Sei sulla pagina 1di 16

Que mtodo Marx ocultou?

HELMUT REICHELT *
O fato de que Karl Marx mudou a sua concepo sobre o modo de apresentao de O capital no correr do tempo conhecido o suficiente para ser novamente aqui demonstrado.1 Mas, com todas as mudanas de plano constatadas, uma questo est fora de dvida: deve ser uma sistemtica, na expresso de Theodor W. Adorno, achegada ao seu objeto.2 E esse objeto a dinmica do sistema real. Apenas tendo isso como pano de fundo que faz sentido travar uma discusso sobre o modo de apresentao, sobre o mtodo dialtico e sobre a frmula gasta de que o mtodo no importa se descolado de seu contedo. Frequentemente se enfatiza que algumas manifestaes de Marx sobre a dialtica e sobre o mtodo no contribuem de maneira suficiente para decifrar essa relao complexa. Adorno suspeita at que o dialtico Marx no dispe de uma concepo inteiramente desenvolvida da dialtica, com a qual ele pensa apenas flertar (Adorno, 1972, p.306). Mas de fato s isso? Quando Marx se pronuncia em O capital sobre o seu mtodo de apresentao, sempre tem em vista esse movimento efetivo, o vnculo interno das diferentes formas de desenvolvimento; e acentua: caso
* Professor emrito de Teoria Sociolgica na Universidade de Bremen e presidente de Sociedade Marx na Alemanha (www.marx-gesellschaft.de). Publicado originalmente em Helmut Reichelt, Neue Marx-Lektre: Zur Kritik sozialwissenschaftlicher Logik. Hamburgo: VSA, 2008. A traduo de Luciano C. Martorano; a reviso tcnica, de Jorge Grespan. 1 Sobre isso, consultar o captulo 5, Die Architektonik der Kritik der politischen konomie, especialmente a parte 3 (Heinrich, 1999, p.179 et seq.). 2 O trecho : Quem quiser se achegar (anschmiegt) estrutura ao seu objeto, pensando-o em seu movimento, no dispe de nenhum procedimento independente desse (Adorno, 1972, p.322).

Que mtodo Marx ocultou? 67

consiga-se apresent-lo de forma correspondente e refletir de modo ideal a vida da matria, ter que ser sob uma figura sistemtica, de modo que parea tratar-se de uma construo a priori (Marx, 1872, p.27). O sistema apresentado deve corresponder dinmica real, refleti-la. Mas como esse reflexo ideal, a vida da matria aparece em cada caso, algo ainda no esclarecido. E o prprio Marx contribuiu de modo significativo para desviar o acesso ao mtodo e sua relao com os processos reais. J foi assinalada a supresso de um importante pargrafo no final da anlise sobre a forma de valor; o mesmo ocorreu com uma frase de conexo no captulo sobre a acumulao, que ainda se encontra na primeira edio do Livro I: O desenvolvimento da apresentao levar mais tarde, por sua prpria dialtica, quelas formas mais concretas.3 Outros exemplos poderiam ser acrescentados, o que nos anos 1980 motivou Gerhard Ghler (1980) a chamar a ateno para tais redues, como indica o prprio ttulo de sua discusso sobre o mtodo marxiano. O leitor que acompanhou tal temtica e tambm consultou a correspondncia entre Marx e Friedrich Engels encontrar ainda mais coisas. A continuao planejada por Marx de Para a crtica da economia poltica, de 1859 a segunda parte que ele tinha em vista deveria ser muito mais popular e o mtodo [estar] muito mais oculto do que na primeira parte, escreve Marx a Engels.4 Em outras palavras: mesmo na prpria edio da crtica das categorias feita sob os seus cuidados, em 1859, o mtodo encontra-se oculto, de tal maneira que o leitor tem de recorrer ao volumoso Rohentwurf 5 de O capital, precisamente o texto original de Para a crtica da economia poltica. Ali se supe ao menos que o mtodo no esteja oculto. A prpria linguagem em que o Rohentwurf foi redigido mostra a sua grande proximidade com a filosofia de Georg Wilhelm Friedrich Hegel. Marx indica expressamente a grande ajuda que a lgica hegeliana teria proporcionado a ele no mtodo de elaborao.6 Trata-se de uma dialtica necessria (Marx, 1857/58, p.421 e p.250), e do desenvolvimento de mudanas dialticas (ibidem, p.370). As categorias centrais da lgica hegeliana ser, aparncia, essncia surgem de novo no contexto de seu desenvolvimento das categorias econmicas, resumido na apresentao do capital em geral (ibidem, p.231), que deve ser diferenciado do conceito simples de capital (ibidem, p.327). E esse desenvolvimento do conceito de capital consegue
3 Na frase precedente l-se: Por isso, a sua anlise pura exige que sejam provisoriamente desconsiderados todos os fenmenos que ocultam o jogo interno de seu mecanismo (Marx, 1867, p.457). 4 Segue a citao completa: Meu texto caminha, mas lentamente. De fato, no foi possvel finalizar tais questes tericas nessa situao. Ele ter uma forma mais popular e o mtodo estar muito mais oculto do que na primeira parte, carta a Engels de 9 de dezembro de 1861 (Marx, 1861, p.207). A primeira parte o texto de 1859, Para a crtica da economia poltica. Nessa poca, Marx ainda buscava uma outra forma para publicar o conjunto de sua crtica. 5 Os Grundrisse. (N. R.) 6 Em carta a Engels de 16 de janeiro de 1858, ele escreve: No mtodo de elaborao me ajudou bastante o fato de que, by mere accident, Freiligrath encontrou alguns volumes da obra de Hegel que pertenceram antes a Bakunin e me enviou-os como presente, e eu folheei novamente a sua Lgica (Marx, 1858, p.260).

