Sei sulla pagina 1di 44

Drogas: Cartilha lcool e jovens

Alerta importante
para voc que jovem e vai ler esta cartilha
O Estatuto da Criana e do Adolescente - ECA probe a venda de qualquer tipo de bebida alcolica para menores de 18 anos. Portanto, fique esperto! Se algum lhe oferecer, mesmo que gratuitamente, qualquer bebida alcolica, NO ACEITE! Essa pessoa estar cometendo um crime. bom lembrar que o uso do lcool pode levar ao alcoolismo, uma doena grave que atinge 12,3% da populao brasileira com idade entre 12 e 65 anos. Entre os jovens de 12 a 17 anos, a taxa de alcoolismo de 7,0%. Considere que esta porcentagem representa 554.000 jovens com srios problemas sociais e de sade.

DROGAS
Cartilha para pais de crianas Cartilha para pais de adolescentes Cartilha lcool e jovens Cartilha para educadores Cartilha sobre tabaco Cartilha sobre maconha, cocana e inalantes Cartilha mudando comportamentos

Venda Proibida

Drogas: Cartilha lcool e jovens

Presidenta da Repblica Dilma Rousseff

Vice-Presidente da Repblica Michel Temer

Ministro da Justia Jos Eduardo Cardozo

Secretria Nacional de Polticas sobre Drogas Paulina do Carmo Arruda Vieira Duarte

Ministrio da Justia Secretaria Nacional de Polticas sobre Drogas

Drogas: Cartilha lcool e jovens


2 edio - reimpresso Braslia, DF - 2011

Contedo e Texto original Beatriz H. Carlini, MPH, PhD Adaptao para esta edio Secretaria Nacional de Polticas sobre Drogas Copyright 2011 Secretaria Nacional de Polticas sobre Drogas Disponvel em: www.senad.gov.br Tiragem: 60.000 exemplares Impresso no Brasil 2 Edio - reimpresso Secretaria Nacional de Polticas sobre Drogas Endereo para correspondncia: Esplanada dos Ministrios, Bloco T Anexo II, 2 Andar, sala 205 Braslia - DF CEP:70.064-900 Projeto Grfico Lew Lara Ilustrao Toninho Euzbio Diagramao Ponto Dois Design Grfico Bruno Soares

Dados internacionais de catalogao na publicao (CIP) B823d Brasil. Secretaria Nacional de Polticas sobre Drogas Drogas : cartilha lcool e jovens / Secretaria Nacional de Polticas sobre Drogas; contedo e texto original : Beatriz H. Carlini. - 2.ed. reimpr. Braslia : Ministrio da Justia, Secretaria Nacional de Polticas sobre Drogas, 2011. 40 p. : il., color. (Srie Por dentro do assunto) 1. lcool 2. Alcoolismo. 3. Jovem, orientao I. Carlini, Beatriz H. II. Brasil. Ministrio da Justia. III. Ttulo. IV. Srie. CDD 362.29

Apresentao
Os novos tempos de governo, marcados pela nfase na participao social e na organizao da sociedade, valorizam a descentralizao das aes relacionadas preveno do uso de drogas e ateno e reinsero social de usurios e dependentes. No desenvolvimento de seu papel de coordenao e articulao de aes voltadas a esses temas, a Secretaria Nacional de Polticas sobre Drogas apresenta a Srie Por Dentro do Assunto, com o objetivo de socializar conhecimentos dirigidos a pblicos especficos. Esta srie, construda com base nas necessidades expressas por mltiplos setores da populao e em conhecimentos cientficos atualizados, procura apresentar as questes de forma leve, informal e interativa com os leitores. A iniciativa norteada pela crena de que o encaminhamento dos temas de interesse social s ser efetivo com a aliana entre as aes do poder pblico e a sabedoria e o empenho de cada pessoa e de cada comunidade. Acreditamos estar, dessa forma, contribuindo com a nossa parte.

