Sei sulla pagina 1di 9

DUMMER, Juliana; KOESTER, Edinei, BRUCH, Alexandre Felipe Graduanda em Geografia, Universidade Federal de Pelotas; dummerjuliana@hotmail.

com Professor, Departamento de Geologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; koester@ufrgs.br Professor, Universidade Catlica de Pelotas; alexandrefelipebruch@ibest.com.br

LEVANTAMENTO GEOLGICO VISANDO ESTUDO SOBRE EROSO DO SOLO NO MUNICPIO DE CHUVISCA, RS


INTRODUO Chuvisca est situada em rea do Escudo Sul-rio-grandense compreendida pelo Batlito Pelotas e que, segundo Holz & De Ros (2000), constitudo por associaes de rochas gneas que marcam a evoluo de uma zona de convergncia de placas durante o Neoproterozico, e que esto subordinadamente intercalados com terrenos

metamrficos de mdio e alto grau que constituem as reas de embasamento Paleoproterozico. O limite entre estas unidade definido por zonas de cisalhamento dcteis em escala continental, as quais foram responsveis pela segmentao das unidades pr-cambrianas e por sua configurao como faixas alongadas, segundo a direo NE-SW. Para melhor compreenso da geologia do municpio necessria uma breve retrospectiva da histria geolgica do Rio Grande do Sul e do Planeta Terra. Os primrdios do RS esto relacionados a mais de um ciclo de choque e o posterior afastamento de antigas massas continentais atravs da movimentao das placas tectnicas, at chegar configurao dos atuais continentes. A configurao da distribuio geogrfica atual das provncias geomorfolgicas segundo Streck et al. (2008) comea a ser explicada a partir do perodo Carbonfero entre 359-209 milhes de anos atrs quando as antigas massas continentais do nosso planeta estavam agregadas em um nico megacontinente chamado Pangia. O Escudo Sul-rio-grandense, localizado na parte centro-sul do RS, apresenta as rochas mais

antigas do RS, com idades que vo desde o perodo Cambriano (~550 Ma) at o Arqueano (~2.500 Ma). Estas rochas esto distribudas em relevos ondulados a fortemente ondulados, desde menos de 100 m at um mximo de 500 m de altitude, constituindo o embasamento cristalino. Alm de ser a mais antiga, essa provncia tambm geologicamente complexa, pois compreende vrios tipos de rochas gneas plutnicas, principalmente de composio grantica, associadas cintures de rochas metamrficas. No final do Paleozico, isto , quando ento os vrios continentes do planeta se uniram formando o Continente Pangia, essas rochas foram recobertas por seqncia de rochas sedimentares (conglomerados, arenitos e siltitos) e rochas vulcnicas (riolitos, andesitos e tufos vulcnicos). As rochas gneas encontradas na poro do Escudo-sul-rio-grandense so intrusivas, ou seja, plutnicas e, portanto, resfriaram-se lentamente. No entanto, essas rochas podem ser classificadas como flsicas, mficas ou intermedirias, com base na composio mineralgica, que refletem as propores de minerais de cor clara (flsicos, e.g. quartzo, feldspato) e de minerais escuros (mficos, e.g. biotita, anfiblio). Em funo da sua composio mineralgica, rochas podem sofrer taxas relativas distintas de intemperismo (Press et al., 2006). Ao longo do tempo geolgico, a atuao dos processos exgenos transforma rochas em sedimentos e/ou solos, que influenciadas ou no pela ao do homem, podem produzir a forma de degradao ambiental, por voorocas. Assim, os processos de voorocamento e os impactos ao ambiente decorrentes deste, tem sido alvo de diversos estudos (GUERRA & CUNHA, 2007). Em geral, estes estudos concluem que as voorocas so fortemente controladas pelo tipo de substrato rochoso, associado a demais aspectos como propriedades do solo, clima, relevo, biosfera e ao antrpica.

OBJETIVOS O objetivo principal desta pesquisa realizar um levantamento geolgico detalhado do municpio de Chuvisca e propor um estudo mais avanado sobre os impactos ambientais causados pela eroso no municpio, possibilitando um aprofundamento sobre o assunto.

