Sei sulla pagina 1di 124

S

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

ACTOS AVULSOS

- Actos Avulsos (Quando no pagam os actos avulsos o que se faz: - art. 35, n 3 do RCP): a) - emitida pela Secretaria certido de liquidao autnoma, com fora executiva prpria, a qual serve de suporte execuo a instaurar pelo M P. - Actos Avulsos (Taxas nos actos avulsos): a) - Art. 9 do RCP CERTIDES (ART. 9 N 3 do R.C.P.) - Certides (UCs) a) b) c) d)

At 50 paginas 1/5 de UC 20,40 De 50 a 75 pginas 30,60 De 76 a 100 pginas 40,80 De 101 a 125 pginas 51,00

- Certides (Via Electrnica) a) As certides que sejam entregues por via electrnica do origem ao pagamento de taxa de justia no valor de 1/10 de uma UC. Art. 9 n 4 do RCP 10,20 - Por cada fotocpia simples art. 9 n 5 do RCP 0,20 - Certides (Documentos enviados electronicamente tem a fora probatria) a) Os documentos apresentados nos termos previstos no n 3 do art. 150 do CPC (enviados electronicamente) tm a fora probatria dos originais, nos temos definidos para as certides art. 150 n 7 do CPC - Certides (comunicao entre Tribunais) Art. 24 n 1 / 2 portaria 114/08 de 6/2 a) A passagem de certides de termos e actos prevista no n 1 do art. 174 do CPC, quando tenha por fim a juno das mesmas a processo judicial pendente, efectuada electronicamente, devendo a secretaria enviar a certido para o tribunal onde corre o referido processo. b) O envio da certido + efectuado, sempre que possvel, atravs do sistema informtico, com a indicao do processo a que se destina e de quem requereu a certido.

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

MBITO DE APLICAO (Alterado pelo art. 1 da Lei 43/2008, de 27/08 e alterado pelo art. 2 da Lei 7/2012, de 13/02) - O RCP aplica-se aos processos que corram termos nos Tribunais Judiciais e Fiscais, nos Tribunais Administrativos e no balco de injunes art. 2 do RCP; a) - Excepcionando-se o Tribunal Constitucional que tem regime prprio D.L. n 303/1998, de 07/10.

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

(APLICAO NO TEMPO ART. 8 DA Lei n 7/2012, de 13/02) - A aplicao da lei no tempo foi significativamente alterada, no sentido da padronizao das custas a todos os processos, independentemente do regime que estava em vigor, quando os mesmos foram iniciados art. 8 da Lei n 7/2012, de 13/02. - Portanto, a nova redaco, introduzida por esta lei, visa a aplicao do mesmo regime de custas a TODOS OS PROCESSOS JUDICIAIS PENDENTES, independentemente do momento em que se iniciaram. Para melhor esclarecimento elaboramos o quadro infra:
A aplicao no tempo foi significativamente alterada, no sentido da padronizao das custas a todos os processos, independentemente do regime que estava em vigor, quando os mesmos foram iniciados vide art. 8 da Lei n 7/2012, de 13/02. Portanto a nova redao, introduzida por esta lei visa a aplicao do mesmo regime de custas a TODOS OS PROCESSOS JUDICIAS PENDENTES, independentemente do momento em que iniciaram. Para melhor elucidao elabormos o quadro infra:

Aplicao da lei no tempo

Lei n. 7/2012, de 13 de Fevereiro


Aplicao da lei no tempo art. 8. da Lei n. 7/2012, de 13 de Fevereiro
Dispositivo
Art. 8. n. 1

Redao
O Regulamento das Custas Processuais, na redaco que lhe dada pela presente lei, aplicvel a todos os processos iniciados aps a sua entrada em vigor e, sem prejuzo do disposto nos nmeros seguintes, aos processos pendentes nessa data.

Exemplos
Aplicao a todos os processos entrados e pendentes de acordo com as regras previstas nos nmeros seguintes. Ex.: - Num determinado processo iniciado em 29-mar-2012, aplica-se o presente regime na redao dada por esta Lei n. 7/2012.

Art. 8. n. 2

Relativamente aos processos pendentes, sem prejuzo do disposto nos nmeros seguintes, a redaco que dada ao Regulamento das Custas Processuais pela presente lei, s se aplica aos actos praticados a partir da sua entrada em vigor, considerando-se vlidos e eficazes todos os pagamentos e demais actos regularmente efectuados ao abrigo da legislao aplicvel no momento da prtica do acto, ainda que a aplicao do Regulamento das Custas Processuais, na redaco que lhe dada pela presente lei, determine soluo diferente.

Aos processos pendentes, aplicam-se as novas regras, em todos os atos praticados a partir da entrada em vigor, mantendo-se vlidos todos aqueles praticados anteriormente. Ex.: - Numa determinada ao de divrcio, sem o consentimento do outro cnjuge, com o valor de 30.000,01, iniciada em 06-fev-2012, o autor autoliquidou a 1. prestao da taxa de justia pelo impulso processual no montante de 306,00. Nos 90 dias subsequentes o autor teria que autoliquidar a 2. prestao da taxa de justia. Contudo, como no dia 29-mar-2012, entrou em vigor a nova redao do RCP aquele pagamento considera-se vlido e eficaz. Assim, as partes ficaro, futuramente, dispensadas dos pagamentos prvios alnea e) do n. 1 do art. 15. do RCP. Todos os montantes cuja obrigao do pagamento ocorra, aps a entrada em vigor da presente lei, so calculados nos termos da nova verso. Ex.: - Numa determinada ao declarativa ordinria, iniciada em 22-abr-2009, foi interposto recurso da sentena, apresentadas as alegaes do recorrente e autoliquidada a taxa de justia pelo impulso processual. Porm, se o recorrido apresentar as contra alegaes, a partir de 29-mar-2012, j tem que autoliquidar a taxa de justia pelo impulso processual n. 2 do art. 7. do RCP. Na anterior redao do RCP, era apenas o recorrente que autoliquidava a taxa de justia pelo impulso processual. No regime anterior, nos casos em que as partes se mostravam isentas de custas ou nos processos igualmente isentos de custas, mantm-se os regimes de iseno, ainda que no previsto no regime atual. Ex.: - Numa determinada ao declarativa ordinria, iniciada em 05-dez-2011, o partido poltico AAA, cujos benefcios no estavam suspensos, estava isento de custas em todos os processos. A partir de 29-mar-2012 deixou de estar isento, naquele processo, pois todos os partidos polticos s tm iseno no contencioso nas leis eleitorais alnea e) do n. 1 do art. 4. do RCP. Porm, naquele processo, por fora da aplicao da lei no tempo, mantm-se a iseno. Caso as partes ou os processos venham a beneficiar de iseno de custas no novo regime, no se restitui o que tenha sido pago a ttulo de custas. Ex.: - Numa determinada ao administrativa especial, iniciada em 26-abr-2011, um vogal, no juiz do Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscal, autoliquidou a taxa de justia pelo impulso processual no montante de 612,00. A partir de 29-mar-2012, a iseno aplica-se a este processo, mas no h lugar restituio do que j tiver sido pago a ttulo de custas.

Art. 8. n. 3

Todos os montantes cuja constituio da obrigao de pagamento ocorra aps a entrada em vigor da presente lei, nomeadamente os relativos a taxas de justia, a encargos, a multas ou a outras penalidades, so calculados nos termos previstos no Regulamento das Custas Processuais, na redaco que lhe dada pela presente lei.

Art. 8. n. 4

Nos processos em que as partes se encontravam isentas de custas, ou em que no havia lugar ao pagamento de custas em virtude das caractersticas do processo, e a iseno aplicada no encontre correspondncia na redaco que dada ao Regulamento das Custas Processuais pela presente lei, mantm-se em vigor, no respectivo processo, a iseno de custas.

Art. 8. n. 5

Nos processos em que, de acordo com a redaco que dada ao Regulamento das Custas Processuais pela presente lei, as partes ou o processo passam a estar isentos de custas, a iseno aplica-se, no havendo no entanto lugar restituio do que j tiver sido pago a ttulo de custas.

Art. 8. n. 6

O valor da causa, para efeitos de custas, sempre fixado de acordo com as regras que vigoravam na data da entrada do processo.

O valor da causa, para efeitos tributrios, fixado de acordo com as regras em vigor na data da entrada do processo. Ex.: - Numa determinada ao executiva, iniciada em 10-jan-.2009, aplicava-se e continua a aplicar-se o art. 9. do CCJ n. 1 o valor das execues o da soma dos crditos exequendos ou o do produto dos bens liquidados, se for inferior. O que comanda a data da entrada do processo, independentemente do momento em que termina. Na segunda prestao da taxa de justia, deve atender-se aos montantes previstos na lei nova, ainda que os montantes sejam diversos. Ex.: - Numa determinada ao de declarativa ordinria, com o valor de 260.000,00, iniciada em 22-abr-2009, o autor autoliquidou a taxa de justia pelo impulso processual no montante de 1.530,00, correspondente a 15 UC. A r veio contestar em 09-fev-2012 e autoliquidou a 1. prestao da taxa de justia pelo impulso processual no montante de 765,00, correspondente a 1/2 de 15 UC. Porm, se houver lugar ao pagamento da 2. prestao pela r, esta dever ser paga no montante de 816,00, correspondente a 1/2 de 16 UC constantes da atual Tabela I. Tendo a taxa de justia devida pelo impulso processual sido paga numa nica prestao, no h lugar ao pagamento de outra prestao. Ex.: - Numa determinada ao emergente de acidente de trabalho, com o valor de 35.000,00, iniciada em 04-nov-2011, o autor no autoliquidou a taxa de justia pelo impulso processual por estar isento de custas, nos termos da al. h) do n. 1 do art. 4. do RCP. Entretanto, no dia 25-nov2011, a r autoliquidou a taxa de justia pelo impulso processual na sua totalidade, ou seja, 612,00. Logo, no h lugar ao pagamento da 2. prestao da taxa de justia pelo impulso processual da R.

Art. 8. n. 7

Nos processos em que h lugar ao pagamento da segunda prestao da taxa de justia e o mesmo ainda no se tenha tornado exigvel, o montante da prestao fixado nos termos da redaco que dada ao Regulamento das Custas Processuais pela presente lei, ainda que tal determine um montante diverso do da primeira prestao.

Art. 8. n. 8

Nos processos em que o pagamento da taxa de justia devida por cada uma das partes foi regularmente efectuado num nico momento no h lugar ao pagamento da segunda prestao da taxa de justia previsto no n. 2 do artigo 13. do Regulamento das Custas Processuais, na redaco que lhe dada pela presente lei.

Art. 8. n. 9

Nos processos em que, em virtude da legislao aplicvel, houve lugar dispensa do pagamento prvio da taxa de justia, essa dispensa mantm-se, sendo o pagamento dos montantes que a parte teria de ter pago caso no estivesse dispensada devidos apenas a final, ainda que a aplicao da redaco que dada ao Regulamento das Custas Processuais pela presente lei determinasse soluo diferente.

Nos casos de dispensa do pagamento prvio da taxa de justia, pelo impulso processual, mantmse a obrigao do seu pagamento a final, independentemente de condenao. Ex.: - Numa determinada ao administrativa especial, iniciada em 04-nov-2011, a autora Cmara Municipal AAA no autoliquidou a taxa de justia pelo impulso processual por estar dispensada de pagamento prvio da taxa de justia 1. parte da alnea a) do art. 15. do RCP. Esta dispensa mantm-se mas, independentemente do resultado final da ao, a Cmara Municipal AAA ter que autoliquidar a taxa de justia devida por aquele impulso processual a final n. 2 do art. 15. do RCP.

Art. 8. n. 10

Nos processos em que a redaco que dada ao Regulamento das Custas Processuais pela presente lei passa a prever a dispensa do pagamento prvio da taxa de justia no h lugar sua dispensa, excepto se ainda no tiver sido paga a segunda prestao da taxa de justia, caso em que a dispensa de pagamento prvio se aplica apenas a esta prestao.

Esto dispensadas do pagamento da 2. prestao da taxa de justia, as aes que passaram a estar dispensadas do seu pagamento prvio. Ex.: - Numa determinada ao de divrcio, sem o consentimento do outro cnjuge, com o valor de 30.000,01, iniciada em 21-dez-2011, o autor autoliquidou a 1. prestao taxa de justia pelo impulso processual no montante de 306,00. Nos 90 dias subsequentes o autor teria que autoliquidar a 2. prestao da taxa de justia. Porm, como no dia 29-mar-2012 entrou em vigor a nova redao do RCP, o autor fica dispensado do pagamento da 2. prestao da taxa de justia alnea e) do n. 1 do art. 15. do RCP. So equiparadas 1. e 2. prestaes da taxa de justia, a taxa de justia inicial e subsequentes previstas no CCJ. Ex.: - Numa determinada ao declarativa sumria, iniciada em 13-Jan-2009 vigncia do CCJ , o autor autoliquidou a taxa de justia inicial e a taxa de justia subsequente. Estas taxas de justia equiparam-se 1. prestao da taxa de justia e 2. prestao da taxa de justia, respectivamente. A todos os processos pendentes, ou seja, iniciados antes de 29-mar-2012, aplicam-se as normas do CCJ e RCP, na redao dada por esta Lei n. 7/2012, respeitantes s custas de parte, incluindo as relativas aos honorrios dos mandatrios art.s 25. e 26. do RCP, e 33.-A do CCJ. Porm, naqueles processos, se a respetiva nota discriminativa j foi enviada parte responsvel, no se aplicam as normas do RCP, na nova redao que lhe foi dada pela referida Lei n. 7/2012. Com o intuito de evitar que se aplique e interprete outros dispositivos sobre pagamentos, esta norma afasta definitivamente todas e quaisquer interpretaes. Assim, em TODOS OS PAGAMENTOS decorrentes do regime de custas processuais devem ser efetuados pelos meios previstos no RCP, na nova redao que lhe foi dada por esta Lei n. 7/2012.

Art. 8. n. 11

Para efeitos de aplicao do Regulamento das Custas Processuais, na redaco que lhe dada pela presente lei, aos processos iniciados antes de 20 de Abril de 2009, a taxa de justia inicial equiparada primeira prestao da taxa de justia e a taxa de justia subsequente equiparada segunda prestao da taxa de justia.

Art. 8. n. 12

So aplicveis a todos os processos pendentes as normas do Regulamento das Custas Processuais, na redaco que lhe dada pela presente lei, respeitantes s custas de parte, incluindo as relativas aos honorrios dos mandatrios, salvo se a respectiva nota discriminativa e justificativa tiver sido remetida parte responsvel em data anterior entrada em vigor da presente lei.

Art. 8. n. 13

Todos os pagamentos decorrentes do regime de custas processuais devem ser efectuados pelos meios previstos no Regulamento das Custas Processuais, na redaco que lhe dada pela presente lei.

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

APOIO JUDICIARIO - Apoio judicirio (quando deve juntar): a) - Quando a parte junta petio que tenha de pagar taxa de justia, mas tenha pedido o apoio judicirio deve juntar o comprovativo do pedido art. 685-D do CPC art. 18 n 1 da Lei 34/2004 de 18/04 - Apoio judicirio (modalidade de atribuio de Agente de Execuo) a) Quando seja concedido apoio judicirio na modalidade de atribuio de agente de execuo, este sempre um oficial de justia, determinado segundo as regras da atribuio art. 35-A da Lei n 34/2004, de 29/07. - Apoio judicirio (Envio de peties por via electrnica) a) Envio do pedido ou concesso do apoio judicirio so comprovados atravs da apresentao, por transmisso electrnica de dados, dos correspondentes documentos, nos termos definidos para os restantes documentos na al. b) do n 1 do art. 5 da portaria 114/08/ de 6/2 art. 8 n 2 Portaria 114/08 de 6/2 (fls. 930) e art. 150-A n 4 do CPC - Apoio judicirio (quando no possvel enviar electronicamente nos termos do n 2 do art. 5 da portaria 114/08 de 6/2 (fls. 930)): a) Quando no for possvel enviar o documento comprovativo do apoio judicirio, electronicamente, nos termos definidos do n 1 do art. 5 (fls. 930), em virtude do disposto no n 2 do Art. 10 portaria 114/08 de 6/2, o referido envio deve ser efectuado nos termos previstos dos ns 3 e 4 do art. 10 (fls. 930), sob pena de desentranhamento da petio apresentada ou da aplicao das cominaes previstas nos Art. 486-A, 512-B e 685-D, do CPC - Apoio judicirio (Quando a pratica de um acto processual exija o pagamento de taxa de justia e tem apoio judicirio) a) Quando a prtica de um acto processual exija o pagamento de taxa de justia nos termos do RCP, deve ser junto o documento comprovativo da concesso do apoio judicirio, salvo se o documento j se encontrar junto aos autos art. 150-A n 1 do CPC. - Apoio judicirio (quando no junta o comprovativo da concesso do apoio judicirio na contestao) a) A falta do documento comprovativo da concesso do apoio judicirio, referido no art. 150-A n 1 do CPC, no implica a recusa da pea processual, devendo a parte proceder sua juno em 10 dias, subsequentes prtica do acto processual, sob pena de aplicao das cominaes previstas no Art. 486-A, 512-B e 685-D todos do CPC - Apoio judicirio (Aces que no importem a constituio de advogado e o acto praticado pela parte nas contestaes) a) Quando a causa no importe a constituio de mandatrio e o acto tenha sido praticado pela parte a parte notificada para que proceda juno de

comprovativo da concesso de apoio judicirio, sob pena de ficar sujeita s cominaes dos Art. 486-A, 512-B e 685-D todos do CPC. - Apoio judicirio (conta) - Quando as partes beneficiem de apoio judicirio na modalidade de dispensa do pagamento da taxa de justia e demais encargos e se o processo tiver de ir conta, com responsabilidades para estes, no se procede elaborao da conta face ao disposto no art. 29 n 1 al. d) do RCP (Lei 7/2012 de 13/02) - Apoio Judicirio (Petio inicial enviada por via eletrnica (sem a concesso do pedido de apoio judicirio) - Notifica-se a parte por via eletrnica, recusando a petio art. 15-A da Portaria 114/2008 de 06/02, aditado pelo art. 2 da Portaria 471/2010 de 08/07. - Apoio judicirio (Ex. Especial de Alimentos (Oficial de justia Recusa art. 811 n 1 do CPC): - Quando no vem o titulo executivo com o pagamento da taxa justia com a concesso do apoio judicirio

- Apoio judicirio (matem-se para efeitos de recurso) - O apoio judicirio mantm-se para efeitos de recurso, qualquer que seja a deciso sobre a causa art. 18, n 4 da Lei 34/2004 de 29/07. - Apoio judicirio ( extensivo a todos os processos que sigam por apenso) - extensivo a todos os processos que sigam por apenso quele em que esta concesso se verificar, sendo tambm ao processo, quando se tenha verificado art. 18, n 4 da Lei 34/2004 de 29/07. - Apoio judicirio (quando o processo desapensado mantm-se o apoio, o que fazer) - No caso de o processo ser desapensado por deciso com trnsito em julgado, o apoio judicirio manter-se-, juntando-se oficiosamente ao processo desapensado certido que o concedeu, sem prejuzo do disposto na parte final do n 6 do art. 18 da Lei 34/2004, de 29/07 (devendo a deciso definitiva ser notificada ao patrono para este se pronunciar sobre a manuteno ou escusa do patrocnio) art. 18, n 7 da Lei 34/2004, de 29/07. - Apoio judicirio (declarada a incompetncia do tribunal) - Declara a incompetncia do tribunal, mantm-se, a concesso do apoio judicirio, devendo a deciso definitiva ser notificada ao patrono para este se pronunciar sobre a manuteno ou escusa do patrocnio art. 18 n 6 da Lei 34/2004, de 29/07. - Apoio judicirio (Patrono ou defensor oficioso - se pode substabelecer) - O patrono ou defensor nomeado pode substabelecer, com reserva, para diligncia determinada, desde que indique substituto art. 17 DA Portaria 10/2008, de 03/01. - Apoio judicirio (Patrono ou defensor oficioso - de quem a responsabilidade da remunerao, quando substabelece) - A remunerao do substabelecido da responsabilidade do patrono ou defensor nomeado art. 17 da Portaria n 40/2008, de 03/01. - Apoio judicirio (o valor que se mete nos processos - cveis)

- Para efeitos do disposto no n 2 do art. 36 d Lei n 34/2004, de 29/07, o valor dos encargos decorrentes da concesso de apoio judicirio, nas modalidades previstas nas alneas b), c), f) do n 1 do art. 16 do mesmo diploma, de 150,00 por processo art. 8 n 1 da Portaria 10/2008 de 03/01. - Apoio judicirio (pagamento de quaisquer despesas suportadas pelo patrono ou defensor oficioso nomeado para apoio judicirio depende de qu) - O pagamento de quaisquer despesas suportadas pelo patrono ou defensor oficioso nomeado para apoio judicirio depende da apresentao de nota de despesas junto do processo, a homologar pela Ordem dos Advogados art. 8 n 3 da Portaria 10/2008 de 03/01. - Apoio judicirio (quando no h lugar ao pagamento de deslocaes aos defensores oficiosos ou patronos) - No h lugar ao pagamento de deslocaes aos defensores oficiosos ou patronos que ocorram dentro da comarca de inscries art. no h lugar ao pagamento de deslocaes aos defensores oficiosos ou patronos) no h lugar ao pagamento de deslocaes aos defensores oficiosos ou patronos) art. 8 n 4 da Portaria 10/2008 de 03/01. - Apoio judicirio (quando h lugar ao pagamento de deslocaes aos defensores oficiosos ou patronos) - S assegurado o pagamento de deslocaes ao defensor oficioso ou patrono, quando na comarca de destino no houver profissional forense no sistema de acesso ao direito art. 8, n 5 da Portaria 10/2008, de 03/01. - Apoio judicirio (as despesas dos defensores oficiosos ou patronos so reguladas por que artigos) - As despesas dos defensores oficiosos ou patronos que participam no sistema de acesso ao direito so reguladas pelos art.s 8-A a 8-D da Portaria 10/2008, de 03/01. - Apoio judicirio (o valor que se mete na conta do processo penal quando o arguido no solicita a concesso do apoio judicirio) - responsvel pelo pagamento do triplo do valor estabelecido nos termos do n 2 do art. 36 da Lei 34/2004, de 29/07 e art. 8, n 1 da Portaria 10/2008, de 03/01 450,00 - art. 39, n 7 da Lei 34/2008, de 29/07 - Apoio judicirio (o valor que se mete na conta do processo penal - quando os servios da Segurana Social decidirem no conceder o beneficio de apoio judicirio ao arguido) - responsvel pelo pagamento estabelecido no n 2 do art. 36 da Lei 34/2004, de 29/07 e art. 8, n 1 da Portaria 10/2008, de 03/01 150,00 art. 39, n 8 da Lei n 34/2004, de 29/07. - Salvo se se demonstrar que a declarao proferida nos termos do n 3 do art. 39 da Lei n 34/2004, de 29/07 foi manifestamente falsa, caso em que fica sujeito ao pagamento do quntuplo do valor estabelecido no n do art. 36 da Lei 34/2004, de 29/07 e art. 8, n 1 da Portaria 10/2008, de 03/01 750,00 - art. 39, n 8 da Lei n 34/2004, de 29/07.

