Sei sulla pagina 1di 22

Aula

9
Marx e a histria no sculo XX

Teoria da Histria

Meta da aula
Apresentar a concepo materialista da histria por meio do conceito de modo de produo social, assim como as principais crticas elaboradas mesma no mbito do pensamento marxista durante o sculo XX.

Objetivos
Aps o estudo desta aula, voc dever ser capaz de: 1. articular os principais conceitos da teoria geral da histria elaborada por Marx e Engels: modo de produo, relaes de produo, foras produtivas; 2. reconhecer a concepo de processo histrico em Marx; 3. identificar as principais crticas elaboradas por historiadores marxistas no sculo XX teoria geral da histria de Marx e Engels.

Pr-requisito
Para que voc encontre maior facilidade na compreenso desta aula, necessrio que tenha estudado os fundamentos da concepo materialista da histria na aula anterior e na aula sobre Marx na disciplina Histria e Sociologia.

202

Aula 9 Marx e a histria no sculo XX

INTRODUO
Karl Marx considerado um dos fundadores da cincia social, assim como mile Durkheim e Max Weber. Marx elaborou uma teoria geral da histria com o objetivo de explicar a totalidade social.

Figura 9.1: Durante muito tempo, falar de Marx significava evocar um imenso conjunto de imagens. Marx influenciou uma srie de movimentos sociais locais, em todo o mundo, alm de grandes eventos que transformaram profundamente o mundo contemporneo, como a Revoluo Russa, a Revoluo Chinesa e a Revoluo Cubana. Vrios movimentos, entidades, governos e indivduos pretenderam falar em nome de Marx.
Crditos das imagens: Kremlin: http://www.sxc.hu/photo/487519 Lnin: http://www.sxc.hu/photo/231663 Mao Tse Tung: http://www.sxc.hu/photo/279102 Stalin: http://www.sxc.hu/photo/472113 Checkpoint Charlie, Berlin: http://www.sxc.hu/photo/314183

203

Teoria da Histria

Nesta aula, vamos analisar algumas de suas principais contribuies para as Cincias Sociais, com nfase para o conceito de modo de produo, que, como voc ver, foi um dos modelos mais utilizados para se pensar tanto a complexidade das sociedades, com suas especificidades histricas, quanto para se entender o funcionamento e a natureza das transformaes sociais.

O conceito de modo de produo


Karl Marx e Friederich Engels formularam duas questes centrais: como as sociedades se organizam e como as sociedades se transformam. Para respond-las, elaboraram um modelo social, um conjunto de conceitos que explicam: a) a estrutura de funcionamento das diferentes sociedades e b) a transformao das sociedades ao longo do tempo. O conceito de modo de produo social sintetiza esse modelo social. Para alguns historiadores marxistas, o conceito de modo de produo, mesmo sendo objeto de muitas crticas atualmente, uma contribuio importante para a historiografia. Para Eric Hobsbawm, o valor do conceito de modo de produo est no desafio de formular uma abordagem metodolgica da histria como um todo, e considerar e explicar todo o processo da evoluo social e humana (HOBSBAWM, 1998). Para Pierre Vilar, interessante destacar algumas originalidades do conceito de modo de produo: a) o primeiro objeto terico suscetvel de exprimir um todo social; b) compreende uma estrutura de funcionamento e de desenvolvimento; c) implica o princpio da contradio, portanto, torna necessria a sua destruio (VILAR, 1983). No prefcio de Para a crtica da economia poltica (1859), Marx expe, em linhas gerais, o seu modelo o modo de produo:

204

Aula 9 Marx e a histria no sculo XX

O resultado geral a que cheguei e, que, uma vez obtido, serviu-me de fio condutor aos meus estudos, pode ser formulado em poucas palavras: na produo social da prpria vida, os homens contraem relaes determinadas, necessrias e independentes de sua vontade, relaes de produo estas que correspondem a uma etapa determinada de desenvolvimento das suas foras produtivas materiais. A totalidade destas relaes de produo forma a estrutura econmica da sociedade, a base real sobre a qual se levanta uma superestrutura jurdica e poltica, e qual correspondem formas sociais determinadas de conscincia. O modo de produo da vida material condiciona o processo em geral da vida social, poltica e espiritual. No a conscincia dos homens que determina o seu ser, mas, ao contrrio, o seu ser social que determina sua conscincia.

