementos: ar, terra, fogo e gua. Segundo Aristteles, os corpos celestes eram, por sua vez, compostos por um quinto elemento: o ter. Aristarco de Samos (310 -230 a.C.) j acreditava que a Terra se movia em volta do Sol, e j estudava o tamanho e distncia do Sol e da Lua. Eratstenes (276 -194 a.C.), bibliotecrio e diretor da Biblioteca Alexandrina de 240 a.C. a 194 a.C., foi o primeiro a medir o dimetro da Terra. Hiparco, considerado o maior astrnomo da era pr-crist, construiu um observatrio na ilha de Rhodes, onde fez observaes durante o perodo de 160 a 127 a.C. Hiparco deduziu corretamente a direo dos plos celestes, e at mesmo a precesso, que a variao da direo do eixo de rotao da Terra devido influncia gravitacional da Lua e do Sol, que leva 26 000 anos para completar um ciclo. Encontrou que a Lua estava a 59 vezes o raio da Terra de distncia; o valor correto 60. Ele determinou a durao do ano com uma preciso de 6 minutos. Cludio Ptolomeu, que viveu entre 85d.C. e 165d.C., compilou uma srie de 13 volumes sobre astronomia, conhecida como o Almagesto, que a maior fonte de conhecimento sobre a astronomia na Grcia. A contribuio mais importante de Ptolomeu foi uma representao geomtrica do sistema solar, com crculos e epiciclos, que permitia predizer o movimento dos planetas com considervel preciso, e que foi usado at o Renascimento, no sculo XVI.
Em aproximadamente 200 a.C. o filsofo grego chamado Eratstenes (276 a.C. 194 a.C.) utilizou um mtodo geomtrico simples para calcular o tamanho da Terra. A lgica que ele empregou a base para todas as medidas de distncia fora de nosso prprio sistema solar. Eratstenes soube que ao meio-dia no primeiro dia de vero, observadores na cidade de Syene (agora chamada de Assu), no Egito, viam o Sol passar diretamente acima e o Sol podia ser visto totalmente refletido na superfcie da gua nos poos mais profundos. Porm, ao meio-dia do mesmo dia em Alexandria, uma cidade a 5000 stadia (unidade grega de comprimento, e acredita-se que valesse aproximadamente 0,16 km) para o norte, o Sol foi visto deslocado ligeiramente da vertical. Usando a tcnica simples de medir o comprimento da sombra de uma vara vertical e aplicando trigonometria elementar, Eratstenes determinou que o deslocamento angular do Sol da vertical em Alexandria era de 7,2 . O que poderia ter causado esta discrepncia entre as duas medidas? A explicao simples: a superfcie da Terra no plana, mas est realmente curvada. Eratstenes descobriu que nosso planeta era uma esfera.

2. Astronomia no Islo
Durante os dez sculos que vo do IV d.C., no Ocidente, at o Renascimento no sculo XIV d.C., floresceu a astronomia islmica. Os astrnomos muulmanos, alm de preservar e traduzir os antigos escritos de grandes filsofos gregos, entre os quais, Plato e Aristteles, tambm ampliaram o conhecimento astronmico. Construram grandes observatrios e desenvolveram tcnicas matemticas envolvendo a trigonometria para solucionar problemas astronmicos. Sua presena est marcada nas diversas nomenclaturas que utilizamos ainda hoje, tais como znite e azimute, ou em nomes de estrelas como, por exemplo, Rigel e Betelgeuse da constelao de rion, e o da estrela Vega.

3. Astronomia na Idade Mdia


Com o declnio do Imprio Romano, nos primeiros sculos da era crist, a influncia da cultura grega passou a diminuir. Aps o sculo IV d.C., o conhecimento grego passou por um perodo de censura. que a concepo de mundo descrita pelos gregos no combinava com a interpretao que a Igreja fazia do livro do Gnesis, na Bblia. No sculo XIII, no entanto, a ordem dos Dominicanos, entre eles So Toms de Aquino, defendia o sistema aristotlico-ptolomaico, com a Terra no centro de um universo finito e com o Sol e os planetas orbitando ao seu redor em crculos perfeitos. A partir da, a imobilidade da Terra passou a ser um dogma da Igreja Catlica. No incio do Renascimento, essa viso tambm viria a ser questionada, gerando mudanas radicais na forma de ver e compreender o mundo. Esse perodo foi marcado pelos trabalhos de Nicolau de Cusa (1401-1464), Nicolau Coprnico (1473-1543), Giordano Bruno (1548-1600), Tycho Brahe (1546-1601), Johannes Kepler (1571-1630), Galileu Galilei (1564-1642) e Isaac Newton (1642-1727).

