Sei sulla pagina 1di 9

Disciplina: Direito Processual Civil II Turma: 5 Semestre Prof.

Solange Aparecida Gonalves Roteiro - 06


A Prova Introdu o Noes Gerais Conceito: Prova o meio destinado a fornecer ao juiz o conhecimento da verdade dos fatos deduzidos em juzo. Valorao da Prova:A deciso do processo baseia-se na prova dos autos, pois .o que no est nos autos no est no mundo. (quod non est in actis non est in mundo.). Na apreciao da prova vigora o princpio da persuaso racional, ou do livre convencimento fundamentado. O juiz pode decidir livremente conforme o seu convencimento, mas deve indicar as razes da sua convico. Admissibilidade: So admissveis todas as provas, desde que no sejam ilegais ou imorais (art. 332). A prova do fato incumbe quele que o alegou. No dependem de prova os fatos notrios, os fatos confessados, os fatos no impugnados especificamente e os que gozem de presuno de existncia ou de veracidade. Classificao:

1.Quanto objeto

ao 1a) Prova direta: consiste no prprio fato; 2b) Prova indireta: refere-se a outro fato, do qual pode-se deduzir aquele principal.

2. Quanto ao 1sujeito Quanto Forma

2a) Prova pessoal: feita por uma pessoa; 3b) Prova real: prova feita por uma coisa. 1a) Prova testemunhal; 2b) Prova documental; 3c) Prova material.

Objeto da Prova Noes Iniciais: A finalidade essencial da prova convencer o juiz quanto existncia ou inexistncia dos fatos sobre que versa a lide. O objeto da prova so as alegaes de fato. ! Prova de Direito: A prova recai sobre fatos, no sobre o direito, pois este no se prova. O juiz sabe o direito (.curia novit iure.). O juiz pode, porm, exigir que a parte demonstre o teor e a vigncia de direito municipal, estadual ou estrangeiro (art. 337). Os fatos por provar devem ser aqueles: 1a) controvertidos; 2b) relevantes; 3c) determinados. Assim, os fatos por provar so aqueles sobre que versa a lide, mas nem todos os fatos carecem de prova, tais como: 1a) os fatos afirmados por uma e confessados por outra parte; 2b) os fatos no contestados, ou com as palavras da lei, .admitidos no processo, como incontroversos.; 3c) os fatos notrios: fatos de conhecimento geral; 4d) os fatos que em seu favor tenham a presuno legal de existncia ou de veracidade (na prtica acarretam a inverso do nus da prova).

nus da Prova Noes Iniciais: O nus da prova incumbe quele que tem interesse na afirmao feita. Para Chiovenda o nus de afirmar e provar se reparte entre as partes, no sentido de que deixado iniciativa de cada uma delas provar os fatos extintivos ou as condies impeditivas ou modificativas. Distribuio do nus da Prova: A regra de distribuio do nus da prova est no art. 333 do Cdigo de Processo Civil. O nus da prova incumbe: 1a) ao autor quanto ao fato constitutivo ao seu direito; 2b) ao ru, quanto existncia de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor. Inverso do nus da Prova: Em determinados casos, como no Cdigo de Defesa do Consumidor, pode o juiz inverter o nus da prova, caso o consumidor seja hipossuficiente ou verossmil sua alegao, passando o nus da prova para a parte contrria. Prova Emprestada: Prova emprestada aquela trazida de um processo diverso, por meio de certido extrada daquele. Podem ser documentos, testemunhas, confisso, depoimento pessoal ou exame pericial. Falta ou Insuficincia de Prova: Quando as partes no apresentam provas ou no so estas suficientes para formar a convico do juiz diz-se que h falta ou insuficincia de provas. No provados os fatos alegados, por quem tem o dever de prov-los, no decorre o direito que deles se originaria se provados, e, como conseqncia, permanece o estado anterior demanda. Sistemas de Apreciao das Provas Noes Iniciais: O destinatrio da prova o juiz. Ele vai formar sua convico e valorar a prova. Em relao ao estabelecimento de um critrio na apreciao das provas pelo juiz, se apresentam trs sistemas: 1a) positivo ou legal; 2b) livre convico;