- Apoio judicirio (o valor que se mete na conta do processo penal quando o arguido no constitui advogado e for obrigatria ou considerada necessria ou conveniente a assistente de defensor, aps ter sido advertido para o fazer (art. 39, n 5 da Lei 34/2004, de 29/07)) - responsvel pelo pagamento do triplo do valor estabelecido nos termos do n 2 do art. 36 d Lei n 34/2004, de 29/07 150,00 - quando o arguido no constitui advogado e for obrigatria ou considerada necessria ou conveniente a assistente de defensor, aps ter sido advertido para o fazer (art. 39, n 5 da Lei 34/2004, de 29/07) deve este ser nomeado art. 39, n 9 da Lei 34/2004, de 29/07)

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

ART. 107-A DO CPP - O arguido apresentou a contestao no n 3 dia til seguinte ao termo do prazo, e autoliquidou o pagamento imediato da multa (al. c do art. 107 do CPP) - Multa 2 UC.204,00 - A multa no foi paga imediatamente: - Ato praticado no 1 dia til: - Multa inicial.51,00 - Acrscimo 25% (n 6 do art. 145 do CPC) 25,50 - Total da multa (a notificar) . 63,75 - Ato praticado no 2 dia til: - Multa inicial.102,00 - Acrscimo 25% (n 6 do art. 145 do CPC) . . 25,50 - Total da multa (a notificar) . 127,50 - Ato praticado no 3 dia til: - Multa inicial.204,00 - Acrscimo 25% (n 6 do art. 145 do CPC). . 51,00 - Total da multa (a notificar) que no foram contempladas, concretamente o art. 27 . . . 255,00 - Apesar da aplicao da lei no tempo art. 8 da Lei n 7/2012, de 13/02 pretender harmonizar o CCJ e o RCP, existem situaes que no foram contempladas, concretamente o art. 27 do DL n 34/2008, de 26/02. - O n 1 daquele art. 27 refere que a alterao s leis de processo e o novo RCP aplica-se apenas aos processos iniciados a partir da entrada em vigor do DL n 34/2008, de 26/02, respetivos incidentes, recursos e apensos, ou seja 20-04-2009.

- Assim, para os processos cveis e outros onde tem aplicao o disposto no art. 145 do CPC, pendente em 20-04-2009, aplica-se a redaco anterior daquele art. 145 do CPC. - Nos processos iniciados a partir de 20-04-2009, aplica-se o disposto no art. 145 do CPC na redaco dada pelo referido DL n 34/2008 de 26/02. - Nos processos iniciados a partir de 20-04-2009, aplica-se o disposto no art. 107-A do CPP.

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

- Art. 145 do CPC Nas multas previstas nos art. 145 do CPC e 107-A do CPP, incumbe ao apresentante, quando representado por mandatrio judicial, o pagamento por autoliquidao e de modo autnomo n 2 do art. 25 da Portaria 419-A/2009, de 17/04, alterada pela Portaria 82/2012, de 29/03 Art. 145 do CPC 1 Dia 10% da taxa justia c/ limite de UC 2 Dia 25% da taxa justia c/ limite de 3 UC 3 Dia 40% da taxa justia c/ limite de 7 UC Se no pagar imediatamente, a secretaria, independentemente de despacho, notifica o interessado para pagar a multa acrescida de uma penalizao de 25% do valor da multa Consideram-se o valor da UC em 102,00: - Sendo o ato praticado dentro de um dos trs primeiros dias teis subsequente ao termo do prazo, temos os seguintes: Exemplos: - Ao de processo ordinrio com o valor tributrio de 35.000,00 - Taxa justia (tabela I-A) 6 C.612,00 - O ru apresentou a contestao no 1 dia til seguinte ao termo do prazo, e autoliquidou o pagamento imediato da multa (al. a) do n 5 do art. 145 do CPC). - Multa 10% (61,20) valor mximo.51,00 - O ru apresentou a contestao no 2 dia til seguinte ao termo do prazo, e autoliquidou o pagamento imediato da multa (al. b) do n 5 do art. 145 do CPC. - Multa 25% (valor mximo 306,00) . 153,00 - O ru apresentou a contestao no 3 dia til seguinte ao termo do prazo, e autoliquidou o pagamento imediato da multa (al. c) do n 5 do art. 145 do CPC). - Multa 40% (valor mximo 714,00) . 244,80 - A multa no foi paga imediatamente: - Ato praticado no 1 dia til:

- Multa inicial.. . 51,00 - Acrscimo 25% (n 6) . 12,75 - Total da multa (a notificar) 63,75 - Ato praticado no 2 dia til: - Multa inicial. . 153,00 - Acrscimo 25% (n 6) . 28,25 - Total da multa (a notificar) . . 191,25 - Ato praticado no 3 dia til: - Multa inicial244,80 - Acrscimo 25% (n 6) . 61,20 - Total da multa (a notificar) 306,00 - No prevendo o n 6, da norma em apreo, o preo, o prazo de pagamento da multa, entendemos que a mesma dever ser paga no prazo de 10 dias, determinado no n 1 do art. 28 do RCP - Entendemos que estas percentagens so nica e exclusivamente sobre a taxa justia correspondente ao processo ou ato e no a taxa justia que foi paga com a reduo prevista no n 3 do art. 6 do RCP.

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

AUTOS

- Autos (Quando no possvel apor a assinatura electrnica aos autos) a) Art. 21 da Portaria 114/08 de 6/2

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

VALOR (BASE TRIBUTRIA) Explanao: - As regras gerais sobre o valor da causa, conceitos de custas, principios geriam, responsabilidades por custas e outras constam no CPC, no CPP, no CPPT, no CIRE, no CCJ e na Portaria - No que concerne aos valores da causa, entre outras, indicam-se as seguintes: a) Art.s 305 a 319 do CPC; 120 e 185 do CPT; 15 e 302 do CIRE; 11 e 246 do CPREF; 31 a 34 do CPTA; 97 do CPRT; 38, n 2 do C. Expropriaes. Exemplo: - Numa determinada ao declarativa ordinria, com o valor de 50.000,00, onde se pretende obter uma quantia em dinheiro n 1 do art. 306 do CPC, intentada em 20-04-2009, se verificarmos a tabela IA, concretamente 1.7, consta o valor de 40.000,00 a 60.000,00 a taxa justia de 7 UC, que corresponde ao valor que o autor teve que autoliquidar 714,00. - Deveremos ter em considerao a nova aplicao da lei no tempo, concretamente o n 6 do art. 8 da Lei 7/2012, de 13/02. Pois, o que comanda neste normativo a data de entrada do processo. Exemplo: - Num determinado processo de Responsabilidade parental, iniciado em 14-01-2008, aplicava-se e continua a aplicar-se a al. a) do n 1 do art. 6 do CCJ Nos processos sobre o estado de pessoas e nos processos sobre o interesse imateriais, o fixado pelo Juiz, tendo em ateno a repercusso econmica da ao para o responsvel pelas custas ou, subsidiariamente, a situao econmica deste, com o limite mnimo da alada do tribunal da 1 instncia - Valor (valor da causa): a) Para determinar o valor da causa, deve atender-se ao momento em que a aco proposta, excepto quando haja Reconveno ou interveno principal art. 308, n 1 do CPC - Valor (Reconveno): Art. 308 n 2 do CPC a) O valor do pedido formulado pelo ru ou pelo interveniente s somado ao valor do pedido formulado pelo autor quando os pedidos sejam distintos, nos termos do disposto no n 4 do art. 447-A do CPC o aumento s produz efeitos quanto aos actos e termos posteriores Reconveno art. 308 n 3 do CPC

- Valor (Interveno principal): Art. 308 n 2 do CPC a) O valor do pedido formulado pelo ru ou pelo interveniente s somado ao valor do pedido formulado pelo autor quando os pedidos sejam distintos, nos termos do disposto no n 4 do art. 447-A do CPC o aumento s produz efeitos quanto aos actos e termos posteriores Reconveno art. 308 n 3 do CPC - Valor (Aces no caso prestaes peridicas) a) Nos processos cuja deciso envolva uma prestao peridica, salvo nas aces de alimentos ou contribuio para despesas domsticas, tem-se em considerao o valor das prestaes relativas a um ano multiplicado por 20 ou nmero de anos que a deciso abranger, se for inferior; caso seja impossvel determinar o nmero de anos, o valor o da alada da Relao Art. 309 n 2 do CPC - Valor (Aco Diviso coisa Comum para efeitos de conta): a) Nas aces para Diviso coisa comum, atende-se ao valor da coisa que se pretende dividir art. 311 n 2 do CPC - Valor (Inventrios para efeitos de conta): art. 311 n 3 do CPC 1) Nos processos de inventrio atende-se soma do valor dos bens a partilhar; a) Quando no seja determinado o valor dos bens, atende-se ao valor constante da relao apresentada na Repartio de Finanas - Valor (Sobre o estado de pessoas ou sobre interesses imateriais Divrcios, RPP, Inc. RPP, Alt. RPP, etc. valor processual): a) O valor sobre o estado de pessoas ou sobre interesses imateriais consideram-se sempre de valor equivalente alada da Relao e mais 0,01 (30.000,01 ) art. 312 n 1 do CPC - Valor (Atribuio da casa de morada de famlia para efeitos processuais) a) O valor o equivalente alada da Relao e mais 0,01 (30.000,01 ) constituio ou transferncia do direito de arrendamento - art. 312 n 2 do CPC - Valor (Processos para tutela de interesses difusos): a) O valor da aco corresponde ao do dano invocado, com o limite mximo do dobro da alada do tribunal da Relao (60.000,02 ) art. 312 n 3 do CPC - Valor (Fixao da base tributvel para efeito de taxa de justia): a) A base tributvel para efeitos de taxa de justia corresponde ao valor da causa, com os acertos constantes da tabela 1, e fixa-se de acordo com as regras previstas na lei do processo respectivo art 11 do RCP - Valor (Para o efeito de custas judiciais) a) Art. 305 n 3 do CPC - Valor (Recursos para efeitos de pagamento de taxa de justia)

a) Nos recursos, o valor o da Sucumbncia quando esta for determinada, devendo o recorrente indicar o respectivo valor no requerimento de interposio do recurso; nos restantes casos, prevalece o valor da aco Art. 12 n 2 do RCP - Valores para efeitos de custas (na conta) Nos: Divrcios sem consentimento Divrcios Mutuo Consentimento Regulao Responsabilidades Parentais Incumprimento das Responsabilidades Parentais Alteraes das Responsabilidades Parentais Atribuio da Casa de Morada de Famlia Ac. Investigao Paternidade Ac. Impugnao de Perfilhao Ac. Anulao de Perfilhao Ac. Interdio e Inabilitao Converso de Separao Judicial de Pessoas e Bens em Divorcio Etc. Para processos iniciados at: - At 31-12-2003 o valor .40UC Para processos iniciados a partir de: - De 01-01-2004 at 31-12-2007 o valor .3.740,98 Para processos iniciados a partir de: - De 01-01-2008 at 19-04-2009 o valor .5.000,00 Para processos iniciados a partir de: - De 20-04-2012 at30.000,01

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

VALOR DAS ACES

DIVORCIOS\ RRP INC. RRP ALT. RRP Sobre o estado de pessoas ou sobre interesses imateriais e Jurisdio de menores - Consideram-se sempre o valor equivalente alada da Relao e mais 0,01 - art. 312 n 1do CPC e art. 11 do RCP (30.000,01 a partir de Janeiro de 2008) DL 34/2008 de 26/02 Valores para efeitos de custas (na conta) Nos: Divrcios sem consentimento Divrcios Mutuo Consentimento Regulao Responsabilidades Parentais Incumprimento das Responsabilidades Parentais Alteraes das Responsabilidades Parentais Atribuio da Casa de Morada de Famlia Ac. Investigao Paternidade Ac. Impugnao de Perfilhao Ac. Anulao de Perfilhao Ac. Interdio e Inabilitao Converso de Separao Judicial de Pessoas e Bens em Divorcio Etc. Para processos iniciados at: - At 31-12-2003 o valor .40UC Para processos iniciados a partir de: - De 01-01-2004 at 31-12-2007 o valor .3.740,98 Para processos iniciados a partir de: - De 01-01-2008 at 19-04-2009 o valor .5.000,00 Para processos iniciados a partir de: - De 20-04-2012 at30.000,01

ATRIBUIO DE CASA DE MORADA DE FAMILIA ART. 1793 DO C.C. Consideram-se sempre o valor equivalente alada da Relao e mais 0,01 art. 312 n 2 do CPC e art. 11 do RCP (30.000,01 a partir de Janeiro de 2008) DL 34/2008 de 26/02 - Se estiver pendente ou tiver corrido ao de divrcio ou de separao, o pedido deduzido por apenso art. 1413 n 4 do CPC CONSTITUIO OU TRANSFERNCIA DO DIREITO DE ARRENDAMENTO ART. 84 DO Regime do Arrendamento Urbano

Consideram-se sempre o valor equivalente alada da Relao e mais 0,01 art. 312 n 2 do CPC e art. 11 do RCP (30.000,01 a partir de Janeiro de 2008) DL 34/2008 de 26/02 - Se estiver pendente ou tiver corrido ao de divrcio ou de separao, o pedido deduzido por apenso art. 1413 n 4 do CPC

ACO DIVISO COISA COMUM Atende o valor da coisa que se pretende dividir art. 11 do RCP, 311 n 2 do CPC INVENTARIOS - Atende-se soma de valor dos bens a partilhar: - Quando no seja determinado o valor dos bens, atende-se ao valor constante da relao de bens apresentada na Repartio art. 11do RCP, 311 n 3 do CPC, para efeitos de conta de custas PROCEDIMENTOS CAUTELARES: - art. 313, n 3 do CPC a) ALIMENTOS PROVISORIOS Pela mensalidade pedida multiplicada por 12 art. 313, n 3 al. a) do CPC b) ARBITRAMENTO DE REPARAO PROVISORIA Pela mensalidade pedida multiplicada por 12 art. 313, n 3 do CPC c) RESTITUIO PROVISORIA DE POSSE Pelo valor da coisa esbulhada art. 313, n 3, al. b) do d) SUSPENSO DE DELIBERAES SOCIAIS Pela importncia do dano art. 313, n 3 al. c) do CPC e) EMBARGO DE OBRA NOVA Pelo prejuzo que se quer evitar art. 313, n 3 al. d) do CPC f) PROVIDNCIAS CAUTELARES NO ESPECIFICADAS Pelo prejuzo que se quer evitar art. 313, n 3 al. d) do CPC g) ARRESTO Pelo montante de crdito que se pretende garantir art. 313, n 3 al. e) do CPC h) ARROLAMENTO Pelo valor dos bens arrolados art. 313, n 3 al. f) do CPC ACO DE ALIMENTOS DEFINITIVOS: O quntuplo da anuidade correspondente ao pedido art. 307, n 3 do CPC CONTRIBUIO PARA DESPESAS DOMESTICAS: - O quntuplo da anuidade correspondente ao pedido art. 307, n 3 do CPC

INCIDENTES O valor art. 313, n 1 e 316 ambos do CPC - O valor de taxa de justia deixa de fixar-se em funo do valor da aco, passando a adequar-se a efectiva complexidade do incidente Preambulo DL 34/2008 de 26-02 e art. 7 n 1, 3, 5 do RCP 1 - PROCESSAMENTO:

CORRE NOS PRPRIOS AUTOS: a) A MAIORIA DOS INCIDENTES DE INTERVENO DE TERCEIROS Art. 320 a 350 do CPC b) INCIDENTE DE VERIFICAO DO VALOR DA CAUSA Art. 305 a 319 do CPC

c) A INCOMPETNCIA RELATIVA Art. 108 e segs do CPC d) O INCIDENTE DE HABILITAO DOCUMENTAL Art. 373, n 1 do CPC e) O INCIDENTE DE FALSIDADE Art. 546 e segs do CPC f) O INCIDENTE DE LIQUIDAO Art. 378 e segs do CPC g) OS INCIDENTES DO INVENTRIO Art. 1334 do CPC h) INCIDENTE DE INTERVENO PRINCIPAL (ESPONTNEA OU PROVOCADA) Art. 1330, 320, 325 e segs todos do CPC i) INCIDENTE DE INTERVENO DE OUTROS INTERESSADOS Art. 1331 do CPC e o valor para efeito de conta art. 308 n 2, 3, 4, 5 do CPC INCIDENTE DE HABILITAO DE SUCESSORES Art. 1332 do CPC

j)

k) INCIDENTE DE EXERCICIO DO DIREITO DE PREFERNCIA Art. 1333 do CPC CORRE POR APENSO: a) O INCIDENTE DE SUSPEIO Art. 129, n 1 do CPC b) c) O INCIDENTE DE EMBARGOS DE TERCEIRO Art. 353 n 1 do CPC d) O INCIDENTE DE HABILITAO, QUANDO NO DOCUMENTAL Art.372, n 2 do CPC e) INCIDENTE DE HABILITAO DE CESSIONRIO Art. 302 a 319, 376, n 1 al. a) todos do CPC

RECURSOS:

O valor da sucumbncia quando esta for determinvel, devendo o recorrente indicar o respetivo valor no requerimento de interposio do recurso; - art. 12, n 2 do RCP - Nos restantes casos, prevalece o valor da ao: - art. 12, n 2 do RCP RECURSOS (Sem que esteja fixado o valor) - O Juiz fixa-o no despacho referido no art. 685-C do CPC, conforme art. 315 n 3 do CPC

IMPUGNAO JUDICIAL DA DECISO SOBRE A CONCESSO DO APOIO JUDICIARIO - Atende-se ao valor indicado na 1.1 da tabela I-B (valor at 2.000,00) art. 12, n 1 al. a) do CPC. - Competncia do tribunal art. 28 da Lei 47/2007 de 28/08 a) competente para conhecer e decidir a impugnao o tribunal da comarca em que est sedeado o servio de Segurana Social que apreciou o pedido de Proteo jurdica ou b) Caso o pedido tenha sido formulado na pendncia da ao, o tribunal em que esta se encontra pendente SEMPRE QUE FOR IMPOSSIVEL DETERMINAR O VALOR DA CAUSA, SEM PREJUIZO DE POSTERIORES ACERTOSSE O JUIZ VIEIR A FIXAR UM VALOR CERTO Atende-se ao valor indicado na 1.1 da tabela I-B art. 12, n 1 al. e) do CPC (valor at 2.000,00) NOS PROCESSOS CUJO VALOR FIXADO PELO JUIZ DA CAUSA, COM RECURSO A ACERTOS INDETERMINADOS E NO ESTEJA INDICADO UM VALOR FIXO, SEM PREJUIZO DE POSTERIORES ACERTOS QUANDO FOR DEFINITIVAMENTE FIXADO - Atende-se ao valor indicado na 1.1 da tabela I-B art. 12, n 1 al. f) do CPC PROCESSOS PARA TUTELA DE INTERESSES DIFUSOS O valor da ao correspondente ao do dano invocado, com limite mximo do dobro da alada do tribunal da Relao art. 313, n 3 do CPC ACES DE DESPEJO A renda de 2 anos e meio, acrescido das rendas em divida (s as rendas em divida at propositura da ao art. 308, n 1 do CPC) ou o da indemnizao, se for superior art. 307, n 1 do CPC.

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro

DL 34/2008 DE 26/02/2008 -/- DL 181/2008 DE 28/08 LEI 64-A/2008 DE 31/12 -/- DL52/2011 DE 13/04 -/- PORTARIA 200/2011 DE 20/05 -/- PORTARIA 471/2010 DE 08/07 -/- LEI 44/2010 DE 03/09 -/- LEI 55A/2011 DE 31/12 E OF. CIRCULAR N 01 DE 04/01/2011 DE 01/01/2011 ATE PORTARIA 179/2011 DE 02/05

- Lei n 7/2012, de 13 de Fevereiro Portaria n 419-A/2009 de 17 de Abril, alterado pela Portaria n 82/2012, de 29 de Maro (Entrada em vigor em 29-03-2012)

PERGUNTAS E RESPOSTAS

REGULAMENTO DAS CUSTAS PROCESSUAIS


(Conjugado com o CPC e CPP)

Autor: Jos Ribau - Esc. Adjunto do Juzo de Famlia e Menores de Aveiro

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

CARTAS PRECATORIAS

- Cartas Precatrias (Expedio ou devoluo entre Tribunais) a) Art. 25 n 1, 2 da Portaria 114/08 de 6/2

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

CERTIDES (ART. 9 N 3 do R.C.P.) - Certides (UCs)

a) b) c) d)

At 50 paginas 1/5 de UC 20,40 De 50 a 75 pginas 30,60 De 76 a 100 pginas 40,80 De 101 a 125 pginas 51,00

- Certides (Via Electrnica) a) As certides que sejam entregues por via electrnica do origem ao pagamento de taxa de justia no valor de 1/10 de uma UC. Art. 9 n 4 do RCP 10,20 - Por cada fotocpia simples art. 9 n 5 do RCP 0,20 - Certides (Documentos enviados electronicamente tem a fora probatria) a) Os documentos apresentados nos termos previstos no n 3 do art. 150 do CPC (enviados electronicamente) tm a fora probatria dos originais, nos temos definidos para as certides art. 150 n 7 do CPC - Certides (comunicao entre Tribunais) Art. 24 n 1,2 portaria 114/08 de 6/2 a) A passagem de certides de termos e actos prevista no n 1 do art. 174 do CPC, quando tenha por fim a juno das mesmas a processo judicial pendente, efectuada electronicamente, devendo a secretaria enviar a certido para o tribunal onde corre o referido processo. b) O envio da certido efectuado, sempre que possvel, atravs do sistema informtico, com a indicao do processo a que se destina e de quem requereu a certido.

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

CITAES

- Citaes (Quando efectuada) a) - A citao s efectuada aps ter sido comprovado o pagamento da taxa de justia, nos termos definidos na portaria 138-a n 1, do CPC ou ter junto aos autos o referido documento comprovativo art. 150-A n 6 do CPC

- Citaes (Quando feita atravs dos meios electrnicos) a) Art. 152 n 8 e art. 228 n 4 do CPC

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

CONTA DE CUSTAS Conta de custas (custas de parte) a) - As custas de parte nunca se incluem na conta de custas do processo Art. 30 da Portaria 419-A/2009 de 17/04, alterada pela Portaria 82/2012, de 29-03

- Conta de custas (Recurso As despesas que surjam depois de aceite o recurso at que o mesmo baixe de novo 1 Instncia so processadas por quem): a) - Quando o processo sobe para recurso, as despesas que surjam depois de aceite o recurso e at que o processo baixe de novo 1 Instncia so processados pela Secretaria do Tribunal superior respectivo art. 29 n 2 do RCP - Conta de custas (Actos e diligncias que no entram em regra de custas) a) A responsabilidade do vencido no tocante s custas no abrange os actos e incidentes suprfluos, nem as diligncias e actos que houverem de repetir-se por culpa de algum funcionrio judicial, nem as despesas a que deu causa o adiamento de acto judicial por falta no justificada de pessoa que devia comparecer art.- 448 n 1 do CPC - Conta de custas (Iseno de custas) a) Art. 4 do RCP

- Conta de custas (Encargos nas custas de parte) a) Os encargos so sempre imputados na conta de custas da parte ou partes que forem nelas condenadas, na proporo da condenao art. 24 n 2 do RCP. b) No final, os encargos so imputados na conta de custas da parte ou partes que forem nelas condenadas, na proporo da condenao art. 24 n 2 do RCP.

- Conta de custas (Onde elaborada) a) A conta de custas elaborada na Secretaria correspondente ao Tribunal que funcionou em 1 Instncia no respectivo processo art. 29 n 1 do RCP.

- Conta de custas (Quantas contas so efectuadas por cada sujeito processual) a) Deve elaborar-se uma s conta por cada sujeito processual responsvel pelas custas, multas e outras penalidades, que abranja o processo principal e apensos art. 30 n 2 do RCP.

- Conta de custas (Quem processa a conta)

a) A conta elaborada pela Seco do processo, atravs dos meios informticos previstos e regulamentados por portaria do Membro do Governo responsvel pela rea da Justia art. 30 n 3 do RCP.