Em primeiro lugar, interessante observar que o marxismo uma das primeiras teorias que consideram a existncia de estruturas sociais. Vejamos como ele explica o lugar dos homens na histria. Marx considera que na produo social da prpria vida, os homens contraem relaes determinadas, necessrias e independentes de sua vontade, relaes de produo estas que correspondem a uma etapa determinada de desenvolvimento das suas foras produtivas. Quer dizer, os indivduos agem dentro de uma determinada estrutura existente independentemente de sua vontade. Os escravos no puderam escolher entre ser ou no escravos, o que no significa que no se revoltassem, que no buscassem maneiras de deixar aquela condio (por meio da compra de alforria ou de aes de liberdade) ou procurassem fugir e fundar quilombos. Uma das grandes contribuies de Marx, portanto, mostrar que a estrutura econmico-social limita e circunscreve a ao do sujeito individual e coletivo. As foras produtivas compreendem as fontes de energia (madeira, carvo, petrleo etc.), as matrias-primas (algodo,

205

Teoria da Histria

borracha, minrio de ferro etc.), as mquinas (moinho de vento, mquina a vapor, ferramentas), assim como os conhecimentos tcnicos e cientficos (que possibilitam a criao de novas maneiras de produzir) e os prprios trabalhadores (no sentido de peso demogrfico, distribuio no espao e qualificao profissional). As relaes de produo podem ser definidas como as relaes sociais estabelecidas entre os homens, a fim de produzirem e de dividirem entre si os bens e servios. As relaes de produo compreendem, por exemplo:
Nas sociedades rurais do Ocidente medieval (...): o mbito do domnio senhorial, com a repartio das terras entre a reserva e as dependncias do feudo, o sistema de trabalho gratuito, o recebimento das taxas e banalidades; mas tambm os diversos estatutos dos camponeses servos, forros, colonos, proprietrios de aldios e a organizao da comunidade alde, com a rotao das culturas, os pastos incultos, as charnecas e os bosques comunais. Nas sociedades industriais do Ocidente contemporneo so relaes de produo: a propriedade dos capitais, autorizando a tomada de decises, a escolha dos investimentos, a diviso dos lucros; tal como o funcionamento das empresas, com a hierarquia de pessoal, a disciplina de oficina, a ordenao das normas e dos horrios; e a situao dos operrios, variando segundo a grelha dos salrios, o processo de emprego e de despedimento, a importncia dos sindicatos (BOURD, 1983, p. 154-155).

Em linhas gerais, as relaes de produo correspondem servido, escravido e s relaes assalariadas e s maneiras como se organizam a diviso do trabalho e a propriedade em cada um desses modos de produo. Em cada um desses tipos de relaes de produo, Marx demonstra que havia explorao

206

Aula 9 Marx e a histria no sculo XX

do trabalho de uma classe por outra. Para Marx, as relaes de produo so centrais para a compreenso de cada um dos modos de produo:
sempre na relao direta dos proprietrios das condies de produo com os produtores diretos relao da qual cada forma sempre corresponde naturalmente determinada fase do desenvolvimento dos mtodos de trabalho, e portanto a sua fora produtiva social que encontramos o segredo mais ntimo, o fundamento oculto de toda construo social e, por conseguinte, da forma poltica das relaes de soberania e dependncia, em suma, de cada forma especfica de Estado (MARX, 1985, p. 251).

As formas de conscincia social so as instituies jurdicas, polticas, religiosas e culturais.