METODOLOGIAS

Para realizao da pesquisa foram realizados trabalhos de campo percorrendo a rea do municpio, com auxlio de mapas, cartas topogrficas, imagens de satlite, bssola e GPS. Assim, foram realizadas descries de afloramentos, a coleta sistemtica de amostras de rocha e a elaborao de um acervo fotogrfico. O material coletado foi ento estudado em laboratrio, com auxilio de lupa binocular, e a partir de seus minerais foi petrograficamente classificado. O mapa geolgico do municpio de Chuvisca foi elaborado em ambiente SIG (Sistema de Informaes Georeferenciadas), a partir do Mapa Geolgico do Estado do Rio Grande do Sul (CPRM, 2007). No SIG SPRING (Sistema de Processamento de Informaes Georeferenciadas) o mapa base foi georeferenciado e a rea de estudo do municpio delimitada e recortada. A partir do mapa geolgico base de Chuvisca, foram inseridos os pontos geolgicos levantados em campo, assim como a descrio das amostras para a comparao com os dados do plano de informao. Com a plotagem dos pontos, foi possvel realizar as correes vetoriais dos polgonos das classes temticas, onde a escala de anlise do mapa geolgico base (1:750.000) foi aumentada para o mapa geolgico final do municpio de Chuvisca em escala de 1:50.000.

RESULTADOS PRELIMINARES Segundo a classificao das regies fisiogrficas do Rio Grande do Sul o municpio de Chuvisca est situado na regio denominada Serra do Sudeste (IBGE, 1986). Nesta regio predomina a aparncia de campos limpos nas coxilhas e altos das serras, e campos sujos nas partes planas e midas, estando em conexo com vassourais variando as formaes florestais. Tambm variam desde matas de galerias at matas latifoliadas subtropicais extensas. Ocorrem ainda capes e matas pequenas ao longo dos arroios e encostas das coxilhas. Na Serra do Sudeste, alm da ocorrncia predominante de granitos como material de origem, rochas metamrficas ocorrem subordinadamente. A partir de trabalhos de campo, as principais unidades geolgicas mapeadas na rea de estudo foram classificadas em: i) Xenlitos de rochas metamrficas (gnaisses do embasamento representando uma unidade no mapevel na escala do presente trabalho) ii) Suite Intrusiva Pinheiro Machado, iii) Sute Grantica Dom Feliciano (fcies Serra do

Herval) e iv) Sute Grantica Dom Feliciano (fcies Cerro Grande), e subordinadamente, depsitos coluviais e aluviais recentes. Essa classificao segue, em parte, a nomenclatura sugerida por CPRM (2007, Mapa Geolgico do RS, escala 1:750.000) e Philip et al. (2000) que serviram de base para elaborao do mapa geolgico final do municpio de Chuvisca em escala de 1:50.000 (Figura 1).

Figura 1: Mapa geolgico simplificado do Municpio de Chuvisca, RS. Nomenclatura das unidades geolgicas conforme CPRM (2007).

Xenlitos de rochas metamrficas do embasamento Nas sutes granticas do Batlito Pelotas h uma grande variedade de xenlitos de rochas metamrficas de alto e baixo grau. Segundo Philipp et al. (1990a, 1998) citado por Holz & De Ros (2000) nos granitides da Sute Intrusiva Pinheiro Machado (SIPM)

identificada uma variedade de xenlitos, constituindo gnaisses granodiorticos a tonalticos, alguns anfibolitos granonematoblsticos, gnaisses calci-silicticos, biotitahornblenda anfibolitos finos bandados (paranfibolitos), biotita gnaisses bandados (metapelitos) e ortognaisses migmatticos. A presena de xenlitos foi constatada em quase todos os pontos amostrados. Na rea classificado como SIPM identificou-se xenlitos de granitides cinza escuro, raros, menores que 10 cm. J nos cortes da RS 350 mais precisamente no km 28 constatou-se a presena de xenlitos cinza escuro a base de biotita com dimenses aproximadas de 50 cm, com contatos lobados e formas angulosas.

Em outro ponto extremo do municpio, a sudoeste, identificou-se xenlitos maiores, medindo de 20 40 centmetros, com colorao mais clara. Estes xenlitos por sua vez representam a Sute Intrusiva Pinheiro Machado, tendo como rocha encaixante os granitos da Suite Grantica Dom Feliciano (fcies Cerro Grande).

