Sei sulla pagina 1di 12

Aula

EDUCAO E MDIA

10

META
Discutir a relao entre a Educao e Mdia.

OBJETIVOS
Ao final desta aula, o aluno dever: entender a emergncia de uma sociedade cada vez mais miditica; co-relacionar as mudanas macrossociais relativas mdia e sua influncia sobre a Educao.

PR-REQUISITOS
Conceitos bsicos de Sociologia: cultura, socializao, instituies sociais, interao e globalizao.

(Fonte: http://ead.uepb.edu.br).

Sociologia da Educao

INTRODUO
Caro aluno ou prezada aluna, voc sabia que neste momento milhares de pessoas esto acessando sites para praticarem sua religio? Os catlicos, por exemplo, acessam as chamadas capelas virtuais. Estas se constituem em sites catlicos oficiais e extra-oficiais, eclesisticos e leigos, vinculados a bispados, parquias, institutos religiosos, conventos, grupos de orao e comunidades religiosas. Nelas o fiel pode interagir com a nova mdia. H uma opo de escolha, pois um link oferece vrias oraes. Ao invs de deslocar-se para um templo, o usurio faz sua prtica religiosa atravs do computador, com uma msica ao fundo e vislumbrando a imagem de Jesus Cristo orando. Isto est evidente com o tero virtual. Nestas capelas possvel uma nova interao com o sobrenatural, agora mediada por um meio tcnico que possibilita a transmisso de informao e contedo simblico para indivduos situados remotamente no espao e no tempo (THOMPSON, 2002). O exemplo das capelas virtuais demonstra que hoje cada vez mais a mdia est presente no nosso cotidiano. Por exemplo, gastamos mais tempo vendo TV, ouvindo rdio, indo ao cinema, lendo jornais e revistas, ouvindo CD e usando a internet do que trabalhando ou indo escola. Questione-se sobre o que voc tira de suas interaes com a mdia. Onde voc obtm suas ideias sobre como se vestir, sobre o estilo de seu penteado e sobre o tipo de msica que ouve? De onde vm suas esperanas, suas aspiraes e seus sonhos? Se voc como a maioria das pessoas, grande parte de sua realidade gerada pelos meios de comunicao de massa. Diante deste universo, qual seria o papel da Educao? Como essa vem se relacionando com os meios de comunicao?

No Colgio Palmares, em So Paulo, utiliza Macs deste 1993. (Fonte: www.terra.com.br).

130

Educao e Mdia

Aula

MDIA E SOCIEDADE
O que seriam os meios de comunicao de massa? Esses se referem imprensa escrita, ao rdio, televiso e outras tecnologias de comunicao. Tanto so chamados dessa forma (meios de comunicao) como de mdia. Ambos so termos usados de maneira intercambivel para nos referirmos transmisso da informao de uma pessoa ou grupo para o outro. A partir destes meios no h uma interao face a face, mas mediada ou por intermdio da tecnologia na transmisso de mensagens de emissoras para receptores.

10

Um mundo midiatizado (Fonte: http://1.bp.blogspot.com).

O desenvolvimento dos meios de comunicao cria novas formas de ao e de interao e novos tipos de relacionamentos sociais. Como foi dito anteriormente, as interaes sociais com a mdia implicam o uso de um meio tcnico que possibilita a transmisso de informao e contedo simblicos para indivduos situados remotamente no espao, no tempo, ou em ambos. Implica tambm em extensa disponibilidade de informao e contedo simblico no espao e no tempo. As formas simblicas so produzidas para um nmero indefinido de receptores potenciais. Em geral, uma comunicao de mo-nica ou desequilibrada, pois existem poucos emissores ou produtores, mas muitos receptores ou membros da audincia. possvel entender o impacto social do desenvolvimento das novas redes de comunicao e do fluxo de informao colocando-se de lado a ideia plausvel de que os meios de