Atende ao Objetivo 1

1. Em A situao da classe trabalhadora na Inglaterra, Frederich Engels observou as transformaes nas condies de vida dos trabalhadores a partir do sculo XVIII. Leia o trecho seguinte, enumere as principais transformaes e a utilizao do conceito de modo de produo social.
A histria da classe trabalhadora na Inglaterra comea na segunda metade do sculo passado [sculo XVIII], com a inveno da mquina a vapor e das mquinas destinadas a trabalhar o algodo. Estas invenes desencadearam, como sabido, uma revoluo industrial (...) (...). Antes da introduo das mquinas, a fiao e a tecelagem das

207

Teoria da Histria

matrias-primas efetuavam-se na prpria casa do trabalhador. Mulheres e crianas fiavam o fio que o homem tecia ou que elas vendiam, quando o chefe de famlia no o trabalhava. Estas famlias de teceles viviam, geralmente, no campo, prximo das cidades, e o que ganhavam assegurava perfeitamente a sua existncia, porque o mercado interno constitua ainda o fator decisivo da procura de tecidos era quase o nico mercado e o poder esmagador da concorrncia que devia aparecer mais tarde, com a conquista de mercados estrangeiros e com a extenso do comrcio, no pesavam ainda sensivelmente no salrio. A isto juntava-se um permanente crescimento da procura do mercado interno, paralelamente ao lento crescimento da populao, o que permitia ocupar a totalidade dos trabalhadores (...). Assim o tecelo podia fazer, muitas vezes, economias e arrendar um pedao de terra que cultivava nas horas livres, que eram determinadas segundo a sua vontade porque podia tecer quando e durante quanto tempo desejasse. certo que era um pobre campons dela um proveito real; mas, pelo menos, no era um proletrio da sua ptria, tinha uma habitao e na escala social situava-se no escalo acima do trabalhador ingls de hoje.

Assim, os trabalhadores viviam uma existncia em geral suportvel e levavam uma vida honesta e tranqila, em tudo piedosa e honrada; a sua situao material era bem melhor que a dos seus sucessores; no tinham necessidade de se matarem de trabalhar, no faziam mais do que desejavam e, no entanto, ganhavam para as suas necessidades e tinham tempo livre para um trabalho so no jardim ou no campo, trabalho que era para eles uma forma de descanso, e podiam, por outro lado, participar das distraes e jogos dos seus vizinhos; e todos esses jogos, malha, bola, etc., contribuam para a manuteno da sua sade e para o seu desenvolvimento fsico (ENGELS, 1985).

208

Aula 9 Marx e a histria no sculo XX

Comentrio
A partir do conceito de modo de produo, Engels observa as relaes entre as transformaes na vida dos trabalhadores em vrios nveis. Engels considera que a inveno da mquina a vapor e das mquinas destinadas a trabalhar o algodo foi determinante na transformao nas relaes sociais entre os teceles e o mercado. Como no havia presso por maior produtividade, as famlias de teceles podiam decidir como usar o tempo livre: com o cultivo no jardim ou no campo, com jogos de bola. Engels enfatiza a distino entre os teceles e os proletrios que surgem com a Revoluo Industrial mostrando que os primeiros possuam autonomia e viviam em condies materiais bem melhores. Nesse sentido, relaciona as transformaes nas foras produtivas (a inveno da mquina a vapor, entre outras) com as relaes de produo (a demanda pela produo e a autonomia para decidir o quanto trabalhar) e as formas de conscincia social (a cultura da jardinagem, dos jogos com a vizinhana).