68 Crtica Marxista, n.33, p.67-82, 2011.

algo que apenas parecia possvel ao conceito hegeliano a reconstituio terica da dinmica imanente do sistema objetivo que se expande at as possibilidades assinaladas de sua superao prtica: O desenvolvimento preciso do conceito de capital conceito fundamental da economia moderna exige, a exemplo do prprio capital, do qual ele o conceito abstrato contraposto, o alicerce da sociedade burguesa. Da concepo ntida dos pressupostos fundamentais da relao devem resultar todas as contradies da produo burguesa, assim como a fronteira a partir da qual ela ultrapassada (ibidem, p.250). Na metfora de Hegel, tal como a planta desenvolve-se a partir da semente, assim tambm a lei do capital se desenvolve a partir de determinaes simples, chegando at a sua superao imanente. Nesse conceito simples de capital devem estar contidas em si todas as suas tendncias civilizatrias etc.; e no aparecer, como ocorre na economia de agora, simplesmente como consequncias externas. Do mesmo modo, devem-se demonstrar as contradies mais tarde liberadas como j presentes nele de forma latente (ibidem, p.327).7 A exigncia no poderia ser maior: mesmo o desenvolvimento da maquinaria deve ocorrer no contexto dessa imanncia. Desenvolver a introduo da maquinaria a partir da concorrncia e da lei, deduzida dela, da reduo dos custos de produo, fcil. Trata-se de desenvolv-la a partir da relao do capital com o trabalho vivo, desconsiderando outro capital (ibidem, p.668). Marx postula ter reproduzido a dinmica interna desse processo objetivo nesse conceito de capital, o que possibilitaria conceber a criao de novas relaes sociais na sua lgica objetiva de desenvolvimento.
Se no sistema burgus completamente desenvolvido cada relao econmica pressupe a outra sob a forma econmica burguesa, portanto, cada posto ao mesmo tempo pressuposto, isso tambm ocorre em todo sistema orgnico. Esse mesmo sistema orgnico, enquanto totalidade, tem seus pressupostos, e o seu desenvolvimento at essa totalidade consiste precisamente em subordinar todos os elementos da sociedade, ou ento em criar a partir de si os rgos que ainda faltam. Desse modo, ele chega historicamente totalidade. O vir-a-ser (das Werden) at essa totalidade forma um momento do seu processo, do seu desenvolvimento. (ibidem, p.203)

7 Ver tambm no mesmo volume, na pgina 231: o capital em geral, quer dizer, a condensao de determinaes, que diferencia o valor enquanto capital de si enquanto mero valor ou dinheiro [...] Mas no se trata ainda nem de uma forma particular de capital, nem do capital singular diferente de outros capitais singulares etc. Ns presenciamos o seu processo de surgimento. Esse processo dialtico de surgimento apenas a expresso ideal do movimento real pelo qual surge o capital. As relaes posteriores devem ser consideradas como desenvolvimento desse embrio. Mas preciso fixar a forma determinada sob a qual, em certo ponto, isso posto. Do contrrio, haver confuso. E, na pgina 316: Essa contnua desvalorizao do capital existente no pertence a essa parte; pois ela j pressupe o capital pronto. Ela deve ser anotada aqui apenas para indicar como o que vem depois j est presente no conceito geral de capital. Ele pertence doutrina da concentrao e concorrncia de capitais (Marx, 1857/58, p.231 e p.316).

Que mtodo Marx ocultou? 69

Marx desenvolve esses raciocnios ao longo da apresentao da posio da propriedade da terra pelo capital (ibidem, p.204), que ele repete em curtas palavras nas short outlines de sua carta a Engels em 2 de abril de 1858, qual este replica que ainda no v claramente a passagem dialtica da propriedade da terra para o trabalho assalariado (Marx e Engels, 1858, p.319). Pode-se pensar que qualquer hegeliano se sentiria desafiado a expor luz do dia esse ocultamento do mtodo, e a ver de maneira provavelmente mais clara do que Engels, dada a enorme afinidade existente entre o conceito de capital de Marx e a lgica de Hegel. Mas apesar do muito empenho, o resultado obtido nessa direo foi magro. A razo disso deve estar no prprio texto completo de Marx: nem no Rohentwurf, apesar da clareza incontestvel de suas afirmaes, o acesso ao modo de apresentao est simplesmente aberto.8 No preciso acentuar que a se trata de mais do que mero flerte com o modo de expresso de Hegel (Marx, 1872, p.27). Mas no que consiste esse mais? Marx diferencia a realidade do capital de seu conceito; esse chamado por ele no Rohentwurf de a imagem contraposta abstrata (Marx, 1857/58, p.250) e, mais tarde, de um espelhamento ideal; mas ento s isso? Deixando de lado os problemas epistemolgicos ligados ideia de reflexo, est de qualquer modo subentendida uma espcie de cpia da realidade objetiva qual o mtodo se achega. Entretanto, o problema se torna ainda mais agudo quando recorre-se a uma passagem do Livro III de O capital, certamente escrita por Marx antes da publicao do Livro I: Nessa investigao geral sempre se pressupe que as relaes reais correspondem ao seu conceito, ou, o que d no mesmo, as relaes reais somente so apresentadas na medida que expressam o seu prprio tipo geral (Marx, 1894, p.152). A relao parece at se inverter. Assim como Hegel julga um Estado conforme ele corresponda ou no ao seu conceito, tambm o capital parece estruturar a realidade em uma lgica objetiva prpria, conforme tambm ela assim como em Hegel possa corresponder ou no ao seu conceito.9 E isso no apenas no que se refere ao conceito de capital, pois j antes, no desen8 Sobre isso consultar Bidet (2005, p.2), que confronta as interpretaes de Arthur e Sekine (1983 e 1997). Comparando-se, ficam claros o paralelismo exterior e a arbitrariedade a que esto submetidas as categorias da lgica hegeliana nos primeiros passos do modo de apresentao do capital. De forma parecida, tambm em Meaney (2002). Como a questo da influncia da lgica de Hegel sobre Marx no pode ser deixada de lado, fcil fazer o paralelo entre as brilhantes formulaes de Marx e os respectivos trechos da Lgica. Mas o que no se tematiza como a Lgica de Hegel contribui para a resoluo de problemas de economia interna. J o comentrio marxista da Lgica de Hegel por Horst Friedrich (ainda amplamente no horizonte do marxismo ortodoxo), se concentra numa parfrase das categorias centrais da Lgica da Essncia, que depois deve ser reencontrada na passagem do Rohentwurf da circulao simples para a intermediada; pois afinal, o processo de pensamento [] (apenas um) reflexo dos processos materiais, mediado pela prxis na mente humana (Friedrich, 2000, p.18). 9 Como se v, Marx j oscila e modifica a sua terminologia. A inteno a mesma, e ainda que esse tipo geral no possa ser mal-entendido no sentido weberiano, j expressa uma mudana; em certo sentido, uma transio para a ideia de mdia ideal.

