Sei sulla pagina 1di 9

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIACICA SECRETARIA DA ADMINISTRAO ESTADO DO ESPRITO SANTO

REF. EDITAL N 01/2010 CONCURSO PBLICO

INSTRUES
Voc est recebendo do fiscal um Caderno de Questes com 40 (quarenta) questes numeradas sequencialmente que compem a prova objetiva. Composio da Prova:
QUANTIDADE DE QUESTES 01 a 15 16 a 25 26 a 40 MATRIA Lngua Portuguesa Informtica Conhecimentos Especficos

Voc receber, tambm, a Folha de Respostas personalizada para transcrever as respostas das questes da prova objetiva.

ATENO
1. proibido folhear o Caderno de Questes antes da autorizao do fiscal. 2. Aps autorizao, verifique se o Caderno de Questes est completo, sem falhas de impresso e se a numerao est correta. Confira tambm se sua prova corresponde ao cargo para o qual voc se inscreveu. Caso haja qualquer divergncia, comunique o fato ao fiscal imediatamente. 3. Confira seu nome completo, o nmero de seu documento e o nmero de sua inscrio na Folha de Respostas. Caso encontre alguma divergncia, comunique o fato ao fiscal para as devidas providncias. 4. Voc dever transcrever as respostas das questes objetivas, que ser o nico documento vlido para a correo das provas. O preenchimento da Folha de Respostas de inteira responsabilidade do candidato. 5. Para realizao da prova o candidato dever utilizar caneta esferogrfica transparente, com tinta de cor azul ou preta. 6. Leia atentamente cada questo da prova e assinale, na Folha de Respostas, a opo que a responda corretamente. Exemplo correto da marcao da Folha de Respostas: 7. A Folha de Respostas no poder ser dobrada, amassada, rasurada ou conter qualquer marcao fora dos campos destinados s respostas. 8. Na correo da Folha de Respostas, ser atribuda nota 0 (zero) s questes no assinaladas, que contiverem mais de uma alternativa assinalada, emenda ou rasura, ainda que legvel. 14. 13. 12. 11. 10. 9. Voc dispe de 4h (quatro horas) para fazer a prova, incluindo a marcao da Folha de Respostas. Faa-a com tranquilidade, mas controle seu tempo. Voc somente poder deixar definitivamente a sala de prova aps 60 (sessenta) minutos de seu incio. Voc poder levar o Caderno de Questes consigo devendo, obrigatoriamente, devolver ao fiscal a Folha de Respostas assinadas aps decorridos 4h (quatro horas). As provas estaro disponibilizadas no site da FAFIPA

(www.fafipa.org/concurso/), a partir da divulgao do Gabarito Preliminar. O candidato poder anotar o gabarito no verso da capa da prova e levar consigo. Os 03 (trs) ltimos candidatos da sala s podero sair juntos e aps a conferncia de todos os documentos da sala e assinatura do termo de fechamento. Durante a prova, no ser permitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, nem a utilizao de livros, cdigos, manuais, impressos ou anotaes, calculadoras, relgios, agendas eletrnicas, pagers, telefones celulares, BIP, Walkman, gravador ou qualquer outro equipamento eletrnico. A utilizao desses objetos causar eliminao imediata do candidato. Os objetos de uso pessoal, incluindo telefones celulares, ser desligados e mantidos dessa forma at o entrega da Folha de Respostas ao fiscal. Qualquer tentativa de fraude, se descoberta, implicar em imediata denncia autoridade competente, que tomar as medidas cabveis, inclusive com priso em flagrante dos envolvidos. devero

trmino da prova e

EDT02

www.pciconcursos.com.br

FOLHA PARA ANOTAO DAS RESPOSTAS DO CANDIDATO

QUESTO RESP.

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

QUESTO RESP.

