Sei sulla pagina 1di 74

Nmero 4 fevereiro/maro 2012

Lercio Horta e Denise Greco Ary Amarante Augusto Valente Denise Carraro
NATUREZA

VIAGEM

TCNICA

Cassiano Bellon Dimitrius Kolovos


PORTFOLIO

Monique Cabral

Phototravel 02
Editor-chefe & Editor de Arte: Ary Amarante ary@phototravel.com.br rea comercial & divulgao: Denize Serafim denize@phototravel.com.br Marcelo Faustino marcelo@phototravel.com.br Colaboraram nesta edio: Ary Amarante, Augusto Valente, Cassiano Bellon, Denise Carraro, Denise Greco, Dimitrius Kolovos, Lercio Horta, Monique Cabral, Direco de Arte: Iva Santana Atendimento ao leitor: info@phototravel.com.br Site para download: www.phototravel.com.br na prpria Home, ou na Seo Phototravel / Revista.

nesta edio
03 Editorial 04 Tcnica - Fotos de Ao
por Dimitrius Kolokos

12 Foto de Natureza
por Augusto Valente

22 Viagem - Wakatobi 39 Portfolio

por Lercio Horta - Denise Greco

por Monique Cabral

46 Viagem Africa
por Denise Carraro

57 Tcnica - Fotos Still


por Cassiano Bellon

62 Viagem - Tailndia
Phototravel uma publicao on-line bimestral e gratuita da Phototravel POMACANTHUS FOTO & AVENTURA LTDA-ME
por Ary Amarante

Os artigos assinados refletem a opinio dos seus autores, e no representam necessariamente a opinio desta Revista ou da Phototravel. Capa: Larcio Horta / Denise Greco

Phototravel 03
foto: Ary Amarante

editorial

A quarta edio da Phototravel traz um design diferente, graas entrada da designer Iva Santana em nossa equipe, como diretora de arte. Para ns da Phototravel motivo de orgulho ter a cada dia mais pessoas com embasamento tcnico interessadas em participar do nosso projeto de uma revista de fotografia e viagens que concilia ao mesmo tempo arte, informao, narrativas, opinies. A Iva a responsvel por apresentar a vocs leitores, nesta edio, esse novo visual. Bem vinda Iva! Nesta edio Denise Carraro nos conta sobre sua experincia em um safri na frica, atrs dos chamados Big Five, os grandes mamferos das savanas africanas. Augusto Valente nos fala das aves das nossas matas, e mostra belas fotos e dicas para quem quer se aventurar na fotografia de aves, uma vertente da foto de natureza que a cada dia ganha mais adeptos. Dimitrius Kolovos em sua segunda participao nos brinda com uma aula de fotografia de ao; o registro do movimento, do instante, seja congelado, seja fluido; o movimento mostrado como s a fotografia pode mostrar. E do movimento ao totalmente imvel: Cassiano Bellon nos traz a primeira parte de uma aula de still, a arte de se fotografar objetos; vocs vero que belas fotos podem ser feitas com recursos simples, desde que com a tcnica adequa-

da. Denise Greco e Larcio Horta viajaram em um cruzeiro especfico de mergulho pelas ilhas da Indonsia;e sua narrativa em texto e imagens nos leva a bordo com eles. Eu desta vez fiquei em seco com minha cmera, e apresento a primeira parte das fotos de uma recente viagem Tailndia: Um mercado flutuante, diferente extico. E por fim a fotgrafa carioca Monique Cabral nos mostra seu portfolio, com fotos premiadas que em sua maioria mostram as belezas e cotidiano do Rio de Janeiro. Phototravel Web Magazine: Revista virtual gratuita, bimestral, para o pblico amante de fotografia, de viagens, de mergulho, de aventura, de natureza. A fotografia a nossa viagem!

Ary Amarante

* Lente Canon EF-S f/4 17-85mm IS USM (ISO 100 f/5.6 1/60)

Phototravel 05

tcnica
O impacto da abertura e ISO na fotografia de ao
Vivemos cercados por movimentos, e saber a melhor maneira de captur-los sempre um desafio para um fotgrafo. Nesse tutorial vamos explorar algumas tcnicas de fotos de ao e mostrar como possvel obter excelentes resultados. Existem duas maneiras bsicas de tirar uma foto de ao: fotografar uma imagem embaada, que transmite a sensao de movimento, ou uma congelada, para mostrar o exato momento da ao. Para fotografar momentos de ao necessrio entender uma srie de tcnicas e prticas que sero executadas com a sua cmera. Este tutorial abranger:

por Dimitrius Kolovos fotos de ao

* Impacto da abertura e ISO * Tempo de exposio * Prtica do Panning * Estabilizador de imagem * Fotografia de esportes * Experimentar e descobrir * Vdeo fotografia Se voc configurar sua cmera para maior velocidade, uma menor quantidade de luz ir alcanar o sensor e a imagem ficar subexposta. Para compensar isso voc pode aumentar a configurao da ISO ou, caso queira/possa investir, precisaria de uma lente de maior abertura para ser mais efetivo (por exemplo, uma f/2.8). Uma lente de maior abertura permitir que voc configure sua cmera para uma velocidade maior dentro de uma exposio mais adequada. Muitas lentes primrias (sem zoom) tem abertura de f/2.8 ou ainda maior

* Lente Canon EF-S f/4 17-85mm IS USM (ISO 100 f/5.6 1/60)

e so bastante usadas entre os fotgrafos de esportes. Se voc no tem uma lente dessas e no pretende investir em uma (pois so geralmente carssimas!), pode tentar fazer o setup da ISO maior, fazendo com que o sensor de sua cmera fique mais sensvel luz. O lado ruim de aumentar a ISO ser a granulao na foto (noise pontos granulados de outros tons em toda imagem e mais visveis em tons de azul). As cmeras atuais possuem um ajuste que permite que essa granulao seja reduzida nos casos do uso de ISO de valor elevado. Em outros casos, softwares de edio de imagens como Adobe Photoshop, Adobe Lightroom e Apple Aperture possuem opes para reduzir essa granulao.

