Sei sulla pagina 1di 16

V Congreso sobre la Enseanza del Espaol en Portugal 29 de Junho de 2013, Aveiro

Auxiliares de Conversacin Portugueses em Espanha


Ana Margarida Laranjeira Viegas Auxiliar de Conversacin em Ayamonte, Andaluzia anam.viegas@live.com.pt

Objectivos da exposio

Apresentar o programa Auxiliares de Conversacin Extranjeros en Espaa;


Mostrar uma experincia pessoal sobre o programa; Incentivar novas candidaturas ao programa;

Contedos da exposio

Critrios de admisso do Auxiliar de Conversacin; Condies de trabalho do Auxiliar de Conversacin; Funes do Auxiliar de Conversacin; Questes; Site Ensinar Portugus na Andaluzia; Aguns conselhos; Algumas actividades; Depoimentos: comparar o antes com o depois; Filme com experincia pessoal;

Critrios de admisso
Ser licenciado; ou Estar no ltimo ano da licenciatura; e Ser portugus.

Condies de trabalho
8 meses; 12 ou mais horas por semana;

4 dias por semana: de segunda a quinta-feira; 1 ou mais centros educativos ou Escuela Oficial de Idiomas;
Frias iguais s dos professores; Bolsa de 700 mensais em regime de alojamento e manuteno; Viagens entre Portugal e Espanha a cargo do Auxiliar de Conversacin.

Funes
Sim
Apoiar o professor de lngua estrangeira; Praticar a competncia oral (compreenso e expresso orais); Elaborar materiais;

No
Dar aulas sozinho; Planear aulas sozinho; Disciplinar sozinho; Elaborar, corrigir ou avaliar testes ou trabalhos sozinho;

Apresentar a cultura lusfona;


Participar, voluntariamente, em actividades extra-curriculares (visitas de estudo, concursos gastronmicos); Realizar outras actividades pedidas; Elaborar um relatrio final (caso a Comunidade Autnoma o pea);

Questo 1

Qual deve ser o perfil de um Auxiliar de Conversacin?

Questo 2

O que que o Auxiliar de Conversacin pode trazer de novo?


Qual pode ser o seu maior contributo?

Questo 3

Quais podero ser as principais dificuldades de um Auxiliar de Conversacin?

Misso: apoiar os assistentes lingusticos portugueses na sua actividade;


Atravs da reunio de materiais e ligaes teis relacionados com o ensino de portugus lngua estrangeira e a divulgao da cultura lusfona.

Alguns conselhos
No primeiro dia podes comear por apresentar-te e pedir aos alunos que se apresentem. As aulas deles costumam comear antes das tuas, por isso no tens de te preocupar em ensinar nada, quanto muito corriges alguma falha que dem. Tambm podes preparar uma apresentao sobre ti em powerpoint e mostr-la no teu primeiro dia (de onde s, quais os teus interesses, acontecimentos importantes na tua vida, etc.). Comea sempre por saber quais os interesses dos alunos. Isto muito importante porque assim ficas a saber do que gostam e do que no gostam e podes servir-te disso para escolher as actividades que achas que lhes iro cativar mais a ateno.

provvel que fiques em mais de uma escola. Por isso, aproveita os materiais que fizeres para uma e usa-os tambm na outra. Quais so os pontos positivos? J os usaste uma vez, j ests mais familiarizado com eles, podes melhorar aquilo que no resultou bem e tens mais tempo livre.

Alguns conselhos (cont.)


Lembra-te que alm de estares a formar alunos, tambm participas na actualizao do portugus do professor, por isso fala sempre, sempre em portugus e no deixes que caia na preguia de falar em espanhol, mesmo que use a desculpa de estar cansado. Podem combinar, por exemplo, umas horas por semana em que tu lhe ensinas portugus e ele te ensina espanhol.

