Sei sulla pagina 1di 23

Page 1 of 23

1. INTRODUO
O gs natural apresenta-se como um vetor energtico de transio, com grande potencial de crescimento. Sendo o transporte de combustveis gasosos economicamente menos vivel do que o transporte de combustveis lquidos, o transporte do Gs Natural Liquefeito se tornou uma opo atraente, e est cada vez mais atraindo interesses e investimentos de grandes companhias. O transporte do gs natural apresenta-se como um grande desafio tecnolgico, pois alm do prprio transporte atravs de um navio com caractersticas diferenciadas, h toda uma infra-estrutura que movimenta esse processo, pois necessrio um Terminal de Liquefao, capaz de transformar o gs para o estado lquido (responsabilidade do pas Exportador), e um terminal que reverta esse processo no fim da viagem, o Terminal de Regaseificao (responsabilidade do pas Importador).

Figura 1 Logstica de Transporte de Gs Liquefeito

2. OBJETIVO
Nesta primeira etapa de execuo do relatrio, ser elaborado e, posteriormente, aplicado um mtodo de projeto para um navio de transporte de Gs Natural Liquefeito. Em seguida ser exposta a motivao para a escolha deste tipo de embarcao, sendo ento apresentado o nosso objeto de projeto.

3. ESTUDO DE MERCADO
O gs natural (GN) uma fonte energtica de grande importncia global, sendo utilizado de diversas formas, tanto visando o mercado industrial quanto o domstico. Seu transporte geralmente feito mediante o uso de gasodutos, que conectam o campo produtor aos centros de consumo. Entretanto, em funo da distncia e do volume a ser transportado, a utilizao de gasodutos uma opo economicamente menos vivel para o transporte do gs natural, alm de haver diversos transtornos, no mbito poltico internacional, inerentes a esta opo. Uma forma alternativa para o transporte do gs atravs da sua liquefao, na qual resfriando-o a temperaturas abaixo da sua temperatura de vaporizao, obtm-se uma reduo de volume de cerca de 600 vezes, tornando-o mais vivel para o armazenamento e transporte. Para tornar essa prtica vlida, necessria a utilizao de um navio especial para o transporte do Gs Natural Liquefeito (GNL / LNG Liquifed Natural Gas), o Navio Gaseiro, que ser o objeto de projeto desenvolvido neste trabalho. Esse tipo de transporte tem apresentado grande crescimento, alavancado pelo crescimento substancial de consumo de LNG, que vem se tornando mais valorizado e ganhando cada vez mais espao no mercado mundial devido a inmeros benefcios que ele apresenta quando comparado a outros combustveis, principalmente por representar uma alternativa energtica com menos impactos para as questes ambientais. Dentre

http://www.oceanica.ufrj.br/deno/prod_academic/relatorios/2011/eliza_thalita/relat1/Pr... 28/6/2013

Page 2 of 23

tantas caractersticas esto: - Menor custo do que os outros tipos de combustvel; - Baixa densidade especfica comparada com a do ar; - Alto Valor Energtico na queima (59,6 KJ/g, contra 47,9KJ/g do petrleo bruto, por exemplo); - Gerao de energia atravs de uma forma de energia mais econmica e limpa em relao a outros combustveis; Podemos ver na figura abaixo que a demanda por LNG tem crescido com o passar dos anos, e atualmente representa uma poro significativa do consumo mundial.

Figura 2 Crescimento da demanda por Gs Natural

Estimativas recentes indicam que a disponibilidade de LNG a mdio e curto prazo, muito maior do que o consumo previsto para os mesmos perodos, mostrando um equilbrio precrio entre a oferta e demanda deste combustvel. Somando-se a esta realidade, temos o fato de que a frota mundial de navios para transporte de LNG est envelhecendo. Quase 10% da frota j esto com mais de 30 anos de idade. Isso faz com que a encomenda por esses navios cresa, como ilustrado abaixo, o que favorece fortemente a opo pelo projeto de uma navio gaseiro.

http://www.oceanica.ufrj.br/deno/prod_academic/relatorios/2011/eliza_thalita/relat1/Pr... 28/6/2013

Page 3 of 23

Figura 3 Encomenda de navios LNG

4. OBJETO DE PROJETO
O navio Gaseiro tem caractersticas bem peculiares e interessantes. A primeira delas diz respeito ao modo como a carga transportada. Como dito anteriormente, o GNL ocupa cerca de 1/600 do volume do GN no estado gasoso, por isso para facilitar o transporte, o gs deve, necessariamente, estar liquefeito. Geralmente o transporte pode ser feito em uma das seguintes condies: - Presses maiores que a presso atmosfrica, temperatura ambiente; - Temperaturas abaixo da ambiente (aproximadamente -162 C), presso atmosfrica; - Combinao de ambas as condies anteriores. Os navios que levam o GNL das unidades de liquefao aos pontos de regaseificao dispem de reservatrios (tanques) especiais. Tais navios devem ainda possuir um sistema de resfriamento ou de pressurizao dos tanques, ou at mesmo uma combinao desses dois sistemas, para manter a presso e/ou temperatura que possibilite o transporte do gs liquefeito. Considerando isso os gaseiros so geralmente agrupados, respectivamente s condies ditas acima, como se segue: - Sistema Totalmente Pressurizado; - Sistema Totalmente Refrigerado; - Sistema Semi-Pressurizado e Semi-Refrigerado. Isso tem efeito direto nas caractersticas dos tanques e nos equipamentos destes navios.

