Sei sulla pagina 1di 3

VITRIA SOBRE A MORTE Ez.

37:1-14

Introduo Falar sobre a morte algo que traz um certo desconforto para as pessoas, principalmente para aquelas que j passaram por esta situao em sua famlia ou mesmo com pessoas prximas. A morte faz cessar todas as oportunidades e se no atentarmos para este assunto, podemos ser tomados de surpresa. Afinal de contas, ela no manda aviso dizendo que vai chegar. O texto fala no somente de morte, mas de uma cena que vai muito mais alm. Um fato que j havia acontecido h muito tempo e que somente os ossos aparecem na viso do profeta Ezequiel. Certamente foi uma cena muito triste e por que no dizer macabra, ver aquele monte de ossos espalhados pelo acampamento. Foi um momento de surpresa e desafiante para o profeta, porm, ele servia ao Deus que poderia fazer uma mudana, seja qual fosse a situao. Ele tem o domnio sobre a morte. 1. A morte um fato natural na vida do ser humano, mas parece que h pessoas morrendo fora do tempo, tendo a sua vida ceifada por satans. O que mais tem levado as pessoas morte em nossos dias? a) Se formos enumerar os meios pelos quais a morte se aproxima ou atinge as pessoas, uma noite inteira seria pouco. b) Acidente domstico, com carro, moto ou bicicleta c) Drogas d) lcool e) Doenas degenerativas f) Assassinatos g) Enfarto e outros.

2. Quantos tipos de morte a Bblia nos apresenta? a) Morte espiritual Quando Deus fez o homem e o colocou no jardim do den, avisou que ele poderia comer de todos os frutos, mas no dia que comesse da rvore do conhecimento do bem e do mal, morreriam (Gn. 2:17), esta a morte espiritual. Paulo tambm fala sobre o assunto. Em Rm. 5:12 diz que a morte passou a todos os homens. b) Morte fsica O homem foi criado para viver eternamente, porm, por causa do pecado ele sofre a consequncia da morte. Rm. 6:23 diz que o salrio do pecado a

morte. Em Hb. 9:27 diz que ao homem est ordenado morrer uma s vez. Isso prova que a morte fsica uma realidade. c) Morte eterna - Em Jo. 3:16 fala que Jesus veio ao mundo para dar vida eterna ao homem e livr-lo da morte eterna. Quem morre fisicamente, estando morto espiritualmente, est destinado morte eterna. Neste caso no h mais soluo.

3. O que pode levar um cristo morte espiritual? a) O afastamento da palavra de Deus - A Bblia o nosso alimento, se no a lemos, cairemos numa fraqueza e podemos morrer de inanio. b) Afastamento da orao c) A falta de temor a Deus d) No frequentar a casa do Senhor. e) Colocar Deus em segundo plano. Primeiro o meu lazer, depois Deus. Primeiro a diverso, depois a devoo.

4. O que o profeta Ezequiel deixa a entender quando ele responde para o Senhor se os ossos podem reviver e diz: Senhor Deus, tu o sabes. V.3 a) Est muito claro que ele coloca a sua limitao de frente. Mostra que no consegue humanamente ver soluo para aquela situao. V impossibilidades diante de seus olhos. b) Tambm podemos encontrar ele dizendo que Deus era conhecedor de tudo e poderia fazer tudo. Colocou Deus naquela situao. c) Muitas vezes nos deparamos com situaes at inferiores a do profeta, e nos lanamos nos braos do desespero, no colocando o Senhor frente. Isto faz muita gente desistir e se afastar da presena do Senhor.

5. Voc tem sido alvo da morte ou alguma rea da sua vida est sepultada e precisa do sopro do Esprito de vida? Sua vida um vale de ossos secos ou voc est vivendo num vale de ossos secos? Existe na sua vida algo que est precisando ressuscitar? a) Amado lder, este um momento em que muitas pessoas podem abrir o corao e ser um momento de cura. Voc precisa orar, durante o dia, pedindo ao Senhor que traga uma direo clara para esta noite. b) Deixe a clula compartilhar por um pouco e depois, caso haja oportunidade, voc mesmo lance algumas reas que podem estar presas para, assim, incentiv-los a

compartilhar. Ex: morte na vida financeira, na vida devocional, no testemunho, nos projetos do ano 2009, no ministrio, na famlia e na sade. c) Leve leo para ter um momento de uno, declarando a palavra do profeta: Vem dos quatro ventos, esprito, assopra sobre estes ossos para que vivam. NOTA: Faa esta uno aps a ltima pergunta, depois do momento do apelo. d) Se for possvel, cante ou mesmo leve um micro sistem para tocar a msica da Ludmila Ferber Vale de ossos secos ou alguma cano semelhante.

6.

Voc tem medo da morte? Se voc morrer hoje, poderia dizer com certeza que vai se encontrar com Jesus? Este um momento bem especial para fazer apelo. H muitas pessoas nas clulas que ainda no aceitaram a Jesus ou aceitaram, mas vivem uma vida sem compromisso e, por isso, acham que se morrerem hoje no vo para o cu. Este um momento muito importante para levar as pessoas a abandonarem o pecado e se comprometerem com Jesus.

tambm um momento muito importante para reafirmar a f daqueles que j aceitaram a Jesus, mas so tentados a imaginar que podem no ir para o cu porque cometem um ou outro pecado de vez em quando. Lembre a todos que ns no vamos para o cu por aquilo que ns fazemos ou fizemos. Ns vamos para o cu por aquilo que Jesus fez por ns, ou seja, morreu em nosso lugar, pagou o preo do nosso pecado e garantiu a nossa vida eterna com o Pai na eternidade. Lembre que o pecado nos afasta da comunho com Deus, por isso, precisamos confessar o mais rpido possvel quando pecarmos. Mas, deixe bem claro que quem tem Jesus como salvador, se morrer agora, vai se encontrar com o Senhor no cu. Termine orando pelos indecisos, pelos que aceitaram e para que ningum se afaste de Jesus. Ore tambm sobre 2010 e profetize vida sobre todos e salvao de muitas pessoas nas clulas.

Potrebbero piacerti anche