Sei sulla pagina 1di 23

bar man

ed. 15

CLUBE DO

Negcios O sucesso de Fred Barreto Fora do Balco A delicadeza da cantora Ti Internews Austrlia nos faz viajar no tempo

Mulher

do bar
Maria Bento nos mostra que elas so capazes

staff / editorial

ndice

Elisa Nagayama Mrcia Nunes

brand education Gerente de Comunicao COLABORADORES Mixologistas

James Guimares Lelo Forti

{cafeteria}
JORNALISTA RESPONSVEL
Dora Corra MTB 10.697

REDATORA

Fabiana Favero

DIRETORA DE CRIAO

02

Lel Godoy

DESIGNER

Ricardo Lelis

ATENDIMENTO FOTOS
Diego Kuffer

Samantha Avelino

PRODUO CAPA BEAUTY ARTIST


Juliana Zaroni

A Mulher do Padre

H tempos, elas no so mais uma minoria estatstica no mercado de trabalho. As mulheres brasileiras esto conquistando seu espao em diferentes reas, ocupam posies que antes eram cativas dos homens. Talentosas e sensveis, humanizam qualquer profisso, usando sua emoo e habilidade para atuar, cada vez mais, em variados territrios. No Clube do Barman, claro, elas esto presentes. Cerca de 80 barwomen fazem parte dessa histria. Essa edio foi preparada especialmente para elas, em homenagem ao 8 de maro, Dia da Mulher. Na matria de capa, Maria Bento, de Salvador (BA), admite: ainda existe algum preconceito. Mas, nessa rea, ser mulher pode abrir portas. Conhea a trajetria dela, que j conquistou muitos balces. Em Night, acompanhamos um dos eventos em comemorao ao aniversrio de So Paulo, a 3 Jameson Mostra SP de Fotografia. Confira. E mais! J que maro tem festa feminina, encontre em No Balde utenslios que deixam o bar como elas apreciam: enfeitado na medida certa, sem prejuzo da funcionalidade. E em Fora do Balco tem a delicadeza da cantora Ti, em Cinedrink, um filme com toda a sensualidade de Marilyn Monroe e em Gourmet a chef brasiliense Daniela, do restaurante Coco Bambu, prepara um prato delicioso e exclusivo com Orloff. Parabns, mulheres! A todos, boa degustao!

:04

:10

:12

:16

:04 capa Maria Bento a Mulher do Bar desta edio :10 inter news Um bar australiano com muita histria pra contar :12 lado a/ lado b Dois momentos com ABSOLUT :14 menu Suavidade e elegncia nos drinks de Luciula Martins, Camila Miranda, Carol Bezerra e Misha Arajo :16 night Presente de Jameson So Paulo :18 em foco Clube do Barman agita torneios de cocktails em diversas cidades do pas :24 negcios Fred Barreto leva ousadia a Salvador :26 no balde Novidades para as boas compras :28 mundo afora Infuses de vokda :29 boteco do Lelo A aventura final da viagem de Lelo Forti :31 acontece As novidades e lanamentos :33 fora do balco Variedades, gastronomia, viagens :36 cultura Toda a sensibilidade de Ti :38 cinedrink Marilyn ivade as telas novamente :39 gourmet Frutos do mar com Orloff :40 livros Como degustar vinhos e mais 3 dicas de leitura :41 coisa nossa Bloody Mary.

03

55 -11- 3026-3400 clubedobarman@pernod-ricard.com

CONTATo

Equipe Clube do Barman

:26

:31

:38

:39

A Revista Clube do Barman uma publicao da Pernod Ricard Brasil. Avenida das Naes Unidas, 4777 9 e 12 andares - CEP 05477-000 So Paulo - SP - Brasil Todos os direitos de edio reservados Cafeteria Marketing Editorial, Rua Capote Valente, 655 -1o andar. CEP 05409-000 - So Paulo - SP - Brasil Os textos publicados na revista Clube do Barman so de exclusiva responsabilidade de seus autores e no reetem necessariamente a opinio da Direo. Proibida a reproduo de qualquer forma ou por quaisquer meios sem autorizao expressa de ambas empresas responsveis.

ICIPE PART Clube da revistamAn! , es do bar sugest e Envie dicas ! comentrios

clube do barman

clube do barman

capa

capa

CHEIA DE
Salvador tem hoje,uma barwoman de dar inveja. Em comemorao ao dia da Mulher, Maria Bento mostra toda a sua sensibilidade dentro e fora dos balces

Guerreira. Assim define-se Maria Bento, baiana de corao e barwoman h 16 anos. Apaixonada pelo seu trabalho, traz nos olhos o brilho de sua garra. Preocupada com o desenvolvimento de quem est sua volta, resolve as situaes sem esconder o jogo, com sinceridade e muita disposio. E, para quem a conhece, podemos acrescentar mais ingredientes nessa mistura: alegria contagiante na sua simplicidade de lidar com as pessoas e muita personalidade na hora de servir seus clientes. Maria Bento ainda afirma: ser mulher causa curiosidade no bar. Sempre querem saber mais sobre os drinks. PERFIL
Nasceu no sul do Cear na carroceria de uma pick-up, em uma maravilhosa manh de domingo. casada com Thiago Aguiar, grande incentivador e apoiador do seu trabalho. Sem filhos, divide o tempo entre as coqueteleiras, a sua famlia e os amigos. H quatro anos, trabalha como consultora em bebidas para bares e restaurantes de Salvador, onde vrias casas tm cardpios elaborados por ela. Ganhadora de prmios, planeja cursar Gastronomia para saber aproveitar, cada vez mais, diferentes ingredientes em seus coquetis.

>>

clube do barman

clube do barman

Fotos: Diego Kuffer/ Tratamento de imagem: Paula Korosue

GRAA

CB: Como tudo comeou e, hoje, onde podemos encontrar o seu trabalho? MARIA BENTO: Fiz um curso de Hotelaria no Senac Salvador e a paixo pelas atividades de bar aconteceu logo de incio. Decidi me dedicar rea e fui em frente! Minha primeira experincia profissional foi no restaurante Marquesa do Pel. Hoje, trabalho com a formao e o treinamento da nova gerao de bartenders da Regio Metropolitana de Salvador e me divido entre os bares do restaurante A Porteira, do Bahia Express - Itaigara e do Franco Caf Lounge, no bairro do Rio Vermelho.