Sute Intrusiva Pinheiro Machado Nas reas pertencentes Sute Intrusiva Pinheiro Machado (SIPM), encontrou-se granodioritos cinza esbranquiados ricos em feldspato branco com textura equigranular e veios centimtricos de um granitide rosado com textura equigranular fina. Ainda, dentro da rea correspondente a SIPM, nos cortes da RS 350, constatou-se a presena de granodioritos cinzentos porfirticos com textura inequigranular marcada por megacristais de feldspato alcalino, rosados, com at 2 cm, rosado) imersos em uma matriz rica em feldspato e quartzo. No mesmo local identificou-se veios de granodioritos rosados medindo 30 cm de espessura com feldspato rosado predominando e alguns cristais de aproximadamente 5 cm de mica (biotita) e quartzo. Segundo Holz & De Ros (2000) os granitides da SIPM tm composio granodiortica a monzogranodiortica, com termos tonalticos, diorticos e quartzo-diorticas

subordinados, sendo a colorao geralmente cinza e a textura dominante equigranular hipidiomrfica mdia a grossa.

Sute Grantica Dom Feliciano (fcies Serra do Herval) Formada por granito rosado de textura equigranular, rico em feldspato, quartzo, pouca presena feldspato branco e mica. Foram encontrados xenlitos cinza escuro com pouca mica, textura fina equigranular, com tamanho no ultrapassando 10 cm, formados possivelmente por piroxnio, bem como xenlitos cinza claro variando de 50 150 cm com pouca mica e feldspatos rosados, identificados no extremo noroeste do municpio mais precisamente no limite noroeste com a cidade de Dom Feliciano. De acordo com Holz & De Ros (2000), os granitos da Sute Dom Feliciano possuem colorao tipicamente rosada, eventualmente castanha clara e esbranquiada, com composies dominadas por termos sienogranticos. Na rea correspondente ao limite municipal das cidades de Chuvisca e Dom Feliciano foram encontrados ainda fragmentos de rochas tpicas da SIPM.

Sute Grantica Dom Feliciano (fcies Cerro Grande) Outro ponto amostrado foi a nordeste do municpio, na localidade de So Braz Alto, onde se identificou granitos equigranulares rosa acinzentados com muita mica e textura equigranular mdia, pertencentes Sute Grantica Dom Feliciano fcies Cerro Grande.

Geologia e Eroso Segundo Beavis (2000) citado por Viero (2004), o papel da geologia no desenvolvimento de voorocas exercido de forma geral pelas estruturas geolgicas que determinam a localizao da eroso na paisagem e pela litologia em funo da mineralogia e do tamanho de partculas que determinam a intensidade da eroso. GUERRA & CUNHA (2007) afirma que os solos possuem diferentes vulnerabilidades eroso e que estas vulnerabilidades esto relacionadas s caractersticas do solo onde a textura uma das mais importantes devido estreita relao com as propriedades de coeso do solo, estabilidade de agregados, assim como permeabilidade. O domnio das fraes areia fina e silte, segundo o autor, favorecem uma maior erodibilidade, enquanto elevados percentuais de areia grossa permitem uma maior permeabilidade e, portanto

menor erodibilidade. Os granitos so rochas compostas essencialmente por quartzo, feldspato e biotita, de relativamente difcil intemperizao quando comparadas a rochas metamrficas (principalmente as foliadas), e em geral, originam solos de textura grossa e com elevado percentual de cascalho. O municpio de Chuvisca caracterizado pela presena de Argissolos associados Neossolos Regolticos e Litlicos em relevo predominantemente ondulado (IBGE, 1986). Os Argissolos apresentam a sequncia de horizontes A, B e C, e so moderadamente profundos e bem drenados, mas quando apresentam carter abrupto, como o caso de alguns solos identificados no municpio, se tornam altamente suscetveis eroso hdrica. Este solo intensamente utilizado para cultivos sob preparo convencional na produo principalmente de tabaco e algumas parcelas de culturas como milho e feijo. O manejo convencional torna os solos altamente suscetveis eroso hdrica, com frequente formao de enxurradas, de tal forma que possuam o horizonte A na maioria das vezes no ultrapassando 20 cm de espessura (DENARDIN ET AL., 2005). Segundo o mesmo autor, os solos encontrados na rea de estudo enquadram-se nas classes de alta a muito alta suscetibilidade eroso devido ao gradiente textural entre os horizontes. Este enquadramento favorece a atuao dos processos erosivos, incluindo a formao de voorocas.

