Sei sulla pagina 1di 9

CURSO Defensoria Pblica DATA 25/02/2013 DISCIPLINA Direito Empresarial PROFESSOR Pablo Arruda MONITOR Carlos Filho (cas.filho@hotmail.

mail.com) AULA 01/02 Email de contato: pabloarruda@smga.com.br Facebook: Pablo Arruda

Aula n 06

TTULOS DE CRDITO
Bibliografia recomendada: Ttulos de Crdito, professor Luiz Emygdio, Ed. Renovar.

1. CONCEITO Art. 887, CC. o documento necessrio (crtula) ao exerccio do direito literal e autnomo nele contido.
Art. 887. O ttulo de crdito, documento necessrio ao exerccio do direito literal e autnomo nele contido, somente produz efeito quando preencha os requisitos da lei.

2. PRINCPIOS (CARACTERSTICAS) CAMBIAIS a) Circularidade ou Circulabilidade a capacidade circulatria dos ttulos de crdito. Os ttulos de crditos nasceram para circular, para a troca do crdito. A circulao do ttulo se d por meio do endosso. Este instituto no se confunde com a mera cesso civil de crdito. O endosso decorre de uma clusula geral dos ttulos de crditos, chamada de clusula ordem. uma clusula presumida, nsita aos ttulos de crdito, ou seja, no precisa ser expressa, e se

caracteriza pela assinatura do endossante no prprio ttulo. A assinatura lanada no verso do ttulo j denota o endosso, ao passo que a assinatura lanada na face (anverso) do ttulo se presume aval. Para que a assinatura lanada no anverso valha como endosso, ela deve estar acompanhada junto discriminao endosso a. b) Princpio da Cartularidade

a materializao do ttulo de crdito. O exerccio do direito cambial pressupe a presena do ttulo fisicamente verificado, como regra, no servindo nem sequer cpia para a validade cambial, mesmo que autenticada em cartrio. Cumpre dizer que o Cdigo Civil no regula ttulos de crdito em espcie. O Cdigo os regula apenas genericamente, admitindo, inclusive, a emisso de ttulos inominados, porque no especiais, mas gerais. A cartularidade d segurana circulao. Mas no significa que absoluta. O Cdigo Civil de 2002, no art. 889, 3, admite a emisso de ttulos de crdito criados por caracteres havidos em computador, o chamado ttulo eletrnico (ttulo no fsico).
Art. 889. 3: O ttulo poder ser emitido a partir dos caracteres criados em computador ou meio tcnico equivalente e que constem da escriturao do emitente, observados os requisitos mnimos previstos neste artigo.

STJ, acerca da possibilidade da duplicada eletrnica: Lei 5.474 (Lei da Duplicata). A ministra Nanci Andrighi, no informativo 467, acompanhada por unanimidade, admitiu a duplicada eletrnica. Depois desse julgado, veio outro no mesmo sentido da quarta turma, informativo 502.
EXECUO. DUPLICATA VIRTUAL. BOLETO BANCRIO. As duplicatas virtuais emitidas por meio magntico ou de gerao eletrnica podem ser protestadas por indicao (art. 13 da Lei n. 5.474/1968), no se exigindo, para o ajuizamento da execuo judicial, a exibio do ttulo. Logo, se o boleto bancrio que serviu de indicativo para o protesto retratar fielmente os elementos da duplicata virtual, estiver acompanhado do comprovante de entrega das mercadorias ou da prestao dos servios e no tiver seu aceite justificadamente recusado pelo sacado, poder suprir a ausncia fsica do ttulo cambirio eletrnico e, em princpio, constituir ttulo executivo extrajudicial. Assim, a Turma negou provimento ao recurso. REsp 1.024.691-PR, Rel. Min. Nancy Andrighi, julgado em 22/3/2011. EXECUO. DUPLICATA VIRTUAL. PROTESTO POR INDICAO A Seo entendeu que as duplicatas virtuais emitidas e recebidas por meio magntico ou de gravao eletrnica podem ser protestadas por mera indicao, de modo que a exibio do ttulo no imprescindvel para o ajuizamento da execuo, conforme previsto no art. 8, pargrafo nico, da Lei n. 9.492/1997. Os boletos de cobrana bancria vinculados ao ttulo virtual devidamente acompanhados dos instrumentos de protesto por indicao e dos comprovantes de entrega da mercadoria ou da prestao dos servios suprem a ausncia fsica do ttulo cambirio eletrnico e constituem, em princpio, ttulos executivos extrajudiciais. Resp 1.024.691-PR, Rel. Min. Raul Arajo, julgados em 22/8/2012. 2 Seo.

