Sei sulla pagina 1di 18

ESCATOLOGIA

Introduo ENTRETANTO, o Esprito Santo nos diz claramente que nos ltimos tempos alguns na igreja se desviaro de Cristo e se tornaro seguidores de mestre com idias de inspirao diablica ITm. 4.1. Alguns falsos ensinadores tm introduzido no meio do povo de Deus ensinos deturpantes sobre as coisas que ainda ho de acontecer. de se lamentar que essas heresias tm desviado muitos cristo que por sua vez perdem o gosto pelo verdadeiro ensino, contido nas Sagradas Escrituras, concernente ao futuro. O estudo da Escatologia requer muita ateno e cuidado para no entrar na classe dos falsos mestres que Paulo enfatizou que, nos ltimos tempos surgiriam. No difcil o estudo sobre Escatologia, desde que o estudante dedicado busque a orientao de Deus que por sua vez iluminar a mente do seu discpulo. Uma coisa certa: o Esprito Santo o nico e verdadeiro intrprete que merece toda a nossa confiana, no que tange a todo o contedo plausvel da Bblia Sagrada, o Livro de Deus.

I DEFININDO O TERMO ESCATOLOGIA. O termo escatologia deriva de duas palavras gregas: escathos e logos, que se traduzem por ltimas coisas e estudo ou tratado. o estudo ou doutrina das ltimas coisas. chamada bblica, no nosso caso, porque ela pode ser extrabblica. No estudo da escatologia bblica, de carter fundamental, Ter o cuidado em no apresentar falsas interpretaes, evitando, com isso, questionamento e especulaes. Deus nos adverte dizendo que devemos manejar bem a Palavra da verdade.(II Tm.2.15). Porque a viso ainda para o tempo determinado, e at ao fim falar e no mentir; se tardar, espera-o, porque certamente vir, no tardar.(Hc.2.3).

II ENTENDENDO O CAMPO DA ESCATOLOGIA BBLICA. Littera scripta manet a palavra escrita permanece, disse Horcio na Roma Antiga a mais de 2.000 anos atrs. O que caracteriza o vislumbre do cumprimento das profecia no palco da escatologia, a maneira de como Deus trabalha para mostrar a sua vontade, revelada na palavra escrita. Este trabalho consiste em ampliar a
Dejair B. Silva Bacharel em Teologia

revelao divina, nos dando a entender que a palavra escrita continua em p, revigorada pela forte atuao e inspirao do Esprito Santo de Deus. A ordem que o profeta Jeremias recebeu do Senhor foi esta: escreve num livro todas as palavras que eu te disse, Jr. 30.2. No podemos duvidar nem admitir falha na palavra de Deus. Ela inspirada pelo Esprito Santo; 2Tm. 3.16. A inerrncia das escrituras tem sua base na infabilidade da Palavra do Senhor. Com isso podemos ir mais alm do que Horcio afirmou. a palavra escrita no apenas permanece ela floresce como trepadeira nas fronteiras do nosso entendimento. Ela alcana o mais profundo dos recnditos da nossa alma. Para entender o campo da escatologia, precisamos saber de 3 (trs) verdades bsicas.

1 A IGREJA ALVO DA REVELAO DIVINA. Toda a revelao aponta para o futuro. O futuro consiste num plano traado por Deus para que a Igreja caminhe neste mundo pela f a esta graa, na qual estando firme, gloria-se na esperana da glria de Deus, Rm. 5.2 Argumentando o fato de ns sermos alvo da revelao divina, o apstolo Paulo escreveu aos Efsios dizendo que Deus nos elegeu antes da fundao do mundo, para sermos santos e irrepreensveis diante dele. Em amor nos predestinou para sermos filhos de adoo por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplcito da sua vontade, Ef. 1.4,5. Somente aqueles que so santos e filhos de Deus que tm o privilgio de ter a revelao das coisas que em breve ho de acontecer. Em contraste, o mundo pago, que no tem a revelao de Deus, se fecha num ciclo de falsas expectativas em relao ao futuro. No consenso filosfico da humanidade a maior parte da populao do mundo v com grande otimismo a era que est por vir. Pressentindo um fantstico progresso material e cientfico, vivendo na era da velocidade e vendo a aquisio do conhecimento se acelerar, muitos podero se tornar otimistas demais. Contudo o apstolo Paulo nos adverte: quando andarem dizendo: paz e segurana, eis que lhes sobrevir repentina destruio, ITm. 5.3. Aos olhos dos franceses do final do sculo XIX, o novo sculo parecia uma espcie de Idade de Ouro. Mas o entusiasmo durou at 1914, quando a 1 Guerra Mundial ps fim ao sonho dourado. Outra parte da humanidade certamente adentrar o 3 milnio cheia de supersties, medo, insegurana e pessimismo; preocupada com desgraas,
Dejair B. Silva Bacharel em Teologia

