Sei sulla pagina 1di 6

A dana usa de gestos e movimentos para ministrar o louvor e a adorao a Deus.

Atravs dos gestos ministrado: a cura, a libertao, a adorao, o clamor, o arrependimento, o quebrantamento e a guerra. Cada movimento tem seu significado, cada cor a profecia lanada sobre a igreja. As profecias trazidas pelo ministrio de dana so visuais, por isso, so usadas as cores e cada cor tem um significado proftico:

Vermelho - Sangue, Reconciliao, Sacrifcio. Azul - Cu, Graa Celeste, Revelao Divina, Rios de guas Vivas ou Purificadoras. Prpura - Realeza. Branco - Pureza, Santidade, Justia, Esprito Santo. Prata - Redeno, Palavra de Deus. Ouro , Dourado - Divindade e a Glria de Deus. Bronze, Cobre e Metal - Julgamento. Amarelo - Celebrao, Alegria (em referncia ao leo), Glria de Deus, Uno. Verde - Nova Vida, Florescimento, Renovo, Vigor, Prosperidade. Marrom, Cinza - Arrependimento, Humilhao. Laranja/Amarelo/Vermelho - Fogo e Esprito Santo, Louvor. Vinho - Vinho novo para Igreja, Vida nova. Preto - Pecado, Morte. Roxo - Realeza, Reinado, Majestade.

um projeto que une talento profissional e competncia a servio do Reino de Deus. Com isso, nosso propsito vivenciar a mais completa forma de adorao: a Dana! Atravs dela anunciamos o evangelho de Cristo para todas naes e povos, pois a linguagem da arte ultrapassa as barreiras polticas, culturais, sociais. Portanto, nos faremos ouvir em todos os cantos da Terra.

A dana se apresenta profeticamente no livro de Jeremias como uma promessa visvel aos nossos dias, tempo em que a Igreja, aos poucos, vai se libertando do medo e da contaminao que os princpios do mundo inculcaram histrica e culturalmente no seu dia-a-dia, para se tornar uma alegre e triunfante noiva, bailando ao som de suas conquistas. Nos dias de hoje vemos o Esprito Santo despertando a Igreja a uma entrega maior, fazendo brotar um desejo profundo de expressar sentimentos que outrora estavam escravizados pela cultura humanstica que recebemos. Aos poucos percebemos que a religiosidade, os sepulcros caiados, vo dando lugar santidade de Deus e liberdade em Sua presena. Nesse processo de busca por intimidade com o Pai, Seu corao nos revelado em gestos; isso nada mais do que dana proftica: expressar o que Deus fala. O profeta Ezequiel usou algumas vezes esta ferramenta. No captulo 4 vemos o profeta encenando o castigo que suportou pelos pecados do povo. Ele simplesmente fez visvel o que acontecera. Os israelitas tinham sido escravos no Egito durante 430 anos; para

demonstr-lo, o profeta ficou deitado de lado durante 430 dias ( provvel que ele no ficasse deitado no seu lado 24 horas por dia, conforme Ez 4:9-17). A estranha pea encenada por Ezequiel tinha o objetivo de fazer o povo ver que tinham subestimado a gravidade dos seus pecados persistentes. Tudo o que semearmos, colheremos. Esta lio continua sendo aplicvel a ns ainda hoje. A partir do exemplo do profeta Ezequiel, observamos que toda profecia encenada causa grande impacto nas pessoas que a vem. Os israelitas no conseguiam compreender a mensagem de que Jerusalm e o templo onde Deus habitara poderiam ser destrudos. A fora da encenao de Ezequiel, no entanto, foi uma garantia de que os israelitas viram e prestaram ateno, ainda que no compreendessem, pois pensavam que o exlio j havia passado e no haveria castigo maior do que esse. Desta forma, o objetivo da dana proftica fazer com que a Igreja enxergue o que Deus est falando. O propsito causar o maior impacto possvel sobre o povo. Danamos profeticamente quando fazemos visvel o mundo espiritual, quando com simplicidade falamos e no simplesmente danamos. O que preciso para profetizar com dana? 1. Uno Pedi e dar-se-vos-.... Deus no chama os esbeltos, geis ou os que so bons ou os que sabem danar bem. Deus chama e unge os dispostos, capacitando-os. Deus os torna bons!

