Sei sulla pagina 1di 3

VENTILAO FUNES DA VENTILAO Funes: Circulao de ar condicionado; Remover ar contaminado; Remover particulado slido; Promover filtragem de ar.

TIPOS DE VENTILAO (a) (b) (c) Insuflamento; Exausto; Mista.

A) Por Insuflamento: Nesse sistema um ventilador lana o ar no recinto que fica co m presso maior que o exterior. Desse modo o ar viciado retirado do ambiente por m eio de uma abertura. (1)Duto de Insuflamento; (2) Entrada de Ar Filtro; (3) Serpentina de Resfriamento e Desumidificao. B) Por Exausto: Na ventilao por exausto, um ventilador retira o ar que penetra no re cinto por meio de aberturas. H uma presso negativa no recinto em relao ao ar exterio r, por isso o ar viciado retirado. C) Mista: H ao mesmo tempo um ventilador que insufla o ar no recinto e outro que retira o ar viciado, devendo ficar em extremidades opostas para evitar o curto c ircuito de ar e melhorar a diluio. DEFINIES (a) Vazo, Q: um volume de ar que se deslocou num ambiente ou numa tubulao na unidad e de tempo; sendo V o volume medido e delta t o tempo decorrido, tem-se: Q=V/delta t (1) (b) Velocidade, v: a distancia ?s percorrida por um ponto material no intervalo de tempo delta t. v=delta s/delta t (2) (c) Taxa de renovao de ar, T: Entende-se por taxa de renovao, ou nmero de trocas de a r num ambiente, o nmero de vezes que o volume de ar desse ambiente trocado na uni dade de tempo. T=Q/V OUTRAS CLASSIFICAES (d) (e) (f) (g) (h) Ventilao Ventilao Ventilao Ventilao Ventilao natural; geral; geral para conforto trmico; geral diluidora; local exaustora.

D) Ventilao natural: A ventilao natural o movimento de ar num ambiente de trabalho, provocado por ventos externos e que pode ser controlado por meio de aberturas, c omo portas, janelas, etc. E) Ventilao geral: A ventilao geral um dos mtodos disponveis para controle de um ambi nte ocupacional. Consiste em movimentar o ar num ambiente atravs de ventiladores; tambm chamada ventilao mecnica. F) Ventilao geral para conforto trmico: O calor um dos fatores que influenciam na p

rodutividade. Muitas empresas esto investindo recursos para adequar o ambiente, p ara oferecer melhores condies e aumentar a produtividade. F.1) Conforto trmico: Conforto possui um conceito subjetivo, que depende da sensi bilidade das pessoas, grupos tnicos, situao geogrfica, aspectos climticos, etc. F.2) Sobrecarga trmica: O conceito de sobrecarga trmica parte de aspectos tcnicos b em definidos, uma vez que a natureza humana a mesma em qualquer parte do mundo. G) Ventilao geral diluidora: A ventilao geral diluidora o mtodo de insuflar ar em um ambiente ocupacional, de exaurir ar desse ambiente, ou ambos, a fim de promover uma reduo na concentrao de poluentes nocivos. Exemplo: Vamos imaginar que um auditrio mea 15 metros de largura e 10 metros de comprim ento e tenha 5 metros de altura. Nos foi solicitado um levantamento do que seria necessrio para que o ar desse ambiente fosse renovado. Por valores tabelados um auditrio dever ter de 10 20 trocas de ar por hora. O volu me de ar existente nesse auditrio de 15x10x5 = 750m. Clculos: 750 x 20 = 15.000m/hora sendo 750 o volume de ar do auditrio e 20 a quantidade de trocas de ar necessrias. Agora, 15.000 m/h 60 = 250m/min. Considerando um catlogo de exautores axiais padro, podemos indicar a instalao de 4 Exaustores de 40 cm de dimetro, trifsico, 4 polos, com vazo de 75m/min, que, mult iplicado por 4, conduz a uma vazo total de 300m/min. Se no local existir problema de rudo dever ser indicado outro exaustor com polar idade maior, pois ter menor rotao e consequentemente menor rudo. Devemos alterar par a 5 aparelhos, cuja vazo de cada um de 55m/min. Isto conduz a uma vazo total de 275 m/min. CONSIDERAES: - Exaustores e ventiladores em paredes opostas; - Nunca instalar ao lado de janelas; - Presso interna positiva; - Instalao no alto. (h) Ventilao local exaustora: A ventilao local exaustora tem como objetivo principal captar os poluentes de uma fonte (gases, vapores ou poeiras txicas) antes que os mesmos se dispersem no ar do ambiente de trabalho. Aplicaes de ventilao exaustora: Indstrias qumicas; Estaes de solda; Cabines de pintura; Foges industriais; Mquinas politrizes. Um sistema de exausto compe-se das seguintes partes: (i) Captores; (ii) Dutos de ar; (iii) Ventilador; (iv) Chamin.

COMPONENTES AUXILIARES DOS EXAUSTORES - DAMPERS de controle ou vlvulas dos sistemas de ventilao: podem ser manuais ou autom os, e so usados para controlar e ajustar a vazo do gs de trabalho e mesmo isolar el ementos do sistema de ventilao, como o caso dos dampers corta-fogo. - Filtros: aplicados para remover p, particulado slido, contaminantes e odor do es coamento de gs. - Serpentinas de aquecimento e resfriamento: utilizadas em sistemas de condicion amento de ar e refrigerao para manter o ar na temperatura de conforto ou na temper atura especificada para o processo que ocorre no ambiente condicionado. - Abafadores de rudo: aplicados para reduzir o nvel de rudo produzido pelo ventilad or. - Caixas de mistura: utilizadas para misturar correntes gasosas diversas e garan tir a especificao do gs insuflado no ambiente. - Umidificadores e desumidificadores: utilizados para controlar a umidade do ar insuflado em ambientes. Serpentinas de resfriamento so desumidificadores quando o

peram em temperaturas inferiores ao ponto de orvalho, causando a condensao da umid ade do gs ventilado sobre sua superfcie. - Caixas de volume varivel: utilizadas em sistemas de condicionamento de ar, supr em uma vazo varivel de ar condicionado ao ambiente em resposta a um sinal provenie nte de um sensor de temperatura. - Difusores: instalados na extremidade dos dutos, so os elementos responsveis por distribuir / remover adequadamente o ar dos ambientes condicionados. TIPOS DE EXAUSTORES - Exaustores axiais: geralmente instalado em fbricas, armazns, escolas, cozinhas i ndustriais. - Exaustores de telhado: ideal para locais comerciais e industriais, galpes, loja s, cabines de energia. - Exaustores centrfugos: possui baixo rudo. uma caracterstica necessria em locais co mo estdios de gravao e outros. - Exaustores elicos: O vento incide sobres as palhetas do rotor, promovendo o gir o do aparelho. Em seu interior ocorrer uma ligeira queda de presso.

Potrebbero piacerti anche