131

Sociologia da Educao

comunicao servem para transmitir informao e contedo simblico a indivduos cujas relaes com os outros permanecem fundamentalmente inalteradas. O uso destes meios implica na criao de novas formas de ao e de interao no mundo social, novos tipos de relaes sociais e novas maneiras de relacionamento do indivduo com os outros e consigo mesmo. O uso dos meios de comunicao transforma a organizao espao-temporal e espacial da vida social, criando novas maneiras de exercer o poder, que no est mais ligado ao compartilhamento local comum. O papel das tradies orais no foi eliminado, mas estas tradies foram suplementadas e reconstitudas pela difuso dos produtos da mdia. O desenvolvimento dos meios de comunicao criou uma historicidade mediada. Nosso sentido do passado e de como ele nos alcana se torna cada vez mais dependente da expanso crescente de um reservatrio de formas simblicas mediadas. A mdia criou tambm a mundanidade mediada: nossa compreenso do mundo fora do alcance de nossa experincia pessoal, e de nosso lugar dentro dele, est sendo modelada cada vez mais pela mediao de formas simblicas. Ao alterar a compreenso do lugar e do passado, o desenvolvimento dos meios de comunicao modificou o sentido de pertencimento dos indivduos, isto , a compreenso dos grupos e das comunidades a que eles sentem pertencer. Os meios de comunicao tambm exercem um papel importante na elaborao de nossa compreenso do sentido de distncia. Com a disjuno entre o espao e o tempo trazida pela telecomunicao, o sentido de distncia foi gradualmente sendo estimado parte de uma exclusiva dependncia do tempo de viagem. Com o desenvolvimento da mdia os indivduos puderam experimentar eventos, observar outro e, em geral, conhecer mundos situados muito alm da esfera de seus encontros dirios. Eles foram incessantemente atrados por redes de comunicao que no tinham mais um carter de interagir face a face. A mdia, alm disso, no conduziu extino da tradio, mas transformou-a fundamentalmente. John Thompson destaca trs consequncias: 1) cultivo de valores e crenas tradicionais se torna cada vez mais dependente de formas e de interao que implicam produtos da mdia; 2) separao dos indivduos com que se interage na vida quotidiana despersonalizada; 3) desvencilhamento dos ancoradouros particulares. Num mundo marcado pelos meios de comunicao, tradies se tornaram mais e mais dependentes de formas simblicas mediadas. Elas foram desalojadas de lugares particulares e reimplantadas na vida social de novas maneiras (THOMPSON, 2002). Alguns socilogos contemporneos tm apontado que o poder miditico to contundente que estaramos vivenciando um novo perodo. Jean Baudrillard, por exemplo, parte da premissa de que a contemporaneidade constituda por uma sociedade marcada pela mdia. De acordo

132

Educao e Mdia

Aula

com sua perspectiva, nossa vida influenciada por sinais e imagens, pois vivemos numa era dominada pela mdia, com o significado criado atravs do fluxo de imagens, como nos programas de TV. Parte do nosso mundo transformou-se num universo fictcio, no qual respondemos s imagens da mdia e no a pessoas ou lugares reais (BAUDRILLARD, 1996). Manuel Castels demonstra que durante a dcada de 1980 surgiu uma nova mdia descentralizada e diversificada que preparou a formao de um sistema multimdia. Esta revoluo tecnolgica concentrada nas tecnologias de informao comeou a remodelar a base material da sociedade em ritmo acelerado. Um novo sistema de comunicao que fala cada vez mais uma lngua universal digital tanto est promovendo a integrao global da produo e distribuio de palavras, sons e imagens de nossa cultura como personalizando-os ao gosto das identidades e humores dos indivduos. As redes interativas de computadores esto crescendo exponencialmente, criando novas formas e canais de comunicao, moldando a vida e, ao mesmo tempo, sendo moldados por ela (CASTELLS, 2006). Isto se deu, sobretudo a partir da dcada de 1990, quando a Internet deixou de ser uma provncia habitada por um pequeno grupo de fanticos por computadores para se tornar um recurso de consumo de massa para milhes de usurios. Seu poder est baseado na caracterstica de superar as barreiras que limitavam o acesso de uma enorme massa de informaes, disponibilizando a tcnica para os consumidores comuns, tornando prtico o caminho para o ciberespao. Por outro lado, tecnicamente todas as mdias esto se adaptando s novas perspectivas abertas pela digitalizao dos seus produtos tradicionais (DIZARD JR, 2000). Com o advento dos meios de comunicao eletrnica se verificou uma absolvio das culturas tradicionais. O universo multimdia capta em seu domnio a maioria das expresses culturais em sua diversidade. Todas as expresses culturais constroem um novo ambiente simblico, transformando a virtualidade em realidade:
um sistema em que a prpria realidade (ou seja, a experincia simblica/material das pessoas) inteiramente captada, totalmente imersa em uma composio de imagens virtuais no mundo do faz-de-conta, no qual as aparncias no apenas se encontram na tela comunicadora da experincia, mas se transformam na experincia (CASTELLS, 2006: 459).