3c) persuaso racional. 1) Sistema das Provas Legais: Neste sistema, cada prova tem um valor inaltervel e constante, previsto em lei, e por isso, ao juiz no lcito aprecia-l seno na conformidade da eficcia que a lei lhe atribui. Tambm conhecido como sistema das provas positivas ou sistema positivo. 2) Sistema da Livre Convico: No sistema da livre convico, tambm chamado da ntima convico, o juiz soberanamente livre quanto indagao da verdade e apreciao das provas. A verdade jurdica formada na conscincia do juiz, que no , para isso, vinculado a qualquer regra legal, quer no tocante espcie de prova, quer no tocante sua avaliao. 3) Sistema da Persuaso Racional: Neste sistema, chamado tambm de convencimento racional, o juiz, no obstante apreciar as provas livremente, no segue as suas impresses pessoais, mas tira a sua convico das provas produzidas, ponderando sobre a qualidade e a vis probandi destas. Sistema do Cdigo de Processo Civil: O Cdigo de Processo Civil adota o sistema da persuaso racional, onde o juiz, no obstante apreciar as provas livremente, no segue as suas impresses pessoais, mas tira a sua convico das provas produzidas, ponderando sobre a qualidade e a vis probandi destas. O sistema processual ptrio reza que: 1) Na apreciao da prova, o juiz formar livremente o convencimento. Mas o prprio texto condiciona essa liberdade, exigindo que a convico se forme em face dos fatos e circunstncias constantes dos autos. Quer dizer que o juiz dever formar conscincia da verdade pela livre apreciao das provas colhidas, constante dos autos, sendo-lhe vedado valer-se de fatos e circunstncias que no tenham sido carreados para o processo.

2) Na formao da convico o juiz no poder dispensar as regras legais quanto forma e prova dos atos jurdicos. A est mais uma limitao ao livre convencimento, consistente na exigncia de no se considerar provado um ato, para o qual a lei determine a forma como de sua substncia, seno pelo meio probatrio que se revista dessa forma. 3) Na formao da convico guiar-se- o juiz, ainda, pelas regras de experincia (art. 335), o que vale dizer que no poder desviar-se dos conhecimentos cientficos ou artsticos, dos homens e das coisas, que constituem a cultura prpria dos juzes. 4) A convico dever ser motivada. Ter, o juiz, de dizer quais os fatos e circunstncias e quais as provas que influram na formao de seu convencimento (art. 131).

Espcies

de Prova

Prova Documental Noes Iniciais: Documentos so papis pblicos ou particulares, cartas, telegramas, radiogramas, livros. E tambm reprodues mecnicas como a fotografia, o filme e a gravao sonora (arts. 364 a 399). Momento da Apresentao: De acordo com a sistemtica do Cdigo de Processo Civil, os documentos, tanto os indispensveis como os probatrios, devem ser juntados pelo autor na inicial e pelo ru na resposta. Fora desses momentos, a juntada s cabe em casos expressamente autorizados, como na prova de fatos ocorridos aps os articulados, ou na juntada de documento para servir de contraprova a outros documentos apresentados (art. 397). Outras excees, que permitem a apresentao posterior de documentos, encontramos nos arts. 326 e 327, que tratam de casos especiais. Tambm no caso de fora maior ou caso fortuito (art. 183), ou se o documento estiver em poder da outra parte (art. 355) ou de terceiro (arts. 341 e 360), ou ainda no caso de requisio pelo juiz (art. 399). ! No agravo de instrumento (art. 524), bem como na apelao, de acordo com a jurisprudncia, podem ser juntados documentos, se a juntada no importar em substancial alterao do pedido.

www.concursosjuridicos.com.br pg. 4 Copyright 2003 . Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico. Incidente de Falsidade: Se um documento for considerado falso, poder o fato ser argido na contestao ou em 10 dias contados da intimao da sua juntada aos autos. O incidente de falsidade suspende o processo e ser resolvido por sentena, que declarar a falsidade ou a autenticidade do documento (arts. 390 a 395). Alguns autores entendem que a soluo do incidente se d por deciso interlocutria e no por sentena, vez que no se pe fim ao processo principal. Mas o art. 395 do CPC declara que se trata de sentena. Cartas Particulares: Nesse assunto, o Cdigo de Processo Penal traa duas regras bem definidas, aplicveis ao processo civil, por analogia: 1a) as cartas particulares, interceptadas ou obtidas por meios criminosos, no so admitidas em juzo; 2b) o destinatrio de uma carta, porm, pode exibi-la em juzo, para a defesa de seu direito, ainda que no haja consentimento do signatrio (art. 233 do CPP). Gravaes Fonogrficas: De um modo geral, aceito que se apliquem s gravaes os mesmos princpios da correspondncia particular. Assim, so ilcitas as interpolaes, as montagens e as interceptaes sub-reptcias. No se tem considerado como ilcita, porm, a gravao de conversa telefnica feita por um dos interlocutores, ou a mando dele, mesmo sem a cincia do outro. Isso porque a mensagem telefnica assemelha-se a uma mensagem por carta. Quem a recebe, no pode divulg-la, sem permisso do emitente, mas pode us-la em juzo para a defesa de seu direito. Exibio de Documento ou Coisa: Quando um documento necessrio prova de um fato achar-se em poder da parte contra quem se alega o mesmo fato, ou de terceiros, estes podem ser obrigados a exibi-los.