A Bblia diz em xodo 36:1-2 que Deus quem d habilidade e inteligncia para o ministrio proposto, s pessoas que tem corao impelido por Deus a fazer tal obra. Ningum recebe nada seno vier do alto. Clame ao Senhor e o Seu Esprito o encher de habilidades. Naturalmente falando, eu jamais seria usada por Deus na dana. Seria naturalmente impossvel! Mas Ele me tirou de detrs das malhadas e me UNGIU. Por qu? Eu no sei, mas Ele me ungiu. Comecei a estudar dana com 29 anos de idade; por isso sobrenatural, vai alm do entendimento. 2. Intimidade com Deus Sensibilidade espiritual faz toda a diferena. necessrio captar o que est acontecendo no mundo espiritual e traz-lo para o natural, faz-lo visvel. Como fazer isso, se no sei o que est acontecendo no Reino do Esprito? Tenha tempo a ss com Deus. Tema a Deus, pois o Salmo 25, versculo 14, diz: A intimidade do Senhor para aqueles que o temem.

3. Tcnica Como vou danar se no sei danar? No porque dano no Esprito que no vou fazer aulas. A profecia est sujeita ao profeta. Se o profeta no tem as ferramentas disponveis, a expresso da voz de Deus atravs da vida deste profeta fica limitada. Por isso necessrio fazer aula, ensaiar, crescer, desenvolver e aperfeioar a cada dia o seu conhecimento artstico. Entendo que a uno deve estar frente da tcnica, porm sem o bal, o teatro, a mmica, a dana de rua, entre outras, ficaremos sem a excelncia e sem ferramentas para sermos profetas da dana. 4. Criatividade No podemos usar sempre o mesmo gesto para representar determinada palavra proftica. Aquilo que se torna comum no causa mais o mesmo impacto. Por essa razo, precisamos diversificar nossos conhecimentos (tcnica) e pedir a Deus, que muito criativo, para nos ensinar. 5. Santidade Em pecado no temos autoridade! Seu corpo foi feito para a glria de Deus; quando profanado, a essncia da adorao perdida. Seu instrumento de adorao ferido, danificado. Satans sabe disso e por isso usa todas as suas armas para derrubar o profeta da dana. Voc nunca conseguir profetizar com dana estando em pecado. Pea a Deus para revelar a santidade Dele a voc! 6. Morrer para mim mesma Todas as vezes que pisamos em um palco ou altar, dizemos: eu morri!. O fogo de Deus deve nos queimar. E o jejum um instrumento muito importante para um profeta da dana, pois coloca a nossa carne sujeita ao do Esprito. Que Cristo cresa e eu diminua! A nica estrela Jesus! Eu sou um recipiente de glria para abenoar esta gerao!

A DANA PROFTICA

A dana usa de gestos e movimentos para ministrar o louvor e a adorao a Deus. Atravs dos gestos ministrado: a cura, a libertao, a adorao, o clamor, o

arrependimento, o quebrantamento e a guerra. Cada movimento tem seu significado, cada cor a profecia lanada sobre a igreja. As profecias trazidas pelo ministrio de dana so visuais, por isso, so usadas as cores e cada cor tem um significado proftico: Vermelho (escarlate, carmesim tons de vermelho): sangue, reconciliao, sacrifcio; Azul (tons de azul): cu, graa celeste, revelao divina, rios de guas vivas ou purificadoras; Prpura: realeza; Branco: pureza, santidade, justia, Esprito Santo; Prata: redeno, palavra de Deus; Ouro, Dourado: Divindade e a Glria de Deus; Bronze, Cobre e Metal : julgamento; Amarelo (tons de amarelo): celebrao, alegria (em referncia ao leo), Glria de Deus, Uno; Verde (tons de verde): nova vida, florescimento, renovo, vigor, prosperidade; Marrom, Cinza: arrependimento, humilhao Laranja, amarelo e vermelho (juntos): fogo e Esprito Santo, louvor; Ameixa: riqueza, abundncia, cheio do Esprito Santo; Rosa: a alegria; Preto: o pecado, a morte; Roxo: realeza, reinado, majestade

A importncia da dana na igreja!


