Sei sulla pagina 1di 8

Universidade Tecnolgica Federal do Paran

UNIVERSIDADE TECNOLGICA FEDERAL DO PARAN

PR

Campus Pato Branco


Laboratrio de Fsica Professor Adriano Correa

LINHAS EQUIPOTENCIAIS

Laboratrio de Fsica III


Curso: Engenharia Mecnica Cdigo: FI23MC Universidade Tecnolgica Federal do Paran Pato Branco

01 Gustavo Colheri Uchida Turma B night_shot@live.com


___________________________________________________
Assinatura

02 Eduardo Carvalho Tabaldi Turma B e-mail: eduardo_tabaldi_@hotmail.com __________________________________________________


Assinatura

03 Bruno Alvim Morgado Turma B e-mail: bam.net@hotmail.com _________________________________________________


Assinatura

04 Joo Paulo Miguel Heinz Turma B e-mail: pitjpmh@hotmail.com _________________________________________________


Assinatura

Pato Branco 2012/01

Resumo
Obter superfcies equipotenciais em uma cuba eletroltica submetida a uma corrente atravs de eletrodos. Fazendo ento um mapeamento dessas superfcies equipotenciais sobre o campo eltrico. Desenvolvendo assim, o conceito de potencial. Palavras chave: superfcie equipotencial, potencial, campo eltrico.

Sumrio

Sumrio ............................................................................................................................ 1
Introduo ............................................................................................................................... 2 Procedimento Experimental...................................................................................................... 3 Resultados e Discusso ............................................................................................................. 4 Concluso................................................................................................................................. 5 Referncias Bibliogrficas ......................................................................................................... 5 Anexos ..................................................................................................................................... 5

Introduo
Campo eltrico e linha de fora: Um campo elctrico o campo de fora provocada por cargas elctricas (eletrons, protons ou ions) ou por um sistema de cargas. Cargas elctricas num campo elctrico esto sujeitas a uma fora elctrica. As cargas de prova positivas encontram-se em movimento dentro de um campo eltrico. A partir da trajetria dessas cargas, traam-se linhas que so denominadas linhas de fora, que tm as seguintes propriedades: Saem de cargas positivas e chegam nas cargas negativas; As linhas so tangenciadas pelo campo eltrico; Duas linhas de fora nunca se cruzam; A intensidade do campo eltrico proporcional concentrao das linhas de fora. O campo eltrico dada pela equao:

A figura abaixo representa a expresso acima para uma carga positiva e uma carga negativa. Figura 1: Representao vetorial do campo de uma carga puntiforme negativa e positiva.

O campo eltrico pode ser definido como um campo de fora em um dado espao, onde quaisquer outra carga podem sofrer influncia quando posta em seu campo de atuao. Atravs de curvas imaginrias, conhecidas comumente pelo nome de linhas de campo, visualiza-se a direo da fora gerada pelo corpo carregado. As caractersticas do campo eltrico so determinadas pela distribuio de energias ao longo de todo o espao afetado. Se a carga de origem do campo for positiva, uma carga negativa introduzida nele se mover, espontaneamente, pela apario de uma atrao eletrosttica.

Pato Branco 2012/01

usual medir essa energia por referncia unidade de carga, com o que se chega definio de potencial eltrico, cuja magnitude aumenta em relao direta com a quantidade da carga geradora e inversa com a distncia dessa mesma carga. A unidade de potencial eltrico o volt, equivalente a um Coulomb por metro. Dado pela relao:

Linhas de superfcie Equipotenciais: Podemos definir essa linha, como sendo todas as linhas que possui em todos os seus pontos, um mesmo potencial eltrico. A linha equipotencial pode tambm ser includa em um espectro de um campo eltrico, tornando-as perpendiculares nos seus pontos de cruzamento. Esta propriedade diz que todas as linha equipotenciais e de fora, quando se encontram, elas se torna perpendiculares entre si, como ser mostrada na figura abaixo. Figura 2: Representao do campo eltrico gerado por um sistema dipolo, e suas linhas de superfcie equipotenciais em tracejado.

Procedimento Experimental
Material Cuba com gua Fonte de tenso Multmetro Dois Eletrodos Papel metrado Quatro cabos condutore

Procedimento experimental Uma cuba redonda colocada sobre um papel metrado, e centrada sobre a origem de um plano cartesiano, que est desenhado no papel. Foi colocado gua e posicionados os eletrodos dentro da cuba, um eletrodo a direita e o outro a esquerda.

Pato Branco 2012/01

Uma corrente constante de 10,0V foi aplicada sobre os eletrodos atravs de uma fonte de tenso em corrente continua. Com o auxilio de um multmetro, foram medidos os pontos onde se encontram as linha equipotenciais, e com os resultados obtidos, desenhamos os pontos no papel quadriculado. Juntando estes pontos e traando uma curva atravs dos pontos de disperso, obtivemos as curvas equipotenciais.

Figura 3: Representao de equipamento do experimento, montado.

Resultados e Discusso
Tabela 1: Coordenadas aproximadas das linhas equipotenciais

Pato Branco 2012/01

Figura 4: Representao do pontos onde foram feita as medies, e a as linhas de superfcie equipotenciais traadas atravs dos pontos e disperso.

Atravs das medies aferidas, foi possvel fazer o mapeamento das linhas equipotenciais, partir do campo eltrico produzido pelos eletrodos conectados a tenso de 10 Volts, conectado pela ponta de prova mvel, mergulhada em uma soluo condutora. Foi constado que a voltagem permanece constante para qualquer ponto distante de um mesmo raio em relao ao eletrodo. No experimento prtico, encontramos muita dificuldade para determinar os valores da voltagem, pois o multmetro utilizado apresentava grandes variaes, isto pode ser explicado pelas condies do equipamento, do ambiente e do ambiente que no estavam em condies ideias, alm dos possveis erros de paralaxe pelo operador.

Concluso
Foi constado que tal campo eltrico permanece constante para qualquer ponto, desde que estes sejam submetidos a uma mesma d.d.p. No experimento prtico, entretanto, o campo variou, uma vez que era impossvel atravs do material e do operador, aferir a preciso necessria, porm, mesmo assim no houve uma discrepncia considervel encontrada em relao teoria experimental. Com esta experincia ns pudemos comprovar a existncia de superfcies equipotenciais, vimos que para o caso de eletrodos pontuais, as superfcies equipotenciais so formadas de maneira concntricas em relao as polos, formando assim uma famlia de circunferncias aumentando de tamanho a medida que se afasta.

Referncias Bibliogrficas
[1] Halliday, Resnick, Fundamentos de Fsica, Vol. 3. Cap. 21 e 22, Cargas Eltricas e Campos Eltricos.

Anexos
A partir desta pginas, esto todos os anexos referente a este experimento. Pato Branco 2012/01

Pato Branco 2012/01

Pato Branco 2012/01

Potrebbero piacerti anche