CB: Como foi o caminho at as conquistas atuais? MARIA BENTO: Aps o trmino do curso, trabalhei em dois hotis e em uma cachaaria, onde aprendi bastante manipulando cerca de 180 rtulos que o estabelecimento dispunha. Em seguida, cumim (auxiliar direto do garom) em um dos mais conhecidos bistrs franceses de Salvador, o Bernard Prestige. Nessa casa eu tive a oportunidade de crescer e de desenvolver minhas aptides, chegando coordenao. Ainda fiquei por um ano em um dos melhores buffets de Aracaju (SE), o Ginaldos. Retornando Bahia, iniciei minha atividade de formao de equipes de bar. Uma jornada difcil, porm gratificante. CB: Sabemos que uma profissional bastante premiada. Quais foram suas vitrias nesse perodo? MARIA BENTO Sou Bi Campe Sergipana de Coquetelaria, representando Sergipe em So Paulo e Curitiba. Da Associao Brasileira de Bartenders, ganhei o prmio de melhor Bartender do Ano de 2011, alm disso, conquistei dois campeonatos baianos. Porm,

05

capa

o Toda descontra e de Maria Bento, qu brinca com uma inria coqueteleira imag

o mais importante e gratificante foi o ABSOLUT Creative Drinks, realizado pela Pernod Ricard Brasil. Esse, com certeza, foi um divisor de guas para mim. Com a vitria, fui Sucia para conhecer o processo de fabricao de ABSOLUT VODKA, uma maravilhosa e inesquecvel experincia, onde estive com pessoas que contribuem para o nosso aprendizado como bartender.

FAVORITOS
Acima, esq., os preferidos de Maria Bento. Abaixo, especiarias, que no podem faltar no bar e Bloody Mary, drink favorito da bartender.

uMa bebida Bloody Mary. Uma perfeita harmonizao dos insumos com a vodka. um bar Caf do Forte Marina. Excelente comida, maravilhosos drinks e tima msica. Alm de ser o lugar no qual ganhei o prmio ABSOLUT Creative Drinks. No podia ser mais especial! uma balada Franco Caf. Tem como caracterstica uma carta de bebidas enxuta e muito boa e a msica excelente. uma LUGAR Praia de Jau. onde encontro guas tranquilas para relaxar com a famlia e brincar com minha sobrinha. UMA MSICA You Make me Feel Brand New, do Simply Red. Marcou o incio do relacionamento com meu marido Thiago Aguiar. UM LIVRO Cocktails e Tcnicas de Bar, de Joaquim Sabino. Aprendi muito com ele quando no tinha como estudar. Era meu livro de cabeceira. UM FILME Procura da Felicidade. Mostra a vida tendo o seu destino traado e uma pessoa perseverante que nunca desiste de lutar. Sinto uma identificao do comeo ao fim do filme. um sonho Que a coquetelaria baiana seja reconhecida no cenrio nacional e internacional, para que as prximas geraes de bartenders tenham referncias e lutem por melhorias na profisso.
ciarias, para perfeitas combinaes.
07
Fotos: Diego Kuffer/ Tratamento de imagem: Paula Korosue/ Divulgao/Reproduo

06

CB: Ser mulher frente de balces pode ser uma experincia diferente? Isso dificultou o seu trabalho ou positivo atividade? MARIA BENTO: Infelizmente o preconceito existe e, claro, j ouvi a famosa piada: lugar de mulher pilotando fogo. Mas isso no me desmotiva. Ao contrrio, me d foras para continuar a mostrar o meu potencial. Hoje, percebo que isso pode ser usado a favor, pois desperta curiosidade nos clientes. Alguns at sentem-se mais vontade e perguntam sobre as bebidas.
ajuda na criao de um drink? MARIA BENTO : Penso muito no que a terra pode nos oferecer de melhor neste pas vasto e com uma flora to diversificada. Junto tudo isso ao clima da regio e pronto, vou ao laboratrio. Alm disso, sempre estou disposta a aprender com as crticas e ouvir sugestes. Preocupo-me em entender e atender s expectativas dos clientes. desastre, no que diz respeito ao desenvolvimento de coquetis ? MARIA BENTO: O Exotic ABSOLUT, que me rendeu a viagem Sucia, com certeza, foi a criao mais importante.
clube do barman

J a histria mais engraada foi um drink desenvolvido para um campeonato. Usei na decorao uma flor de nabo, porm a minha apresentao foi a ltima. Resultado: ningum suportava o odor que exalava do arranjo que criei. Frustrao total (risos).

CB: Quanto a sensibilidade feminina

CB: Salvador a cidade da alegria, do carnaval, do Pelourinho e de belssimas praias. Qual dica bem particular para quem quiser conhecer esse lugar que voc adotou como seu? MARIA BENTO: Almoar no restaurante Boca de Galinha. Ele fica no subrbio da cidade, mas reduto de gente bacana de toda a capital baiana por sua maravilhosa comida. Aps o almoo, a dica pegar uma lancha, atravessar para o bairro do Ribeira e tomar um maravilhoso sorvete de Biribiri ou Mangaba (frutas tpicas da regio) na Sorveteria da Ribeira. Tambm, claro, vale conhecer as casas que eu atendo.
Maria Bento.

