Sei sulla pagina 1di 22

CURSO INTENSIVO DE EXPOSITOR

MANEIRAS DE DIZER OU EXPOR UM ASSUNTO, UM TEMA, ETC.


Composio e Diagramao: Elio Mollo

METAMORFOSE AMBULANTE
Raul Seixas

Prefiro ser essa metamorfose ambulante Eu prefiro ser essa metamorfose ambul ante Do que ter aquela opinio formada sobre tudo Do que ter aquela opinio formada sobre tudo Eu quero dizer agora o oposto do que eu disse antes Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante Do que ter aquela opinio formada sobre tudo Do que ter aquela opini o formada sobre tudo Sobre o que o amor Sobre o que eu nem sei quem sou Se hoje eu sou estrela Amanh j se apagou Se hoje eu te odeio Amanh lhe tenho amor Lhe tenho amor, lhe tenho horror Lhe fao amor, eu sou um ator chato chegar a um objetivo num i nstante Eu quero viver essa metamorfose ambulante Do que ter aquela opinio formada sobre tudo Do que ter aquela opinio formada sobre tudo Sobre o que o amor, Sobre o que eu nem sei quem sou Se hoje eu sou estrela Amanh j se apagou Se hoje eu te odeio Amanh lhe tenho amor Lhe tenho amor, lhe tenho horror Lhe fao amor, eu sou um ator Eu vou lhes dizer aquilo o que lhes disse antes Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante Do que ter aquela opinio formada sobre tudo Do que ter aquela opinio formada sobre tudo

CURSO INTENSIVO DE EXP OSITORES

PRIMEIRO MDULO ABRANGNCIA: CONTEDO DAS PALESTRAS DE ASSISTNCIA ESPIR ITUAL

OBJETIVOS DO CURSO:

Oferecer ao expositor proposta de trabalho com o pblico de a ssistncia espiritual, pautada na teoria piagetiana da construo do conhecimento, na estrutura e funci onamento da comunicao, bem como na relao expositor -ouvinte no s para um trabalho mais prximo e direto como tambm para um atendimento mais eficaz s necessidades dessa clientela.

CLIENTELA DAS REUNIES DE ASSISTNCIA ESPIR ITUAL


SUAS CARACTERSTICAS:

PESSOAS PORTADORAS DE:


Enfermidades Fsicas; Desequilbrios Psquicos; Desequilbrios Emocionais:
Angstia; Ansiedade; Desespero; Amargura; Processos de culpa; Depresso; Idia de Autodestruio; Conflitos Existenciais; Tristeza por Perda de Entes Queridos;

Traumas Psicolgicos; Envolvimento Espiritual:


Auto-Obsesso; Hetero-Obsesso: Obsesso Simples Fascinao Subjugao (Moral, Fsi ca ou Corporal) Vampirizao de Energias

ALM DE:

Pblico no Esprita; Pblico sem Credo Religioso; Pblico de Credos Religiosos Heterogneos; Pblico Flutuante, de Curta Permanncia; Pblico Refratrio.

OBJETIVOS GERAIS DA PALESTRA DE ASSISTNCIA ESPIRITUAL

1) OBJETIVOS IMEDIATOS:
Preparar o pblico para o recebimento da fluidoterapia atravs dos recursos do Eva ngelho de Jesus quais sejam : o socorro, a esperana, o consolo, o reergu imento e o reequilbrio.

2) OBJETIVOS MEDIAT OS:


Oferecer ao pblico material para reflexo sobre o comportamento humano para a tomada de conscincia e posterior transformao moral.

I - ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA COMUNIC AO

1. EM TODO ATO DE COMUNICAO H SEMPRE TRS COMP ONENTES:

REMETENTE MENSAGEM DESTINATRIO

REMETENTE: Ser animado e, em princpio, humano, que envia uma mensagem a um destinatrio para que este a descodifique e produza uma reposta. MENSAGEM: Conjunto de signos que o remetente envia ao destinatrio a fim de e stimul-lo a produzir uma resposta. DESTINATRIO: Ser animado e, em princpio, humano que recebe a mensagem e, depois de descodific-la, deve produzir uma resposta esperada pelo remetente. Ele o intrprete da mensagem.