4.1. Tipo de Navio


Para o desenvolvimento caractersticas do navio: deste projeto, foram pr-determinadas algumas

http://www.oceanica.ufrj.br/deno/prod_academic/relatorios/2011/eliza_thalita/relat1/Pr... 28/6/2013

Page 4 of 23

Capacidade: 135000 m Tanque Esfrico Este tipo de tanque apresenta vantagens quando comparado com os demais tanques at ento existentes, como: - So tanques independentes do casco do navio [1], auto-suportveis, no sendo essenciais para a resistncia estrutural do casco, nem afetados por possveis danos ao casco do navio; - a geometria que melhor distribui as tenses aplicadas; - Proporciona uma significativa reduo no efeito de Sloshing; - No requer reforos internos.

Figura 4 Tanques Esfricos Independentes

A estrutura do tanque de carga consiste em uma barreira primria de alumnio, alm de possuir um sistema de isolamento para manter a carga em sua condio de temperatura ideal, sem que haja grandes perdas para o ambiente.

http://www.oceanica.ufrj.br/deno/prod_academic/relatorios/2011/eliza_thalita/relat1/Pr... 28/6/2013

Page 5 of 23

Figura 5 Estrutura interna de um Tanque Esfrico

Sistema de Manuteno de Carga Para garantir que a carga esteja ntegra durante toda a viagem, utilizado um sistema que seja capaz de manter suas condies necessrias de armazenamento e transporte. Para tal, optamos por um Sistema Totalmente Refrigerado, principalmente por ser mais econmico em relao a um sistema que fosse totalmente pressurizado. Neste sistema o Gs Liquefeito mantido lquido atravs do sistema de refrigerao, bem como com o isolamento dos prprios tanques. Ainda assim, ocorre a evaporao de uma determinada poro de volume de combustvel devido ao fluxo de calor nos tanques de carga. A esta quantidade de vapor que gerado d-se o nome de Boil-Off [3]. Em mdia estimado que 0,1 0,15% da carga total retornam para o estado de vapor por dia. O isolamento dos tanques tem por funo minimizar esse fluxo, reduzindo o Boil-Off. necessrio ainda uma Planta de Reliquefao a bordo para compensar esse fenmeno, que tem como funo reliquefazer esta quantidade de combustvel convertida em vapor de modo que no haja perdas significativas durante o transporte, garantindo assim a integridade da carga. Com a existncia de um Sistema de Reliquefao, existem 3 linhas de tubulao, sendo elas destinadas a: 1. Transporte do gs liquefeito; 2. Transporte do vapor para a planta de Reliquefao; 3. Transporte do retorno da planta de Reliquefao, com o gs novamente no estado lquido. Um diagrama esquemtico da tubulao de um navio LNG pode ser visto a seguir [2]:

http://www.oceanica.ufrj.br/deno/prod_academic/relatorios/2011/eliza_thalita/relat1/Pr... 28/6/2013

Page 6 of 23

Figura 6 Tubulao de um Sistema com Planta de Reliquefao

4.2. Sistemas de Liquefao e Regaseificao


Para que o transporte de GNL possa ser feito, por trs de todo esse sistema de movimentao de carga esto os Terminais de Liquefao e de Regaseificao.

Figura 7 Logstica do Transporte de Gs Natural

Terminal de Liquefao O Pas Exportador deve possuir um sistema completo que reverta todo o gs natural (inicialmente no seu estado natural, o estado gasoso) em gs liquefeito (converso essencial para o tipo de transporte adotado). Terminal de Regaseificao Sistema necessrio no Pas Importador, que opera no sentido reverso ao de

http://www.oceanica.ufrj.br/deno/prod_academic/relatorios/2011/eliza_thalita/relat1/Pr... 28/6/2013

Page 7 of 23

Liquefao, retornando o gs liquefeito ao seu estado normal. Atravs de duas diferentes linhas de passagem para o vapor e para o lquido, h uma simplificada esquematizao abaixo sobre o descarregamento do tanque para o terminal ou o carregamento do tanque pelo terminal [2]:

Figura 8 Descarregamento/Carregamento de LNG

4.3. Rota
Para definir a rota, inicialmente foi necessrio avaliar os pases que disponibilizavam terminais de liquefao e regaseificao, para tornar vivel todo o processo que envolve o transporte de LNG.