CB: Cite uma inspirao para quem CB: Qual a sua maior criao e um est comeando na rea, segundo
vontade e determinao essencial. As batalhas viro e a vitria ser fruto do seu desempenho e de sua dedicao.
clube do barman

MARIA BENTO: Ter muita fora de

no pode faltar na mesa do bar Ervas e espeUMA DICA Jamais oferea um drink sem um sorriso.>>

: TRS DRINKS ELEITOS POR MARIA BENTO

capa

capa

FRESCO E ENERGTICO

VERO 2012

PODEROSO

DIRETO DE SALVADOR

EXTRAVAGNCIA

TEMPERO CERTO

08

09

- 40 ml de vodka ABSOLUT BERRI AA - 15 ml de vinho do Porto seco - 6 jabuticabas - 2 folhas de capim-santo - 20 ml xarope de banana

- 40 ml de Gin Beefeater - 15 ml de triple sec - 4 folhas de jambo - 100 ml de gua-de-coco verde batido com a polpa - 2 colheres de acar de pimenta - 1 pimenta para decorar
Em um copo long drink, coloque as folhas do jambo j com as fibras quebradas. Adicione bastante gelo e acrescente os outros ingredientes, misturando em seguida. Decore com uma pimenta.

- 40 ml de rum Havana Club Aejo 3 aos - 30 ml de sumo de melo cantaloupe - 5 folhas de coentro - 20 ml de vermute seco - 15 ml de licor de pssego

Em uma coqueteleira, macere as jabuticabas com o capim-santo. Em seguida, acrescente a vodka, o xarope de banana, o gelo e bata vigorosamente. Coe para uma taa martini e decore com folhas de capim-santo e uma jabuticaba na borda.

Em uma coqueteleira, acrescente todos os ingredientes e gelo em grande quantidade. Bata vigorosamente e coe para uma taa martini, retirando as folhas do coentro. Decore com uma fatia do melo.

Fotos: Diego Kuffer

clube do barman

clube do barman

internews

internews

HISTRIA
Entrar no bar australiano 1806 fazer uma deliciosa viagem no tempo, carregada de muitas memrias sobre a arte de preparar drinks

Decorao confortvel
Tantas opes de drinks sugerem uma noite longa de conversas, reencontros, paquera e muito mais. Para isso, o 1806 oferece um ambiente aconchegante e ao mesmo tempo descolado. O salo pode parecer acanhado, mas o uso inteligente de painis de madeira e veludo vermelho lhe d charme. As paredes so revestidas com armrios de casas antigas, onde ficam expostas as centenas de bebidas disponveis e outros objetos relacionados. Com servio de mesa, o bar dispe de poltronas e sofs para receber desde casais apaixonados, at grupos de pessoas, de forma confortvel. Com excelente equipe de garons, o servio de alta qualidade. Conta com menu sofisticado de lanches e de pores, para complementar a seleo de bebidas. Uma imperdvel experincia cinco estrelas.

10

A palavra cocktail o principal personagem desta biografia, pois deu origem ao nome-conceito do bar. 1806 o ano em que o termo surgiu para identificar a bebida alcolica preparada com a mistura de ingredientes. Desde ento, um longo caminho foi percorrido no que diz respeito destilao, evoluindo para o fascnio de produzir cocktails exticos, com combinaes sedutoras, decoraes modernas e um servio de qualidade. O mais impressionante e o que se orgulha o 1806 sua extensa carta de drinks, estabelecida de forma cronolgica ao longo dos ltimos 200 anos. O menu uma compilao das melhores e mais populares bebidas de cada dcada, fruto de intensa pesquisa produzida pela proprietria, Lisa Kelly, e seus premiados bartenders, Andy Wren e Nick Reed. O nico inconveniente de tal seleo a forma intimidadora que o consumidor pode reagir ao cardpio, sem saber por onde comear. No entanto, a equipe do 1806 est preparada para guiar qualquer um que queira embarcar nessa saborosa viagem. Quer experimentar um Bittered Sling original, drink a base de conhaque escolhido pelos sofisticados homens de negcios em 1806? Ou prefere algo mais recente, um Martini de 1916, consumido com ingredientes a sua escolha, vodka ou gim e um dash maior do que o normal de vermute? Independente da escolha, a proposta fazer cada cliente provar o que seus antepassados podem ter bebido.

11

Drink de 1906, poca em que os irmos Wright andaram no primeiro avio. Mistura de Beefeater, suco de laranja e vermute, decorado com um twist da casca de laranja.
169 Exhibition Street Melbourne 3000 Tel. (03) 9663-7722
Fotos: Divulgao

BRONX

Servio:

clube do barman

clube do barman

lado a/ladob

sirva-se de

Com suavidade e muito frescor. A versatilidade dessa vodka em duas inspiradoras verses: Lemonade Fizz e French Martini

ABSOLUT

12

clube do barman

clube do barman

Fotos: Diego Kuffer. Modelo: Luiza Avelino

O sabor encorpado e a leveza de ABSOLUT V O D K A tornam qualquer drink ideal para diversas ocasies. Tanto para o dia como para a noite, desvende as possibilidades que a bebida oferece, combinando-a de maneira criativa aos mais variados ingredientes. Durante o dia, o Lado A serve elegncia e praticidade. Vai fazer uma festa com as amigas em casa? Enquanto prepara um peixe ou crustceos, sirva o Lemonade Fizz com 50 ml de ABSOLUT VODKA, 25 ml de suco de lima-da-prsia, 20 ml de suco de limo-siciliano, 50 ml de gua com gs e 1 colher de acar. Num copo long drink, coloque gelo, a dose de ABSOLUT e os sucos. Complete com gua com

B
gs e decore com um twist de limo. O insumo ctrico com o gasoso, combinado a um destilado neutro faz parte do grupo de bebidas conhecidas como Fizz, drinks suaves e fceis de consumir. Recebeu um convite para jantar? Nessa hora, a escolha da bebida pode fazer a ocasio. O Lado B sofisticado, atraente e agrada a paladares femininos pela doura do licor de amoras pretas, que harmoniza perfeitamente com a vodka. Prepare o French Martini com 50 ml de ABSOLUT VODKA, 20 ml de licor de amoraspretas, 50 ml de suco de abacaxi e 10 ml de suco de limo. Na coqueteleira, adicione todos os ingredientes, bastante gelo e bata vigorosamente. Coe com uma peneira fina para uma taa martini previamente resfriada e decore com uma amora na borda do copo. Caso no esteja em poca de amoras, utilize outras frutas que combinem com a decorao. Para isso elas devem ter a mesma colorao avermelhada, como framboesas e cerejas, que complementam o visual. O drink ideal para o vero e pode ser servido em uma festa ou jantar. Para surpreender!