70 Crtica Marxista, n.33, p.67-82, 2011.

volvimento do conceito de dinheiro, encontramos essa relao entre conceito e coisa. Marx conclui ento o desenvolvimento das funes do dinheiro ainda na segunda edio do primeiro volume com a figura autnoma do valor, o dinheiro mundial, que em seu modo de existncia [...] se torna adequado ao seu conceito (Marx, 1872, p.156). Em vo busca-se em Marx o esclarecimento sobre a razo objetiva de tal procedimento. Depois de sua crtica de juventude a Hegel, essa referncia positiva lgica hegeliana surpreende e, em certo sentido, parece ter ocorrido de uma hora para a outra. Certamente, Marx no s folheou a Lgica de Hegel, como ele escreveu na carta a Engels mencionada anteriormente. Pois, aps essa leitura, ele foi acometido pelo grande desejo de tornar acessvel, em dois ou trs pregos de imprensa, ao entendimento humano comum, o racional no mtodo que Hegel descobriu, mas ao mesmo mistificou (Marx, 1858, p.260). Marx abrigava, porm, a dvida se restaria ainda tempo para tais trabalhos, no que estava certo. Da no se encontrar nele qualquer orientao; o leitor est entregue a si mesmo. Marx ficou inicialmente fascinado pela tentativa de continuar o processo de pensamento presente no Rohentwurf e de perceber como a dialtica desenvolve-se nas novas determinaes. Mas logo se pergunta como possvel praticar com maestria esse mtodo sem ter definido de forma mais precisa o valor objetivo que est na sua base? Um primeiro captulo sobre o valor no foi redigido;10 Marx comea de imediato com o dinheiro. E, do ponto-de-vista metodolgico, o desenvolvimento da forma dinheiro tudo menos satisfatrio. Mencionou-se anteriormente a declarao autocrtica de Marx. Estamos diante de um enigma, portanto, que se apresenta na literatura sobre o autor como curiosidade: at agora, no h nenhuma discusso sria sobre a dialtica marxiana no Rohentwurf, nem se sabe o que a o mtodo dialtico, embora ele no esteja oculto; mas assim que se debate explicitamente sobre a dialtica associada s categorias econmicas e exemplos so mencionados, sobretudo na infindvel histria sobre a relao entre o lgico e o histrico , a referncia o primeiro captulo de O capital: o desdobramento da forma simples do valor, passando pela desenvolvida at chegar forma geral, tido simplesmente como paradigma da dialtica; um construto apenas possvel sobre a base de um conceito naturalista de valor. Como vimos, trata-se meramente de uma relao de correspondncia entre a forma de aparecimento e o conceito de valor, na qual o este pressuposto em sua generalidade e se desenvolve por meio de duas formas fenomnicas defeituosas at a forma equivalente geral, que em sua generalidade corresponde ao conceito de valor. Pergunta-se: como possvel desenvolver uma dialtica das categorias sem ter precisado um conceito objetivo de valor? E inversamente, em que esse conceito de valor se apoia, o mtodo ocultado, ou seja, apresentado de um modo (no

10 Ver a carta de Marx a Engels de 29 de novembro de 1858 (Marx, 1858, p.372).

Que mtodo Marx ocultou? 71

primeiro captulo) que nada tem em comum com o procedimento praticado por Marx no Rohentwurf. A resposta afirma: Marx postula esse valor objetivo sem poder melhor fundament-lo o tempo de trabalho materializado est na base da permutabilidade definida quantitativamente. Mas o mtodo dialtico no se refere ao problema de como o trabalho assume aquela forma, e sim comea com as determinidades formais da circulao simples e supe com isso j o tempo geral de trabalho como contedo dessas formas.11 E ele no pode ser entendido como uma espcie de meio tcnico de apresentao por cujo recurso as categorias econmicas poderiam ser desenvolvidas; em sua lgica de apresentao, ele muito mais idntico lgica de desenvolvimento do capital, pressuposta por Marx, identificada por ele com o prprio motor de desenvolvimento das foras produtivas. Esse desenvolvimento das foras produtivas, segundo Marx, chega a um auge em que no pode mais ser estruturalmente sobrepujado. E ele est seguro de que a contradio final entre as foras produtivas e as relaes de produo desembocar, no mais curto prazo, na revoluo proletria: Eu atravesso a noite trabalhando como um louco na compilao dos meus estudos econmicos, para ter claro pelo menos os fundamentos (Grundrisse) antes do dluge12 (ibidem, p.225). Em uma carta redigida um pouco depois a Ferdinand Lassalle, Marx manifesta o receio de que a revoluo acontea sem que a sua teoria tenha atingido as massas porque ele ainda est trabalhando em sua transcrio. After all,13 depois de quinze anos de estudo, agora que sinto ter a coisa na mo, movimentos tempestuosos provavelmente vo interferir de fora. Never mind.14 Se eu ficar pronto tarde demais para ainda encontrar o mundo atento a tais coisas, o erro ser claramente my own15 (ibidem, p.551). Sem esse ponto culminante previsto, no se pode reconstituir a estrutura de apresentao do Rohentwurf. Marx se v enquanto terico que acredita em tal znite histrico mundial, para quem se abre a percepo do percurso estrutural da histria precedente da humanidade como uma forma invertida, alienada e que, ao mesmo tempo, por isso olha para frente, para uma sociedade que recm se emancipa de todas as formas de inverso, de autonomizao e das falsas figuras da unidade social. Essa conscincia foi formulada explicitamente tambm nos Manuscritos de Paris: S no ponto culminante final do desenvolvimento da propriedade privada que se revela seu segredo; a saber, que por um lado ela o produto de trabalho alienado; e segundo, que ela o meio pelo qual o trabalho se aliena, a
11 Ao contrrio da posterior substituio de um conceito de valor pela representao do valor como gelatina e cristalizao, a expresso tempo geral de trabalho ainda deixa o caminho livre para uma concepo dialtica. 12 Em francs no original de Marx: dilvio. (N. T.) 13 Em ingls no original de Marx: depois de tudo. (N. T.) 14 Idem: No importa. (N. T.) 15 Idem: s meu. (N. T.)