desemprego, violncia e caos social. A histria registra que, na passagem do ano 999 para 1.000, a maior parte da Europa no conseguiu comemorar a data, pois esperava o Apocalipse. Segundo o historiador Frederick H. Martins, um sentimento de terror dominou a multido amontoada na imensa Baslica de So Pedro, em Roma, na noite de 31 de dezembro de 999. Inclusive o Papa Silvestre II parecia aterrado. Isso aconteceu porque o povo no tinha acesso Bblia. Quem conhece a revelao sabe que o mundo ir de mal a pior, mas no se desespera. E o Senhor Jesus profetiza: homens desmaiaro de terror, na expectativa das coisas que sobreviro ao mundo... e quando estas coisas comearem a acontecer, fiquem firmes e levantem a cabea, pois a vossa redeno est prxima, Lc. 21.26,28.

2 OS QUATRO TIPOS DE ESCATOLOGIA. Alm de ser um dos captulos da dogmtica crist, ou seja, o estudo sistemtico e lgico das doutrinas concernentes s ltimas coisas, h quatro outros tipos de escatologia, segundo nos apresenta o Dicionrio Teolgico (CPAD). a) Escatologia consistente. Termo nascido com Alberto Schweitzer, segundo o qual a aes e a doutrina de Cristo, tinha um carter essencialmente escatolgico. No resta dvida, pois de que o Senhor Jesus haja se preocupado em ensinar aos discpulos as doutrinas das ltimas coisas. Todavia, sua preocupao bsica era a salvao do ser humano. Ele Jamais deixou de se referir vida prtica e sofrida do homem. b) Escatologia idealista. Corrente doutrinria que relaciona a escatologia bblica s verdades infinitas. Os que defendem tal posicionamento, alegam que a doutrina das ltimas coisas no ter qualquer efeito sobre a histria da humanidade. Relegam-na, pois, condio de mera utopia, ou seja, projeto irrealizvel, fantasia. Mas, o que diro elas, por exemplo, acerca das profecias j cumpridas? Ser que estas no referendam as que esto por se cumprirem? No esqueamos, pois, ser a profecia a essncia da Bblia. Se descremos daquela, no podemos crer nesta. c) Escatologia individual. Estudo das ltimas coisas que dizem respeito exclusivamente ao indivduo, tratando de sua morte, estado intermedirio, ressurreio e destino eterno. Neste contexto,
Dejair B. Silva Bacharel em Teologia

nenhuma abordagem feita, quer a Israel, quer a Igreja. d) Escatologia realizada. Ponto de vista defendida por C.H. Dodd, segundo o qual as previses escatolgicas das Sagradas Escrituras foram cumpridas nos tempos bblicos. Atualmente, portanto, no nos resta nenhuma expectativa proftica de acordo com o ensino de Dodd. Gostaramos, porm que ele nos respondesse as seguintes perguntas: A 2 vinda de Cristo j foi realizada? A grande Tribulao j histria? O julgamento final j foi consumado?

3 AS SETE DISPENSAES. Para melhor compreender o campo da escatologia bblica, faz-se necessrio um resumido estudo sobre as sete dispensaes, sabendo que, a ltima dispensao para o futuro. Segundo o Pr. Severino Pedro da Silva, em seu livro Escatologia, uma dispensao um perodo em que o homem experimentado em relao sua obedincia a alguma revelao especial da vontade tanto permissiva como diretiva de Deus. A palavra dispensao deriva do termo grego oikonimia que por sua vez significa economia que a boa ordem na administrao na despesa de uma casa. As sete dispensaes so: 3.1 Dispensao da Inocncia Seu incio deu-se na criao e findou-se na queda de Ado. O tempo no revelado. 3.2 Dispensao da Conscincia Esta dispensao comeou em Gn. 3 e durou cerca de 1656 anos: de zero (0 ) a 1656 a.C., abrangendo o perodo desde a queda do homem at o dilvio; Gn.
Dejair B. Silva Bacharel em Teologia

