Sei sulla pagina 1di 3

1.3. Nas questes que se seguem, transcreva a letra da opo que contm os termos que Grupo II 1.

Observe com ateno o esquema da figura l, que representa trs vias metablicas utilizadas pelos seres vivos para obteno de molculas de ATP. permitem preencher correctamente os espaos. 1.3.1. Na via metablica C a etapa Y ocorre _______ e designa-se por _______ (A) no hialoplasma [...] ciclo de Krebs (B) na matriz mitocondrial [...] ciclo de Krebs (C) no hialoplasma [...] formao do acetil-CoA (D) na matriz mitocondrial [...] formao do acetil-CoA 1.3.2. As clulas ___________, quando submetidas a um esforo intenso, realizam _____________. (A) musculares [...] o processo B (B) sanguneas [...] o processo A (C) musculares [...] o processo A (D) sanguneas [...] o processo B 1.4. Comente a afirmao: "A fermentao um processo, em termos energticos, muito pouco rentvel para a clula." A fermentao um processo, em termos energticos muito pouco rentvel para a clula, uma vez que os produtos finais so molculas orgncias que possuem ainda bastante energia qumica potencial. Neste processo, a oxidao da glicose no total, obtendo a clula apenas duas molculas de ATP por cada molcula de glicose degradada. 2. Faa corresponder a cada uma das letras da coluna l um dos nmeros da coluna II. Coluna l A - Sntese de protenas membranares. B - Degradao da glicose. C -Acumulao de lpidos no tecido adiposo. D - Fermentao alcolica. E ~ Actividade celular. F - Produo de energia. 1.1. Identifique cada uma das vias metablicas representadas na figura 1. A Fermentao lctica B Fermentao alcolica C Respirao aerbia 1.1.1. Justifique a resposta questo anterior. Em A e B esto representados dois tipos de fermentao, uma vez que em ambos, ocorre a reduo do cido pirvico pelo NADH proveniente da gliclise. No entanto estas vias diferem nos produtos finais: em A o produto final o cido lctico, enquanto que em B os produtos finais so o lcool etlico e o dixido de carbono. Da resulta a sua denominao em fermentao lctica e fermentao alcolica. O processo C s ocorre na presena de oxignio, sendo total a oxidao da glicose, com a formao de gua e dixido de carbono respirao aerbia. 1.2. Denomine a etapa comum s trs vias metablicas. Gliclise Coluna II 1 - Metabolismo 2 - Anabolismo 3 Catabolismo

A 2;

B 3;

C 2;

D 3;

E 1;

F-3

Nuno Correia

3.

Na figura encontram-se representadas, de uma forma simplificada, diferentes etapas da respirao aerbia.

(E) A gliclise e as restantes etapas da respirao aerbia ocorrem na matriz mitocondrial. 3.4. Corrija, sem usar a negao, as afirmaes que considerou falsas. 4. Na figura esto esquematizados dois processos distintos, X e Y, de obteno de energia por parte das clulas.

4.1. Identifique: 3.1. Identifique as etapas A, B e C. A Gliclise B Formao de acetil-CoA C Ciclo de Krebs 3.2. Nas diferentes etapas que ocorrem na matriz mitocondrial h: (A) formao de CO2. (B) formao de H2O. (C) consumo de O2. (D) libertao de H2. (Indique as opes correctas.) 3.3. Classifique as afirmaes seguintes em verdadeiras (V) e falsas (F). (A) O CO2 o aceitador final dos electres da cadeia transportadora. (B) Na mitocndria os compostos orgnicos so descarboxilados com a libertao de CO2 para o meio. (C) Na respirao aerbia o ciclo de Krebs a fase mais rendvel do ponto de vista energtico. (D) A respirao aerbia um processo exclusivo dos animais. (A) (B) (C) (D) 4.1.1. os processos X e Y representados na figura 7; X fermentao Y Respirao aerbia 4.1.2. o organelo assinalado pelo nmero l. 4.2. Compare os dois processos representados na figura em relao ao seu rendimento energtico. 4.3. Faa corresponder a cada um dos nmeros das afirmaes uma das letras da chave. Chave Processo X Processo Y Processos X e Y Nenhum dos processos

Afirmaes 1. Verifica-se a degradao total da glicose. 2. H um rendimento energtico de 2 molculas de ATP. 3. Ocorrem reaces de oxirreduo. 4. Utilizao de oxignio.

Nuno Correia

5. Pode ocorrer formao de dixido de carbono. 6. Ocorre libertao de gua. 7. H libertao de oxignio. 8. utilizado dixido de carbono. 9. Ocorre exclusivamente no citoplasma. 10. Formao de acetil-CoA. 4.4. As letras A e B da figura podem representar: a) piruvato e NADH. b) dixido de carbono e gua. (Indique a opo correcta.) 4.5. Existem seres vivos que, apesar de realizarem a respirao aerbia, utilizam a fermentao como via energtica alternativa. Estes seres designam-se por: a) anaerbios obrigatrios. b) aerbios facultativos. (Indique a opo correcta.) 5. Aps um esforo fsico intenso, em certas ocasies ocorrem dores musculares. Estas dores esto relacionadas com a realizao, pelas clulas musculares, de um processo bioenergtico de degradao da glicose. 5.1. Identifique esse processo. 5.2. Justifique a realizao desse processo pelas clulas musculares. 5.3. Refira a causa das dores musculares. Grupo III 1. O trematol um veneno metablico que tem a sua origem nas razes da cobra branca. Quando as vacas comem esta planta aumenta a concentrao do trematol no leite. Este veneno provoca a inibio nas enzimas hepticas que convertem o cido lctico em outros compostos metablicos. 1.1. Explica por que razo o exerccio fsico intenso aumenta os sintomas de envenenamento por trematol. O exerccio fsico intenso leva a um aumento do consumo de energia (ATP), que se traduz por uma maior taxa de respirao aerbia para a produzir, pelo que ocorre um consumo de oxignio muito elevado. Como a ventilao pulmonar e a circulao sangunea no so capazes de assegurar a oxigenao das clulas a partir desse momento, continuando a ser necessria energia, as clulas musculares vo produzi-la num meio desprovido de oxignio, passando tambm a realizar fermentao lctica, o que leva ao aumento desse cido nas clulas musculares e, posteriormente, na corrente sangunea e no fgado. Como, neste rgo, as enzimas responsveis pela converso de cido lctico se encontram inibidas pelo trematol, a concentrao deste cido aumenta, acentuando os sintomas de envenenamento. 1.2. Explica por que razo o pH do sangue de um indivduo que consumiu leite envenenado sofre um decrscimo. Como se verifica uma acumulao de cido lctico, este provoca uma diminuio no valor do pH sanguneo. c) anaerbios facultativos. d) anaerbios. c) ATP e dixido de carbono. d) gua e oxignio.

Nuno Correia

Potrebbero piacerti anche