72 Crtica Marxista, n.33, p.67-82, 2011.

realizao da alienao16 (Marx, 1844, p.520). Por isso, Marx concebe a sua prpria crtica da economia como a ltima figura terica possvel dessa cincia. Mas devemos considerar como um verdadeiro progresso o fato de ns termos adquirido, desde o comeo, uma conscincia superior tanto da limitao quanto da meta do movimento histrico (ibidem, p.553). E Marx est seguro de que o processo assim concebido pela primeira vez por ele transcorrer tal como o imagina. Para superar o pensamento da propriedade privada, basta inteiramente o pensamento do comunismo pensado. Para superar a propriedade privada real, uma verdadeira ao comunista. A histria a gestar, e aquele movimento que ns j sabemos superar-se a si mesmo no pensamento, descrever na realidade um processo brusco e extenso (ibidem, p.533). Com a revoluo pela frente, Marx acredita ter diante de si seno o comeo, pelo menos uma etapa decisiva desse processo brusco e extenso. Nos Grundrisse, ele define melhor pela primeira vez o programa indicado nos Manuscritos de Paris, junto ao desenvolvimento das categorias econmicas. Vamos dar uma rpida olhada nesse texto. Ele permanece opaco, caso o uso por Marx da expresso propriedade privada seja entendido exclusivamente no seu sentido jurdico. O que poderia querer dizer ento movimento e desenvolvimento da propriedade privada, e j mesmo ponto culminante? Marx confere a essa expresso um significado bem mais amplo: a relao de produo burguesa, o trabalho alienado que se objetiva em todas as categorias da economia, e assim sendo ao mesmo tempo o meio que leva adiante essa alienao at chegar a esse ponto culminante final. No trecho sobre o trabalho alienado, esse ponto culminante foi apresentado por Marx bem mais como um construto submetido ao teorema dialtico segundo o qual o desenvolvimento sempre abre caminho pelos extremos. Nesse caso, trata-se de uma configurao da propriedade privada que, em sua forma alienada, no pode ser estruturalmente ultrapassada, devendo ser rejeitada como um todo: desprovido de objetividade (Objektivlos), o apenas trabalhador tem diante de si o produto gerado por ele mesmo, enquanto propriedade de uma classe de no trabalhadores de um lado, um empobrecimento que no pode mais ser ultrapassado; de outro lado, como complemento, uma riqueza gigantesca. Um desenvolvimento ulterior dentro dessa estrutura alienada impensvel para Marx. Em sua descrio desse desenvolvimento da propriedade privada, Marx tem em vista as representaes dos economistas tal como as extrai dos lments dconomie Politique de James Mill (1823). Na forma primria da troca, s excedentes so trocados e, nessa poca, o trabalho era a fonte de subsistncia direta, mas ao mesmo tempo tambm a ocupao de sua existncia individual [do trabalhador]. Por meio da troca, seu trabalho tornou-se em parte fonte de aquisio. Sua finalidade e sua existncia se diferenciam. Ao tornar-se valor, valor de troca, equivalente, o produto deixa de ser produzido por causa de sua relao
16 Veremos mais frente a origem dessa figura de pensamento sobre o ponto culminante.

Que mtodo Marx ocultou? 73

pessoal direta com o produtor (Marx, 1844, p.454). Esse o pecado original da propriedade privada, mas pelo modo como se d o desenvolvimento nos escritos seguintes, algo que apenas pode ser formulado como programa. No manuscrito sobre o trabalho alienado, afirma-se: Temos de conceber agora o nexo essencial entre a propriedade privada, a cobia, a separao de trabalho, capital e propriedade da terra, da troca e concorrncia [...] de toda essa alienao, com o sistema monetrio (ibidem, p.511). Por meio desse desenvolvimento, cresce a riqueza e surge tambm uma cincia que busca as suas causas. Como essa riqueza se apresenta de forma alienada, como dinheiro e capital, lucro, juros e renda, a reflexo cientfica passa a buscar as suas fontes para entend-la, chegando a resultados diferentes conforme cada estgio de desenvolvimento da propriedade privada. No mercantilismo o comrcio exterior; os fisiocratas remetem o produit net s foras da natureza; somente Adam Smith concebe o trabalho e a diviso do trabalho como a fonte prpria de toda a riqueza e das crescentes foras produtivas da sociedade. Marx nota, no entanto, uma grave insuficincia mesmo nas ltimas obras da teoria econmica: elas passam ao largo da forma de alienao e, em razo disso, identificam a forma alienada da riqueza com ela prpria. A economia poltica parte do fato da propriedade privada. Ela no a explica [...] no nos oferece nenhuma explicao sobre a razo da diviso entre trabalho e capital, entre o capital e a terra [...] Ela pressupe o que deveria desenvolver (ibidem, p.510). A teoria por isso afirmativa e no concebe essas relaes em conjunto como um mundo de alienao; mas para que isso acontea, essas mesmas relaes j devem ter se desenvolvido at o ponto culminante final. A teoria ento simultaneamente crtica, a ltima figura possvel da teoria, que concebe a si mesma como superao e que desaparece tambm com a superao prtica das condies materiais de sua existncia. Essas ideias definem tambm a elaborao do Rohentwurf. De fato, agora no mais o trabalhador que troca excedente e cujo trabalho torna-se em parte fonte de aquisio, mas sim comunidades isoladas que trocam os seus excedentes, tornando com o tempo a troca constante. Mas, no duplo significado do conceito de circulao simples, a ideia exposta a mesma. No intercmbio como criador de valor de troca desenvolvem-se as diferentes determinaes do dinheiro, donde se desenvolve a circulao de capital, primeiro como capital comercial, que depois invade a esfera da produo e a submete a passagem para o trabalho como criador de valor de troca. A apresentao dialtica das categorias deve ser lida ento como comprovao metodolgica de que a riqueza social natural, sem plano consciente poderia desenvolver-se apenas nessa forma alienada, mas que esse desenvolvimento chegaria por fim a um ponto em que a relao de capital se apresentaria s como entrave:
A troca de trabalho vivo por trabalho objetivado, quer dizer, o trabalho social posto sob a forma da oposio entre capital e trabalho assalariado o desenvolvimento