7.21,22. 3.3 Dispensao do Governo Humano Esta dispensao comeou em Gn. 8.20 e perdurou cerca de 427 anos. Desde o tempo do Dilvio at a disperso dos homens sobre a superfcie da terra, sendo consolidada com a chamada de Abrao; Gn. 10.15; 11.10-19;12.1. 3.4 Dispensao Patriarcal Teve incio com a Aliana de Deus com Abrao, cerca de 1963 a.C., ou seja, 427 anos depois do dilvio. Sua durao foi de 430 anos; Gl. 3.17; Hb. 11.9,13. A palavra chave PROMESSA. Por meio desta dispensao, Abrao e seus descendentes vieram a ser herdeiros da promessa. 3.5 Dispensao da Lei Ela teve incio em x. 19.8, quando o povo de Israel proclamou dizendo que tudo que o Senhor falou, faremos. Sua extenso de 1430 anos. Do Sinai ao Calvrio; do xodo cruz. 3.6 Dispensao da graa Esta dispensao comeou com a morte e ressurreio de nosso Senhor Jesus Cristo e terminar em plenitude com o arrebatamento da Igreja; porm, oficialmente falando, seus efeitos continuaro at Apocalipse 8.1-4. 3.7 Dispensao do Reino Esta dispensao ter, de acordo com a prpria escritura, a durao de 1.000 anos; Ap. 20.1-6. tambm chamada de a dispensao do Governo Divino. Esta dispensao algo para o futuro, logo aps o julgamento das naes descrito em Mt. 25.31-46, e antes do Juzo do Grande Trono Branco (GTB). neste ponto, que se encontra a essncia do entendimento do campo da escatologia bblica, ou seja, compreender o que Deus traou para o futuro da Igreja, Israel e dos gentios. Esta ltima dispensao, que a juntura do presente sculo e do vindouro, fornece um ntido exemplo de sobreposio das dispensaes, isto , que s vezes h um perodo transitrio entre uma e outra.

Dejair B. Silva Bacharel em Teologia

III MTODOS DE INTERPRETAO DA ESCATOLOGIA. Nesta seo aprenderemos os mtodos utilizados na interpretao de pores bblicas que concerne ao futuro. Lembrando que, na histria da Igreja tem sido adotados vrios mtodos de interpretao no que tange s escrituras profticas. No entanto, faz-se necessrio o bom conhecimento e a maneira correta de se aplicar dois mtodos de interpretao que devem merecer nossa ateno. 1 Mtodo alegrico ou figurado O termo alegoria definido, por alguns telogos, como qualquer declarao de fatos supostos que admite a interpretao literal, mas que requer, tambm, uma interpretao moral ou figurada. Se no atentarmos para o sentido real, figurado ou literal, de uma profecia bblica, negamos o seu valor histrico, dando uma interpretao de menos importncia, e assim corremos o risco de anular a revelao de Deus naquela profecia. Portanto, o mtodo alegrico deve ser utilizado de maneira correta. Leia Gl. 4.21-31 e observe que Paulo tomou figuras ilustradas no texto com focos literais da antiga dispensao, mas apresentou-os como sobras de eventos futuros. 2 Mtodo literal ou textual Este mtodo se preocupa em dar um sentido literal s palavras da profecia, interpretando-as conforme o significado ordinrio, de uso normal. A preocupao bsica interpretar o texto sagrado consoante a natureza da inspirao da profecia. Ambos os mtodos so vlidos. H uma perfeita ralao entre as verdades literais e a linguagem figurada. Por exemplo, no texto de Jo.1.6 diz: Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era Joo. E em Jo. 1.29 nos fala: Eis a o Cordeiro de Deus. Palavras pronunciadas pelo prprio Joo Batista ao ver a Jesus. Agora vejamos os mtodos de interpretao aplicado em ambos os textos. O 1 est falando literalmente de um homem, cujo nome, de fato, era Joo. No 2 texto Joo Batista usou a forma figurada para denotar a pessoa de Jesus. Em se tratando do livro de Apocalipse, que em sua parte, um livro escatolgico, tm surgido diversas classes de intrpretes, as quais devem ser conhecidas pelos pastores e por aqueles que exercem o Ministrio da Palavra. Por qu? Porque os crentes pentecostais, em sua maioria, no sabem em que classe de intrpretes do Apocalipse, eles se encaixam, e por conseguinte deixam ser levados por ensinos deturpantes que contradizem a Palavra de Deus. Por exemplo, os Adventistas do 7 Dia, vem a vinda de Cristo, a este mundo, como em uma nica
Dejair B. Silva Bacharel em Teologia