Ilustrao representando a constelao de Perseu, que est no Livro das estrelas fixas, escrito pelo rabe Al Sufir, no sculo X d.C. Os astrnomos rabes resgataram os conhecimentos estabelecidos pelos antigos gregos. Mas as constelaes ganharam faces e roupas rabes.

4. Sistema de Mundo Geocntrico


Muitas civilizaes criaram diferentes modelos de mundo, mas os antigos gregos foram os primeiros a propor uma estrutura de mundo lgica, sem utilizar divindades nas explicaes a respeito do firmamento. O Sistema Geocntrico (fig.4a), ou sistema ptolomaico, devido a Claudius Ptolomeu 85 d.C. 165 d.C. astrnomo e gegrafo grego (fig.4b). Com base nas idias aristotlicas elaborou o modelo geocntrico mais completo e eficiente da antigidade e que foi utilizado at o sculo XVI. Para ele, o universo se resumia basicamente ao sistema solar, isto , o Sol, a Lua, os planetas conhecidos at aquela poca. As estrelas tambm faziam parte desse universo, mas ficavam fixas numa espcie de cpula celestial gigantesca (figuras 4c).No sistema grego, a Terra ocupava o centro do universo e todos os demais corpos celestes giravam ao seu redor presos a esferas de cristal. Assim, tnhamos, por ordem de distncia em relao a Terra, a Lua, Mercrio, Vnus, o Sol, Marte, Jpiter e Saturno, e englobando tudo estavam as estrelas fixas (fig. 4c). Essa idia surgiu a partir da observao do movimento dirio aparente dos astros (figura 4g). No entanto, esse modelo (Figura.4c) apresentava alguns problemas, pois, como o cosmos era considerado perfeito, era de supor que todos os astros realizassem movimentos tambm perfeitos, portanto, circulares e uniformes. E realmente, as estrelas fixas seguiam o comportamento esperado. Mas havia sete astros que no seguiam a regra; eram os chamados Astros Errantes, ou Planetas, em grego. Na poca, o Sol e a Lua tambm eram classificados como planetas (hoje, sabemos que o Sol uma estrela e que a Lua um satlite). As posies observadas, desses astros, no coincidiam com as posies previstas pelos clculos matemticos do modelo adotado na poca. Ptolomeu, ento, criou um sistema que explicava, por meio de crculos, o moPlaneta vimento dos planetas (figura 4e). Cada planeta se deslocaria num pequeno crculo chamado epiciclo, cujo centro se moveria em um crculo maior denominado deferente. Mas o centro do deferente, chamado de e(Figura 4e) quante, no coincidia com a posio da Terra (figura. 4f). Apesar de complicado, esse modelo conseguia prever a posio dos planetas de forma bastante correta. Da ele ter permanecido praticamente inalterado por cerca de 1300 anos. Ptolomeu sistematizou esse modelo em seu clebre H Mathmatik Syntaxis (A Compilao Matemtica), escrito no perodo entre 151d.C. e 157d.C.. Essa obra, composta de 13 livros, chegaria Europa da Idade Mdia trazida pelos rabes, que a traduziram por volta do sculo IX de nossa era, recebendo ento o nome de Almagesto, que uma corruptela do nome hispano-rabe, AlMajisli (O Grande Tratado). Nessa obra, Ptolomeu tambm incluiu um catlogo de estrelas baseado nos trabalhos de Hiparco; listou 48 constelaes cujos nomes dados a elas prevalecem at hoje. (Figura. 4f)

(Figura. 4a) - Concepo geocntrica do universo segundo a teoria do astrnomo e gegrafo grego Ptolomeu, representada num livro de 1661.