Secretaria Nacional de Polticas sobre Drogas

O que um jovem precisa saber para evitar problemas


Cerveja, vinho, caipirinha, chope: elementos da vida cotidiana de muita gente. Essas bebidas ajudam a celebrar datas festivas, a selar compromissos, a completar refeies nos fins de semana, alegrar festas, criar um clima. So a desculpa para encontrar os amigos num barzinho, depois do cinema, ou mesmo s para conversar. Mas, se bebida traz momentos bons e alegria, no novidade para ningum que pode trazer muito sofrimento tambm. Acidentes de carro, atropelamentos, quedas, violncia familiar e nas ruas, alm de uma srie de problemas de sade so resultado do consumo abusivo de bebidas. Bebe-se demais, no lugar errado, na hora errada, com a companhia errada. E no estamos falando aqui de alcoolismo, no! Estamos falando de qualquer pessoa que bebe, com qualquer idade, que pode acabar se dando mal simplesmente por ter bebido numa situao indevida. Essa cartilha discute o uso de bebidas alcolicas para informar os jovens, ajudando a desfazer mitos, oferecendo dicas e fazendo algumas sugestes sobre maneiras de diminuir os riscos associados ao consumo de lcool.
7 Cartilha lcool e jovens

lcool e Jovens

lcool, acidentes e violncia


Um estudo conduzido no Instituto Mdico Legal de So Paulo, em 1994, analisou os laudos de todas as pessoas que morreram por acidentes ou violncia na Regio Metropolitana de So Paulo. Constatou que 52% das vtimas de homicdio, 64% daqueles que morreram afogados e 51% dos que faleceram em acidentes de trnsito

apresentaram lcool na corrente sangunea em nveis mais elevados do que o permitido na poca, por lei, para dirigir veculos (0,6 gramas de lcool por litro no sangue). Um outro estudo, em Curitiba, encontrou fortes evidncias de que 58,9% dos autores dos crimes e 53,6% das vtimas de 130 processos de homicdios, ocorridos entre 1990 e 1995 e julgados nos Tribunais de Jri da cidade, estavam sob efeito de bebida alcolica no momento da ocorrncia. Em Recife, durante o Carnaval de 1997, 88,2% das vtimas fatais e 80,7% das vtimas no fatais de acidentes de trnsito apresentaram exame positivo para intoxicao alcolica. Estudos feitos em Pronto-Socorros em Braslia, Curitiba, Recife, Salvador, So Paulo e Campinas, por diferentes autores e instituies, tambm encontraram presena de lcool no sangue de vtimas em porcentagens que variaram de 29 a 61%.

9 Cartilha lcool e jovens

Nem todo jovem usa lcool, muitos nem mesmo experimentam. Mas uma proporo grande vai beber pela primeira vez nessa poca da vida, mesmo que mais tarde, quando adultos, resolvam no tomar bebidas alcolicas, exceto em ocasies especiais.

Ser que eu sou o(a) nico(a) que no bebe?


Se levarmos em conta o que as novelas, propagandas de bebidas e filmes nos dizem, todo mundo, jovem e adulto, costuma beber. Mas, quando pesquisadores indagam diretamente populao, e fazem estatsticas de consumo, a realidade revelada diferente. Um estudo conduzido em 2005 envolvendo as 108 maiores cidades do Brasil (CEBRID, 2007) aponta que, entre 12 e 17 anos, 47% dos meninos e 49% das meninas nunca experimentaram bebidas alcolicas. Um outro estudo lanado em 2007 (I Levantamento Nacional sobre os Padres de consumo de lcool na Populao Brasileira) mostra que 66% dos adolescentes com idade entre 14 e 17 anos nunca beberam ou bebem menos de uma vez por ano. No caso dos adultos acima de 18 anos, o I Levantamento Nacional sobre os Padres de consumo de lcool na Populao Brasileira (2007) indica que 48% dos pesquisados so abstinentes, ou seja, nunca bebeu ou bebeu menos de uma vez por ano. Optar por abster-se de bebidas alcolicas, ou por beber apenas moderadamente, em ocasies especiais, uma deciso saudvel e bastante comum. Pense nisso quando for tomar suas prprias decises nesse campo.
11 Cartilha lcool e jovens