Para o cheque, no possvel a emisso eletrnica, pois a prpria emisso regulada por Lei.

Recentemente, o STJ mitigou o principio da Cartularidade, a nota promissria estava com assinatura escaneada. De acordo da boa-f objetiva, para o emissor que confirma que a assinatura dele, no cabe desconsiderar o ttulo.
RECURSO ESPECIAL. DIREITO CAMBIRIO. AO DECLARATRIA DE NULIDADE DE TTULO DE CRDITO. NOTA PROMISSRIA. ASSINATURA ESCANEADA. DESCABIMENTO. INVOCAO DO VCIO POR QUEM O DEU CAUSA. OFENSA AO PRINCPIO DA BOA-F OBJETIVA. APLICAO DA TEORIA DOS ATOS PRPRIOS SINTETIZADA NOS BROCARDOS LATINOS 'TU QUOQUE' E 'VENIRE CONTRA FACTUM PROPRIUM'. 1. A assinatura de prprio punho do emitente requisito de existncia e validade de nota promissria. 2. Possibilidade de criao, mediante lei, de outras formas de assinatura, conforme ressalva do Brasil Lei Uniforme de Genebra. 3. Inexistncia de lei dispondo sobre a validade da assinatura escaneada no Direito brasileiro. 4. Caso concreto, porm, em que a assinatura irregular escaneada foi aposta pelo prprio emitente. 5. Vcio que no pode ser invocado por quem lhe deu causa. 6. Aplicao da 'teoria dos atos prprios', como concreo do princpio da boa-f objetiva, sintetizada nos brocardos latinos 'tu quoque' e 'venire contra factum proprium', segundo a qual ningum lcito fazer valer um direito em contradio com a sua conduta anterior ou posterior interpretada objetivamente, segundo a lei, os bons costumes e a boa-f 7. Doutrina e jurisprudncia acerca do tema. 8. RECURSO ESPECIAL DESPROVIDO.

c) Principio da literalidade

Pelo princpio da literalidade, as informaes cambiais devem constar do prprio titulo, isto , o ttulo est adstrito s suas disposies literais. O objetivo , tambm, dar segurana jurdica s relaes cambiais. Cartularidade envolve o ttulo, a literalidade envolve as informaes constantes no ttulo. O endosso deve ser lanado na carta. Qual o princpio? R: literalidade. Fala-se no no ttulo, mas nas informaes nele constantes. Cumpre lembrar que o prazo de exibio do cheque pode ser de 30 ou 60 dias. Ser de 30 dias quando emitido na mesma praa de pagamento, e de 60 dias quando emitido em praa diversa. Para verificao desse prazo no caso concreto entendeu o STJ que valer o que estiver escrito no ttulo. Ou seja, ainda que emitido em praas diversas, mas se escrito na mesma praa, o prazo de apresentao ser de 30 dias. Obs: para contagem do prazo prescricional, leva-se em conta o que est escrito, a praa contida no cheque que vai valer para a contagem de 30 ou 60 dias. Princpio da literalidade: o bom para no atende ao princpio da cartularidade. Tem julgado do STJ. O ideal para as partes colocar a data futura, e no bom para, pois vale o princpio da literalidade para fins de prescrio. Obs: Se o emitente morre antes da compensao do cheque, a obrigao passa para o esplio. Os costumes, a doutrina e a jurisprudncia abarcaram a figura do cheque pr-datado. STJ sumulou a matria. Smula 370, STJ:
Caracteriza dano moral a exibio antecipada do cheque pr-datado.