Figura 4b - Cludio Ptolomeu, que viveu entre 85dC e 165dC, compilou uma srie de 13 volumes sobre astronomia, conhecido como o Almagesto, que a maior fonte de conhecimento sobre a astronomia na Grcia. A contribuio mais importante de Ptolomeu foi uma representao geomtrica do sistema solar, com crculos e epiciclos, que permitia predizer o movimento dos planetas com considervel preciso, e que foi usada at o Renascimento, no sculo XVI. Na figura vemos Ptolomeu e Regiomontanus no frontispcio do livro de 1496, Eptome sobre o Almagesto, escrito pelo prprio Regiomontanus.

O modelo geocntrico do sistema solar, a princpio, no previa o movimento errante dos planetas, pois considerava que esses deveriam descrever crculos simples ao redor de Terra. Para adequar o modelo aos movimentos observados desses planetas, adotou-se que cada planeta seguia uma rbita circular pequena (o epiciclo) sobre um ponto imaginrio que se movimentava em uma grande rbita circular (o deferente).

No decorrer de um ano, o Sol completa uma volta na esfera celeste, e este tempo define um ano. O caminho aparente do Sol no cu define a eclptica, porque os eclipses ocorrem somente quando a Lua est prxima da eclptica. Como a Lua e os planetas percorrem o cu em uma regio de 18 graus centrada na eclptica, esta regio define o zodaco, com suas 12 constelaes.

O modelo geocntrico do sistema solar desfrutou de popularidade at o Renascimento, apesar de ser bastante complicado. O desenho mostra o modelo com apenas os caminhos parciais de dois planetas, Vnus e Jpiter, e com isso, podemos ter uma idia da sua complexidade.

Na maioria das vezes, os planetas movem-se de oeste para o leste, tendo as estrelas fixas como fundo. Porm, ocasionalmente eles mudam de direo e temporariamente sofrem movimento retrgrado. O desenho mostra o planeta Marte em seu movimento retrgrado.

(Figura. 6d) A esfera celeste, segundo afirmava o modelo geocntrico.

O desenho mostra o movimento dos diversos planetas, ao longo de vrios anos. Esse movimento produz uma trajetria, relativamente s estrelas, que representada na figura por raias contnuas.

(Figura. 6g) Cada rastro, na fotografia, representa o caminho de uma nica estrela no cu noturno em seu movimento dirio aparente, que denominado de movimento diurno. O centro dos crculos concntricos est perto do norte celeste.

