Sei sulla pagina 1di 8

Propriedades das potncias

Artigo sobre potenciao: propriedades das potncias, potncia fracionria, potncia de base 10, potncia de base zero, potenciao de nmeros racionais e potenciao de monmios As principais operaes so: adio, subtrao, diviso e multiplicao. Utilizando o processo da multiplicao podemos encontrar outra operao: a potenciao, que para a realizao de seus clculos necessrio saber multiplicar. Os nmeros envolvidos em uma multiplicao so chamados de fatores e o resultado da multiplicao o produto, quando os fatores so todos iguais existe uma forma diferente de fazer a representao dessa multiplicao que a potenciao. 2 . 2 . 2 . 2 = 16 multiplicao de fatores iguais. Podemos representar a mesma multiplicao da seguinte forma: 2 . 2 . 2 . 2 = 24 = 16 Fatores iguais. Essa representao conhecida como potenciao, portanto, sempre que tivermos fatores iguais, podemos montar uma potncia. Representamos uma potncia da seguinte forma:

A base sempre ser o valor do fator. O expoente a quantidade de vezes que o fator repete. A potncia o resultado do produto. Expoente negativo
Qualquer nmero diferente de zero elevado a um expoente negativo igual ao inverso deste nmero elevado ao oposto do expoente:

Propriedades das potncias Multiplicao de potncias de mesma base: conservar a base e somar os expoentes. Exs: 22 . 23 = 22 + 3 = 25 = 32 51 . 53 = 51 + 3 = 54 = 625 Diviso de potncias de mesma base: conservar a base e subtrair os expoentes. Exs: 128 : 126 = 128 6 = 122 = 144 (-5)6 : (-5)2 = (-5)6 2 = (-5)4 = 625 Potncia de potncia Quando nos deparamos com a seguinte potncia (3) resolvemos primeiro a potncia que est dentro dos parnteses e depois, com o resultado obtido, elevamos ao expoente de fora, veja: (3) = (3 . 3) = 93 = 9 . 9 . 9 = 729 Utilizando a propriedade de potncia, a resoluo ficar mais simplificada: basta multiplicarmos os dois expoentes, veja: (32)3 = 32 . 3 = 36 = 729 (-91)2 = (-9)1 . 2 = (-9)2 = 81 Multiplicao de potncias de mesmo expoente: conservar os expoentes e multiplicar as bases. Exs: (3 x 4) = 3 x 4 = 27 x 64 = 1728

(2 x 6) = 2 x 6 = 144 Diviso de potncias de mesmo expoente: conservar os expoentes e dividir as bases. Exs: 28 : 7 = 4 64 : 8 = 8 Nmero inteiro no expoente

Potncia fracionria Definio Para um nmero real a e um inteiro positivo n (n 2), definimos = desde que exista .

Faamos nosso estudo partindo de um nmero qualquer:

Podemos escrever este nmero em forma de uma raiz quadrada (pois o denominador da frao 2).

Com isso voc deve estar se perguntando, e o nmero 1 que est no numerador? Ele est presente no expoente do nmero (a), entretanto no existe a necessidade de escrev-lo. Tendo um nmero em uma raiz, podemos realizar o processo inverso tambm, escrevendo-o como um nmero com potncia fracionria.

Note que quando escrevemos um nmero com potncia fracionria, teremos a seguinte propriedade: O numerador da potncia corresponde ao expoente do nmero que est na base. O denominador da potncia corresponde ao grau da raiz. No nosso caso uma raiz de grau 3 (raiz cbica). Fazer essa transformao de um nmero em uma raiz para um nmero com potncia fracionria nos auxilia quando queremos multiplicar nmeros de mesma base, porm em razes de graus diferentes. Vejamos o seguinte exemplo:

Faremos a transformao de cada uma dessas radiciaes para nmeros com potncia fracionria e depois disso efetuaremos a multiplicao desses nmeros.

Agora podemos realizar a multiplicao dos nmeros que possuem mesma base:

Se quisermos escrever este nmero em forma de radiciao, teremos:

Podemos simplificar nmeros elevados ao quadrado que esto dentro de uma raiz quadrada, pois o numerador e denominador so iguais. Vejamos alguns exemplos:

Potncia de expoente 1. Sempre que o expoente for igual a 1 o resultado ser igual base. 51 = 5 251 = 25 Potncia de expoente zero. Sempre que o expoente for igual a zero o seu resultado ser igual a 1. 20 = 1 50 = 1

(-10)0 = 1 650 = 1 Deduzimos que toda potncia de expoente zero igual a 1, porque ao efetuarmos a diviso de potncias de bases iguais e expoentes iguais, chegamos a valores diferentes veja: 43 : 43 = 43 3 = 40 43 : 43 = 1 Utilizamos dois mtodos diferentes para a resoluo da mesma diviso e encontramos dois resultados diferentes, portanto, conclumos que: 40 = 1 Assim, possvel concluir que toda potncia de expoente zero ser igual a 1. Potncia de base 10 Sempre que uma potncia tiver base igual a 10 seu resultado ser igual a 1, seguido de tantos zeros quantos forem as unidades do expoentes. 101 = 10 102 = 100 103 = 1000 104 = 10000
Potenciao de nmeros racionais Temos que:

Sabemos que a multiplicao de fraes feita multiplicando numerador com numerador e denominador com denominador. Assim, segue que:

Observe que no numerador da frao resultante apareceram n fatores a e no denominador, n fatores b. Dessa forma, podemos reescrever a expresso anterior da seguinte maneira:

Note que a potenciao de fraes feita elevando o numerador e o denominador ao expoente n. Seguem alguns exemplos para melhor compreenso.

Exemplo 1. Calcule o valor de cada uma das seguintes potncias.

Exemplo 2. Determine o valor de cada potncia abaixo:

Potenciao de monmio So vrias as propriedades que formam as regras de potenciao de nmeros reais, duas delas iro ajudar na compreenso da resoluo de potncia que envolve monmio. Essas propriedades dizem o seguinte: Potncia de um produto (a . b)m = am . bm Potncia de potncia (am)n = am . n Iremos aplicar essas duas propriedades no clculo de potncia de monmios. Por exemplo:

Esses exemplos tm como resultado monmios, veja uma potenciao de monmio onde o resultado no ser um monmio e sim, uma frao algbrica.

Dessa forma, podemos dizer que sempre que o expoente for negativo o resultado

da potncia ser uma frao algbrica.

Potenciao de nmeros negativos (-4) = (-4) . (-4) = 16 . (-4) = -64 (-4) = (-4) . (-4) = 16 Com base nisso, podemos dizer que quando um nmero negativo elevado a um nmero par, o resultado ser positivo. Se for mpar ser negativo.

Potrebbero piacerti anche