FEMININA
INGREDIENTES - 2 colheres de polpa de maracuj - 1 colher de acar - 50 ml de whisky Chivas - Gelo
Modo de Preparo: Numa coqueteleira, colocar o maracuj, o acar, a dose de Chivas e adicionar bastante gelo. Bater e servir em copo baixo. Decorar com uma fatia da fruta.

sofisticao

menu

menu

INGREDIENTES - 45 ml de ABSOLUT PEARS - 100 ml de suco de ma - pera - 20 ml de xarope de acar - 1 ramo de alecrim
Modo de Preparo: Em uma coqueteleira, macere a pera com a ponta do alecrim. Adicione o xarope de acar, o suco de ma e a ABSOLUT PEARS. Bata vigorosamente e coe para um copo long drink com gelo.

Misha Ara jo Braslia - D F

ABSOLUT ROSEMARY

zerra Carol Be - SP lo u So Pa

MY PASSION
14

15

INGREDIENTES - 50 ml de whiskey Jim Beam - 25 ml de triple sec - 1 rodela de abacaxi - 1 fruta-do-conde INGREDIENTES - 50 ml de Orloff - 1 e 1/2 ameixa-japonesa - 15 ml de mel - 1 dash de limo-siciliano - 10 ml de clara de ovo
Modo de preparo: Em uma coqueteleira, macere a ameixa com o mel. Adicione o dash de limo, a dose de Orloff, o gelo e bata vigorosamente. Faa dupla coagem para um copo on the rocks com gelo novo. Modo de Preparo: Em uma coqueteleira, macere o abacaxi e a frutado-conde. Adicione o triple sec, o Jim Beam, o gelo e bata vigorosamente. Coe em uma peneira fina para uma taa martini resfriada.

Martins Luciula RJ aneiro Rio de J

Camila Mir anda Belo Horizo nte - BH

TROPICAL MARTINI

ORLOFF PLUM

clube do barman

clube do barman

Fotos: Diego Kuffer/Divulgao

! ICIPE PART e-mail um Envie o ttulo com coM SUA U, ! MEN E RECEITA FOTO

night

O whiskey Jameson foi o grande anfitrio da Mostra

Ronaldo Fraga recebeu as Polaroides de Paulo Vainer

clube do barman

Fotos: Diego Kuffer

clube do barman Walter Firmo se diverte com sua obra favorita Decontrao na exposio de Walter Firmo

PARABNS SO PAULO
16

QUA

25 . 01
clube do barman

do whiskey a eventos de arte e cultura como esse, vincula-se ao pblico que consome a bebida. Segundo Nadia Laut, gerente da marca no Brasil, um estudo irlands analisou o perfil do consumidor desse produto, em diversas cidades do mundo. Em So Paulo, o bairro da Vila Madalena foi citado como reduto de pessoas com caractersticas semelhantes s listadas na pesquisa. So indivduos que procuram experincias diversificadas, ousadas e que quebrem paradigmas. Verificou-se que a fotografia um dos centros de interesse, assim como o cinema independente e a msica. Mundialmente, Jameson apoia manifestaes desse tipo, conclui. Como parte integrante das comemoraes de aniversrio de So Paulo (25/1), foi realizada a Jameson Mostra SP de Fotografia. Pelo terceiro ano consecutivo, o evento aconteceu nos estabelecimentos do bairro da Vila Madalena e, nesta edio, apresentou 30 exposies simultneas, com produes de Fernando Costa Netto, Armando Prado, Alexandre Belm, Monica Maia e curadoria de Eder Chiodetto. As galerias, lojas, bares, restaurantes e espaos culturais foram ocupados com obras de renomados fotgrafos, como Carlos Dadoorian, Daniel Kfouri, Felipe Morozini, , Jos Bassit, Lufe Gomes, Mrcio Tvora, Paulo Vainer, Roberto Wagner, Vnia Toledo e muitos outros. Jameson ainda realizou uma exposio customizada no restaurante Lencio, onde os fotgrafos deram sua viso sobre a marca. O patrocnio #InstaSampa_Jameson

17

A marca de whiskey tambm participou do concurso cultural on line promovido pela Mostra SP de Fotografia e encerrado em 19 de fevereiro passado. Internautas de todo o Brasil compartilharam, no aplicativo Instagram, fotos da cidade com a hashtag #InstaSampa_Jameson. O vencedor ganhar uma viagem para Nova York, com acompanhante, para conhecer principalmente o bairro do Brooklin, onde o movimento de Jameson nasceu nos bares.

night

em foco

Em FLORIPA, no Bar Original So Jos, muita energia e a participao coletiva na simulao do campeonato de drinks

FICTCIOS
Em diversas cidades James e Lelo incentivaram os integrantes do Clube do Barman a desenvolver seu talento para os campeonatos da profisso. Confira!