10

Ainda de acordo com Castells, o sistema de comunicao integrado baseado na produo, distribuio e intercmbio dos sinais eletrnicos digitalizados enfraquece o poder simblico das emissoras tradicionais fora do sistema, transmitindo por meio de hbitos sociais historicamente codificados. Estas instituies no desapareceram, mas so enfraquecidas, ao menos at que se recodifiquem no novo sistema (CASTELLS, 2006).

133

Sociologia da Educao

MDIA E EDUCAO
Esta sociedade miditica tem trazido inmeros desafios aos educadores. Algumas questes so norteadoras. Como operar uma mdia educacional que leve em conta a constituio de sujeitos e subjetividades na sociedade contempornea, na medida em que produzem imagens, significaes e saberes que de alguma forma se dirigem Educao, ensinandolhes modo de ser e estar na cultura em que vivem? As relaes entre as reas da Comunicao e a Educao ganham espao no cenrio acadmico e na Escola Bsica. A mdia tem oferecido uma janela para o mundo ou serve como veculo privilegiado para um projeto de cidadania ajustado era da informao. Os meios de comunicao se consolidam atualmente como instncias importantes nos rumos da escola brasileira contempornea. Em diversos planos das polticas pblicas em Educao estiveram presentes aes colaboradoras dos MC. Por outro lado, destaca-se tambm a legitimao curricular de contedos e de formatos miditicos. A televiso, as revistas e os jornais apresentam atualidade, dinamismo e atrativos com os quais os instrumentos escolares convencionais no podem concorrer. Recentemente o contedo jornalstico tornou-se matria escolar. Parte significativa do saber que circula na escola sobre a ordem social (problemas urbanos, juventude, sexualidade, violncia, meio ambiente, entre outros) chancelada pelo prestgio dos veculos de informao responsveis por tais informaes. A linguagem da imprensa escrita e audiovisu-

134

Educao e Mdia

Aula

al tornou-se uma referncia para a escola, um modelo de registro formal a ser tomado como referncia. Por fim, contedos mais generalistas tendem a ser substitudos por contedos com funes sociais mais imediatas (ZANCHETA JUNIOR, 2008). Um exemplo tpico desta interface entre Mdia e Educao foi o episdio Educao inclusiva, do programa Incluso, produzido pela TV Senado, com direo e apresentao da jornalista Solange Calmon, O Incluso busca divulgar as dificuldades de milhes de brasileiros que esto fora do processo produtivo e aproximar essa realidade do trabalho legislativo. O programa transmitido pela TV Senado sempre aos sbados, s 11h30, e domingos, s 9h.

10

(Fonte: http://www.senado.gov.br).

