Sei sulla pagina 1di 10

QUESTES DE CONCURSOS PBLICOS REALIZADOS PELA ESAF N 101/150 101- Assinale a assertiva correta: (a) O princpio da presuno de inocncia

consagrado na Constituio no permite que se proceda ao lanamento do nome do ru no rol dos culpados aps a sentena de pronncia no processo penal. Segundo a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, a escuta telefnica poder ser efetivada, para fins de investigao criminal, desde que devidamente autorizada pelo juiz. O princpio da presuno de inocncia no compatvel com a priso cautelar. Nos termos da Constituio Federal, os direitos previstos em Tratados tm hierarquia constitucional. Segundo a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, o legislador ordinrio no pode, tendo em vista o princpio constitucional da individualizao da pena, estabelecer que determinados crimes sero submetidos a regime exclusivamente prisional fechado.

(b)

(c) (d) (e)

102 - Assinale a assertiva correta: (a) (b) (c) A medida provisria no pode instituir crime ou fixar pena. Decretos regulamentares podem estabelecer restries ou limitaes a direitos individuais. Medida provisria pode dispor sobre matria reservada lei complementar, desde que a sua converso em lei se opere mediante deciso da maioria absoluta dos membros de cada uma das Casas do Congresso Nacional. Segundo a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, os direitos e garantias individuais gravados com a clusula ptrea so apenas aquelas constantes do art. 5 da Constituio. Emenda constitucional no pode alterar disposio transitria da Constituio.

(d)

(e)

103 - Assinale a assertiva correta: (a) (b) (c) (d) (e) A sano do Presidente da Repblica a projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional hbil para convalidar eventual vcio de iniciativa. admissvel a rejeio pelo Congresso Nacional de veto total a um projeto de lei. A Constituio Federal assegura iniciativa popular tambm para as Emendas Constitucionais. Segundo a orientao do Supremo Tribunal Federal, no podem ser objeto de medida provisria as matrias que no podem ser objeto de delegao. O Presidente da Repblica pode retirar da apreciao do Congresso Nacional medida provisria recm-editada.

104 - Assinale a assertiva correta:

(a) (b) (c) (d) (e)

A interceptao de comunicao telefnica pode-se realizar mediante autorizao judicial, policial ou fazendria. A prova obtida de forma ilcita poder ser utilizada em qualquer outro processo, vedada a sua utilizao naquele para o qual foi originariamente obtida. As leis de carter restritivo devem observar o princpio da proporcionalidade ou do devido processo legal na acepo substantiva. O depoimento do indiciado perante autoridade policial sem a presena de advogado nulo de pleno direito. O lanamento do nome do ru no rol dos culpados previsto no Cdigo de Processo Penal compatvel com o princpio constitucional da presuno de inocncia.

105 - Assinale a assertiva correta: (a) Os filhos de brasileiro que esteja a servio do Brasil nascidos no exterior tero de fazer opo pela nacionalidade brasileira quatro anos aps completarem a maioridade. Os portugueses submetidos ao estatuto de igualdade equiparam-se aos brasileiros natos. A lei poder estabelecer distino entre brasileiros natos e naturalizados. Nos termos da Constituio, os filhos de brasileiros que no estejam a servio do Brasil nascidos no exterior podero fazer opo pela nacionalidade brasileira a qualquer tempo. A Constituio probe a extradio do brasileiro nato ou naturalizado.

(b) (c) (d)

(e)

106 - Assinale a assertiva correta: (a) A ao popular destina-se a anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural. Segundo entendimento dominante na doutrina e na jurisprudncia, inconstitucional a fixao de prazo para a impetrao de mandado de segurana. Nos termos da jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, a deciso proferida em mandado de injuno pode suprir a eventual omisso legislativa. A denncia vaga ou genrica no processo penal plenamente compatvel com o princpio constitucional do direito de defesa. O princpio da presuno de inocncia no permite a priso cautelar ou provisria.