Aqueles que comeam a beber ainda jovens percebem que, depois de alguns drinques, em geral, fica-se mais relaxado e alegre. A partir dessa descoberta, natural que se pense que quanto mais se beber, mais relaxada e mais alegre uma pessoa vai ficar. No entanto, no isso que acontece. O lcool uma substncia que no obedece lgica simples de quanto mais melhor. Os efeitos das bebidas alcolicas acontecem em duas fases. Na primeira delas o lcool age como um estimulante, e deixa a pessoa mais eufrica e desinibida, mas medida que as doses vo aumentando e o tempo vai correndo, passa-se segunda fase, na qual comeam a surgir os efeitos depressores do lcool levando diminuio da coordenao motora, dos reflexos e deixando a pessoa sonolenta. Isso significa que, enquanto nossa alcoolemia est subindo, ainda no primeiro ou segundo copo de bebida, o lcool uma droga que nos faz sentir cheios de energia, com sensao de poder e alegria. No entanto, conforme o tempo passa, o lcool provoca exausto e sono.

12 Srie: Por Dentro do Assunto

Vale lembrar ainda que, quanto mais se beber, maior ser o cansao. Quanto mais alta a concentrao de lcool no sangue (chamada de alcoolemia), mais a bebida atua como depressora e no como estimulante. Neste caso, portanto, agir com moderao menos arriscado e mais divertido.

Teor alcolico
As bebidas variam quanto quantidade de lcool puro que contm. Veja abaixo o teor alcolico aproximado de cada tipo de bebida:

Cerveja e chope - 4% a 6% Vinho - 12% Licores - 15% a 30% Destilados (pinga, vodka,conhaque, whisky) - 45% a 50%

Mas no se iluda: mesmo tendo menor teor alcolico, se voc beber muito pode ficar embriagado.

13 Cartilha lcool e jovens

Miopia Alcolica
O mope aquele que consegue enxergar muito bem de perto, mas tem dificuldade de enxergar de longe. O termo miopia alcolica foi criado exatamente para descrever os efeitos do lcool no raciocnio ou no processo de aprendizagem de quem bebe: sob efeito do lcool, as pessoas tendem a enxergar muito bem a realidade imediata, mas tm muita dificuldade de enxergar longe, ou seja, de antecipar consequncias futuras de suas reaes no presente. Sob efeito de bebidas alcolicas, muitos respondem a uma provocao com agresso fsica, ou acabam brigando, com resultados muitas vezes trgicos. Nesses casos, a miopia alcolica prevaleceu e a nica coisa que pareceu importante, naquele momento, foi aliviar a raiva e liberar a agressividade, sem medir as consequncias futuras desse ato (em geral, a pessoa embriagada se envolve em brigas e acaba sendo a maior vtima, pois a bebida prejudica a agilidade de resposta e a coordenao motora, habilidades essenciais para uma pessoa ter sucesso numa situao de enfrentamento fsico). A miopia alcolica explica tambm muitas relaes sexuais sem proteo para prevenir a gravidez ou doenas sexualmente transmissveis. Sob efeito de bebidas, a realidade imediata da atrao fsica predomina e as consequncias futuras de uma gravidez indesejada ou contaminao de doenas no so processadas mentalmente como algo significativo.
15 Cartilha lcool e jovens

lcool e expectativas
A maioria das pessoas acredita que os efeitos do lcool so resultado exclusivo de suas propriedades qumicas. De fato, no h nenhuma dvida de que o lcool age diretamente sobre nossa coordenao motora e rapidez de reao a estmulos, prejudicando ambas. Tudo fica bem mais polmico, no entanto, quando o assunto o efeito do lcool no nosso comportamento social e no nosso estado de humor. Estudos conduzidos com jovens, na Universidade de Rutgers e na Universidade de Washington, ambas nos Estados Unidos, sugerem que muitas das alteraes vivenciadas sob o efeito do lcool so resultado mais de nossas mentes do que das propriedades farmacolgicas das bebidas. Esses estudos repetidos, vrias vezes, por diferentes cientistas, com jovens voluntrios, obtiveram sempre os mesmos resultados. VEJA COMO SO FEITOS OS ESTUDOS (essa uma descrio simulada, para ajudar o entendimento): Estudantes universitrios so convidados para participar de uma festa, onde tudo que eles tm que fazer conversar, tomar cerveja, refrigerante e ouvir msica. Explica-se claramente a esses jovens que o propsito da festa estudar o comportamento das pessoas sob efei17 Cartilha lcool e jovens