Tempo de exposio
Para entender a melhor maneira de tirar fotos de ao, importante perceber o movimento em termos de tempo de exposio. Se o seu assunto est absolutamente parado e sua cmera montada em um trip, a velocidade do diafragma no to importante. Ou seja, 1 segundo ou 1/1000 segundo ter um resultado similar pelo menos em termos de nitidez. Agora imagine um cachorro correndo em uma linha horizontal em relao a sua cmera, tipicamente em torno de 16 km por hora. Em 1 segundo isso ir cobrir quase 5 metros. Se o seu tempo de exposio for de 1 segundo, a imagem do cachorro ficar bastante embaada. Se esse for seu objetivo, isso ser bastante efetivo dando a forte impresso de movimento.

* Lente Canon EF-S f/4 17-85mm IS USM (ISO 800 f/5.6 1/400)

Phototravel 07

* Lente Canon EF f/3.5 - 18-200MM (ISO 3200 f/4.5 1/30)

* Lente Canon EF-S f/4 17-85mm IS USM (ISO 100 f/5.6 1/50)

Usando o mesmo exemplo do cachorro, porm com a velocidade do diafragma em torno de 1/15 segundos, pode ser mais interessante, pois o cachorro ir se mover em torno de 30 cm. Se, por outro lado, voc tem a inteno de fazer o cachorro aparecer congelado ento a sugesto seria tentar a velocidade de 1/1000 segundo para essa mesma situao.

A tcnica do panning consiste em mover a sua cmera acompanhando o assunto em movimento, e funciona melhor se o seu assunto estiver se movendo na mesma direo com a mesma velocidade, como no exemplo acima, da moto numa pista de corrida. Um bom panning faz com que o assunto fique bastante ntido e o plano de fundo embaado(blurred), dando a forte sensao de movimento. Alguns assuntos podem ficar ntidos e embaados ao mesmo tempo. Por exemplo, ao fotografar um pssaro voando, o corpo pode ficar ntido, mas as asas movendo-se para cima e para baixo podem ficar embaadas.

A prtica do panning
Com esta tcnica, a mais utilizada entre os fotgrafos profissionais de esportes e ao, possvel obter uma imagem ntida de um assunto em movimento, mesmo que voc use uma velocidade menor.

Phototravel 08

Dicas:
de extrema importncia encontrar o ngulo mais adequado para fotografar
usando a tcnica do panning. O assunto deve estar sempre com a mesma distncia entre voc e ele durante a foto.

Estabilizador de Imagem
O estabilizador de imagens muito til ao fotografar com lentes teleobjetivas, pois isso reduz drasticamente a possibilidade da imagem sair tremida. Os resultados do estabilizador geralmente so mais perceptveis ao fotografar imagens a longa distncia e assuntos com pouca iluminao.

* Lente Canon EF-S f/4 17-85mm IS USM (ISO 100 f/5.6 1/500)

* Lente Canon EF-S f/4 17-85mm IS USM (ISO 100 f/5.6 1/25)

Mantenha o boto de disparo apertado enquanto acompanha o seu assunto (faa isso de maneira uniforme). Pratique bastante! essencial para que a qualidade de suas fotos usando a tcnica do panning saia cada vez melhor.

Fotografia de esportes
Em esportes onde encontramos mais ao e movimentos. Esportes como, por exemplo, o futebol, que acontece em um grande espao, so mais difceis de

Phototravel 09
cobrir, pois os jogadores movem-se rapidamente, dentro de uma rea extensa. Alm disso, a distncia geralmente muito grande e exige o uso de uma lente teleobjetiva. A vantagem que em muitos casos possvel prever os movimentos: quando os atletas vo correr e para que direo. Voc no precisa estar em um grande evento de esporte para tirar boas fotos. Procure um ginsio local ou um campo de futebol no seu bairro, so locais onde voc poder fazer belas imagens, tanto da torcida, registrando suas emoes, quanto dos jogadores, capturando a garra e a determinao em algum lance. Neste caso, a sua chance de conseguir um ngulo satisfatrio maior do que nos grandes eventos, a no ser que voc tenha o privilgio de carregar consigo uma credencial de imprensa.os resultados, at chegar a uma configurao que voc considere ideal para os seus objetivos.

* Lente Sigma EX f/3.5 10-20mm (ISO 800 f/22 5.0)

* Lente Canon EF f/3.5 - 18-200MM (ISO 100 f/5.6 1/25)

Phototravel 11

Experimente e descubra
A maioria dos fotgrafos de esportes e ao utilizam essas mesmas tcnicas apresentadas neste tutorial para outras ocasies, como por exemplo, fotografar crianas brincando ou avenidas movimentadas durante a noite. Com isso possvel calcular a velocidade da foto e decidir que efeito voc gostaria de apresentar estimando a velocidade e a direo do assunto em relao a sua cmera. Todas as cmeras digitais gravam as informaes de configurao de cada foto, sendo possvel comparar os resultados e suas configuraes. Isso uma excelente fonte de informao para voc aprimorar suas tcnicas, e consequentemente suas chances de acertar vo aumentando em relao ao nmero de tentativas, at que voc chegue a confi-

gurao ideal logo de primeira! O ideal no economizar nas fotos: tirar o mximo que conseguir, utilizando diferentes velocidades e exposies, sempre checando os resultados, at chegar a uma configurao que voc considere ideal para os seus objetivos.

de campo (depth-of-field), isso sem contar o baixo custo comparando-as com as cmeras de filmagem profissional. As aes acontecem ao nosso redor e as oportunidades de captur-las com grandes imagens esto a, no perca essas chances!