vez, sem ser dividida em duas fases distintas, e assim no do espao para o perodo da Grande Tribulao e a restaurao de Israel. Vejamos os principais intrpretes com seus respectivos ensinos. 1 - Os Preteristas. Esta classe cr que a maior parte do Apocalipse j foi cumprida, a muito tempo atrs. Eles relegam tudo ao passado. O relacionamento que eles fazem entre o texto e o evento muito subjetivo e precrio. 2 - Os Historicistas. Os intrpretes que assumem esta posio procuram encaixar todos os acontecimentos previstos no Apocalipse em vrias pocas da histria humana. Interpretam o Apocalipse como um estudo progressivo dos destinos da Igreja desde o seu incio at a consumao. Estes asseveram que as profecias esto cumpridas em parte e em parte esto por cumprir e algumas esto sendo cumpridas diante de ns. 3 - Os futuristas. Estes interpretes dividem-se em dois grupos: a) Futuristas extremos acham que todo o Apocalipse refere-se vinda do Senhor Jesus Cristo. b) Futuristas simples Aceitam que os 3 primeiros caps. do livro como j cumpridos; tudo o que se segue refere-se apario vindoura de Cristo. A maioria dos Pentecostais Fundamentalistas tm uma viso futurista do livro. Sob esta perspectiva tudo, ou quase tudo que narrado aps o cap. 4, ser cumprido num curto espao de tempo (sete anos) aps o trmino da Dispensao da Igreja. Os intrpretes do Apocalipse esto tambm divididos na forma COMO ABORDAM O MILNIO. (Os mil anos mencionados no cap. 20). A maneira como se encara o Milnio afeta a interpretao do Apocalipse como um todo. necessrio levantarmos, aqui, alguns pontos. 1 - Amilenistas. Ensinam que no haver nenhum Milnio, pelo menos no na terra. Alguns simplesmente dizem que, como o Apocalipse simblico, no h sentido algum em se falar em Milnio Literal. Outros interpretam os mil anos como algo que ocorrer no cu. Pegam o nmero mil como um algarismo ideal, um perodo indefinido. Assim, esperam que este perodo da Igreja termine com a ressurreio e julgamento geral, tanto do justo como do mpio, seguindo-se imediatamente o reinado eterno no novo cu e na nova terra. A maioria dos amilenistas consideram Agostinho (o bispo de Hipona, no Norte da frica 396 430 d.C.) um dos principais promotores do amilenismo. 2 - Ps-Milenista. Comeou a espalhar-se a partir do sculo XVIII. Seus adeptos interpretam os mil anos do Milnio, como uma extenso do perodo atual da Igreja.
Dejair B. Silva Bacharel em Teologia

Ensinam que o poder do Evangelho ganhar todo o mundo para Cristo, e a Igreja assumir o controle dos reinos seculares. Aps haver a ressurreio e o julgamento geral tanto do justo como do mpio, seguido pelo reinado eterno no novo cu e na nova terra. O ps-milenismo tambm espiritualiza irritadamente as profecias da Bblia, no dando espao restaurao de Israel ou reinado literal de Cristo sobre a terra durante o Milnio. 3 - Pr-Milenista. Acreditam que, o retorno de Cristo, a ressurreio dos salvos e o tribunal de Cristo, ser antes do Milnio. No final deste, Satans ser solto, engana as naes, mas h de ser prontamente derrotado para todo o sempre. Segue-se o julgamento do GTB, que sentenciar o restante dos mortos. A sim, teremos o reino eterno no novo cu e na nova terra. A perspectiva Pr-Milenista e futurista simples, juntas, encaixam-se melhor nas orientaes de Jesus. essa classe de intrpretes do Apocalipse que a maioria dos Pentecostais pertence.

IV VIAGEM AO FUTURO. Tomaremos agora uma carruagem para fazer uma pequena viagem no tempo e no espao, para se ter uma viso panormica das coisas que em breve ho de acontecer, e com isso, teremos um compreenso melhor da conjuntura dos fatos ordenados por Deus na sua Palavra. Esta seo, constitui dos temas que a Escatologia bblica estuda. Senhores passageiros, apertem os cintos, pois j estamos decolando. 1 ESTADO INTERMEDIRIO DOS MORTOS. Para se ter uma seqncia lgica deste fato, vamos fazer uma reviso sobre a doutrina da Morte. O QUE MORTE? o resultado do pecado de nossos pais. A morte caracteriza-se de duas maneiras: 1, morte como estado; e morte do agente, Ap.6.8. Como estado a Bblia fala de 3 tipos de morte: Fsica, espiritual e eterna. a) Morte fsica. O seu significado : dissoluo vital do organismo. O que acontece na morte fsica?
Dejair B. Silva Bacharel em Teologia

Resposta: alma e esprito separam-se do corpo. Mas para melhor entender o que alma, a Bblia nos revela 4 designaes para a alma, a saber: Primeiro alma como indivduo, como cidado; Rm.13.1. Segundo alma no sentido biolgico, isto , o sangue; Lv. 17.11. Terceiro como sentimento do homem; Mt. 26.38. Quarto alma como parte imortal do homem. Jesus disse: No temeis o que mata o corpo e no mata a alma. Quando a Bblia fala do sono da alma, refere-se ao corpo fsico. Jac falou: Irei e dormirei com os meus pais. No sentido espiritual e eterno, alma no dorme; Ap. 6.9. b) Morte espiritual. o estado do pecador separado de Deus. a separao da comunho com Deus; Ef. 2.1 Existe soluo para a morte espiritual? Sim, desde que o pecador aproxime-se de Deus com um corao arrependido. c) Morte eterna. a eterna separao da presena de Deus a impossibilidade de arrependimento e perdo. Portanto no h soluo para esse tipo de morte. chamada a 2 morte, porque a primeira fsica. identificada como punio do pecado; Rm. 6.23. Os mpios, depois de julgados, recebero a punio da rejeio que fizerem graa de Deus e, sero lanados no Geena (Lago de Fogo); Ap. 20.14,15. Esse tipo de morte tem sido alvo de falsas teorias que rejeitam o ensino real da Bblia. O que estado Intermedirio? E um modo de existir entre a morte fsica e a ressurreio final do corpo sepultado. No A.T., esse lugar identificado como sheol (no hebraico), e no N.T. como Hades (no grego). Os dois termos dizem respeito ao reino da morte. A) OS MORTOS JUSTOS. Todos os justos, de Ado at ressurreio de Cristo, ao morrerem, suas almas (com possvel exceo de Enoque e Elias), desciam ao Paraso, que naquele tempo constitua um compartimento do Sheol ; cf. Gn. 37.35.
Dejair B. Silva Bacharel em Teologia