to de lcool, e que eles devem se comportar da maneira mais natural possvel. Todos assinam um documento dizendo que esto conscientes de que fazem parte de uma pesquisa e de que iro ser servidos com bebidas alcolicas e no alcolicas. A festa comea. Depois de cerca de duas horas regadas a muita cerveja, muitos j esto falando bem mais alto do que costumam falar, rindo toa, um mais saidinho est danando em cima da mesa, muita paquera rolando. Depois de duas horas e meia, os cientistas interrompem a festa e fazem uma discusso em grupo com os estudantes. Antes disso revelam aquilo que ningum esperava: metade dos participantes bebeu cerveja sem lcool, embora todos achassem que estivessem bebendo cerveja com lcool. Os cientistas convidam os participantes a tentar adivinhar quem tomou lcool de verdade e aqueles que no tomaram. Invariavelmente, os resultados tm se repetido: ningum consegue identificar os que beberam e os que no beberam lcool, estavam todos se comportando de modo semelhante, pelo simples motivo de que acreditavam ter tomado lcool.

Esses estudos so uma boa maneira de documentar que nem toda a mgica est na garrafa. Muito est na nossa cabea,
18 Srie: Por Dentro do Assunto

na nossa capacidade de relaxar s porque estamos numa situao propcia. Considere isso quando achar que a nica maneira de se divertir com bebida na cabea.

Por que as pessoas bebem?


H muitos motivos para beber. praticamente impossvel responder a essa questo: bebe-se para ficar alegre, para esquecer, para comemorar, para matar a sede. O lcool contido nas bebidas a droga psicoativa mais consumida no mundo, um produto milenar e tradicional, presente em praticamente todas as sociedades contemporneas. Mas a deciso de beber no s uma escolha individual. Por trs da nossa vontade de matar a sede com uma cervejinha, comemorar a vitria do nosso time com chope, oferecer vinho ou aperitivo para a namorada, estamos, consciente ou inconscientemente, fazendo o que a propaganda sugere. Todos os anos, somos inundados por propagandas diretas ou indiretas (cenas de novela, filmes, marcas usadas por esportistas) para que o nosso gesto de abrir uma latinha de cerveja seja repetido o mais frequentemente possvel. A influncia do marketing tem sido importante fator para o aumento da ingesto de bebidas no nosso Pas. O consumo per capita de lcool cresceu 154,8%, entre 1961 e 2000, situando o Brasil entre os 25 pases do mundo que mais aumentaram o consumo de bebidas durante esse perodo (dados da OMS, 2000).

19 Cartilha lcool e jovens

Chuveiro gelado e caf amargo


A nica maneira de curar embriaguez esperar o lcool ser metabolizado pelo nosso corpo. No h outra forma, nunca houve, independente do que voc j ouviu falar por a. Em mdia, cada dose de lcool ingerida demora um pouquinho mais de uma hora para ser totalmente metabolizada pelo corpo de um homem sadio, de cerca de 1,70 m de altura e 70 kg de peso. Este tempo pode variar, dependendo do peso e do sexo da pessoa. Algum que tomou 2 caipirinhas, 3 copos de cerveja e um chope, precisar de seis horas para ficar totalmente sbrio.

21 Cartilha lcool e jovens

O que uma dose?