74 Crtica Marxista, n.33, p.67-82, 2011.

ltimo [itlico de Helmut Reichelt] da relao de valor e da produo baseada no valor. O seu pressuposto e continua a ser a massa de tempo de trabalho imediato, o quantum de trabalho empregado como o fator decisivo da produo da riqueza. Mas na medida em que a grande indstria se desenvolve, a criao da riqueza efetiva depende menos do tempo de trabalho [...] do que do poder da fora impulsionadora que posta em movimento durante o tempo de trabalho [...] (Marx, 1857/58, p.600)

A ideia do ponto culminante como o ltimo estgio de desenvolvimento da propriedade privada concretizada como desenvolvimento ltimo da relao de valor que se revela agora s um entrave.
O roubo de tempo de trabalho alheio sobre o qual se apoia a riqueza atual aparece como base miservel frente recm desenvolvida, criada pela grande indstria. To logo o trabalho sob forma imediata deixe de ser a grande fonte de riqueza, o tempo de trabalho deixa e deve deixar de ser a medida [...] o trabalho excedente das massas deixou de ser a condio para o desenvolvimento da riqueza geral. (ibidem, p.601)

Como j destacado, toda a construo do Rohentwurf, cuja apresentao no pode ser separada das expectativas de Marx com a revoluo, pressupe um conceito de dinheiro no fundamentado precisamente, mas concebido de forma dialtica, e do qual se desenvolvem todas as demais categorias. Assim, sob esse aspecto que tambm a teoria do valor trabalho deve ser discutida. Pois o duplo significado do conceito de circulao simples e a importante diferena entre intercmbio criador de valor de troca e trabalho criador de valor de troca adverte para um outro modo de fundamentao do valor do trabalho. Que Marx tinha justamente isso em vista, pode ser deduzido do Rohentwurf.
Na produo, no se trata apenas da simples determinao de preo, isto , da traduo do valor de troca das mercadorias em uma unidade comum, mas da criao de valor de troca, ou seja, tambm da criao da determinidade (Bestimmtheit) dos preos. No apenas da simples posio da forma, mas do contedo [itlico de Helmut Reichelt]. Por isso, quando o dinheiro aparece na circulao simples como algo produtivo em geral, na medida em que a prpria circulao em geral um momento do sistema de produo, essa determinao ocorre apenas para ns, ainda no posta no dinheiro. (ibidem, p.146)

Aqui no se indaga como esse contedo assume aquela forma, mas no contexto da apresentao dialtica esse contedo mesmo deve desenvolver-se como contedo dessa forma.
Que mtodo Marx ocultou? 75

A diferena entre circulao simples e circulao mediada corresponde, como j foi mencionado, diferena entre intercmbio criador de valor de troca e trabalho criador de valor de troca. No intercmbio criador de valor de troca desenvolvem-se as primeiras categorias (como formas de intercmbio); supe-se que as coisas trocadas so produtos do trabalho, mas o trabalho na medida em que apenas seja trocado no tem significado econmico (depois analisaremos o problema da grandeza do preo). Apenas na passagem para o capital e no desenvolvimento da categoria lucro que o trabalho adquire significado econmico: pois a categoria lucro (incluindo juros) coloca a pergunta sobre de onde vem a riqueza que acumulada sob essa forma. A primeira resposta foi a oferecida pelo mercantilismo: a riqueza deve ser remetida a um saldo comercial positivo, ou seja, troca. Essa resposta constitui um importante elemento de ligao na argumentao de Marx, pois levanta outro enigma: da troca generalizada resulta um jogo de soma-zero, no podendo haver lucro algum. Isso tem consequncias tanto para a prtica do capital, como tambm para a teoria econmica. O capital tem necessidade de propagar-se na esfera da produo e de submet-la, uma vez que comanda o trabalho e o obriga a um mais-trabalho. A teoria reflete esse processo, mesmo que reconhea a verdadeira origem da riqueza apenas lentamente. Assim, Marx j na Introduo resume:
O trabalho parece ser uma categoria bem simples. Tambm a ideia sobre ele, em sua generalidade simplesmente enquanto trabalho , muito antiga. Entretanto, concebido nessa simplicidade econmica, o trabalho uma categoria to moderna quanto as relaes geradas por essa simples abstrao. O sistema monetrio, por exemplo, coloca a riqueza de forma inteiramente objetiva, como coisa exterior a si no dinheiro. Frente a esse ponto de vista, foi um grande progresso quando o sistema manufatureiro ou comercial tirou a fonte da riqueza do objeto e colocou na atividade subjetiva o trabalho comercial e manufatureiro , mas ainda compreendendo essa mesma atividade em sua limitao de geradora de dinheiro. Frente a esse sistema est o fisiocrtico, que coloca uma determinada forma de trabalho a agricultura como criadora de riqueza, e o prprio objeto no aparece mais sob a roupagem do dinheiro, mas como produto, como resultado geral do trabalho. Produto esse entendido, dentro ainda da limitao da atividade, como sendo determinado pela natureza produto agrcola, produto da terra par excellence. Adam Smith logrou um imenso progresso ao descartar toda determinidade da atividade geradora de riqueza trabalho enquanto tal, nem o trabalho manufatureiro, nem o comercial, nem o agrcola, mas tanto um como os outros. Com a generalidade abstrata da atividade que cria riqueza, obtm-se tambm a generalidade do objeto definido como riqueza, produto enquanto tal e, novamente, trabalho enquanto tal, porm trabalho pretrito, objetivado. O quanto foi difcil e grandiosa essa passagem, revela-se pelo fato de que o prprio Adam Smith, de tempos em tempos, recai novamente no sistema fisiocrtico [...]. (ibidem, p.38)