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

www.pciconcursos.com.br

LNGUA PORTUGUESA
O poeta da bola
Mariana Silva

QUESTO 01 Armando trouxe consigo a indelvel marca do brasileiro, tendo como caracterstica marcante a obstinao pela qualidade de seu ofcio, sem deixar de lado a candura e a humildade de nosso povo. Um sinnimo da expresso indelvel, no texto, eterna. invejvel. cabiada. pretensiosa. efmera.

Quero prestar uma homenagem a um conterrneo que fez do seu ofcio uma aula de poesia, classe e profundidade. Armando Nogueira, acriano e, assim como eu, filho de pais cearenses, aos 17 anos deixou nossa terra natal para deslumbrar-se com as belezas do Rio de Janeiro e ali fazer histria no jornalismo brasileiro. Armando morreu no dia 29, e desde ento quero lembr-lo neste espao, mas uma agenda muito intensa vinha me impedindo de faz-lo. No que eu entenda muito de futebol, mas o suficiente para saber que ele sempre foi considerado um dos maiores seno o maior cronistas esportivos brasileiros. Ao lado de Nelson Rodrigues e Mrio filho, ele encarnou, como nenhum outro, a alma do torcedor brasileiro. Armando trouxe consigo a indelvel marca do brasileiro, tendo como caracterstica marcante a obstinao pela qualidade de seu ofcio, sem deixar de lado a candura e a humildade de nosso povo. Teve a sorte de, na juventude, ver florescer a magia de um Pel, para quem cunhou a definio cabal: De to perfeito, se no tivesse nascido gente, teria nascido bola. O gosto pelo futebol tem lugar especial e cativo em minhas memrias infantis. Conforme j relatei aqui, nas noites de Ano Novo, e somente quando calhava de aparecer a lua cheia sobre os cus do seringal Bagao, onde passei minha infncia e adolescncia, meu pai fabricava uma bola feita de puro ltex o que conferia ao jogo caractersticas mais ldicas que esportivas para jogarmos aguardando o novo ano. ramos meninas bailando e pulando sob a luz do luar, em busca daquela esfera branca, mgica, a nos enfeitiar. Como cronista, poeta ou jornalista, o Mestre Armando Nogueira como era chamado por todos pde revelar a sensibilidade de um homem tenazmente fiel aos valores que possua. No poderia, portanto, deixar de voltar seu olhar to aguado, como doce, ecologia. Em uma de suas ltimas visitas ao Acre, em 2003, quando recebeu vrias homenagens do governo e do povo acriano, Armando Nogueira revelou suas preocupaes acerca da poluio das guas, bem como em relao destruio da Floresta Amaznica: O Acre um pedao da floresta onde se concentra a riqueza mais importante do sculo que se abre, que a gua. Por isso o Acre deixa de ser um Estado para ser uma causa. Armando j disse certa vez que o Acre uma magia, um mistrio. Concordo com ele integralmente. E ao relembrar sua trajetria e refletir sobre sua vida fecunda, posso enxerg-lo junto a mim e s minhas irms, em meio floresta, no como gente, mas agora como bola, divertido e irrequieto, quicando cada vez mais alto, at alcanar o cu. Recomendo a leitura do texto que Armando escreveu aps sua visita ao Acre, em 2003: O reencontro da infncia reproduzido pelo jornalista acriano Altino Machado, colega tambm aqui no Terra Magazine.
Disponvel em http://www.minhamarina.org.br/blog/artigos/page/5/. Acesso em 8 jan 2011.

(A) (B) (C) (D) (E)

QUESTO 02 Teve a sorte de, na juventude, ver florescer a magia de um Pel, para quem cunhou a definio cabal: De to perfeito, se no tivesse nascido gente, teria nascido bola. O sinnimo da expresso cabal, no texto, simples. curta. perfeita. breve. resumida.