Cada bebida contm uma quantidade diferente de lcool. Numa dose de pinga, por exemplo, quase a metade lcool. Mas mesmo a cerveja, tendo menor quantidade de lcool em um copo, se a pessoa bebe muitos copos, poder ficar alcoolizada. Veja ao lado as quantidades de alguns tipos de bebida que contm uma dose-padro de lcool, ou seja, aproximadamente 17 ml de lcool puro:

22 Srie: Por Dentro do Assunto

40 ml de vodka, whisky ou pinga

140 ml de vinho de mesa

85 ml de Vinho do Porto ou licores

340 ml de cerveja ou chope = 1 lata

Quando o assunto bebida, mulher mesmo o sexo frgil


As mulheres absorvem o lcool contido nas bebidas de forma diferente dos homens e ficam intoxicadas (alcoolizadas) muito mais facilmente. Numa situao de grupo, com homens e mulheres bebendo, importante que as mulheres prestem ateno, no simplesmente acompanhem os homens mas procurem encontrar seu prprio ritmo (que muitas vezes consiste em simplesmente tomar um delicioso suco de fruta ou um refrigerante, intercalado entre a doses de lcool).

Por que isso acontece?


Os homens, em geral, pesam bem mais que as mulheres. Enquanto um jovem do sexo masculino pesa em mdia 75 kg, uma jovem pesa em torno de 55 kg. Em mdia, a proporo de gua corporal de um homem (55-65%) maior que a de uma mulher (45-55%). Quanto mais gua corporal, maior a diluio do lcool.

Os nveis de uma enzima do estmago que auxilia no metabolismo do lcool (desidrogenase do lcool) so de 70% a 80% mais elevados nos homens do que nas mulheres. Isso faz com que as mulheres sejam muito mais vulnerveis do que os homens a desenvolver cirrose heptica e a ficarem perturbadas cognitivamente com o lcool.

As alteraes hormonais tambm afetam o nvel de lcool no sangue (alcoolemia). Estudos mostraram que as mulheres ficam intoxicadas por tempo mais longo no perodo que vai de uma semana antes da menstruao a uma semana depois do seu incio.

Dieta e lcool. Voc sabia que:


um copo de caipirinha representa cerca de 10% da quantidade de calorias que uma mulher jovem precisa para se manter durante um dia. Um copo de caipirinha tem 250 calorias, ou seja, mais do que um pozinho francs (135 cal) ou dois ovos fritos (110 calorias cada). uma garrafa de cerveja tem 300 calorias, ou o equivalente a uma refeio completa. Com 300 calorias voc pode compor um almoo com uma poro de arroz, feijo, salada verde e 100 gramas de peixe cozido. um clice de vinho branco seco, uma das bebidas alcolicas que tem menos calorias, tem quantidade equivalente a de um prato de sopa. Um copo de vinho branco tem 85 calorias e um prato de sopa caseira de vegetais (160 g) tem 72 calorias.

25 Cartilha lcool e jovens

No h modo de transformar o uso de bebida alcolica em um comportamento sem nenhum risco. O melhor e o mais saudvel no tomar bebidas alcolicas e desenvolver modos alternativos de relaxar, namorar, celebrar situaes, lidar com o estresse ou mesmo reduzir o consumo a poucas e controladas situaes. Tenha sempre em mente que uma grande proporo de jovens e adultos no bebem e, nem por isso, suas vidas so menos agradveis ou mais estressantes do que a daqueles que tomam bebidas alcolicas. Mas caso sua deciso seja beber, mesmo que s por um perodo da sua vida, aqui vo algumas orientaes de como diminuir os riscos e possibilidades de que voc prejudique a si prprio(a) e aos outros:

Beber devagar, sem pressa. Beber pouco, moderadamente. Alternar bebidas alcolicas com bebidas no alcolicas como sucos ou gua.

Comer uma refeio antes e durante os momentos em que voc est bebendo para diminuir a velocidade de absoro do lcool.

Antes de ir para uma festa ou barzinho, decida de antemo o quanto vai querer beber, escolhendo uma dose moderada para voc. Embora possa parecer tolice, alguns estudos tm mostrado que esse planejamento vale pena. Pode poup-lo de passar o resto do fim de semana com ressaca ou evitar que voc se envolva numa situao que no queria e da qual no conseguiu se livrar porque bebeu demais e no sabia bem o que estava fazendo.