O que caracteriza a antecipalidade apenas a apresentao antecipada do cheque para pagamento. Cabe ressaltar que o banco no responde pelo dano em caso de compensao antecipada de cheque, apenas quem apresentou o cheque antecipadamente para pagamento. d) Princpio da Autonomia

Autonomia cambial significa dizer que a obrigao cambial se exaure no prprio ttulo. Quando se executa o ttulo, no precisa declinar os fatos que levaram a emisso do ttulo, ele autnomo. Autonomia extrnseca: autonomia do ttulo para em relao s obrigaes que lhe deram origem, com o mundo exterior. Independncia: em relao s muitas relaes contradas no ttulo. As relaes assumidas na crtula so independentes. Fiador e avalista: este assume obrigao independente, aquele assume obrigao acessria. A autonomia se divide em dois subprincpios. So eles: abstrao e inoponibilidade das excees pessoais contra o terceiro de boa-f (Princpio do foda-se (sic)). A autonomia uma caracterstica do ttulo de crdito. A abstrao um efeito purificador consequente do endosso no ttulo. A inoponibilidade uma tutela ao terceiro de boa f. preciso entender o seguinte: em matria cambial, o terceiro nem sempre ser considerado como tal. Para haver inoponibilidade, a escusa tem que ser estranha ao terceiro que a alega. So oponveis apenas as escusas pessoais havidas diretamente entre autor e ru, no importando se entre eles h uma extensa cadeia de endossos. No a qualidade de endossatrio que o torna um terceiro na relao, mas tem que ser um terceiro estranho escusa. Para se proibir o endosso, ou se escreve no ttulo no ordem, ou risca no cheque a frase sua ordem. A proibio do endosso no impede a circulao do cheque. O crdito pode circular no mais por endosso, mas sim por meio de cesso civil de crdito. O efeito purificador s existe no endosso, no na cesso civil. O endosso ao terceiro de boa f purifica o ttulo de crdito:

3. ENDOSSO

o meio pelo qual circula o ttulo de crdito, no se confunde com a mera cesso civil de crdito, na qual o cedente garante a existncia do crdito, mas no garante o pagamento. Ao contrrio, o endossante de titulo de crdito se torna garantidor solidrio, salvo estipulao em contrrio. Enquanto no direito civil a solidariedade no se presume, no direito empresarial regra inafastvel. Havendo mais de um garantidor, eles so entre si responsveis.

Obs: o cheque questo negocial, ningum obrigado a transacionar com o ttulo de forma alguma. O art. 5, II da CR/88 diz que ningum obrigado a fazer ou deixar de fazer qualquer coisa seno em virtude de Lei. O endosso purifica o ttulo de crdito. Havendo o endosso h a transferncia de um direito originrio, limpo, sem vcios. Alm disso, o endosso tempestivo garante o pagamento. Ao passo que na cesso civil, o cedente no garante o pagamento, garante apenas a existncia do direito que transfere , sendo que tal transferncia decorre de um direito derivado, ou seja, no h o efeito purificador.

3.1) Modalidades de endosso

3.1.1) Endosso prprio ou endosso translativo

o endosso propriamente dito, para fins de transmisso do ttulo e do crdito. D-se pela assinatura do ttulo, preferencialmente no dorso do verso. No se pode fazer o endosso parcial, este nulo. O endosso no se completa com a assinatura, mas com a traditio (tradio). 3.1.2) Endosso imprprio 3.1.2.1) Endosso pstumo (art. 20 do Decreto n 57663 (Lei Uniforme de Genebra LUG))

o endosso feito aps o protesto ou o prazo para protestar. No tem efeito de endosso, mas de cesso civil.
Art. 20. O endosso posterior ao vencimento tem os mesmos efeitos que o endosso anterior. Todavia, o endosso posterior ao protesto por falta de pagamento, ou feito depois de expirado o prazo fixado para se fazer o protesto, produz apenas os efeitos de uma cesso ordinria de crditos.