76 Crtica Marxista, n.33, p.67-82, 2011.

Implicitamente, fica claro por que Marx no Rohentwurf no se empenhou muito em desenvolver uma incontestvel deduo metdica da forma dinheiro. No era necessria nenhuma grande investigao para mostrar que o dinheiro resulta da troca, mas sim para mostrar que do dinheiro, enquanto a primeira forma de riqueza, desenvolve-se o capital como relao de produo capaz de atrair e aumentar a riqueza, enfim, de constitu-la. Desse modo, a sua fonte real torna-se cada vez mais conhecida pela teoria. Nesse contexto, deve-se discutir tambm o significado do conceito de trabalho criador de valor de troca. O trabalho criador de valor de troca para Marx sempre trabalho criador de riqueza, que sob a gide da propriedade privada sempre resulta em mais-trabalho. A sua caracterizao do trabalho moderno como sendo trabalho abstrato, como trabalho sans phrase, que s no presente se tornou verdadeiro na prtica (ibidem, p.39), baseia-se no mais-trabalho industrial. No contexto da apresentao da transio dos processos de produo, esse trabalho, que a poca moderna tornou verdadeiro na prtica, tambm reproduzido pela teoria e posto no desenvolvimento enquanto tal das categorias. Esse ponto [...] j [est] posto aqui [...] na prpria relao; o conceito correlato implcito na apresentao, a saber, a verdade terica do trabalho, nas definies abstratas de valor de troca, circulao, dinheiro, [entra] ainda mais na nossa reflexo subjetiva (ibidem, p.219). Uma vez que apenas equivalentes so trocados, no surge riqueza, ou mais precisamente: nenhuma riqueza autonomizada frente aos trabalhadores. Somente com a categoria de lucro, e tambm de juros, a riqueza surge como produto do mais-trabalho, mas como essas formas no so decifrveis, o contedo dessas formas no descoberto pelo menos nos seus estgios iniciais. Ele deve ser pressuposto tambm no interior da apresentao como sendo apenas em si ou para ns: ele entra em nossa reflexo subjetiva. Indiferente se em si ou posto, o conceito de trabalho criador de valor de troca , de todo modo, uma definio provisria e no resolve o problema de como conceber o contedo dessas formas. Ele fica mais claro ao longo da tematizao por Marx da contraposio entre trabalho e capital no Rohentwurf, em que descrito o carter desse trabalho que se tornou verdadeiro na prtica. Em conformidade com a sua apresentao dialtica das categorias, Marx procura desenvolver dialeticamente tambm o conceito de trabalho, de forma anloga ao conceito de capital, enquanto totalidade e abstrao.
O ltimo ponto sobre o trabalho para o qual se deve chamar a ateno que ele, tal como se defronta ao capital, o valor de uso contraposto ao dinheiro posto pelo capital, no este ou aquele trabalho, mas trabalho simplesmente, trabalho abstrato; absolutamente indiferente em relao sua particular determinidade (Bestimmtheit), mas capaz de toda determinao (Bestimmung). (ibidem, p.218)

Assim como o dinheiro enquanto capital em contnua mudana de forma (na sua circulao) mostra-se como algo geral, o um entre os muitos que pode ser
Que mtodo Marx ocultou? 77

esse ou aquele, e do mesmo modo ser no esse nem aquele; assim tambm deve ser pensado o trabalho contraposto ao capital.
A substncia particular em que consiste determinado capital deve naturalmente corresponder a trabalho como algo particular; mas como o capital enquanto tal indiferente a cada particularidade de sua substncia, e tanto a totalidade como a abstrao de todas as suas particularidades, igualmente o trabalho contraposto a ele tem em si, subjetivamente, a mesma totalidade e abstrao. (idem)

A ltima parte da frase plena de consequncias. Marx enfatiza que isso ocorre somente na sociedade industrial e no no
trabalho de guildas, no das manufaturas, por exemplo, em que o prprio capital ainda conserva uma forma acanhada, no mergulhou completamente em substncia determinada, ou seja, no ainda capital enquanto tal, [e] [...] nem o trabalho aparece mergulhado em sua determinidade; na totalidade e abstrao, como o trabalho que se contrape ao capital. Quer dizer, o trabalho em cada caso algo determinado; mas o capital pode contrapor-se a cada trabalho determinado; a totalidade de todos os trabalhos encontra-se frente a ele 17 em qualquer momento e uma casualidade a qual deles se contrape no momento. (idem)

Marx argumenta da perspectiva do capital em geral, que supe a uniformidade, isto , o duplo carter de todos os capitais individuais cada indivduo unidade do geral e do particular. Mas isso vale tambm para o trabalho? Marx postula que o trabalho contraposto ao capital teria subjetivamente a mesma totalidade e abstrao em si, e fundamenta isso mostrando a mudana do trabalho to logo se incorpora no processo de produo capitalista.
Por outro lado, tanto faz em absoluto para o trabalhador a determinidade do seu trabalho; como tal, ela no lhe interessa, s na medida em que trabalho em geral e, enquanto tal, valor de uso para o capital. Portador de trabalho enquanto tal, isto , do trabalho como valor de uso para o capital, isso que constitui o seu carter econmico; ele trabalhor em oposio ao capitalista. Esse no o carter do arteso, dos membros das guildas etc., cujo carter econmico reside precisamente na determinidade do seu trabalho e da sua relao frente a um determinado mestre etc. Essa relao econmica o carter que o capitalista e o trabalhador portam como os extremos de uma relao de produo desenvolve-se mais pura e adequadamente quanto mais o trabalho perde qualquer carter de arte. A sua habilidade
17 Em grego no original de Marx: em potncia. (N. R.)