Planeje de antemo como voc vai fazer para voltar para casa, caso v sair e beber. NUNCA dirija sob efeito de bebidas alcolicas, mesmo que voc ache que est bem. Caminhar em ruas de grande movimento, ou escuras, tambm no uma boa idia, assim como resolver dar um mergulho na praia ou na piscina. Voc viu nos quadros do incio desta cartilha quanta gente leva a pior ao combinar lcool com essas atividades.
27 Cartilha lcool e jovens

Alcoolismo
O que
Um quadro de sade que os mdicos chamam de Sndrome de Dependncia do lcool e que atinge uma pequena proporo daqueles que bebem.

Como identificar
Com algumas variaes, o alcoolismo caracterizado por: Compulso (necessidade forte ou desejo incontrolvel de beber) Perda de controle (incapacidade frequente de parar de beber, uma vez que j comeou) Tolerncia (necessidade de aumentar a quantidade de lcool para sentir os mesmos efeitos) Persistncia do uso mesmo sabendo que ele est causando problemas Sintomas de abstinncia (ocorrncia de nusea, suor, tremores, ansiedade, quando o indivduo interrompe o uso da bebida)

29 Cartilha lcool e jovens

Alcoolemia: o que isso?


A lei 11.705/2008, popularmente conhecida como Lei Seca, alterou alguns dispositivos do Cdigo de Trnsito Brasileiro, impondo penalidades mais severas para o condutor que dirigir sob a influncia de lcool. O motorista que tiver qualquer concentrao de lcool por litro de sangue estar sujeito s penalidades administrativas, como: multa, apreenso do veculo e suspenso do direito de dirigir por doze meses (art. 165 da Lei 9503/1997). O motorista que apresentar concentrao de lcool igual ou superior a 0,6 g/L de sangue, sofrer pena de deteno de seis meses a trs anos, alm das penalidades administrativas. Mas como algum vai saber qual o seu teor alcolico antes de dirigir? complicado. A alcoolemia, ou teor de lcool no sangue, varia dependendo da altura, peso e sexo de quem bebeu. Uma lata de cerveja pode significar risco de acidente e multa para uma pessoa e no muito problema para outra. A maneira mais precisa de conhecermos nossa alcoolemia por meio de exames de sangue laboratoriais, que so usados como peas legais para processos contra motoristas embriagados. Outra forma por meio dos popularmente chamados bafmetros, que so os etilmetros, usados pela Polcia para verificar a concentrao de lcool por litro de ar expelido dos pulmes. Tambm podem ser usados bafmetros descartveis e tabelas de clculos que, em geral, incorporam informaes sobre o nmero de horas que a pessoa precisa para metabolizar as bebidas ingeridas.

31 Cartilha lcool e jovens

Palavras finais
Esta cartilha procurou explicar os vrios aspectos envolvidos no consumo de bebidas alcolicas, trazendo dados nem sempre disponveis em outras fontes. Esperamos que, de posse dessas informaes, seja possvel entender melhor as consequncias de suas decises e, sobretudo, assumir a responsabilidade pelas aes relacionadas ao consumo de lcool.

32 Srie: Por Dentro do Assunto

Recursos comunitrios
Apresentamos, abaixo, algumas indicaes de instituies pblicas, privadas e rgos no-governamentais das quais voc poder dispor na sua cidade ou regio caso queira obter maiores informaes sobre o assunto abordado nesta cartilha.

Secretaria Nacional de Polticas Sobre Drogas - SENAD


SENAD Esplanada dos Ministrios, Bloco T, Anexo II, 2 andar, sala 205. Braslia DF. CEP 70064-900 www.senad.gov.br Central de Atendimento VIVA VOZ 0800 510 0015 http://psicoativas.ufcspa.edu.br/vivavoz/index.php Observatrio Brasileiro de Informaes Sobre Drogas - OBID www.obid.senad.gov.br

No Observatrio Brasileiro de informaes sobre Drogas (OBID) voc vai encontrar muitas informaes importantes: contatos de locais para tratamento em todo o pas, instituies que fazem preveno, grupos de ajuda-mtua e outros recursos comunitrios. So disponibilizadas, ainda, informaes atualizadas sobre drogas, cursos, palestras e eventos.
33 Cartilha lcool e jovens