rea, com dezenas de publicaes pela BBC e editora Footprint. Seu maior trabalho foi um fotolivro elaborado e desenvolvido em Marrocos, hoje venda nas livrarias de Londres. Hoje em dia, de volta ao Brasil, Dimitrios, tem novos projetos em andamento como um novo livro relatando a cultura da China e um outro mais focado, retratando os aspectos e curiosidade das religies pelo mundo. Seu principal equipamento uma Canon 7D com as lentes: Canon F/2.8 70-200mm L IS USM, Sigma f/3.5 1020mm EX, Canon F/2.8 50mm, Canon EF-S f/4.5 17-85mm IS USM Canon F/3.5 18-200mm IS, alm da unidade de flash Canon Speedlite 580 EX II, GPS hotshoe, filtros, polarizadores e muita paixo por fotografia! e-mail para contato: kolovosd@gmail.com

Vdeo Fotografia
As cmeras atuais possuem sistemas de gravao de imagens, exatamente como uma filmadora e, em muitos casos, com resultados iguais ou ainda superiores. Com sensores de formato grande e a possibilidade de trocar de lentes, a gravao de imagens vem sendo muito difundida entre os fotgrafos, em muitos casos vem sendo usada para criar vdeo clipes e at mesmo filmes. Os diretores costumam gostar muito de usar as funes de profundidade

Sobre o Autor
Dimitrios Kolovos, nascido em So Paulo capital e naturalizado grego, iniciou a carreira como fotgrafo relativamente tarde quando decidiu fazer uma pausa em sua carreira na rea de tecnologia no Brasil e partir para Londres para estudar em 2005. Aps concluir a ps-graduao em fotojornalismo pela conceituada Central Saint Martins em Londres e se filiar a Royal Photography Society, descobriu sua paixo pela fotografia na rea travel photography tendo como inspirao o fotografo Steve Davey, um dos grandes nomes nessa

Phototravel 12

natureza

Uirapuru Laranja

por Augusto Valente vamos passarinhar?

Gara Branca Grande

Phototravel 14

Vamos passarinhar? Esta expresso a princpio estranha vem se tornando cada vez mais comum no Brasil.
Nosso pas tem recebido por ano milhares de turistas estrangeiros que vm especificamente para este fim. muito comum em viagens a lugares como Pantanal, Amaznia, e outros esbarrar com turistas estrangeiros em quantidade muito maior do que brasileiros. No Pantanal, por exemplo, quase 90% dos visitantes vm do exterior. O Bird Watching uma atividade muito comum na Europa e nos Estados Unidos, que movimenta toda uma indstria turstica e de equipamentos, alcanando receitas anuais na casa de bilhes de dlares, No Brasil, a Observao de Aves associada Fotografia ganha novos adeptos a cada dia, e um dos termmetros o aumento da popularidade do site Wikiaves. Atualmente, o site conta com 8.700 associados e um total de 408.500 fotos e sons de aves. Mensalmente, o site ganha uma mdia de 250 novos associados e cerca de 20 mil novos uploads de fotos e sons.

Equipamentos
O ambiente em que as aves vivem o grande desafio para o fotgrafo que deseja fazer o registro destes belos animais. Para ajudar a transpor este obstculo importante ter em mos um equipamento verstil que permita ajustes manuais e preferencialmente com possibilidade de troca de lentes. A melhor opo so as cmeras DSLR, desde a amadora, com um custo em torno de US$ 500, s profissionais, que passam de US$ 5.000.

Tucano Bico Preto

Phototravel 15
Existem tambm alguns modelos de cmeras compactas com boa capacidade de zoom, geralmente utilizadas pelos iniciantes na atividade. Os ajustes manuais de velocidade e abertura so muito importantes, porm existem dois outros pontos aos quais devemos ficar atentos, que so o foco e o ISO. As aves em geral vivem em ambientes de mata fechada com muitas sombras, galhos e folhas, e isso faz com que o sensor de foco fique confuso, no fazendo o foco correto. Por isso o foco manual essencial. As aves so animais inquietos que dificilmente ficam parados e preciso usar velocidades mais altas para poder fazer o registro adequadamente. E como usar velocidades mais altas em ambientes com pouca luz? nesta hora que o ajuste do ISO entra em cena. As cmeras digitais hoje em dia conseguem trabalhar muito bem em ISO mais alto sem provocar rudos na imagem. Particularmente uso ISO 800 em ambientes de mata com pouca luz, pois o que considero ideal para minha cmera que uma DSLR com sensor cropado 1.5x. As cmeras full frame conseguem trabalhar com ISO bem mais elevado devido ao seu maior sensor. Fotografar aves requer uma lente que possibilite uma boa aproximao da imagem, pois dificilmente elas permitem que se chegue muito perto (exceo para os casos de comedouros). O ideal uma lente que tenha pelo menos 300mm de distncia focal e que seja clara, algo em torno de f2.8 e f4, para ajudar a compensar a exposio. Este tipo de lente costuma ser cara e pesada. Normalmente necessrio um trip ou monop para auxiliar. Porm, existem outras opes mais em conta, que so as lentes zoom, 150-500, 100-400, 80400, etc.

Saira 7 Cores

Pintor Verdadeiro

Phototravel 16

Pavozinho do Par

Gara Real

Me da Lua

Phototravel 17

Fmea Topetinho Verde

Phototravel 18

Cigarra do Coqueiro, com foco manual

Ferro Velho

Harpia

Phototravel 19
O flash tambm deve fazer parte da lista de equipamentos. Ele muito til em situaes de baixa luminosidade, assim como em momentos de contra luz. Em geral as aves esto sempre acima de ns e preciso fazer uma medio de luz correta para que o fundo no fique superexposto. importante usar o flash com cuidado, pois dependendo da situao, pode incomodar ou afugentar a ave e at mesmo alterar a cor das penas, como acontece no caso das saras, cujas penas azuis muitas vezes ficam verdes na foto.