(b) (c) (d) (e)

107 - Assinale a assertiva correta:

(a)

(b) (c) (d) (e)

Os Estados-membros no podem recusar f aos documentos pblicos da Unio, facultando-se-lhes, porm, recusar o reconhecimento de documentos de outros Estados ou dos Municpios. Enquanto unidade federada, o Distrito Federal dotado somente de competncias legislativas estaduais. A inexistncia de lei federal de carter geral impede a promulgao de lei estadual sobre a matria. Na sua organizao, os Estados-membros submetem-se aos princpios constitucionais sensveis e aos princpios estabelecidos. A criao de regies metropolitanas depende de lei ordinria estadual.

108 - Assinale a assertiva que no contm um princpio fundamental do Estado Democrtico de Direito fundado pela Constituio de 1988: (a) (b) (c) (d) (e) a soberania a fidelidade partidria a dignidade da pessoa humana a cidadania o pluralismo poltico.

109 - Assinale a assertiva correta: (a) (b) (c) Mandado de injuno permite que o juiz assuma a funo de legislador. Mandado de segurana no pode ser utilizado na defesa de interesse de competncia de rgo pblico. A liberdade de expresso e a liberdade artstica no pode sofrer qualquer tipo de restrio legal ou judicial, porque a Constituio veda a instituio de todo e qualquer sistema de censura. A ampliao do prazo prescricional em matria criminal no se aplica aos fatos praticados antes da entrada em vigor da lei, aplicando-se o princpio da anterioridade em matria penal. A ao popular somente pode ser proposta para defesa do patrimnio pblico contra eventual ato lesivo.

(d)

(e)

110 - Assinale a assertiva correta: (a) (b) As leis de ordem pblica aplicam-se independentemente da proteo ao ato jurdico perfeito e ao direito adquirido. O mandado de injuno coletivo plenamente compatvel com a ordem constitucional brasileira.

(c)

(d) (e)

A priso civil por dvida do depositrio infiel, em decorrncia de contrato de alienao fiduciria em garantia, contraria o disposto em tratado internacional de que o Brasil faz parte, revelando-se, por isso, inconstitucional. O princpio da presuno de inocncia impede a priso provisria ou cautelar. Os direitos previstos em tratado internacional tm, no ordenamento jurdico brasileiro, hierarquia constitucional.

111 Assinale a assertiva correta: (a) (b) (c) A Constituio Federal no probe a realizao de concurso de ascenso funcional. A lei pode estabelecer, em qualquer hiptese, limite de idade para admisso no servio pblico. vedada a acumulao de proventos da aposentadoria com os vencimentos de cargo efetivo obtido mediante concurso pblico, salvo nas hipteses expressamente autorizadas na Constituio. Em caso de dano contra terceiros, o funcionrio pblico h de responder civilmente, independentemente da configurao de culpa ou dolo. eficaz a criao de cargo pblico independentemente da existncia de previso oramentria.

(d) (e)

112 - Assinale a assertiva correta: (a) (b) (c) Os Estados-membros no podem adotar o modelo parlamentar de Governo. O Distrito Federal dotado de competncia legislativa em tudo idntica dos Estados-membros. Os Estados-membros dispem de ampla autonomia, no plano constitucional, podendo inclusive adotar um sistema eleitoral diverso daquele estabelecido na Constituio Federal. A Cmara do Distrito Federal poder outorgar ao Tribunal de Justia do Distrito Federal a competncia para processar e julgar ao direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo distrital em face de sua Lei Orgnica. Compete ao Advogado-Geral do Estado a formulao de representao interventiva contra o Municpio.

(d)

(e)

113 - Assinale a assertiva correta: (a) (b) As normas que prevem o direito de livre associao sindical e o direito de greve aos servidores pblicos so auto-executveis. A admisso de pessoal no mbito das empresas estatais pode-se fazer independentemente de concurso pblico.

(c)

(d) (e)

As empresas pblicas que desempenhem atividade econmica submetem-se ao mesmo regime jurdico-administrativo das demais empresas pblicas e sociedades de economia mista. A proibio de acumulao de cargos ou empregos no se aplica s empresas estatais. Somente por lei especfica poder ser autorizada a instituio de empresa pblica ou sociedade de economia mista.