(A) (B) (C) (D) (E)

QUESTO 03 Assinale a alternativa correta quanto ortografia. (A) Suficiente suficincia (B) Infncia infnte (C) Adolescncia adolescnte (D) Amaznia amaznense (E) Econmico econmia QUESTO 04 Como cronista, poeta ou jornalista, o Mestre Armando Nogueira como era chamado por todos pde revelar a sensibilidade de um homem tenazmente fiel aos valores que possua. Um antnimo da palavra tenazmente, no texto, instavelmente. aferradamente. duramente. fortemente. obstinadamente

(A) (B) (C) (D) (E)

QUESTO 05 Como cronista, poeta ou jornalista, o Mestre Armando Nogueira como era chamado por todos pde revelar a sensibilidade de um homem tenazmente fiel aos valores que possua. A forma verbal pde, se conjugada em todas as pessoas desse mesmo tempo e modo, apresentar as seguintes formas: posso, podes, pde, pudemos, podeis, podem. posso, podes, pde, pudemos, pudestes, puderam. pude, pudeste, pde, podemos, podestes, puderam. pude, pudeste, pde, pudemos, pudestes, puderam. pude, pdeste, pde, podemos, podestes, poderam.

(A) (B) (C) (D) (E)

CARGO: AUXILIAR ADMINISTRATIVO

-3-

www.pciconcursos.com.br

QUESTO 06 Quero prestar uma homenagem a um conterrneo que fez do seu ofcio uma aula de poesia, classe e profundidade. Todas as palavras abaixo so sinnimas da palavra conterrneo, EXCETO compatriota. paisano. compatrcio. terrants. concidado.

(A) (B) (C) (D) (E)

QUESTO 11 Todas as palavras corretamente, EXCETO (A) des lum brar. (B) obs ti na o. (C) nas ci dos. (D) i rre qui e to. (E) ce a ren ces.

abaixo

esto

divididas

QUESTO 07 Armando trouxe consigo a indelvel marca do brasileiro... O plural de indelvel indelevls. indelveis. indelvis. indelveles. indelevis.

QUESTO 12 Em uma de suas ltimas visitas ao Acre, em 2003, quando recebeu vrias homenagens do governo e do povo acriano, Armando Nogueira revelou suas preocupaes acerca da poluio das guas, bem como em relao destruio da Floresta Amaznica... A forma diminutiva destruio destruiozinhas. destruieszinhas. destruiezinhas. destruieszinhas. destruiozinhas. e plural do substantivo

(A) (B) (C) (D) (E)

(A) (B) (C) (D) (E)

QUESTO 08 No poderia, portanto, deixar de voltar seu olhar to aguado, como doce, ecologia. Todas as palavras abaixo podem substituir a palavra aguado, no texto, EXCETO rgido. exasperado. agudo. afiado. apurado.

(A) (B) (C) (D) (E)

QUESTO 13 Assinale a alternativa cujas palavras so acentuadas pela mesma regra de acentuao grfica. (A) To seno (B) J guas (C) guas mgica (D) Irms relao (E) Ltex indelvel QUESTO 14 E ao relembrar sua trajetria e refletir sobre sua vida fecunda, posso enxerg-lo junto a mim e s minhas irms, em meio floresta, no como gente, mas agora como bola, divertido e irrequieto, quicando cada vez mais alto, at alcanar o cu. A forma diminutiva e plural do substantivo irms irmezinhas. irmzinhas. irmizinhas. irmszinhas. irmozinhas.

QUESTO 09 E ao relembrar sua trajetria e refletir sobre sua vida fecunda, posso enxerg-lo junto a mim e s minhas irms... A forma verbal destacada, se conjugada no tempo presente do modo subjuntivo, apresentar as seguintes formas: reflitirei, reflitiras, reflitir, reflitiremos, reflitireis, reflitiro. reflito, refletes, refletes, refletimos, refletis, refletem. refletir, refletires, refletir, refletirmos, refletirdes, refletirem. reflita, reflitas, reflita, refletimos, refletis, reflitam. reflita, reflitas, reflita, reflitamos, reflitais, reflitam.

(A) (B) (C) (D) (E)

(A) (B) (C) (D) (E)

QUESTO 10 E ao relembrar sua trajetria e refletir sobre sua vida fecunda, posso enxerg-lo junto a mim e s minhas irms, em meio floresta, no como gente, mas agora como bola, divertido e irrequieto, quicando cada vez mais alto, at alcanar o cu. Um antnimo da palavra irrequieto, no texto, desinquieto. inquieto. turbulento. desassossegado. sereno.