Poleiro de Garas

Lugares
No preciso ir muito longe dos grandes centros urbanos para observar e fotografar aves. Muitas cidades tm parques, jardins botnicos e at mesmo condomnios com grandes reas verdes onde possvel praticar esta atividade. No Rio de Janeiro, temos dois fantsticos parques metropolitanos que so bem populares entre os fotgrafos: o Jardim Botnico e o Parque Nacional da Floresta da Tijuca. No Brasil j existem locais como hotis e pousadas que so preparados para receber os adeptos da Observao de Aves, como por exemplo o Hotel do Yp em Itatiaia-RJ, a Reserva Guainumbi em So Luiz do Paraitinga-SP, a Pousada Paraiso em Petrpolis-RJ, o Cristalino Lodge em Alta Floresta-MT, o Pantanal de modo geral, e diversos outros.

Dicas
Quem tiver interesse em conhecer um pouco mais sobre este mundo das aves aconselho a visitar o site www.wikiaves.com.br, que o maior site brasileiro de identificao de aves.

Mimetismo do Bacurau

Phototravel 20
Tucano

Saira 7 Cores: Mudana de cores por causa do uso de flash

Sa Andorinha

Phototravel 21
Ali encontra-se fotos, vocalizao das aves, detalhes de cada espcie e tambm um frum onde possvel tirar dvidas e compartilhar informaes de diversos tipos.
Cardeal

Durante um passeio para observar e fotografar aves importante seguir algumas dicas para se ter sucesso no avistamento e registro: Evite usar roupas de cores chamativas, como vermelho, branco e fluorescentes. D preferncia s cores mais neutras como verde, cqui, e at mesmo camufladas, que iro se misturar ao ambiente; Silncio e movimentos lentos so imprescindveis para se obter sucesso; Fique alerta a tudo que se passa a sua volta, muitas vezes eles esto ao seu lado; As aves ficam mais ativas na alvorada e no entardecer, programe seu passeio para estes perodos do dia.

Gavio Belo

Beija-Flor de Fronte Violeta

Saira 7 Cores

Augusto Valente, Contador por formao fotgrafo de Natureza h 10 anos, comeou esta atividade com fotografias subaquticas tendo ganhos diversos prmios nesta modalidade. Nos ltimos 3 anos tem se dedicado fotografia outdoor, em especial s aves, tendo j realizado expedies a diversos biomas brasileiros como Pantanal, Cerrado, Mata Atlntica e Amaznia. Mais do seu trabalho em www.pbase.com/valente_brasil

Bigaual

Phototravel 22

Phototravel 23

viagem

por Lercio Horta e Denise Greco Navegando em Wakatobi a bordo do Pelagian

Phototravel 24

Phototravel 25

Wakatobi uma das mais de 17000 ilhas da Indonsia. Na verdade, nem uma ilha, mas uma regio formada pelas ilhas Wangiwangi, Kaledupa, Tomia e Binongko, das quais tomou as primeiras slabas para formar um acrnimo e nas quais forma um Parque Nacional Marinho. Riqussimo como se espera de um parque marinho indonsio ele separa os Mares de Banda e Flores. A Indonsia forma um arco de ilhas, que se estendem da Malsia at a Nova Guin, separando os Oceanos Pacfico e ndico. No centro do arco indonsio, ficam Kalimantan (parte da Ilha de Borneo) e Sulawesi esta uma grande ilha de quatro braos, que faz lembrar um polvo. Wakatobi fica na extremidade do brao sudes-

te. Um resort de primeira classe o Wakatobi Dive Resort est instalado na Ilha Tomia. Na verdade, o aeroporto privado que est nessa ilha e as instalaes do resort ficam numa ilhota mais a sudoeste. Em que pese a riqueza do mergulho local, no possvel explorar da todo o Parque, j que a distncia desse ponto at a Ilha de Wangiwangi superior a 80 Km. Assim, o resort lanou um live-aboard: o Pelagian, luxo dos luxos! Um iate de 35 metros (115 ps), equipado com mordomias que o classificaram como o primeiro barco boutique de mergulho do mundo.

Phototravel 27

Roteiro at o Pelagian
A viagem para Wakatobi est muito ligada Ilha de Bali, j que o resort, alm da pista de pouso, possui tambm um servio areo charter privado, que parte de Denpasar (Bali). Assim, o ltimo trecho areo vai da para a Ilha Tomia. No nosso caso, ltimo, depois de 35 horas de vo via Dubai-Jakarta-Denpasar e mais 11 horas de fuso! A equipe de apoio extremamente profissional e atenciosa, tanto na recepo dos clientes, como em eventual programao turstica estendida em Bali. No aeroporto, os clientes do resort e os do Pelagian chegam juntos e so encaminhados para pequenas vans, que os levam para o per. Um barco faz o translado para a ilhota, onde todos almoam juntos. Depois de um descanso, o grupo do live-aboard embarca para ser levado ao Pelagian, que fica atracado prximo a uma extremidade da ilhota. Um grupo de, no mximo, dez privilegiados!

Phototravel 29
Ao embarcar, uma primeira surpresa: dos trs dive masters (DMs), um era indonsio e os outros dois um casal de portugueses Ana e Miguel uma pequena mordomia para nossos ouvidos e uma grande ajuda para nossos mergulhos. Wakatobi costuma ter fama de DMs muito inflexveis... Ana e Miguel, ao contrrio, nos deram liberdade no mergulho! Os pontos de mergulho so atingidos com dois inflveis, que, em geral, no se afastam do Pelagian a ponto de perd-lo de vista. No Tender 1 amos ns dois, mais dois americanos, revezando Ana e Miguel como DM. No Tender 2 iam um casal de americanos, trs japoneses e o DM indonsio. Tender 2 iam um casal de americanos, trs japoneses e o DM indonsio.