- Conta de custas (A conta definitiva obedece a que critrios) a) Art. 30 n 3, al. a), b), c), d), e), f), g) do RCP

- Conta de Custas (O que constitui o Titulo executivo - Execuo) a) Art. 35 n 2 do RCP

- Conta de custas (Execuo j em curso e o executado no possui mais bens e os penhorados no so suficientes Execuo) a) Art. 35 n 5 do RCP

- Conta de custas (Quando o executado no possui bens Execuo) a) Art. 35 n 6 do RCP

- Conta de custas (Tem juros, com excepo das multas e penalidades) a) Art. 34 n 3 do RCP

- Conta de custas (Quando a multa no paga no prazo fixado no n 1, 2 do RCP, onde posta e qual o acrscimo) a) No sendo paga a multa aps o prazo fixado, respectiva quantia transita, com um acrscimo de 50%, para a conta de custas, devendo ser paga a final Art. 28 n 3 do RCP - Conta de custas (quantias inferiores a 1/10 de UC se so devolvidas ou cobradas): a) No so devolvidas nem cobradas quantias inferiores a 1/10 da UC art. 38 Portaria 419-A/2009 de 17/04, alterada pela Portaria 82/2012 de 29/03 - Conta de custas (quando so dispensadas): - art. 29 n 1 al. a), b), c), d) do RCP a) No haja quaisquer quantias em divida; b) Nos processos de insolvncia no exista qualquer verba na massa insolvente para processamento do pagamento das custas; c) Nos processos de execuo cujo agente de execuo no seja oficial de justia e nada exista para levar conta; e d) O responsvel pelas custas beneficie de apoio judicirio na modalidade de dispensa do pagamento de taxa de justia e demais encargos. Conta de Custas (Valores para efeitos de custas (na conta) Nos: Divrcios sem consentimento Divrcios Mutuo Consentimento

Regulao Responsabilidades Parentais Incumprimento das Responsabilidades Parentais Alteraes das Responsabilidades Parentais Atribuio da Casa de Morada de Famlia Ac. Investigao Paternidade Ac. Impugnao de Perfilhao Ac. Anulao de Perfilhao Ac. Interdio e Inabilitao Converso de Separao Judicial de Pessoas e Bens em Divorcio Etc. Para processos iniciados at: - At 31-12-2003 o valor .40UC Para processos iniciados a partir de: - De 01-01-2004 at 31-12-2007 o valor .3.740,98 Para processos iniciados a partir de: - De 01-01-2008 at 19-04-2009 o valor .5.000,00 Para processos iniciados a partir de: - De 20-04-2012 at30.000,01 Conta de custas (Execues por custas, multas ou coimas) 1 Nas Execues por custas, multas ou coimas o executado responsvel pelo pagamento da taxa de justia nos termos da tabela II n 5 do art. 7 (Lei 7/2012 de 13/02). Na conta pagam: 1 Taxa justia 2 Juros 3 Encargos Conta custas (provisria) - Deixa de se elaborar a conta provisria, anteriormente prevista no RCP (n 3 do art. 29 do RCP (DL n 34/2008 de 26/02) e nas diversas verses do CCJ (al. b) do n 2 do art. 51. - Nos termos do n 6 do art. 7 da Portaria 419-A/2009, de 26/02, alterado pela portaria 82/2012, de 29/03, quando ocorra a desero da instncia, compete s partes, solicitar a elaborao da conta. Note-se que nos processos que devam ser remetidos para arquivo, os saldos existentes nos processos, nos termos da lei, revertem para o IGFIJ-IP, sem prejuzo de posterior reposio e devoluo a requerimento das partes que a ele tenham direito, sem prejuzo da prescrio a que se refere o n 1 do art. 37 do RCP al. l) do art. 36 portaria 419-A/2009, de 17/04, alterada pela portaria 82/2012, de 13/02. - Ou seja, nos termos do art. 291 do CPC, na redaco do DL n 303/2007, de 24/08, aplicvel aos processos iniciados em 01/01/2008: - Considera-se deserta a instncia, independentemente de qualquer deciso judicial, quando esteja interrompida durante 2 anos; - Os recursos consideram-se desertos, quando o recorrente no tenha apresentado a alegao, nos termos do n 2 do art. 684~-B do CPC, ou quando, por inrcia sua estejam parados durante mais de 1 ano; - Tendo surgido algum incidente com efeito suspensivo, o recurso julgado deserto se decorrer mais de um ano sem que se promovam os termos do incidente; - A desero julgada no tribunal onde se verifique a falta, por simples despacho do juiz ou do relator. - Conta custas (juros nas contas no pagas com multas e penalidades)

- Sobre a totalidade das quantias contadas, com exceo das multas e penalidades, incidem juros de mora taxa legal mnima art. 34 n 3 do RCP Explanao: - Dada a redaco sobre a taxa legal mnima, relativamente aos juros de mora, temos que ter em considerao o seguinte: - 1 Se forem dvidas ao Estado e a outras pessoas colectivas pblicas que no tenham forma, natureza ou denominao de empresa pblica, proveniente de custas contadas em processos de qualquer natureza, nos termos do DL n 73/99, e 16/03, a taxa justia de mora presentemente de 6,112% (Aviso n 17289/2012, do IGCP, E.P.E., DR II Srie, de 28-12-2012 em cumprimento do disposto no art. 3 do DL n 73/99, de 16/03, com a redao dada pelo art. 165 da Lei n 3-B/2010, de 28/04 aplicvel a partir desde o dia 01 de Janeiro de 2013, inclusive) - A partir de 01-01-2011, os juros passaram a ser determinados nos termos do art. 3 do DL n 73/2009, de 16/03, alterado pelo DL n 201/99, de 09/06 e pelos art. 165 da Lei n 3-B/2010, de 28/04 e 150 Da Lei N 55-A/2011, de 31/12, ou seja, calculados de modo idntico aos juros civis e comerciais (dirios), no se contabilizando porm os dias includos no ms de calendrio em que se efectuar o pagamento. Exemplo: Num determinado processo, o prazo de pagamento voluntario das custas no montante de 800,00, terminou no dia 28/10/2010. No dia 04-01-2013, antes de instaurada a respectiva execuo por custas, o devedor solicitou as guias para pagamento de toda a divida da sua responsabilidade. Assim: Custas em divida800,00 Juros de mora (3 meses taxa de 1%) (800,00 x 3 meses x 1%) 24,00 Juros de mora (365 dias taxa de 6,351%) (800,00 x 365 x 6,351%) 50,81 Juros de mora (366 dias taxa de 7,007%) (800,00 x 366 x 7,007%) 50,95 Total dos juros. ...125,76 2 Se forem dividas no comerciais e comerciais, temos 2 situaes: Nos termos do art. 559 do Cdigo Civil, se forem credores individuais, a taxa de juro de 4%, fixados pela Portaria n 291/2003, de 08/04; e Nos termos do art. 102 do Cdigo Comercial, se forem credores no individuais, a taxa de juro fixada semestralmente. 3 In casu trata-se de divida de custas de parte e/ ou encargo de natureza semelhante s dvidas ao Estado e as outras pessoas colectivas pblicas que no tenham forma, natureza ou denominao de empresa pblica, proveniente de custas contadas.

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

CONTA (Lei 7/2012 de 13/02) - Conta a) - A conta abrange todas as custas da aco principal: art. 30 n 1 do RCP Incidentes Recursos Procedimentos - Conta (Quantas Contas so feitas): a) - A elaborao de uma conta por cada sujeito processual responsvel pelas custas art. 30 n 2 do RCP - Conta (A que obedece uma conta): 1) - A conta obedece aos seguintes critrios: art. 30 n 3 do RCP a) Discriminao das taxas de justia devidas, dentro destas as que j se encontrem pagas; b) Revogada; c) Discriminao dos reembolsos devidos ao Instituto de Justia I.P., ou de pagamentos devidos a outras entidades por conta de multas e outras penalidades; d) Discriminao das quantias devidas por conta de multas e outras penalidades; e) Discriminao das quantias referentes ao pagamento de coimas e de custas administrativas devidas pela instruo de processo de contra ordenao; f) Indicao, dos montantes a pagar ou, quando seja caso disso, a devolver parte responsvel: g) Encerramento com a meno da data e assinatura do responsvel pela elaborao da conta. - Conta de custas (quando so dispensadas): - art. 29 n 1 al. a), b), c), d) do RCP a) No haja quaisquer quantias em divida; b) Nos processos de insolvncia no exista qualquer verba na massa insolvente para processamento do pagamento das custas; c) Nos processos de execuo cujo agente de execuo no seja oficial de justia e nada exista para levar conta; e d) O responsvel pelas custas beneficie de apoio judicirio na modalidade de dispensa do pagamento de taxa de justia e demais encargos. Conta (custas de parte)

a) - As custas de parte nunca se incluem na conta de custas do processo Art. 30 da Portaria 419-A/2009 de 17/04, alterada pela Portaria 82/2012, de 29-03 Conta (provisria) - Deixa de se elaborar a conta provisria, anteriormente prevista no RCP (n 3 do art. 29 do RCP (DL n 34/2008 de 26/02) e nas diversas verses do CCJ (al. b) do n 2 do art. 51. - Nos termos do n 6 do art. 7 da Portaria 419-A/2009, de 26/02, alterado pela portaria 82/2012, de 29/03, quando ocorra a desero da instncia, compete s partes, solicitar a elaborao da conta. Note-se que nos processos que devam ser remetidos para arquivo, os saldos existentes nos processos, nos termos da lei, revertem para o IGFIJ-IP, sem prejuzo de posterior reposio e devoluo a requerimento das partes que a ele tenham direito, sem prejuzo da prescrio a que se refere o n 1 do art. 37 do RCP al. l) do art. 36 portaria 419-A/2009, de 17/04, alterada pela portaria 82/2012, de 13/02. - Ou seja, nos termos do art. 291 do CPC, na redaco do DL n 303/2007, de 24/08, aplicvel aos processos iniciados em 01/01/2008: - Considera-se deserta a instncia, independentemente de qualquer deciso judicial, quando esteja interrompida durante 2 anos; - Os recursos consideram-se desertos, quando o recorrente no tenha apresentado a alegao, nos termos do n 2 do art. 684~-B do CPC, ou quando, por inrcia sua estejam parados durante mais de 1 ano; - Tendo surgido algum incidente com efeito suspensivo, o recurso julgado deserto se decorrer mais de um ano sem que se promovam os termos do incidente; - A desero julgada no tribunal onde se verifique a falta, por simples despacho do juiz ou do relator. - Conta (juros nas contas no pagas com multas e penalidades) - Sobre a totalidade das quantias contadas, com exceo das multas e penalidades, incidem juros de mora taxa legal mnima art. 34 n 3 do RCP Explanao: - Dada a redaco sobre a taxa legal mnima, relativamente aos juros de mora, temos que ter em considerao o seguinte: - 1 Se forem dvidas ao Estado e a outras pessoas colectivas pblicas que no tenham forma, natureza ou denominao de empresa pblica, proveniente de custas contadas em processos de qualquer natureza, nos termos do DL n 73/99, e 16/03, a taxa justia de mora presentemente de 6,112% (Aviso n 17289/2012, do IGCP, E.P.E., DR II Srie, de 28-12-2012 em cumprimento do disposto no art. 3 do DL n 73/99, de 16/03, com a redao dada pelo art. 165 da Lei n 3-B/2010, de 28/04 aplicvel a partir desde o dia 01 de Janeiro de 2013, inclusive) - A partir de 01-01-2011, os juros passaram a ser determinados nos termos do art. 3 do DL n 73/2009, de 16/03, alterado pelo DL n 201/99, de 09/06 e pelos art. 165 da Lei n 3-B/2010, de 28/04 e 150 Da Lei N 55-A/2011, de 31/12, ou seja, calculados de modo idntico aos juros civis e comerciais (dirios), no se contabilizando porm os dias includos no ms de calendrio em que se efectuar o pagamento. Exemplo: Num determinado processo, o prazo de pagamento voluntario das custas no montante de 800,00, terminou no dia 28/10/2010. No dia 04-01-2013, antes de instaurada a respectiva execuo por custas, o devedor solicitou as guias para pagamento de toda a divida da sua responsabilidade. Assim:

Custas em divida800,00 Juros de mora (3 meses taxa de 1%) (800,00 x 3 meses x 1%) 24,00 Juros de mora (365 dias taxa de 6,351%) (800,00 x 365 x 6,351%) 50,81 Juros de mora (366 dias taxa de 7,007%) (800,00 x 366 x 7,007%) 50,95 Total dos juros. ...125,76 2 Se forem dividas no comerciais e comerciais, temos 2 situaes: Nos termos do art. 559 do Cdigo Civil, se forem credores individuais, a taxa de juro de 4%, fixados pela Portaria n 291/2003, de 08/04; e Nos termos do art. 102 do Cdigo Comercial, se forem credores no individuais, a taxa de juro fixada semestralmente. 3 In casu trata-se de divida de custas de parte e/ ou encargo de natureza semelhante s dvidas ao Estado e as outras pessoas colectivas pblicas que no tenham forma, natureza ou denominao de empresa pblica, proveniente de custas contadas.

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

CONTESTAO / OPOSIO

- Contestao / oposio (Pagamento de taxa de justia) a) Art. 150-A n 1 do CPC

- Contestao / oposio (Quando no juntam a taxa de justia e obrigatria a constituio de advogado art. 150-A n 5 do CPC) a) Art. 150-A n 3 do CPC

- Contestao / oposio (Quando no juntam a taxa de justia e no obrigatria a constituio de advogado) a) Art. 150-A n 5 do CPC - Contestao / oposio (Quando no juntam o requerimento de pedido de apoio judicirio e obrigatria a constituio de advogado art. 150-A n 5 do do CPC a) Art. 486-A n 1 e art. 150-A n 3 ambos do CPC

- Contestao / oposio (Quando no juntam o requerimento de pedido de apoio judicirio e no obrigatria a constituio de advogado Art. 150-A n 5 do CPC) a) Art. 486-A n 1 e art. 150-A n 5 ambos do CPC

- Contestao / oposio (Quando o apoio judicirio indeferido) a) Art. 486-A n 2, 3, 4, 5, 6 do CPC

- Contestao / oposio (Taxa de justia paga com valor inferior ao devido nos termos do RCP) a) Art. 150-A n 2 do CPC

- Contestao / oposio (Envio da contestao via electrnica como comprovada o pagamento da taxa de justia ou a concesso do apoio judicirio) a) Art. 150-A n 4 do CPC - Pagamento prvio da taxa de justia - art. 8 n 1, 2 da Portaria 114/08 de 6/2 - Pedido ou concesso do apoio judicirio art. 8 n 2 da Portaria 114/08 de 6/2

- Contestao / oposio (Quando a pea processual, ou o conjunto da pea Processual e dos documentos no forem possveis enviar electronicamente por excederem a dimenso de 3 Mb nos termos do art. 10 n 1 da Portaria 114/08 de 6/2 como so enviados) a) Art. 10 n 2 da Portaria 114/08 de 6/2 e art. 150 n 4 do CPC

- Contestao / oposio (Quando o comprovativo do pagamento da taxa de justia ou o pedido ou a concesso do apoio judicirio no for possvel enviar electronicamente por exceder a dimenso de 3 Mb art. 10 n 1, 2 e art. 8 n 3 da Portaria 114/08 de 6/2 - como so efectuados, prazos e cominaes) a) Art. 8 n 3 e art. 10 n 3 e 4 da Portaria 114/08 de 6/2 e art. 150 n 4 do CPC

- Contestao / oposio (Dispensa dos originais, duplicados e copias quando o envio de peas processuais e documentos feito por transmisso electrnica de dados) a) Art. 3 n 1 da Portaria 114/08 de 6/2 e art.152 n 7 e art. 150 n 3, 7 do CPC

- Contestao / oposio (Entrega ou remessa nos tribunais da contestao / oposio e documentos e qual a validade da data da pratica do acto) a) Enviada electronicamente, valendo como data da pratica do acto processual a da respectiva expedio art. 150 n 1 do CPC b) Entrega da petio inicial na Secretaria Judicial, valendo como data da prtica do acto processual a da respectiva entrega Art. 150 n 2 al. a) do CPC c) Remessa por correio, sob registo, valendo como data da prtica do acto processual a da efectivao do respectivo registo postal art. 150 n 2 al. b) do CPC d) Envio atravs de telecpia, valendo como data da prtica do acto processual a da expedio.

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

CREDITO DE CUSTAS

- Credito de Custas (Quando prescreve o direito ao credito de custas - Prescrio) a) Art. 37 n 1 do RCP

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

CUMULAES - Art. 36 do RCP

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

CUSTAS DE PARTE - Custas de parte (o que compreendem): a) As custas de parte compreendem o que cada parte haja despendido com o processo e tenha direito a ser compensada em virtude da condenao da parte contrria, nos termos do Regulamento das Custas Processuais art. 447 n 4 do CPC - Custas de parte (onde so incorporadas): a) As custas de parte so incorporadas nas custas processuais art. 447 n 1 do CPC - Custas de parte (que despesas compreendem): - Art. 447-D n 2 do CPC a) As taxas de justia pagam; b) Os encargos efectivamente suportados pela parte; c) As remuneraes pagam ao agente de execuo e as despesas por este efectuadas; d) Os honorrios do mandatrio e as despesas por estas efectuadas: - Custas de parte (Nota justificativa): a) Ver art. 25/6 do RCP b) Art. 447-D do CPC - Custas de parte (Execuo contra o responsvel por custas) a) Quando a parte vencedora intentar execuo por custas de parte contra o responsvel por custas, aquela apensada execuo por custas intentada pelo MP, em qualquer estado do processo, desde que nenhuma das execues esteja j extinta, ainda que no estejam verificados os requisitos previstos nos art. 53 e 54 do CPC art. 36 n 3, 17 n 14, 24 n 2 do RCP

- Custas de parte (Nota justificativa at quando que a parte que tenha direito a pode enviar ao Tribunal e parte vencida a) Art. 25 n 1 do RCP - Custas de Parte (Na nota justificativa que elementos deve conter) a) Art. 25 n 2 al. a), b) c), d), e) do RCP - Custas de parte (Onde se integram as custas de parte) Regime) a) Art. 26 n 1 do RCP

- Custas de parte (So pagas por quem e como - Regime) a) Art. 26 n 2 do RCP - Custas de parte (Quando a parte vencedora no pode receber da parte vencida art. 26 n 2 parte final do RCP - Regime) a) Art. 454 do CPC - Custas de parte (A parte vencida condenada a que pagamentos - Regime) a) Art. 26 n 3 al. a), b), c) e ns 4/5 do RCP - Custas de parte (Quando a parte vencedora intenta execuo por custas de parte contra o responsvel por as custas Cumulao de execues) a) Art. 36 n 3 do RCP - Custas de parte (Nota justificativa at quando que a parte que tenha direito a pode enviar ao Tribunal e parte vencida) a) Art. 25 n 1 do RCP - Custas de parte (Na Nota Justificativa que elementos devem constar) a) Art. 25 n 2 do RCP - Custas de parte (Onde se integram Regime) a) Art. 26 n 1 do RCP - Custas de parte (so pagas por quem e a quem e como - Regime) a) Art. 26 n 2 do RCP - Custas de parte (Quando a parte vencedora no pode receber da parte vencida art. 26 n 2 parte final do RCP) a) Art. 454 do CPC - Custas de parte (A parte vencida condenada ao pagamento, a titulo de custas de parte a que valores) a) Art. 26 n 3 al. a), b), c), 4, 5 do RCP

- Custas de parte (Quando a parte vencedora intentar execuo por custas de parte contra o responsvel por custas Cumulao de execues) a) Art. 36 n 3 do RCP - Custas de parte (conta) a) - As custas de parte nunca se incluem na conta de custas do processo Art. 30 da Portaria 419-A/2009 de 17/04, alterada pela Portaria 82/2012, de 29-03

- Custas de parte (multas ou penalidades, taxa sancionatria excecional e o valor agravado da taxa justia paga pela sociedade comercial nos termos do n 6 do art. 447-A e n 3 do art. 13 do RCP) - Esto excludas das custas de parte os valores pagos pela parte vencedora a ttulo de multas ou penalidades, taxa sancionatria excecional e o valor agravado da taxa justia paga pela sociedade comercial nos termos do n 6 do art. 447-A e n 3 do art. 13 do RCP art. 26, n 4 do RCP - Custas de parte (se a parte vencida for o MP ou gozar do beneficio do apoio judicirio na modalidade de dispensa de taxa justia e demais encargos com o processo) - O IGFIJ-IP suportar os reembolsos das taxas justia pagas pelos vencedores, quando as partes vencidas forem: (art. 26, n 6 do RCP a) O Ministrio Publico b) Gozem do benefcio do apoio judicirio na modalidade de dispensa de taxa justia e demais encargos com o processo -

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

CUSTAS PROCESSUAIS - As custas processuais (O que abrangem): a) A taxa de justia b) Os Encargos c) As custas de parte Art. 447 n 1 do CPC e art. 3 n 1 do RCP. - Custas processuais (Transaces) a) - Nos casos de transaces de algum dos litisconsortes, aqueles que transigirem, beneficiaro de uma reduo de 50% no valor das custas art. 446A do CPC - Custas processuais (Iseno de custas) a) - art. 4 do RCP - Custas processuais (que tipo de encargos compreendem) a) - art. 16 do RCP. - Custas processuais (Quando no pagam as custas o que se faz) a) Quando existe bens penhorveis entregue certido de liquidao da conta de custas (a certido) de liquidao, juntamente com a sentena, transitada em julgado, constitui titulo executivo quanto totalidade da quantia a discriminada art. 35 n 2) ao MP para efeitos executivos art. 35 ns 1 e 4 do RCP Custas processuais (qual o valor para efeitos de custas) a) o valor processual de acordo com o preceituado nos artigos: - Art. 305 a 319 do CPC - Art. 120 do CPT - Art. 15 e 301 do CIRE - Art. 38 n 2 do CE - Art. 31 a 34 do CPTA - Art. 97-A do CPPT PROCESSO PENAL E CONTRA ORDENAO - Custas processuais (a condenao em taxa justia sempre individual - Art. 513 n 3 do CPP - Custas Processuais (responsabilidade do assistente por custas) - Art. 515 do CPP - Custas processuais (responsabilidade do denunciante que deva pagar custas nos termos do art. 520 do CPP) - fixada pelo Juiz um valor entre 1UC e 5UC art. 8 n 6 do RCP

- Conceito de custas - As custas processuais abrangem a taxa justia, encargos e as custas de parte Art. 3 do RCP, 447, 447-A ambos do CPC

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

DEVOLUES DAS QUANTIAS DEPOSITADAS ORDEM DE QUALQUER PROCESSO

- Devolues (Quando prescreve o direito devoluo de quantias depositadas ordem de qualquer processo - Prescrio) a) - Art. 37 n 1 do RCP

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

DISTRIBUIO (PORTARIA 114/08 DE 06/02) - Distribuio (como e quando feita): a) - A distribuio efectuada diariamente e automtica, no se suspende nos sbados, domingos, feriados e frias judiciais art. 15 n 1 portaria 114/08 de 6/2 e art. 214 e art. 209-A ambos do CPC - Distribuio (numero de vezes efectuada): a) - efectuada 2 vezes por dia s 9:00 horas e s 13:00 horas art. 15 n 2 portaria 114/08 de 6/2 - Distribuio (como e quando feita a publicidade): a) - A publicidade dos resultados da distribuio diria por meio de pauta e efectuada no endereo electrnico http://www.tribunaisnet.mj.pt , s 16:00 horas art. 16 portaria 114/08 de 6/2 e art. 219 do CPC

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

DUPLICADOS

- Duplicados (quando no os juntam) a) Quando a parte no fizer entrega dos duplicados, notificada oficiosamente para os apresentar no prazo de 2 dias, pagando de multa a quantia fixada na al. a) do n 5 do art. 145 do CPC no o fazendo, extrada certido dos elementos em falta, pagando a parte, alm do respectivo custo, a multa mais elevada prevista no n 5 do art. 145 do CPC Art. 152 n 3 do CPC

- Duplicados (Envio por transferncia electrnica) a) A parte que apresente a pea processual por transferncia electrnica fica dispensada de oferecer os respectivos duplicados ou cpias, bem como as cpias dos documentos art. 152 n 7 do CPC e art. 3 portaria 114/08 de 6/2 - Neste caso a Secretaria quando necessrio duplicados ou cpias de qualquer pea processual ou documentos, extrai exemplares dos mesmos, designadamente para efeitos de citao ou notificao das partes, excepto nos casos em que estas se possam efectuar por meios electrnicos, nos termos definidos na lei e na portaria prevista no n 1 do art. 138-A do CPC

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

ENCARGOS DO PROCESSO

- Encargos (Quando se fixa o valor correspondente UC) a) Art. 5 n 4 do RCP - Encargos do processo (o que so): a) So todas as despesas resultantes de conduo do processo, requerido pelas partes ou ordenadas pelo juiz da causa art. 447, n 3 do CPC

- Encargos (responsabilidade): a) Art. 447-C do CPC, art. 20 do RCP

Encargos (incorporao): a) So incorporados nas custas processuais art. 447, n 1 CPC e art. 3 n 1 do RCP - Encargos (fixao do valor): a) O valor correspondente UC para o pagamento de encargos, fixa-se no momento da prtica do acto taxvel ou penalizado Art. 5, n 4 do RCP.