QUESTO 15 Armando trouxe consigo a indelvel marca do brasileiro, tendo como caracterstica marcante a obstinao pela qualidade de seu ofcio, sem deixar de lado a candura e a humildade de nosso povo. O substantivo obstinao deriva do verbo obstinar. Assinale a alternativa que NO apresenta essa mesma grafia. Aferi - aferio Relatar - relao Refletir refleco Revelar revelao Friccionar - frico

(A) (B) (C) (D) (E)

(A) (B) (C) (D) (E)

CARGO: AUXILIAR ADMINISTRATIVO

-4-

www.pciconcursos.com.br

INFORMTICA
QUESTO 16 A memria cache, muito importante para um computador pois influencia muito na velocidade de acesso s informaes. Assinale a alternativa correta sobre memria cache. (A) A memria cache est situada no HD(Hard Disk) do computador. (B) A memria cache uma memria de baixa velocidade. (C) A memria cache uma memria no voltil. (D) Se o processador encontrar um dado que o mesmo necessite na memria cache, ento no h necessidade do acesso memria principal. (E) A memria cache utilizada somente na inicializao do sistema operacional. QUESTO 17 Assinale a alternativa que apresenta dispositivos de entrada de dados. (A) Monitor, Teclado, Mouse. (B) Scanner, Impressora, Touch-Pad. (C) Mouse, Teclado, Joystick. (D) Joystick, Monitor, Impressora. (E) Monitor, Mouse, Scanner. QUESTO 18 Os aplicativos Microsoft Outlook Thunderbird so utilizados (A) para criao e edio de vdeo. (B) como aplicativos para bate papo. (C) como navegadores de internet. (D) como antivrus. (E) como clientes de e-mail.

QUESTO 22 Quantos bytes contm em um arquivo de 2GB (2 Gigabytes)? (A) 2.048 bytes. (B) 2.147.483.648 bytes. (C) 2.000 bytes. (D) 2.000.000 bytes. (E) 1.024 bytes. QUESTO 23 Assinale a alternativa que apresenta extenses de arquivos multimdia. (A) txt, odt, doc (B) avi, mp3, wma (C) xls, sql, sh (D) xml, asp, odt (E) mp3, doc, bat

apenas

apenas

QUESTO 24 No sistema operacional Windows XP professional instalao padro portugus Brasil, se acessarmos o painel de controle exibio modo clssico, qual das alternativas encontraremos? (A) Meus documentos. (B) Meus arquivos recentes. (C) Meus vdeos. (D) Minhas imagens. (E) Adicionar hardware. QUESTO 25 Assinale a alternativa correta sobre sistema operacional. (A) Sistema operacional responsvel por gerenciar softwares e hardwares do computador. (B) Sistema operacional um dispositivo de armazenamento de dados. (C) AVG, Wine e Ares so exemplos de sistemas operacionais. (D) Sistema operacional controla apenas os softwares instalados no sistema. (E) Sistema operacional responsvel apenas por gerenciar os dispositivos de entrada e sada de dados.

Mozilla

QUESTO 19 Qual dos aplicativos abaixo no est presente no pacote de aplicativos Microsoft Office? (A) Outlook. (B) Writer. (C) Word. (D) Publisher. (E) Excel. QUESTO 20 Assinale a alternativa que softwares antivrus. (A) Winrar, AVG, Norton. (B) Skype, Avast, Wine. (C) Avast, AVG, LimeWire. (D) Ares, NOD32, AVG. (E) Kaspersky, NOD32, Mcafee. apresenta apenas