Pelo que podemos constatar, o prestgio e a insero dos MC nos meios diretivos e na prpria rede educacional influenciam uma nova agenda educativa, amparando-se numa sintonia com a sociedade urbana contempornea e seus problemas e tambm com o mercado de trabalho. A mdia atua como uma ponte para a realidade, tendo como porta-vozes para o tema da Educao jornalistas, economistas, socilogos e at mesmo canais de televiso. Como nos aponta Rosa Maria Bueno Fischer, a mudana histrica que experimentamos no pode ser entendida sem que se considere a centralidade da cultura, dos mltiplos processos de atribuio de sentido s prticas sociais, no mbito do amplo desenvolvimento das tecnologias de informao e comunicao. Destaca ainda a autora que no mbito especfico das prticas escolares o sentido do que seja educao amplia-se em direo ao entendimento de que os aprendizados sobre modos de existncia, sobre modos de comportar-se, sobre modo de constituir a si mesmos se fazem com a contribuio inegvel dos meios de comunicao. Esses se constituem num instrumento poderoso no que tange produo e circulao de uma srie de valores, concepes,

135

Sociologia da Educao

representaes relacionadas a um aprendizado cotidiano sobre quem somos ns, o que devemos fazer com nosso corpo, como devemos educar nossos filhos, de que modo deve ser feita nossa alimentao diria, como devem ser vistos por ns, os negros, as mulheres, dentre outros. Torna-se impossvel fechar os olhos e negar-se a ver que os espaos da mdia constituem-se tambm como lugares de formao ao lado da famlia, das instituies religiosas, da escola. A TV, por exemplo, alm de um eletrodomstico de entretenimento, tem-se tornado um lugar especial de educar, de fazer justia, de promover a verdadeira investigao dos fatos e ainda de ensinar como fazer determinadas tarefas cotidianas (FISCHER, 2002).

CANAL EDUCATIVO DA REDE GLOBO


A escola neste universo no pode mais se isolar. A vida cotidiana tem que fazer parte dela e abranger um pblico numeroso. Para isso a interface com a mdia fundamental, pois a essa cabe o papel decisivo na arena poltica que acaba por definir os rumos do Pas. Entretanto, so constatadas algumas dificuldades quanto ao investimento da escola na informao miditica: 1) a dificuldade de acesso informao aprofundada, pois esta ltima demanda diversidade de suportes e cultura especfica; 2) a caracterstica monopolizadora que marca os MC no Brasil, resultando numa comprometedora homogeneizao da informao que circula o pas; 3) a suposta ideia de que informao sinnimo de conhecimento; 4) a funcionalizao dos saberes preconizados pelas polticas educacionais, cujas necessidades programticas acabam por incentivar um tratamento performtico e superficial do conhecimento; 5) a simplificao da informao, que, para se tornar manipulvel, tende a ver reduzidas as implicaes histricas em nome da sua face mais atual (ZANCHETA JUNIOR, 2008).

136

Educao e Mdia

Aula

A EDUCAO A DISTNCIA
O curso que vocs estudam faz parte do Sistema Universidade Aberta do Brasil UAB, que se constitui na denominao representativa genrica para a rede nacional experimental voltada para pesquisa e para a educao superior (compreendendo formao inicial e continuada), formada pelo conjunto de instituies pblicas de ensino superior, em articulao e integrao com o conjunto de polos municipais de apoio presencial. Uma ou mais instituies pblicas de ensino superior oferecem cursos superiores na modalidade de educao a distncia, para atendimento dos estudantes nos polos municipais de apoio presencial. O espao fsico constitudo por um polo de apoio presencial que um espao para a execuo descentralizada de algumas das funes didtico-administrativas de cursos a distncia, organizado com o concurso de diversas instituies, bem como com o apoio dos governos municipais e estaduais. Um polo dever ser constitudo com laboratrios de ensino e pesquisa, laboratrios de informtica, biblioteca, recursos tecnolgicos dentre outros, compatveis com os cursos que sero ofertados. A modalidade de Educao ofertada na UAB a distncia. uma forma de proporcionar e fazer educao, com forte na mediao de novas tecnologias de informao e comunicao (TIC). O Decreto 5.622, que regulamenta a educao a distncia no Brasil, caracteriza a modalidade de Educao a Distncia (EAD) como modalidade educacional na qual a mediao didticopedaggica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilizao de meios e tecnologias de informao e comunicao, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Pelo que podemos constatar, a comunicao constitui-se um dos elementos centrais na EAD, sobretudo porque a relao professor-aluno no se estabelece mais face a face, mas sim pela mediao de textos, veiculados pelas tecnologias da informao e da comunicao. Desta forma, torna-se imprescindvel conceb-la com sustentao nos princpios de interao e da interatividade. Nessa perspectiva, tais prticas possibilitam uma educao para as mdias, cujos objetivos dizem respeito formao do usurio ativo, crtico e criativo de todas as tecnologias de informao e comunicao (TIC). Para sua eficcia, a EAD deve considerar a utilizao cada vez maior das tecnologias de produo, estocagem e transmisso de informaes, por um lado, e, por outro, o redimensionamento do papel do professor. Este tende a ser amplamente midiatizado, como produtor de mensagens inscritas em meios tecnolgicos, destinados a estudantes a distncia, e como usurio ativo e crtico mediador entre esses meios e alunos. A EAD tem que potencializar as virtudes comunicacionais do meio tcnico a ser utilizado, no sentido de oportunizar ao estudante realizar sua aprendizagem de modo autnomo e independente. A EAD pode contribuir no s para a transformao dos mtodos de ensino e de organizao do trabalho pedaggico, mas tambm para a utilizao adequada das tecnologias de midiatizao da educao, implicando uma