3.1.2.2) Endosso cauo ou endosso garantia ou endosso penhor (art. 19 da LUG)

aquele que serve apenas de garantia a outra relao. Muito comum na relao bancria. Tem natureza de garantia real da modalidade pignoratcia (penhor).
Art. 19. Quando o endosso contm a meno "valor em garantia", "valor em penhor" ou qualquer outra meno que implique uma cauo, o portador pode exercer todos os direitos emergentes da letra, mas um endosso feito por ele s vale como endosso a ttulo de procurao.

3.1.2.3) Endosso mandato ou endosso procurao (art. 18 da LUG)

Endosso para cobrana em nome do mandante. A morte do mandante no esvai os poderes. Impropriedade: erro de traduo da LUG. O que no esvai os poderes a morte do mandante, e no do mandatrio, como traduzido no art. 18, parte final.
Art. 18. Quando o endosso contm a meno "valor a cobrar", "para cobrana", "por procurao", ou qualquer outra meno que implique um simples mandato, o portador pode exercer todos os direitos emergentes da letra, mas s pode endoss-la na qualidade de procurador.

Informativo 484, STJ: Dois julgados que foram posteriormente sumulados (Smulas 475 e 476 do STJ). Se no endosso mandato o mandatrio causa dano pela cobrana de crdito, no ter responsabilidade, a no ser que aja extrapolando os poderes a ele conferidos; quem responde pelos seus atos o mandante. J no endosso propriamente dito, o endossatrio que responde.
Sm. 475. Responde pelos danos decorrentes de protesto indevido o endossatrio que recebe por endosso translativo ttulo de crdito contendo vcio formal extrnseco ou intrnseco, ficando ressalvado seu direito de regresso contra os endossantes e avalistas. Sm. 476: o endossatrio de ttulo de crdito por endosso-mandato s responde por danos decorrentes de protesto indevido se extrapolar os poderes de mandatrio.

4. TTULOS EM ESPCIE 4.1) Letra de Cmbio Decreto n 57.663/1966 (LUG) e Decreto n 2044/1908

Tem natureza jurdica de ordem de pagamento vista ou a prazo. Art. 1, item 2.


Art. 1: A letra contm: 2. O mandato puro e simples de pagar uma quantia determinada

Pura e simples = incondicionado. Na letra de cmbio tomam parte trs figuras jurdicas: o tomador, o sacador, e o sacado. Sacador: quem saca/lavra/confecciona/emite o ttulo de crdito. Tomador: quem toma o ttulo do sacador, quem se beneficia. Sacado: quem paga a letra de cmbio. Sacador e sacado podem ser a mesma pessoa, mas no se confundem. Esta espcie de ttulo de crdito est sujeito ao aceite, ou seja, o mero saque da letra no constitui a obrigao cambial. A letra de cambio emitida contra um terceiro, o sacado, que s ser devedor se lanar na letra o aceite (ato pelo qual o sacado torna-se espontaneamente o principal devedor cambial). 4.2) Cheque Lei n 7.357/1985 Natureza jurdica do cheque: ordem de pagamento vista. O bom para no altera a natureza jurdica do ttulo. Entretanto, nos termos da smula 370 do STJ, inspirada pela aceitao costumeira e jurisprudencial, caracteriza dano moral a apresentao antecipada de cheque "ps-

datado". O dever jurdico reside na quebra da relao negocial. Trata-se de um dano moral in re ipsa, ou seja, a indenizao ser sempre devida, pouco importando se o correntista tinha fundos ou no, ou se teve seu nome negativado. Essas condies, contudo, podem influenciar no valor da indenizao.
Sm. 370: Caracteriza dano moral a apresentao antecipada de cheque pr-datado.

