Sei sulla pagina 1di 3

SIMBOLOS DO TETRAGAMMATON

O pentagrama, como todos sabem, assume as mais diferentes interpretaes, dependendo do contexto onde utilizado. Nesse caso, o pentagrama a base do tetragammaton. Podemos interpret-lo como smbolo do homem realizado. Mais ou menos como uma representao da entidade humana evoluda em todos os aspectos espirituais. O tetragrama vem do grego (tetra = quatro / gramma = letra) e um smbolo formado por letras e representaes grficas, utilizado como amuleto. Nele contm combinaes do alfabeto hebraico, grego e latino. O Tetragramma pode ser constitudo de quatro letras ou sinais grficos. Como grande parte dos smbolos ocultistas, o tetragramma vem do hebraico, logo, tem razes cabalsticas. Como os judeus acham o nome de Deus sagrado e impronuncivel, eles decidiram escrever algo que o representasse. Dai surgiram os primeiros resqucios do tetragramma. No ocultismo o tetragramaton utilizado em rituais de invocao e como talism. um conjunto de quatro letras que denominam um nome atravs das iniciais. Um exemplo de tetragrama conhecido por todos aquele escrito nas figuras que mostram Jesus crucificado, na cruz esto as letras "YHVH", um tetragramma.

Em algumas verses da cruz de malta, utilizada pelos celtas, h tetragrammas escritos e desenhados em torno dela e do circulo que a contorna. Da juno da teoria do tetragramma auxiliada rvore da vida (as 10 sephiroth) foram tirados os 72 nomes de Deus, todos compostos por 4 letras (tetragrammas). Da surgiu as 72 letras Cabalsticas, que no inicio eram apenas 22, mas esse um outro assunto. No s na Cabala so utilizados os tetragrammas. Podemos encontr-lo no Tup (deus dos indgenas tupiniquins), Yang (do chins, significa o Deus do bem), assim como em outros segmentos. Todos os tetragramas tm uma funo e representam o nome de Deus nos mais variados segmentos, como veremos no decorrer dos textos.

Todos os tetragramas tm uma funo e representam o nome de Deus nos mais variados segmentos, como veremos no decorrer dos textos. O pentagrama representa o homem auto-realizado. No ngulo superior encontramos os olhos do Pai, o esprito, o poder que dirige e ordena a todas as demais partes; nos braos, Marte a fora, nos ps, Saturno, onde se apoiam os mestres que graas a morte do ego, graas a morte dos defeitos psicolgicos obtm a perfeio, a mestria, por isso se conhece Saturno como o smbolo de magia ( magia = significa magistrio, aquele que se conhece a si mesmo). Podemos observar que a figura a medida que ascende se estreita mais, significa que faz mais difcil e mais ngreme o caminho a medida que vamos nos aproximando de Deus.

(Os sete planetas principais da alquimia: Lua - Mercrio - Vnus - Sol - Marte - Jpiter - Saturno) MARTE:o smbolo astrolgico e zodiacal do planeta Marte, representando a Fora, ou a Energia pura da criao. SATURNO: representao astrolgica e zodiacal do planeta Saturno. um dos principais smbolos usados na Magia, representando os mestres que anularam o prprio ego e as falhas inerentes ao ser humano, atingindo assim, a perfeio. SOL E LUA: Posicionados nas linhas verticais do Pentagrama, prximos ao centro da figura, o Sol e a Lua fazem referncia aos plos femininos e masculinos da criao, contidos em todos os organismos, incluindo o Microcosmos e o Macrocosmos. MERCRIO E VNUS: Estes smbolos so amplamente encontrados na literatura alqumica e so representaes astrolgicas e zodiacais destes planetas. Localizados sobrepostos no centro da figura, referem-se unio dos plos de onde surgir o Caduceu de Mercrio.

JEHOVA: Esta inscrio hebraica um tetragrama pronunciado Jehova (l-se da direita para a esquerda), sendo mais uma das vrias aluses ao "Nome de Deus" (HE-VAU-HE- IOD). ALFA E MEGA: Alfa e Omega so, respectivamente, a primeira e ltima letra do alfabeto grego. Esta uma referncia ao princpio e fim de todas as coisas. Alfa est abaixo dos "Olhos do Pai". Omega encontra-se invertido, na

base do Caduceu de Mercrio. Isto pode significar o caldeiro utilizado pelos alquimistas, ou ainda, o caldeiro (tero) da Deusa, para alguns ocultistas. BINRIO: Localizados fora do pentagrama, os nmeros 1 e 2 so referncias bipolaridade; isto , uma representao de que todas as coisas possuem dois lados. Seguindo este conceito, podemos tambm compreend-los como outra manifestao dos plos masculino e feminino, incio e fim, bem e mal, entre outros. LOGOS: Logos uma palavra grega que significa razo, mas tambm interpretada como "fonte de idias" e "verbo divino". Associado ao Tetragrammaton, os nmeros 1, 2 e 3 representam respectivamente o Pai, a Me e o Filho. Tambm pode ser interpretado como a Trade do Cristianismo (Pai, Filho e Esprito Santo) ou como o tringulo, amplamente encontrado nas tradies esotricas.

"Os olhos do Pai" a representao do planeta Jpiter. Um tipo de metfora aos olhos do Criador, o esprito, o poder que coordena tudo e todos. CLICE: O clice significa o plo feminino da criao. Na alquimia utilizado para representar o elemento gua. ESPADA: A "espada de fogo", dentro do contexto alqumico, representa o prprio elemento fogo. Porm, associado ao Tetragrammaton, assume o papel do plo masculino e do pnis, smbolo de fertilidade entre as antigas tradies.

BCULO: Bculo o basto comumente usado por Magos. Est dividido em sete escalas representando os estgios de evoluo. Na alquimia est relacionado ao elemento Terra. CADUCEU DE MERCRIO: O Caduceu de Mercrio o smbolo alqumico da transmutao. Associado aos smbolos superiores de Mercrio e Vnus, refere-se criatura, ou seja, o resultado da unio entre os plos feminino e masculino, entre as foras lunares e solares, e o ponto de equilbrio entre eles. Por estar localizado no centro da figura, tambm pode ser interpretado como a "coluna vertebral", ou, Kundaline (tantra, lembram?), responsvel pela unio da energia sexual entre as polaridades. HEXGONO DO MAGO: O hexgono do Mago representa o domnio do esprito sobre a matria. Na alquimia est relacionado ao elemento Ar.

Potrebbero piacerti anche