5. A revoluo copernicana
O sistema ptolomaico de mundo sobreviveu durante quase 13 sculos, at que, no incio do sculo XVI, a Renascena comeasse a vencer o obscurantismo da Idade Mdia. O clrigo polons Nicolau Coprnico (1473 -1543) representou o Renascimento na astronomia (fig. 5a). Coprnico adotou a hiptese de um sistema de mundo heliocntrico (hlios, em grego, significa "Sol), que colocava o Sol como centro do universo, por considerar que esse modelo fornecia uma explicao mais simples dos fatos observados (fig.5b). Apesar da hiptese no ser original, pois j havia sido apresentada pelo grego Aristarco de Samos no sculo III a.C. (fig.5c), e pelo Cardeal Nicolau de Cusa (1401-1464) (fig. 5d), foi com Coprnico que o modelo ganhou consistncia matemtica. Influenciado pelo modelo ptolomaico, conservou a idia de que as rbitas dos planetas eram circulares. Isso fez com que Coprnico mantivesse Figura 5b o sistema de epiciclos, com a deferente centrada no Sol em vez da Terra. Esse sistema s seria definitivamente abandonado quando, em 1605, Johannes Kepler enunciou as suas leis e demonstrou que as rbitas planetrias eram elpticas. No mesmo perodo, Galileu comprovou esse fato com observaes telescpicas. Os conceitos mais importantes expostos por Coprnico foram:
Introduziu o conceito de que a Terra apenas um dos seis planetas (ento conhecidos) girando em torno do Sol. O centro da Terra no era o centro do Universo, e sim, apenas o centro da rbita lunar. a Terra e no a esfera das estrelas fixas que gira em torno de seu eixo, a cada 24 horas. O centro do mundo era perto do Sol. Colocou os planetas em ordem de distncia ao Sol: Mercrio, Vnus, Terra, Marte, Jpiter, Saturno (Urano, Netuno e Pluto). Determinou as distncias dos planetas ao Sol, em termos da distncia Terra-Sol, e afirmou que a distncia Terra-Sol muito menor do que a distncia Sol-estrelas fixas. Deduziu que quanto mais perto do Sol est o planeta, maior sua velocidade orbital. Dessa forma, o movimento retrgrado dos planetas foi facilmente explicado sem necessidade de epiciclos. Coprnico manteve a idia de que as rbitas dos planetas eram circulares, e embora o movimento dos planetas ficasse simples de entender no seu sistema, as posies previstas para os planetas no eram em nada melhores do que as posies previstas no sistema de Ptolomeu.
Figura 5d - Em 1440, o astrnomo, matemtico e filsofo alemo, Cardeal Nicolau de Cusa (1401-1464), publicou o livro De Docta Ignorantia (Douta Ignorncia), no qual afirmou que a Terra girava em torno de seu eixo e em torno do Sol, que o Universo era infinito, e que as estrelas eram outros sis com planetas habitados. H ainda nesse livro uma idia revolucionria: o princpio cosmolgico, segundo o qual o observador ver o Universo girar em torno de si, em qualquer parte em que se encontrar, isto : no Sol, na Terra, na Lua, em qualquer planeta ou mesmo estrela. Figura 5a - Colombo descobriu a Amrica quando Coprnico completava seus 19 anos. Nascido na Polnia em 1473, viveu numa poca em que a Europa passava pelas mudanas advindas do Renascimento.

Xilogravura criada pelo astrnomo francs Camille Flammarion para seu livro Astronomia Popular, publicado em 1880. Nela, est representado Flammarion curioso a respeito do que poderia haver alm da camada externa do mundo.

Coprnico registrou suas idias num livro - De Revolutionibus obra que foi concluda em 1530, mas que s foi publicado em 1543, ano de sua morte. Mesmo com a publicao de sua obra, o modelo copernicano permaneceu quase desconhecido e o clero se manteve indiferente a seus argumentos. Mas quando Galileu Galilei apresentou provas a favor do sistema heliocntrico, o De Revolutionibus passou a ser considerado um livro hertico e, em 1616, entrou para o Index, a lista de livros proibidos pela Igreja Catlica.

Figura a - Modelo heliocntrico de Coprnico, segundo a ilustrao de Harmonia Macroscpica, de 1661, um Atlas com 29 lminas. No centro do universo est o Sol, ao redor do qual giram os astros, inclusive a Terra. A Lua, nesse modelo, perde a sua dignidade a ela conferida desde a Antigidade, passando a se mover em torno da Terra e com esta, em volta do Sol.

Figura b - Embora Coprnico no tenha conseguido simplificar inteiramente a explicao do movimento dos astros, a sua teoria apresenta vrias vantagens sobre o geocentrismo.Tal o caso do movimento aparente do Sol em relao s estrelas fixas ao longo do ano. Quando a Terra est na posio (1), o Sol tem como fundo as constelaes de Peixes, ries e Touro e, frente, as de Escorpio, Libra e Virgem, que se vem no cu noturno. Trs meses depois, a Terra situa-se na posio dois, e, ento, aparecem no cu as constelaes de Aqurio, Capricrnio e Sagitrio, enquanto o Sol ofusca as de Gmeos, Cncer e Leo.