Vivendo no luxo
O Pelagian tem cruzeiros de 5, 6 ou 7 dias. Neste ltimo possvel fazer 25 mergulhos em 6 dias. Como opcional, pode-se emendar cruzeiros sucessivos, com desconto no preo final. So cinco cabines, desde a Standard at a Suite Master. Desta vez extrapolamos e ficamos com a Suite Master do cruzeiro de 7 dias. Impossvel descre-

Phototravel 32
ver aqui todo luxo que ela significa! Talvez, vendo o site: http://pelagian. wakatobi.com/home.php Nossas posies, no barco, eram identificadas com o nmero 1. Assim, por exemplo, nossos escaninhos, onde ficavam guardadas as toalhas quentinhas para o retorno de cada mergulho (olha s o luxo!) eram 1A e 1B. Durante muito tempo brincamos com essa inusitada importncia dizendo: Cuidado que sou 1A! ou Cuidado que sou 1B!. As reas sociais sala de jantar, sala de estar, deck de popa, deck de proa, deck superior com solarium e at a sala de montagem das cmeras so todas muito amplas, como se pode ver parcialmente nas fotos 3, 4 e 6. As refeies, verdadeiras delcias gourmet, so intercaladas de saborosas guloseimas entre mergulhos. Boa carta de vinhos. Tambm nesse quesito nada falta!

Phototravel 31

Phototravel 34

O barco navega preferencialmente durante a noite, enquanto dormimos. No primeiro dia no mergulhamos, mas chegamos ilhota de Hoga, prxima da Ilha Kaledupa, para o mergulho da manh seguinte, s 7:00h (com briefing s 6:30h; vida dura!).

Phototravel 35

Phototravel 36

Os amigos e fotgrafos Denise Greco (de amaerelo) & Larcio Horta (de azul) dispensam maiores apresentaes aos entusiastas do mergulho. Com inmeras viagens pelo mundo e diversas matrias publicadas nas revistas especializadas do mercado, ambos j percorreram todos os caminhos que a fotografia submarina apresenta desde ministrar cursos at publicao de livros. Adoraram esta viagem. Ficaram 45 dias mergulhando pelos mares da Indonsia.

Mergulhando no luxuriante
A programao diria de mergulhos se repete, mais ou menos, nos seguintes horrios: 7:00h (caf) 10:30h (almoo) 14:30h 18:00h (jantar). No ltimo dia, os mergulhos se interrompem no almoo, para dar tempo de desgaseificao para o vo de retorno e, pela tarde, somos convidados a visitar a Vila de Lamanggau, com excelentes oportunidades fotogrficas de uma comunidade local. Na manh seguinte, pudemos ficar numa tima sute do resort, para aguardar o vo de retorno a Bali.

Phototravel 37
Os mergulhos? Bem, bastaria dizer que estamos na regio da maior biodiversidade marinha do mundo a Indonsia! Mas, de quebra, essas ilhas mais afastadas oferecem ainda uma visibilidade extraordinria, normalmente superior a 40 metros. Neoprene? Nem pensar! Mergulhamos somente com lycra, no maior conforto... A conseqncia dessa qualidade de gua que os corais e, especialmente, as gorgnias crescem a tamanhos inimaginveis! S comparando com o tamanho do modelo na foto ao lado, para crer. Bem, nada melhor do que as fotos para mostrar o que vimos. Pena que qualquer espao miditico seria pequeno demais para mostrar toda a diversidade que pudemos fotografar. Destaque especial para os mandarins, que so encontro seguro, para essa tripulao que conhece to bem o local e seus habitantes... Um roteiro tpico do cruzeiro de 7 dias pode ser visto no grfico desta pgina, alto direita. O barco percorre, certamente, mais de 200 Km. No nosso caso, fomos pelo lado leste e voltamos pelo lado oeste. Curiosamente, as noites de ida foram extremamente suaves, enquanto uma noite de retorno no lado supostamente abrigado de vento Leste bastante agitada!

Como e quanto?
As reservas podem ser feitas diretamente, ou atravs da Phototravel, info@phototravel.com.br, que montar um roteiro adequado s suas intenes. Recomendamos fortemente associar com uma visita e mergulho em Bali, seja usando os servios prestados pelo resort ou de forma independente. Os preos, por passageiro, vo desde USD 2.150,00 para a cabine Standard em 5 noites, at USD 3.690,00 para a Master Suite em 7 noites. Mais a tarifa area do charter de Bali de USD 485,00 p/p. O uso de Nitrox acrescenta USD 150 (5 noites) a USD 200 (7 noites). Exceto as bebidas, tudo est includo... At mesmo o luxo!

FOTO SUB NO RITMO CERTO


Venha viajar conosco, e veja a diferena entre fotografar a viagem e viajar na fotografia! Nas suas viagens de mergulho, quando voc se concentra para fotografar, fica pra trs, se perde do grupo? Ou o divemaster fica chamando, apressando voc e impedindo a foto? Faa Foto Sub no ritmo certo, com outros fotgrafos sub, com a assessoria qualificada do instrutor Ary Amarante.

info@phototravel.com.br

info@pomacanthus.com.br

Carnaval nos naufrgios PE e AL - Liveaboard Voyager 18 a 25/02/12 Malsia e Indonsia - 03/04 a 19/04/12 Paraty Angra em Liveaboard - Enterprise 31/04-01/05

Bonaire com barco - 01 a 08/09 - SP e 01 a 09/09/12 - RJ Cuba - Jardines de La Reina - 12 a 22/10/12 Baja California - 27/10 a 04/11/12 Revilagiggedo - Liveaboard Solmar V - Dezembro/12

Phototravel 39

portfolio

por Monique Cabral fotgrafa

Phototravel 41

Monique Cabral scia fundadora da Trilharte Fotografia e Aventura.


