Sei sulla pagina 1di 4

construo do escravismo no novo mundo.

1492 - 1800 - auror: ROBIN BLACKBURN - Portugal : No novo mundo era conhecida no sculo XVI, por sua navegaoe ar tilharia naval, onde tinha acordos com os povos orientas Africanos. Sua colonia era de explorao, visava mais o comrcio, detinham uma costa estreita e enorme. - Espanha : Exalta a capacidade de conquista, pois conquistou, governou, defendeu, reas imensas de terra. Era uma colnia de povoamento, evidnciando um impe rialismo espanhol. PIERRE VILAR: " estgio mais avanado de feudalismo', quando fala sobre a ex plorao que sofre os povos da Amrica. O imprio desejava tornar os indios em sditos, ex igindo tributos. Objetivo: Terras e Minas(ouro), usando uma ma de obra lucrativa. Capturavam os indios para o trabalha forado, fazendo constantes expedies para captu rar indios, que caso no trabalhassem pacificamente, pagando tributos, enfrentaria m a escravido. descobriram que o lucro maior viria dos tributos que podiam ser cobrados e fisca lizados e no dos lucros da escravatura, que tendiam a se concentrar na mo de colon os individuais. Lucrativa sim/no? Para o governo (tributos): sim. para o individuo(lucros referentes a escravido): no Fala da conquista de Cortez e de pizarro. Conquistando gente e terra, co m 2.000 soldados. Para consilidar as vitrias, precisava de uma burocracia real pa ra impor um sistema de tributao. A descoberta de vastos depsitos de metal precioso forneceu o MOTIVO e os RECURSOS para montar uma administrao central eficiente. Em seguida fala dos vice-reis, advogados, leis (3.500 decretos). "Todas as trocas comercias enter velho e novomundo passava pe Casa de Contratacin , criada em 1503 em Sevilha, capital histriaca que reunia os recursos e a localiz ao necessria para o desempenho da tarefa. De Depois fala da inquisio, que queimavam e perseguiam pessoa que tinha uma religo dif erente. Fla das ordens religiosas, evidnciando a tentativa de conquista espiritua l dos indios(escasez de padres que falavam a lingua indigena). - ESCRAVIDO : A escravido africana e o comrcio atlntico de escravos acabaram dando c ontribuio expressiva para a frmula imperial espanhola. A introduo de escravos african os no Novo Mundo tinha dois aspectos positivos, do ponto de vista das autoridade s metropolitanas. EM primeiro lugar, a venda de licenas para a entrada de african os gerava dinheiro para o tesouro real -- sempre uma preocupao importante. Em segu ndo luga, ajudava o colonizador a fornecer mo-de-obra aos centros urbanos e aos novos empreendimentos numa poca em que a populao antiga j tinha sido dizimada. - A conquista provocou um declnio das popupaes indigenas : 1500, estimativa( 50 m ilhes)..em 1600, estimatimativa(8 milhoes). - Doenas excesso de trabalho. Doenas: Micrbios que haviam sido incubados durante milnios chegam ao organismo infi gena, provocando vrias doenas, como a variola, rubola e outros males. Concentrar es se povos em aldeis, aumentando as condies de exposio a doenas.