Figura 5c - Por volta de 290 a.C., o astrnomo grego Aristarco de Samos (320 a.C. -250 a.C.) apresentou 0 modelo heliocntrico, porm esta idia era to revolucionria para a poca, que no chegou a ser aceita e estudada. Para defender seu modelo, fez duas suposies. A primeira, para justificar por que as estrelas pareciam fixas, isto , por que suas posies aparentes no mudavam em conseqncia do movimento da Terra em torno do Sol. Explicou ele que essa imobilidade era devida imensa distncia em que se encontravam as estrelas em relao a Terra. A sua segunda suposio era a respeito da rotao da Terra em torno de seu eixo. Em seus estudos sobre Astronomia, Aristarco preocupou-se tambm em determinar as distncias Terra-Sol e Terra-Lua, bem como a relao entre os dimetros desses trs astros; tais medidas foram apresentadas em seu livro Sobre os Tamanhos e as Distncias do Sol e da Lua.

Figura c - A teoria heliocntrica explica a razo pela qual o dia sideral (o tempo de rotao da Terra em relao a uma estrela fixa) menor do que o dia solar: enquanto este equivale ao deslocamento do ponto O para O, o dia sideral completa-se em P. Um famoso opositor das idias de Coprnico foi Francis Bacon (1561 a 1626), lorde chanceler da Inglaterra no reinado de Jaime I e um dos primeiros estudiosos a reconhecer a importncia da cincia como um fenmeno histrico e social. Eis um pequeno trecho de um dos textos que escreveu contra o heliocentrismo de Coprnico: No sistema de Coprnico encontramos grandes inconvenientes: a imposio Terra de trs movimentos simultneos, a separao do Sol da companhia dos planetas com os quais ele tinha tantas paixes em comum, (...) a introduo de tanta imobilidade na natureza representando como imveis o Sol e as estrelas (...). Isso tudo so especulaes de algum que no se importa com as fices que introduz na natureza, desde que seus clculos dem certo.

Figura d - O movimento aparentemente irregular de certos astros atormentou por sculos os astrnomos: como, num mundo to perfeito como o supralunar ,podem ocorrer semelhantes desvios? Mas a ordem foi restabelecida pelo heliocentrismo: a Terra, estando em T1, Jpter (J1) aparece diante da estrela A; tempos depois, visto da Terra (T2), Jpiter (em J2) parece ter retrocedido, pois se alinha com a estrela B; em seguida, aparentemente avana novamente para J3, quando a Terra est em T3. Figura e - A teoria copernicana tambm permite explicar as estaes do ano. A 21 de junho, os raios solares incidem perpendicularmente sobre o Trpico de Cncer: vero no hemisfrio norte. Seis meses depois, ocorre o mesmo com o Trpico de Capricrnio, no sul. A Terra ento se encontra no extremo oposto de sua rbita, mas a inclinao do seu eixo permanece a mesma.

No modelo heliocntrico, a Terra e os demais planetas orbitam em volta do Sol. A Terra tem velocidade orbital maior que a do planeta Marte. Assim, a Terra ultrapassa Marte, fazendo com que esse planeta parea estar, por alguns meses, retrocedendo (da posio 4 at a 6) em relao s estrelas de fundo. PLANETA Mercrio Vnus Terra Marte Jpiter Saturno Urano Netuno Pluto Valor copernicano 0,38 UA 0,72 UA 1,00 UA 1,52 UA 5,22 UA 9,07 UA Valor atual 0,39 UA 0,72 UA 1,00 UA 1,52 UA 5,20 UA 9,54 UA 19,19 UA 30,06 UA 39,53 UA * 1 UA (Unidade Astronmica) igual distancia mdia entre a Terra e o Sol. Na tabela vemos os valores das distncias mdias entre os planetas e o Sol, obtidas por Coprnico e os valores conhecidos na atualidade. impressionante a exatido dos valores encontrados por Coprnico.

Giordano Bruno Em 1584, o filsofo italiano Giordano Bruno (1548-1600), em seu livro Acerca do Universo Infinito e dos Mundos, publicado em Londres, defendeu ardorosamente o heliocentrismo, bem como a pluralidade dos mundos habitados, j admitida pelo astrnomo, matemtico e filsofo, Cardeal Nicolau de Cusa (1401-1464), no sculo XV. A defesa destas idias fez com que Giordano Bruno fosse excomungado e queimado vivo pela Santa Inquisio.