Muito antes de ser fotgrafa profissional, Monique j procurava o melhor ngulo e luz para suas fotos. Com oito anos de idade ganhou sua primeira mquina, e aos 18, j universitria, realizou sua primeira exposio individual com um ensaio fotogrfico sobre o cotidiano de um circo, a convite da comisso organizadora da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Cincia) em Campinas. Dos tempos da faculdade de Antropologia, na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), restou o olhar aguado para observar o mundo e as pessoas. Com o diploma debaixo do brao, em 1985, Monique Cabral foi viver em Londres e a paixo pela arte de fotografar, a levou para o Royal College of Art, onde fez mestrado em Fotografia Documentria, como bolsista do CNPq. O reconhecimento por todo este trabalho veio durante a estadia na Inglaterra. A conquista de diversos prmios, como o Primeiro Lugar em Fotografia Documental do South Bank de Londres (1988 e 1989), primeiro lugar no concurso de Melhor Fotojornalismo do Sunday Times (1989), e tambm na escolha da Melhor Fotografia em Cores pela fabricante de filmes 3M(1989) enriqueceram o currculo da fotgrafa.

Phototravel 42
Em 1990 Monique retornou ao Brasil, e a experincia adquirida na Europa chamou a ateno do jornal O Globo, que a convidou para trabalhar como reprter fotogrfico. Depois de oito anos no jornal, a fotgrafa decidiu seguir novos desafios, e foi fotografar como Free Lancer para as maiores publicaes brasileiras. Revistas como Veja e Isto , e os jornais do Brasil, Folha e Estado de So Paulo publicaram suas fotografias. Como fotojornalista foi premiada em 1997 com a Melhor Foto de carnaval segundo a Riotur/Arfoc (Associao dos Reprteres Fotogrficos Cariocas) Hoje, Monique Cabral tambm diretora de Fotografia da AFNatura (Associao dos Fotgrafos de Natureza do Brasil) e atua principalmente na organizao de cursos e oficinas de fotografia na Trilharte e parte do seu acervo pode serencontrado nos banco de imagens dos rgos de imprensa citados acima, na Trilharte e na Tyba, no Rio de Janeiro.

Phototravel 44

Exposies individuais:
Retrospectiva Individual
1988 Embaixada Brasileira em Londres. A Natureza do Olhar FotoRio 2005 - Centro Cultural Bolsa de Valores, RJ. A Natureza do Olhar FNAC 2005, Barra da Tijuca, RJ. Olhar Cigano Instituto Cultural Oi Futuro 2006, RJ. Impermanncia FotoRio 2007 - Centro Cultural Correios, RJ. Rio de Paixo Individual 2008 Flamengo, RJ. Japa da Gema Individual 2008 Flamengo, RJ.

Phototravel 46

natureza

por Denise Carraro Sua experincia em um safari

A fotgrafa amadora Denise Carraro conta sua experincia em um safri em busca dos grandes mamferos africanos
Aps uma maravilhosa semana mergulhando em Tofo, Moambique, era hora de buscar a realizao de um sonho. Finalmente iria fazer de novo um safari na frica e dessa vez registrar os famosos Big Five, ou seja, os cinco animais mais difceis de serem caados: elefante, leo, rinoceronte, bfalo selvagem e leopardo. Vou explicar: Em 2006 estive na frica do Sul pela primeira vez e na poca tinha um equipamento fotogrfico muito limitado, sai de l frustrada com as minhas fotos, alm de no ter tido nenhum contato com os felinos.

Phototravel 48

Bem, dessa vez foi diferente, para isso escolhemos a reserva particular do Kapama Game, que fica prximo ao Kruger Park na frica do Sul. Fui preparada para a guerra, munida com a minha Nikon D300s, lente Sigma 150 500 mm e com muitas dicas colhidas na internet para no fazer feio no meu safari fotogrfico. Os safaris acontecem ao amanhecer e ao anoitecer, quando a temperatura mais amena e os animais esto em atividade. Acordamos as 5:00 hs da manh para um pequeno caf e as 5:30 partimos em carros abertos, tipo off road, assim temos uma viso privilegiada em busca dos animais pelas savanas africanas. No h por que ter medo, os animais veem o nosso carro como outro animal de grande porte por isso no somos atacados. S temos que tomar algumas medidas de segurana, como no se levantar, colocar os braos para fora, nada que mexa com a curiosidade dos animais que passam a menos de um metro do nosso carro. Outra dica importante no falar alto para no afastar os animais.

Phototravel 50
Nosso carro atravessava a savana perseguindo pegadas, para isso contvamos com a experincia do nosso guia que ficava sentado a frente do carro, do lado de fora. J em nossa primeira sada encontramos, o imponente rei da selva, no h como negar que foi muito emocionante vermos aquele lindo leo passar ao lado do nosso carro. Depois encontramos uma manada de elefantes, eles pareciam to dceis, mas no se iludam o motorista, assim como o guia, estavam sempre alerta e a primeira reao de irritao do chefe da manada, saamos em disparada, afinal ningum estava ali para enfrentar um elefante furioso. Difcil segurar a ansiedade, a cada passeio encontros inusitados com zebras, girafas, bfalos, rinocerontes, javalis, muitas impalas e aves multi coloridas, em seu habitat natural. Bem, era nosso ultimo safari e ainda no tnhamos encontrado o leopardo, que por no viver em bando se tornava o mais difcil de ser observado. Eis que com a experincia e um pouco de sorte do nosso guia, ns o encontramos!

Phototravel 52

Phototravel 54

Foram poucos minutos e ele, muito arisco, se camuflava entre a savana, mas mesmo assim consegui registrar o ultimo que faltava para realizar o meu sonho, finalmente todos os Big Five estavam devidamente registrados!

