Sei sulla pagina 1di 7

RACIONALISMO CRISTO

ORIENTA EDUCA ESPIRITUALIZA

Casa-Chefe do Racionalismo Cristo Rua Jorge Rudge, 119 Vila Isabel Rio de Janeiro RJ BRASIL CEP 20550-220 Telefone: 21-2117-2100 REUNIES: 2as, 4as e 6as feiras s 20 horas ENTRADA FRANCA Atendimento ao pblico 4as, 6as feiras e sbados, das 9 s 10 horas
Visite nosso site na internet e obtenha informaes sobre o Racionalismo Cristo

http://racionalismocristao.org
Oua a Rdio A Razo, 24 horas no ar, e acompanhe a limpeza psquica

http://www.radioarazao.com.br
Veja a TV A Razo

http://www.tvarazao.com.br

O que o Racionalismo Cristo?


O Racionalismo Cristo uma doutrina filosfica de carter essencialmente espiritualista, esteada no cristianismo verdadeiro. Trata da evoluo do esprito e tudo explica dentro da razo e do raciocnio. No sendo, portanto, religio nem seita, respeita todas elas, bem como a maneira de pensar das pessoas. O Racionalismo Cristo difunde a afirmativa bsica de que o Universo composto de Fora e Matria, explicando, de forma simples e objetiva, a existncia de um princpio inteligente a irradiar sobre todo o Universo. Esse princpio inteligente compreendido pela maioria dos seres como Deus, que o Racionalismo Cristo denomina Fora Criadora, Grande Foco ou Inteligncia Universal, da qual somos uma partcula que contm os mesmos atributos em forma latente, para serem desenvolvidos e aperfeioados nas inmeras encarnaes por que passamos na Terra. A Fora Criadora mantm o Universo regido por leis naturais e imutveis, s quais esto sujeitos todos os seres, no admitindo assim o Racionalismo Cristo provaes, predestinaes nem milagres. A Doutrina ensina que todos os atos de nossa vida decorrem do emprego do livre-arbtrio, faculdade espiritual controlada pelo pensamento, raciocnio e pela vontade. Por isso, conforme pensarmos, assim seremos, o que de mal desejarmos ao prximo a ns mesmos estamos desejando e o que de bem fizermos, em nosso benefcio redundar, pois seremos aquilo que quisermos ser. Ensina, pois, a no se cultivarem sentimentos de dio, de inveja ou de malquerena. Valorizando o pensamento, a vontade, a disciplina, o trabalho e a moral, o Racionalismo Cristo no discrimina raa e no tem cor poltica, preparando o ser humano para, consciente de suas responsabilidades, tornar-se til a si, famlia, ptria e humanidade. Codificado em 1910 por Luiz de Mattos, um de seus fundadores, o Racionalismo Cristo explana princpios espiritualistas que levantam almas e fortificam corpos enfraquecidos. So princpios to simples que, se adotados pelos seres humanos como normas de conduta, ajudam a todos a combaterem vcios de toda espcie, a regenerarem-se dos maus hbitos. A Doutrina tem como finalidade nica esclarecer almas sobre a vida fora da matria, sem que, para tal, precise valer-se de angariar recursos financeiros ou materiais de quem quer que seja, fora de suas prprias fontes. Portanto, sem quaisquer outros interesses, o Racionalismo Cristo orienta, educa e espiritualiza as pessoas, tornando-as justas, valorosas, honradas, simples e verdadeiras. Para conhecer a filosofia racionalista crist, fundamental a leitura das obras editadas pela Doutrina. Inicialmente, recomenda-se ler dois livros essenciais: a obra bsica, intitulada Racionalismo Cristo e, em seguida, o livro A vida fora da matria. Os livros

editados so encontrados nas casas racionalistas crists ou podem ser consultados em bibliotecas existentes em diversas delas. Tambm podem ser consultados pela internet, no site do Racionalismo Cristo http://www.racionalismocristao.org recomendvel pessoa que principia o conhecimento do Racionalismo Cristo que comparea a pelo menos trs reunies pblicas seguidas, para melhor entender as orientaes iniciais e progressivamente absorver os ensinamentos racionalistas cristos explanados durante essas reunies e em seus livros. A freqncia continuada s reunies conduz o ser ao equilbrio interior, faz com que evolua em sua espiritualidade, traz clarividncia na soluo dos seus problemas, desde que ponha em prtica os conhecimentos adquiridos. A Casa-Chefe e as demais casas racionalistas crists atendem os assistentes individualmente, aps assistirem a trs reunies pblicas seguidas, quando comeam a freqent-las, ou depois, sempre que acharem necessrio, em dias e horas previamente estipulados pelos respectivos presidentes. Feito por pessoas com profundo conhecimento da doutrina racionalista crist, o atendimento ao pblico serve para tirar dvidas sobre a Doutrina e prestar orientaes de natureza espiritual. O Racionalismo Cristo sugere s pessoas que faam a limpeza psquica diariamente em seus lares s 7 e s 20 horas ou participem desse movimento espiritual em prol da humanidade sintonizando a rdio A Razo pela internet - www.radioarazao.com.br onde podero tambm ouvir informaes teis e boa msica 24 horas por dia. Podero ouvir ainda, de 2 a 6 feira, das 20 s 21 horas (horrio de Braslia-Brasil), o programa "Racionalismo Cristo, uma filosofia para o nosso tempo", com orientaes e conselhos sempre oportunos, voltados para os que buscam na espiritualizao a razo do seu viver.