6.Tycho Brahe
O mais importante astrnomo do sculo XVI foi Tycho Brahe, nascido na Dinamarca (1546 a 1601). Ele mediu a posio dos astros com uma preciso impressionante (cerca de 0,1 de arco) e sem a utilizao do telescpio, o qual ainda no havia sido inventado. Descobriu que todas as medidas das posies de planetas e estrelas obtidas antes dele estavam erradas, pois no levavam em conta a refrao da luz na atmosfera. Brahe sabia que a concepo geocntrica de mundo, com a Terra fixa no centro do universo e os demais corpos celestes girando ao seu redor, continha diversas falhas, mas no queria aceitar o sistema heliocntrico, proposto por Coprnico. Segundo palavras de Tycho Brahe: como se podem conciliar as conquista de Coprnico e esta minha convico de que Deus fez andar os corpos celestes nossa volta por amor a ns. Assim, tentando salvar a idia de uma Terra central e fixa que combinasse com as observaes por ele obtidas, fez adaptaes no sistema geocntrico. No modelo criado por Brahe, a Terra o centro do universo, mas os planetas girariam em torno do Sol e esse, por sua vez, assim como a Lua, estaria em rbita em torno da Terra. A principal contribuio de Tycho Brahe, no entanto, foi considerar que o modelo correto seria encontrado se as posies reais dos planetas e estrelas no cu fossem medidas com preciso suficiente. Perseguindo essa idia, ele estudou por vrios anos a posio dos astros e compilou tabelas volumosas. Esses dados foram, posteriormente, utilizados pelo seu discpulo, o astrnomo e matemtico Johannes Kepler, na formulao das trs leis dos movimentos planetrios.

Tycho Brahe perdeu a ponta de seu nariz num duelo com espadas. Por isso, usava uma prtese de platina.

O quadrante de 5,4m de raio que Brahe mandou construir em seu observatrio.

7. Johannes Kepler
Kepler (1571a 1630), que nasceu na ustria, foi professor de matemtica na universidade de Graz. A partir de 1600, tornou-se assistente do astrnomo Tycho Brahe, no observatrio de Praga. Brahe deu-lhe a incumbncia de calcular o movimento de Marte, que apresentava uma velocidade irregular, o que ia contra a idia geocntrica, adotada por ele, de que os planetas girariam em torno do Sol e este em torno da Terra em rbitas circulares e com movimentos uniformes (mantendo suas velocidades orbitais constantes). Para auxiliar Kepler, Brahe deixou-lhe, como uma espcie de legado intelectual, todos os resultados de suas observaes. Sua esperana era que seu assistente viesse a comprovar a veracidade de seu sistema de mundo. O problema de Kepler consistia em: como equacionar esse movimento irregular considerando como verdadeira a perfeio das rbitas celestes? Aps seis anos de clculos (Brahe j havia falecido), a soluo vem na chamada segunda lei de Keplerque, na realidade, antecede a primeira lei. Ela afirmava que um segmento de reta entre o Sol e um planeta recobre uma mesma rea em tempos iguais. Dessa forma, Kepler estava esboando uma lei de conservao que podia determinar a velocidade do planeta em diferentes pontos da rbita, mas no determinava qual seria o formato dessa rbita. Tendo abandonado a idia de rbitas circulares, Kepler tenta trabalhar com outras formas, como por exemplo, a oval, mas aps vrias tentativas acaba chegando a rbita com forma elptica (fig.7c), na qual o Sol est em um dos focos. a chamada primeira lei de Kepler, pois antecede as demais em ordem de raciocnio . Essas duas leis foram publicadas na obra Astronomia Nova de 1609. A terceira lei foi apresentada no livro Harmonia dos Mundos, de 1618. Kepler estava convencido de que deveria haver uma alguma regularidade ou ordem que ligasse os movimentos dos diferentes planetas do sistema solar. Assim, chegou terceira lei de Kepler, que diz: os quadrados dos perodos de revoluo de dois planetas quaisquer esto entre si como os cubos de suas distncias mdias ao Sol. No mesmo ano em que Kepler publicava seu livro, o italiano Galileu Galilei fazia observaes astronmicas com um telescpio construdo por ele mesmo. Entre suas vrias observaes, verificou que a Lua tinha montanhas e vales, o que demonstrava que a Lua no era perfeita como imaginavam os gregos e como postulava a Igreja. Com o aparecimento quase simultneo das leis de Kepler e das observaes telescpicas de Galileu, teria fim, de uma vez por todas, a velha concepo geocntrica de mundo.