114 - Quando uma lei ou alguns dos seus artigos so declarados definitivamente inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal, so retirados do ordenamento jurdico: (a) pela publicao do acrdo do Supremo Tribunal Federal no Dirio Oficial da Unio (b) por lei complementar (c) por resoluo do Senado (d) por decreto legislativo (e) por medida provisria 115 - Quanto ao direito ordinrio pr-constitucional correto afirmar-se: (a) a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal considera que toda lei ordinria incompatvel com a norma constitucional superveniente deve ser considerada inconstitucional, podendo, por isso, sua legitimidade ser aferida no processo de controle abstrato de normas. (b) todo ele incompatvel com a nova Constituio. (c) deve ser considerado como recebido pela nova ordem constitucional, desde que se mostre com ela compatvel tanto sob o aspecto formal, quanto sob o aspecto material. (d) deve ser considerado como recebido pela nova ordem constitucional, desde que se mostre compatvel com a Constituio de uma perspectiva estritamente formal. (e) a incompatibilidade entre lei anterior e norma constitucional superveniente referese apenas a aspectos materiais (contedo). Essa incompatibilidade no pode, todavia, ser aferida no processo de controle abstrato de normas. 116 - Assinale a assertiva correta: (a) O direito pr-constitucional no suscetvel de exame na via do controle abstrato de normas. (b) Segundo a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, o Governador de um Estado no pode impugnar, em ao direta de inconstitucionalidade, lei ou ato normativo de outro Estado. (c) As smulas dos Tribunais podem ser objeto de ao direta de inconstitucionalidade. (d) Os atos meramente regulamentares podem ser impugnados na via da ao direta de inconstitucionalidade. (e) Todos os atos normativos do Distrito Federal esto submetidos ao controle de constitucionalidade abstrato perante o Supremo Tribunal Federal. 117 - Assinale a assertiva correta:

(a) (b)

(c)

(d)

(e)

vlida declarao de inconstitucionalidade de lei proferida incidentalmente pelos rgos fracionrios, pelos rgos especiais ou pelo Pleno dos Tribunais. O Advogado-Geral da Unio no poder escusar-se a fazer a defesa de ato impugnado em ao direta de inconstitucionalidade proposta perante o Supremo Tribunal Federal. A representao interventiva, no caso de alegada afronta aos "princpios sensveis" ou para assegurar a execuo de lei federal, ser proposta pelo Advogado-Geral da Unio. Nos termos expressos da Constituio Federal, os Estados-membros dispem de autonomia para instituir ao direta de inconstitucionalidade, a ao declaratria de constitucionalidade e ao direta de inconstitucionalidade por omisso. O Supremo Tribunal Federal competente para julgar a ao direta de inconstitucionalidade de lei estadual, seja em face da Constituio Federal, seja em face da prpria Constituio Estadual.

118 - Assinale a assertiva correta: (a) O princpio do direito adquirido protege o indivduo contra a mudana do padro monetrio. (b) O princpio da presuno de inocncia no obsta a que se determine a priso preventiva do eventual acusado. (c) legtimo invocar a existncia de direito adquirido a um dado instituto do direito. (d) A liberdade de conscincia e de crena pode ser invocada para eximir-se de obrigao legal a todos imposta, sendo legtima, inclusive a recusa ao cumprimento de prestao alternativa. (e) ilegtima a invocao do direito de permanecer calado perante Comisso Parlamentar de Inqurito. 119 - Assinale a assertiva correta: (a) Os Estados-membros podem adotar medida provisria como espcie legislativa. (b) A interveno federal nos Estados, na hiptese de violao dos princpios sensveis ou para assegurar a execuo do direito federal, depende de representao do Procurador-Geral da Repblica ao Supremo Tribunal Federal. (c) A Constituio Federal no impede que o Estado-membro adote um sistema parlamentar de governo ou um modelo bicameral. (d) Os Estados-membros no podem instituir direitos fundamentais diversos daqueles previstos na Constituio Federal. (e) Cabe ao Distrito Federal dispor, na sua Lei Orgnica, sobre a organizao e funcionamento do Tribunal de Justia e Ministrio Pblico local. 120 - Assinale a assertiva correta: (a) O Estado-membro vincula-se ao sistema de iniciativa legislativa privativa do Executivo fixado pela Constituio Federal. (b) O Distrito Federal poder instituir ao direta de inconstitucionalidade perante o Tribunal de Justia destinada a aferir a legitimidade de seus atos normativos em face da sua Lei Orgnica. (c) ilegtima deciso do constituinte estadual que condiciona a instaurao de processo-crime contra o Governador outorga de licena pela Assemblia Legislativa.