CONSIDERAES FINAIS O trabalho de mapeamento geolgico, com intuito de caracterizar o substrato rochoso onde as voorocas esto se formado, demonstra que o municpio de Chuvisca possui rochas basicamente de origem grantica tpicas da Sute Intrusiva Pinheiro Machado (SIPM) e da Sute Grantica Dom Feliciano (SGDF). A SIPM representa segundo Philipp et al. (2000) as feies litolgicas granticas mais precoces da regio leste do Escudo com composio granodiortica a monzograntica. A colorao geralmente cinza e a textura dominante equigranular hipidiomrfica mdia a grossa. Essas rochas perfazem cerca de 60% do municpio, em sua poro central.

Algumas amostras ficaram caracterizadas como pertencentes SGDF, que so classificadas segundo o autor como rochas mais jovens da Serra do Sudeste e individualizam-se por seu carter intrusivo nas demais. Os granitos da SGDF possuem colorao tipicamente rosada, eventualmente castanha clara e esbranquiada, com composies dominadas por termos sienogranticos. Essas rochas perfazem cerca de 40% do municpio, onde a fcies Serra do Herval predomina na poro oeste do municpio, e a fcies Cerro Grande na poro nordeste. Os xenlitos de rochas metamrficos no so mapeveis na escala propostas, pois ocorrem no municpio com dimenses mtricas. Apesar de preliminares, os dados levantados partir de novas pesquisas bibliogrficas e de campo, contriburam para a descrio da geologia de Chuvisca e assim, para a elaborao de um mapa geolgico do municpio em escala 1:50.000, a catalogao de rochas, tornando-se uma informao importante para tcnicos, estudantes e comunidade em geral. Por fim, cabe destacar que as litologias presentes em uma determinada rea so um dos fatores fundamentais quando se discute erosibilidade de solos. A eroso influenciada pela composio mineralgica, e que, no caso das rochas presentes na regio de Chuvisca, marcada pela maior ou menor presena de minerais micceos (biotita). A partir dessa informao, associada a, por exemplo, hidrografia, geomorfologia e clima, ser gerado o mapa de risco a eroso por voorocas no municpio de Chuvisca, permitindo assim a sistematizao de informaes para o manejo adequado de reas potencialmente favorveis, bem como a recuperao de reas j degradadas.

BIBLIOGRAFIAS CPRM Mapa Geolgico do Rio Grande do Sul, escala 1:750.000. Servio Geolgico Brasileiro, Braslia, 2007, CD-Rom. DENARDIN, J. (et al). Manejo de enxurrada em sistemas plantio direto. PA: Frum Estadual de Solo e gua, 2005. 88p GUERRA, A.J.T.; CUNHA, S.B. Geomorfologia uma atualizao de bases e conceitos. Editora Bertrand, So Paulo. 2007, 472p.

HOLZ, M.; De ROS, L.F. Geologia do rio Grande do Sul. Porto Alegre: CIGO/UFRGS, 2000. 444 p. IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica. http://www.ibge.gov.br. Acesso em 14 de fevereiro de 2010. IBGE. Folha SH. 22 Porto Alegre e parte das folhas SH. 21 Uruguaiana e SI. 22 Lagoa Mirim: geologia, geomorfologia, pedologia, vegetao, uso potencial da terra. Rio de Janeiro, 1986. 796p. 6 mapas. (Levantamento de Recursos Naturais, 33). PHILIPP, R.P.; NARDI, L.V.S.; BITENCOURT, M. de F. O Batlito de Pelotas no Rio Grande do Sul. In: HOLZ, M., ROS, L.F.De (EDS). Geologia do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: CIGO/UFRGS Porto Alegre, 2000, p. 133-160 PRESS, F.; SIEVER, J.; JORDAM, J.; GROTZINGER, L. Para Entender a Terra. 4. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. 656 p. STRECK, E.V. (et al.). Solos do Rio Grande do Sul. 2. Ed. Porto Alegre: EMATER/RS-ASCAR, 2008. 222 p. VIERO, A,C. Anlise da geologia, geomorfologia e solos no processo de eroso por voorocas: Bacia do Taboo, RS. Instituto de Pesquisas Hidrulicas. UFRGS, Porto Alegre. 2004. 124p

Potrebbero piacerti anche