- Excesso de trabalho : Utilizao de mo-de-obra indigena no trabalho mortifero das m inas de ouro no garimpo, mercrio, prata e nas plantaces de acar e cacau. Fala sobre a escravizao indigena, a denncia de Las casas e sobre as "novas leis" de 1542, e posteriores que aboliram a escravido indigena e o sistema de enconmienda s, que subordinam os indios a seus senhores espanhis. O fim da encomienda desagr adou maioria dos colonizadores. A fonte de mo de obra havia exaurido o recurso da escravido teve seu declinio, embora nessa poca ainda no tinha cessado. - Os escravos africanos passaram a ser um recurso estratgico no processo de colon izao por serem vistos ao mesmo tempo como mais confiveis, resistentes flexveis do qu e a populao nativa capazes de serem levados para pontos fracos do sistema imperial . Interceptao dos minerais espanhis pelos ingleses e franceses. por terra e mar. e as vezes com a ajuda dos negros. assiento consisti numa licena para vender um determinado numero de escravos, esta vam precisando de escravos para explorar ouro, aos pocos foram deixando de compr ar produtos alimenticios e manufaturados da espanho por causa da produo local. escravos: usados na mo de obra urbana e nas plantaes, os que conquistavam a liberda de podiam igressar na milcia local. - Os escravos ajudaram a sustentar as capitais dos vice-reinados em Lima e na ci dade do Mxico numa poca em que a populiao indgena sofria seu mais acentuado declnio. O espanhol do Novo Mundo considerava as posse de escravos africanos como indicad or de posio social. - Outra vantagem dos trabalhadores escravos, na cidade ou no c ampo, era que podiam ser submetidos ao trbalho contnuo, enquanto os trabalhadores indgenas dos repartimentos tinhamq ue voltar para sua comunidade depois de um ce rto tempo. Os indios evitavam as cidades por razes culturais e epidemolgicas. Prata e receita pblica: explorao sem escravizao. mita, trabalho indigena. Deve-se perguntar: por que os escravos africanos no foram mais usados nas minas d e prata? Quando se compara os preos mais antagem um indio. - os escravos africanos no se a daptaram ao clima do Andes. Mas alm da compra de um escravo, que poderia ser recu perado em alguns anos, havia os altos custos de subsistncia, que consumiriam a ma ior parte da papulao diaria de escravos. O senho que mantivesseum escravo, teria q ue aliment-lo e vesti-lo pagando os preos altos vigenstes nas regies mineiras. e no poderia esperar que o prprio escravo produzisse seu prprio alimento. O estado colonial lucrava com o alto custo de vida, vendendo roupas e coisas aos trabalhadores livres sendo que essas cosi as haviam sido extorquidos sob forma de tributos. - NO entando os escravos no se tornaram a mo de obra principal em nenhuma parte do s andes. A escravido num imprio barroco.

Houve uma regio em que o escravo foi aprincipal fora de trabalho na extrao de metais preciosos. NOVA GRANADA. 100 MIL POR DIA. provavelmente por que no havia tributo s indigenas e nem trabalhadores assalariados disponiveis nessa regio e pq os escr avos podiam cultivcar sua prpria comida. - tinha permisso para trabalhar um dia por semana para si mesmos, recebiam pedaos de terra. A populao no cresceu como esper ava, por causa da alta taxa de mortalidade e do desequilibrio entre os sexos, es cravos conseguiam comprar sua liberdade. a inquisio s citava ocasionalmente os mau tratos, os regulamentos estabelecidos pelas autorudades espanholas eram quase sempre ign orados. No houve punnio, embora houvesse leis. Fala do uso de escrava na produo do cacau e de como era apreciada pelos espanhis. fala da luta contra o contrabando/corsrios. Um dos produtos mais contrabandeados era o fumo. fala do fumo que se espalhou do indio (uso considerado sagrado) para o negro e p ara as sociedades em diante... e era mal visto pela sociedade culta espanhola. Os proprietarios de escravos achavam interessante o fato de permitir que seus es cravos com prassem a alforria de si e de seus filhos. Projetos e discusses. sobre a validade da escravido indigena e negra. Las casas defendde o indio. A ing reja tenta de qualquer forma catequisa-lo. O papa desejava padres indios por ca usa da escassez de religiosos espanhis que conhecessem o idioma indigena.

A disposio de Mercado e Albornoz de atacar o trfico de escravos, ou a de Sandoval e Claver de ajudar os escravos recm chegados, tm algo de admiravel, mesmo que nunca tenha atacado a raiz da escravido. A critica de Las casas destruio causada pela es cravido dos indios chegou ao monarca e ajudou a inspirara "as novas leis" que busca vam a suprimir a escravido total. AMRICA LATINA COLONIAL 1 ENGENHO usava 60 a 100 escravos. "mede-se a riqueza de um homem pela quantida de de escravos. Pois muitos so as terras, mas s pode cuidar dela quem tem escravo. 1580 - trbalho escravao consolidado. A expanso inicial da industria do acar resulto u do trabalho tanto do indio escravo quanto dos trbalhadores sob contrato recrut ados de aldeis pelos jesuitas. Na dcada de 1560 a populao indigena foi devastada po r uma srie de epidmias. Dai em diante o colapso demogrfico, associado pouca resistnc ia fsica e aver~sao do indio ao trbalho na lavoura,tornou o uso de escraqvos indi so menos desejado . alm disso, sob a presso dos jesutas, a coroa comeou a insusrgir contra a escravido do indio. Concorrncia estrangeira 1630 - guerra contra holandeses. migrao de pernambuco par ao rio de janeiro(escravos e senhores) 1752 - o escravo fator de produo mais caro. 2x mais mulheres que homens ganhavam alforria.

um escravo para recuperar seu custo no sculo xvii era de 13 a 16 messes. em 1751 30 messes. altos proos dos escravos devido ao declinio do acar a requisio de mo de obr apra traba lhar nas minas de ouro.

Potrebbero piacerti anche