Centro de Estudos Marxistas (Cemarx) O Cemarx formado principalmente por professores dos departamentos de Cincia Poltica, de Sociologia, de Filosofia e de Histria da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). No site, voc encontra artigos recentes sobre a teoria marxista e notcias sobre as atividades do centro de estudos, como a organizao de colquios. http://www.ifch.unicamp.br/cemarx/

209

Teoria da Histria

O processo histrico na teoria geral marxista


Na teoria geral marxista, as transformaes sociais, ao longo da histria, so compreendidas como uma sucesso necessria de modos de produo: asitico, antigo, feudal, burgus moderno (ou capitalista). A dimenso utpica do pensamento marxista considerava que o modo de produo capitalista tambm estava fadado a desaparecer. Surgiria, ento, um modo de produo comunista. Haveria, portanto, um sentido da histria rumo emancipao da humanidade, com o fim da luta de classes. Marx retomou a noo de contradio presente na filosofia da histria de Hegel para explicar as transformaes sociais, mas o motor do desenvolvimento histrico no era o esprito, mas os homens em um processo de luta. Na sua viso, todas as sociedades at ento possuam contradies, o que levava inevitavelmente sua prpria transformao:
Em uma certa etapa de seu desenvolvimento, as foras produtivas materiais da sociedade entram em contradio com as relaes de produo existentes ou, o que nada mais do que a sua expresso jurdica, com as relaes de propriedade dentro das quais aquelas at ento se tinham movido. De formas de desenvolvimento das foras produtivas estas relaes se transformam em seus grilhes. Sobrevm ento uma poca de revoluo social. Com a transformao da base econmica, toda a enorme superestrutura se transtorna com maior ou menor rapidez. Na considerao de tais transformaes necessrio distinguir sempre entre a transformao material das condies econmicas de produo (...) e as formas jurdicas, polticas, religiosas, artsticas ou filosficas, em resumo, as formas ideolgicas pelas quais os homens tomam conscincia deste conflito e o conduzem at o fim.

210

Aula 9 Marx e a histria no sculo XX

H, portanto, dois tipos de transformaes: a) as transformaes das condies econmicas de produo e b) as transformaes ideolgicas pelas quais os homens tomam conscincia das contradies sociais.

Atende ao Objetivo 2

2. Caracterize o processo histrico na teoria geral marxista a partir do trecho seguinte do Manifesto Comunista:
A histria de todas as sociedades que existiram at nossos dias tem sido a histria das lutas de classes. Homem livre e escravo, patrcio e plebeu, baro e servo, mestre de corporao e companheiro, numa palavra, opressores e oprimidos, em constante oposio, tm vivido numa guerra ininterrupta, ora franca, ora disfarada; uma guerra que terminou sempre, ou por uma transformao revolucionria, da sociedade inteira, ou pela destruio das duas classes em luta. Nas primeiras pocas histricas, verificamos, quase por toda parte, uma completa diviso da sociedade em classes distintas, uma escala graduada de condies sociais. Na Roma antiga encontramos patrcios, cavaleiros, plebeus, escravos; na Idade Mdia, senhores, vassalos, mestres, companheiros, servos; e, em cada uma destas classes, gradaes especiais. A sociedade burguesa moderna que brotou das runas da sociedade feudal, no aboliu os antagonismos de classe. No fez seno substituir novas classes, novas condies de opresso, novas formas de luta s que existiram no passado. Entretanto, a nossa poca, a poca da burguesia, caracteriza-se por ter simplificado os antagonismos de classe. A sociedade divide-se cada vez mais em dois vastos campos opostos, em duas grandes classes diametralmente opostas: a burguesia e o proletariado. Dos servos da Idade Mdia nasceram os burgueses livres das primeiras cidades; desta populao municipal, saram os primeiros elementos da burguesia.