TORNEIOS

em foco

18

A interao marcou o encontro de James com os profissionais de CAMPINAS

Fotos: Fabio Manoel Osrio

clube do barman

clube do barman

Fotos: Leandro Hercoton

22

em foco

em foco

No RECIFE, o futebol uniu descontrao e talento

Futebol e churrasco foram os temas do movimentado encontro do High Soccer na cidade de SO PAULO

O RIO DE JANEIRO foi o cenrio da entrega de brindes


Fotos: Patrcia Morgado/ Rio de Janeiro, Fabio Galvo/ Recife

Fotos: Diego Kuffer

clube do barman

clube do barman

em foco

em foco

Em PORTO ALEGRE, muita animao no Bar Nova York 72


22

Fotos: Christian Hiller/ Porto Alegre, Marcelo Bilhar/ Fortaleza

James levou deliciosos coquetis a FORTALEZA

A Mambo Drinkeria, em BH, foi o palco da festa do Clube do Barman comandada pelo mixologista Lelo

Fotos: Victor Lupinez

clube do barman

clube do barman

negcios

negcios

OUSADO
Fred Barreto o empresrio inovador e criativo cujos empreendimentos levam boa gastronomia e diverso a um dos bairros mais nobres de Salvador

24

25

A CADA LANAMENTO, uma ideia ainda mais criativa atormenta o empresrio Fred Barreto, proprietrio de bares e restaurantes em um dos pontos mais nobres de Salvador, a Bahia Marina. O empreendedor tem nsia de investir em diverso e entretenimento para residentes e turistas, que cobiam sofisticao nas desejadas praias baianas. Experiente na rea de entretenimento, ele sabe que fundamental excelncia no servio e na qualidade dos produtos alm, claro, de boa coordenao administrativa para satisfazer as expectativas do cliente, garantindo a sua fidelidade. Veja o que pensa Fred Barreto e como ele enxerga o momento atual do mercado. CB: Quais os estabelecimentos que voc est frente, na capital baiana? FB: Tenho quatro casas, todas na Bahia Marina, um dos meus lugares preferidos e o mais charmoso da cidade. O bar Acqua Caf est debruado sobre a Baa de Todos os
clube do barman

Santos e j foi ganhador de prmios, como melhor happy hour do estado. J a Mercearia Todos os Santos o estabelecimento do momento. Inaugurado h cinco meses, tem um cardpio sofisticado e bem elaborado, atraindo um pblico diversificado. O Oui Restaurant um bistr no estilo francs, com projeto assinado pelo renomado arquiteto David Bastos. referncia de boa comida, com cozinha comandada pelo chef Severino Silva, profissional premiado, citado em revistas e guias de gastronomia, alm de ter passado por importantes casas brasileiras de culinria francesa. E, por ltimo, o restaurante Lafayette, melhor lugar para comer frutos do mar, na cidade.

CB: De que maneira voc saiu da rea de entretenimento e investiu na gastronomia? FB: De certa maneira, as duas reas esto interligadas. Trabalhei com vrios eventos vinculados ao estilo Ax Music, pelo Brasil. Conheci bastante gente, fiz muitos contatos e, no meio do caminho, surgiu a oportunidade de abrir a primeira casa. A partir da, percebi o quanto me interessava pelo negcio e me afastei dos shows para me dedicar, totalmente, aos restaurantes e bares. CB: Como est posicionado o mercado de bares e restaurantes em Salvador? FB: O segmento de entretenimento vem crescendo de forma geomtrica
clube do barman

em todo o Brasil. Com o aumento do poder aquisitivo da populao, as pessoas passam a consumir cada vez mais. Em Salvador, ns temos observado que, nos ltimos anos, surgiram excelentes opes de lazer. O pblico est conhecendo essa diversidade e isso nos torna referncia, garantindo competitividade com as demais regies do pas.

CB: Como so gerenciadas as equipes de bartenders dos seus restaurantes? Como as treina? FB: Como tenho uma equipe numerosa, procuro realizar atividades de reciclagem profissional com a brigada, alm dos treinamentos que os parceiros, como a Pernod Ricard, oferecem aos nossos colaboradores.

.
Fotos: Divulgao

no balde

no balde

RETR!

POP-UP

Observando uma tendncia atual, a Gift Express apresenta a garrafa trmica retr. Feita de alumnio e com fechamento por presso, dispe de tampa em formato de copo.
(www.giftexpress.com.br, R$ 46)

De inox e com design moderno, o abridor de garrafas Pop-up, lanado pela Alessi, tem formato inovador, uma caracterstica da marca. Leve e funcional, timo pois agiliza o trabalho.
(www.benedixt.com.br, R$ 213)

borda impecvel Para facilitar o manuseio de alimentos, a Kitchen Craft disponibiliza facas de inox, com revestimento colorido e antiaderente, o que impede o acmulo de resduos.
(www.giftexpress.com.br - R$ 44)

26

PINK Dois prticos e indispensveis itens para o seu bar, da Rosa Choc. O charmoso abridor de garrafas leve e fcil de manusear e o kit com 100 canudos, acondicionados de modo divertido, para decorar com originalidade os seus drinks. Ambos so da loja Monky.
(www.monky.com.br, R$ 11,50 e R$ 15,50)

ENCANTADOR Completamente diferente dos decantadores tradicionais, esse feito em cristal mexicano, fino e delicado. Com cores vibrantes, d requinte ao bar. Capacidade para 630 ml.
(www.benedixt.com.br, R$ 471)

27

SACA-ROLHAS
O saca-rolhas de metal mistura bom gosto, modernidade e funcionalidade. Seu formato diferenciado sugere um ambiente descontrado. (www.rojemac.com.br - R$ 276)

borda impecvel Com vidro resistente e fundo emborrachado, as tbuas multifuncionais da Joseph Joseph tm superfcie higinica, pois no retm odor de alimentos. Disponveis em diversas estampas modernas e coloridas.
(www.monku.com.br, R$ 102,42)
Fotos: Divulgao/sxc.hu

clube do barman

clube do barman

INFUSES de vodka - parte 2


Seguimos em nossa incurso ao mundo das infuses. Confira aqui uma deliciosa receita da bebida

mundo afora

Ados VIAGEM 100 drinks - final


gista da Mixolos i: t r o F il Lelo icard Bra Pernod R

boteco do lelo

O resgate dos valores familiares marcou o fim da viagem de Lelo

enda m o c s se re No de fruta m e o o us lizadas e u a t cris porq doces s e s o infu o muit s elas

James Gu imar s: M da Perno ix d Ricare d Brasilologista

Na edio passada, dissertamos sobre as infuses com vodka, uma tradio milenar em todo o mundo. Segue mais uma dica de ingredientes.
28

OL PESSOAL,

RECEITAS DE INFUSES - 10 A 14 DIAS

Ma, uva passa e canela


INGREDIENTES

Frutas secas Frutas secas so as vencedoras quando se trata de adicionar sabor vodka. Ma, pera, pssego, nectarina, figo e damasco so algumas dessas. No recomendvel a utilizao de frutas cristalizadas pois tm muito acar e o doce se sobrepe, deixando a bebida enjoativa.

