Sei sulla pagina 1di 3

RADIODERMITE

AGUDA

ASSOCIADA

AO

TRATAMENTO

COM

RADIOTERAPIA EM CNCER DE CABEA E PESCOO Valdeci Ferreira da Ponte Neto1, Philomena Barroso de Borba Simonetti Gomes 2.

INTRODUO: A radiodermite aguda (RA) uma leso cutnea e localizada que se caracteriza por eritema inicial, edema progressivo, hipercromia, descamao seca, mida, ulcerao e necrose. A Radiation Therapy Oncology Group (RTOG) desenvolveu o Critrio para Morbidade Aguda por Radiao - Acute Radiation Morbidity Scoring Criteria para classificar os efeitos da radioterapia, que identifica graus 0 (sem reao), 1 (eritema leve, descamao, epilao, sudorese diminuda), 2 (eritema moderado, brilhante, dermatite exsudativa em placas, confinado dobra e edema moderado), 3 (dermatite exsudativa alm das pregas cutneas, edema intenso) e 4 (ulcerao, hemorragia, necrose). Os critrios do RTOG tm sido empregados h mais de 25 anos, sendo aceito e reconhecido pelas comunidades mdicas e de enfermagem. A severidade das reaes de pele atribuda a fatores relacionados ao tratamento, como dose total, esquema de fracionamento, energia da radiao (tipo de equipamento), volume de tecido irradiado e radiossensibilidade do tecido envolvido. Fatores relacionados ao paciente como idade, fumo, doenas crnicas coexistentes e tratamento antineoplsico concomitante podem inferir nas reaes de pele, devido a alterao do processo de cicatrizao. OBJETIVO: O objetivo deste trabalho relatar o caso de um paciente que realiza tratamento radioterpico num hospital de referncia para casos oncolgicos de Fortaleza-CE, comparando o tratamento realizado com a literatura cientfica disponvel. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de caso cuja coleta de dados foi feita por meio da anamnese e do exame fsico durante a ltima visita ao consultrio de enfermagem depois de cessado o tratamento com radioterapia e, utilizaram-se tambm, dados contidos no pronturio do paciente. Buscou-se nas bases de dados SciELO, Lilacs e Medline, artigos com os descritores radioterapia, neoplasias de cabea e pescoo e radiodermatite, para comparao com a literatura em relao ao tratamento estabelecido. RESULTADOS (Estudo do Caso e Discusso): MDS, masculino, branco, 64 anos, vivo, ensino fundamental completo, agricultor, natural de Alto Santo, Cear. Compareceu no hospital de referncia para casos oncolgicos com queixa de dor intensa na regio interna do
1

Acadmico de enfermagem do 8 semestre da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Enfermeira. Coordenadora da Central de Material Esterilizado CME do Hospital So Carlos.

Estagirio em Enfermagem do Hospital So Carlos FAMETRO. E-mail: netopontes.enf@gmail.com


2

ouvido direito. Na consulta de avaliao pela clnica mdica, relatou ter se submetido cirurgia de retirada total de carcinoma espinocelular (CEC) de pele, no lado direito da face, h mais ou menos sete anos e h um ano fez nova cirurgia na face, mas precisamente na regio parotdea de onde, segundo o paciente, foi retirado tumor de mais ou menos 1 cm, profundo e maligno. Ao exame fsico, o paciente encontrava-se com abaulamento da face direita, seguida por paralisia facial perifrica e ptose palpebral superior e inferior, alm de edema e rubor moderado nas regies auricular e parotdea da mesma hemiface e acuidade auditiva prejudicada. Foi encaminhado para o especialista de cabea e pescoo. Realizou bipsia incisional de achados da regio afetada, o diagnstico histopatolgico acusou CEC moderadamente diferenciado, infiltrativo, da pele. O resultado da tomografia

computadorizada de mastide que concluiu neoplasia agressiva do espao parotdeo e do conduto auditivo externo, invadindo orelha externa e destruindo assoalho sseo do conduto auditivo externo e parede anterior do processo mastoide. Aps discusso do caso, a necessidade de nova interveno cirrgica foi descartada. O paciente foi tratado com seis sesses semanais de quimioterapia iniciada em 11/07 e com trmino em 11/09, e com 20 sesses dirias de radioterapia iniciada em 07/08 e com trmino em 10/07. O paciente ao ser avaliado no consultrio de enfermagem pela primeira vez logo aps primeira sesso de radioterapia apresentava regies auricular e parotdea com edema e rubor moderado, odor ftido, eliminao de secreo purulenta, dor ao manuseio da regio e ocluso do canal auditivo externo por tecido desvitalizado e sangrante ao toque. Foram repassadas as informaes do protocolo de preveno de radiodermites da instituio onde a enfermagem corroborou a necessidade de hidratao com no mnimo 2 litros de lquidos por via oral; o uso correto do creme a base de Aloe Vera, utilizado pela instituio como principal produto preventivo de radiodermites, duas vezes ao dia; fazer compressa com ch de camomila gelado depois de cada sesso logo aps o banho; no usar o creme antes da aplicao com radiao ionizante retirando o excesso antes de submeter-se a nova sesso; no usar a fora de jato de gua diretamente na pele irradiada; no depilar a rea com lmina ou cera; usar roupas de algodo e evitar cores escuras; evitar exposio excessiva e desnecessria ao sol durante o tratamento. Desde que foi implantado o protocolo preventivo de radiodermites, os casos de RA diminuram em ...% em pacientes que seguem a risca as informaes. O paciente em CONCLUSES: . REFERNCIAS: .

Descritores:

Junto da unidade de radioterapia do hospital est localizado o consultrio de enfermagem, onde os pacientes que se submetem a avaliao do local de irradiao dos raios ionizantes diariamente, e onde pacientes com feridas no local da radioterapia, oriundos ou no de radiodermites fazem a troca de curativos. notando-se significativa melhora em relao ao edema, odor, eliminao de secreo purulenta e, segundo o paciente, da dor.

Potrebbero piacerti anche