Remetente e destinatrio: vistam a camisa, por favor!

(Tcnicas de comunicao escrita. So Paulo, tica, 1987, p. 27)

2 - CONDIES NECESSRIAS AO ENTENDIMENTO


EFICAZ DA MENSAGEM:
a) a) CONHECIMENTO DO CDIGO (LINGUAGEM VERBAL) b) b) UTILIZAO DE CDIGOS FECH ADOS; c) c) CONHECIMENTO DO REPERTRIO DO DESTINATRIO (BAGAGEM CULTURAL)

O que h dentro da bagagem ou... do repertrio?

Esta rede constitui a nossa bagagem cultural ou repertrio. O repertrio vem a ser, portanto, toda uma rede de referncias, valores e conhecimentos histricos, af etivos, culturais religiosos, profissionais, cientf icos etc.

Essas referncias, valores e conheciment os mudam de indivduo para indivduo e de comunidade para comunidade. Assim, para um paulistano, que vive boa parte da sua vida sob um cu chuvoso e encoberto, a referncia a cu azul pode despertar sensaes bem agradveis; p ara um habitante da caatinga n ordestina, assolada pela seca, a expresso cu azul pode representar uma trgica referncia, pois estar ind icando ausncia de chuva. o que se pode observar, por exemplo, no clebre Vidas secas, de Graciliano Ramos, no momento em que o vaqueiro Fabiano p ressente a aproximao da seca: Encolhido no banco do copiar, Fabiano espiava a caatinga amarela, onde as f olhas secas se pulverizavam, trituradas pelos redemoinhos, e os garranchos se torc iam, negros, torrados. No cu azul (grifos nossos) as ltimas arrib aes tinham desaparecido. Pouco a pouco os b ichos se finavam, devorados pelo carrapato. E Fabiano resistia, pedindo a Deus um milagre.
(Vidas secas . So Paulo, Martins, 1968, p. 147.)

Como se pode observar, referncias e conhecimen tos diferentes levam, claro, a repertrios diferentes e, conseqentemente, a um modo diferente de percebermos o mundo; as pessoas e os acontecimentos. Repertrios diferentes levam a diferentes percepes e vises de mundo.

II - A EDUCAO CONSTRUTIVISTA DE PIAGET


A educao construtivista baseia -se numa teoria que encara o aprendizado como um processo de construo, o qual se origina no interior do indivduo, mais do que um processo de interiorizao ou absoro atravs do ambiente. Jean Piaget provou, porm, que as crianas no adquirem conhecimentos diretame nte interiorizando-os a partir do ambiente. Depois de mais de sessenta anos de pe squisa cientfica, Piaget provou que as cri anas constroem o conhecimento partindo do seu interior, atravs da inter ao com o ambiente, pelo processo de percorrer nvel aps nvel de procedimento "errado", segundo o ponto de vista dos adultos. A educao construtivista baseia -se nos seguintes princpios interacionistas: 1) As crianas aprendem rapidamente quando esto pessoalmente interessadas e mentalmente ativas. 2) A meta de longo alcance da educao deve ser a autonomia. (Educao Construtivista: Uma orientao para o sculo 21. Constance K amii. Apostila)

INTELIGNCIA E ADAPTAO
As estruturas da inteligncia mudam atravs da adaptao a situaes novas e tm dois componentes: A assimilao A acomodao Piaget entende o termo assimilao com a acepo ampla de uma integrao de elementos novos em estruturas ou esquemas j existentes. A noo de assimilao, por um lado, implica a noo de significao e por outro expressa o fato fundamental de que todo conhecimento est ligado a uma ao e de que conhecer um objeto ou um acontecimento assimil-lo a esquemas de ao. Em outros termos, conhecer, para Piaget, consiste em operar sobre o real e transform -lo. Piaget denomina "e squema de ao" aquilo que numa ao transponvel, generalizvel ou diferenci vel de uma situao para a seguint e. Se alguns esquemas so simples (talvez inatos); a maioria deles no corresponde a uma montagem hereditria acabada; pelo contrrio, so construdos pouco a pouco pelo indivduo, dando lugar a diferenci aes novas. A acomodao define-se como toda modificao dos esquemas assimilados, por i nfluncia de situaes exteriores. Toda vez que um esquema no for suficiente para responder a uma situao e resolver um problema, surge a necessidade do esquema modificar-se em funo da situao.
(Os Pensadores, p. 10-11)