B) OS MORTOS MPIOS. Desde o tempo de Ado at o julgamento do GTB, as almas dos mpios seguem para o mundo invisvel, ou seja, o Sheol ou Hades aguardando o julgamento final quando sero lanados no Lago de Fogo; cf. Nu.16.30,33.

CORRIGINDO UM GRAVE ERRO Infelizmente, estes nomes Sheol e Hades tm sido traduzidos incorretamente em certos casos em algumas verses das Escrituras, por exemplo, como inferno, sepultura, e abismo. Por exemplo, Gn. 37.35, Jac expressou-se: ...na verdade com choro hei de descer ao meu filho sepultura. (grifo nosso). Este termo sepultura no a cova, propriamente dito, que no original hebraico traduzido por Queber. E sim o Mundo Invisvel dos mortos traduzido por Sheol. A Bblia, Edio revista e Corrigida, traduz de maneira correta este termo em J 17.15,16: Onde estaria ento agora a minha esperana? Sim, a minha esperana, quem a poder ver? Ela descer at aos ferrolhos (portas) do Sheol. Observe agora o contraste entre as palavras Sheol (mundo invisvel) e Queber (sepultura, cova, tmulo) no A.T. QUEBER - usada no plural; - existe muitas queberes - abriga ou recebe cadveres - localizada na superfcie da terra - h uma para cada indivduo - o homem coloca corpos na queber SHEOL - usada na forma singular; J 17.15,16 - existe apenas um Sheol - jamais recebe cadveres - localizado abaixo (no centro) da terra - lugar onde h muita gente - somente Deus envia o homem ao Sheol; Lc.16.22,23.

Conclumos, ento, que o uso da palavra queber prova que ela significa sepultura, tmulo, que acolhe o cadver, enquanto o Sheol acolhe o esprito do homem.
Dejair B. Silva Bacharel em Teologia

O Sheol-Hades, antes e depois do Calvrio. Antes do Calvrio, o Sheol-Hades dividia-se em 3 partes distintas. A primeira parte o lugar dos justos, chamada Paraso, Seio de Abrao, Lugar de consolo; Lc. 16.22,25. A Segunda a parte dos mpios, e denominada lugar de tormento; Lc.16.23. A terceira fica entre a dos justos e a dos mpios, e identificada como lugar de trevas, Lugar de prises eternas, Abismo. Lc. 16.22; 2Pe. 2.4; Jd. v. 6. a onde Satans ser preso durante o Milnio, e onde se encontra aprisionada uma classe de anjos cados, a qual no sai desse abismo, seno quando Deus permitir nos dias da Grande Tribulao. Depois do Calvrio, houve uma mudana dentro do mundo dos mortos. Depois da sua morte Jesus esteve 3 dias no corao da Terra, isto , no Paraso, do qual Ele havia dito ao malfeitor. Por esta ocasio, Cristo aproveitou a oportunidade e pregou aos espritos em priso, os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava, nos dias de No; 1 Pe. 3.18-20. Depois disso efetuou a grande mudana no Sheol-Hades subindo ao alto levou cativo o cativeiro; Ef. 4.8, isto , trasladou o Paraso para o 3 cu, na presena de Deus, debaixo do seu altar; Ap. 6.9, separando completamente das partes inferiores onde continuam os mpios mortos. E isto foi o cumprimento cabal de sua promessa, quando esteve ainda na terra: e as portas do inferno (Hades) no prevalecero contra a minha Igreja. Somente os justos gozam dessa mudana em esperana pelo dia final quando esse estado temporrio se acabar, e vivero para sempre com o Senhor, num corpo espiritual ressurreto.

2 O ARREBATAMENTO DA IGREJA. Uma caracterstica singular que identifica a Igreja fiel o sentimento de constante expectativa que a domina no tocante ao retorno de Cristo. E ela sabe que no ficar neste vale de lgrimas. Os crentes sabem que o arrebatamento uma realidade que lhe diz respeito. A definio da 2 vinda de Cristo bastante ampla; vista pelo menos de duas maneiras diferentes. E localizada, s vezes, para indicar o drama dos tempos do fim, abrangendo tanto o arrebatamento da Igreja quanto a revelao de Cristo em glria no Monte das Oliveiras; Zc. 14.4. Outras vezes, enfocada especificamente para diferenciar a revelao de Cristo do arrebatamento da Igreja que a anteceder. 2.1 Palavras usadas para descrever o arrebatamento
Dejair B. Silva Bacharel em Teologia

Existem usualmente trs palavras que todos ns usamos para explicar to maravilhoso fenmeno. a) Arrebatamento; 1 Ts. 4.17. b) Trasladao; Na carta aos hebreus vemos Enoque, um smbolo da Igreja. c) Rapto. Palavra latina, RAPERE; significa transportar de um lugar para outro. Equivale ao grego: ARPAZO, usado em Jo. 10.28,29; At.8.39, etc.