10

137

Sociologia da Educao

redefinio da comunicao nos processos educacionais. Tendo em vista, sobretudo, a relao professor-aluno, que se estabelece pela mediao de textos, veiculados pelas tecnologias da informao e da comunicao. uma identificao que gera novas relaes simblicas e novas expresses do ser social.

CONCLUSO
Vimos que um nmero significativo de alunos e alunas como voc esto estudando na Educao a Distncia. Quais seriam as aproximaes entre praticar o catolicismo via Internet e estudar nos cursos da UAB? Bem, a princpio poderamos observar que alguns recorrem aos auxlios sobrenaturais nos momentos que antecedem uma avaliao ou a leitura de um texto difcil. Mas, alm disso, podemos constatar que nos dois processos os agentes sociais no precisam se descolar para a capela tradicional e o campus universitrio. Do mesmo modo, no tm face a face a figura do sacerdote ou do professor. No caso de uma educao cada vez mais influenciada pela mdia, est sendo redimensionada a tarefa do professor, que tem que considerar a participao (co-autoria) nos processos de significao que so instauradas no espao escolar. Cabe a ele possibilitar ao aluno (receptor) constituir-se tambm como autor (emissor), crtico e criativo, de novos produtos, ao mesmo tempo em que se constitui, ele prprio, tambm em um aprendiz. um processo de troca, de dilogo. Os processos descritos esto relacionados constituio de uma sociedade marcada cada vez mais pela circulao de novas imagens, ideias e valores. Por uma sociedade miditica. A escola contempornea mostrase cada vez mais atravessada por contedos miditicos. Entretanto, para que ela desenvolva suas prprias prticas, em termos de trabalhos com a mdia, importante mapear a experincia miditica ali existente. Isso implica um processo de re-significao da escola com a didatizao dos meios de comunicao.

RESUMO
Os meios de comunicao de massa se referem imprensa escrita, ao rdio, televiso e outras tecnologias de comunicao. Tanto so chamados dessa forma quanto de mdia. Ambos so termos usados de maneira intercambivel para nos referirmos transmisso da informao de uma pessoa ou grupo para o outro. A partir destes meios no h uma interao face a face, mas mediada ou por intermdio da tecnologia na transmisso