(d)

(e)

Conforme vem decidindo o Supremo Tribunal Federal, no modelo de responsabilidade civil do Estado consagrado pela Constituio, obrigatrio a denunciao da lide ao servidor para fins de regresso no caso de dolo ou culpa. A exigncia de concurso pblico para a investidura em cargo pblico no exclui a possibilidade de que a Administrao utilize do instituto da ascenso funcional.

121 - Assinale a assertiva correta: (a) O princpio da anterioridade da lei no se aplica s infraes administrativas. (b) A omisso legislativa pode ensejar responsabilidade civil do Estado. (c) O regime de responsabilidade civil previsto na Constituio no se aplica s pessoas jurdicas de direito privado prestadoras de servio pblico. (d) Segundo a jurisprudncia dominante do Supremo Tribunal Federal, o dano causado por sentena judicial civil por equvoco na interpretao da Lei pelo Juiz enseja responsabilidade do Estado. (e) O Estado no responde por prejuzo causado a particulares por ao legtima do poder pblico. 122 - Assinale a assertiva correta: (a) No modelo constitucional de 1988, todas as leis devem ser aprovadas pela maioria dos membros da Cmara dos Deputados e do Senado Federal. (b) Segundo a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, a medida provisria no conhece limite de carter material, podendo inclusive conter definio de crimes e cominao de penas. (c) A resoluo do Congresso Nacional que susta os atos normativos do Executivo exorbitantes do poder regulamentar no suscetvel de reviso no mbito judicial. (d) lei complementar toda aquela votada como tal pelo Congresso Nacional. (e) Em se tratando de suspenso de execuo de lei ou ato normativo declarado inconstitucional, incidentalmente, pelo Supremo Tribunal, o Senado Federal no est obrigado a proceder imediata suspenso do ato. 123 - Assinale a assertiva correta: (a) As Comisses Parlamentares de Inqurito, dotadas de poderes de investigao prprios das autoridades judiciais, podem determinar a priso cautelar dos eventuais indiciados ou a conduo coercitiva de testemunha. (b) O parlamentar federal perder o cargo se investido no cargo de Secretrio de Estado. (c) Os projetos de lei encaminhados pelo Presidente da Repblica podero ter incio na Cmara dos Deputados ou no Senado Federal. (d) admissvel a rejeio parcial do veto total. (e) As Comisses Parlamentares de Inqurito no podem determinar a quebra do sigilo bancrio de eventual investigado. 124 - Assinale a assertiva correta: (a) No sistema constitucional, se nenhum candidato Presidncia da Repblica obtiver a maioria absoluta na primeira votao, far-se- nova eleio, concorrendo os dois candidatos mais votados e considerando-se eleito aquele que obtiver a maioria dos votos vlidos, computados os brancos e nulos. (b) Na eleio para Governador e Prefeito Municipal, considerar-se- eleito aquele que obtiver a maioria de votos.

(c) (d)

(e)

Os Senadores so eleitos pelo sistema proporcional. plenamente legtima, do prisma constitucional, deciso do legislador ordinrio federal com vistas a introduzir o sistema distrital misto para a eleio dos deputados federais. Aplica-se aos deputados estaduais as regras da Constituio Federal sobre sistema eleitoral, inviolabilidade e imunidade.

125 - Assinale a assertiva correta: (a) A medida provisria, aprovada pela maioria absoluta dos membros de cada uma das Casas do Congresso Nacional, pode dispor sobre matria sujeita disciplina mediante lei complementar. (b) Entendimento dominante na doutrina considera ilegtima a reedio de medida provisria no apreciada pelo Congresso Nacional no prazo constitucionalmente fixado. (c) A superao das clusulas ptreas, no sistema constitucional brasileiro, pode-se dar pelo modelo da dupla reviso, procedendo-se revogao ou alterao da disposio proibitiva e introduo da disposio ou da modificao pretendida. (d) A Constituio no poder ser emendada na vigncia de interveno federal, do estado de defesa ou de estado de stio. (e) A sano do Presidente da Repblica sana o vcio de iniciativa, no caso de projeto de lei de iniciativa privativa do Executivo.