QUESTO 21 Utilizando o navegador Firefox verso 3.0 ou superior, instalado em um sistema operacional Windows XP professional instalao padro portugus Brasil, qual conjunto de teclas pode ser utilizado para abrir uma nova aba e, em seguida, fechar a aba, respectivamente? (Obs: O caracter + serve apenas para interpretao) (A) Ctrl+G, Ctrl+F (B) Ctrl+K, Ctrl+V (C) Ctrl+L, Ctrl+X (D) Ctrl+T, Ctrl+W (E) Ctrl+N, Ctrl+E

CARGO: AUXILIAR ADMINISTRATIVO

-5-

www.pciconcursos.com.br

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
QUESTO 26 Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta. A principal caracterstica da organizao por processos a orientao para a eficincia e a eficcia dos core processes ou ______, com objetivos especficos de desempenho, como o atendimento de um pedido no menor tempo possvel, compreendido que as funes envolvidas em um processo so administradas em seu conjunto, por ______. A adoo da organizao por processos tambm chamada(o) ______ da empresa e, em tal adoo, a cadeia clssica de comandos substituda por equipes formadas com pessoas de diferentes departamentos. processos dinmicos / intermdio de uma associao / mediao processos contnuos / uma necessidade / verticalizao processos primrios / afinidade entre os participantes / interdisciplinaridade processos chaves / meio de uma equipe / horizontalizao processos intermitentes / uma parceria institucionalizada / paradigma

(A) (B) (C) (D) (E)

QUESTO 27 Informe se verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo sobre empresa moderna e depois assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. Ela, alm de ser um empreendimento do interesse particular do empresa, tambm se apresenta como o agente de desenvolvimento sustentvel da sociedade, pois, dimensionalmente, de sua responsabilidade a qualidade de vida de sua gerao e das geraes futuras. ( ) Ela precisa de trs coisas para fazer o negcio ir de vento em popa: a Nossa Misso, a Nossa Viso e a Nossa Presso. ( ) Hodiernamente,a nfase nos lucros e no preo das aes tem excludo as importantes qualidades humanas necessrias para a conduo de um negcio saudvel carter, valores e preocupao com os colegas e a integridade de um empreendimento mais abrangente. ( ) Ferramenta eficiente da reengenharia, a inovao e o benchmarking so importantes para projetar externamente a imagem da empresa moderna no universo em que est inserida, ou seja, junto com clientes, fornecedores, parceiros e todo o conjunto da sociedade. V F V F. F V F V. V V V V. F F F F. V V V F. ( )

QUESTO 28 A importncia das ferramentas para a qualidade est em sua efetiva utilizao no desenvolvimento das metodologias para a eliminao e a identificao de falhas de processo. Das diversas ferramentas da qualidade, assinale a alternativa INCORRETA. (A) A tcnica do brainstorming deve ser utilizada para problemas que tenham um final em aberto e, como em todas as tcnicas criativas, o problema deve ser descrito em termos especficos para que as ideias especficas possam ser geradas . (B) O benchmarking no uma investigao que fornece respostas simples e receitas, assim como no uma cpia ou imitao ou um modismo da administrao. meramente um evento isolado. (C) O mtodo rvore de Deciso so diagramas que apresenta a sequncia das decises interrelacionadas e os resultados esperados de acordo com a alternativa escolhida. A tcnica incorpora probabilidades ou riscos e os custos ou recompensas de cada caminho lgico dos eventos e decises futuras (D) Estratificao, Folhas de Verificao, Histogramas e Grficos de Controle so denominados mtodos estatsticos no gerenciamento da qualidade. Seus diagnsticos podem ser realizados de quatro modos diferentes: intuio, experincia, pesquisa experimental e anlises estatsticas com base em dados. (E) As ferramentas para anlise e tomada de deciso so aquelas que, por meio do processo que instauram, buscam a resoluo do problema indicando a tomada de deciso, sendo esta considerada uma atribuio humana e, neste caso, tais ferramentas ajudam a direcionar e a justificar a deciso a ser tomada. A Matriz GUT, a Avaliao de Processos e o Ciclo PDCA esto includos nesse grupamento de ferramentas. QUESTO 29 O experimento da iluminao, a sala de testes para a montagem do rel, o programa de entrevistas e o bank wiring observation room so considerados fases principais de um estudo realizado no perodo 1924-1932, na Western Eletric Company in America. Tal estudo relacionava-se abordagem de relaes humanas e estendeu-se fadiga, acidentes no trabalho, rotatividade do pessoal (turnover) e ao efeito das condies de trabalho sobre a produtividade do pessoal. Como ficou identificado / conhecido este estudo? (A) Experincia de Hawthorne. (B) Teoria de Herzberg. (C) Adhocracia. (D) Buropatologia. (E) Teoria da Motivao das Expectativas.