Existem trs figuras jurdicas, assim como na letra de cambio. A diferena que no cheque, o sacado DEVE ser uma instituio financeira. O devedor do cheque o sacador. No h que se falar em aceite no cheque, porque, como j dito, o sacador o prprio devedor. Quando o banco promove o pagamento ele cumpre uma obrigao de fazer, e no uma obrigao cambial. Prazo para apresentao de cheque: art. 33: 30 ou 60 dias, a depender da praa. Prazo prescricional: art. 59: 6 meses, a partir do prazo final de exibio do cheque. Fator impeditivo do decurso do prazo prescricional: o prazo de exibio do cheque. Consequncia da perda do prazo de exibio: faz exonerar o emitente e seus avalistas, conforme smula 600 do STF:
Sm. 600: Cabe ao executiva contra o emitente e seus avalistas, ainda que no apresentado o cheque ao sacado no prazo legal, desde que no prescrita a ao cambiria.

A prescrio cambial a perda da pretenso executiva cambial, no esvazia o crdito cambial. Ao portador do cheque prescrito, nascem 03 alternativas: 1: Ao de locupletamento (Ao de enriquecimento sem causa). Art. 61 da Lei de cheque. Comea a correr depois do prazo de prescrio (30 ou 60 dias, mais 06 meses, mais dois anos). Ao classificada pelo STJ como ao de ndole cambial, apesar de ser ao ordinria. Ou seja, por ser cambial, ela no causal, o que significa que a prova do enriquecimento sem causa feita apenas pela demonstrao do no pagamento do cheque, no cabendo qualquer discusso quanto obrigao.
Art. 61: A ao de enriquecimento contra o emitente ou outros obrigados, que se locupletaram injustamente com o no pagamento do cheque, prescreve em 2 (dois) anos, contados do dia em que se consumar a prescrio prevista no art. 59 e seu pargrafo desta Lei.

2: Cobrar o crdito com base na relao originria: art. 62 da Lei de cheque. No se cobra o cheque, mas a origem da relao. Essa demanda s tem cabimento se o cheque no for passado em carter pro soluto, ou seja, de novao. Essa cobrana no cambial, causal. Em outras palavras, o credor ter que fazer prova do no pagamento.
Art. 62: Salvo prova de novao, a emisso ou a transferncia do cheque no exclui a ao fundada na relao causal, feita a prova do no pagamento.

3: Ajuizamento de cobrana pela via monitria: o STJ diz, na smula 299, que cabe ao monitria fundada em cheque prescrito. Art. 1102-A, CPC. A monitria de ttulo prescrito no cambial, mas no h necessidade de narrar na inicial a origem da relao. A monitria instruda

com a crtula. Por outro lado, a defesa pode suscitar a origem, esvaziando a cobrana. Prazo genrico: 5 anos, 206, 5, I.
Sm. 299: admissvel a ao monitria fundada em cheque prescrito. Art. 1.102-A do CPC. A ao monitria compete a quem pretender, com base em prova escrita sem eficcia de ttulo executivo, pagamento de soma em dinheiro, entrega de coisa fungvel ou de determinado bem mvel. Art. 206. Prescreve: 5o Em cinco anos: I - a pretenso de cobrana de dvidas lquidas constantes de instrumento pblico ou particular;

4.3) Nota Promissria (LUG arts. 75 a 78 do anexo I)

Esta espcie de ttulo de crdito tem natureza jurdica de promessa de pagamento vista ou a prazo. A nota promissria regida pelas mesmas normas da letra de cambio. Na nota promissria, a figura do sacado no existe, pois o prprio sacador que se obriga a pagar o tomador. Obs: O contrato de abertura de crdito em conta corrente no se confunde com o mtuo. Este se aperfeioa com a entrega da res. Smulas STJ: 233, 247, 258, 300, 286. Jurisprudncia acerca do cheque especial. 233: o extrato bancrio no d certeza e liquidez e, portanto, no d exequibilidade, pois produzido unilateralmente pelo banco.
Sm. 233: O contrato de abertura de crdito, ainda que acompanhado de extrato da contacorrente, no ttulo executivo.

247: mas cabe ao monitria no contrato de cheque especial acompanhado de extrato.


Sm. 247: O contrato de abertura de crdito em conta-corrente, acompanhado do demonstrativo de dbito, constitui documento hbil para o ajuizamento da ao monitria.