Dentro do OBID, h dois sites especficos voltados para os jovens: Mundo Jovem e Jovem sem Tabaco, alm de uma relao de links para outros sites que iro ampliar o seu conhecimento. Mundo Jovem www.obid.senad.gov.br/portais/mundojovem Jovem sem Tabaco www.obid.senad.gov.br/portais/jovemsemtabaco

Outras Referncias
Ministrio da Sade www.saude.gov.br Disque Sade: 0800 61 1997 Centros de Ateno Psicossocial - CAPS www.saude.gov.br Disque Sade: 0800 61 1997 Programa Nacional de DST e AIDS www.aids.gov.br Secretaria Nacional da Juventude- SNJ Contatos: juventudenacional@planalto.gov.br Tel.: (61) 3411- 1160 Conselhos Estaduais sobre Drogas Para saber o endereo dos Conselhos do seu estado consulte o site: www.obid.senad.gov.br Conselhos Municipais sobre Drogas Para saber o endereo dos Conselhos do seu municpio consulte o site: www.obid.senad.gov.br
34 Srie: Por Dentro do Assunto

Conselho Nacional dos Direitos da Criana e do Adolescente - CONANDA, Conselho Estadual dos Direitos da Criana e do Adolescente - CEDCA, Conselho Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente - CMDCA www.presidencia.gov.br/sedh

Grupos de auto-ajuda
Alcolicos Annimos - AA www.alcoolicosanonimos.org.br Central de Atendimento 24 horas: (11) 3315 9333 Caixa Postal 580 CEP 01060-970 - So Paulo AL-ANON E ALATEEN (Para familiares e amigos de alcolicos) www.al-anon.org.br Amor-exigente (Para pais e familiares de usurios de drogas) www.amorexigente.org.br Grupos Familiares - NAR - ANON (Grupos para familiares e amigos de usurios de drogas) www.naranon.org.br Narcticos Annimos - NA www.na.org.br Associao Brasileira de Terapia Comunitria ABRATECOM www.abratecom.org.br Pastoral da Sobriedade www.sobriedade.org.br
35 Cartilha lcool e jovens

Leituras que ajudam


Srie de publicaes disponibilizadas pela Senad: As publicaes listadas abaixo so distribudas gratuitamente e enviadas pelos Correios. Podem ser solicitadas no site da SENAD (www.senad.gov.br) ou pelo telefone do servio VIVA VOZ. Esto tambm disponveis no portal do OBID (www.obid.senad.gov.br) para download. Cartilhas da Srie Por Dentro do Assunto. Secretaria Nacional de Polticas sobre Drogas, 2011 Glossrio de lcool e Drogas. Secretaria Nacional de Polticas sobre Drogas, 2010 Livreto Informativo sobre Drogas Psicotrpicas. Leitura recomendada para alunos a partir do 7 ano do ensino fundamental. Secretaria Nacional de Polticas sobre Drogas - SENAD e Centro Brasileiro de Informaes sobre Drogas CEBRID, 2011

Outras referncias de leituras


123 Respostas Sobre Drogas Coleo Dilogo na Sala de Aula. Iami Tiba. So Paulo: Editora Scipione, 2003. Admirvel Mundo Novo. Aldous Huxley. So Paulo: Globo, 2001. Adolescncia e drogas. Ilana Pinsky, Marco Antnio Bessa (orgs). So Paulo: Contexto, 2004.
36 Srie: Por Dentro do Assunto