211

Teoria da Histria

A descoberta da Amrica, a circunavegao da frica ofereceram burguesia em ascenso um novo campo de ao. Os mercados da ndia e da China, a colonizao da Amrica, o comrcio colonial, o incremento dos meios de troca e, em geral, das mercadorias imprimiram um impulso, desconhecido at ento, ao comrcio, indstria, navegao, e, por conseguinte, desenvolveram rapidamente o elemento revolucionrio da sociedade feudal em decomposio. A antiga organizao feudal da indstria, em que esta era circunscrita a corporaes fechadas, j no podia satisfazer s necessidades que cresciam com a abertura de novos mercados. A manufatura a substituiu. A pequena burguesia industrial suplantou os mestres das corporaes; a diviso do trabalho entre as diferentes corporaes desapareceu diante da diviso do trabalho dentro da prpria oficina. Todavia, os mercados ampliavam-se cada vez mais: a procura de mercadorias aumentava sempre. A prpria manufatura tornou-se insuficiente; ento, o vapor e a maquinaria revolucionaram a produo industrial. A grande indstria moderna suplantou a manufatura; a mdia burguesia manufatureira cedeu lugar aos milionrios da indstria, aos chefes de verdadeiros exrcitos industriais, aos burgueses modernos. A grande indstria criou o mercado mundial preparado pela descoberta da Amrica: O mercado mundial acelerou prodigiosamente o desenvolvimento do comrcio, da navegao e dos meios de comunicao por terra. Este desenvolvimento reagiu por sua vez sobre a extenso da indstria; e, medida que a indstria, o comrcio, a navegao, as vias frreas se desenvolviam, crescia a burguesia, multiplicando seus capitais e relegando a segundo plano as classes legadas pela Idade Mdia. Vemos, pois, que a prpria burguesia moderna o produto de um longo processo de desenvolvimento, de uma srie de revolues no modo de produo e de troca. Cada etapa da evoluo percorrida, pela burguesia era acompanhada de um progresso poltico correspondente. Classe oprimida pelo despotismo feudal, associao armada administrando-se a si prpria na comuna; aqui, repblica urbana independente, ali, terceiro estado, tributrio da monarquia; depois, durante o perodo manufatureiro, contrapeso da nobreza na monarquia feudal ou absoluta, pedra angular das grandes monarquias, a burguesia, desde o estabelecimento da grande indstria e do mercado mundial, conquistou, finalmente, a soberania poltica exclusiva no Estado representativo moderno. O governo moderno no seno um comit para gerir os negcios comuns de toda a classe burguesa.

212

Aula 9 Marx e a histria no sculo XX

A burguesia desempenhou na Histria um papel eminentemente revolucionrio. Onde quer que tenha conquistado o poder, a burguesia calcou aos ps as relaes feudais, patriarcais e idlicas. Todos os complexos e variados laos que prendiam o homem feudal a seus superiores naturais ela os despedaou sem piedade, para s deixar subsistir, de homem para homem, o lao do frio interesse, as duras exigncias do pagamento vista. Afogou os fervores sagrados do xtase religioso, do entusiasmo cavalheiresco, do sentimentalismo pequeno-burgus nas guas geladas do clculo egosta. Fez da dignidade pessoal um simples valor de troca; substituiu as numerosas liberdades, conquistadas com tanto esforo, pela nica e implacvel liberdade de comrcio. Em uma palavra, em lugar da explorao velada por iluses religiosas e polticas, a burguesia colocou uma explorao aberta, cnica, direta e brutal. A burguesia despojou de sua aurola todas as atividades at ento reputadas venerveis e encaradas com piedoso respeito. Do mdico, do jurista, do sacerdote, do poeta, do sbio fez seus servidores assalariados. A burguesia rasgou o vu de sentimentalismo que envolvia as relaes de famlia e reduziu-as a simples relaes monetrias. A burguesia revelou como a brutal manifestao de fora na Idade Mdia, to admirada pela reao, encontra seu complemento natural na ociosidade mais completa. Foi a primeira a provar o que pode realizar a atividade humana: criou maravilhas maiores que as pirmides do Egito, os aquedutos romanos, as catedrais gticas; conduziu expedies que empanaram mesmo as antigas invases e as Cruzadas. A burguesia s pode existir com a condio de revolucionar incessantemente os instrumentos de produo, por conseguinte, as relaes de produo e, como isso, todas as relaes sociais. A conservao inalterada do antigo modo de produo constitua, pelo contrrio, a primeira condio de existncia de todas as classes industriais anteriores. Essa revoluo contnua da produo, esse abalo constante de todo o sistema social, essa agitao permanente e essa falta de segurana distinguem a poca burguesa de todas as precedentes. Dissolvem-se todas as relaes sociais antigas e cristalizadas, com seu cortejo de concepes e de idias secularmente veneradas; as relaes que as substituem tornam-se antiquadas antes de se ossificar. Tudo que era slido e estvel se esfuma, tudo o que era sagrado profanado, e os homens so obrigados finalmente a encarar com