126 - Assinale a assertiva correta. (a) A medida provisria pode dispor sobre matria a ser regulada por lei complementar, desde que aprovada pela maioria qualificada dos membros do Congresso Nacional (maioria absoluta). Os Estados-membros esto impedidos de adotar ao medida provisria. A reedio de medida provisria, em qualquer caso, afeta o princpio da diviso dos poderes, sendo, por isso, inconstitucional. medida provisria aplicam-se as mesmas limitaes estabelecidas na Constituio para a lei delegada. Medida provisria no pode definir crime ou fixar pena.

(b) (c) (d) (e)

127 - Assinale a assertiva correta. (a) A liberdade de expresso da atividade intelectual, artstica, cientfica e de comunicao no admite qualquer restrio ou limitao por parte do Poder Pblico, pois isto equivaleria ao restabelecimento da censura prvia. A pequena propriedade rural, trabalhada pela famlia, no ser objeto de penhora para pagamento de dvida decorrente de atividade produtiva. O legislador poder outorgar ao jri competncia para conhecer tambm de crimes culposos contra a vida. O uso de propriedade particular pelo Poder Pblico depende de indenizao prvia.

(b) (c) (d)

(e)

A liberdade de exerccio de qualquer trabalho, assegurada a constitucionalmente, torna invivel que lei ordinria, de qualquer forma, restrinja essa liberdade.

128 - Assinale a assertiva correta. (a) Sero processadas e julgadas perante a Justia estadual, do foro do domiclio dos segurados ou beneficirios, as causas em que forem parte instituio de previdncia social e segurado, sempre que a comarca no seja sede de vara ou juzo federal, cabendo recurso para o Tribunal Regional Federal competente. As causas e conflitos envolvendo Estado-membro e a Unio sero processados e julgados perante o Superior Tribunal de Justia. A Fazenda Pblica no pode saldar, por meio de precatria, crditos de natureza alimentcia, devidos em virtude de sentena judicial. Os Tribunais podero declarar a inconstitucionalidade de uma lei pelo voto da maioria simples de seus membros ou dos membros do rgo especial. Compete ao Superior Tribunal de Justia o processo e julgamento da ao direta de legalidade.

(b) (c) (d) (e)

129 - Assinale a assertiva correta. (a) (b) (c) A Constituio consagra sistema de direito de nacionalidade que assegura a nacionalidade a todos os nascidos no Brasil. O brasileiro que adquirir outra nacionalidade perde inevitavelmente a nacionalidade brasileira. A Constituio assegura a nacionalidade brasileira aos nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou me brasileira, desde que venham a residir no Brasil e optem, em qualquer tempo, pela nacionalidade brasileira. Dentre os cargos privativos de brasileiro nato encontram-se os de oficial das foras armadas, da carreira diplomtica, os de parlamentar e os de Ministro do Supremo Tribunal Federal. Alm das previstas na Constituio, a lei poder estabelecer outras distines entre brasileiros natos e naturalizados.

(d)

(e)

130 - Assinale a assertiva correta. (a) (b) (c) (d) (e) Aos Estados pertencem as terras tradicionalmente ocupadas pelos ndios. Todas as terras devolutas pertencem Unio. Os potenciais de energia hidrulica pertencem aos Estados-membros. Os lagos e rios que banhem mais de um Estado ou sirvam de limites com outros pases so bens da Unio. Aos Estados-membros pertencem os recursos naturais da plataforma continental.

101 A 102 A 103 B 104 C 105 D 106 A 107 D 108 B 109 D 110 B 111 C 112 A 113 E 114 C 115 E 116 A 117 B 118 B 119 A 120 A 121 B 122 E 123 D 124 E 125 D 126 E 127 B 128 A 129 C 130 D

Potrebbero piacerti anche