1 garrafa de ABSOLUT VODKA 6 rodelas de ma seca 250g de uvas passas 1 basto de canela 100 ml de xarope de acar Colocar as mas, as uvas e a canela em recipiente adequado (ex.: garrafa de 2 litros, com bocal largo, para facilitar a colocao dos ingredientes) adicionar ABSOLUT VODKA, misturar bem e tampar. importante provar todos os dias at que se obtenha o sabor desejado. Espero que gostem e explorem essa dica, criando outras opes de sabores. Obrigado. At a prxima!
MODO DE PREPARO

MILO FOI inesquecvel, da beleza gtica da catedral da Praa Duomo aos drinks da noite milanesa. Tudo me lembrou as conversas com meus pais e, principalmente, avs italianos. A fartura na mesa sinnimo de prosperidade e a refeio, um ritual sagrado. O italiano no come sozinho. Quanto mais pessoas juntas, melhor. Celulares no chegam nem perto da mesa. Essa hora nica e atender ao telefone seria o mesmo que estar no sambdromo e odiar samba. Tudo cuidadosamente pensado. E no estou me referindo a um jantar de gala e, sim, a um simples almoo ou at mesmo um lanche. Comer de p, com uma lata de refrigerante na mo, nem pensar. uma afronta. Desde a infncia, nos saudosos almoos no interior do Rio Grande do Sul, aprendi a valorizar esse momento e, agora, mais ainda. Parece loucura, mas a comida e a bebida tm outro gosto quando apreciadas com calma, em ambiente silencioso. A passagem pela Itlia resgatou meus valores familiares, especialmente os prazeres pela boa mesa.
MUNDO DA DIVERSO Barcelona foi meu prximo destino e a capital catal me mostrou o mundo noturno do entretenimento e da diverso. Boates, tabernas, clubs, bares, restaurantes e teatros concentram-se

em um lugar: La Rambla, onde quase tudo acontece nas 24 horas de um dia. H cervejas de todos os tipos, destilados incrveis, como o da Nova Zelndia, feito base de bambu. Tem at vinho de Pernambuco e cachaa do Piau. Encontrei e degustei de tudo durante cinco memorveis dias. Conheci pessoas das mais diferentes etnias, (at uma mulher de burca, do Afeganisto). Foi uma experincia incrvel. nica. Depois, a bordo de um trem fui para Madri e foi sensacional. A Praa Puerta del Sol onde tudo acontece. Apesar da confuso, adorei o sistema de pediupagou, sem comanda. Barman atende, serve, faz e cobra. Tudo junto, rpido. A cultura da gorjeta muito valorizada na Europa e na capital espanhola bem forte. Se pedir drinks e no deixar uns trocados, pode ter certeza que ser mal atendido na prxima vez. LISBOA E CINTRA Antes de retornar ao Brasil ainda apreciei e me diverti muito a bordo do trem da madrugada, que mantm os 200 km por hora durante toda a noite (12 horas), entre Madri e Lisboa. divertido o vago-balada, que funciona at s 4 horas da madrugada, servindo comidas e bebidas. Em Portugal, tambm conheci Cintra - quis entender e ver onde nosso pas realmente comeou. O bairro Alto a pedida para os bomios, mas me decepcionei um pouco, pois inexiste uma cultura local. A grande maioria dos bares tem brasileiros no comando do som. So bandas que tocam do samba ao rock. Dos drinks, o que mais bomba o Mojito de Havana Club. Para 2012 prometo novas aventuras por outras terras estrangeiras.

29

Fotos: Diego Kuffer/ scx.hu

Fotos: Diego Kuffer

clube do barman

clube do barman

acontece

A vodka sueca fez parceria com o diretor criativo Oskar Metsavaht para desenvolver a arte da edio limitada ABSOLUT RIO. Ele se inspirou no lifestyle carioca para homenagear a Cidade Maravilhosa. Assim, o rtulo tem elementos emblemticos do Rio de Janeiro, como os coqueiros da orla de Ipanema e o Morro Dois Irmos. Essa a primeira vez que a bebida premium cria um ttulo inspirado no Brasil, tornando-se o primeiro pas da Amrica Latina a ter uma garrafa exclusiva. Esse trabalho levou mais de um ano para ser concludo e est disponvel nos pontos de vendas de todo o pas, a R$ 85. uma mistura excepcional da bebida com frutas bem brasileiras: laranja, manga e maracuj. Foi muito interessante eleger um cone do mundo e poder subvert-lo. Essa edio homenageia e revela a cidade que escolhi, admiro e reverencio. onde moro, diz Oskar Metsavaht. O lanamento oficial da garrafa, em 13/01, foi destaque na capital carioca, com nfase projeo de vdeo tridimensional nas guas da Lagoa Rodrigo de Freitas. Foi organizado pela Pernod Ricard Brasil e contou com a presena de Bryan Fry, presidente da empresa. Entre outras personalidades que tambm prestigiaram o evento estavam o Secretrio de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Antonio Pedro Mello, e os atores Rodrigo Santoro, Carolina Ferraz, Ricardo Pereira, Wolf Maia e Marcelo Serrado.

ABSOLUT RIO

festa

31

BALLANTINES SPEAKER
BEBA COM MODERAO.

MSICa

Depois da edio Equalizer e do projeto Ballantines Beat Club, a marca de whisky continua a investir no terreno da msica eletrnica e lana a edio limitada Ballantines Speaker. Com identidade visual moderna, explora o tom azul - seu cone em todo o rtulo da garrafa e traz a ilustrao de um alto-falante no lugar do braso da destilaria. Em embalagem de 700 ml, o produto est disponvel no site das Lojas Americanas para todo o Brasil; nas praas do Recife e Salvador, na Rede BomPreo; e, em So Paulo, em delicatessens, com o preo sugerido de R$ 49,90. Para comunicar o lanamento em bares das capitais onde vendido, a partir de maro, uma ao promocional exclusiva oferecer, a todos que comprarem a garrafa da edio limitada, caixas de som personalizadas para IPad.