213

Teoria da Histria

serenidade suas condies de existncia e suas relaes recprocas. Impelida pela necessidade de mercados sempre novos, a burguesia invade todo o globo. Necessita estabelecer-se em toda parte, explorar em toda parte, criar vnculos em toda parte. (www.dominiopublico.gov.br)

Comentrio
De acordo com a teoria geral marxista, as transformaes histricas ocorrem devido s contradies sociais. Marx e Engels consideram que em todas as sociedades h lutas de classes e que o desfecho dessas contradies necessariamente promove a transformao social, seja por uma revoluo social, seja pela destruio das classes existentes. Na teoria geral marxista, o processo histrico compreende ento o estabelecimento de novas organizaes sociais, como a sociedade burguesa, provocado pelas contradies anteriores e instituinte de novas contradies. As novas organizaes sociais apresentam tanto novas foras produtivas, novas relaes de produo, como novas formas de conscincia social. No caso da sociedade burguesa, os valores sociais, por exemplo, que prendiam o homem feudal a seus superiores naturais ela os despedaou sem piedade, para s deixar subsistir, de homem para homem, o lao frio do interesse, as duras exigncias do pagamento vista. Afogou os fervores sagrados do xtase religioso, do entusiasmo cavalheiresco, do sentimentalismo pequenoburgus nas guas geladas do clculo egosta.

214

Aula 9 Marx e a histria no sculo XX

As crticas elaboradas por historiadores marxistas no sculo XX teoria geral da histria de Marx e Engels
Desde a publicao das primeiras obras de Marx e de Engels, muitos pensadores foram extremamente crticos em relao sua teoria geral da histria por discordarem de seus princpios, especialmente da perspectiva de que vivemos em uma sociedade de classes. No entanto, durante o sculo XX, vrios pensadores marxistas desenvolveram crticas importantes a certos aspectos da teoria geral da histria elaborada por Marx e Engels no sculo XIX. Atualmente, vrios autores consideram que, no final do sculo XIX e incio do XX, houve uma simplificao ou mesmo uma distoro do materialismo histrico. Como corrente de pensamento difundida tanto no campo cientfico como entre militantes polticos, o marxismo, as obras de Marx e de Engels, foram apropriadas a partir de leituras variadas. H, pelos menos, trs crticas importantes a certas interpretaes do marxismo desenvolvidas no sculo XX: o evolucionismo, o cientificismo e o economicismo. a) O evolucionismo A concepo materialista da histria considera a existncia de um sentido na histria, no qual haveria necessariamente uma sucesso de modos de produo ao longo do tempo. Alm disso, a teoria geral marxista ainda prev o final desse processo: o comunismo. b) O cientificismo O cientificismo pode ser definido como a atitude de tomar os conceitos como verdades e no como instrumental terico para orientar a investigao. O historiador marxista Georg Lukcs, ainda no incio do sculo XX, observava com preocupao a ridicularizao do marxismo ortodoxo e sua transformao em uma profisso de f. Lukcs

215

Teoria da Histria

destacava que seguir os princpios marxistas deveria consistir em utilizar o mtodo:


O que o marxismo ortodoxo? Esta questo, na verdade bem simples, tornou-se alvo de muita discusso, tanto nos meios burgueses como proletrios. Mas passou a ser de bom tom cientfico ridicularizar toda a profisso de f de marxismo ortodoxo. (...) O marxismo ortodoxo no significa, pois, uma adeso sem crtica aos resultados da pesquisa de Marx, no significa uma "f" numa ou noutra tese, nem a exegese de um livro "sagrado". A ortodoxia em matria de marxismo refere-se, pelo contrrio, e exclusivamente, ao mtodo. Implica a convico cientfica de que, com o marxismo dialtico, se encontrou o mtodo de investigao justo, de que este mtodo s pode ser desenvolvido, aperfeioado, aprofundado no sentido dos seus fundadores (...) (1989, p.).

c) O economicismo O economicismo, por sua vez, uma perspectiva que reduz as questes polticas e culturais a questes econmicas. A crtica ao economicismo consiste na recusa ideia de que h uma determinao, em ltima instncia, das relaes sociais de produo. De fato, h uma polmica sobre o significado dessa determinao em ltima instncia das relaes sociais de produo, para Eric Hobsbawm, o materialismo histrico nunca foi um determinismo econmico. O historiador ingls E. P. Thompson, por sua vez, faz uma crtica ao modelo base/superestrutura. Para ele, na tradio marxista dominante, a base identificada com o econmico, afirmando uma prioridade heurstica das necessidades e comportamentos econmicos diante das normas e sistemas de valores. Numa s voz, podemos afirmar que 'o ser social determina a conscincia social'.... (2001,

216

Aula 9 Marx e a histria no sculo XX

p. 252). Quer dizer, para ele, no era possvel descrever um modo de produo apenas em termos econmicos, como se as normas e a cultura sobre as quais se organiza um modo de produo fossem secundrias. Ele considerava essa diviso terica entre base econmica e superestrutura cultural arbitrria e apresentava vrios exemplos, mostrando a impossibilidade de compreender economias sem considerar conceitos culturais:
Onde colocar os ritmos habituais de trabalho e lazer (ou festas) das sociedades tradicionais, ritmos intrnsecos ao prprio ato de produzir e, no obstante, usualmente ritualizados pelas instituies religiosas e de acordo com crenas religiosas seja na sociedade catlica ou na hindu? (2001, p. 255).

Para Thompson, a religio e os imperativos morais permanecem inextrincavelmente imbricados com as necessidades econmicas, assim como as expectativas e motivaes das pessoas que viveram diferentes pocas no podem ser entendidas em termos econmicos anacrnicos. Ento, como explicar a transformao histrica?
A presso do ser social sobre a conscincia social se revela, agora, no tanto por meio da clivagem horizontal base e superestrutura, mas por meio de: a) congruncias, b) contradio, c) mudana involuntria. Por congruncias, entendo as regras "necessrias", as expectativas e os valores segundo os quais as pessoas vivem relaes produtivas particulares. (...) Por contradio quero dizer, primeiro, o conflito entre o modo de viver e as normas da continuidade local e ocupacional daqueles da sociedade "envolvente". Em segundo lugar, conflito so as maneiras pelas quais o carter essencialmente explorador das relaes produtivas se torna uma experincia vivida, dando origem manifestao de valores antagonistas e a uma

217

Teoria da Histria

ampla crtica do "senso comum" do poder. Por mudana involuntria me refiro s mudanas ulteriores na tecnologia, demografia e por a vai (a vida material, segundo Braudel: novas lavouras, novas rotas comerciais, mudanas na incidncia de epidemias...), cujas involuntrias repercusses afetam o modo de produo em si, alterando, perceptivelmente, o equilbrio das relaes produtivas (THOMPSON, 2001, p. 262).

Enfim, a transformao histrica acontece pelo fato de as pessoas vivenciarem alteraes na sua vida social e cultural.