A CONSTRUO DO CONHECIMENTO E A RELAO EXPOSITOR -OUVINTE

O expositor precisa atuar no mundo concreto do indivduo, na realidade. Pelo incent ivo inicial (exrdio), o expositor leva cada ouvinte em particular a construir imagens mentais, atravs de exemplos, situaes do cotidiano, histrias. A palestra dever ser rica, o expositor dever " cutucar " os esquemas j existentes de tal modo que o ouvinte " desenterre " a realidade que ele j viveu, fazendo assim uma analogia entre a situao colocada pelo expositor e aquela que jaz nos refolhos do seu mundo interior. Ento ele vai compreender. Compreender uma relao analg ica. Leva modificao dos esquemas int eriores acomodados. A riqueza de exemplos importante. A histria bem contada, cujo enredo, personagens, conflitos estejam prximos do mundo do assistido , evoca imagens mentais no arcabouo (significao) que o leva reformulao dos esquemas interiores para uma tomada de conscincia. o "cair em si". Essa rememorizao a reconst ruo do real. O inconsciente precisa ser reform ulado, ser reconstrudo. Essas estruturas precisam ser redefinidas. O expositor tem de provocar o interesse, motivar, mexer com o emocional. S ento a palestra transforma-se- em terapia.

III - DISCURSO E ARGUMENTAO


A INTENCIONALIDADE NA PRODUO DA LINGUAGEM

A RELAO EXPOSITOR-OUVINTE
A interao social do homem por intermdio da lngua caracteriza -se, fundamentalmente, pela argumentatividade. Argumentao Discusso; Raciocnio; Apresentao de Provas. Tem por objetivo sobretudo a convencer, persuadir ou influenciar o leitor ou ouvinte. Visa a provocar ou incrementar a "adeso dos espritos" s teses apresentadas ao seu assentimento, caracterizando-se, portanto, como um ato de persuaso. Discurso Ao verbal dotada de intencionalidade Pelo qual o homem tenta i nfluir sobre o comportamento do outro ou fazer com que compartilhe determinadas de suas opinies. A todo e qualquer discurso subjaz uma ideologia.

DIFERENA ENTRE CONVENCER E PERSUADIR


Convencer se dirige unicamente razo, atravs de raciocnio estritamente lgico e por meio de provas objetivas. Tem um carter puramente demonstrativo. Leva a ce rtezas. Persuadir, por sua vez, procura atingir a vontade, o sentimento do(s) interlocutor(es) por meio de argumentos plausveis ou verossmeis e tem carter ideolgico, subjetivo. Conduz a inferncias que podem levar o auditrio ou parte dele - adeso aos argumentos apresentados. RELAO EXPOSITOR -OUVINTE

FUNO DO EXPOSITOR Realiza um fazer persuasivo, procura fazer com que o ouvinte aceite o que ele diz.

FUNO DO OUVINTE Realiza um fazer interpretativo. a) SUJEITOS DE ESTADO So os que esto em conjuno ou disjuno com um objeto. Ex.: Marcos triste. Marcos = Sujeito Triste = Objeto RELAO DE CONJUNO COM A TRISTEZA

Aurlio no feliz. Aurlio = sujeito Feliz = objeto RELAO DE DISJUNO COM A FELICIDADE

b) SUJEITOS DE FAZER So aqueles que operam uma transformao. Marcos ficou alegre. Aurlio ficou feliz.

AO DO EXPOSITOR SOBRE O OUV INTE


MECANISMOS DE PERSUASO (Mudanas de sujeito de estado a sujeito de ao)

RECURSOS DE ARGUMENTAO
1) ESCOLHA DOS TEMAS Se a inteno do expositor a transformao do s ujeito de estado em sujeito de ao, o tema dever circunscrever -se ao mundo de conflitos em que esse sujeito vive.

2) A MANIPULAO Consiste em o expositor induzir um sujeito a fazer alg uma


coisa.

