Sei sulla pagina 1di 3

MINUTA PROJETO DO NCLEO DE ATENDIMENTO PSICOPEDAGGICO DA ESCOLA SUPERIOR DE NEGCIOS DE TERESPOLIS UNIVERSIDADE CNDIDO MENDES

INTRODUO A necessidade de oferecer aos alunos do curso de ps-graduao em psicopedagogia uma experincia prtica no atendimento de alunos com dificuldades ou transtornos de aprendizagem foi a motivao principal para a criao deste projeto. Desse modo, vimos ao encontro da misso institucional da Escola de Negcios no campo da formao do profissional comprometido com uma prtica transformadora, constituindo-se numa grande oportunidade para os acadmicos do curso de psgraduao em psicopedagogia desenvolverem suas habilidades profissionais com uma populao com caractersticas desafiadoras e assessoradas por uma equipe de trabalho extremamente tcnica, disposta, motivada e competente. Nesse sentido, a iniciativa tambm vai de encontro a uma demanda reprimida da comunidade local, que se v sem alternativas para aqueles alunos que no so atendidos por um servio especializado por no serem classificados como portadores de necessidades especiais em diagnsticos do CID-X. O projeto acredita que pode contribuir de maneira bastante significativa para o enfrentamento das alteraes de aprendizagem apresentadas por crianas que compem uma parcela significativa da populao, que no conseguem apreender as habilidades necessrias para o domnio da leitura, escrita e clculos ou que aprendem em um padro extremamente superior ao da populao normal. O projeto se prope a operacionalizar uma prtica pedaggica que atenda a necessidades especfbicas e individuais, assim como orientar o planejamento de estratgias e recursos, visando garantir que todos aprendam de maneira satisfatria.

JUSTIFICATIVA Muitos alunos com alteraes no processo de aprendizagem apresentam histrias de fracasso escolar e, em muitos casos, acabam sendo encaminhados para servios da Educao Especial por motivos variados. Chegando nesses servios, muitas vezes ficam diante de profissionais que no sabem exatamente o que fazer para vencer as dificuldades ou transtornos apresentados. So, ento, dois aspectos que trataremos nesse projeto. Os documentos da Poltica Nacional da Educao Especial definem que os servios de educao especial so destinados a alunos portadores de Transtornos de aprendizagem, condutas tpicas e alunos que apresentam altas habilidades
1

(superdotao), como definidos pelo DSM-IV e CID-X. Assim, normalmente as Secretarias de Educao Especial dos Estados, com embasamento no disposto nas Constituies Federal e Estaduais, na Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, no Estatuto da Criana e do Adolescente, deliberaram que os alunos com necessidades educacionais especiais caracterizam-se por aqueles que apresentam diferenas fsicas, sensoriais ou intelectuais, bastantes significativas tendo, como causas, fatores inatos ou adquiridos, de carter permanente ou temporrio, resultando em transtornos ou impedimentos no processo de ensino-aprendizagem - este o primeiro grupo que ser atendido por nosso servio. Em um segundo grupo encontram-se aqueles que, de acordo com estudiosos, so considerados de ningum, porque nem a educao regular nem a especial se responsabiliza por eles. Assim temos a diretriz de atender no somente necessidades associada a transtornos ou superdotao, mas ampliar para alunos que tm dificuldades secundrias a fatores outros que no orgnicos, como crianas em risco social que apresentam baixo desempenho, por exemplo. Ambos os grupos sero caracterizados como aqueles indivduos que apresentam: a) transtornos cognitivos; b) dificuldades acadmicas; c) transtorno ou problemas psicolgicos e/ou emocionais e; d) problemas sociais. O projeto vem tambm atender a deliberaes da Secretaria de Educao Especial, determinando que, em funo das especificidades de cada aluno, sempre que no for possvel a adaptao s classes comuns da rede escolar, ou sempre que esse aluno precisar de um atendimento especial em horrio contrrio ao seu turno de aula poder ser realizado o encaminhamento para servio de apoio especializado (Brasil, 2000) referncia

OBJETIVOS

Espera-se oferecer aos ps-graduandos atividades clnicas supervisionadas que os capacite, atravs do atendimento psicopedaggico, a melhorar o desempenho cognitivo de alunos do ensino fundamental com dificuldades ou transtornos de aprendizagem, assim como de superdotao, promovendo uma aprendizagem eficiente que d respostas apropriadas s demandas sociais. Tambm objetiva-se proporcionar situaes do agir pedaggico de professores e pais compatveis com as estratgias de enfrentamento das situaes, em consonncia com os objetivos educacionais, metodologias e contedos programticos do ensino fundamental.

PBLICO ALVO

So os estudantes do curso de ps-graduao em psicopedagogia da Escola Superior de Negcios que atendero crianas do ensino fundamental, selecionadas para o projeto pelos docentes e coordenadores das turmas, pais e professores.

METODOLOGIA refazer A metodologia parte da anlise do caso individualmente e inserido em um contexto institucional na busca de uma soluo para as dificuldades, transtornos ou altas habilidades relacionados a aprendizagem. A partir da escolher uma estratgia que oriente atividades pedaggicas eficientes para resoluo dos problemas revelados em um modelo clnico. Os objetivos tambm podem ser buscados atravs de oficinas pedaggicas ministradas pelos integrantes do projeto. A equipe de supervisores acompanha os processos, orientando os estagirios no andamento e realizao do diagnstico e atividades psicopedaggicas em todos os procedimentos do projeto.

RESULTADOS ESPERADOS

Quanto aos estagirios do projeto espera-se que adquiram maior entusiasmo com a profisso de educador construindo sua prxis educativa no contexto desafiador do aluno com alteraes do processo de aprendizagem, construindo melhores fundamentos e agregando experincia que lhe permitam apresentar estratgias eficientes para a resoluo das diferentes situaes presentes no ambiente educacional, melhorando a autoestima de alunos, pais e professores diante da situao. Quanto aos alunos participantes do projeto espera-se que adquiram estratgias eficientes para desenvolverem competncias cognitivas apropriadas s exigncias sociais. Quanto aos professores espera-se que sejam capazes de perceber as dificuldades de cada aluno e apresentar estratgias de forma imediata e eficaz, buscando, orientando e encaminhando para atendimento especfico cada um dos seus alunos se for necessrio. Quanto aos pais, que compreendam as diferentes nuances que o ser humano pode apresentar durante sua vida e que essas podem ser atendidas de maneira respeitosa e feliz, potencializando as capacidades de seus filhos muito alm do que imaginam.

Potrebbero piacerti anche