WORKSHOPS

&

PASSEIOS FOTOGRFICOS
info@phototravel.com.br

www@phototravel.com.br

Phototravel 57

tcnica
Parte 1
A fotografia still, um dos ramos fotogrficos com maior aplicao comercial. Alm disso, a tcnica pode ser usada para criar fotografias de objetos muito bonitas. Apesar de bastante tcnico, no muito difcil comear a produzir fotografias interessantes pois, quando fazemos still, afasta-se a necessidade de um modelo. Basta ter em mos o objeto a ser fotografado e o mnimo de equipamento, com as vantagens de que o assunto da sua fotografia no cansa, no se move, no reclama, no sente calor, no cobra por hora de trabalho e etc. Outra vantagem da fotografia still dispormos de todo o tempo para

por Cassiano Bellon fotografia Still

que a foto fique exatamente como gostaramos. Entretanto, para alcanar este resultado no basta tempo. preciso saber o que se est fazendo. Ento, para facilitar a vida daqueles que pretendem comear a experimentar estas fotografias, preparamos para vocs as dicas que seguem. Para proporcionar maior controle das variveis que influenciam na fotografia, importante sua realizao em estdio. Mas no precisa se desesperar. Nada de esquipamentos caros ou locaes especficas! Pode parecer mentira, mas um dos ramos mais tcnicos da fotografia tambm aquele que mais se aproveita de improvisaes e adaptaes.

Phototravel 58
No preciso um estdio completo, cheio de acessrios, luzes, fundos e assistentes para conseguir bons resultados. Muitas vezes possvel obter boas fotos usando o seguinte equipamento bsico: Caixa de Papelo; Cartolinas coloridas. Alm dos acessrios acima, outra ferramenta muito til a light tent. Trata-se de uma caixa, com difusores nas laterais e parte superior para permitir a passagem de luz suave e homognea, de forma a eliminar sombras, reflexos do ambiente externo e, de quebra, proporcionar uma bela luz. Melhor que isso, pois fazer uma ligh tent muito fcil. Em menos de 30 minutos possvel montar uma sem maior esforo, e a caixa vai proporcionar possibilidades de luz interessantes. 1. Marque com a caneta 03 janelas na caixa, uma em cada lateral e outra no topo. Cuide para manter papelo o suficiente de cada lado, de forma que a caixa no perca sustentao e fique atento ao tamanho da folha de papel vegetal (a abertura ser toda coberta com o papel). 2. Recorte fora as janelas. 3. Com cuidado para no rasgar o papel, utilizando a fita adesiva, cole uma folha em cada uma das janelas, de forma a cobrir cada uma das aberturas com uma folha. 4. Agora basta colocar a cartolina no interior da caixa e us-la como fundo infinito. E est pronta a a light tent. Improvisado seu estdio, a hora de fotografar. Escolha um objeto interessante e comece a montagem. interferem na sua iluminao; 2. Escolha e posicione o fundo da fotografia (parede, cartolina colorida, tecido e etc.); 3. Posicione o objeto a ser fotografado. Lembre-se de posicion-lo longe do fundo para evitar sombras (De 50cm a 1m metro uma boa distncia para comear); 4. Posicione a cmera no local desejado, enquadre como preferir e desligue o flash embutido pois, via de regra, ele mais atrapalha do que ajuda;

Estdio Caseiro:
02 Lmpadas de Tungstnio 60W ou fluorescentes (o esquema de potncia da fluorescente diferente); Suportes para as lmpadas (abajures, spots, clipes com bocal e etc.); Mesa; Trip (na falta de trip, improvise, use livros grossos e outros apetrechos para acertar a altura e ngulo da cmera); Tecidos brancos e pretos (podem tanto ser usados como fundo ou difusores os brancos); Papel Vegetal (muito utilizado para suavizar a luz); Placas de Isopor;

Light Tent: Artigos Necessrios:


Uma caixa de papelo (no mnimo 40cm a menor medida, para facilitar o manejo no interior); 03 Folhas de papel vegetal; Cartolina; Estilete; Cartolina; Fita Adesiva; Rgua; Caneta para Marcao.

Luz:
1. Posicione e acenda a luz principal. Aps essa etapa, possvel visualizar os efeitos da luz no objeto; 2. Estude a cena, movimente a luz, at encontrar a incidncia que agrade; 3. Experimente colocar tecido branco na frente da lmpada para difundir a luz. Assim as sombras ficam menos marcadas e a imagem menos contrastada.

Ambiente:
1. Escurea o local, fechando janelas (exceto se a luz utilizada for natural), cortinas e apagando as luzes, pois elas

Phototravel 60
Foto 1.

4. Se decidir preencher o lado escuro, posicione a outra lmpada no de forma a incidir sobre o local mais escuro. Tente posicion-la mais distante do que a primeira lmpada, assim possvel manter algumas sombras e contraste luminoso. Caso a primeira luz tenha algum difusor, como o tecido, aplique tambm segunda; 5. Se preferir, utilize uma placa de isopor para rebater a luz primria. Basta coloc-lo em posio oposta da lmpada e bem prxima ao objeto, sem contaminar o quadro.

5. Experimente outros enquadramentos, posicionamento de luz, exposio at estar satisfeito com os resultados. Para ilustrar, mostramos algumas fotografias realizadas com as dicas aqui apresentadas: Foto 1. Para a primeira foto, as flores foram posicionadas prximo janela e utilizamos dois isopores como rebatedores de luz (diminuir as sombras), um fundo de cartolina colorida e a cmera no trip. Foto 2. J a segunda foto, foi realizada com duas lmpadas de tungstnio (60W) montadas em abajures. Uma mais frontal em relao ao objeto e mais prxima e a segunda como preenchimento, mais afastada e lateral. Dois pequenos pedaos de tecido branco para suavizar a luz das lmpadas, tecido preto como fundo, um retalho de placa de acrlico leitoso preto como base ( o que d o reflexo sutil. Essas placas so facilmente encontradas no centro de SP, em lojas es-

Foto:
1. Ajuste o foco (caso no seja possvel no automtico, s usar o manual); 2. Faa a exposio da foto; 3. Talvez seja necessrio utilizar tempo de exposio mais longo. Para evitar que a foto fique tremida utilize o timer de disparo (2 segundos so suficientes); 4. Clique e pronto. Est feita a foto;

Phototravel 61

Foto 2.