138

Educao e Mdia

Aula

de mensagens de emissoras para receptores. Com o advento dos meios de comunicao eletrnica se verificou uma absolvio das culturas tradicionais. O universo multimdia capta em seu domnio a maioria das expresses culturais em sua diversidade. Todas as expresses culturais constroem um novo ambiente simblico, transformando a virtualidade em realidade. Esta sociedade miditica tem trazido inmeros desafios aos educadores. Algumas questes so norteadoras. Como operar uma mdia educacional que leve em conta a constituio de sujeitos e subjetividades na sociedade contempornea? Como fazer isso na medida em que produz imagens, significaes e saberes que de alguma forma se dirigem Educao, ensinando-lhes modo de ser e estar na cultura em que vivem? As relaes entre as reas da Comunicao e a Educao ganham espao no cenrio acadmico e na Escola Bsica. A mdia tem oferecido uma janela para o mundo ou serve como veculo privilegiado para um projeto de cidadania ajustado era da informao. Consolida-se atualmente os meios de comunicao como instncia importante nos rumos da escola brasileira contempornea. Em diversos planos das polticas pblicas em Educao estiveram presentes aes colaboradoras dos MC. Por outro lado, destaca-se tambm a legitimao curricular de contedos e de formatos miditicos. Pelo que podemos constatar, o prestgio e a insero dos MC nos meios diretivos e na prpria rede educacional influenciam uma nova agenda educativa, amparando-se numa sintonia com a sociedade urbana contempornea e seus problemas e tambm com o mercado de trabalho. A escola neste universo no pode mais se isolar. A vida cotidiana tem que fazer parte dela e abranger um pblico numeroso. Para isso a interface com a mdia fundamental, pois a essa cabe o papel decisivo na arena poltica que acaba por definir os rumos do Pas.

10

ATIVIDADE
Faa uma investigao no site do canal TV Escola do MEC (http:// portal.mec.gov.br/tvescola/) e elabore um texto identificando as principais alternativas oferecidas aos educadores, sobretudo sua grade de programao.

COMENTRIO SOBRE A ATIVIDADE


Ao elaborar sua resposta, observe como o canal dialoga com a Educao.

139

Sociologia da Educao

AUTO-AVALIAO
Caros alunos e prezadas alunas, vocs so capazes de entender as caractersticas da sociedade miditica? So capazes de perceber as relaes entre a Educao e os meios de comunicao?

REFERNCIAS
ANDRADE, Pricles. Ciberespaos sagrados: as capelas virtuais no catolicismo brasileiro contemporneo. Dossi Religio e Modernidade Estudos de Sociologia-PPGS-UFPE. Recife, v. 13, p. 175-194, 2007. BAUDRILLARD, Jean. A troca simblica e a morte. So Paulo: Loyola, 1996. BDARD, Roger. O material didtico impresso no ensino a distncia. In: PRETI, Oreste (org.). A educao distncia: ressignificando prticas. Braslia: Liber Livro, 2005. p. 207-240. BRYM, Robert J. et alli. Sociologia: sua bssola para um novo mundo. So Paulo: Thompson, 2006. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 9. ed., So Paulo: Paz e Terra, 2006. CEDERJ. Imagem e Educao. Rio de Janeiro: CEDERJ/UFRJ, 2006. DIZARD JR, Wilson. A nova mdia: a comunicao de massa na era da informao. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000. FISCHER, Rosa Maria Bueno. O dispositivo pedaggico da mdia: modos de educar na (e pela) TV. Educao e Pesquisa, So Paulo, v. 28, n. 1, p. 151-162, jan./jun. 2002. GIDDENS, Anthony. Sociologia. 6. ed., Porto Alegre: Artmed, 2005. MDIA E EDUCAO: perspectivas para a qualidade da informao. Braslia, 2000. NEDER, Maria Lcia Cavali. O processo de comunicao na educao distncia: o texto como elemento de mediao entre os sujeitos de ao educativa. In: PRETI, Oreste (org.). A educao distncia: ressignificando prticas. Braslia: Liber Livro, 2005. p. 181-205. THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crtica na era dos meios de comunicao de massa. 6 ed. Petrpolis: Vozes, 1995 _____. A mdia e a modernidade: uma teoria social da mdia. 4. ed. Petrpolis: Vozes, 2002. ZANCHETA JUNIOR, Juvenal. Apontamentos para uma poltica educacional sobre mdia na escola brasileira. Pro-Posies, v. 19, n. 1 (55), p. 141-158, jan./abr. 2008.

140

Potrebbero piacerti anche