78 Crtica Marxista, n.33, p.67-82, 2011.

especial torna-se cada vez mais algo abstrato, indiferente, mais e mais pura atividade abstrata, puramente mecnica, por isso indiferente sua forma particular de atividade; simples atividade formal ou, o que d no mesmo, atividade meramente material, genrica, indiferente forma. (ibidem, p.218 et seq.)18

Aqui duas ideias esto colocadas em uma nica. A genuna definio dialtica do capital, enquanto totalidade e abstrao, pressupe a autonomia do valor que se mantm como algo geral no processo de circulao, seja em unidade imediata com a mercadoria particular, seja sob a forma de dinheiro. Essa a condio de possibilidade para um conceito de capital social conjunto pleno de sentido macroeconmico. O conceito correlato, de um trabalho social conjunto, Marx introduziu na segunda edio, como vimos, mas ele s pde apreend-lo como unidade com a ajuda de um conceito de validade que no pode ser formulado sem recorrer ao processo de circulao. Entretanto, o trabalho que forma a substncia do valor fora de trabalho humana igual. O conjunto da fora de trabalho da sociedade, que se apresenta nos valores do mundo das mercadorias, aqui vale como uma e mesma fora de trabalho humana, embora consista de muitas foras de trabalho individuais (Marx, 1872, p.53). Mas a fora de trabalho individual demonstra o mesmo duplo carter de totalidade e abstrao que caracteriza cada capital singular? Isso assegurado por Marx subjetivamente [o trabalho tem] a mesma totalidade e abstrao em si, portanto, no este ou aquele trabalho, mas o trabalho simplesmente, trabalho abstrato [...] absolutamente indiferente frente sua particular determinidade, mas capaz de toda determinao (Marx, 1857/58, p.218). Mas a sua escolha de palavras diz algo diferente. O conceito dialtico de trabalho como totalidade, como unidade dos muitos, de novo retomada na expresso trabalho simplesmente, trabalho abstrato, que mesmo em sua figura mais abstrata continua sendo trabalho material-concreto ou seja, atividade puramente mecnica [...] simplesmente formal ou, o que d no mesmo, meramente material, atividade enquanto tal (idem). Marx projeta a qualidade especfica da generalidade em processo, percorrida pelo valor na contnua mudana de forma enquanto capital, para o interior do trabalho vivo: o trabalhador, qualquer trabalhador, deve equiparar-se a essa generalidade abrangente; mas isso permanece uma analogia formal. O que Marx no v que primeiro vem a objetividade (Gegenstndlichkeit) de conceito objetivo (objektiv); depois, o movimento mesmo, mas executado de forma consciente como no exemplo de Robinson. Ele procura um conceito dialtico de trabalho como complemento para o conceito dialtico de capital; de fato, porm, ele j se encontra
18 Imediatamente segue a ideia da verdade tornada prtica, que ns conhecemos do captulo sobre o mtodo: Aqui se mostra de novo como a particular determinidade da relao de produo, da categoria capital e trabalho s verdadeira com o desenvolvimento de um modo de produo especfico (Marx, 1857/58, p.219).

Que mtodo Marx ocultou? 79

a caminho da concepo do duplo carter do trabalho. Pois a atividade abstrata, simples, material que mesmo entendida de forma sublimada continua sendo trabalho concreto-fsico: e inclusive se em todos os trabalhos concretos existirem partes que sejam comuns a todos, diferenciando-se na abstrao formal como gasto de crebro, msculo, nervo, ele no adquire por isso nenhuma suprassensibilidade como substncia subjacente unidade social. Como deveria ento ser concebido um conceito dialtico de trabalho que corresponda ao programa marxiano do Rohentwurf ? Ele deve ser desenvolvido como contedo da forma, que de antemo enquanto forma surgida do intercmbio criador de valor de troca engendre, porm, seu prprio contedo, como trabalho criador de valor de troca. Ao mesmo tempo, ele deve corresponder s exigncias desenvolvidas at agora: a forma concebida como algo vlido (e no como coisa), ou seja, tambm o conceito de trabalho deve ser desenvolvido no contexto desse conceito de validez. Com isso, poderia ser resolvido igualmente o programa macroeconmico que Marx s pode formular sempre se referindo ao contedo da forma.19 Lembremo-nos da argumentao de Marx e das premissas das quais partimos no desenvolvimento da forma dinheiro. Marx fala de coisas que aqui no [so] mercadorias antes da troca, mas [...] apenas por meio dela; entretanto, ele precisa: essas coisas so produtos e a troca troca direta de produtos. So produtos de trabalho, portanto, trocados por outros produtos produtos de trabalhos particulares como excesso de produo. Isso significa, porm, que o trabalho particular gerador dessa terceira mercadoria vale como trabalho geral no interior da equiparao, na qual essa forma natural vale como forma da conversibilidade imediata e generalizada. Por seu turno, os muitos produtos de trabalhos particulares valem como particularizaes de um trabalho comum na sua equiparao. No apenas os produtos, mas tambm o prprio trabalho que lhe d origem torna-se nesse processo de equiparao movimento que corre no sentido contrrio quele em que pensado a particularizao do geral, dos muitos em um; em oposio ao trabalho particular da terceira mercadoria, que s vale como trabalho geral, e assim, como o um dos muitos, torna-se unidade dos muitos trabalhos particulares. A forma dinheiro supondo que o ouro o que vale como forma da permutabilidade generalizada e imediata ao mesmo tempo um montante: ento o montante de ouro vale como um montante de dinheiro. O trabalho produtor de ouro produz igualmente um
19 O trabalho humano abstrato dispndio de fora de trabalho humana, mas a fora de trabalho humana aqui vale [itlico de Helmut Reichelt] apenas como parte da fora de trabalho social e por isso a medida de seu dispndio no pode ser encontrada na fora de trabalho individual, mas nas relaes em que ela atua como parte integrante da fora de trabalho social (Marx, 1872, p.31). Marx afirma de maneira ainda mais clara na verso definitiva dessa frase na segunda edio: O conjunto da fora de trabalho da sociedade que se apresenta nos valores do mundo das mercadorias aqui vale como uma e a mesma fora de trabalho humano [itlico de H.R.].