2.2 Propsitos do Arrebatamento a) Livrar os embaixadores do Rei do perigo iminente; 2Co. 5.20; Ap.3.10; I Ts. 1:10. b) Recompensar a Igreja de Cristo, mediante a outorga de galardes, no solenssimo Tribunal de Cristo; 2 Co. 5.10. c) Conduzir a Igreja Bodas do Cordeiro, que se dar em seguida ao Tribunal e, enquanto na Terra ocorrer a Grande Tribulao. d) Introduzir a Igreja no Reino da Glria e imortalidade, conforme o desejo expresso por Jesus; Jo. 14.3

2.3 A trombeta do arrebatamento O toque da trombeta no dia do arrebatamento se relaciona com o alarido e a voz do arcanjo. O alarido significa originalmente uma expresso militar, uma voz de comando. Nesse dia ouvir-se- a voz do ARCANJO. Como se sabe, a palavra ARCANJO significa chefe de anjos. Certamente a voz do ARCANJO ser para comandar os anjos, que se oporo s hostes demonacas instaladas nos ares, abrindo caminho para o povo de Deus que estar sendo arrebatado. Visto que, em Mt. 24.30,31 encontramos os anjos a recolher os eleitos, logo aps ser proferida a lamentao por todas as naes, alguns sero levados a pensar que a Igreja no ser arrebatada at Cristo haver destrudo os exrcitos do anticristo. Ora, devemos considerar, porm, que o cap. 24 de Mateus no apresenta os eventos em ordem cronolgica. Jesus no tinha qualquer inteno em revelar o dia ou a hora de sua vinda. A palavra ento, no incio de Mt. 24.30, traduz um vocbulo grego de sentido muito geral (tote), dando a entender que os acontecimentos ocorrero todos dentro do mesmo perodo de tempo, mas no necessariamente na ordem apresentada.
Dejair B. Silva Bacharel em Teologia

2.4 Fatos ligados ao arrebatamento Quando Cristo vier para buscar a Igreja, ocorrero duas coisas na terra, por ocasio desse evento: a) Ressurreio dos mortos crentes. Em 1 Ts. 4.14, diz que Cristo trar em sua companhia os espritos daqueles que dormem no Senhor, e Ele ficar parado nas nuvens, enquanto os espritos continuam descendo a procura de seus corpos a serem ressuscitados em um corpo glorioso. ALELUIA!!! cf. 1 Ts. 4.16. b) Transformao dos vivos. Aps a ressurreio dos mortos crentes, segue-se a transformao dos vivos que estiverem preparados para aquele momento; 1 Co. 15.52. Vai pois, povo meu, entra nos teus quartos e fecha as tuas portas sobre ti. Is. 26.20.

3 A GRANDE TRIBULAO. Logo aps o arrebatamento da Igreja e antes da manifestao pessoal de Jesus a este mundo, ter lugar uma srie de eventos terrveis em sua magnitude e alcance. um tempo de tribulao e angstia predito pelos profetas do Antigo Testamento. Daniel refere-se a uma tribulao jamais dantes experimentada; Dn. 12.1. Jeremias descreve-a como o tempo de angstia para Jac; Jr. 30.7. confira tambm as palavras de Jesus em Mc. 13.19. O ponto culminante deste tempo de angstia ser de tal forma que se o Senhor no abreviasse aqueles dias, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos que escolheu, abreviou aqueles dias; Mc. 13.20. Deve ficar bem claro que uma das condies para o desencadeamento da Grande Tribulao ser precisamente, o rapto da Igreja. O rapto assinalar o fechamento do longo parntese que definiu a Dispensao da Graa. Aps, que o Rei Jesus voltar a tratar diretamente com Israel e com o mundo gentlico.