Anjos cados - Como prevenir e eliminar as drogas na vida do adolescente. Iami Tiba. So Paulo: Gente, 1999. A Sade mental do jovem brasileiro. Bacy Fleitlich-Bilyk, Enio Roberto de Andrade, Sandra Scivoletto, Vanessa Dentzien Pinzon. So Paulo: Edies Inteligentes, 2004. Cuidando da Pessoa com Problemas Relacionados com lcool e Outras Drogas - Coleo Guia para Famlia. v. 1. Selma de Lourdes Bordin; Marine Meyer; Srgio Nicastri; Ellen Burd Nisenbaum e Marcelo Ribeiro. So Paulo: Atheneu, 2004. Desafio da convivncia - Pais e Filhos. Ldia Rosenberg Aratangy. So Paulo: Gente, 1998. Depois Daquela Viagem: Dirio de Bordo de uma Jovem que Aprendeu a Viver com Aids. Valeria Piassa Polizzi. So Paulo: tica, 2003. Doces Venenos: Conversas e desconversas sobre drogas. Ldia Rosenberg Aratangy. So Paulo: Olho D gua, 1991. Drogas - mitos e verdades. Beatriz Carlini Cotrim. So Paulo: tica, 1998. Drogas, Preveno e Tratamento - O que voc queria saber sobre drogas e no tinha a quem perguntar. Daniela Maluf e cols. So Paulo: Cia Editora, 2002. Eu, Christiane F., 13 anos, drogada e prostituda. Kai Herman. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. Esmeralda - Por que no dancei. Esmeralda do Carmo Ortiz. So Paulo: Editora Senac, 2001.
37 Cartilha lcool e jovens

Liberdade poder decidir. Maria de Lurdes Zemel e Maria Elisa de Lamboy. So Paulo: FTD, 2000. O que toxicomania. Jandira Masur. So Paulo: Brasiliense, 1986. O Vencedor. Frei Betto. So Paulo: tica, 2000. Pais e Filhos - companheiros de Viagem. Roberto Shinyashiki. So Paulo: Gente, 1992. Satisfaam minha curiosidade - Drogas. Susana Leote. So Paulo: Impala Editores, 2003. Tabebuias: ou Histrias Reais daqueles que se livraram das drogas na Fazenda da Esperana. Christiane Suplicy Teixeira. So Paulo: Cidade Nova, 2001.

Filmes sobre o tema


28 dias, 2000. Direo: Betty Thomas A corrente do bem, 2000. Direo: Mini Leder Bicho de sete cabeas, 2000. Direo: Las Bodanzky Dirio de um adolescente, 1995. Direo: Scott Kalvert Despedida em Las Vegas, 1996. Direo: Mike Figgis
38 Srie: Por Dentro do Assunto

Eu, Christiane F., 13 anos, drogada e prostituda, 1981. Direo: Uli Edel Ironweed, 1987. Direo: Hector Babenco La Luna, 1979. Direo: Bernardo Bertolucci Maria cheia de graa, 2004. Direo: Joshua Marston Meu nome no Johnny, 2008. Direo: Mauro Lima Notcias de uma guerra particular, 1999. Direo: Joo Moreira Salles e Ktia Lund O Casamento de Rachel, 2008. Direo: Jonathan Demme O Informante, 1999. Direo: Michael Mann Por volta da meia noite, 1986. Direo: Bertrand Tavernier Quando um homem ama uma mulher, 1994. Direo: Luis Mandoki Ray, 2004. Direo: Taylor Hackford Rquiem para um sonho, 2000. Direo: Darren Aronofsky Todos os coraes do mundo, 1995. Direo: Murillo Salles
39 Cartilha lcool e jovens

O QUE O VIVAVOZ?
O VIVAVOZ uma central telefnica de orientaes e informaes sobre a preveno do uso indevido de drogas. O telefonema gratuito e o atendimento sigiloso. A pessoa no precisa se identificar.

BOM FALAR COM QUEM ENTENDE


O atendimento realizado por consultores capacitados e supervisionados por profissionais, mestres e doutores, da rea da sade Os profissionais indicam locais para tratamento Oferecem aconselhamento por meio de interveno breve para pessoas que usam drogas e seus familiares Prestam informaes cientficas sobre drogas O VIVAVOZ resultado de uma parceria entre a Secretaria Nacional de Polticas sobre Drogas - SENAD, a Universidade Federal de Cincias de Sade de Porto Alegre e o Programa Nacional de Segurana Pblica com Cidadania (PRONASCI), do Ministrio da Justia.

40 Srie: Por Dentro do Assunto

Potrebbero piacerti anche