Neste dia maravilhoso acordei com a seguinte inspirao: falar sobre a importncia da dana na igreja! Mas enfim o que dana? Dana uma forma de adorao, atravs da expresso dos movimentos do corpo humano. A dana sempre aconteceu na bblia, portanto temos muitas passagens falando sobre danas. A dana sempre esteve dentro do ser adorador! A dana em Israel preservada at hoje, portanto s ir l que veremos pessoas nas ruas danando!!! Que maravilha! Hoje muitas igrejas tem entendido a importncia da dana, tem dado uma ateno a este ministrio. O ministrio de dana trabalha juntamente com o ministrio de louvor e sempre estaro de braos dados, por que os mesmos conduzem a adorao e caregam a glria do Senhor nos seus ombros!

O maior objetivo da dana levar a salvao. Muitas pessoas quando chegam na igreja ficam maravilhadas com a dana e conseguem chegar a adorao e se entregam ao Senhor por que foram tocados atravs de um movimento , um gesto. Alm de conduzir a adorao a dana leva atravs de si o Esprito Santo de Deus e o Esprito do Senhor ministra a igreja cura, libertao, edificao, exortao. Alm de todos estes benefcios a dana tambm um ato proftico, pois atravs dos movimentos profetisamos o que vai acontecer no futuro e no presente promovendo decretos. E por fim descrevo que a dana um ato de guerra espiritual, pois desbaratinamos o inferno, colocamos satans para correr atravs da adorao ao Senhor! Se voc que esta lendo este blog um ministro de dana, ou tem um chamado do Senhor para dana, sempre esteja se santificando e busque se aperfeioar tecnicamente por que Deus termina a boa obra que ele mesmo comeou! Por que danar algo maravilhoso que toca o corao de Deus! Deixo alguns versculo bblicos sobre dana para reflexo: Juzes 11:34 Juzes 21:21 Eclesiastes 3:4 Jeremias31:13
Gnesis 1:2

E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Esprito de Deus se movia sobre a face das guas.

Lucas 15:25

E o seu filho mais velho estava no campo; e quando veio, e chegou perto de casa, ouviu a msica e as danas.

Jeremias 31:13

Ento a virgem se alegrar na dana, como tambm os jovens e os velhos juntamente; e tornarei o seu pranto em alegria, e os consolarei, e lhes darei alegria em lugar de tristeza.

xodo 15:19-20

Porque os cavalos de Fara, com os seus carros e com os seus cavaleiros, entraram no mar, e o SENHOR fez tornar as guas do mar sobre eles; mas os filhos de Israel passaram em seco pelo meio do mar.

Ento Miri, a profetiza, a irm de Aro, tomou o tamboril na sua mo, e todas as mulheres

saram atrs dela com tamboris e com danas.

Cnticos 2:8

Esta a voz do meu amado; ei-lo a, que j vem saltando sobre os montes, pulando sobre os outeiros.

Joo 4:23-24

Mas a hora vem, e agora , em que os verdadeiros adoradores adoraro o Pai em esprito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

Deus Esprito, e importa que os que o adoram o adorem em esprito e em verdade.

Romanos 12:1

Rogo-vos, pois, irmos, pela compaixo de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifcio vivo, santo e agradvel a Deus, que o vosso culto racional

Salmos 134:2

Levantai as vossas mos no santurio, e bendizei ao SENHOR.

Salmos 95:6

O, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR que nos criou.

Atos 3:8

E, saltando ele, ps-se em p, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.

Potrebbero piacerti anche