Fotos: Divulgao

clube do barman

clube do barman

acontece

MIXING
Precisa se reciclar e criar drinks novos para o bar? Quer impressionar os clientes e amigos com coquetis exclusivos? Seja para se profissionalizar ou como diverso, a escola carioca Mixing: Bar Is Cool, dos habilidosos bartenders Alex Miranda e Rafael Pizanti, em parceria com a Pernod Ricard Brasil, oferece cursos com propostas inovadoras. Alm de ter o objetivo de ser referncia do setor no pas, a instituio tem como desafio colocar a mixologia brasileira em lugar de destaque no cenrio internacional. Est alinhada com as tendncias mundiais de coquetelaria e equilibra com perfeio todos os ingredientes e tcnicas. Inaugurada h cerca de trs meses no Largo do Machado, vila cultural com atelis de pintura no Rio de Janeiro, as atividades j esto em pleno vapor. Com turmas de at seis profissionais e curiosos , as aulas so ministradas conforme a necessidade de mercado, abrangendo: histria da mixologia, atendimento, servios, elemento humano, diversidade das bebidas, materiais de bar, tcnicas, tendncias e outros assuntos relacionados. A ideia foi criar um espao para reunir os colegas, fazer experincias, beber drinks e passar a vivncia adquirida ao longo dos anos. A aceitao est superando as expectativas, pois impressionante a demanda por profissionais qualificados no mercado e essa procura tende a crescer, com os eventos esportivos que o Brasil ir sediar nos prximos anos, afirma Miranda. A escola est com inscries abertas. Informaes pelo telefone (21) 2225-7555 ou pelo e-mail contato@mixingbartenders.com.br.

bar is cool

BALCO
VARIEDADES GASTRONOMIA VIAGENS

FORA DO

32

33

AUTOBIOGRAFIA
Ti conta suas inspiraes para produzir um trabalho quase que confessional

Marilyn Monroe, romance e um drink especial

DIVA NAS TELAS

Daniela Barreira, chef do Coco Bambu, cria receita de camaro flambado com ORLOFF

SABOR AGRIDOCE

Fotos: Divulgao

Fotos: Divulgao

clube do barman

clube do barman

fora do balco/

cultura

fora do balco/

cultura

CONFISSES

DE TI
Herdeira da veia artstica de sua famlia e agraciada com o apoio de Toquinho, Ti desponta na MPB

Ti: reve lao a e me a nossa m fetuosd sica a

34

Ela tem nome de pssaro, uma espcie brasileira de plumagem avermelhada, cor de sangue, e conhecida pelo belssimo canto. Assim, a cantora Ti no poderia ter destino diferente e, logo cedo, tratou de seguir seu caminho. como diz em uma de suas canes: passarinho se no bate a asa logo pia. Neta de Vida Alves, atriz que protagonizou o primeiro beijo da TV brasileira, Ti foi modelo, estudou Relaes Pblicas, teve um caf/brech em So Paulo e estudou canto em Nova York. No acreditava que poderia viver da msica. Mas foi essa caminhada que, um dia, levou-a ao seu inevitvel destino. O cantor Toquinho foi almoar no seu restaurante e soube de sua veia artstica. Pegou o violo e pediu para tocarem juntos. Depois disso, ela prometeu a si mesma que nunca mais faria nada se no fosse com msica. Seu primeiro disco, o Sweet Jardim (2008), foi uma produo independente, intimista, autobiogrfico e at um pouco melanclico. Inspirou-se nas coisas simples do dia a dia, desde o cheiro do charuto do vizinho, at uma planta bonita na calada. Ti, por quatro meses, ficou sozinha, compondo no jardim da sua sala de estar, recriando sua trajetria com muita doura. O trabalho, inesperadamente para ela, teve grande sucesso, angariou fs, multiplicou shows, foi indicado a prmios e figurou na lista dos 50 discos que formaram a identidade musical brasileira dos anos 2000, publicada no jornal A Folha de S.Paulo.

A Me, A cantora, A mulher


Enquanto dava entrevista, Ti se preparava para um compromisso de trabalho. Sem bab, arrumava Liz para acompanh-la, chamava o txi, se preocupava em ficar apresentvel e no chegar atrasada. exatamente assim: a gente faz uma entrevista escovando os dentes, batendo roupa na mquina e pedindo para a filha no chorar, conta. Mas, segundo ela, a pequena uma super companheira de shows, reunies e gravaes e j faz parte da equipe. Ela adora e est completamente inserida. No camarim, Ti no dispensa uvas, mas no tem frescuras. Sua preocupao maior com a concentrao, j que se diz distrada e esquecendo letras mais do que gostaria. Faz aquecimento vocal e exerccios para os braos, devido a uma tendinite que a fez ficar sem tocar por um tempo. De resto, s animao com a banda em um clima bem amistoso. Alguns rituais podem ser adquiridos ao longo do tempo. Por enquanto s preciso me acalmar, seja sozinha ou com toda a banda, e sentir aquela adrenalina saudvel antes de subir no palco. Para comemorar o sucesso das apresentaes, ela enftica: Bebo pouco, mas adoro festejar com whisky Ballantines em boa companhia. Sempre com moderao, conclui. Quer saber mais sobre o seu trabalho? Acesse www.tiemusica.com e divirta-se.

