Sei sulla pagina 1di 2

1) Qual ou quais livros que voc mais gostou de ter lido? Pode citar trs a cinco.

Histrias Extraordinrias - Edgar Allan Poe Doze Contos Peregrinos Gabriel Garca Marquez Hamlet Willian Shakespeare A Caverna Misteriosa de Pedro Barreto

2) Por que? Fale rapidamente o motivo de cada um deles. Gosto muito de histrias de mistrio e suspense. Histrias Extraordinrias uma coletnea de contos de Edgar Allan Poe chamada. Dentre as histrias desse livro esto O Gato Preto e A Carta Roubada. Alm de ser ganhador de Prmio Nobel de Literatura, Garca Marquez apareceu em minha vida de uma forma interessante. Doze Contos Peregrinos um livro que li na adolescncia e voltei a reler muitos anos depois. Fui iniciado leitura de Shakespeare na faculdade por meu mestre Gladir Cabral. Para mim, Hamlet a melhor pea do autor. Outro livro que no posso deixar de mencionar um livro que segundo minhas lembranas foi o primeiro livro que ganhei e li, A Caverna Misteriosa de Pedro Barreto. Foi um clssico que marcou os anos 70 e 80 no Brasil. 3) Por que gosta de ler? Eu sinceramente tenho prazer em ler. No um clich. Alm de livros, leio muitas coisas na internet (notcias, artigos de opinio), mas leio tambm folders, panfletos de mercado, outdoors. Alm do mais, ler para mim tambm um ofcio, pois sou professor de lnguas e literatura. 4) Como escolhe os livros que vai ler? Durante um tempo, escolhia muito pela mdia, por indicao de amigos e por aquilo que eventualmente chegava a minha mo. Durante a graduao em Letras li muita literatura universal, brasileira e inglesa por necessidade do curso em si. Atualmente minhas escolhas tem sido os clssicos. Estou lendo Dom Quixote de La Mancha e estou na minha lista Ilada e Odisseia de Homero. So histrias que todo mundo conhece um pouco, acaba papagaiando por a. Contudo, nada tira o valor de ler a histria na ntegra, saboreando pgina por pgina. 5) Para voc, o que representa/significa ler? Ler em primeiro lugar entretenimento. Mas por meio desse ato de prazer, fruio, acredito que aprendamos muito, ficamos diferentes, pois vocabulrio pode ser ampliado e as relaes que podemos fazer com outras manifestaes artsticas e culturais so mltiplas. 6) Qual a importncia da leitura na vida de uma criana, de um adulto?

Minha filha tem 1 ano e 3 meses. Eu leio para ela. E ela j tem seus livrinhos (alguns de borracha, etc.). Penso que uma criana que l, que tem contato com os livros desde cedo, ter uma relao diferente com o mundo das letras (e das imagens) que o nosso mundo. Em todos os campos de atuao ler imprescindvel para o aperfeioamento de suas atividades. Todavia, a perspectiva pode ser no to objetiva. Ler por fruio, por prazer, por entretenimento nos faz melhores. Como diz o pensado Rubem Alves literatura no serve para nada... mas serve para tudo.

7) Nome completo, idade (se quiser), formao e profisso. Richarles Souza de Carvalho 35 anos Licenciado em Letras. Doutorando em Cincias da Linguagem Professor de Lngua Inglesa (Letras) e Literatura Infantojuvenil (Pedagogia)

Potrebbero piacerti anche