258: a nota promissria atrelada ao cheque especial no ttulo executivo, pois tal ttulo no oferece autonomia suficiente para configurar um ttulo. Caberia apenas a ao monotria para execuo neste caso.
Sm. 258: A nota promissria vinculada a contrato de abertura de crdito no goza de autonomia em razo da iliquidez do ttulo que a originou.

300: a confisso de divida bancria faz ttulo executivo, mesmo que a origem seja o cheque especial. Foi a soluo encontrada pelos bancos, que passaram a oferecer aos seus clientes uma renegociao da dvida por meio da assinatura de um instrumento de confisso de dvida.
Sm. 300: O instrumento de confisso de dvida, ainda que originrio de contrato de abertura de crdito, constitui ttulo executivo extrajudicial.

286: apesar do efeito novatrio, a confisso de divida no inibe que a discusso das relaes originrias. Ou seja, a confisso no anula eventual clausula abusiva da relao originria.

Sm. 286: A renegociao de contrato bancrio ou a confisso da dvida no impede a possibilidade de discusso sobre eventuais ilegalidades dos contratos anteriores.

4.4) Duplicata Lei n 5.474/1968

Titulo genuinamente brasileiro. Natureza jurdica de compromisso de pagamento. Obs: a banca Cesgranrio entende pela natureza de ordem de pagamento. Na compra e venda mercantil, obrigatria a emisso da fatura (art. 1, Lei 5.474).
Art. . 1 Em todo o contrato de compra e venda mercantil entre partes domiciliadas no territrio brasileiro, com prazo no inferior a 30 (trinta) dias, contado da data da entrega ou despacho das mercadorias, o vendedor extrair a respectiva fatura para apresentao ao comprador.

Art. 2: pode-se emitir o ttulo para fins cambiais, com efeito comercial.
Art. . 2 No ato da emisso da fatura, dela poder ser extrada uma duplicata para circulao como efeito comercial, no sendo admitida qualquer outra espcie de ttulo de crdito para documentar o saque do vendedor pela importncia faturada ao comprador.

A duplicata duplica as informaes da fatura. O nico documento cambial que a Lei autoriza para representar a compra e venda mercantil a duplicata. obrigatria a emisso de fatura, mas esta no ttulo de crdito. O credor, querendo, pode emitir a duplicata para representar a compra e venda, mas a emisso da duplicata facultativa. No precisa emitir fatura para pagamentos em prazo menor que 30 dias (exceo regra art. 1). Na duplicata, como o sacador saca o ttulo em seu prprio favor, em desfavor do sacado, a figura do tomador inexiste. A duplicata est sujeita ao aceite, ele obrigatrio. Art. 8: s pode ser negado o aceite de forma motivada.
Art. . 8 O comprador s poder deixar de aceitar a duplicata por motivo de: I - avaria ou no recebimento das mercadorias, quando no expedidas ou no entregues por sua conta e risco; II - vcios, defeitos e diferenas na qualidade ou na quantidade das mercadorias, devidamente comprovados; III - divergncia nos prazos ou nos preos ajustados.

A duplicata pode circular sem aceite, sob o risco de quem a aceita. O canhoto assinado pelo sacado faz presumir o aceite, caracterizando um aceite tcito. O princpio da literalidade mitigado neste caso. Reteno indevida ou extravio da duplicata: pode ser emitida uma triplicata (cpia fiel da duplicata). No se pode emitir uma triplicata com valor total de varias duplicatas, deve ser emitida uma triplicata para cada duplicata extraviada. Triplicata mais prova da entrega igual a aceite tcito. Triplicada: mitigao do princpio da cartularidade. Ao invs de emitir triplicata, pode-se protestar a duplicata. o chamado protesto por indicao, indicando que a duplicata existe, mas que foi extraviada. Smula 248, STJ: A duplicata inaceita ttulo executivo se protestada e acompanhada da prova da entrega.
Sm 248: Comprovada a prestao dos servios, a duplicata no aceita, mas protestada, ttulo hbil para instruir pedido de falncia.

Potrebbero piacerti anche