H INMEROS TIPOS DE MANIPULAO:


a) TENTAO Quando o manipulador prope ao manipula do uma reco mpensa. Ex.: SE VOC COMER TUDO, GANHA UMA COCA -COLA. b) INTIMIDAO Quando o manipulador faz fazer por meio de ameaas. Ex.: NO SEJA MALEDICENTE, SENO VOC REENCARNA SEM LNGUA. c) SEDUO O manipulador leva o sujeito a fazer manifestando um juzo positivo sobre a competncia do manipulado. Ex.: NO SE DEIXE DERROTAR PELOS SOFRIMENTOS, VOC MAIOR DO QUE ELES. d) PROVOCAO O manipulador impele o manipulado ao, exprimindo um juzo negativo a respeito da competncia do manipulado. Ex.: SE VOC FOR HOMEM, PULA PR C! "No episdio bblico da tentao de Cristo no deserto ocorrem trs tentativas de m anipulao. Na primeira, ocorre uma provocao, pois o demnio diz a Cristo: 'Se s Filho de Deus, ordena a estas pedras que se transformem em pes' . Na segunda, acontece uma verdadeira tentao: 'Dar-te-ei todo este poder e a glria desses reinos (...), se te prostares diante de mim' . Na terceira, novamente se d uma provocao: 'Se s o Filho de Deus, lana -te daqui abaixo, porque est escrito: ordenou aos seus anjos a teu respeito que te guardassem. E que te sustivessem em suas mos, para no ferires o teu p nalguma pedra' . Nas trs vezes, Cristo no aceita a man ipulao."
(Jos Luiz Fiorin, Elementos de Anlise do Discurso,

3) ESCOLHA DA ILUSTRAO Histrias hipotticas ou reais. A quem eu estou falando? Qual o repertrio da pessoa a que estou enviando a mens agem? Se no conhecermos, nem um pouquinho, o repertrio da pessoa a quem nos dirig imos e de quem esperamos uma resposta ou c olaborao, corremos o risco de at irarmos nossa mensagem <no escuro>; no poderemos esperar nem desco -dificao nem respostas <corretas>. Desc onhecer ou descon-siderar o repertrio do destinat rio abrir as portas para os rudos que iro abalar a estrutur a da comunicao. O repertrio constitui, portanto, outra pea essencial do mecanismo da c omunicao."
(Isidoro Blikstein, Tcnicas de Comunicao Escrita, p. 51)

ALGUNS CRITRIOS DE ESCOLHA DA ILUSTRAO


Selecionar ilustraes que sejam do repertrio do assistido, isto , que falem de perto ao mundo de conflitos em que ele vive, bem como evitar aquelas deprime ntes ou que mostrem o lado negativo do homem, como um ser desprovido de vontade e condenado, fatalmente, s foras csm icas.

RESUMINDO:

Respeitar o repertrio do pblico. Evitar ilustraes deprimentes. Evitar as ilustraes maniquestas. Evitar as ilustraes discricionrias, preconceituosas e deslocadas historic amente. Escolher as ilustraes que mostrem o ser em conflito, e, post eriormente, a livre deciso para a escolha.

A "LEI DO TALIO"
Ao ler o Antigo Testamento, muita gente fica horrorizada ao notar que ali se narram fatos onde transparece uma sede de vingana muito grande e que contraria toda a nossa viso crist de amor ao prximo. E parece que tais vinganas recebem um aval nas leis de Israel, principa lmente na chamada "lei do talio". A palavra "talio" vem do adjetivo tal, indicando o que significa essa lei: "tal ofensa, tal punio", isto , a cada ofensa feita corresponde uma punio equivalente: "olho por olho, dente por dente"(Ex 21,23), "fratura por fratura" (Lv 24,19), "vida por vida" (Dt 19,21). Para ns, isso soa como vingana, contrariando qualquer perspectiva de pe rdo: de fato, porem, uma lei qu e visa justamente o contrrio: substitui a vingana sem medida, para que haja um limite at mesmo na execuo da justia. Visava ta mbm a exterminar as vinganas pessoais e indiscr iminadas para que a justia fosse exercida diante de testemunhas e por um ju iz. Inclusive, a lei do talio foi aos poucos sendo abrandada, substituindo a punio fsica por algum tipo de co mpensao. Muitos dizem que esta era uma lei para um tempo em que a civilizao estava muito atrasada, mas que agora, com o Novo Testamento, i sso j foi superado. No entanto, resta saber se a nossa prtica de civilizados com dois mil anos de cristianismo no a mesma do talio: "tal tapa na cara, tal tapa na cara; tal mssil nuclear, tal mssil n uclear". Quando ns hoje nunca mais olhamos para o rosto de algum s porque ele nos ofendeu, certamente nem mesmo a lei do talio obse rvamos, pois no Antigo Te stamento era uma questo de defender a justia.