- Encargos (Tipos): a) As custas compreendem os seguintes tipos de encargos ver art. 16 do RCP. - Encargos (no pagos) a) O no pagamento dos encargos nos termos fixados nos ns 1, do art. 20 do RCP, implica a no realizao da diligncia requerida art. 23, n 1 do RCP b) A parte que no efetuou o pagamento pontual dos encargos pode, se ainda for oportuno, realiz-lo nos 5 dias posteriores ao termo do prazo previsto no n 1 do art. 20 do RCP, mediante o pagamento de uma sano de igual valor ao montante em falta, com o limite mximo de 3 UC art. 23 n 2 do RCP. c) parte contrria permitido pagar o encargo que a outra no realizou, solicitando guias para o depsito imediato nos 5 dias posteriores ao termo do prazo referido no n 2 do art. 23 do RCP art. 23 n 3 do RCP

d) No final os encargos so imputados na conta de custas da parte ou partes que forem nelas condenadas, na proporo da condenao art. 24, n 2 do RCP

Explanao: - Em regra, o no pagamento dos encargos implica a no realizao da diligncia requerida n 1 do art. 23 do RCP - Porm, a parte que no efetuou o pagamento pontual dos encargos pode, se ainda for oportuno, realiz-los nos 5 dias posteriores ao termo do prazo acima referido (10 dias a contar da data da notificao do despacho que ordene a diligncia n 1 do art. 20 do RCP), mediante o pagamento de im sano de igual valor ao montante em falta, com limite mximo de 3 UC n 2 do art. 23 do RCP: Exemplo: a) Encargo no pago...204,00 - Sano.204,00 - Total a pagar....408,00 b) Encargo no pago....612,00 - Sano (limite mximo 3 UC) .....306,00 - Total a pagar918,00 - Ps aquele prazo de 5 dias, a parte contrria pode pagar, nos 5 dias posteriores, o encargo que aquela no realizou, devendo solicitar as guias para depsito imediato n 3 do art. 23 do RCP. - Para alm da notificao do despacho que ordenou a diligncia no ter que efetuar-se qualquer outra notificao porque os prazos so sequenciais.

- Encargos (fixao do valor correspondente UC) a) Art. 5 n 4 do RCP - Encargos (Quando a parte beneficia de iseno de custas ou de apoio judicirio Adiantamento de encargos) a) Art. 19 n 1 do RCP - Encargos (Quando parte requerente ou interessada beneficia de iseno de custas ou de apoio judicirio, as despesas para com terceiros so adiantadas por quem Pagamento antecipado) a) Art. 20 n 2 do RCP - Encargos (Quando ambas as partes tem interesse na diligncia e no possvel determinar o seu interesse): a) repartida de igual modo entre as partes art. 44-C do CPC - Encargos (Na conta de custas):

a) No final os encargos so imputados na conta de custas da parte ou partes que forem nelas condenadas, na proporo da condenao art. 24, n 2 do RCP; - Salvo se o Juiz determinar que fiquem a cargo de uma determinada parte porque as diligncias foram desnecessrias e de carter dilatrio art. 447-C do CPC Encargos (imputados na conta de custas de partes ou partes) - No final, os encargos so imputados na conta de custas de parte ou partes que foram nelas condenadas, na proporo da condenao art. 24, n 2 do RCP. Explanao: - Nos termos do disposto no art. 44-Ddo CPC, as custas de parte da parte vencedora, so suportadas pela parte vencida, na proporo do seu decaimento e conforme vem previsto no RCP. - Logo, so pagas diretamente pela parte parte que delas seja credora, na proporo do respetivo decaimento, salvo o disposto no art. 454 do CPC.

PROCESSO PENAL OU CONTRA ORDENACIONAL

- Encargos (Responsabilidade do arguido) a) Art. 514 n 1 do CPP

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

EXECUES
- Execues (Fixao da taxa de justia pela entrada da petio) a) A taxa de justia devida pelas execues determinada de acordo com a tabela ll, que faz parte integrante do RCP Art. 7 n 3 do RCP

- Execues (quando se instauram) a) Art. 35 do RCP - Execues (Cumulaes) a)- art 36 do RCP - Execues (Arquivada a execuo nos termos do art. 35 n 6 do RCP o prazo prescricional conta-se a partir da data do arquivamento art. 37 n 2 do RCP) a) Art. 35 n 6 do RCP e Art. 37 n 2 do RCP - Execues (Garantia de pagamento das custas por onde saem precpuas) a) Art. 455 do CPC - Execues (Quando elaborada a conta) a) - Art. 29 n 1 al. b) do RCP - Execues (Quando no possvel o pagamento das custas nos termos dos arts 31 n 1, art. 32 ns 4, 5, 6, 7, 8, art. 33, art. 34 todos do RCP Reforma e reclamao, pagamento voluntario, pagamento faseado e Incumprimento e direito de reteno) a) Art. 35 ns 1, 4 do RCP - Execues (O que constitui o titulo executivo) a) Art. 35 n 2 do RCP - Execues (Execues j em curso, o executado no possui mais bens e os penhorados no so suficientes) a) Art. 35 n 5 do RCP - Execues (Quando o executado no possui bens) a) Art. 35 n 6 do RCP - Execues (Quando h vrios processo ou apensos com custas em divida contra o mesmo responsvel quantas execues se instauram Cumulao de execues) a) Art. 36 n 1 do RCP - Execues (Quando so vrios os responsveis no solidrios pelas custas quantas execues se instauram Cumulao de execues) a) Art. 36 n 2 do RCP

- Execues (Quando intentada execuo por custas de parte contra o responsvel pelas custas, pela parte vencedora cumulao de execues) a) Art. 36 n 3 do RCP - Execues (Quando contra o mesmo responsvel estejam pendentes ou devam ser propostas, no mesmo tribunal, vrias execues por custas Cumulao de execues) a) Art. 36 n 4 do RCP - Execues (Quando prescreve o direito ao crdito de custas e de devoluo de quantias depositadas ordem de quaisquer processos prescrio) a) Art. 37 ns 1 do RCP - Execues (A partir de que data se conta do prazo prescricional, depois de a execuo ter arquivado por o executado no possuir bens, nos termos do art. 35 n 6 do RCP prescrio) a) Art. 37 n 2 do RCP - Execues (Quando no pagam voluntariamente as custas de parte o tribunal tem o direito de reter qualquer bens na posse do processo Incumprimento e Direito de reteno) a) Art. 34 n 1 do RCP - Execues (Quando no pagam voluntariamente as custas o Tribunal tem o direito de reter as quantias depositadas ordem do processo e fazer-se pagar por ordem de prioridade Incumprimento e direito de reteno) a) Art. 34 n 1, 2, 4 do RCP - Execues (Comum electrnica CITIUS como so recebidas nas Secretarias Judiciais) a) Distribuir que ser dirigido automaticamente para distribuio se no existir necessidade de corrigir os dados registados b) Apensar que cair na pasta de recepo, para que a Secretaria crie o competente apenso no processo j existente. c) Cumular que cair na pasta de recepo, para ser junto ao processo respectivo. - Ateno Em qualquer das situaes do requerimento mencionada no cabealho, do requerimento executivo, topo da primeira pgina.

- Na opo distribuir, s ser necessria a interveno do utilizador oficial de justia, se existir a necessidade de completar/corrigir o registo ou se existir dvida na rea processual de destino, casos em que o requerimento ser remetido para a pasta de recepo. - Tanto na opo apensar como na cumular, os requerimentos sero sempre enviados para a pasta de recepo e ter de ser sempre a secretaria a:

Apensar criar o apenso, sendo que o processo principal vem indicado logo a seguir ao destino do requerimento (topo da primeira pgina) Ou a Cumular (juntar) juntar ao processo respectivo, sendo que o processo principal vem indicado logo a seguir ao destino do requerimento (topo da primeira pgina)

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

INCIDENTES

- Incidentes (Fixao da taxa de justia, pela entrada da petio): a) Art. 7 n 1, 4, 7 do RCP - O valor da taxa de justia deixa de fixa-se em funo do valor da aco, passando a adequar-se a efectiva complexidade do incidente, - Incidentes (Pagamento da taxa de justia): a) - A taxa de justia paga pelo requerente e havendo oposio, pelo requerido art. 453 n 1 do CPC.

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

INJUNO

- Injuno (Qual a taxa justia pelo envio electrnico): a) - Quando o requerimento de injuno for entregue por via electrnica, a taxa de justia reduzida a metade art. 6 n 4 do RCP - Injuno (Fixao de taxa de justia quando segue como aco) a) Art. 7 n 6 do RCP

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

INTERPRETES (PAGAMENTOS) - Interpretes (Por que tabela fixado o pagamento) a) A remunerao de Interpretes, em qualquer processo, efectuada nos termos do disposto na tabela IV Art. 17 n 2, 3, 4 do RCP

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

JUROS - Juros (A conta de custas tem juros, com excepo das multas e penalidades) a) Art. 34 n 3 do RCP - Juros (Multas e penalidade no tem juros) a) Art. 34 n 3 do RCP - Juros (Nas devolues de quantias depositadas ordem de quaisquer processos a partir de que data os juros se vencem) a) Art. 37 n 3 do RCP - Calculo de Juros de Mora: - 1% ao ms (DL 73/99 de 16/03 e art. 24/3 do RCP at 31/12/2010 - 6,351% ao ano (Lei 55-A/2010 de 31/12 e art. 34/3 do RCP de 01/01/2011 at 31/12/2011 Formula: Quantia exequenda x 6,351% x n de dias 365 dias CLCULO DOS JUROS DE MORA

Inserir valor da quantia em dvida Inserir datas: N. dias (automtico) Data de Incio: Data do Fim:

0,00

1
Exemplo: 0,000%

Taxa de juro de mora aplicvel: Valor dos juros de mora em dvida

6,351% 0,00

NOTA: Todos os anos at 31 de Dezembro a taxa ser actualizada, pelo que deve ser alterado o seu valor.

- 7,007% ao ano (aviso n 24866-A/2011 DL, 2 serie de 28/12 de 01/01/2012 at. Formula:

Quantia exequenda x 6,351% x n de dias 365 dias

CLCULO DOS JUROS DE MORA

Inserir valor da quantia em dvida Inserir datas: N. dias (automtico)

0,00

Data de Incio:

Data do Fim: Taxa de juro de mora aplicvel:

1 Exemplo: 0,000% 7,007% 0,00

Valor dos juros de mora em dvida

NOTA: Todos os anos at 31 de Dezembro a taxa ser actualizada, pelo que deve ser alterado o seu valor.

6,112% ao ano (Aviso n 17289/2012, de 14-12-2012, em cumprimento do disposto no art. 3 do DL n 73/99, de 16/03, com a redao dada pelo art. 165 da Lei n 3-B/2010, de 28/04

Clculo de Juros
Verifique Valor
VERDADEIRO

Capital em dvida

0,00

Data de incio de contagem

Data de fim de contagem

Taxa de juro aplicvel

6,112%

Erro na Taxa VERDADEIRO

Valor de juros em dvida

0,00

Informao complementar
Nmero de dias em mora

Valor total em dvida (capital e juros)

0,00

TAXAS DE JUROS
Taxas de juros Civil (1)
Aplicao
At 04.08.80 De 05.08.80 a 22.05.83 De 23.05.83 a 28.04.87 De 29.04.87 a 29.09.95 De 30.09.95 a 16.04.99 De 17.04.99 a 30.04.03 Desde 01.05.2003

Taxa
5% 15% 23% 15% 10% 7% 4%

Diploma Legal
Artigo 559., n. 1, do Cdigo Civil DL. n. 200-C/80, de 24.06 e Portaria n. 447/80, de 31.07 Portaria n. 581/83, de 18.05 Portaria n. 339/87, de 24.04 Portaria n. 1171/95, de 25.09 Portaria n. 263/99, de 12.04 Portaria n. 291/03, de 08.04

Taxas de juros Comercial (1)


Aplicao
De 28.09.95 a 16.04.99 De 17.04.99 a 30.09.04 De 01.10.04 a 31.12.04 De 01.01.05 a 30.06.05 De 01.07.05 a 31.12.05 De 01.01.06 a 30.06.06 De 01.07.06 a 30.12.06 De 01.01.07 a 30.06.07 De 01.07.07 a 31.12.07 De 01.01.08 a 30.06.08 De 01.07.08 a 31.12.08 De 01.01.09 a 30.06.09 De 01.07.09 a 31.12.09 De 01.01.10 a 30.06.10 De 01.07.10 a 31.12.10 De 01.01.11 a 30.06.11 De 01.07.11 a 31.12.11 De 01.01.12 a 30.06.12 De 01.07.12 a 31.12.12 De 01-01-2013 a

Taxa
15% 12% 9,01% 9,09% 9,05% 9,25% 9,83% 10,58% 11,07% 11,20% 11,07% 9,50% 8% 8% 8% 8% 8,25% 8% 8% 7,75%

Diploma Legal
Portaria n. 1167/95, de 23.09 Portaria n. 262/99, de 12.04 Aviso n. 10097/2004, da DGT, DR II Srie, de 30.10 Portaria n. 597/2005, 19/07 e Aviso n. 310/2005, da DGT, DR II Srie, 14.01 Aviso n. 6923/2005, da DGT, DR II Srie, 25.07.2005 Aviso n. 240/2006, da DGT, DR II Srie, 11.01.2006 Aviso n. 7706/2006, da DGT, DR II Srie, 10.07.2006 Aviso n. 191/2007, da DGT, DR II Srie, 05.01.2007 Aviso n. 13665/2007, da DGT, DR II Srie, 30.07.2007 Aviso n. 2152/2008, da DGT, DR II Srie, 29.01.2008 Aviso n. 19995/2008, da DGTF, DR II Srie, 14.07.2008 Aviso n. 1261/2009, da DGTF, DR II Srie, 14.1.2009 Aviso n. 12184/2009, da DGTF, DR II Srie, 10.7.2009 Despacho n. 597/2010, da DGTF, DR II Srie, 11.01.2010 Aviso n. 13746/2010, da DGTF, DR II Srie, 10.7.2010 Aviso n. 2284/2011, da DGTF, DR II Srie, 21.01.2011 Aviso n. 14190/2011, da DGTF, DR II Srie, 14.07.2011 Aviso n. 692/2012, da DGTF, DR II Srie, 17.01.2012 Aviso n. 9944/2012, da DGTF, DR II Srie, 24.07.2012 Aviso n 594/2013 da DGTF. DR II Srie, 11-01-2013

Taxas de juros de mora devidos ao Estado (1)


Aplicao
De 01.4.99 a 31.12.2010 De 01.01.11 a 31.12.11 De 01.01.12 a 31.12.12 Desde 01.01.13

Taxa
1% (ms) 6,351 % 7,007 % 6,112 %

Diploma Legal
Decreto-Lei n. 73/99, de 16 de Maro Aviso n. 27831-F/2010, do IGTCP, IP, DR II Srie, 31.12.2010 Aviso n. 24866-A/2011, do IGTCP, IP, DR II Srie, Supl., 28.12.2011 Aviso n. 17289/2012, do IGCP, E.P.E., DR II Srie, 28.12.2012

- Juros (contas no pagas com multas e penalidades) - Sobre a totalidade das quantias contadas, com excepo das multas e penalidades, incidem juros de mora taxa legal mnima art. 34 n 3 do RCP.

Explanao: - Dada a redaco sobre a taxa legal mnima, relativamente aos juros de mora, temos que ter em considerao o seguinte: - 1 Se forem dvidas ao Estado e a outras pessoas colectivas pblicas que no tenham forma, natureza ou denominao de empresa pblica, proveniente de custas contadas em processos de qualquer natureza, nos termos do DL n 73/99, e 16/03, a taxa justia de mora presentemente de 6,112% (Aviso n 17289/2012, do IGCP, E.P.E., DR II Srie, de 28-12-2012 em cumprimento do disposto no art. 3 do DL n 73/99, de 16/03, com a redao dada pelo art. 165 da Lei n 3-B/2010, de 28/04 aplicvel a partir desde o dia 01 de Janeiro de 2013, inclusive) - A partir de 01-01-2011, os juros passaram a ser determinados nos termos do art. 3 do DL n 73/2009, de 16/03, alterado pelo DL n 201/99, de 09/06 e pelos art. 165 da Lei n 3-B/2010, de 28/04 e 150 Da Lei N 55-A/2011, de 31/12, ou seja, calculados de modo idntico aos juros civis e comerciais (dirios), no se contabilizando porm os dias includos no ms de calendrio em que se efectuar o pagamento. Exemplo: Num determinado processo, o prazo de pagamento voluntario das custas no montante de 800,00, terminou no dia 28/10/2010. No dia 04-01-2013, antes de instaurada a respectiva execuo por custas, o devedor solicitou as guias para pagamento de toda a divida da sua responsabilidade. Assim: Custas em divida800,00 Juros de mora (3 meses taxa de 1%) (800,00 x 3 meses x 1%) 24,00 Juros de mora (365 dias taxa de 6,351%) (800,00 x 365 x 6,351%) 50,81 Juros de mora (366 dias taxa de 7,007%) (800,00 x 366 x 7,007%) 50,95 Total dos juros. ...125,76 2 Se forem dividas no comerciais e comerciais, temos 2 situaes: Nos termos do art. 559 do Cdigo Civil, se forem credores individuais, a taxa de juro de 4%, fixados pela Portaria n 291/2003, de 08/04; e Nos termos do art. 102 do Cdigo Comercial, se forem credores no individuais, a taxa de juro fixada semestralmente. 3 In casu trata-se de divida de custas de parte e/ ou encargo de natureza semelhante s dvidas ao Estado e as outras pessoas colectivas pblicas que no tenham forma, natureza ou denominao de empresa pblica, proveniente de custas contadas.

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

MANDATARIOS
- Mandatrios (Responsabilidade do mandatrio pelos actos de m f) a) Art. 459 do CPC - Mandatrios (Notificaes entre mandatrios constitudos) a) Art. 229-a e 260-a ambos do CPC

- Mandatrios (Quando a pea processual deva ser assinada por mais de um mandatrio procurao com vrios mandatrios) a) Nos casos em que a pea processual deva ser assinada por mais de um mandatrio, deve seguir-se o seguinte procedimento: - Um dos mandatrios procede entrega da pea processual, assinandoa digitalmente atravs do CITIUS (http://citius.tribunaisnet.mj.pt) e indicando, no formulrio, os mandatrios que igualmente a devam assinar Art. 12 n 1 al. a) da Portaria 114/08 de 6/2 - No prazo mximo de 2 dias aps a distribuio do processo, no caso de requerimento, petio inicial ou petio inicial conjunta, ou aps a recepo da pea processual enviada, nos demais casos, os mandatrios indicados no formulrio enviam, atravs do CITIUS, uma declarao electrnica de adeso pea, assinando digitalmente Art. 12 n 1 al. b) da Portaria 114/08 de 6/2 Nos casos de no adeso por parte dos mandatrios indicados no formulrio no prazo de 2 dias, considera-se que a pea processual no foi apresentada e anula-se a respectiva distribuio nos casos de requerimento, petio inicial ou petio inicial conjunta Art. 12 n 3 da Portaria 114/08 de 6/2 Ateno A apresentao da pea por mais de um advogado atravs do CITIUS esta dependente do registo prvio de todos os mandatrios que apresentem a pea, nos termos do n 2 do art. 4 da Portaria 114/08 de 6/2.

- Mandatrios (Consulta do processo por advogado) a) Art. 22 n 1 al. a), b), 2, 3, da Portaria 114/08 de 6/2

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

MEDICOS - Mdicos (Fixao da remunerao a) Art. 17 n 7 do RCP

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

MEIOS ELECTRONICOS - Meios Electrnicos (taxa de justia na entrega da 1 ou nica pea processual): a) Nos processos em que o recurso aos meios eletrnicos no seja obrigatrio a taxa de justia reduzida a 90% do seu valor quando a parte entrega todas as peas processual atravs dos meios electrnicos disponveis art. 6 n 3 do RCP

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

MULTAS Explanao: - Dever ter-se em ateno quando as parte ou os intervenientes no processo, responsveis pelo pagamento da multa, no tenham constitudo mandatrio judicial. Pois, neste caso o pagamento s devido aps a notificao por escrito onde constem: (art. 28, n 3 do RCP a) O prazo de pagamento; e b) As cominaes devidas pela falta do pagamento - As multas e penalidades, previstas no RCP, devero ser pagas pela parte que foi condenada, no prazo de 10 dias, aps trnsito em julgado da deciso que as tiver fixado. - H lugar a 2 notificaes, a saber: (art. 28 n 1 do RCP a) Notificao da deciso que condenou a parte em multa; e b) Aps o trnsito, envio da guia, com a incluso do DUC - Forma de pagamento: a) Nos casos de multa e outras penalidades, o pagamento efetuado mediante a emisso de Guia DUC art. 21 e 26 da Portaria 419-A/2009, de 17/04, alterada pela Portaria 82/2012, de 29/03 b) Nos casos legalmente previstos de pagamento imediato de multa, consentneo com a prtica de ato processual (art.ss145 do CPC e 107-A do CPP), o pagamento deve ser autoliquidado juntamente com a taxa justia devida, utilizando para cada um dos pagamentos o correspondente DUC. Dever remeter-se para o Tribunal o comprovativo dos 2 pagamentos, no prazo de 5 dias posteriores data de pagamento ns 1 e 2 do art. 25 e n 3 do art. 22 da Portaria 419-A/2009, de 17/04, alterada pela Portaria 82/2012, de 29/03. c) Quando o sujeito processual esteja representado por mandatrio judicial ou defensor, por autoliquidao, atravs de DUC n 2 do art. 25 da Portaria 419A/2009, de 17/04, alterada pela Portaria 82/2012, de 29/03. d) Quando o sujeito processual no esteja representado por mandatrio judicial, so emitidas guias DUC pelo tribunal e remetidas parte ou s partes responsveis n 3 do art. 25 da Portaria 419-A/2009, de 17/04, alterada pela Portaria 82/2012, de 29/03. e) Nas multas previstas nos art. 145 do CPC e 107-A do CPP, incumbe ao apresentante, quando representado por mandatrio judicial, o pagamento por

autoliquidao e de modo autnomo n 2 do art. 25 da Portaria 419-A/2009, de 17/04, alterada pela Portaria 82/2012, de 29/03 Art. 145 do CPC 1 Dia 10% da taxa justia c/ limite de UC 2 Dia 25% da taxa justia c/ limite de 3 UC 3 Dia 40% da taxa justia c/ limite de 7 UC Se no pagar imediatamente, a secretaria, independentemente de despacho, notifica o interessado para pagar a multa acrescida de uma penalizao de 25% do valor da multa Consideram-se o valor da UC em 102,00: - Sendo o ato praticado dentro de um dos trs primeiros dias teis subsequente ao termo do prazo, temos os seguintes: Exemplos: - Ao de processo ordinrio com o valor tributrio de 35.000,00 - Taxa justia (tabela I-A) 6 C.612,00 - O ru apresentou a contestao no 1 dia til seguinte ao termo do prazo, e autoliquidou o pagamento imediato da multa (al. a) do n 5 do art. 145 do CPC). - Multa 10% (61,20) valor mximo.51,00 - O ru apresentou a contestao no 2 dia til seguinte ao termo do prazo, e autoliquidou o pagamento imediato da multa (al. b) do n 5 do art. 145 do CPC. - Multa 25% (valor mximo 306,00) . 153,00 - O ru apresentou a contestao no 3 dia til seguinte ao termo do prazo, e autoliquidou o pagamento imediato da multa (al. c) do n 5 do art. 145 do CPC). - Multa 40% (valor mximo 714,00) . 244,80 - A multa no foi paga imediatamente: - Ato praticado no 1 dia til: - Multa inicial. . 51,00 - Acrscimo 25% (n 6) .12,75 - Total da multa (a notificar) 63,75 - Ato praticado no 2 dia til: - Multa inicial.. 153,00

- Acrscimo 25% (n 6) . 28,25 - Total da multa (a notificar) .. 191,25 - Ato praticado no 3 dia til: - Multa inicial244,80 - Acrscimo 25% (n 6) . 61,20 - Total da multa (a notificar) 306,00 - No prevendo o n 6, da norma em apreo, o preo, o prazo de pagamento da multa, entendemos que a mesma dever ser paga no prazo de 10 dias, determinado no n 1 do art. 28 do RCP - Entendemos que estas percentagens so nica e exclusivamente sobre a taxa justia correspondente ao processo ou ato e no a taxa justia que foi paga com a reduo prevista no n 3 do art. 6 do RCP.

