Sei sulla pagina 1di 6

Ingredientes:

Farinha de Centeio Farinha de milho Sal gua a ferver

Em primeiro lugar, dentro de uma masseira colocado o crescente, que ter de ficar a repousar de um dia para o outro. No dia seguinte logo pela manhzinha, so aquecidos os fornos a lenha, tarefa que demorar cerca de duas horas.

De seguida, acrescenta-se ao crescente farinha de centeio, farinha de milho, gua a ferver e sal. So adicionados 2 sacos de farinha de centeio mais 1 saco de farinha de milho. A farinha de milho sempre metade da farinha de centeio.

Depois, todos estes ingredientes so amassados numa mquina chamada Amassadeira.

De seguida so retiradas as brasas do forno, mas deixada uma pequena poro de brasas a um canto na entrada do forno de forma a mant-lo forno quente.

Depois de amassados os ingredientes, so retiradas pequenas pores dessa massa que so colocadas em escudelas (pequenos cocos de madeira), sendo moldadas juntamente com pequenas pores de farinha at ficarem, mais ou menos, com o seu formato redondo.

De seguida, essa massa j moldada colocada numa p de madeira e levada at ao interior do forno.

Todo este trabalho feito por 6 pessoas

Passadas mais ou menos 4 horas, so abertos os fornos e retiradas as broas com a ajuda de uma p de madeira.

Entrevistada: Sr D. Clotilde Almeida Baptista H quanto tempo fabrica a Broa de Avintes? Eu j vendo a Broa de Avintes h cerca de 40 anos. No incio eu fabricava um tipo de broa que no agradava muito s pessoas, por isso senti-me obrigada a tentar outro tipo de broa e comecei a experimentar diversos tipos e formas de fazer broa. Das primeiras vezes, as broas desfaziam-se quando as retirvamos do forno, outras no tinham bom gosto, muitas delas no dia seguinte estavam duras, e, como fui tentando e tentando, encontrei a maneira ideal de fazer broa ao gosto dos clientes. A partir desse dia nunca mais parei de fabricar esta broa que procurada por muitas pessoas em todas as pocas, principalmente no S. Joo, em que a padaria se torna muito pequena para tantas pessoas. Que tipo de Broa de Avintes fabrica? Fabrico a broa alta, a broa grande e a broa baixa, esta ltima mais conhecida por broa especial. Como fabricada a Broa de Avintes? Fazemos o crescente no dia anterior e deixamo-lo repousar at ao dia seguinte. No dia seguinte, juntamos ao crescente farinha de centeio, farinha de milho, sal e gua a ferver. Todos estes ingredientes so misturados numa mquina chamada amassadeira. De seguida, moldamos a massa de forma a ficar redonda e levamo-la ao forno de lenha. Fechamos o forno e passadas mais ou menos quatro horas est pronta a ser tirada. Que tipos de farinha so utilizados no fabrico da Broa de Avintes? As farinhas que utilizamos so a de centeio e a de milho. Quais os ingredientes e as quantidades utilizadas? Os ingredientes so as farinhas de milho e de centeio, o sal, a gua a ferver e o crescente do dia anterior. A quantidade de farinha de milho metade da de centeio. Como aquecido o forno? Quanto tempo demora o aquecimento? O forno aquecido a lenha e demora cerca de duas horas a aquecer. As broas demoram a cozer cerca de quatro horas. Quantas fornadas de broa faz por dia? Fazemos quatro fornadas dirias. Quais os dias em que a Broa de Avintes mais procurada? A broa mais procurada Sexta-feira e ao Sbado, mas tambm procurada no S. Joo e na tradicional festa da Broa, que se realiza nos primeiros dias de Setembro aqui em Avintes. Qual o tipo de Broa mais procurada? Sem dvida que a broa mais procurada a broa Especial. Tem conhecimento do local mais longnquo onde esta broa consumida? No, mas sei que levada pelos consumidores para muitas partes do mundo.
Trabalho realizado por Renata Ndia, 11G

Potrebbero piacerti anche