Planisfrio de Brahe, segundo a Harmonia Csmica, editada por Andra Cellari. Tycho Brahe considerava que a Terra estava no centro do universo. Ao seu redor giravam a Lua e o Sol e em torno deste ficavam as rbitas dos demais planetas. Brahe legou todos os resultados de seus estudos e observaes a seu assistente Johannes Kepler. Foi com base nesses dados que Kepler chegou as suas famosas leis.

1 Lei de Kepler

3 Lei de Kepler

2 Lei de Kepler

Perilio

Aflio

reas iguais em tempos iguais.

8. Galileu Galilei
Com suas descobertas astronmicas, Galileu derrubou uma concepo que dominava a cosmologia desde os tempos de Aristteles, no sculo quatro a.C. O antigo filsofo grego dividira o cosmo em duas regies diferentes. A Terra e suas imediaes seriam formadas por uma mistura varivel de quatro "elementos": terra, gua, ar e fogo. Da estarem sujeitas a mudanas constantes. A partir da rbita da Lua, porm, um outro tipo de matria, a nobre "quintessncia", tornava os corpos celestes perfeitos, eternos e imutveis. Antes de Galileu, essa falsa idia foi contestada por filsofos como Nicolau de Cusa (1401-1464) e Giordano Bruno (15481600) e astrnomos como Tycho Brahe (1546-1601) e Johannes Kepler (15711630). Faltava-lhes, porm, uma prova irrefutvel, que pudessem contrapor enorme autoridade de Aristteles. Ao descobrir o relevo da Lua e constatar, pouco depois, que as manchas solares se deviam a "exalaes" do prprio Sol, Galileu encontrou essa prova. Assim como a Terra, tambm os astros passavam por transformaes. Deviam, portanto, ser compostos do mesmo tipo de matria. Essa nova perspectiva permitiria que, meio sculo mais tarde, Isaac Newton (1642-1727) unificasse a fsica terrestre fsica celeste e, sobre essa base, edificasse sua teoria da gravitao universal. Em maro de 1610, num livreto de apenas 24 pginas, que trazia o ttulo latino de Sidereus Nuncius (Mensageiro das Estrelas), Galileu comunicou ao mundo a maior parte de suas descobertas astronmicas. Poucas vezes um relatrio cientfico causou tanto impacto sobre a viso de mundo de seus contemporneos.

Frontispcio do livro escrito por Galileu, Dialogo sobre os dois sistemas de mundo, o ptolomaico e o copernicano, de 1632. Na figura aparecem, da esquerda para a direita, Aristteles, Ptolomeu, e Coprnico.

Vero de 1609: um texto curioso chega s mos do matemtico e fsico italiano Galileu Galilei (1564-1642). Era a descrio de um instrumento, construdo na Holanda, que permitia enxergar coisas distantes como se estivessem prximas. Tomando por modelo essa luneta holandesa, Galileu fabrica, ele mesmo, um aparelho semelhante, capaz de aumentar nove vezes o tamanho aparente dos objetos. Tinha, na poca, 45 anos, e, embora desfrutasse de um certo prestgio, como professor de matemtica da Universidade de Pdua, no havia publicado ainda nenhum trabalho de peso. Sempre lutando com dificuldades financeiras, precisava dar aulas particulares para complementar o salrio. Mas estava destinado a voar alto. Nos meses seguintes, no parou de aperfeioar o telescpio e apontou-o para o cu. As descobertas que realizou revolucionaram a cosmologia e elevaram sua fama altura das estrelas. Por essas e por outras contribuies cientficas, ele se imortalizou como popularizador da cincia e porta-voz de idias novas e ousadas.