Art. 107 Do CPC 1 Dia 0,5 UC 2 Dia 1UC 3 Dia 2 UC Se no pagar imediatamente, a secretaria, independentemente de despacho, notifica o interessado para pagar a multa acrescida de uma penalizao de 25% do valor da multa

- Considerando-se o valor da UC em 102,00: - Sendo o ato praticado dentro de um dos trs dias teis subsequentes ao termo do prazo, temos os seguintes: Exemplos: - Em qualquer processo penal e contraordenacional: - O arguido apresentou a contestao no 1 dia til seguinte ao termo do prazo, e autoliquidou o pagamento imediato da multa (al.a) do art. 107-A do CPP). - Multa 0,5 UC.102,00

- Multas (so sempre fixadas de forma autnoma e seguem o regime do RCP) a) Art. 3, n 2 do RCP

- Multas (momento de fixao em relao UC): a) O valor correspondente UC, para pagamento de multa, fixa-se no momento da prtica do acto taxvel ou penalizado art.5, n 4 do RCP - Multas (Mnimo e mximo): a) Entre 0,5 UC e 5 UC art. 27, n 1 do RCP b) Em casos excepcionais a multa pode ascender a quantia mxima de 10 UC art. 27, n 2 do RCP - Multas (Se pode ser condenada simultaneamente em multa e taxa sancionria excepcional: a) A parte no pode ser simultaneamente condenada, pelo mesmo acto processual, em multa e em taxa sancionatria excepcional art. 27 n 5 do RCP - Multas (prazo para recurso): a) Da condenao da multa, cabe sempre recurso, o qual, apresentado nos 15 dias aps a notificao do despacho que condenou a parte em multa art. 27, n 6 do RCP - Multas (prazo de pagamento e a partir de quando): a) As multas so pagas no prazo de 10 dias aps o trnsito em julgado da deciso que as tiver fixado art. 28, n 1 do RCP - Multas (Notificaes parte sem mandatrio ou mero interveniente no processo) a) Quando a multa deva ser paga por parte que no tenha constitudo mandatrio judicial ou mero interveniente no processo, o pagamento s devido aps notificao por escrito de onde constem o prazo de pagamento e as cominaes devidas pela falta de pagamento art. 28, n 2 do RCP - Multas (Quando no paga no prazo fixado) a) No sendo paga a multa aps o prazo fixado, a respectiva quantia transita, com um acrscimo de 50%, para a conta de custas, devendo ser paga a final art. 28, n 3 do RCP - Multas (quando a parte beneficia de apoio judicirio): a) As multas no beneficiam do apoio judicirio art. 28 n 4 do RCP - Multas (Quando a parte isenta de custas) a) Independentemente do benefcio de iseno de custas, as multas so sempre pagas pela parte que as motivou Art. 28 n 4 do RCP - Multas (Se tm juros): a) As multas no tm juros Art. 34, n 3 do RCP - Multas (Quando no possvel obter-se o pagamento atravs das notificaes)

a) Quando existe bens penhorveis entregue certido da liquidao de multa (a certido de liquidao, juntamente com a sentena transitada em julgado, constitui titulo executivo quanto totalidade das quantias a discriminadas art. 35, n 2 do RCP) ao MP, para efeitos executivos art. 35 n 1, 4 do RCP - Multas (actos praticados 1 dia; 2 dia e 3 dia) a) Art. 145 do CPC - Multas (Quando o responsvel pela multa, tem algum deposito ordem de qualquer tribunal o que pode fazer Pagamento voluntario) a) Art. 32 n 4 do RCP - Multas (Pagamento de multa voluntariamente Quando o responsvel tem algum depsito em qualquer tribunal Quando no suficiente esse depsito a) Art. 32 n 4/5 do RCP - Multas (Quando o responsvel pelo pagamento da multa se encontra em cumprimento de pena ou medida privativa de liberdade, o que pode fazer e quando ele no se interessa) a) Art. 32 n 6/7 do RCP - Multas (Quando no pagam voluntariamente da multa, e o responsvel tem bens ou quantias depositadas no Tribunal Direito de reteno) a) Art. 34 n 1 al. a), b), c), d) do RCP -Qual a ordem de prioridade de o Tribunal se fazer pagar pelas mesmas a) Art. 34 n 2 al. a), b), c), d) e n 4 do RCP - Multas (Quando no possvel o pagamento da multa Reforma e Reclamao, Pagamento voluntario, pagamento faseado e incumprimento e direito de reteno nos termos dos art.s 31, 32, 33, 34 todos do RCP Execuo) a) Art. 35 ns 1, 4 do RCP

Multas e outras penalidades (fixao) - As multas e outras penalidades so sempre fixadas de forma autnoma e seguem o regime do RCP (Lei 7/2012 de 13/02) Art. 3 do RCP Multas e outras penalidades (Qual o regime de custas a aplicar) Exemplo:
a) Numa determinada aco administrativa comum, instaurada em 11-07-2008, foi aplicada uma multa ou uma taxa sancionatria excepcional (j na vigncia da actual redaco), a 29-03-2012. O RCP aplica-se a esta multa e a outras penalidades, na redaco que lhe dada pela Lei n 7/2012, de 13/02 n 3 do art. 8 da mencionada Lei.

b) Se num determinado processo-crime, instaurado em 17-09-2008, foi aplicada uma multa ou uma taxa sancionatria excepcional, em 22-04-2012, aplica-se o RCP na redaco que vigorava no momento da condenao.

Multas e taxa excepcional (Se pode haver condenao simultnea pelo mesmo ato processual) - A parte no pode ser simultaneamente condenada, pelo mesmo, ato processual, em multa e em taxa sancionatria excepcional art. 27, n 5 do RCP. Multas e outras penalidades (qual o momento em que se deve fixar o valor correspondente UC para pagamento) - O valor correspondente UC para o pagamento de multas e outras penalidades, fixa-se no momento da prtica do ato taxvel ou penalizado art. 5, n 4 do RCP - O valor correspondente UC para pagamento das multas e outras penalidades fixa-se no momento da prtica do ato taxvel ou penalizado art. 5, n 4 do RCP PERIODO TEMPORAL DE APLICAO No trinio de 1989 a 1991 a UC teve o valor de: No trinio de 1992 a 1994 a UC teve o valor de: No trinio de 1995 a 1997 a UC teve o valor de: No trinio de 1998 a 2000 a UC teve o valor de: No trinio de 2001 a 2003 a UC teve o valor de: No trinio de 2004 a 2006 a UC teve o valor de: De 01/01/2007 a 19/04/2009 a UC teve o valor de: Desde 20/04/2009 a UC tem o valor de: ESCUDOS EUROS 7.000$00 34,92 10.000$00 12.000$00 14.000$00 16.000$00 ------------------------------------49,88 59,86 69,83 79,81 89,00 96,00 102,00

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

NOTA JUSTIFICATIVA (Art. 25, 26, 4 n 7, 17 n 14, 24 n 2 todos do RCP, 447-D do CPC, 29, 30, 31, 32, 33 todos da Portaria 419-A/2009 de 17/04, alterada pela Portaria 82/2012, de 29-03) Explanao: - As partes tm at 5 dias, aps o trnsito em julgado ou aps a notificao de que foi obtida a totalidade do pagamento ou do produto da penhora, consoante os casos, para solicitarem o pagamento das custas parte vencida. - Para o efeito a parte vencedora dever enviar a nota discriminativa e justificativa, com todos os elementos constantes no n 2 do art. 25 do RCP, para: a) O tribunal; b) A parte vencida; e c) O agente de Execuo, quando for caso disso - As custas de parte nunca se incluem na conta de custas do processo Art. 30 da Portaria 419-A/2009 de 17/04, alterada pela Portaria 82/2012, de 29-03: Exemplo: NOTA DISCRIMINATIVA E JUSTIFICATIVA (art.s 25 e 26 do RCP) Tribunal....................................................... Autor: Processo. Mandatrio Judicial: . Taxa de justia paga (por cada uma das partes).................................................... Fotocpias; (doc. 1) . Transportes; (doc. 2) . Honorrios de agente de execuo; (doc. 3) . Honorrios de mandatrio judicial: (doc. 4) . Limite (art. 26, n 3 do RCP-50% taxas pagas de 5 UC + 5 UC. A RECEBER. Data e assinatura

- Na ao executiva, a liquidao da responsabilidade do executado compreende as quantias indicadas nestas notas discriminativas n 3 do art. 25 do RCP; e - A parte vencedora pode requerer que as custas de parte a que tenha direito sejam liquidadas atravs do remanescente a devolver parte vencida, bastando para o efeito que expressamente o solicite nesta nota justificativa n 2 do art. 29 da Portaria 419A/2009, de 17/04, alterada pela Portaria 82/2012, de 29/03;

- Calculo dos honorrios do mandato judicial ou do agente de execuo: - Na indicao em rubrica autnoma das quantias pagas a titulo de honorrios do mandatrio judicial ou de agente de execuo s so consideradas as quantias at ao limite previsto na al. c), do n 3 do art. 26 do RCP, exceto as referentes aos honorrios de agente de execuo, que o podem ser na sua totalidade. - Ou seja, um valor superior a 50% do somatrio das taxas justia pagas pela parte vencida e pela parte vencedora, no so considerados al. d) n 3 do art. 26 do RCP e n 1 do art. 32 da Portaria 419-A/2009, de 17/04, alterada pela Portaria 82/2012, de 29/03. - Havendo pluralidade de sujeitos na parte ou partes vencedoras, para apuramento dos montantes que cada um dever receber, divide-se o limite previsto na al. c), do n 3 do art. 26 do RCP, por cada um deles de acordo com a proporo do respetivo vencimento n 2 do art. 32 da Portaria 419-A/2009, de 17/04, alterada pela Portaria 82/2012, de 29/03. - Reclamao da nota justificativa; - A reclamao desta nota presenteada no prazo de 10 dias, aps a notificao contraparte, devendo a ser decidida pelo juiz, no prazo de 10 dias, e notificada s partes n 1 do art. 33 da Portaria 419-A/2009, de 17/04, alterada pela Portaria 82/2012, de 29/03. - A reclamao est sujeita ao depsito da totalidade do valor da nota n 2 do art. 33 da Portaria 419-A/2009, de 17/04, alterada pela Portaria 82/2012, de 29/03. - Da deciso proferida cabe recurso em um grau se o valor da nota exceder 50 UC n 3 do art. 33 da Portaria 419-A/2009, de 17/04, alterada pela Portaria 82/2012, de 29/03. - Para efeitos de reclamao desta nota so aplicveis subsidiariamente, com as devidas adaptaes, as disposies relativas reclamao da conta n 4 do art. 33 da Portaria 419-A/2009, de 17/04, alterada pela Portaria 82/2012, de 29/03. - Pese embora este normativo mandar aplicar subsidiariamente as disposies relativas reclamao da conta (art. 31 do RCP) pensamos, no entanto, que o funcionrio judicial apenas dever pronunciar-se sobre os valores que eventualmente se encontrem incorretamente indicados na mencionada nota justificativa. - Nota justificativa (At quando remetida ao Tribunal e parte vencida) a) Art. 25 n 1 e art. 26 do RCP - Nota Justificativa (Que elementos devem nela constar) a) Art. 25 n 2 e art. 26 do RCP - Nota justificativa (Quando a parte vencedora no pode receber da parte vencida art. 26 n 2 do RCP) a) Art. 454 do CPC

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

NOTIFICAES AVULSAS A taxa de justia paga pelo requerente art. 453, n 4

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

PAGAMENTO DAS CUSTAS EM PRESTAES (art. 33 n 1 do RCP) - Pagamento em prestaes (Qual o mnimo autorizado): a) - O pagamento em prestaes para quantias iguais ou superior a 3 UC e o responsvel tem de requerer, art. 33 n 1 do RCP, e so agravadas de 5% de acordo com as regras referidas nas alneas a) e b): - Pagamento em prestaes (quais as regras para 6 prestaes): a) O pagamento feito em 6 prestaes mensais sucessivas, art. 33 n 1 al. a) do RCP, no inferiores a 0,50 UC, se o valor total No ultrapassar a quantia de: - 12 UC quando se trate de pessoa singular - 20 UC, quando se trate de pessoa colectiva - Pagamento em prestaes (quais as regras para 12 prestaes): b) O pagamento feito em 12 prestaes mensais sucessivas, art. 33 n 1 al. b) do RCP, no inferior a 1 UC, quando estejam ultrapassados os valores de: - 12 UC quando se trate de pessoa singular - 20 UC quando se trate de pessoa colectiva - Pagamento em prestaes (como requerido): a) - O responsvel que queira beneficiar do pagamento em prestaes, remete ao Tribunal, dentro do prazo do pagamento, um requerimento (art. 33 n 2 do RCP) referido no 1 do art. 33 do RCP e com um plano enquadrado nas al. a) ou b) do n 1 do art. 33 do RCP - Pagamento em prestaes (quando paga a 1 e as outras prestaes): a) - A 1 prestao paga no prazo de 10 dias a contar da notificao do despacho de deferimento e as subsequentes so pagas mensalmente no dia correspondente ao pagamento da 1 art. 33 n 3 do RCP - Pagamento faseado (quando no pagam uma prestao): a) - A falta de pagamento de uma prestao implica o vencimento das seguintes art. 33 n 4 do RCP procedendo-se nos termos dos arts. 34/5/6 do RCP

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

PAGAMENTO VOLUNTARIO (E FALTA DE PAGAMENTO VOLUNTRIO) - Pagamento voluntrio (Quem esta obrigado ao pagamento por via electrnica e a partir de valor) a) - Art. 32 n 1 do RCP - Pagamento voluntrio (Quando so pagos via electrnica - quando se consideram realizados os pagamentos a) Art. 32 n 2 do RCP

- Pagamento voluntrio (Os pagamentos ou devolues feitos pelo Tribunal s pessoas colectivas, operam-se por transferncia bancria, sendo obrigatrio o numero de identificao bancrio) a) Art. 32 n 3 do RCP

- Pagamento voluntrio (Os pagamento ou devolues feitos pelo Tribunal parte, sujeito processual ou outro interveniente que no firmas, operam-se por transferncia bancria indicando o numero de identificao bancria (no obrigatrio) a) Art. 32 n 3 do RCP

- Pagamento voluntrio (O responsvel por custas ou multa que tenha algum depsito ordem de qualquer Tribunal o que pode fazer) a) Art. 32 n 4 do RCP

- Pagamento voluntaria (Quando responsvel por custas ou multa que tenha algum depsito ordem de qualquer Tribunal e no suficiente o que pode fazer) a) Art. 32 n 5 do RCP

- Pagamento voluntrio (Quando o responsvel por custas ou multas se encontra em cumprimento de pena ou medida privativa de liberdade, o que pode fazer e quando ele no se interessa) a) Art. 32 n 6/7 do RCP FALTA DE PAGAMENTO VOLUNTRIO (ART. 34 DO RCP) - Falta de Pagamento voluntario (Quando o responsvel pelas custas, multas e outras quantias no pagou dentro do prazo, e quando o tribunal tem na sua posse bens ou quantias depositadas sua ordem o que pode fazer Incumprimento e direito de reteno) a) Art. 34 n 1 do RCP

- Falta de pagamento voluntrio (Quando no pagam as custas, multas e existam quantias depositadas ordem do Tribunal, pode fazer-se pagar directamente pelas mesmas de acordo com a seguinte ordem de prioridade, salvo excepes em contrrio - art. 34 n 2, do RCP a) b) c) d) Taxa de justia, encargos, multas ou outras penalidades Reembolso ao IGFIEJ Crditos do Estado Reembolso a outras por fora da colaborao ou interveno no processo, incluindo os honorrios e despesas suportadas pelo Agente de Execuo, que no seja oficial de justia

- Meter os juros, com excepo das multas e penalidades art. 34 n 3 do RCP - Falta de pagamento voluntrio (Quanto as quantias disponveis para o pagamento das custas so insuficientes e realizados os pagamentos referidos nas al. a) a c) do n 2 do art. 34, o remanescente rateado pelos restantes credores a referidos rateado pelos restantes credores a referidos, e, sendo caso disso, pelos outros credores que sejam reconhecidos em sentena) a) Art. 34 n 4

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

PERITOS (PAGAMENTOS) - Peritos (Qual a tabela por que fixada a remunerao e como) a) Art. 17 do RCP

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

PETIO INICIAL Petio inicial (Quando se fixa o valor corresponde UC) a) O valor corresponde UC para cada processo, tal como definido no n 2 do art. 1, fixa-se no momento em que o mesmo se inicia, independentemente do momento em que a taxa deva ser paga Art. 5 n 3 do RCP - Petio inicial (Requisitos da petio inicial para poder dar entrada) a) - Art. 467 do CPC - Petio inicial (Porque tabelas paga a taxa de justia pela entrada de peties das vrias espcies de processos) a) Art. 6, 7 do RCP - Petio inicial (O documento comprovativo da taxa de justia ou concesso do beneficio de apoio judicirio, deve ser junto, quando a pratica de um acto o exija) a) Art. 150-A do CPC - Petio inicial (Taxa de justia paga com valor inferior ao devido nos termos do RCP) a) Art. 150-A n 2 do CPC - Petio inicial (Quando recusada a petio inicial) a) Art. 474 do CPC - Petio inicial (Entrega ou remessa nos tribunais da petio e documentos e qual a validade da data da pratica do acto) a) Enviada electronicamente, valendo como data da pratica do acto processual a da respectiva expedio art. 150 n 1 do CPC b) Entrega da petio inicial na Secretaria Judicial, valendo como data da prtica do acto processual a da respectiva entrega Art. 150 n 2 al. a) do CPC c) Remessa por correio, sob registo, valendo como data da prtica do acto processual a da efectivao do respectivo registo postal art. 150 n 2 al. b) do CPC d) Envio atravs de telecpia, valendo como data da prtica do acto processual a da expedio. - Petio inicial (Falta de juno do comprovativo do pagamento da taxa de justia ou da concesso do beneficio de apoio judicirio) a) Sem prejuzo das disposies relativas petio, a falta de juno do comprovativo do pagamento da taxa de justia ou da concesso do benefcio do apoio judicirio implica a recusa da petio Art. 150-A n 3 do CPC e Art. 474 n 1 al. f) ambos do CPC

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

PETIES POR VIA ELECTRONICA (Portaria 114/08 de 6/2) - Petio inicial por via electrnica (Envio da petio inicial por via electrnica como comprovado o pagamento da taxa de justia ou a concesso do apoio judicirio) a) Art. 150-A n 3, 4 e art. 467 n 4 do CPC - Pagamento prvio da taxa de justia art. 8 n 1 da Portaria 114/08 de 6/2 - Pedido ou concesso do apoio judicirio art. 8 n 2 da Portaria 114/08 de 6/2 - Petio inicial por via electrnica (Quando a pea processual, ou o conjunto da pea processual no forem possveis enviar electronicamente por excederem a dimenso de 3 Mb nos termos do art. 10 n 1 da Portaria 114/08 de 6/2 como so enviados) a) Art. 10 n 2 da Portaria 114/08 de 6/2 e art. 150 n 4 do CPC - Petio inicial por via electrnica (Quando o comprovativo do pagamento da taxa de justia ou o pedido ou a concesso do apoio judicirio no for possvel enviar electronicamente por exceder a dimenso de 3 Mb art. 10 n 1, 2 e art. 8 n 3 da Portaria 114/08 de 6/2 - como so efectuados, prazos e cominaes) a) Art. 8 n 3 e art. 10 n 3 e 4 da Portaria 114/08 de 6/2 e art. 150 n 4 do CPC - Petio inicial por via electrnica (Dispensa dos originais, duplicados e copias quando o envio de peas processuais e documentos feito por transmisso electrnica de dados) a) Art. 3 n 1 da Portaria 114/08 de 6/2 e art.152 n 7 e art. 150 n 1, 3, 7 do CPC - Petio inicial por via electrnica (Quando a pea processual deva ser assinada por mais de um mandatrio procurao com vrios mandatrios) a) Nos casos em que a pea processual deva ser assinada por mais de um mandatrio, deve seguir-se o seguinte procedimento: - Um dos mandatrios procede entrega da pea processual, assinando-a digitalmente atravs do CITIUS (http://citius.tribunaisnet.mj.pt) e indicando, no formulrio, os mandatrios que igualmente a devam assinar Art. 12 n 1 al. a) da Portaria 114/08 de 6/2 - No prazo mximo de 2 dias aps a distribuio do processo, no caso de requerimento, petio inicial ou petio inicial conjunta, ou aps a recepo da pea processual enviada, nos demais casos, os mandatrios indicados no formulrio enviam,

atravs do CITIUS, uma declarao electrnica de adeso pea, assinando digitalmente Art. 12 n 1 al. b) da Portaria 114/08 de 6/2 Nos casos de no adeso por parte dos mandatrios indicados no formulrio no prazo de 2 dias, considera-se que a pea processual no foi apresentada e anula-se a respectiva distribuio nos casos de requerimento, petio inicial ou petio inicial conjunta Art. 12 n 3 da Portaria 114/08 de 6/2 Ateno A apresentao da pea por mais de um advogado atravs do CITIUS esta dependente do registo prvio de todos os mandatrios que apresentem a pea, nos termos do n 2 do art. 4 da Portaria 114/08 de 6/2. Peties por via eletrnica (sem o pagamento da taxa justia ou concesso do pedido apoio judicirio) a) Notifica-se a parte por via eletronica, recusando a petio art. 15-A da Portaria 114/08 de 06/02, aditado pelo art. 2 da Portaria 471/2010 de 08/07.

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

PRAZOS - Prazos (pagamento de multas): a) So pagas no prazo de 10 dias aps trnsito em julgado art. 28, n 1 do RCP b) Quando a multa deva ser paga por parte que no tenha constitudo mandatrio judicial ou mero interveniente no processo, o pagamento s devido aps notificao por escrito de onde constem o prazo de pagamento e as cominaes devidas pela falta de pagamento art. 28, n 2 do RCP - Prazos (prazo de recurso da multa) a) Da condenao da multa, fora dos casos legalmente admissveis cabe sempre recurso, o qual, apresentado nos 15 dias aps a notificao do despacho que condenou a parte em multa art. 27, n 6 do RCP. - Prazos (Recursos - Sentenas ou despachos decisrios escritas ou orais -)
1) O prazo para interposio de recurso de 30 dias, salvo nos processos urgentes e nos demais casos expressamente previstos na lei, a) Tratando-se de sentenas ou despachos decisrios escritos o prazo conta-se a partir da notificao da deciso art. 685 n 1 do CPC; b) Tratando-se de despachos decisrios ou sentenas orais, reproduzidos no processo, o prazo corre do dia em que foram proferidos, se a parte esteve presente ou foi notificada para assistir ao acto; - art. 685 n 3 do CPC c) Se a parte for revel e no dever ser notificada nos termos do art. 255, o prazo de interposio corre desde a publicao da deciso, excepto se a revelia da parte cessar antes de decorrido esse prazo, caso em que a sentena ou despacho tem de ser notificado e o prazo comea a correr da data da notificao; - art. 685 n 2 do CPC d) Quando, fora dos casos previstos nos nmeros anteriores, no tenha de fazer-se a notificao, o prazo corre desde o dia em que o interessado teve conhecimento da deciso art. 685, n 4 do CPC - Prazos (Recurso - prazo das contra alegaes): a) O recorrido por responder (contra alegaes) no prazo de 30 dias alegao do recorrente art. 685, n 5 do RCP

- Prazos (Recurso prazo para reapreciao da prova gravada)


a) Se o recurso tiver por objecto a reapreciao da prova gravada, ao prazo de interposio (30 dias) e de resposta acrescem 10 dias art. 685, n 7 do RCP - Prazos (Recursos prazos da alegao ou contra alegaes quando h vrios recorrentes ou vrios recorridos diferentes ainda que representados por Advogados diferentes):

a) Havendo vrios recorrentes ou vrios recorridos, ainda que representados por Advogado diferentes, o prazo das respectivas alegaes nico, incumbindo Secretaria providenciar para que todos possam proceder ao exame do processo durante o prazo de que beneficiam art. 685 n 9 do CPC - Prazos (Recursos prazo para reclamar contra o indeferimento do recurso) a) Do despacho que no admita o recurso pode o recorrente reclamar para o Tribunal que seria competente (Relao/Supremo) para dele conhecer no prazo de 10 dias, contados da deciso art. 685 n 1 do CPC b) O recorrido pode responder reclamao apresentada pelo recorrente, no prazo de 10 dias art. 688, n 2 do CPC c) A reclamao, dirigida ao Tribunal Superior (Relao/Supremo) apresentada na Secretaria do Tribunal recorrido, autuado por apenso aos autos principais e sempre instrudo com o requerimento de interposio de recurso e as alegaes, a deciso recorrida e o despacho objecto de reclamao art. 688, n 3 do CPC

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

PRESCRIES - Prescries (O credito por custas, o direito devoluo de quantias depositadas e juros, prescreve em que prazo e a partir de que data, arquivada a execuo por falta de bens, prescreve a partir de que data) a) - Art. 37 do RCP

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

RECONVENO - Reconveno (valor): a) - Valor: - art. 308 do CPC - Recurso (Quando que devida taxa de justia suplementar) a) Art. 447-A ns 1, 2, 3, 4, 5 do CPC b) Havendo Reconveno, com pedido distinto do autor (no se considera distinto o que for de mera compensao de crditos ou com o mesmo efeito jurdico art. 447-A n 3 do CPC) este dever efetuar o pagamento do complemento de taxa justia art. 447-A, ns 1. 2, 3, 4, 5 do CPC. c) Assim, quando for apresentada contestao com Reconveno, nos termos atrs referidos, o ru autoliquidar a taxa justia com base no valor da causa resultante da soma do valor da petio inicial e o da Reconveno. d) Se o autor, na resposta ou trplica, consoante o caso, contestar o pedido de Reconveno, autoliquidar o complemento da taxa justia.