(A) (B) (C) (D) (E)

CARGO: AUXILIAR ADMINISTRATIVO

-6-

www.pciconcursos.com.br

QUESTO 30 Servio pblico a atividade prestada pelo Estado ou por quem lhe faa as vezes, submetido a regime de Direito Pblico, que tenha o objetivo de oferecer utilidades e proporcionar comodidade aos administrados, em conformidade com os valores coletivos alojados no ordenamento jurdico. O Estado no pode recusar-se a prestar o servio que lhe compita por fora do quanto previsto e disciplinado no ordenamento jurdico e, em sua recusa, o agente poder ser responsabilizado pelo comportamento. Ao ocorrer tal fato, poder ser o mesmo enquadrado em qual dos princpios atinentes ao Direito Administrativo? (A) Da Contemporaneidade. (B) Da Continuidade. (C) Da Modicidade. (D) Da Inafastabilidade da prestao. (E) Da Universalidade. QUESTO 31 Segundo o disposto no Manual de Redao da Presidncia da Repblica, a redao oficial a maneira pela qual o Poder Pblico redige atos normativos e comunicaes. Ela deve caracterizarse pela impessoalidade, uso do padro culto de linguagem, clareza, conciso, formalidade e uniformidade. O termo conciso pode ser substitudo por I. II. III. IV. (A) (B) (C) (D) (E) apuro. exatido. laconismo. brevidade.

QUESTO 33 Em relao aos Contratos Administrativos, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta com quem o Poder Pblico pode formar vnculo de cooperao, para o fomento e a execuo de determinadas atividades de interesse pblico. I. II. Agncias Nacionais (ANEEL, ANATEL etc.). Organizaes de Sociedade Civil de Interesse Pblico. Parcerias Pblico-Privadas. Prefeituras.

III. IV. (A) (B) (C) (D) (E)

Apenas II. Apenas I e IV. Apenas II, III e IV. Apenas I. I, II, III e IV.

QUESTO 34 Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta. Os servios pblicos que podem ser agrupados de acordo com o ente da federao que tem a competncia para institu-los e execut-los so classificados quanto ______. Aqueles de carter de exclusividade ou no so classificados quanto ______ e aqueles identificados como uti singuli e uti universi so classificados quanto ______. essencialidade / adequao / finalidade administrao / utilidade pblica / generalidade titularidade / execuo / ao destinatrio adequao / administrao / funcionalidade finalidade / titularidade / objetividade

(A) (B) (C) (D) (E)

Apenas II e IV. I, II, III e IV. Apenas I e III. Apenas I, III e IV. Apenas II.

QUESTO 32 Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta. Consoante o contido no Art. 9 da Lei Complementar n. 9, que trata Da Execuo Oramentria e do Cumprimento das Metas, se verificado, ao final de ______ , que a realizao da receita poder no comportar o cumprimento das metas de resultado primrio ou nominal estabelecidas no Anexo de Metas Fiscais, os Poderes e o Ministrio Pblico promovero, por ato prprio e nos montantes necessrios, nos ______ dias subsequentes, limitao de empenho e movimentao financeira, segundo os critrios fixados pela lei de diretrizes oramentrias. um semestre / noventa um ms / quarenta e cinco um trimestre / sessenta um bimestre / trinta um quadrimestre / setenta e cinco