35

Com o alvoroo da mdia, a artista foi contratada pela gravadora Warner, o que culminou na produo do seu segundo disco: A Coruja e o Corao (2010). Um trabalho com tintas mais coloridas, de grande amadurecimento pessoal, pesquisas intensas e muito amor, inspirado pelo nascimento de sua filha Liz, de dois anos. A coruja a representao da maternidade. E o corao, declarando o sentimento nico da me pela filha. Esse o jeito que sei compor, contando minha rotina, minhas prprias histrias.

clube do barman

clube do barman

Fotos: Divulgao/ Reproduo

clube do barman

clube do barman

fora do balco /

cinedrink

MTICA
Dream of Monroe
INGREDIENTES - 50 ml de Havana Club - 75 ml de suco de morango - 35 ml de leite de coco - 5 ml de xarope de rom
Modo de Preparo: Em uma coqueteleira, coloque suco de morango natural adoado, em seguida, adicione o leitede-coco e o rum Havana Club. Bata com bastante gelo. Sirva em um copo long drink e finalize com um toque de xarope de rom.

AGRIDOCE
mar do cerrado
Braslia no tem praia, mas onde encontramos uma das unidades do conceituado Coco Bambu, especializado em frutos do mar. De origem cearense, a rede tambm est presente no Nordeste e os proprietrios, Afrnio e Daniela Barreira, planejam levar a marca So Paulo. Animada com nossa proposta de comemorar o Dia Internacional da Mulher, a chef Daniela preparou com exclusividade a receita batizada de Camaro Coco Bambu. O prato leva damasco que d um toque adocicado. O segredo flambar o camaro com a vodka Orloff, acrescentando suco de laranja, requeijo e creme de leite. Para aveludar o prato, ela o finaliza com uma pequena poro de creme de macaxeira (aipim ou mandioca-doce). um excelente acompanhamento para massas como penne e linguine.

fora do balco/

gourmet

38

39

Sexy e envolvente. Musa hollywoodiana. Para muitos, mais do que uma icnica imagem de atriz. Assim afirma o diretor de Sete Dias com Marilyn, confisso cinematogrfica que revela mais uma das diversas e extraordinrias facetas de Marilyn Monroe. No incio do vero de 1956, a estrela do cinema americano chega em terras britnicas para filmar O Prncipe Encantado. Na mesma produo, com 23 anos de idade, Colin Clark pisava pela primeira vez em um set, como assistente de direo. Recm-formado, aspirava apenas ser um diretor de cinema. Quarenta anos mais tarde, ele reuniu em um livro as experincias desses seis
Fotos: Divulgao

meses de filmagem, revelando, em seu romance, uma das mulheres mais sexy do mundo. Essa publicao ofereceu, aos diretores desse mais novo longametragem, um olhar raro e ntimo de um dos maiores mitos do sculo XX e sua histria com o jovem que chegou a entend-la melhor do que ningum. Ficou curioso? O carter forte e sexy de Marilyn sugere um encontro a dois antes de curtir o filme, acompanhado de um drink que a cara e o nome da atriz. O Dream of Monroe junta a suavidade do morango e da rom com a versatilidade do Havana Club, resultando na verdadeira magia que Marilyn causava em todos aqueles que conviviam com ela.

Fotos: Diego Kuffer

clube do barman

clube do barman

livros /fora do balco

DIVINO VINHO

MULHERES E LETRAS MAISTRS LIVROS IMPERDVEIS


ODORES E TEXTURAS De Gabrielle Hamilton, dona do restaurante Prune, em Nova York, Sangue, Ossos & Manteiga (Rocco) um romance autobiogrfico que revela a trajetria profissional da menina que se tornou uma chef renomada. R$ 39,50.

coisa nossa

BLOODY MARY
INGREDIENTES - 50 ml de ABSOLUT VODKA - 25 ml de suco de limo - 75 ml de suco de tomate - 7 gotas de molho ingls - 7 gotas de molho de pimenta -3 g de sal -1 talo de salso e pimentapreta, para decorar
Modo de Preparo Em um copo long drink, coloque o suco de limo, os molhos de pimenta e ingls. Adicione o sal e mexa com a bailarina at misturar todos os ingredientes. Acrescente o suco de tomate com bastante gelo e adicione vodka. Mexa rapidamente e decore com pimenta-preta e um pequeno talo de salso. Ocasies Para acompanhar reunies ou jantares de negcios. Comidas um drink da famlia dos nutritivos e ideal para acompanhar pratos com carnes.

40

BIOGRAFIA O ASPECTO MAIS IMPORTANTE de qual- Adele , de Chas Newkeyquer vinho que seja degustado e o objetivo
deste livro ajudar voc a sabore-lo ainda mais. Assim afirma a inglesa Jancis Robinson, uma das maiores autoridades mundiais nesse assunto e autora de Como degustar vinhos (Globo Livros). Trata-se de um curso completo para quem tem sede de sabores e informao. Consultora oficial da adega do Palcio de Buckingham, em Londres, ela a primeira enloga fora do circuito de vinicultores a receber o ttulo de Master of Wine (1984). Na obra, ela passeia pela histria dessa bebida, esclarece como fatores diversos agem sobre seu sabor e revela truques de como servi-lo e beb-lo, a fim de que os leitores consigam extrair o mximo de prazer em cada taa. Abrangente, o livro acompanhado de uma srie de exerccios prticos, nos quais a autora indica produtos especficos para degustao, encontrados com razovel facilidade. Alm disso, a mestra inventiva inclui atividades para testar o paladar, como experimentar pasta de dentes ou sorver vinho em xcara. Segundo Robinson, isso permite ao leitor distinguir um Chardonnnay de um Sauvignon Blanc. Uma obra indispensvel para os apreciadores da bebida e para os que querem aprender mais sobre ela. R$ 49,90.
Fotos: Divulgao

Burden (Leya), narra a vida da cantora inglesa de voz emocionante e personalidade sensvel. Aos 23 anos, ela j arrematou dois prmios Grammy e esteve no topo das paradas britnicas por 15 semanas. R$ 23,90.

PARA COLECIONAR Coletnea organizada pelo jornalista Jos Castello, Clarice na Cabeceira traz fragmentos de nove obras da autora, que revelam a busca, como ela dizia, pelo que est atrs de detrs do pensamento. R$ 35 .

Fotos: Diego Kuffer

clube do barman

clube do barman

clube do barman

Potrebbero piacerti anche