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

RECURSOS (Nova redao dada pela Lei n 7/2012, de 13/02) - Recursos (Taxa justia): a) Nos recursos a taxa justia fixada nos termos da tabela I-B e paga pelo recorrente com as alegaes e pelo recorrido que contra-alegue, com a apresentao das contra-alegaes art. 6 n 2, 7 n 2 e 12 n 2 do RCP Exemplo: - Numa determinada ao declarativa ordinria, iniciada em 22-04-2009 onde, posteriormente, foi proferida a sentena. Foi interposto recurso daquela sentena, apresentadas as alegaes e autoliquidada a taxa justia pelo impulso processual em 15-03-2012. - Porm, se o recorrido apresentar as contra-alegaes, a partir de 29-03-2012, j ter que autoliquidar a taxa justia pelo impulso processual n 2 do art. 7 do RCP. - Na anterior redao do RCP (DL 34/2008 de 26/02)), era apenas o recorrente que autoliquidava a taxa justia pelo impulso processual n 3 do art. 8 da Lei n 7/2012, de 13/02 - Recursos (omisso do pagamento da taxa justia) a) Art. 685-D do CPC - Recursos (A taxa de justia fixada por que tabela) a) - A taxa de justia sempre fixada nos termos da tabela 1-B, que faz parte integrante do presente Regulamento art. 6, n 2 e art. 7 n 2 do RCP: - Recursos (Valor para efeitos de pagamento de taxa de justia) a) Nos recursos, o valor o da Sucumbncia quando esta for determinada, devendo o recorrente indicar o respectivo valor no requerimento de interposio do recurso; nos restantes casos, prevalece o valor da aco Art. 12 n 2 do RCP - Recursos (Fixao da taxa de justia a final, pelo juiz, quando revelem especial complexidade) a) Recursos que revelem especial complexidade o Juiz pode determinar a final, a aplicao dos valores constantes da tabela 1-C art. 6, n 5 do RCP. - Recursos (Prazo dos recursos de sentenas - a partir de que data o prazo corre): a) - Sentena e despacho decisrios 30 dias e conta-se a partir da notificao art. 685 do CPC b) No mbito do art. 691 do CPC 15 dias - Recursos (prazo das alegaes quando h vrios recorrentes ou vrios recorridos e do exame) art. 685, n 9 do CPC

a) - Casos hajam vrios recorrentes ou vrios recorridos, ainda que representados por advogados diferentes, o prazo das alegaes e contra alegaes nico, incumbindo secretaria providenciar para que todos possam proceder ao exame do processo durante o prazo de que beneficiam. - Recursos (Prazo de no admisso do recurso Reclamao contra o indeferimento): a) Reclamao contra o indeferimento art. 688 do CPC - Recurso (Modo de subida): 1 Sobem nos prprios autos as apelaes interpostas alneas. a), b), c), d) do art. 691-A do CPC. 2 Sobem em separadas as apelaes no compreendidas (no n 1 do art. 691-A do CPC) art. 691 n 2 do CPC, aqui as partes indicam, aps as concluses das alegaes, as peas do processo de que pretendem certido para instruir o recurso art. 691-B n 1 do CPC - Recurso (Despacho que no admitem recurso): a) Os despachos de mero expediente mesmo proferidos no uso legal de um poder discricionrio art. 679 do CPC - Recurso (As despesas que surjam depois de aceite o recursos por quem so processadas) a) - Quando o processo sobe para recurso, as despesas que surjam depois de aceite o recurso e at que o processo baixe de novo 1 instncia so processados pelo Secretrio do Tribunal Superior respectivo art. 29 n 2 do RCP - Recurso (Prazo de contra alegaes do recorrido) a) Art. 685 n 5 do CPC - Recurso (Parte revel a partir de que data corre o prazo) a) Art. 685 n 2 do CPC - Recurso (Despachos ou sentenas orais a partir de que data corre o prazo) a) Art. 685 n 3 do CPC - Recurso (Quando so considerados desertos) a) Art. 291 n 2 do CPC - Recurso (Espcies de recursos) a) Art. 676 n 2 do CPC -Recurso (Qual o prazo do recorrente, do despacho que no admita o recurso) a) Art. 688 n 1 do CPC - Recurso (Qual o prazo do recorrido para responder reclamao apresentada pelo recorrente do despacho que no admite o recurso) a) Art. 688 n 2 do CPC - Recurso (Erro no modo de subida do recurso) a) Art. 702 n 1 do CPC

Taxa justia (recursos em processos iniciados a partir de 29-03-2012)

- Nos recursos cujos processos se iniciaram a partir de 29- 03-2012, a taxa justia sempre fixada nos termos da tabela I-B n 2 do art. 7, 6 n 2 ambos do RCP. Taxa justia (recursos em processos pendentes) - Deve-se ter sempre presente a redaco dos ns 2 e 3 do art. 8 da Lei 7/2012 de 13/02 Exemplo: - Numa determinada aco declarativa ordinria, iniciada em 22-042012, foi interposto recurso da sentena, apresentadas as alegaes do recorrente e autoliquidada a taxa justia pelo impulso processual (art. 7 n 2, 6, n 1 ambos do RCP e 447, n 2 do CPC); - Tabela I-B art. 6, n 2, 7, n 2 ambos do RCP - Porm, se o recorrido apresentar as contra alegaes, a partir de 29-032012, j tem que autoliquidar a taxa justia pelo impulso processual (art. 6, n 1, 447, n 2 do CPC) n 2 do art. 7 do RCP e n 3 do art. 8 da Lei n 7/2012, de 13/02 - Na anterior redaco do RCP (DL n 34/2008 de 26/02), apenas o recorrente estava obrigado a autoliquidar a taxa justia pelo impulso processual. Taxa justia (recursos qual a tabela) - Tabela I-B art. 6, n 2, 7, n 2 ambos do RCP Taxa justia (recursos quem paga) - Nos recursos a taxa justia paga pelo recorrente com as alegaes e pelo recorrido, com a apresentao das contra-alegaes art. 7 n 2 do RCP Taxa justia a) - quando reduzida a 90% b) - E quando perde esta reduo a) - Nos processos em que o recurso aos meios electrnicos no seja obrigatrio, a taxa justia reduzida a 90% do seu valor quando a parte entregue todas as peas processuais atravs dos meios electrnicos disponveis art. 6, n 3 do RCP b) Perde o direito da reduo de 90% e fica obrigada a pagar o valor da reduo de beneficiou (10%) no momento em que entregar uma pea processual em papel, sob pena de sujeio sano prevista na lei de processo para a omisso de pagamento da taxa justia art. 6, n 4 do RCP, 150-A, 486-A, 685-D todos do CPC Explanao: - O n 3 do art. 6 do RCP, est em vigor desde 04-09-2008 processos iniciados a partir desta data n 2 do art. 26 do DL, n 34/2008, de 26/02. - Assim, num determinado processo em que mo era obrigatrio o recurso aos meios electrnicos, se a parte entregasse a 1 ou nica pea processual atravs dos meios electrnicos disponveis, a taxa justia era autoliquidada e reduzida a 75% do seu valor. - A partir de 13-05-2011, com a redaco introduzida pelo DL n 52/2011, de 13/04, no n 3, com idntica redaco, a taxa justia passou a ser reduzida a 90% do seu valor processos iniciados a partir daquela data art. 5 do sobredito DL n 52/2011. - Por outro lado, passou a ser instituda uma penalizao parte que beneficiou da reduo inicial da taxa justia a 90%, perdendo o direito a essa reduo, no final, e ficando obrigada a pagar o valor da reduo de que beneficiou (10%)

quando entregar uma pea processual em papel, sob pena da aplicao prevista para a omisso de pagamento da taxa justia (art.s 150-A (Petio inicial) 486A (Contestao) e 685-D (Recursos), todos do CPC). Exemplo: - Numa determinada aco declarativa ordinria, com o valor de 66.000,00, proposta em 29-03-2012 (data da entrada em vigor da Lei 7/2012, de 13/02), o A. Apresentou a petio inicial pelos meios electrnicos e autoliquidou a 1 prestao da taxa justia (1/2, n 2 do art. 13 e n 1 do art. 14, ambos do RCP) no montante de 367,20 (Tabela I-A, reduzida a 90% - 816,00 : 2 x 90%). - Apresentou seguidamente, em papel, a rplica, nos termos do at. 502 do CPC. - Com a entrega do articulado tem que autoliquidar o valor da reduo no montante de 40,80 (816,00 : 2 x 10%), nos termos do n 4 do art. 6 do RCP - No tendo o A. apresentado o documento comprovativo do prvio pagamento do montante em falta (40,80 com o articulado em suporte de papel (rplica) a secretaria notifica-o para, em 10 dias, efectuar o pagamento omitido, acrescido de uma multa de igual montante, mas no inferior a 1 UC (art.s 150-A (petio inicial), 486-A (contestao) e 685-D (recurso) todos do CPC) ou seja de 142,80 (40,80 + 102,00), sob pena de desentranhamento do articulado. - No caso acima indicado, aquando do pagamento da 2 prestao da taxa justia o A. ter de pagar o montante 408,00 : 2 por ter perdido o direito reduo. - Presentemente, em todos os processos, devemos ter em considerao o disposto nos ns 2 e 3 do art. 8 da Lei n 7/2012, de 13/02. Taxa justia (varivel tabela II) - Nos processos cuja taxa seja varivel, a taxa justia liquidada no seu valor mnimo, devendo a parte pagar o excedente, se o houver, a final art. 6, n 6, 7, n 7 ambos do RCP - Explanao: Quando a taxa justia seja varivel, dever ser autoliquidada pelo seu valor mnimo (art. 6, n 6, 7, n 7 ambos do RCP). Porm a final, a parte dever pagar o excedente, se for caso disso. Exemplo:
a) Em 27-04-2009, foi apresentado um determinado incidente anmalo Tabela II 1 a 3 UC o requerente ter qua autoliquidar 1UC. b) Numa determinada aco declarativa sumria, com o valor de 20.000,00, o reu contestou e autoliquidou a taxa justia no montante de 4 UC. O Juiz pode determinar, a final, a aplicao dos valores de taxa justia constantes na tabela I-C 6 UC. Taxa justia (causas de valor superior a 275.000,00) 1 - (Onde considerado o remanescente) - Nas causas de valor superior a 275.000,00, o remanescente da taxa justia considerado na conta final art. 6, n 7 do RCP 2 - Quando que no considerado o remanescente)

- Salvo se a especificidade da situao o justificar e o Juiz de forma fundamentada, atendendo designadamente complexidade da causa e conduta das partes, dispensar o seu pagamento art. 6, n 7 do RCP Explanao: - O n 7 do art. 6 do RCP completamente inovador no RCP, mas sobejamente conhecido na vigncia do CCJ. - Assim, nas causas de valor superior a 275.000,00, o remanescente da taxa justia , em regra, considerada na conta final Tabela I. - Para alm dos 275.000,00, ao valor da taxa justia acresce, a final, por cada 25.000,00 ou frao, 3 UC, no caso da coluna A, 1,5 UC no caso da coluna B e 4,5 UC, no caso da coluna C. Exemplo: - Ao declarativa ordinria, com o valor de 860.000,00, inserida na coluna A: - Valor da aco----------------------860.000,00 - Valor mximo (Tabela) -----------275.000,00 - Valor restante---------------585.000,00 : 25.000,00 = 23,4 (24 fraes) - 24 Fraes x 3 UC = 72 UC-------------------------------7.344,00 - Taxa de justia mxima (Tabela) ----------------------1.632,00 - Taxa justia devida a final--------------------------------8.976,00 3 Como se procede quando deve ser pago o remanescente e o responsvel pelo impulso processual no seja condenado. - Nas situaes em que deva ser pago o remanescente nos termos do n 7 do art. 6 do RCP e o responsvel pelo impulso processual no seja condenado a final, o mesmo deve ser notificado para efectuar o referido pagamento, no prazo de 10 dias a contar da notificao de deciso que ponha termo ao processo art. 14, n 9 do RCP. Explanao: - Nas causas de valor superior a 275.000,00 se o Juiz dispensar o pagamento do remanescente, o mesmo considerado na conta final, se o responsvel pelo impulso processual for condenado em custas a final. - Caso o responsvel no seja condenado em custas a final, dever ser notificado para efectuar o pagamento, nos termos do n 9 do art. 14. do RCP. - Em ambas as situaes dever ter-se em considerao a eventual dispensa do pagamento da 2 prestao da taxa justia prevista no art. 14-A do RCP

Exemplo: a) Numa aco declarativa, com o valor de 400.000,00, o autor autoliquidou a 1 prestao da taxa justia com a petio inicial n 3 do art. 467 do CPC no montante de 8 UC (813,00) determinada sobre o valor de 275.000,00. O ru contestou a aco e autoliquidou a 1 prestao da taxa justia, igualmente no montante de 816,00.

- Entretanto a ao terminou por acordo das partes, antes da designao da data da audincia final, com custas a cardo do ru. - Assim, nos termos da al. D) do art. 14-A do RCP, as partes esto dispensadas do pagamento da 2 prestao da taxa justia, pelo que, na conta final, o ru ter de pagar o montante de 765,00, determinado da seguinte forma: Taxa justia sobre o valor de 400.000,00--- (31 UC) 3.162.00 Valor de cada prestao---- (1/2 de 31 UC (15,5 UC) 1.581,00 Taxa justia paga pelo ru (1 prestao) (1/2 de 16 UC) 816,00 Taxa justia em divida, a incluir na conta---------------------765,00 O autor dever ser notificado nos termos do n 9 do art. 14 do RCP para no prazo de 10 dias a contar da deciso que ponha termo ao processo efectuar o pagamento da taxa justia de igual montante, ou seja 765,00, remetendo-se o respectivo DUC b) Numa situao em tudo idntica do exemplo anterior, mas em que a ao terminou por sentena proferida aps a audincia final, com custas a cargo do ru, cada uma das partes efectuou o pagamento da 2 prestao da taxa justia no montante de 816,00, pelo que, na conta final, o ru ter de pagar o montante de 1.530,00, determinado da seguinte forma: Taxa justia sobre o Valor de 400.000,00--- (31 UC) 3.162,00 Taxas de justia pagas pelo ru (1 e 2 prestaes) ---1.632,00 Taxa de justia em dvida, a incluir na conta-----------1.530,00 O autor dever ser notificado nos termos do n 9 do art. 14 do RCP para no prazo de 10 dias a contar da notificao da deciso que ponha termo ao processo efectuar o pagamento da taxa justia de igual montante, ou seja, 1.530,00, remetendo-se o respectivo DUC. Recursos (quando se consideram desertos) - Consideram-se desertos quando o recorrente no tenha apresentado as alegaes, nos termos do n 2 do art. 684-A, ou quando, por inrcia sua estejam parados durante mais de 1 ano. - Tendo surgido algum incidente com efeito suspensivo, o recurso julgado deserto se decorrer mais de um ano sem que se promovam os termos do incidente.

- A desero julgada no tribunal onde se verifique a falta, por simples despacho do Juiz ou do relator. Explanao Na nova redaco dada pela Lei 7/2012, de 13/02, nos recursos, a taxa justia no paga apenas pelo recorrente. O recorrido que contra-alegue, tambm ter que autoliquidar a taxa justia com a apresentao das contra-alegaes. Exemplo: -Numa determinada ao declarativa ordinria, iniciada em 22-04-2009 onde, posteriormente, foi proferida a sentena. Foi interposto recurso daquela sentena, apresentadas as alegaes e autoliquidada a taxa justia pelo impulso processual em 15-03-2012. - Porm se o recorrido apresentar as contra-alegaes, a partir de 29-03-2012, j ter que autoliquidar a taxa justia pelo impulso processual n 2 do art. 7 do RCP. - Na anterior redaco do RCP (DL n 34/2008 de 26/02), era apenas o recorrente que autoliquidava a taxa justia pelo impulso processual. n 3 do art. 8 da Lei n 7/2012, de 13/02.

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

REQUERIMENTOS / DOCUMENTOS

- Requerimentos (Apresentados por via electrnica Ficam dispensados de entregar os duplicados) a) Art. 261 n 5 do CPC

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

TAXA DE JUSTIA COMO FIXADA E QUANTOS UCS EM CADA PROCESSO QUAL A TABELA PROCESSOS CIVEIS DIVORCIOS RRP INC.RP ALT. RP ATRIBUIO DE CASA DE MORADA DE FAMILIA a) - Pela tabela I A - Art 6 n 1 do RCP - Dispensa de pagamento prvio art. 15 do RCP
CESSAO DE ALIMENTOS A FILHOS MAIORES (PROCESSOS DE JURISDIO VOLUNTARIA, EM MATERIA DE DIREITO DE FAMILIA) (ART. 1412 N 2 DO CPC) 134 CESSAO DE ALIMENTOS A FILHOS MAIORES - JURISDIO VOLUNTARIA, EM MATERIA DE DIREITO DE FAMILIA - PAGA TAXA JUSTIA QUANDO ENTREGA DA PETIO INICIAL - TABELA I-A - ART. 14 DO RCP - SE HOUVER JULGAMENTO NO PAGA A 2 TAXA JUSTIA ART. 14-A N 1 AL. H) RCP - CORRE POR APENSO ART. 1412 N 2 CPC

ACO DIVISO COISA Pela tabela I-A Art. 11, 6, n 1 do RCP e 447, n 2 do CPC INVENTARIOS Pela tabela I-A - Art. 11, 6 n 1 do RCP e 447 n 2 do CPC

PROCEDIMENTOS CAUTELARES Art. 453, n 1 do CPC e art. 7 ns 4, 7 do RCP - O valor da taxa de justia deixa de fixar-se em funo do valor da aco passando a adequar-se a efectiva complexidade do procedimento cautelar Lei 7/2012 de 13/02 art. 7 n 1 e 4 do RCP - Nos procedimentos cautelares a taxa de justia a constante na tabela II, sendo paga pelo requerente e requerido (que deduza - Oposio art. 453 n 1 do CPC), integralmente e de uma s vez e a atender, a final, na aco respectiva art. 453 n 2 do CPC. Se o requerente do procedimento sair vencedor na aco respetiva, dever requerer, em sede de custas de parte, o pagamento da taxa de justia paga no procedimento cautelar.

- Quando o procedimento se revista de especial complexidade, o Juiz, a final, poder fixar um valor superior, dentro dos limites constantes da tabela II. At 300.000,00 3 UCS - Tabela II - Art. 7 N 1, 4 E 7 do RCP - Art. 453 do CPC - De valor igual ou superior a - 300.000,01 - 8 UCS - Tabela II - Art. 7 N 1, 4 e 7 do RCP - Art. 453 do CPC a) ALIMENTOS PROVISORIOS 1 UC Art. 7 n 1 E 4 do RCP b) ARBITRAMENTO DE REPARAO PROVISORIA 1 UC Art. 7 n 1 e 4 do RCP c) RESTITUIO PROVISORIA DE POSSE 1UC Art.7 n 1 E 4 do RCP d) SUSPENSO DE DELIBERAES SOCIAIS At 300.000,00 3 UCS Tabela II Art.7 n 1 e 4 do RCP - De valor igual ou superior a 300.000,01 - 8 UCS Tabela II Art.7 n 1 e 4 do RCP e) EMBARGO DE OBRA NOVA At 300.000,00 3 UCS Tabela II Art.7 n 1 e 4 do RCP - De valor igual ou superior a 300.000,01 - 8 UCS Tabela II Art.7 n 1 e 4 do RCP f) PROVIDNCIAS CAUTELARES NO ESPECIFICADAS At 300.000,00 3 UCS Tabela II Art.7 n 1 e 4 do RCP - De valor igual ou superior a 300.000,01 - 8 UCS Tabela II Art.7 n 1 e 4 do RCP

g) ARRESTO At 300.000,00 3 UCS Tabela II Art.7 n 1 e 4 do RCP - De valor igual ou superior a 300.000,01 - 8 UCS Tabela II Art.7 n 1 e 4 do RCP h) ARROLAMENTO At 300.000,00 3 UCS Tabela II Art.7 n 1 e 4 do RCP - De valor igual ou superior a 300.000,01 - 8 UCS Tabela II Art.7 n 1 e 4 do RCP I) REGULAO PRIVISORIA DO PAGAMENTO DE QUANTIAS: 1 UC Art.7 n 1 e 4 do RCP PROCEDIMENTOS CAUTELARES DE ESPECIAL COMPLEXIDADE: 9 A 20 UCS Tabela II Art.7 n 5 do RCP

INCIDENTES ART. 6 n 1, art. 7 N 1, 4, 7, 6, e c) DO RCP E ART. 453 N 1 e 2 do CPC - A taxa de justia a constante da tabela II e paga pelo requerente e, havendo oposio, pelo requerido. - Como a taxa de justia prevista na Tabela II para os incidentes varivel, a mesma liquidada pelo valor mnimo (art. 6 n 6 do RCP), devendo ser paga integralmente e de uma s vez, pelo requerente e pelo requerido se deduzir oposio. - Relativamente aos incidentes tipificados, eles encontram-se regulados no Livro III do processo, Titulo I Disposies gerais, Capitulo III dos incidentes da instncia, do CPC.

a) INCIDENTE DE INTERVENO PRINCIPAL PROVOCADA OU INTERVENO PROVOCADA ACESSORIA DE ERCEIROS: - At 300.000,00 2UC - De valor igual ou superior a - 300.000,01 - 4 UC

- Tabela II - Art.7 n 1, 7 do RCP

Ex. (Quando por exemplo o autor vem pedir a interveno de algum (chamado): - art. 325 do CPC: - a) O autor paga taxa justia - Pela petio inicial tabela I-A - Pelo incidente Tabela II art. 7 n 4 do RCP - b) Depois de ouvida a parte contrria: - Art. 326 n 2 do CPC - c) Caso se oponha: - Paga taxa justia tabela II - art. 7 n 4 RCP - d) - Depois de o Juiz admitir: - citado o chamado art. 327 do CPC - e) Se o chamado: - Se coligar, (como por exemplo ao autor) Ou - Faa seus os articulados do autor: - Paga taxa justia tabela I-B art. 13 n 7 al. b) do RCP e art. 447-A n 5 do CPC. - f) Caso o chamado conteste fora do mbito do art. 13 n 7 do RCP: - Paga taxa justia Tabela I-A Art. 6 n 1 do RCP e art. 447 n 2 do CPC

b) INCIDENTES / PROCEDIMENTOS ANOMALOS 1 UC - Tabela II - Art.7 n 1 e 4 do RCP

c) INCIDENTE DE VERIFICAO DO VALOR DA CAUSA 1 UC - Tabela II - Art.7 n 1 e 4 do RCP - Paga pelo requerente e pelo requerido, se deduzir oposio art. 453 n 1 do CPC d) OPOSIO PROVOCADA: - At 300.000,00 2 UC - De valor igual ou superior a - 300.000,01 - 4 UC - Tabela II - Art.7 n 1 e 4 do RCP e) Assistncia - Tabela I-B - Art. 13 n 7 al. c) do RCP O interveniente que intervir na qualidade de assistente, pagara a taxa de justia 13 n 7 al. c) do RCP f) Embargos de terceiro

