Sei sulla pagina 1di 4

Resumo Materias para ferramenta

AO-FERRAMENTA: So aos carbono com teores de carbono de 0,8% a 1,5% de C.


Utilizado para usinagem de matrias moles como lato e alumnio devido sua baixa dureza a quente (250 C). Apresenta boa tenacidade, preo baixo e Tratamento trmico simples.

AO RPIDO: Material que pode ser feito com muitos tipos de ao, empregando-se
ligas de tungstnio, cromo, molibdnio, vandio e cobalto. Mantm a dureza a quente at cerca de 520C, porm menos resistente a abraso. Possui preo elevado e TT complexo AOS RPIDO COM COBALTO: Aumenta a temperatura crtica de trabalho ( dureza a quente e resistncia a abraso) , porm diminui a tenacidade. AO RPIDO COM REVESTIMENTO DE TiN: Uma camada de 1 a 3 Micrometros adicionado por PVD. Reduz o desgaste Reduz aderncia material/ferramenta Diminui o Coeficiente de atrito, diminuindo a Fora de corte. Melhor acabamento Bom para corte interrompido Aumento da vida til (10X)

AO RPIDO SITERIZADOS: Apresenta melhor controle do tamanho de gro, condiciona a adio controlada e bem distribuda de elementos de liga, contudo apresenta preo maior pouco utilizado Menor deformao nos T.T Menor tendncia de formar trincas Maior tenacidade Aumento da vida til Melhor aderncia ao revestimento TiN

LIGAS FUNDIDAS: Ligas que possuem altas porcentagens de W , Cr e Co. Pouco


utilizada. Elevada resistncia a quente, logo so utilizadas em altas temperaturas

Intermedirio entre HSS e metal duro.

METAL DURO: So matrias sinterizados que consiste em carbonetos metlicos de


W , Ti , Tntalo , Mo , tendo como aglomerante o Co. Apresentam alta dureza e resistncia a compresso. So divididos em trs grupos de aplicao: P , M , K. GRUPO P: Representado pela cor azul , o grupo P usado para usinagem de matrias de cavaco longo , como Aos. GRUPO M: Representado pela cor amarelo, o gruo M um grupo de transio, adqua-se maquinagem de metais e ligas ferrosas que apresentam aparas longas ou curtas. GRUPO K: (WC-Co) Representado pela cor vermelha, adequados maquinagem de metais e ligas ferrosas que apresentam aparas fragmentadas e materiais no metlicos. METAL DURO REVESTIDO Aumentam a vida da ferramenta em 200 a 300% ou mais Camadas para revestimento: TiC, TiN ou Al2O3

CERMICAS:
Os materiais cermicos para corte consistem, basicamente, de xido de alumnio, caracterizando-se pelo seu alto teor de dureza. Entretanto, sua tenacidade baixa. As ferramentas de xidos metlicos ou de cermica, como so tambm designadas, possibilitam altas velocidade de corte. Sendo assim as mquinas ferramentas necessitam altas potncias de corte e rigidez mecnica.

Capacidade de suportar altas temperaturas (materiais refratrios); Alta resistncia ao desgaste abrasivo; Alta dureza; Alta fragilidade; Baixa condutividade trmica; Alta estabilidade qumica e trmica; Boa resistncia fluncia; Alta resistncia compresso e baixa resistncia trao.

CERMICAS OXIDAS: so as cermicas onde o componente principal


o oxido de alumnio. Se dividem em (Pura: apenas Al2O3) e (Mistas: cermica

+ metal(TiC ou TiN)- maior resistncia a abraso e menor sensibilidade ao choque trmico.Pode ser usada em corte interrompido. Reforada com whiskers: Cermicas com 20 a 40% de whiskers de carbonetos de silcio. (monocristais de SiC)

Cermicas no oxidas: so cermicas compostas a base de carbonetos


, nitretos , boretos e silicatos. O componente principal geralmente o nitreto de silicio ou sianon. (Si3N4). Tem maior tenacidade e resistncia a choques trmicos que as cermicas xidas.

NITRETO DE BORO CBICO (CBN): Aps o diamante, o material mais duro


que se conhece. Ele no apenas tem muitas propriedades do diamante, mas, tambm a vantagem da alta estabilidade trmica a resistncia ao ataque qumico o torna adequado para usinagem de materiais ferrosos, onde o diamante normalmente no aplicado. vastamente utilizado na indstria automobilstica e aeroespacial. Ferramentas para corte, usinagem de engrenagens, rolamentos etc. altamente

resistente a impactos. Proporciona um timo acabamento, o que dispensa a retifica DIAMANTE: Existem dois tipos de diamantes para ferramentas de corte, os
monocristalino e os policristalino. Os monocristalinos podem ser de carbonos, ballos e borts. So os materiais que apresentam maior dureza, empregados normalmente em usinagem de ligas de metais, lato, bronze, borracha, vidro, plstico, entre outros. Os parmetros de corte permitidos, neste caso, so velocidade entre 100 e 3 mil m/min, avano de 0,002 a 0,06 mm e profundidade de 0,01 a 1,0 mm.

As ferramentas de diamante no podem ser usadas na usinagem de materiais ferrosos devido a afinidade do carbono com o ferro e nem em processos com temperaturas acima de 900C devido a grafitizao do diamante.
J o diamante policristalino (PCD ou PKD) um material sinttico obtido em condies de extrema presso e temperatura, com propriedades semelhantes ao encontrado no diamante natural, porm mais homognio. So usados na usinagem de materiais no ferrosos e sintticos.

Potrebbero piacerti anche