LIMPEZA PSQUICA A limpeza psquica uma prtica de higiene mental, uma forma de se obter equilbrio interior e tranqilidade espiritual, recomendada pelo Racionalismo Cristo. Consiste ela nas irradiaes, que so vibraes espirituais, pelas quais ocorre o arrebatamento de espritos inferiores para fora da atmosfera da Terra. Esse arrebatamento feito pelo Astral Superior, que realiza a limpeza psquica em entrosamento com os pensamentos disciplinados dos seres de boa vontade em exerccio mental na Casa-Chefe e nas demais casas racionalistas crists, e dos que fazem a sua limpeza psquica no lar. A doutrina racionalista crist aconselha todas as pessoas a terem equilbrio espiritual e fsico, por meio de um viver disciplinado, metdico e consciente, e adverte que o indispensvel preparo mental, conseguido atravs da limpeza psquica, to necessrio ao esprito quanto a higiene fsica para o corpo.

LIMPEZA PSQUICA NO LAR As pessoas que quiserem proceder limpeza psquica em seus lares devero reunir-se diariamente s 7 e s 20 horas. No sendo possvel cumprir o horrio indicado, escolha-se a hora mais conveniente aos que dela participarem. Os que no puderem irradiar em conjunto irradiem individualmente, de preferncia em local isolado e nas horas mencionadas. Quando a limpeza psquica feita em conjunto, um dos participantes far as irradiaes em voz alta e os demais o acompanharo mentalmente. Quando s, as irradiaes podero ser feitas mentalmente ou de viva voz. O importante que durante as irradiaes se desliguem de coisas, de pessoas, de tudo que seja material, de modo a obter a mais perfeita concentrao, o que possibilitar a religao com o Astral Superior por pensamentos afins. A limpeza psquica no lar consiste em irradiar da forma seguinte e na seqncia indicada: - fazer a Irradiao "A" uma nica vez, e, em seqncia, - repetir a Irradiao "B" durante cinco minutos, - em seguida, fazer uma Irradiao "B" dirigida ao Astral Superior e, para finalizar, - fazer uma Irradiao "B" dirigida ao Presidente Astral do Racionalismo Cristo, Antonio Cottas. IRRADIAO "A"
Ao Astral Superior Grande Foco! Fora Criadora! Ns sabemos que as leis que regem o Universo so naturais e imutveis, e a elas tudo est sujeito. Sabemos tambm que pelo estudo, raciocnio e sofrimento derivado da luta contra os maus hbitos e as imperfeies que o esprito se esclarece e alcana maior evoluo. Certos do que nos cabe fazer, e pondo em ao o nosso livre-arbtrio para o bem, irradiamos pensamentos aos Espritos Superiores, para que eles nos envolvam na sua luz e fluidos, fortificando-nos para o cumprimento dos nossos deveres.

IRRADIAO "B"
Grande Foco! Vida do Universo! Aqui estamos a irradiar pensamentos s Foras Superiores para que a luz se faa em nosso esprito, e ele tenha conscincia dos seus erros, a fim de repar-los e evitar o mal.

As irradiaes que o Racionalismo Cristo aconselha constituem simples preparo mental, nada valendo se aqueles que as estiverem fazendo no procurarem sentir bem o seu significado.

Para melhor alcance do objetivo a que as irradiaes so dirigidas, destacamos cada uma das suas sentenas e o que significam:

SIGNIFICADO DAS IRRADIAES IRRADIAO "A"


Ao Astral Superior Grande Foco! Fora Criadora!

Essas expresses definem a direo das irradiaes. Astral Superior so espritos evoludos cuja ao, atravs do Racionalismo Cristo, beneficia a humanidade. Grande Foco ou Fora Criadora designa o princpio inteligente, imaterial, ativo e transformador na sua concepo universal, do qual todos os seres so partculas integrantes.
Ns sabemos que as leis que regem o Universo so naturais e imutveis e a elas tudo est sujeito.

uma afirmao categrica, indicativa de que os que irradiam esto esclarecidos sobre a espiritualidade verdadeira, e sustentam que no Universo no h o acaso, o imprevisto, porque todos os fatos obedecem a uma ordem geral, segundo determinaes prvias de causa e efeito.
Sabemos tambm que pelo estudo, raciocnio e sofrimento derivado da luta contra os maus hbitos e as imperfeies que o esprito se esclarece e alcana maior evoluo.

outra afirmao indicativa de que, pelo estudo dos princpios racionalistas cristos, pelo uso do raciocnio e pelos sofrimentos oriundos da luta pela vida a que todos esto sujeitos, o ser humano consegue aumentar o seu acervo espiritual, manifestado em esclarecimento progressivo e conseqente evoluo.
Certos do que nos cabe fazer,...

a declarao que traduz o senso da responsabilidade no que concerne ao cumprimento dos deveres cotidianos.
...e pondo em ao o nosso livre-arbtrio para o bem,...

o compromisso que o ser assume, consigo mesmo, de praticar o bem, visto que, sem esse propsito, as portas por onde penetram os maus pensamentos no estaro fechadas. O livre-arbtrio foi concedido pessoa que raciocina com o fim de ser aplicado para o bem.

