Sei sulla pagina 1di 3

Estruturas de Madeira

Vigas Compostas por peas de madeira macia As vigas compostas podem ser obtidas pela superposio de peas de madeira macia serrada, desde que sejam impedidos os deslocamentos relativos entre as peas componentes. As ligaes utilizadas nas interfaces, com a finalidade de impedir os deslizamentos das peas entre si, so comumente pinos, conectores metlicos de anel, endentaes, cavilhas ou tarugos. Os pinos metlicos podem ser constitudos por pregos ou parafusos com porcas. As cavilhas so pinos torneados ou peas retangulares de madeira dura. Os conectores podem ser chapas metlicas com dentes estampados ou anis metlicos. Para impedir a separao fsica entre as peas, muitas vezes so colocados parafusos de amarrao, cuja contribuio para absorver esforos horizontais desprezada. As vigas compostas endentadas e entarugadas foram bastante utilizadas no passado num contexto de fabricao artesanal das estruturas de madeira, hoje no so mais compatveis com os mtodos modernos de construo, caracterizados pela automao dos processos. Alm disso, os entalhes prismticos causam elevadas concentraes de tenses, causando significativa reduo da resistncia do conjunto. As vigas endentadas e entarugadas evoluram para vigas compostas ligadas por pregos ou por conectores de anel. A verificao de tenses nas vigas compostas por peas de madeira macia se faz aplicandose coeficientes de reduo empricos no momento de inrcia da seo composta considerada .como se ela fosse rgida. Peas de seo T, I ou caixo ligadas por pregos A Norma Brasileira NBR-7190/97 prescreve o seguinte: As peas compostas por peas serradas formando seo T, I ou caixo, solidarizadas permanentemente por ligaes rgidas por pregos, aplicados obedecendo aos requisitos da Norma, dimensionadas ao cisalhamento como se a viga fosse de seo macia, solicitadas a flexo simples ou composta, podem ser dimensionadas como peas macias, com seo transversal de rea igual soma das reas das sees dos elementos componentes, e momento de inrcia efetivo dado por. Ief = r Ith onde Ith o momento de inrcia da seo total da pea como se ela fosse macia, sendo para sees T: r = 0,95 para sees I ou caixo: r =0,85 Na falta de verificao especfica de segurana em relao estabilidade de alma, recomenda-se o uso de enrijecedores perpendiculares ao eixo da viga, com espaamento mximo de duas vezes a altura da viga.

Eduardo Azambuja e Antnio Patrcio Mattos

Estruturas de Madeira

As ligaes entre as peas devem ser dimensionadas para resistirem ao cisalhamento que existiria nos planos de contato das diferentes peas como se a pea fosse macia. Peas compostas de seo retangular ligadas por conectores metlicos A norma 7190/97 prescreve o seguinte: As vigas compostas de seo retangular, ligadas por conectores metlicos, solicitadas flexo simples ou composta, suposta uma execuo cuidadosa e a existncia de parafusos suplementares que solidarizem permanentemente o sistema, podem ser dimensionados flexo, em estado limite ltimo, como se fossem peas macias, reduzindo-se o momento de inrcia da seo composta, adotando-se: Ief = rIth sendo para dois elementos superpostos: r = 0,85 para trs elementos superpostos: r = 0,70 onde Ief o valor efetivo e Ith o seu valor terico.

Os conectores metlicos devem ser dimensionados para resistirem ao cisalhamento que existiria nos planos de contato das diferentes peas como se a pea fosse macia. A NBR 7190 admite apenas o emprego de anis metlicos estruturais com dimetros internos de 64mm e 102mm, que devem ser acompanhados de parafusos de 12mm e 19mm de dimetro, respectivamente, aplicados no centro do anel. Peas compostas com alma em trelia ou de chapa de madeira compensada As vigas compostas com almas macias estudadas nos itens anteriores, tm suas alturas limitadas pelas dimenses comerciais das peas que vo formar a alma. Tendo em vista que as alturas disponveis para as almas se limitam a cerca de 30cm, v-se que as alturas daquelas vigas podem chegar no mximo a cerca de 50cm ou 60cm. Quando se necessita construir vigas de maior altura, pode-se adotar a soluo em que a alma seja constituda por tbuas independentes ou chapas de madeira compensada, pregadas nos flanges. A figura abaixo mostra uma viga I, cuja alma formada por duas camadas de tbuas inclinadas a 45o, pregadas nos flanges, de modo que as direes das duas camadas ficassem perpendiculares entre si. Trata-se de um exemplo de viga com alma descontnua. Para complementar a viga foram colocados montantes verticais, com espaamento aproximadamente igual altura da viga.

Eduardo Azambuja e Antnio Patrcio Mattos

Estruturas de Madeira

flange

alma

flange

A figura abaixo mostra umas vigas celulares, formadas por flanges de madeira macia e tbuas laterais pregadas a 45o de inclinao. Para evitar o surgimento de momento toror ao longo do eixo da viga, conveniente que as tbuas sejam colocadas em direes paralelas nos dois planos, com mudana de direo no meio do vo. Os montantes so colocados no interior da viga.

A figura abaixo mostra uma viga celular com reforos laterais, formada por peas de madeira macia e tbuas de madeira compensada.

madeira compensada

As vigas compostas com alma em trelia e as com alma em chapa de madeira compensada, podem ser dimensionadas, flexo simples ou composta, considerando-se exclusivamente as peas dos banzos sendo tracionadas ou comprimidas, sem reduo de suas dimenses. A alma dessas vigas e as suas ligaes com os respectivos banzos devem ser dimensionadas a cisalhamento como se a viga fosse de seo macia (NBR7190).

Eduardo Azambuja e Antnio Patrcio Mattos

Potrebbero piacerti anche