MANIQUESMO

O MAL

O BEM

MANIQUESMO, s. m. Maniqueu, n. p. + ismo. Doutrina fundada por Mani no sc. III, na Prsia, segundo a qual o Universo foi criado por dois princpios que se comb atem: o Bem, ou Deus, e o Mal, ou o Demnio. O maniquesmo apareceu primitivamente como uma nova religio e no como uma her esia crist, carter que assumiria mais tarde, devido, principalmente, gra nde difuso que encontrou entre as comunidades crists. Parece que Mani no ch egou a conhecer o Cristianismo, pelo m enos em sua forma ortodoxa. Sua religio fu ndiu elementos cristos, judaicos, budistas, do masd esmo persa e do folclore da reg io, baseada, sobretudo, como o masdesmo, na opos io entre os princpios do Bem e do Mal. Pregava um ascetismo rigoroso, que permitiria a e xpulso das foras do Mal de dentro de cada ser humano. A doutrina era difundida por eleitos, espcie de monges ou santos que levavam uma vida de renncia, sendo sustentados pelos ouvintes, isto , a massa do povo, que no era forada s mesmas limitaes. Acima dos eleitos estavam os sacerdotes, depois 72 bispos e, ainda 12 doutores , um dos quais, o chefe supremo, tinha sede em B abilnia. Tendo-se perdido as obras do fu ndador do maniquesmo , os poucos fragmentos que subsistem so as citaes de autores cristos e, em particular, de Sto. Agost inho, que o professou entre os 19 e 28 anos, e que foi depois um de seus mais srios advers rios. Apesar disso, a nova rel igio desenvolveu-se consideravelmente no Orien te, chegando a fundir-se com o budismo, no Turquesto Chins, por volta do sc. VII. Teve muitos adeptos igualmente no Imprio Romano, tanto do Ocidente como do Oriente, assumindo carter de uma heresia crist. Os imperadores instituram as mais drsticas medidas contra os maniqueus, chegando a Imperatriz Teodora a mandar matar cem mil deles. Todavia exerceram mesmo um papel poltico; aliados aos rabes, constituram, por muito tempo, sria am eaa ao poder de Bizncio. Derrotaram em diversas oc asies os exrcitos imperiais, mas foram por fim vencidos e dispersados. Tiveram ainda numer osos adeptos entre os turcos. No sc. XII, teve considervel difuso uma forma chinesa de maniquesmo , que fazia de Mani um quinto Buda, to rnando-se, assim, essa crena, uma her esia do budismo. Concepes maniquestas tiveram uma grande aceitao na Alemanha, Frana e Ingl aterra, a partir do sc. XI.