- Tabela II - At 300.000,00 - 3 UC - De valor igual ou superior a 300.000,01 - 6 UC - A taxa de justia paga integralmente e de uma s vez, pelo embargante aquando a sua interveno e do mesmo modo, pelas partes primitivas de execuo se deduzirem oposio. art. 7 do RCP g) Habilitao e na Liquidao - Tabela II - Por quem requeira ou por quem deduza oposio paga taxa de justia ART. 7 n 4 do RCP e art. 453 n 1 do CPC. h) Produo antecipada de prova - 1 UC - Tabela II - Art. 7 ns 1, 4, 7 do RCP - A taxa de justia paga pelo requerente e atendida, a final, na Aco, que entretanto, for proposta art. 453 n 3 do CPC i) Injuno - Tabela II - At 5.000,00 0,5 UC - De 5.000,01 a 15.000,00 -1 UC - A partir de 15.000,01 1,5 UC Pela apresentao do requerimento de injuno Devida taxa de justia - Art. 7 n 1 e 4 do RCP - Tem-se entendido que, a taxa justia devida nos procedimentos injuntivos, apesar da fase jurisdicional s se iniciar com a distribuio, deve considerar-se iniciado com a presentao do requerimento de injuno cfr. Acrdo do Tribunal da Relao de Lisboa, de 14/10/2010, no processo n 77791/09.3YIPRT.L1-8. Exemplo: - Num determinado procedimento injuntivo, com o valor de 4.000,00, apresentado no balco de Injunes, em 14/12/2011, o requerente autoliquidou a quantia de 51,00, correspondente a 0,5 UC. O requerido ops-se e no autoliquidou qualquer taxa justia, por no ser devida. - A partir de 29-03-2012, foi distribuda a co respetiva. - O requerente, ora autor, ter que autoliquidar a diferena da taxa justia (entre a tabela II e a tabela I-A 204,00 - 51,00 = 153,00 - A partir de 29-03-2012, dever ter-se em ateno aos valores da taxa justia nos requerimentos de injuno de pagamento europeia, cujo pagamento deve ser efetuado nos termos do n 6

do art. 17 da Portaria 419/2009 de 17/04, alterada pela Portaria 82/2012 de 29/03. j) Interveno espontnea ou o chamado Ex. (Quando por exemplo o autor vem pedir a interveno de algum (chamado): - art. 325 do CPC: - a) O autor paga taxa justia - Pela petio inicial tabela I-A - Pelo incidente Tabela II art. 7 n 4 do RCP - b) Depois de ouvida a parte contrria: - Art. 326 n 2 do CPC - c) Caso se oponha: - Paga taxa justia tabela II - art. 7 n 4 RCP - d) - Depois de o Juiz admitir: - citado o chamado art. 327 do CPC - e) Se o chamado: - Se coligar, (como por exemplo ao autor) Ou - Faa seus os articulados do autor: - Paga taxa justia tabela I-B art. 13 n 7 al. b) do RCP e art. 447-A n 5 do CPC. - f) Caso o chamado conteste fora do mbito do art. 13 n 7 do RCP: - Paga taxa justia Tabela I-A Art. 6 n 1 do RCP e art. 447 n 2 do CPC

Oposio Execuo e Penhora (Art. 813, 863-B ambos do CPC, Art. 2 do RCP) - Sejam deduzidos, ou no, no mesmo articulado; - Cada uma das oposies d origem a uma tributao prpria, logo existe a necessidade de uma autoliquidao da taxa justia pelo impulso processual (art. 447, n 2 do CPC, 6, n 1 do RCP) para a Oposio Execuo e de outra autoliquidao para a oposio penhora. a) Consignou-se o conceito sobre processo autnomo: Cada Ao, Execuo, incidente, procedimento cautelar ou recurso, corram ou no por apenso, desde que os mesmos possam dar origem a uma tributao prpria como o caso da oposio penhora e execuo art. 1, n 2 do RCP - Tabela II
RECURSOS Tabela I-B - Art.6 n 2 e Art.7 n 2 do RCP - Taxa de justia (Fixao nos Recursos): a) A taxa de justia sempre fixada nos termos da tabela 1-B que faz parte integrante do Regulamento art. 6, n 2 e art. 7 n 2 do R. C. P. c) Nos recursos a taxa de justia a constante da tabela I-B e paga pelo recorrente com as alegaes e pelo recorrido que contra alegue, com a apresentao das contra alegaes art. 6 n 2, 7 n 2 do RCP.

IMPUGNAO JUDICIAL DA DECISO SOBRE A CONCESSO DO APOIO JUDICIARIO - A taxa justia de justia de 0,5 UC Tabela I-B Art. 12 n 1 al. a) do RCP

SEMPRE QUE FOR IMPOSSIVEL DETERMINAR O VALOR DA CAUSA, SEM PREJUIZO DE POSTERIORES ACERTOSSE O JUIZ VIEIR A FIXAR UM VALOR CERTO A taxa justia de 0,5 UC Tabela I-B - Art. 12 n 1 al. e) do RCP

NOS PROCESSOS CUJO VALOR FIXADO PELO JUIZ DA CAUSA, COM RECURSO A ACERTOS INDETERMINADOS E NO ESTEJA INDICADO UM VALOR FIXO, SEM PREJUIZO DE POSTERIORES ACERTOS QUANDO FOR DEFINITIVAMENTE FIXADO A taxa justia de 0,5 UC Tabela I-B - Art. 12 n 1 al. f) do RCP

PROCESSOS PARA TUTELA DE INTERESSES DIFUSOS

EXECUES: - A TAXA DE JUSTIA DEVIDA A CONSTANTE DA TABELA II - Art. 7 do RCP - Variando consoante o seu valor e a qualidade do agende de execuo (solicitador de execuo ou oficial de justia (o regime da aco executiva que emergiu do dl n 226/2008 de 20/11, suprimiu ao oficial de justia o estatuto de agente de execuo, atribuindo-lhes competncias e responsabilidades paralelas em determinadas circunstncias, designadamente, quando no houver agente de execuo na comarca (cfr. art. 808 do CPC) ou quando o exequente beneficiar de apoio judicirio na modalidade de atribuio de agente de execuo (cfr. art. 35-a da lei n 34/2004, de 29/07, aditado pela lei n 47/2007 de 28/08) -ATENO: - nas execues de parte em que o exequente beneficie de apoio judicirio na modalidade de atribuio de agente de execuo (cfr. art. 35-A da lei n 34/2004 de 29/07, na verso dada pela lei n 47/2007 de 28/08) este sempre um oficial de justia - At 30.000,00 2 UC - De valor igual ou superior a 300.000,01 4 UC - Tabela II

- ART. 7 do RCP - Quando as diligncias de execuo no forem realizadas por oficial de justia: - At 30.000,00 0,25 UC - De valor igual ou superior a 30.000,00 0,5 UC EXECUES POR CUSTAS, MULTAS OU COIMAS - Nas execues por custas, multas ou coimas o executado responsvel pelo pagamento da taxa justia nos termos da tabela II art. 7, n 5 do RCP. EXPROPRIAES EXPROPRIAES: (art. 7 n 3 do RCP) - TABELA I-A - S devida taxa justia com a interposio do recurso da deciso arbitral ou do recurso subordinado. - Paga pelo recorrente e recorrido Exemplo: - Um determinado processo de expropriao foi remetido ao tribunal nos termos do art. 38 do C.E. O Juiz adjudicou ao expropriante a propriedade e a posse. Da interposio do recurso da deciso arbitral ou do recurso subordinado devida taxa justia, nos termos da tabela I-A, a pagar pelo recorrente e pelo recorrido. RECURSOS NAS EXPROPRIAES: (art. 7 n 3 do RCP) - TABELA I-A - S devida taxa justia com a interposio do recurso da deciso arbitral ou do recurso subordinado. - Paga pelo recorrente e recorrido Exemplo: - Um determinado processo de expropriao foi remetido ao tribunal nos termos do art. 38 do C.E. O Juiz adjudicou ao expropriante a propriedade e a posse. Da interposio do recurso da deciso arbitral ou do recurso subordinado devida taxa justia, nos termos da tabela I-A, a pagar pelo recorrente e pelo recorrido. Processos especiais de acidente de trabalho e de doena profissional - Tabela I-A - Estes processos comportam a fase conciliatria e a fase contenciosa: - A fase conciliatria dirigida pelo MP e inicia-se oficiosamente com base na participao do acidente, pelo que, a nosso ver, no h lugar ao pagamento de taxa de justia art. 26 n 2 e 99 n 1 do Cdigo Processo Trabalho. Interdio e Inabilitao - Tabela I-A

Separao litigiosa - Tabela I-A - Art. 6 n 1 do RCP, art. 447 n 2 do CPC - 6 UC

PROCESSOS CRIMINAIS Constituio como assistente (taxa justia) - A taxa justia devida pela constituio de assistente auto liquidada no montante de 1 UC, podendo ser corrigida, a final, pelo Juiz, para um valor entre 1 UC e 10 UC, tendo em considerao o desfecho do processo e a concreta atividade processual do assistente art. 8, n 1, 13, n 1 ambos do RCP, 519 do CPP. Explanao: - Em face da alterao introduzida ao art. 519 do CPP, pelo DL n 234/2008, de 26/02, nos processos iniciados a partir de 20-04-2009, no dever operar-se a compensao da taxa justia devida pela constituio de assistente com a que venha a este, ser aplicada a final, exceto se for expressamente determinada na condenao Abertura de instruo (Taxa justia) - A taxa de justia devida pela abertura de instruo requerida pelo assistente auto liquidada no montante de 1 UC, podendo ser corrida, a final, pelo Juiz para um valor entre 1 UC e 10 UC, tendo em considerao a utilidade prtica da instruo na tramitao global do processo art. 8, n 2, 13 n 1 ambos do RCP TAXA DE JUSTIA (RECURSOS DE CONTRA-ORDENAO): - devida taxa de justia, no montante de 1 UC, pela impugnao das decises das autoridades administrativas, quando ainda no tenha Sido paga a coima. Art. 8 n 7, do RCP tabela III

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

TAXA DE JUSTIA
- Taxa de justia (quando deve ser paga): a) - Deve ser paga para o prosseguimento das aces, incidentes ou recurso Art. 447A n 1 do CPC - Taxa de justia (Quais as tabelas por que fixado a taxa de justia nos vrios tipos de aces, recursos, incidentes, processos especiais, requerimento de injuno etc. e as redues quando enviam a pea processual por via electrnica) a) Art.s 6 e 7 do RCP - Taxa de justia (Fixao pela entrada dos Procedimentos cautelares - fls. 1262): a) A taxa de justia no pelo valor da aco, passando a adequar-se a efectiva complexidade do procedimento cautelar. Art. 7 n 1, do RCP - A taxa de justia devida pelos Procedimentos cautelares, determinada de acordo com a tabela II Art. 7 n 4 do RCP. b) A taxa de Justia paga pelo requerente e havendo oposio pelo requerido e atendido, a final na aco respectiva art. 453, n 2 do CPC. - Taxa de justia (Fixao pela entrada de Execues) a) A taxa de justia devida pelas Execues, determinada de acordo com a tabela II Art. 7 do RC. - Taxa de justia (Fixao pela entrada dos Processos especiais): a) A taxa de justia no pelo valor da aco, passando a adequar-se a efectiva complexidade art. 7 n 1 do RCP - A taxa de justia devida pelos Processos Especiais, determinada de acordo com a tabela II Art. 7 n 4, 5 do RCP. - Taxa de justia (Fixao pela entrada dos Incidentes) a) - A taxa de justia no pelo valor da aco, passando a adequar-se a efectiva complexidade art. 7 n 1, do RCP - Tabela II. - Taxa de justia (se deve e quando deve ser junta): a) - Deve sempre ser junto documento comprovativo do pagamento da taxa de justia ou da concesso do apoio judicirio, quando a pratica de um acto processual o exija, s no sendo a concesso do poio, quando j se encontrar junto aos autos art. 150-A n 1 do CPC. - Taxa de justia (Juno da taxa de Justia inferior devida nos termos do RCP): a) Quando a parte junta documento comprovativo do pagamento da taxa de justia de valor inferior ao devido nos termos do RCP, equivale falta de juno, devendo o mesmo ser devolvido ao apresentante art. 150-A, n 2 do RCP

- Taxa de justia (Contestao / oposio falta de juno de Taxa de justia Quando por Advogado e obrigatria a s/ constituio): a) Sem prejuzo das disposies relativas petio inicial, a falta de juno do pagamento da taxa justia de justia ou da concesso do apoio, no implica a recusa da pea processual, devendo a parte proceder sua juno nos 10 dias subsequentes prtica do acto processual, sob pena de aplicao das cominaes previstas nos artigos 486-A, 512-B e 685-D Art. 150 n 3 do RCP - quando por Advogado n 5 do art. 150-A do CPC

- Taxa de justia (Contestao / oposio falta de juno de Taxa de justia Quando no por Advogado e no obrigatria a s/ constituio): a) Nas aces que no obrigatria Advogado e a parte que pratica o acto directamente sem juntar o pagamento ou o apoio judicirio notificado para que proceda juno de comprovativo de pagamento ou da concesso de apoio judicirio, sob pena de ficar sujeita s cominaes previstas nos art.s 486-A, 512-B e 685-D todos do CPC art. 150-A n 5 do CPC e art. 14 n 1, 2 do RCP - Taxa de justia (citaes): a) - As citaes s so efectuadas ver art. 150-A n 6 do CPC - Taxa de justia (montante devido e sua fixao): a) - A taxa de justia correspondente ao montante devido pelo impulso processual de c/ interveniente e fixado em funo do valor e complexidade da causa, nos termos do Reg. C. Processuais art. 447 n 2 do CPC e art. 6 n 1 do Reg. C. Processuais (tabela 1-A) - Taxa de justia (Processo de Produo de prova antecipada): a) A taxa de justia paga pelo requerente e atendida na Aco que for entretanto proposta art. 453, n 3 do CPC e art. 7 ns 1, 3, 5 do RCP - Taxa de justia (Reconveno quando devida taxa de justia suplementar): a) Art. 447-A, n 2, 3, 4, 5 do CPC - Taxa de Justia (Interveno principal Reconveno quando devida taxa de justia suplementar): : a) Art. 447-A n 2, 3, 4, 5 do CPC - Taxa de justia (o que incorpora): a) - A taxa de justia incorpora as custas processuais art. 447, n 1 do CPC - Taxa de justia (Fixao nos Recursos): a) A taxa de justia sempre fixada nos termos da tabela 1-B que faz parte integrante do Regulamento art. 6, n 2 e art. 7 n 2 do R. C. P. b) Recursos que revelem especial complexidade o juiz pode determinar a final, a aplicao dos valores constantes da tabela 1-C art. 6, n 5 do R. C. P. - Taxa de justia (Meios Electrnicos): a) Nos processos em que o recurso aos meios eletrnicos no seja obrigatrio, a taxa de justia reduzida a 90% do seu valor quando a parte entregue todas as peas processuais atravs dos meios eletrnicos disponveis art. 6, n 3 do R. C. P.

b) A parte paga inicialmente 90% da taxa de justia, perdendo o direito reduo e ficando obrigada a pagar o valor desta no momento em que entregar uma pea processual em papel, sob pena de sujeio sano prevista na lei de processo para a omisso de pagamento da taxa justia art. 6 n 4 do RCP (art. 150-A, 486-A e 685-D, todos do CPC

- Taxa de Justia (fixao no requerimento de injuno) a) - A taxa de justia devida pelos requerimentos de injuno, determinada de acordo com a tabela II Art. 7 n 4 do RCP. - Taxa de justia (fixao): a) - A taxa de justia corresponde ao montante devido pelo impulso processual do interessado e fixado em funo do valor e complexidade da causa de acordo com o RCP (Lai 7/2012 de 13/2), aplicando-se, na falta de disposio especial, os valores constantes da tabela 1-A art. 6 n 1 do RCP e 447 n 2 do CPC: - Taxa de justia (Tabela nas aces que revelem especial complexidade): a) - Aces e recursos que revelem especial complexidade o Juiz, pode determinar a final a aplicao dos valores constantes da tabela II art. 6, n 7 do RCP - Taxa justia (recursos): a) Nos recursos a taxa justia fixada nos termos da tabela I-B e paga pelo recorrente com as alegaes e pelo recorrido que contra-alegue, com a apresentao das contra-alegaes art. 6 n 2, 7 n 2 e 12 n 2 do RCP - Taxa justia (Recursos omisso do pagamento da taxa justia) a) Art. 685-D do CPC - Taxa justia (Expropriaes): a) Nos processos de expropriao s devida taxa justia com a interposio do recurso da deciso arbitral ou do recurso subordinado, nos termos da tabele I-A, que paga pelo recorrente e recorrido art. 6 n 3 do RCP - Taxa justia (Incidentes, Procedimentos cautelares, procedimentos europeus de injuno de pagamento, procedimentos anmalos e execues): a) Nos Incidentes, Procedimentos cautelares, procedimentos europeus de injuno de pagamento, procedimentos anmalos e execues determinada de acordo com a tabela II art. 7 n 4 do RCP - Taxa justia (Quando o incidente ou procedimento revistam especial complexidade) a) O Juiz pode determinar, a final, o pagamento de um valor superior, dentro dos limites estabelecidos na tabela II art. 7 n 7 e 6 n 6 do RCP. - Taxa Sancionatria excepcional: a) fixada pelo juiz entre 2Uc e 15 Uc art. 10 do RCP, art. 447-B do CPC - Cabe recurso e apresentado nos 5 dias aps a notificao do despacho que condenou a parte em Taxa sancionatria excepcional Art. 27 n 5 do RCP - Taxa de justia (pagamento): a) paga nos termos fixados no CPC art. 13, n 1 do RCP b) Nos casos da tabela I-A e C, na parte relativa ao n 3 do art. 13, a taxa justia paga em 2 prestaes de igual valor por cada parte ou sujeito processual, salvo

disposies em contrrio resultante da legislao relativa ao apoio judicirio art. 13, n 2 do RCP - Taxa de justia (oportunidade de pagamento): 1 - O pagamento da 1 ou nica prestao da taxa justia faz-se at ao momento da prtica do ato processual a ela sujeito, devendo: a) Nas entregas eletrnicas, ser comprovado por verificao eletronica, nos termos da portaria prevista no n 1 do art. 138-A do CPC - 14, n 1 al. a) do RCP; b) Mas entregas em suporte de papel, o interessado proceder entrega do documento comprovativo do pagamento art. 14, n 1 al. b) do

RCP.
2 A 2 prestao da taxa justia deve ser paga no prazo de 10 dias a contar da notificao para a audincia final, devendo o interessado entregar o documento comprovativo do pagamento ou comprovar a realizao desse pagamento no mesmo prazo art. 14 n 2 do RCP - Taxa de justia (validade): a) O documento comprovativo do pagamento perde a validade 90 dias, aps a respectiva emisso art. 14, n 7 do RCP - Taxa de justia (Quem fica dispensado de pagamento prvio de taxa de justia) a) Art. 15 do RCP - Taxa de Justia (Quando a concesso do beneficio do apoio judicirio no tenham sido comprovados) a) Art. 685-D ns 1, 3 do CPC - Taxa de justia (envio de petio por via electrnica) a) Pagamento de taxa de justia art. 8, n 1 da Portaria 114/08 de 6/2 e art. 150-A n 4 do CPC b) O pedido ou concesso do apoio judicirio art. 8, n 2 da Portaria 114/08 de 6/2 e art. 150-A n 4 do CPC - Taxa de justia (Fixao da base tributvel para efeito de taxa de justia): a) A base tributvel para efeitos de taxa de justia corresponde ao valor da causa, com os acertos constantes da tabela 1, e fixa-se de acordo com as regras previstas na lei do processo respectivo art 11 do RCP - Taxa de justia (A que corresponde) a) Art. 6 n 1 do RCP - Taxa de Justia (Como fixada) a) Art. 6 n 1 e art. 13 n 1 do RCP - Taxa de Justia (Quando no fixado o valor e complexidade da causa na falta de disposio especial) a) Na falta de disposio especial, aplicam-se os valores constantes da tabela 1-A art. 6 n 1 do RCP

- Taxa de justia (quando que a citao efectuada) a) Art. 150-A n 6 do CPC - Taxa de justia ( expressa com recurso a qu) a) Art. 5 n 1 do RCP - Taxa justia (Petio inicial enviada por via eletrnica sem o pagamento da taxa justia) a) Notifica-se a parte por via eletrnica, recusando a petio art. 15-A da Portaria 114/08 de 06/02, aditado pelo art. 2 Da Portaria 471/2010 de 08/07 - Taxa justia Recusa (Ex. Especial de Alimentos Oficial de justia art. 811 n 1 do CPC) a) Quando no vem o ttulo executivo b) Quando no vem com o pagamento da taxa justia c) Quando no vem com a concesso do apoio judicirio - Taxa justia inicial (inferior ao devido) - Se a taxa justia inicial for inferior ao devido, equivale falta de juno e deve ser devolvida ao apresentante art. 150-A, ns 1 a 6 do CPC -Taxa justia inicial (via citius inferior ao devido) - Tendo sido efetuada a distribuio automtica e eletrnica ou tendo sido os atos processuais apresentados por transmisso eletrnica de dados, deve a seo verificar os fatos constantes das al. f) e h) do art. 474 do CPC - Havendo fundamento para a recusa deve a seo efetuar a notificao da mesma por via eletrnica. - Sem prejuzo do beneficio concedido ao autor nos termos do art. 476 do CPC, desentranha-se o ato processual decorrido que seja o prazo para a reclamao da recusa, ou, havendo reclamao, aps o trnsito em julgado da deciso que confirme o no recebimento. - Nos casos em que se desentranhe um ato que tenha sido sujeito a distribuio esta anulada imediatamente aps o desentranhamento art. 15-A da Portaria 114/2008, de 06/02 - Taxa justia da contestao (inferior ao devido) - Se a taxa justia da contestao for inferior ao devido), dever observar-se o disposto no Art. 486-A do CPC

PROCESSOS CRIMINAIS
- Taxa de justia (Pela constituio de assistente) a) Art. 8 n 1 do RCP - Taxa de justia (Pela abertura de instruo) a) Art. 8 n 2 do RCP

- Taxa de justia (Quando que devida taxa de justia pela impugnao das decises de autoridades administrativas no mbito de processos contra-ordenaes) a) devida taxa justia pela impugnao das decises de autoridades administrativas, no mbito de processos contra-ordenaes, quando a coima no tenha sido

previamente liquidada, no montante de 1 UC, podendo ser corrigida, a final, pelo


Juiz, nos termos da tabela III, que faz parte integrante do presente RCP, tendo em considerao a gravidade do ilcito - Art. 8 n 7 do RCP b) auto liquidada nos 10 dias subsequentes notificao ao arguido da data de marcao da audincia de julgamento ou do despacho que a considere desnecessria, devendo ser expressamente indicado ao arguido o prazo e os modos de pagamento da mesma art. 8, n 8 do RCP. Explanao: - As decises das autoridades administrativas podem ser impugnadas. Assim, nos termos do ns 7, 8 do RCP, quando a coima no tiver sido previamente liquidada, devida a taxa justia pela impugnao da deciso da autoridade administrativa respetiva, no mbito do processo contra ordenacional, no montante de 1 UC e que poder ser corrigida, a final, pelo Juiz nos termos da tabela III do RCP, tendo em considerao a gravidade do ilcito - Esta taxa dever ser autoliquidada, nos 10 dias subsequentes notificao do arguido. Com efeito, o arguido dever ser notificado: a) Da data de marcao da audincia ou julgamento ou do despacho que a considere desnecessria. Cfr. o art. 64 do Regime Geral das Contra Ordenaes; e b) Do prazo e o modo de pagamento da referida taxa justia (dever ser expressamente indicado). - Convm salientar que no se encontra previsto qualquer efeito preclusivo pela falta de pagamento da taxa justia devida nos termos do n 7 do art. 8 do RCP - Taxa de justia (Nos restantes casos fora do mbito dos ns 1, 2, 7 do RCP, quando que a taxa de justia paga) - Art. 8 n 9 do RCP Explanao: - Excecionado-se as situaes previstas na al. j) do n 1 do art. 4 do RCP e do beneficio do apoio judicirio, em todos os restantes casos, a taxa justia paga a final. Exemplo: a) Num determinado processo comum coletivo, o arguido apresentou um requerimento de abertura de instruo. Consta na tabela III do RCP, uma taxa justia varivel de 1 UC a 3 UC. Como no est prevista a autoliquidao da taxa justia, nos termos do art. 8 do RCP, paga no final da fase, sendo fixada plo Juiz tendo em vista a complexidade da causa, dentro dos referidos limites.