Foto 3.

pecializadas em acrlico. Para quem quer economizar, pea retalhos. Tem que dar uma garimpada, mas no difcil encontrar placas que sirvam). A cmera foi posicionada frente, em trip, e modo de disparo temporizado (2s) para evitar que o ato de apertar o boto faa a foto tremida. Foto 3. A ltima foto foi realizada utilizado uma ligh tent caseira e duas lmpadas de tungstnio laterais. Agora abusar da criatividade para montar seu estdio caseiro e fazer as fotos. Aproveite para experimentar diversas composies bem como luzes em ngulos e distncias diferentes! E lembre-se de que como usamos luz contnua, basta mover a luz ou girar o objeto para ver ali, em tempo real, o comportamento da luz. Esta

uma tima forma de se aprender mais sobre o funcionamento da luz e as relaes de sombra na fotografia. Bem, esse o final da parte I. Esperamos ter contribudo com dicas que possam ajudar na explorao desse campo fotogrfico to interessante que o still. Na prxima parte trataremos de situaes mais complexas, envolvendo flash, objetos transparentes, reflexivos, como vidros e metais. Aguardem!

Phototravel 63

viagem

por Ary Amarante Mercado flutuante Damnoen Saduak

Phototravel 64

Na Tailndia, pas de muitos rios e canais tradicionalmente usados para navegao, h vrios mercados flutuantes. A 100 km de Bangkok est o mais famoso deles, o Damnoen Saduak. Enquanto que no canal principal do mercado vrias embarcaes vendem frutas, pequenas lembranas e at mesmo pratos tpicos, no entorno h dezenas de barracas de artesanato, confeces, pinturas e comidas. Os preos so totalmente barganhveis, e faz parte da cultura local se discutir sobre eles. A moeda local o Baht, e 31 Baht valem 1 dolar. Assim, os preos em valores absolutos podem assustar um pouco, mas quando se v que uma mscara linda de madeira pintada pela qual a vendedora pede 500 Bath, e que depois da barganha cai para 300 Bath custa apenas 10 dlares, d vontade de comprar muita coisa...

Phototravel 65

Phototravel 66

Phototravel 67

Phototravel 68

Phototravel 69

O povo tailands, de maioria budista, muito receptivo aos turistas, e as pessoas aceitam ser fotografadas sem reclamar. Crianas riem e acenam, as mulheres no tentam se esconder, como em outros pases da regio, onde a religio predominante muulmana. Fotos feitas com cmera Nikon D7000, lentes Nikon 18-200mm e 1224mm. Na prxima edio, um mercado popular em cima de uma linha ferroviria, ativa... O fotgrafo Ary Amarante tambm instrutor de mergulho e fotografia subaqutica, tema em que publica artigos regularmente em revistas especializadas. um dos scios da escola de fotografia Phototravel School, em So Paulo, alm de editor desta revista. A Phototravel organiza workshops de fotografia subaqutica e convencionais, e tem uma grade ampla de eventos. Visite www.phototravel.com.br ou faa contato via info@phototravel.com.br.

Phototravel 71

Revista de Mergulho Digital GRATUITA. Baixe j a sua !!

www.divemag.org

www.divemag.org

Feita por quem mergulha !!

A PHOTOTRAVEL School foi criada para ser uma Escola de Fotografia e eventos relacionados. Ministramos cursos de Fotografia introdutrios, avanados e de diversas especialidades, inclusive fotografia subaqutica em diversos nveis, sempre com instrutores especialistas em cada modalidade. Organizamos tambm workshops temticos, oficinas de desenvolvimento tcnico e do olhar, e ainda viagens nacionais e internacionais com cunho fotogrfico. A PHOTOTRAVEL tambm trabalha com estdio e produo fotogrfica para eventos como festas de aniversrio, formaturas, casamentos, feiras e outros. A cada evento, uma nova forma de olhar, de viver a fotografia. Em nossa sede temos ampla e aconchegante sala de estar para recebermos nossos amigos e clientes, estdio fotogrfico com luz contnua e flashes para cursos e locao, reversvel em salo para workshops, seminrios, etc com telo e projetor multimdia; duas salas de aula equipadas com quadro branco e TVs de LCD; e temos uma rea de lazer com churrasqueira, para eventos de confraternizao ou comemoraes ps-cursos e ps-viagens. Estamos prximos ao aeroporto de Congonhas em uma rua tranquila para se estacionar.

Visite-nos! Rua Antonio de Macedo Soares, 1883 Campo Belo, So Paulo contatos: +55 11 3807 1883 (So Paulo) e +55 21 3563 1007 (Rio) info@phototravel.com.br
Consulte nosso calendrio de eventos:

www.phototravel.com.br

CURSOS: CMERAS COMPACTAS PARA O DIA A DIA FOTOGRAFIA BSICA FOTOGRAFIA AVANADA COMPOSIO - O Olhar Fotogrfico FOTOMETRIA FLASH EXTERNO

BOOK STILL PAISAGENS MACRO FOTOGRAFIA ADOBE CAMERA RAW ADOBE PHOTOSHOP

FOTOGRAFIA SUBAQUTICA BSICA & AVANADA MASTER DESCOBRINDO A FOTO SUB COM DSLR VIDA MARINHA PARA FOTGRAFOS SUB IDENTIFICAO DE PEIXES MARINHOS

WORKSHOPS: NATUREZA, MERGULHO, PAISAGENS & TEMAS DIVERSOS RELACIONADOS AOS CURSOS

EVENTOS: FESTAS INFANTIS FESTAS DE CONFRATERNIZAO BOOKS OUTDOOR E INDOOR

www.phototravel.com.br
info@phototravel.com.br.

Potrebbero piacerti anche