3.1 - Quanto tempo durar a Grande Tribulao? A Grande Tribulao durar uma semana de anos, Dn. 9. 27. Ser a Septuagsima semana de Daniel. Uma semana de anos corresponde a sete anos; a semana ser dividida em duas etapas de trs anos e meio. A ltima etapa da 70 semana assim designada: tempo, tempos e metade de um tempo. 3.2 Desvendando um mistrio.
Dejair B. Silva Bacharel em Teologia

O anjo disse a Daniel sobre estas setenta semanas de anos que esto determinadas sobre o povo de Israel. As primeiras sessenta e nove terminaram com a crucificao do Messias; Dn. 9.26. Muitos acreditam num interldio entre a 69 e a 70 semana, como se esta estivesse indefinidamente adiada. Esse interldio a era da graa. Quando a influncia restringidora da operao do Esprito Santo em, e atravs da Igreja, for removida, por ocasio do arrebatamento, ento iniciar a ltima e terrvel semana. 3.3 Quem dominar o mundo naqueles dias? O lder terreno durante a G.T. ser o arquiinimigo do Senhor Jesus: o anticristo. A palavra anti tem este sentido bsico no grego: em lugar de e no contra. Ele no dir ser o anticristo. Antes reivindicar ser o verdadeiro Cristo. O anticristo aparecer no cenrio mundial. Far um concerto por sete anos com o povo de Israel. J que o mundo est em suas mos, trs espritos imundos semelhantes a rs saem da boca da trindade satnica para congregar todas as naes para a peleja contra Israel, isto , para a Grande Batalha do Armagedom. Esta Batalha culminar no triunfo de Nosso Senhor Jesus Cristo. Quanto ao anticristo e aos seus aliados, sero lanados no Lago de Fogo. Israel, claro, ser restaurado e purificado; Is. 2.5-22; 16.1-5; 24.1-15; 26.20,21. E as naes sero julgadas; Mt. 25.31-46.

3.4 A Igreja passar pela Grande Tribulao? Mui freqentemente, os que afirmam que a Igreja passar pela G.T., salientam: Deus no prometeu que a Igreja escapar da tribulao e do sofrimento. O que eles no sabem que a Bblia usa a palavra tribulao (no grego, thlipsis) de duas maneiras diferentes. Algumas vezes, ela refere-se aflio, perseguio, presso e angstia que nos so causadas por um mundo mpio. Ela tambm traduzida por aflies quando Paulo fala de nossas tribulaes dirias que, se comparadas eternidade, duram apenas um momento; IICo. 4.17. Mas os julgamentos da tribulao, referidos em Apocalipse, no pertencem mesma classe; representam a ira de Deus. Mas no estamos esperando a ira; quer vivamos ou morramos, aguardamos o arrebatamento para estarmos para sempre com o Senhor; 1 Ts. 5.10. Como guardaste a palavra da minha pacincia, tambm eu te guardarei da hora da tentao que h de vir sobre o mundo, para tentar os que habitam na terra; Ap. 3.10. A passagem em foco indica que a Igreja jamais passar pela G.T. Aqueles que advogam que a Igreja passar por este sombrio perodo, fazem sua defesa no significado da preposio EK.
Dejair B. Silva Bacharel em Teologia

Esta preposio ek leva os intrpretes a uma interpretao literal de sair de dentro. Para emergir de dentro da hora da tentao, deve (segundo este conceito) ter estado presente durante aquela hora. Mas essa forma de interpretao, no combina com a tese e argumento principal da natureza do pensamento das Escrituras, por vrios motivos: a) Ora, usando a preposio gramatic al de: ek e apo (fora de) refora o conceito geral das demais escrituras. referncia direta deste versculo, qualquer estudioso sabe que se refere hora da G.T., que de um certo modo envolver todo o mundo, e, na sua fase final, ter como alvo a cidade de Jerusalm e a Terra Santa. b) A palavra da significa para fora de e em si traz a idia de ser guardado da Tribulao (no meramente conservado atravs dela, como alguns asseveram). Ora, se a Igreja estivesse destinada a passar pela G.T., uma coisa seria certa; em lugar de ler-se: ...eu te guardarei da hora da tentao. Ler -se-ia: eu te guardarei na hora da tentao. Convictos, desta verdade podemos afirmar: A IGREJA NO PASSAR PELA GRANDE TRIBULAO.

4 O MILNIO ...e reinaro com Cristo durante mil anos; Ap. 20.4b. O milnio ser, de acordo com as escrituras, um tempo de restaurao para todas as coisas. Ao invs do pecado, a justia encher a Terra. Ser verdadeiramente a Idade urea da Terra, acerca do qual os poetas tm entoado, e pela qual este mundo triste e sofrido tem esperado atravs de todos os sculos, desde que o seu Rei foi crucificado e assim o Senhor da Glria foi rejeitado pelos que lhe pertenciam e por cuja razo, o reino foi adiado. Haver profundas mudanas na Terra, durante o Milnio. A maldio que Deus pronunciou devido ao pecado, ser removida e assim a beno de Deus mover-se- sobre a Terra. Vejamos agora alguns itens a serem considerados sobre o Milnio.