Atende ao Objetivo 3

3. O historiador ingls E. P. Thompson extremamente crtico s concepes evolucionista e economicista da histria marxista. Leia o trecho seguinte de As peculiaridades dos ingleses e caracterize crticas do autor:
(...) a histria no pode ser comparada a um tnel por onde um trem expresso corre at levar sua carga de passageiros em direo a plancies ensolaradas. Ou ento, caso o seja, geraes aps geraes de passageiros nascem, vivem na escurido e, enquanto o trem ainda est no interior do tnel, a tambm morrem. Um historiador deve estar decididamente interessado, muito alm do permitido pelos teleologistas, na qualidade de vida, nos sofrimentos e satisfaes daqueles que vivem e morrem em tempo no redimido (2001, p. 21).

218

Aula 9 Marx e a histria no sculo XX

Comentrio
Para E. P. Thompson, a dimenso da experincia humana central na histria. Na investigao da histria, o mais importante conhecer as experincias vividas pelos indivduos nos diferentes processos de transformaes histricas, e no o resultado final dos mesmos. Quer dizer, o objeto de estudo do historiador so as percepes, as expectativas e as aes humanas. Nesse sentido, Thompson critica os historiadores marxistas interessados em observar especialmente as transformaes econmicas, o avano da industrializao e a extenso de relaes assalariadas em todos os setores da economia. Na sua perspectiva, estas transformaes no podem ser vistas como um fim em si mesmos.

RESUMO
O conceito de modo de produo social elaborado por Marx e Engels consiste em um modelo terico que pretende explicar como as sociedades se organizam e como se transformam ao longo da histria. A concepo materialista da histria procurou explicar o conjunto das relaes sociais, articulando os diversos campos da vida humana entre si: as atividades econmicas, sociais e culturais. Muitos pensadores desenvolveram obras a partir do pensamento de

219

Teoria da Histria

Marx e de Engels. Atualmente, considera-se que, durante o sculo XX, houve uma certa distoro do marxismo atravs de perspectivas economicistas e cientificistas. No mbito do marxismo, porm, tambm houve uma importante renovao por meio de autores como Antonio Gramsci e E.P. Thompson.

Atividade Final

Para observar como as foras produtivas, as relaes de produo e a conscincia social esto relacionadas, voc dever entrevistar duas pessoas idosas da sua famlia ou da sua vizinhana. Se puder, entreviste pessoas de geraes diferentes entre si, seus pais e seus avs, por exemplo. Compare os depoimentos. Em primeiro lugar, elabore um roteiro bsico sobre as suas vidas profissionais: Quais eram as suas profisses? Qual o tipo de vnculo de trabalho (assalariado, meeiro, autnomo)? Quem eram os patres? Quem eram seus companheiros de trabalho? Havia sindicatos? Participavam das atividades do sindicato?

Anotaes

220

Aula 9 Marx e a histria no sculo XX

Anotaes

221

Teoria da Histria

Comentrio
No h uma resposta nica para esta atividade. Os pesquisadores da Histria do Tempo Presente, cada vez mais, utilizam depoimentos orais como fontes primrias; professores do Ensino Fundamental e do Ensino Mdio tambm tm criado atividades com entrevistas. interessante perceber como, por meio de depoimentos de pessoas de outras geraes, voc conhecer a viso de mundo delas ao ouvir seus relatos sobre as transformaes sociais no seu municpio. Nas ltimas dcadas, houve transformaes importantes com a extenso da legislao trabalhista ao trabalhador rural por meio do Estatuto do Trabalhador Rural, em 1963, e o fim do regime de colonato. Nessa conjuntura, o xodo rural aumentou significativamente, no s para as capitais mas para os centros urbanos em geral. Mesmo que os seus entrevistados no tenham sido protagonistas desse processo, observe como eles perceberam essas mudanas.

Informao sobre a prxima aula


Na prxima aula, voc estudar as contribuies das teorias sociais para os estudos histricos.

222

Potrebbero piacerti anche