QUESTO 35 A Lei n. 8.666, de 21 de junho de 1993, regulamenta o Art.37, Inciso XXI, da Constituio Federal e institui normas para licitaes e contratos da Administrao Pblica. Na referida lei, sobre a Seo III Dos Crimes e das Penas, qual a pena a ser aplicada no que se refere o Art. 90 - Frustrar ou fraudar, mediante ajuste, combinao ou qualquer outro expediente, o carter competitivo do procedimento licitatrio, com o intuito de obter, para si ou para outrem, vantagem decorrente da adjudicao do objeto da licitao? (A) Pena - deteno de 3 (trs) a 5 (cinco) anos, e multa. (B) Pena - deteno de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa. (C) Pena - deteno de 2 (dois) a 3 (trs) anos, e multa. (D) Pena - deteno de 6 (seis) meses a 3 (trs) anos, e multa. (E) Pena - deteno de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.

(A) (B) (C) (D) (E)

CARGO: AUXILIAR ADMINISTRATIVO

-7-

www.pciconcursos.com.br

QUESTO 36 Em relao administrao, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). I. II. III. IV. (A) (B) (C) (D) (E) Regncia. Gesto. (Gerncia) Controle. (Management) Direo. (Manejo)

QUESTO 39 Informe se verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo sobre os aspetos gerais da Redao Oficial, a seguir, assinale a alternativa com a sequncia correta. O jargo burocrtico, como todo jargo, pode ser evitado, pois ter sempre sua compreenso limitada. ( ) A lngua escrita incorpora, to rapidamente quanto a escrita, as transformaes, apenas que esta ltima tem maior vocao para a permanncia, e vale-se apenas de si mesma para comunicar. ( ) Existe lugar na redao oficial para impresses tcnicas e pessoais. ( ) A finalidade precpua dos expedientes oficiais a de facilitar a compreenso com clareza e objetividade do contedo das comunicaes. V V F V. F V F V. F F F F. V F V F. V F V V. ( )

I, II, III e IV. Apenas II e IV. Apenas I e III. Apenas II, III e IV. Apenas I.

QUESTO 37 Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna da assertiva a seguir. Ferramenta poderosa para a qualidade, a(o) _______, uma tcnica analtica que auxilia a identificar quais variveis tm uma influncia maior no resultado geral. A tcnica mais aplicada, frequentemente, s questes do produto do projeto, podendo ser aplicada tambm s questes da gerncia de projeto, tais como as compensaes de custo e cronograma. Diagrama de Pareto Tcnica Nominal de Grupo Design of experiments Pesquisa Diagramas de Causa e Efeito

(A) (B) (C) (D) (E)

(A) (B) (C) (D) (E)

QUESTO 38 Sobre relaes interpessoais, relacione as colunas e, depois, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. A. B. C. D. ( ) As oportunidades e o conflito Presses da organizao... Relacionamentos interpessoais Motivaes... decorrentes de relacionamentos, com vivncia de papis diferentes em grupos e com pessoas diferentes, constituem um bom indcio de conduta antitica. que influenciam a automudana pessoal tambm pode enriquecer dado comportamento e o significado para uma mudana interpessoal. so importantes fatores de influncia na tomada de decises ticas nos relacionamentos interpessoais. podem exercer um papel decisivo na tica da organizao.

QUESTO 40 Qual das seguintes afirmaes define empresa humana, em um sentido mais amplo? (A) Sempre falvel e aqum do ideal. (B) Criatividade, auto-motivao e relacionamento interpessoal. (C) Controle financeiro, planejamento e estrutura organizacional. (D) Tomada de deciso, diviso do trabalho e controle burocrtico. (E) Capital de giro, polticas e endomarketing.

( )

( )

( )

(A) (B) (C) (D) (E)

A C D B. B D A C. C B D A. D A B C. A B C D.

CARGO: AUXILIAR ADMINISTRATIVO

-8-

www.pciconcursos.com.br

CARGO: AUXILIAR ADMINISTRATIVO

-9-

www.pciconcursos.com.br

Potrebbero piacerti anche