Depoimento de Galileu Galilei no Tribunal do Santo Ofcio em Roma, 1633

"Tera-feira, 21 de junho de 1633 Sendo convocado, Galileu Galilei apresentou-se pessoalmente na aula das reunies do Palcio do Santo Ofcio em Roma, diante do mui reverendo Padre Comissrio geral do Santo Ofcio, do assistente reverendo Senhor Procurador fiscal, e na minha presena (...) O mesmo Galileu, florentino, acima referido, aps prestar juramento de dizer a verdade, de mo sobre a bblia, , foi pelos Senhores interrogado. Acusao -Tem algo a dizer de espontnea vontade. Ru - Eu no tenho nada a dizer. Acusao - Se sustenta ou sustentou, e desde quanto tempo, que o sol o centro do mundo, e que a terra no o centro do mundo e se move, Inclusive, com movimento diurno. Ru - J faz muito tempo, isto , antes da determinao da Sagrada Congregao do ndice e antes mesmo que me fosse dado aquele preceito, eu estava indiferente e considerava as duas opinies, ou seja, de Ptolomeu e de Coprnico, como disputveis, pois tanto uma como a outra podia ser verdadeira na natureza. Mas depois da determinao acima referida, garantido pela prudncia dos superiores, cessou em mim toda ambigidade e sustentei, assim como ainda sustento, como absolutamente verdadeira e insofismvel a opinio de Ptolomeu, ou seja, a estabilidade da terra e a mobilidade do sol. Relatrio - Eles, porm, lhe disseram que, pela maneira e vezes com que dita opinio tratada e defendida por ele no livro que mandou imprimir depois do tempo referido e, sobretudo, pelo fato de ter escrito o dito livro e mandado imprimir, se presume que ele sustentou a referida opinio depois do tempo mencionado; portanto diga espontaneamente a verdade, se a sustenta ou sustentou. Ru - Quanto ao fato de ter escrito o Dilogo j publicado, no me determinei a faz-lo por considerar verdadeira a opinio copernicana; mas visando somente contribuir para o bem comum, procurei explicar as razes naturais e astronmicas que podem ser apresentadas tanto por uma como tambm pela outra parte, esmerando-me em tornar manifesto como nem estas nem aquelas, nem por esta opinio nem por aquela, tais razes tivessem fora para resolver a questo de forma demonstrativa, e que por isso para proceder com segurana fosse necessrio recorrer determinao de doutrinas mais sublimes, assim como aparece em muitos e muitos lugares do mesmo Dilogo. Concluo, portanto, dentro de mim mesmo, no sustentar nem ter sustentado depois da determinao dos superiores a opinio condenada. Relatrio - E tendo-lhe dito que, em virtude do mesmo livro e das razes aduzidas para a parte afirmativa, ou seja, que a terra se move e o sol est imvel, se presume, como foi dito, que ele sustenta a opinio de Coprnico ou pelo menos que a sustentou anteriormente etc., portanto, se no se resolver a dizer a verdade, sero aplicados contra ele os remdios oportunos de direito e de fato. Ru - Eu no sustento nem sustentei essa opinio de Coprnico depois que me foi intimado por preceito que eu devia deix-la; de resto, estou aqui em suas mos, faam o que lhes aprouver. Acusao - Depois disso lhe reiteraram que dissesse a verdade, caso contrrio se passaria tortura. Ru -Estou aqui para fazer obedincia; e no sustentei tal opinio aps estabelecida aquela determinao, como disse. Concluso - E no havendo mais nada a elucidar quanto execuo do decreto, aps obter a sua assinatura, foi reenviado ao seu aposento. Ru - Eu Galileu Galilei tenho deposto como acima".
Srgio M. Pagani e Antnio Luciani. Os Documentos do Processo de Galileu Galilei. Petrpolis, Editora Vozes, 1994, pg. 180-181-182.

Galileu foi condenado priso perptua e seu livro foi proibido. A sentena inicial, no entanto, foi modificada passando para priso domiciliar e Galileu, em 1633, voltou para sua casa onde ficou preso at o fim de sua vida (1642).

10

Potrebbero piacerti anche