Sei sulla pagina 1di 3

RodrigoRennAdministraoGeralePblica

LideranaEstilosdeLiderana:Autocrtica,DemocrticaeLiberal.

UmadasprimeirastentativasdemapearosestilosdelideranafoiotrabalhodeKurtLewin e seus assistentes na Universidade de Iowa. Os estilos mapeados foram: autocrtico, democrticoeliberal(oulaissezfaire,deixarfazeremfrancs). No estilo autocrticoolder centraliza todas as decises, sem pedir aparticipao dos seus subordinados.Estelderdeterminacomootrabalhoserfeito,quemofar,quandoofar,etc. Aparticipaodosfuncionriosnoprocessolimitada! O estilo democrtico se caracteriza pela delegao de autoridade aos subordinados, que so includos no processo de tomada de deciso pelo lder. A deciso ento tomada em conjunto pelo lder e seus liderados. Este estilo pode ser classificado como consultivo, no qual o lder pede a opinio dos subordinados antes de tomar a deciso, ou participativo, em que os funcionriosparticipamnoscomaopinio,masdecidemconjuntamentecomolder. Liberal ou laissezfaire o estiloem queo lder d total liberdade aos subordinados para decidirem como acharem melhor! O lder temsomente a funo de responder as perguntas ou dvidasdosfuncionriosefornecerosrecursosnecessriosparaotrabalho. O objetivo de Lewin era determinar qual dos estilos seria o mais eficaz. A primeira constataofoiqueoestiloliberaleraomenoseficaz,ouseja,nogeravadesempenhomaior, satisfaonossubordinadosetampoucomaiorqualidadedotrabalho! Porm Lewin no conseguiu definir se o estilo democrtico era superior ao autocrtico. Aparentemente o estilo democrtico indicava ser superior em relao satisfao no trabalho e a maior qualidade, mas era similar na quantidade de trabalho. Pesquisas posteriores mostraram resultados diferentes, mudando de acordo com as caractersticas de cada caso, portantoinvalidandoatesedequeoestilodemocrticoseriasempresuperior! Tannenbaum e Schimidt desenvolveram ento uma escala de comportamentos dos lderes (veja o grfico abaixo), desde aqueles centrados no lder (autocrtico), at aqueles centrados nossubordinados. Para que os gestores pudessem escolher qual estilo seguir, eles recomendaram analisar fatores como o nvel de conforto do lder com o estilo de liderana (muitos chefes no tem o perfil para atuar no estilo democrtico!), caractersticas dos liderados (so pessoas que esto acostumadasaassumirresponsabilidade?Adecidiralgo?)eapressodotempo(quantotempo temosparatomarumadeciso?).
1 http://www.euvoupassar.com.br EuVouPassarevoc?

Vamos pensar em um caso prtico. Voc foi contratado para administrar uma fazenda de caf. Em dois meses comear a colheita do caf e voc precisa contratar quinhentas pessoas para fazer este servio. Este trabalho basicamente braal e as pessoas que se candidatam s vagas so humildes e no esto acostumadas a decidir e tomar iniciativa no trabalho. Alm disso, voc sabe que o trabalho acabar em trs meses, portanto no tem muito tempo para treinarestepessoal. Provavelmente voc decidir quem vai trabalhar em cada rea, qual ser a rea que ser colhida primeiro e quando ser iniciado o trabalho, ao invs de ter uma reunio com centenas de pessoas e perguntar o que eles pensam, no verdade? Esta situao se presta melhor ao estiloautocrticodeliderana. Outro extremo poderia ser uma agncia de propaganda, em que voc est chefiando equipes multidisciplinares e que aplicam a criatividade para atender s necessidades dos clientes. Estas pessoas so acostumadas a tomar decises, tm habilidades complexas de anlise do ambiente externo e esto normalmente envolvidas no processo decisrio da empresa.Nestecasojseriamaisapropriadoutilizaroestilodemocrtico,nomesmo? Vamosvercomopodesercobradoestetpico? (CESPE DFTRANS / ADMINISTRADOR 2008) A liderana autocrtica tem como foco a automatizaodosprocessosdetrabalhoeocompartilhamentodasdecisescomosmembrosda equipe. Frase totalmente equivocada! O estilo de liderana autocrtica no tem como foco a
2 http://www.euvoupassar.com.br EuVouPassarevoc?

automatizaodosprocessosdetrabalho,muitomenosocompartilhamentodasdecisescom osmembrosdaequipe(caractersticadoestilodemocrtico).Afraseesterrada. (CESPE UNIPAMPA/ ADMINISTRADOR 2009) Caso o administrador adote uma liderana liberal, asquestesserodebatidasedecididaspelogrupo. Oestilodelideranaondeasquestessodebatidasedecididaspelogrupoo democrtico,enooliberal(oulaissezfaire).Noestiloliberalolderdliberdadetotalparao subordinadodecidircomoquiser.Gabarito:Errado!
Bibliografia: Robbins,S.P.;Coulter,M.Administrao.Ed.PrenticeHall,5Ed.1998. Sobral,F.;Alketa,A.Administrao:teoriaeprticanocontextobrasileiro.Ed.PearsonPrenticeHall,1Ed.2008.

Porhojes!Qualquerdvidaestareidisponvelnoemailabaixo. Bonsestudosesucesso!! RodrigoRenn rodrigorenno@euvoupassar.com.br

3 http://www.euvoupassar.com.br

EuVouPassarevoc?

Potrebbero piacerti anche