Nova Enciclopdia de Pesquisa Fase

A COISA MELHOR DO MUNDO


Eu tenho 18 anos e fao planos. Como sou mulher, fao planos de mulher: estudar (hoje as mulheres estudam), trabalhar (hoje as mulheres so independentes), c asar (hoje, como sempre, as mulheres se casam). Como tenho 18 anos, o mundo est na minha frente e nele que eu merg ulho todos os dias: faculdade pela manh, t rabalho tarde, namoro noite. Tudo muito certinho, como deve ser. Tudo como co nvm aos anos 50. Tenho 18 anos e estou mergulhando no mundo; todas as manhs, estudando, todas as tardes, trabalhando, todas as noites namora ndo. Sou muito feliz, como convm ser. Inteligente na faculdade, pontual no trabalho, ajustada no namoro. Tudo muito certinho, to certinho que chega a me assustar. H pessoas, como eu, com 18 anos, que tentam mergulhar na vida e no. Se o trabalho vai bem, o namoro vai mal. Eu no. Eu so u muito feliz. Os professores gostam de mim, as pessoas com quem eu trabalho me admiram, meu nam orado me adora. Ele chega a dizer que eu sou perfeita, do jeito que ele qu eria e precisava, e procurava. Eu tambm acho que ele perfeito, do jeito que eu quer o, preciso e no procuro mais. Se marcamos um encontro, chega antes da hora e me espera sorrindo. Aos domingos, almoamos ju ntos, na cidade. Ficamos muito tempo de mos dadas, cantando ms icas do Joo Gilberto, ou calados, sorrindo. Admiramos a intelignci a um do outro. Colocamo -nos apelidos carinhosos. Escrevemos e desenhamos um pro outro, escritos e desenhos cujo significado ningum entende, alm de ns. Prometemos casamento um pro o utro. noite, quando vou dormir, no ouo os b arulhos que vm da rua: o som que me acompanha o da sua voz. E eu fico pensando que a coisa melhor do mundo e ter 18 anos e mergulhar na vida e sonhar com o futuro a dois: uma sala na penumbra, um disco de Joo Gilberto, mos dadas, palavras car inhosas, as mesmas de sempre, gestos carinhosos, os mesmos de sempre, silncio, sorrisos, fel icidade. (*) _______________________________________________
(*) Viana, Vivina de Assis. A coisa melhor do mundo. In: Matos, Cloder Rivas e Me squita, Roberto Mello. PAI. Comunicao e expresso . 8. srie. So Paulo, Saraiva, 1982.

P de Guerra
Zezinho gostaria que os soldados de bri nquedo tivessem vida. Lutassem. Go staria, sim. At que um dia, no quintal, depois de cavar pequenas trincheiras, conforme vira no c inema do bairro, arrumou -os em posio de combate. Os canhes ficaram atrs. A imaginao trabalhou, violenta. As tropas inimigas, frente ao seu pequeno exrcito, foram vencidas com pedradas. Em pouco tempo. Mas a sua vitria lhe trouxe imensa tristeza. Como consertar os inimigos qu ebrados? Zezinho sentiu que podia destruir: mas est ava muito triste. Nem sequer comeu, naquele dia, o jantar que sua me preparara. S um pouquinho. No quero. Por que, menino? Me... eu matei gente, hoje. Uma poro de soldados. Qu? Soldados sem perna. Sem cabea. Sem brao. Foi horrvel. Tenho vontade de ch orar. Que bobagem essa? Me... Voc compra aquela ambulncia na venda do Onofre? A que tem a cruz ve rmelha? Pra qu? Para tratar deles. Vou fazer muletas de pau-de-fsforos. Zezinho teve febre. Chamaram doutor. Ni ngum entendia. Mas a guerra continuava na febre do menino. Avanar! Primeiro canho, fogo! Contin uava a loucura blica: Mete a faca nele! uma ordem! A criana se agitava. O mdico falou: No entendo. Ele comeu algum a coisa na rua? No, doutor. Brincou o dia todo no quintal. Foi examinado dos ps cabea. Nada. Vou receitar calmante. Ele est muito ag iNo dia seguinte. Zezinho resolveu enterrar seus mortos. Generais e soldados. Lado a lado. Maneco pulou a cerca e perguntou o que era aquilo. Nada. E esse negcio a, com a bandeirinha? Nada. Vai embora! J disse. Maneco foi. Ele arrumou alguns sobreviventes inimigos. Estava com raiva. Sem tristeza. Arrumou seu exrcito. Poucos existiam do outro lado. Mas eram inimigos. As pedradas foram certeiras. A devastao foi geral. Conferiu: nada mais restava. Olha, depois, suas tropas. Perdera a noo das coisas: destruiu seu prprio exrcito. Nada mais restava dos brinquedos. Marchou sozinho pelo quadrado de terra, limitado pelas cercas de bambus. Com a corneta, presente do tio Anselmo, tentou tirar alguns sons. Corneta rouca de plstico. Apanhou pedras e foi atirando. Quebrou v idraas. S ento, lembrou-se que os pais brigavam dia e noite. Discutiam. Certa vez, o pai bateu na me. Tentou socorr -la, mas foi atirado contra a parede esburac ada. Sangrou. Brigavam muito. Principalmente quando o pai chegava bb ado. Os soldadinhos eram comprados com as economias da me: costurava para fora. Chegou em casa e apanhou a caixa de s apatos, vazia. Desenterrou os sepu ltados mutilados. No tanque, lavou-os com amor: pernas, br aos, cabeas. Ressuscitava-os na sua imaginao. Arrumou-os na caixa e jogou fora os arm amentos. Lamentava aquela guerra intil, te ntando consertar os estragos. Naquele instante, sentiu -se feliz: havia paz.<>