4.1 A forma de Governo TEOCRTICO, isto , o prprio Deus reger o mundo na pessoa do Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo; Dn. 7.4. 4.2 A Sede do Governo
Dejair B. Silva Bacharel em Teologia

Jerusalm, ser a capital do mundo. A desprezada cidade tantas vezes pisada pelos exrcitos invasores. 4.3 Condies espirituais As condies espirituais em evidncia durante o Milnio contrastaro fortemente com as prevalecentes nos dias atuais. Ento ter sua total realizao a profecia de Joel 2.28,29, em que, o Esprito Santo ser derramado sobre Israel e as demais naes. 4.4 O conhecimento do Senhor ser universal durante o Milnio; Is. 11.9; Jr. 31.34. Tal qual hoje o mal prevalece e muitas naes jazem nas trevas da idolatria, naquele tempo a justia de Deus prevalecer e todas as naes conhecero o nome do Senhor Jeov Raf. 4.5 Satans ser amarrado durante o Milnio. Esse inimigo, tanto de Deus como do homem, ser algemado e lanado no abismo, de maneira que ele ficar impossibilitado de exercer o seu nefasto programa de engano entre os homens; Ap. 20.1-3. 4.6 Haver paz universal durante este perodo em estudo. Hoje os esforos humanos para promover a paz entre os homens so vos. Porm chegar o dia em que o Prncipe da Paz estabelecer a perfeita harmonia entre as naes. 4.7 Fim do Milnio Satans ser solto do abismo, por um pouco de tempo e enganar as naes afim de congreg-las para a batalha. O fato de que o homem dar ouvidos aos enganos de Satans, embora tenha usufrudo das bnos e das melhores influncias espirituais, durante este perodo, mostrar que o estado de depravao natural do corao humano, ainda se encontra enraizado dentro do seu instinto pecaminoso, por natureza, e este estado de depravao ser revelado no fim desse perodo de 1.000 anos. Mas, no ponto pinacular da rebelio contra o Senhor, Deus enviar fogo do cu que os devorar. O fim do Milnio marcar tambm o fim de todas as dispensaes terrestre e o fim do tempo.

5 O JULGAMENTO FINAL
Dejair B. Silva Bacharel em Teologia

E Ap. 20.11-15 descreve-se o julgamento que ter lugar ao fim do Milnio, mil anos depois do julgamento das naes, realizando-se no sobre a terra, como foi o caso do julgamento das naes, mas sim nas regies celestiais onde Deus habita. A primeira ressurreio, Ap.20.6, ocorrer antes do incio do Milnio e ser para os mortos justos pertencentes a todas as dispensaes, Igreja, e ao grupo salvo durante a G.T.; Ap.7 Sendo que os participantes da 1 ressurreio so descritos como bem aventurados, e santos, naturalmente os demais mortos que no viverem at o fim do Milnio no o so. Por essa razo cremos que perante o GTB comparecero os mortos mpios. A presena do Livro da Vida ser necessria na condenao daqueles que alegaro mritos das suas obras, quando deveriam ter aceitado a Cristo como seu Salvador, fato que teria colocado seus nomes nesse livro do Cordeiro. Os mpios sero julgados segundo as suas obras. O registro delas ser aberto e lido para determinar o grau de castigo. O Lago de Fogo ser para todos os mpios. Para este lugar sero removidos para sempre a morte e o Hades.

6 O ESTADO PERFEITO E ETERNO. Jesus no deixou de mencionar sobre essa era perfeita. Apocalipse 21 e 22 descrevem as glrias deste estado eterno. A cidade de Jerusalm, a celestial, baixar de vez sobre a Terra. A nova terra tem seu relevo totalmente diferente. Quem preparou esta cidade foi Jesus. A cidade quadrangular. Nessa cidade no haver mais noite, nem precisar da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhar sobre os seus e reinaro pelos sculos dos sculos. Deus enxugar de nossos olhos toda a lgrima. Conheceremos as guas lmpidas do Rio da Vida e sentiremos o gostoso sabor do fruto da rvore da Vida. ALELUIA!!! Fim da viagem.

1. FONTES BIBLIOGRFICAS CABRAL, Elienai. Revista Lies Bblicas (3 trimestre 1998) CPAD.
Dejair B. Silva Bacharel em Teologia

FALCO, Napoleo. Fita K-7. As cinco verdades sobre a morte. GILBERTO, Antnio. O calendrio da profecia (9 Edio 1997) CPAD. GOMES, Gesiel Nunes. O Rei est voltando (1 Edio 1978) LEAL. HORTON, Stanley M. Doutrinas Bblicas (2 Edio 1996) CPAD. HORTON, Stanley M. A Vitria Final (1 Edio 1995) CPAD. LOCKYER, Sr. Herbert. Apocalipse O drama dos Sculos, (1 Edio em Portugus 1992) Editora Vida. OLSON, N. Laurence. O plano Divino Atravs dos Sculos (18 Edio 1998) CPAD. JEOV, O Senhor. A Bblia Sagrada. ___, Jornal Chamada da Meia Noite. (1995)

Dejair B. Silva Bacharel em Teologia

Potrebbero piacerti anche