...irradiamos pensamentos aos Espritos Superiores,...

Desde que o objetivo o de estabelecer contato com o Astral Superior, as irradiaes se dirigem a esses espritos evoludos, pouco importando quais sejam, porque qualquer deles est animado de um s desejo, que o de ajudar a promover a evoluo dos seres.
...para que eles nos envolvam na sua luz e fluidos,...

Assim como a limalha do ferro, atrada pelo m, fica debaixo da sua ao magntica, os seres, unidos por vibraes aos espritos superiores, ficam, igualmente, sob a ao de sua luz e fluidos.
...fortificando-nos para o cumprimento dos nossos deveres.

O empenho no sentido de dar o melhor cumprimento possvel aos deveres dever ser uma aspirao constante que se reafirma em cada irradiao proferida, que tem o dom de fortificar o esprito na luta pela vida. IRRADIAO "B"
Grande Foco! Vida do Universo!

Alerta o ser para a realidade do fato de que a Fora Criadora tambm vida e, como tal, penetra todo o Universo. Vida do Universo , pois, uma expresso que afirma ser o Universo cheio de vida proveniente do Grande Foco.
Aqui estamos a irradiar pensamentos s Foras Superiores para que a luz se faa em nosso esprito, e ele tenha conscincia dos seus erros, a fim de repar-los e evitar o mal.

A finalidade das irradiaes estabelecer contato com as Foras Superiores. Sabe-se que o desejado esclarecimento leva cada ser a tornar-se consciente dos seus erros, das suas falhas, das suas imperfeies, como ponto de partida para a reparao dos mesmos e para evitar que se repitam. Conforme se v, as irradiaes no so um agrupamento de palavras para serem repetidas automaticamente, mas encerram um elevado sentido espiritual e concentram, na sua essncia, um resumo doutrinrio do Racionalismo Cristo. No seria possvel dizer mais em to poucas palavras, para que bem possam ser conservadas na memria. Faa-se, na vida prtica, o que elas indicam, e tudo ir bem. Quando as irradiaes se elevam com convico, atingem, invariavelmente, a meta, e o Astral Superior, ao qual so dirigidas, capta as suas vibraes. Conquanto no sejam rezas nem oraes, so, no entanto, manifestaes de almas que procuram se corresponder. A limpeza psquica representada pela Irradiao "A" seguida pela repetio da Irradiao "B" por cinco minutos impe-se para permitir a fixao e coordenao dos pensamentos das pessoas que irradiam, dando oportunidade ao Astral Superior de exercer a purificao do ambiente em que se encontram, e dos prprios participantes.

Se desejar baixar o udio da Limpeza Psquica, visite a pgina: http://www.arazao.net/radiorc/limpeza-psiquica.mp3

GUA FLUIDIFICADA - PREPARAO NO LAR A gua potvel pode ser fluidificada no lar, bastando para isso colocar em uma ou mais vasilhas a quantidade de gua que se deseja fluidificar. Junto a essas vasilhas, uma ou mais pessoas faro mentalmente, ou uma delas de viva voz, a Irradiao "A" e, a seguir, a Irradiao "B", que ser repetida por cerca de dois minutos. Por conter fluidos espargidos pelo Astral Superior durante as irradiaes, a gua assim fluidificada no deve ser fervida, podendo ser conservada em geladeira e usada sem restrio por qualquer pessoa, especialmente as obsedadas em processo de normalizao psquica. VALOR DO PENSAMENTO O pensamento vibrao do esprito, manifestao da inteligncia, poder espiritual. Pensar raciocinar, criar imagens, conceber idias, construir para o presente e para o futuro. pelo pensamento que a pessoa descobre, esclarece, resolve os problemas da vida. VALOR DA VONTADE O ser esclarecido pela doutrina racionalista crist no se submete aos vcios do lcool, do fumo, do jogo e a tudo que degrada, inferioriza e enferma. A vontade fraca anima o pensamento dbil; a vontade forte, o pensamento vigoroso. O ser humano deve impor-se pela seriedade dos seus atos, pela nobreza do seu carter, por seu porte moral. VALOR DA DISCIPLINA O Racionalismo Cristo ensina que a disciplina indispensvel na vida das pessoas. Sem disciplina no h ordem: disciplina no esprito, dominando as emoes e os mpetos, disciplina no trabalho e na recreao. Disciplinando os seus atos e vivendo ordenadamente, todos tm tempo para trabalhar, descansar e instruir-se. VALOR DO TRABALHO Trabalhar condio indispensvel a todo ser humano. A ociosidade causa de grandes males, no s psquicos, como a obsesso, mas at fsicos.

Potrebbero piacerti anche