- Havendo condenao, mesmo que o Juiz no fixe a taxa justia, considera-se a mesma fixada no dobro do seu limite mnimo n 10 do art. 8 do RCP no exemplo acima indicado, ser de 2 UC. b) Num determinado processo comum singular, cujo processo de inqurito foi registado, distribudo e autuado em 20-01-2011, o demandante apresentou um pedido de indemnizao cvel, em 2112-2011, no valor de 5.000,00. Conjugando-se o disposto nos art.s 71 do CPP, 447-A do CPC e 1, 13 e 14 do RCP, ter que se aplicar a tabela I, Seco A, a cujo valor corresponde a taxa justia no montante de 204,00, autoliquidada pelo demandante. c) Num determinado processo comum coletivo singular, cujo processo de inqurito foi registado, distribudo e autuado em 15-012011, o demandante apresentou um pedido de indemnizao cvel, aps a entrada em vigor da nova redao dada pela Lei n 7/2012, de 13/02, no valor de 5.000,00. Conjugando-se o n 3 do art. 8 daquela lei, com a al. d) do n 1 do art. 15 do RCP haver dispensa de pagamento prvio da taxa justia. - O demandante apesar de estar dispensado deste pagamento prvio da taxa justia, independentemente da condenao final, deve ser notificado, com a deciso final que decida a causa principal, ainda que suscetivel de recurso, para efetuar o seu pagamento no prazo de 10 dias n 2 do art. 15 do RCP. d) Num determinado processo comum singular, iniciado aps a entrada em vigor da nova redao dada pela Lei n 7/2012, de 13/02, foi deduzido pelo demandante um pedido de indemnizao cvel, no montante de 50.000,00 e contestaram este pedido o arguido demandado e um companhia de Seguros demandada. - O demandante e o arguido demandado esto dispensados da 1 prestao da taxa justia. Porm, a demandada C Seguros ter que autoliquidar a 1 prestao da taxa justia no montante de 3,5 UC (357,00). De 40.000,01 a 60.000,00 - Tabela I-A, item 1.7, a taxa justia de 7 UC (7 x 102,00 0 714,00) AL. D) DO N 1 DO ART. 15 DO RCP Taxa justia (qual a taxa justia a considerar quando o Juiz no a fixa no mbito dos art. 8, n 9 do RCP) - Se o Juiz no fixar a taxa justia considera-se a mesma fixada no dobro do seu limite mnimo art. 8, n 10 do RCP Taxa justia (quando deve ser junto o documento comprovativo do pagamento) a) - Deve ser junto ao processo com a apresentao do requerimento na Secretaria ou b) No prazo de 10 dias a contar da sua formulao no processo, devendo o interessado ser notificado no ato para o efeito art. 8, n 3 do RCP

Taxa justia (quando no apresentam o documento comprovativo da taxa justia, nos termos do art. 8, n 3 do RCP) - A secretaria notifica o interessado para proceder sua apresentao no prazo de 10 dias, com um acrscimo de taxa justia de igual ao montante art. 8, n 4 do RCP

Exemplo: - Num determinado processo de inqurito, o ofendido veio requerer a constituio de assistente e no juntou o documento do pagamento da taxa justia no montante de 1 UC; - Na falta de apresentao do documento comprovativo, os servios devero notificar o ofendido para: - Proceder sua apresentao, no prazo de 10 dias, enviando-se a guia DUC respetiva para o pagamento do acrscimo de taxa justia de 1 UC Taxa justia (quando no apresentam o pagamento da taxa justia e o acrscimo de igual montante no mbito do art. 8, n 4 do RCP) - Determina que o requerimento para a constituio de assistente ou abertura de instruo seja considerado sem efeito art. 8, n 5 do RCP. Taxa justia (percentagem de 1% da taxa justia n 3 do art. 13 do DL n 423/91, de 30/10) . Foi revogada pela al. f), do n 2, do art. 25 do DL n 34/2008, de 26/02

Taxa justia (a que corresponde) - A taxa justia corresponde ao impulso processual do interessado Art. 6, n 1 do RCP, 447, n 2 do CPC Taxa justia ( fixada em funo de qu) - fixada em funo do valor e complexidade da causa de acordo com o RCP (Lei 7/2012, de 13/02), art. 6, n 1 do RCP, 447, n 2 do CPC. Taxa justia (na falta de disposio especial qual a tabela que se aplica) - Na falta de disposio especial, aplicam-se os valores constantes da tabela I-A, que faz parte integrante do RCP (Lei 7/2012, de 13/02. Taxa justia (quem paga) - A taxa justia paga pela parte que demande na qualidade de autor ou ru, exequente ou executado, requerente ou requerido, recorrente e recorrido art. 447-A, n 1 do CPC, art. 7, n 2 do RCP. Taxa justia (recursos em processos iniciados a partir de 29-03-2012) - Nos recursos cujos processos se iniciaram a partir de 29- 03-2012, a taxa justia sempre fixada nos termos da tabela I-B n 2 do art. 7, 6 n 2 ambos do RCP. Taxa justia (recursos em processos pendentes) - Deve-se ter sempre presente a redaco dos ns 2 e 3 do art. 8 da Lei 7/2012 de 13/02 Exemplo: - Numa determinada aco declarativa ordinria, iniciada em 22-042012, foi interposto recurso da sentena, apresentadas as alegaes do recorrente e autoliquidada a taxa justia pelo impulso processual (art. 7 n 2, 6, n 1 ambos do RCP e 447, n 2 do CPC); - Tabela I-B art. 6, n 2, 7, n 2 ambos do RCP

- Porm, se o recorrido apresentar as contra alegaes, a partir de 29-032012, j tem que autoliquidar a taxa justia pelo impulso processual (art. 6, n 1, 447, n 2 do CPC) n 2 do art. 7 do RCP e n 3 do art. 8 da Lei n 7/2012, de 13/02 - Na anterior redaco do RCP (DL n 34/2008 de 26/02), apenas o recorrente estava obrigado a autoliquidar a taxa justia pelo impulso processual. Taxa justia (recursos qual a tabela) - Tabela I-B art. 6, n 2, 7, n 2 ambos do RCP Taxa justia (recursos quem paga) - Nos recursos a taxa justia paga pelo recorrente com as alegaes e pelo recorrido, com a apresentao das contra-alegaes art. 7 n 2 do RCP Taxa justia a) - quando reduzida a 90% b) - E quando perde esta reduo a) - Nos processos em que o recurso aos meios electrnicos no seja obrigatrio, a taxa justia reduzida a 90% do seu valor quando a parte entregue todas as peas processuais atravs dos meios electrnicos disponveis art. 6, n 3 do RCP b) Perde o direito da reduo de 90% e fica obrigada a pagar o valor da reduo de beneficiou (10%) no momento em que entregar uma pea processual em papel, sob pena de sujeio sano prevista na lei de processo para a omisso de pagamento da taxa justia art. 6, n 4 do RCP, 150-A, 486-A, 685-D todos do CPC Explanao: - O n 3 do art. 6 do RCP, est em vigor desde 04-09-2008 processos iniciados a partir desta data n 2 do art. 26 do DL, n 34/2008, de 26/02. - Assim, num determinado processo em que mo era obrigatrio o recurso aos meios electrnicos, se a parte entregasse a 1 ou nica pea processual atravs dos meios electrnicos disponveis, a taxa justia era autoliquidada e reduzida a 75% do seu valor. - A partir de 13-05-2011, com a redaco introduzida pelo DL n 52/2011, de 13/04, no n 3, com idntica redaco, a taxa justia passou a ser reduzida a 90% do seu valor processos iniciados a partir daquela data art. 5 do sobredito DL n 52/2011. - Por outro lado, passou a ser instituda uma penalizao parte que beneficiou da reduo inicial da taxa justia a 90%, perdendo o direito a essa reduo, no final, e ficando obrigada a pagar o valor da reduo de que beneficiou (10%) quando entregar uma pea processual em papel, sob pena da aplicao prevista para a omisso de pagamento da taxa justia (art.s 150-A (Petio inicial) 486A (Contestao) e 685-D (Recursos), todos do CPC). Exemplo: - Numa determinada aco declarativa ordinria, com o valor de 66.000,00, proposta em 29-03-2012 (data da entrada em vigor da Lei 7/2012, de 13/02), o A. Apresentou a petio inicial pelos meios electrnicos e autoliquidou a 1 prestao da taxa justia (1/2, n 2 do art. 13 e n 1 do art. 14, ambos do RCP) no montante de 367,20 (Tabela I-A, reduzida a 90% - 816,00 : 2 x 90%). - Apresentou seguidamente, em papel, a rplica, nos termos do at. 502 do CPC.

- Com a entrega do articulado tem que autoliquidar o valor da reduo no montante de 40,80 (816,00 : 2 x 10%), nos termos do n 4 do art. 6 do RCP - No tendo o A. apresentado o documento comprovativo do prvio pagamento do montante em falta (40,80 com o articulado em suporte de papel (rplica) a secretaria notifica-o para, em 10 dias, efectuar o pagamento omitido, acrescido de uma multa de igual montante, mas no inferior a 1 UC (art.s 150-A (petio inicial), 486-A (contestao) e 685-D (recurso) todos do CPC) ou seja de 142,80 (40,80 + 102,00), sob pena de desentranhamento do articulado. - No caso acima indicado, aquando do pagamento da 2 prestao da taxa justia o A. ter de pagar o montante 408,00 : 2 por ter perdido o direito reduo. - Presentemente, em todos os processos, devemos ter em considerao o disposto nos ns 2 e 3 do art. 8 da Lei n 7/2012, de 13/02. Taxa justia (varivel tabela II) - Nos processos cuja taxa seja varivel, a taxa justia liquidada no seu valor mnimo, devendo a parte pagar o excedente, se o houver, a final art. 6, n 6, 7, n 7 ambos do RCP - Explanao: Quando a taxa justia seja varivel, dever ser autoliquidada pelo seu valor mnimo (art. 6, n 6, 7, n 7 ambos do RCP). Porm a final, a parte dever pagar o excedente, se for caso disso. Exemplo:
a) Em 27-04-2009, foi apresentado um determinado incidente anmalo Tabela II 1 a 3 UC o requerente ter qua autoliquidar 1UC. b) Numa determinada aco declarativa sumria, com o valor de 20.000,00, o reu contestou e autoliquidou a taxa justia no montante de 4 UC. O Juiz pode determinar, a final, a aplicao dos valores de taxa justia constantes na tabela I-C 6 UC. Taxa justia (causas de valor superior a 275.000,00) 1 - (Onde considerado o remanescente) - Nas causas de valor superior a 275.000,00, o remanescente da taxa justia considerado na conta final art. 6, n 7 do RCP 2 - Quando que no considerado o remanescente) - Salvo se a especificidade da situao o justificar e o Juiz de forma fundamentada, atendendo designadamente complexidade da causa e conduta das partes, dispensar o seu pagamento art. 6, n 7 do RCP Explanao: - O n 7 do art. 6 do RCP completamente inovador no RCP, mas sobejamente conhecido na vigncia do CCJ. - Assim, nas causas de valor superior a 275.000,00, o remanescente da taxa justia , em regra, considerada na conta final Tabela I.

- Para alm dos 275.000,00, ao valor da taxa justia acresce, a final, por cada 25.000,00 ou frao, 3 UC, no caso da coluna A, 1,5 UC no caso da coluna B e 4,5 UC, no caso da coluna C. Exemplo: - Ao declarativa ordinria, com o valor de 860.000,00, inserida na coluna A: - Valor da aco----------------------860.000,00 - Valor mximo (Tabela) -----------275.000,00 - Valor restante---------------585.000,00 : 25.000,00 = 23,4 (24 fraes) - 24 Fraes x 3 UC = 72 UC-------------------------------7.344,00 - Taxa de justia mxima (Tabela) ----------------------1.632,00 - Taxa justia devida a final--------------------------------8.976,00 3 Como se procede quando deve ser pago o remanescente e o responsvel pelo impulso processual no seja condenado. - Nas situaes em que deva ser pago o remanescente nos termos do n 7 do art. 6 do RCP e o responsvel pelo impulso processual no seja condenado a final, o mesmo deve ser notificado para efectuar o referido pagamento, no prazo de 10 dias a contar da notificao de deciso que ponha termo ao processo art. 14, n 9 do RCP. Explanao: - Nas causas de valor superior a 275.000,00 se o Juiz dispensar o pagamento do remanescente, o mesmo considerado na conta final, se o responsvel pelo impulso processual for condenado em custas a final. - Caso o responsvel no seja condenado em custas a final, dever ser notificado para efectuar o pagamento, nos termos do n 9 do art. 14. do RCP. - Em ambas as situaes dever ter-se em considerao a eventual dispensa do pagamento da 2 prestao da taxa justia prevista no art. 14-A do RCP Exemplo: a) Numa aco declarativa, com o valor de 400.000,00, o autor autoliquidou a 1 prestao da taxa justia com a petio inicial n 3 do art. 467 do CPC no montante de 8 UC (813,00) determinada sobre o valor de 275.000,00. O ru contestou a aco e autoliquidou a 1 prestao da taxa justia, igualmente no montante de 816,00.

- Entretanto a ao terminou por acordo das partes, antes da designao da data da audincia final, com custas a cardo do ru.

- Assim, nos termos da al. D) do art. 14-A do RCP, as partes esto dispensadas do pagamento da 2 prestao da taxa justia, pelo que, na conta final, o ru ter de pagar o montante de 765,00, determinado da seguinte forma: Taxa justia sobre o valor de 400.000,00--- (31 UC) 3.162.00 Valor de cada prestao---- (1/2 de 31 UC (15,5 UC) 1.581,00 Taxa justia paga pelo ru (1 prestao) (1/2 de 16 UC) 816,00 Taxa justia em divida, a incluir na conta---------------------765,00 O autor dever ser notificado nos termos do n 9 do art. 14 do RCP para no prazo de 10 dias a contar da deciso que ponha termo ao processo efectuar o pagamento da taxa justia de igual montante, ou seja 765,00, remetendo-se o respectivo DUC b) Numa situao em tudo idntica do exemplo anterior, mas em que a ao terminou por sentena proferida aps a audincia final, com custas a cargo do ru, cada uma das partes efectuou o pagamento da 2 prestao da taxa justia no montante de 816,00, pelo que, na conta final, o ru ter de pagar o montante de 1.530,00, determinado da seguinte forma: Taxa justia sobre o valor de 400.000,00--- (31 UC) 3.162,00 Taxas de justia pagas pelo ru (1 e 2 prestaes) ---1.632,00 Taxa de justia em dvida, a incluir na conta------------1.530,00 O autor dever ser notificado nos termos do n 9 do art. 14 do RCP para no prazo de 10 dias a contar da notificao da deciso que ponha termo ao processo efectuar o pagamento da taxa justia de igual montante, ou seja, 1.530,00, remetendo-se o respectivo DUC. TAXA JUSTIA Taxa justia (a que corresponde) - A taxa justia corresponde ao impulso processual do interessado Art. 6, n 1 do RCP, 447, n 2 do CPC Taxa justia ( fixada em funo de qu) - fixada em funo do valor e complexidade da causa de acordo com o RCP (Lei 7/2012, de 13/02), art. 6, n 1 do RCP, 447, n 2 do CPC. Taxa justia (na falta de disposio especial qual a tabela que se aplica) - Na falta de disposio especial, aplicam-se os valores constantes da tabela I-A, que faz parte integrante do RCP (Lei 7/2012, de 13/02. Taxa justia (quem paga) - A taxa justia paga pela parte que demande na qualidade de autor ou ru, exequente ou executado, requerente ou requerido, recorrente e recorrido art. 447-A, n 1 do CPC, art. 7, n 2 do RCP.

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

TAXA SANCIONATRIA EXCEPCIONAL (art. 10, 27, n 5, 26, n 4 todos do RCP e 26 da Portaria 419-A/2009, de 17/04 alterada pela Portaria 82/2012, de 29-03) Explanao: - Nos termos dos ns 1 e 3 do art. 8 da Lei n 7/2012, de 13/02. podemos concluir que este dispositivo continua a aplicar-se a todos os processos. - Nos termos do disposto no art. 447-B do CPC, esta taxa uma penalidade de natureza sancionatria e excepcional. Poderemos concluir que dever estar destinada para as situaes de manifesto abuso das partes e aplica-se: a) A requerimentos, recursos, reclamaes, pedidos de rectificao, reforma ou esclarecimento. - Presumimos que apenas as partes podem ser condenadas, com os requisitos constantes na sobredita norma do RCP, existindo duas possibilidades de aplicao desta taxa a atos processuais, designadamente: a) Atos em que apenas se discutam questes formais; e b) Atos nos quais se discutam questes de mrito - Esta taxa sancionatria tambm tem aplicabilidade no CPP n 1 do art. 521 do CPC - Nos termos do n 4, do art. 5 do RCP, o valor da UC para pagamento de encargos, multas e outras penalidades, fixa-se no momento da prtica do ato taxvel ou penalizado. - Nos termos dos art.s 21 e 26 da Portaria 419-A/2009 de 17-04, alterada pela portaria 82/2012, de 29-03, o pagamento desta taxa efetuado mediante a emisso e remessa de guia acompanhada de DUC (ou guia que integra o DUC), para a parte responsvel pelo pagamento, no prazo de 20 dias, aps o trnsito em julgado da deciso que a fixou. - Taxa sancionatria excepcional (Qual o mnimo e mximo) a) A Taxa sancionatria fixada pelo Juiz entre 2 UC e 15 UC Art. 10 do RCP - Taxa Sancionatria Excepcional (se pode haver condenao simultnea) a) - A parte no pode ser condenada simultaneamente pelo mesmo acto em taxa sancionatria e multa art. 27, n 5 do R. C.P - Taxa Sancionatria Excepcional (prazo para recurso) a) - Prazo para recurso 15 dias aps a notificao do despacho que condenou a parte em taxa sancionatria art. 27, n 6 do R. C. P.

- Taxa Sancionatria excepcional (Pode o juiz, em casos excepcionais aplicar uma taxa sancionatria aos requerimentos, recursos, reclamaes, pedidos de rectificao, reforma ou de esclarecimentos - em que circunstncias) a) Art. 447-B do CPC - Taxa Sancionatria (prazo de pagamento e a partir de quando) a) A taxa paga no prazo de 20 dias aps o trnsito em julgado do despacho que a fixou art. 26 da Portaria 419-A/2009 de 17/04, alterada pela Portaria 82/2012 de 29/03

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

TECNICOS - Tcnicos (Honorrios, despesas, adiantamentos, seja total ou parcialmente - como que o podem receber art. 26 n 2 parte final do RCP) a) Art. 454 do CPC

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

TERMOS - Termos (Assinatura de termos pelas partes, seus representantes ou testemunhas) a) Art. 21 da Portaria 114/08 de 6/2

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

TESTEMUNHAS - Testemunhas (Por que tabela fixado o pagamento): a) A quantia devida s testemunhas em qualquer processo fixada nos termos da tabela IV art. 17 n 5 e 16 n 1 al. e) do RCP - Testemunhas (de que depende o pagamento em processos cveis) - O pagamento fica dependente do requerimento apresentado pelas testemunhas - art. 17, n 5, 16, n 1 ambos do RCP.

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

TRADUES (PAGAMENTOS) - Tradues (Por que tabela fixado o pagamento) a) A remunerao de tradutores, em qualquer processo, efectuada nos termos do disposto na tabela IV Art. 17 n 2, 3, 4 do RCP

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

TRANSACES - Transaces (O que se beneficia se houver transaco) a) - Nas Transaces de alguns dos litisconsortes, aqueles que transigirem beneficiaro de uma reduo de 50% no valor das custas art. 446-A n 2 e art. 298 n 2 do CPC.

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

TRANSITOS - Trnsitos (quando se considera a deciso transitada): a) - A deciso considera-se transitada em julgado, logo que no seja susceptvel de recurso ordinrio ou de reclamao nos termos do art. 668 e 669 do CPC - Trnsitos em julgado 1 - Ter em ateno o trnsito em julgado - 10 dias at 31-12-2007 DL 329-A/95 de 12/12 - 30 dias a partir de 01-01-2008 DL 34/2008 de 26/02

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

TRANSPORTES - Transportes (Quem paga as despesas) a) Art. 18 n 4 do RCP

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

UNIDADE DE CONTA - Unidade de conta (Actualizao): a) Em 05/01/2009, a UC fixada em um quarto do valor do indexante dos apoios (IAS) vigente em Dezembro do ano anterior, arredondada unidade Euro, sendo actualizada anualmente com base na taxa de actualizao do IAS, devendo a primeira actualizao ocorrer apenas em Janeiro de 2010, nos termos dos ns 2 e 3 do artigo 5 do RCP art. 22 do DL n 181/08 de 28/8 - Unidade de conta (fixao do valor correspondente UC para cada processo): a) - O valor correspondente UC para cada processo, tal como definido no n 2 do art. 1 do R C. P, fixa-se no momento em que o mesmo se inicia, independentemente do momento em que a taxa deva ser paga art. 5 n 3 do RCP. - Unidade de conta (Quando se fixa o valor correspondente UC para o pagamento de encargos) a) O valor correspondente UC para o pagamento de encargos, fixase no momento da prtica do acto taxvel Art. 5 n 4 do RCP - Unidade de conta (Quando se fixa o valor correspondente UC para o pagamento da multa) a) O valor correspondente UC para o pagamento de multas, fixa-se no momento da prtica do acto penalizado Art. 5 n 4 do RCP

Unidade de conta (Perodo temporal de aplicao): art. 5 do RCP Unidade de conta (fixao do valor correspondente UC para cada processo) - O valor correspondente UC para cada processo, tal como definido no n 2 do art. 1 do RCP, fixa-se no momento em que o mesmo se inicia, independentemente do momento em que a taxa deva ser paga art. 5, n 3 do RCP. PERIODO TEMPORAL DE APLICAO ESCUDOS EUROS No trinio de 1989 a 1991 a UC teve o valor de: 7.000$00 34,92 No trinio de 1992 a 1994 a UC teve o valor de: No trinio de 1995 a 1997 a UC teve o valor de: No trinio de 1998 a 2000 a UC teve o valor de: No trinio de 2001 a 2003 a UC teve o valor de: No trinio de 2004 a 2006 a UC teve o valor de: De 01/01/2007 a 19/04/2009 a UC teve o valor de: Desde 20/04/2009 a UC tem o valor de: 10.000$00 12.000$00 14.000$00 16.000$00 ------------------------------------49,88 59,86 69,83 79,81 89,00 96,00 102,00

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

VENCEDORES - Vencedores (Nota justificativa at quando e a quem a deve enviar) a) Art. 25 n 1 e art. 26 do RCP

- Vencedores (Nota justificativa que elementos devem nela constar) a) 25 n 2 e art. 26 do RCP

- Vencedores (Quando no pode receber da parte vencida art. 26 n 2 do RCP) a) Art. 454 do CPC

Tribunal da Comarca do Baixo Vouga


Juzo de Famlia e Menores de Aveiro
Trabalho realizado pelo Jos Ribau Escrivo Adjunto

VENCIDOS - Vencidos (Que espcie de valores a titulo de custas de parte so os vencidos condenados a pagar) a) Art. 26 ns 3, 4, 5 do RCP

- Vencidos (As custas de parte so pagas a quem e como) a) Art. 26 n 2 do RCP

Potrebbero piacerti anche