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
Koch, Ingedore G. Villaa . Discurso e argumentao. A Intencional idade na produo da linguagem. In: Argumentao e linguagem, So Paulo, Cortez Editora, 1987, p. 19 -24. Blikstein, Izidoro . Estrutura e funcionamento da comunicao. In: - Tcnicas de Comunicao Escrita. So Paulo, tica, 1987. Thompson, James J. Anatomia da Comunicao. Rio, Edies Bloch, 1973. Fiorin, Jos Luiz . Percurso gerativo de sentido. In: - Elementos de Anlise do Discurso. So Paulo, Co ntexto, 1989, p. 21-5. Abreu, Antnio Surez . Curso de Redao. So Paulo. tica, 1989. Freire, Paulo . A importncia do Ato de Ler. So Paulo, Cortez Editora, 1981. Nogueira, Carlos Roberto F. As origens do Anjo Rebelde; Cristianismo e demonolatria; Deus e o Diabo: a pedagogia do medo. In: O Diabo no Imaginrio Cristo. So Paulo, tica, 1986, p. 41 -2. Storniolo, Ivo & Balancin, Euclides Martins . A lei do talio. In: - Conhea a Bblia. So Paulo, Edies Paulinas, 1986, p. 41-2. Evangelho de Jesus , Lucas 2:10; Mateus, 5:25 -26 e 18:7. Piaget, Jean . Os pensadores. So Paulo, Abril Cultural, 1978, p. 10 -12. Kamii, Constance . Educao construtivista: Uma orientao para o sculo 21. Apostila. Traduo de Z ayra Freitas Guimares. Pires, J. Herculano . Determinismo e liberdade. In: - O Ser e a Serenidade. So Paulo. Edicel, p. 86 -90. Determinismo e livre-arbtrio. In: O Esprito e o Tempo. Edicel, 1977, p. 171 -5. Weor, Samael Aun. O livro da vida; Criaturas mecnicas. In: - Tratado de Psicologia Revolucionria. So Paulo. Movimento Gnstico Cristo Universal do Brasil na Nova Ordem, 1990. Rizzini, Carlos Toledo . Determinismo e livre-arbtrio. In:- Evoluo para o Terceiro Milnio. So Paulo, Edicel, 1987, p. 130-141. Andr Luiz - Francisco C. Xavier . Ao e reao. Rio de Janeiro, FEB, 5. edio. Reboul, Olivier . Treze casos de doutrinao (Fazer aprender sem compreend er aquilo que deveria ser compreendido). In: Doutrinao. So Paulo. EDUSP, 1980, p. 5 -6. Gasparetto, Zbia M. O saber esperar (Marcus Vinicius). In: - Voltas que a vida d. So Paulo, Edicel, 1977, p. 67-70. Citelli, Adilson . Textos persuasivos no livro d idtico. In: - Linguagem e Persuaso. So Paulo. tica, p. 54-7) Emmanuel - Francisco Cndido Xavier . Induo e Ao e Assuntos de Paz. In: Amigo. So Paulo . Ceu, p. 49 a 52 e 59 a 63. Irmo X - Francisco C. Xavier . Dvida e resgate. In: - Contos e aplogos. Rio. FEB, 1974, p. 101 -4. A ficha - mensagem psicografada. Quintanilha, Dirceu . P de guerra. Apud Reflexo e Ao em Lngua Portuguesa, So Paulo, Editora do Brasil, p. 8-9. Denis, Lon . O problema do ser, do destino e da dor. Rio. FEB 10. edio.

Potrebbero piacerti anche