Sei sulla pagina 1di 3

ESPECIFICAO TCNICA DE PROTETORES AURICULARES

DAST n 05/2001- R3 3 Reviso: 06/06/2007

1.

OBJETIVO

Determinar a sistemtica para aquisio de protetores auditivos e definir as caractersticas tcnicas dos tipos que sero utilizados pela Companhia.

2.

CARACTERSTICA

So dispositivos utilizados para minimizar os efeitos prejudiciais do rudo sobre o sistema auditivo.

3. 3.1.

TIPOS PROTETOR CIRCUM - AURICULAR: Protetor leve constitudo por arco flexvel, tiras de sustentao e conchas, com bordas providas de almofadas de vedao, envolvendo toda a parte externa do pavilho auricular. Os materiais de vedao que ficam em contato com a pele devem ser atxicos, leves e possuir componentes substituveis, prolongando a vida til do EPI, no possuir partes metlicas, ser de fcil higienizao e confortveis. O nvel de reduo deste EPI - NRRsf, dever ser no mnimo de 21dB.

3.1.1. DESCRIO DOS COMPONENTES: a) ARCO Pea ajustvel cabea de formato curvo, permitindo a sua rotao em 360 de giro, deve ser flexvel e confeccionado em material termoplstico. b) CONCHA Parte que envolve as orelhas do usurio, fabricadas em material termoplstico, resistente a choque mecnico, a parte interna deve ser confeccionada em espuma e ser facilmente substituvel, no pode estar em contato com o ouvido externo, evitando assim o desconforto do usurio.

IN-RH.02.007 Anexo I

3.2.

KIT ABAFADOR DE RUDOS PARA ACOPLAMENTO AO CAPACETE Para acoplamento ao capacete V-GARD MSA, com design que oferea baixa presso e excelente nvel de conforto. Deve ter como opes trs nveis de posies para facilitar o uso: Trabalho, Descanso e Estacionria. O acoplamento deve ser perfeito e fcil, no havendo dificuldade para o encaixe ao capacete V-Gard. O nvel de reduo sonora exigido - NRRsf para esse tipo de abafador de rudo de 19dB.

3.2.1. KIT HIGIENE PARA O KIT ABAFADOR DE RUDOS Composto de um par de almofadas e um par de espumas internas que substituiro as peas do kit abafador de rudos, anualmente. Dever ser de mesma referncia do Kit abafador de rudos, cujas almofadas e espumas sero substitudas.

3.3.

PROTETORES DE INSERO MOLDADOS

So fabricados em borracha de silicone, macias e flexveis, de tamanho nico, de modo que seja adaptvel a qualquer tamanho de conduto auditivo, com propriedades atxicas, extremamente flexveis, esterilizvel em gua fervente e no sofrer deformaes. Devem ser constitudos de corpo cilndrico, providos de expanses sob a forma de, no mnimo, trs abas circulares, de dimetros ligeiramente diferentes, sendo perpendiculares ao cilindro, dando um aspecto cnico ao protetor. Os plugues devem ser lavveis em gua e sabo, e ligados por um cordo, confeccionado em fibra natural ou mista. Nvel de Reduo de Rudo- NRRsf, dever ser de 17 dB a 25dB, ou maior, se houver.

4.

DISPOSIES FINAIS:

a. todas as instrues em lngua estrangeira devem ser obrigatoriamente traduzidas; b. todos os protetores auditivos, sejam tipo concha ou de insero, devero possuir, o registro do Certificado de Aprovao - CA, conforme a NR 06 da Portaria 3.214/78, expedido pelo Ministrio do Trabalho e Emprego - MTE. A data de fabricao e o n do lote devem estar identificados no prprio EPI ou na sua embalagem. c. as caractersticas tcnicas dos protetores auditivos devero estar de acordo com as Normas ANSI S12.6 - 1997 Mtodo B ou S12.6/1984(dependendo do NRR) e ANSI
IN-RH.02.007 Anexo I

S3.19/1974. d. os fornecedores dos protetores auriculares devero apresentar cpia autenticada do CA, dos certificados de Nvel de Reduo de Rudo (NRRsf), e do Relatrio dos Testes dos Ensaios, realizados em instituies idneas, reconhecidamente capacitadas para este fim, comprovando a eficincia e desempenho em relao proteo oferecida pelos protetores auriculares. e. o EPI deve atender aos critrios de proteo, durabilidade, qualidade, acabamento e conforto. f. o proponente vencedor do processo licitatrio dever apresentar CHESF, antes da assinatura do contrato, uma amostra de cada produto objeto da licitao para verificao da rea tcnica. constando data de fabricao, n do lote e n do CA g. as ilustraes aqui apresentadas so unicamente representativas. No necessrio que os protetores auriculares tenham os formatos apresentados, exceto os do tipo moldados, mas devem, obrigatoriamente, corresponder aos requisitos desta Especificao Tcnica - ET. h. na entrega do material pelo fornecedor, no sero aceitos os protetores auriculares com mais de 6 (seis) meses de fabricao.

IN-RH.02.007 Anexo I

Potrebbero piacerti anche