Recorda que o portugus no s de Portugal, de todos os pases que o falam, por isso mostra-lhes cantores, escritores, actores e desportistas de todos os pases de lngua portuguesa. De certeza que vo achar interessante ver a diversidade de pessoas que tm o portugus como sua lngua materna.
Interage, sempre que puderes, com outras escolas e Auxiliares de Conversacin de portugus (e de outras lnguas). Organizem actividades conjuntas, visitas de estudo, concursos gastronmicos, festas de divulgao da lngua portuguesa, etc. O que importa que tu conheas outras pessoas que esto na mesma situao que tu e que uses isso em teu proveito e dos teus alunos, porque eles prprios vo beneficiar ao conhecer outros alunos de portugus.

Algumas actividades
Jogar s adivinhas mais educativo do que se pode pensar. uma ptima forma de quebrar a rotina das aulas e de praticar vocabulrio. Comea sempre pelas mais simples: aquelas cujo vocabulrio acessvel e resposta de apenas uma palavra. Diz sempre devagarinho de modo a que percebam todas as palavras e pede para que digam por palavras suas o que entenderam. Depois, passa para as mais complicadas ou traioeiras. Se a resposta pertence rea da alimentao, diz-lhes isso, eles vo dizer todas as palavras que j aprenderam. Podes ir especificando, por exemplo ao dizer que uma fruta ou um vegetal, e a eles dizem-te todas as frutas e vegetais que conhecem. E se o disserem na sua lngua de origem, diz que no percebes e que queres que te expliquem como , a que sabe, etc. Vai chegar a uma altura em que eles prprios te fazem adivinhas na sua lngua. Outro jogo divertido o jogo da mmica. Para as profisses, chama um a um ao quadro e sussurra ao seu ouvido o nome da profisso que vo ter de imitar. O resto da turma tem de tentar adivinhar, atravs dos gestos do colega, a profisso em questo. Este jogo possibilita a prtica oral e a aquisio de vocabulrio, uma vez que para tentarem acertar vo estar a dizer vrias profisses. difcil encontrar no Youtube vdeos que ensinem e possibilitem a prtica da pronncia do portugus europeu. Por que que no fazes uns novos e alm de os usares nas tuas aulas ainda divulgas com o resto da comunidade que ensina portugus?

Depoimentos
Antes - Constana
"Assim que entrei para o meu curso (Lnguas, Literaturas e Culturas, Ramo Portugus Espanhol), um dos objetivos que tinha era trabalhar um ano em Espanha e dar aulas de Portugus para Estrangeiros. Passaram-se os trs anos e esse objetivo acabou por dissipar-se em consequncia da urgncia em conseguir dois diplomas, a Licenciatura e o Mestrado. Surgiu ento esta oportunidade, e, aps longos periodos de ponderaes, decidi candidatar-me. Neste momento tenho as melhores espetativas, por um lado vou conhecer a cultura sobre a qual estudei e por outro, vou poder mostrar o que a minha cultura a pessoas, que tal como eu, se interessaram por outro pas e por outra lngua"

Depois - Ferdinando
Describir lo que han sido y significado estos casi diez meses va a ser complicado. Las palabras, a veces, por tan buenas que sean, no pueden resumir como tu vida ahora se encuentre totalmente cambiada. Huelva ha llegado en un momento donde todo se pona en cuestin. Me acuerdo del calor cuando llegu, de las calles vacas a las cuatro de la tarde, de esta ciudad que me peda de ser descubierta y amada. () Vuelvo a casa cambiado, crecido. Como persona, como docente, como hombre. Vuelvo a casa ms europeo que nunca pero al mismo tiempo an ms orgulloso que nunca de mis races, de mi idioma, de mi cultura y de mi Pas, aunque tenga todava mucho que aprender de los otros. Conoc personas que me dieron mucho ms de lo que me esperaba, vi sitios que me quitaron el aliento, hice cosas que nunca me haba podido esperar de mi mismo. () Hasta luego Huelva, dejo una casa para volver a otra.

Uma experincia pessoal

Concluso
O Auxiliar de Conversacin vai para Espanha para apoiar o professor de lngua estrangeira; As suas principais responsabilidades prendem-se com o desenvolvimento da competncia oral e a elaborao de materiais; Deve ser falador, extrovertido e empreendedor; Pode aproveitar para aprender espanhol, viajar e viver a cultura do pas; Est a ganhar experincia profissional no estrangeiro.

Potrebbero piacerti anche