80 Crtica Marxista, n.33, p.67-82, 2011.

montante de dinheiro, e na equiparao ocorre a inverso na qual todos os trabalhos particulares equivalem ao geral, apresentando-se apenas como particularizaes desse trabalho. Que Marx tinha em vista tal situao, pode depreender-se de uma formulao de Para a crtica:
O tempo de trabalho que se apresenta no valor de troca tempo de trabalho do indivduo, mas do indivduo sem diferena para com os demais indivduos, para com todos os indivduos, na medida em que realizam trabalho igual [...] isso uma grandeza social [o produto, H. Reichelt] apenas na condio de grandeza comum [...] como se os diferentes indivduos tivessem juntado seu tempo de trabalho e apresentado em diversos valores de uso os diferentes quanta do tempo de trabalho posto socialmente sua disposio. De fato, o tempo de trabalho do indivduo o tempo de trabalho que a sociedade necessita para apresentar um valor de troca determinado. (Marx,1859, p.19 et seq.)

Daqui apenas um passo para a fundamentao de reflexes macroeconmicas: suponhamos (com Marx) que a concorrncia domine somente no capitalismo e que s com isso ocorra tambm uma permanente reduo a tempo de trabalho socialmente necessrio; ento, no apenas um montante de ouro vale de imediato como um montante de dinheiro, e um montante maior de ouro, um montante maior de dinheiro, mas tempo adicional de trabalho empregado mais-tempo de trabalho produz um montante de ouro adicional e quanto mais ouro produz, precisamente o equivalente a ouro, maiores sero tambm os montantes de valor. Mas o que significa aqui montante de valor? Com isso no camos de volta na terra de ningum macroeconmica dos economistas e nos movemos em um mundo de conceitos no explicados, tal como correntes de valor, volumes de valor, massas de valor? A gelatina de Marx, como cristalizao de trabalho humano abstrato o dispndio de crebro, msculo, nervo foi criticado como algo metafrico, no qual a representao do valor apresentada como conceito de valor: uma vez que abstraia de todo o trabalho concreto, portanto, tambm do tempo de trabalho mdio necessrio para a produo de um valor de uso, o terico fica com um montante abstrato de trabalho, tempo de trabalho geral objetivado. Esse resultado da abstrao deve se dar, caso se pressuponha (com Marx) um valor pr-monetrio. Na cincia econmica, permanece sem explicao com qual significado essas palavras devem ser relacionadas. Pois, caso se fale de montantes de valor, isso implica um mltiplo de uma unidade. Mas de qual unidade se trata? Da no explicada unidade de valor da moeda? Como o enigma no pode ser decifrado, ele foi banido do universo do discurso econmico mas reintroduzido, de maneira incgnita, sob a inofensiva expresso unidade de conta.20
20 Ver Joseph A. Schumpeter: no h pista alguma de qualquer derivao ou fundamentao [do uso do dinheiro como unidade de conta, H.Reichelt] (Schumpeter, 1954, p.206).

Que mtodo Marx ocultou? 81

Do mesmo modo, no se pode renunciar ao emprego dessa expresso. E quando seu uso fundamentado, ele legtimo e pleno de sentido. Ele fundamentado, quando sua gnese decifrada: enquanto representao, originada do processo de posio da equivalncia, de um valor intrnseco, existente objetivamente, dos objetos trocados que se expressa como dinheiro. Enquanto montante de valor, ele indica a equivalncia do trabalho particular, reduzido pela concorrncia contnua a tempo de trabalho socialmente necessrio; como tal ele est na base da macroeconomia, forma o pressuposto de uma adio de massas de valor para formar a unidade do produto social. Referncias bibliogrficas
ADORNO, Theodor W. Gesammelte Schriften Band 8, Soziologische Schriften I. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1972. BIDET, Jacques. The Dialecticians Interpretation of Capital on Christopher Arthur: The New Dialectic and Marxs Capital. In: Historical Materialism, v.13, 2005. FRIEDRICH, Horst. Hegels Wissenschaft der Logik: Ein marxistischer Kommentar. Berlim, 2000. GHLER, Gerhard. Die Reduktion der Dialektik durch Marx: Strukturvernderungen der dialektischen Entwicklung in der Kritik der politischen Oknomie. Stuttgart, 1980. HEINRICH, Michael. Die Wissenschaft vom Wert. Die Marxsche Kritik der politischen konomie zwischen wissenschaftlicher Revolution und klassischer Tradition. 2a. Mnster: Westflischer Dampfbott, 1999. MARX, Karl. konomisch-philosophische Manuskripte. In: MEW (Marx Engels Werke), v.40. Berlim, 1844. . Grundrisse der Kritik der Politischen konomie: Rohentwurf. In: MEW, v.42. Berlim, 1857/58. . Zur Kritik der Politischen konomie. In: MEW, v.13. Berlim, 1859. . Briefe an Engels. In: MEW, v.30. Berlim, 1861. . Das Kapital: Kritik der Politischen Oknomie, v.1. In: MEGA II, 6. Berlim, 1862. . Das Kapital: Kritik der Politischen Oknomie, v.1. In: MEGA II, 5. Berlim, 1867. . Das Kapital: Kritik der Politischen konomie, v.1. In: MEW, v.23. Berlim, 1872. . Das Kapital, v.3. In: MEW, v.25. Berlim, 1894. . Gesamtausgabe (MEGA), Zweite Abteilung, Das Kapital und Vorarbeiten. Berlim, 1975. MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Briefe. In: MEW, v.29. Berlim, 1858. MEANEY, Mark E. Capital as Organic Unity: The Role of Hegels Science of Logic in Marxs Grundrisse. Londres, 2002. SCHUMPETER, Joseph A. Dogmenhistorische und biographische Aufstze. Tbingen, 1954. SEKINE, Thomas T. The Dialectic of Capital: A Study of the Inner Logic of Capitalism. York University, 2v., 1983. . An Outline of the Dialectic of Capital. Suffolk, 2v., 1997.

82 Crtica Marxista, n.33, p.67-82, 2011.

Potrebbero piacerti anche