A pretenso exibio de documento, ou coisa, manifestada por um litigante contra outro, ou contra terceiro, em cujo poder o mesmo, ou a mesma, se encontre, tem o carter de ao: ao de exibio. Esta ao poder ser preparatria (quando se almeja instruir a ao principal, a ser proposta) ou incidente (quando o processo j est em andamento). A Confisso, o Depoimento Pessoal e o Interrogatrio Confisso: Confisso a declarao que uma parte faz da verdade dos fatos que, a um tempo, lhe so desfavorveis e favorveis ao adversrio. H confisso, quando a parte admite a verdade de um fato, contrrio ao seu interesse favorvel ao outro. A confisso irretratvel (no se pode voltar atrs no que disse) e indivisvel (no se pode aproveitar apenas parte da confisso). Depoimento Pessoal: Consiste na declarao que a prpria parte presta em juzo. Ocorre na audincia de instruo e julgamento e requerido pela parte. Interrogatrio: um meio de prova, na qual se obtm o testemunho da parte, em juzo, com objetivos de esclarecimentos. determinado de ofcio pelo juiz. A Prova Testemunhal: Cada parte tem o direito de arrolar 10 testemunhas, mas o juiz, por sua vez, tem o direito de ouvir apenas trs para a prova de cada fato (art. 407, pargrafo nico). A testemunha no pode recusar-se a depor, nem fazer afirmao falsa, calar ou ocultar a verdade, sob pena de sanes criminais. No podem depor as pessoas incapazes, impedidas ou suspeitas. So incapazes as menores de 16 anos, as portadoras de doena mental, bem como as cegas e surdas, quando a cincia do fato depender dos sentidos que lhes faltam (art. 405, 1.). So impedidas as pessoas que sejam parte na causa, que intervenham em nome de uma das partes, como o tutor na causa do menor, ou que tenham vnculo conjugal, de parentesco ou de afinidade com algumas partes (art. 4005, 2.).

So suspeitas as que j foram condenadas por falso testemunho, as que, por seus costumes, no so dignas de f, as amigas ntimas ou inimigas da parte que as que tiverem interesse no litgio (art. 405, 3.). Em casos estritamente necessrio, especialmente nas causas relativas ao estado da pessoa, e no podendo obter de outro modo a prova, poder o juiz ouvir testemunhas impedidas ou suspeitas, no lhes impondo, porm, o compromisso de dizer a verdade (art. 405, 2., I, e 4.). Certas pessoas, arroladas no art. 411 do CPC, como o presidente da Repblica, so inquiridas em sua residncia ou onde exercem a funo, solicitando-lhes o juiz que designem dia, hora e local para tanto. Os funcionrios pblicos e os militares so requisitados ao chefe da repartio ou ao comando em que servirem (art. 412, 2.). A testemunha pode ser contradita no caso de incapacidade, impedimento ou suspeio, resolvendo-se o incidente pela improcedncia da contradita, pela dispensa da testemunha, ou pela sua ouvida sem compromisso (art. 414, 1.). Os Exames Periciais: A prova pericial realizada por perito nomeado pelo juiz, podendo cada uma das partes indicar um assistente tcnico. Se forma vrios os autores ou os rus, o assistente ser escolhido por maioria da cada grupo, ou por sorteio, em caso de empate. O juiz poder determinar de ofcio ou a requerimento da parte, a realizao de nova percia, quando a matria no lhe parecer suficientemente esclarecida (arts. 420 a 439). Ao perito e aos assistentes tcnicos aplicam-se tambm as regras do impedimento e da suspeio (art. 138). A Inspeo Judicial: A inspeo judicial consiste na diligncia feita

pessoalmente pelo juiz, para examinar pessoa ou coisa, no local em que for necessrio (arts. 440 a 443). medida rara na prtica judiciria. Presunes e Indcios: Em certos casos, quando a prova no se refere ao fato probando, mas a um outro fato que com aquele se relaciona, e de cujo conhecimento poder-se-, atravs do raciocnio, chegar ao conhecimento do

primeiro. Nesse caso, o juiz conhecer o fato probando indiretamente. A prova assim obtida se diz indireta. Provas indiretas so as presunes. Carnelutti: .Presunes so conseqncias deduzidas de um fato conhecido, no destinado a funcionar como prova, para chegar a um fato desconhecido. As presunes podem ser: 1a) presunes legais: estabelecem como verdade os fatos presumidos; 2b) presunes absolutas, ou peremptrias, ou .iures et de iure.: as que no admitem prova contrria ao fato presumido.

Bibliograf

1 Teoria Geral do Processo Antonio Carlos de Arajo Cintra Ada Pellegrini Grinover Cndido R. Dinamarco

Potrebbero piacerti anche