Figura 9 Plantas de Reliquefao e Terminais de Regaseificao no mundo

O mercado de LNG na regio do Qatar tem se desenvolvido substancialmente nos ltimos anos. Percebe-se que na regio do oriente mdio existem apenas plantas de liquefao, sendo um forte exportador. O Terminal escolhido para a Liquefao o Qatargas I, localizado em Doha, Qatar.
Fonte: www.qatargas.com.qa

http://www.oceanica.ufrj.br/deno/prod_academic/relatorios/2011/eliza_thalita/relat1/Pr... 28/6/2013

Page 8 of 23

Figura 10 Terminal de Liquefao do Quatargas I

O Japo um dos maiores importadores de gs natural liquefeito do mundo e possui mais de 20 terminais de importao de LNG. O Terminal escolhido para a Regaseificao o Negishi, localizado em Yokohama, Japo.

Figura 11 Terminal de Reliquefao do Negishi e Importao de LNG em todo o mundo

Definidos os Terminais de atuao do navio, a distncia entre os portos e o tempo de viagem podem ser ento definidos, com a velocidade de servio fixada a 20 ns, valor estimado com base nas embarcaes semelhantes.
Tabela 1 Anlise da Viagem entre os Terminais

http://www.oceanica.ufrj.br/deno/prod_academic/relatorios/2011/eliza_thalita/relat1/Pr... 28/6/2013

Page 9 of 23

5. METODOLOGIA
A metodologia de projeto engloba etapas de estudo e de definio da estratgia que ser abordada pelo projetista para se obter o melhor objeto final possvel. Essa estratgia deve ser discretizada em cada uma das etapas a serem percorridas durante o projeto. Para a formulao do nosso mtodo foram consideradas as bibliografias de alguns autores que apresentaram grandes contribuies para a rea naval, sugerindo metodologias aplicveis a projetos de embarcaes:

5.1. Espiral de Projeto de Evans


Evans props, em 1959, um mtodo que consiste em definir cada uma das caractersticas do objeto de projeto a cada volta da espiral. Quando determinada caracterstica no puder ser definida, ela deve ser estimada da melhor forma possvel com base em experincia e conhecimento do projetista, para que se possa prosseguir com o projeto, at que seja possvel defini-la. Este mtodo sugere que a evoluo do processo de projeto se d em ciclos, aumentando seu nvel de detalhamento a cada volta completa. Era costume a utilizao da espiral quando os projetos dos navios ainda eram genricos, sries sistemticas, sem grandes variaes do convencional. A espiral no capaz de apresentar a relao entre os elementos de sntese, assim como as expectativas relacionadas ao objeto de projeto.

Figura 12 Espiral de Evans

5.2. Fluxograma de Lamb

http://www.oceanica.ufrj.br/deno/prod_academic/relatorios/2011/eliza_thalita/relat1/Pr... 28/6/2013

Page 10 of 23

A proposta de Lamb consiste em lanar mo de um modelo matemtico no incio do projeto, que seja simplificado, porm confivel, capaz de atingir as qualidades timas, identificando atravs de um processo iterativo, a quais caractersticas do objeto essas qualidades so mais sensveis.

Figura 13 Fluxograma de Lamb

5.3. Trinmio SnteseAnliseAvaliao


O Trinmio Sntese-Anlise-Avaliao foi abordado por Jones, Archer, Luckman e Alexander em 1984. Neste modelo, inicialmente, na etapa de sntese, prope-se uma soluo ajustada e configurada embasada nas caractersticas funcionais calculadas ou estimadas. Essas Snteses devem passar por uma etapa de anlise, onde essa soluo proposta analisada sob desenvolvimento de critrios pr-estabelecidos ou clculos. Por fim, feita uma avaliao baseada nas expectativas relacionadas a essa sntese. Caso a sntese proposta no seja satisfatria so feitas mudanas e ela deve ser reformulada, para ser novamente analisada e ento reavaliada. Este processo se d de forma iterativa at que as expectativas sejam satisfeitas.

http://www.oceanica.ufrj.br/deno/prod_academic/relatorios/2011/eliza_thalita/relat1/Pr... 28/6/2013

Page 11 of 23

Sntese

Anlise

Avaliao

Figura 14 Trinmio Sntese Anlise - Avaliao

Sendo assim, podem ser mais bem definidas como: Sntese: Identificar o objeto atravs de elementos funcionais, caracterizando cada um deles de forma que somados componham o objeto de projeto. A caracterizao do projeto nesta fase se d a partir de idealizaes, conceitos, propostas e idias criativas. Anlise: Qualificao e detalhamento dos elementos funcionais. A anlise feita utilizando conceitos tericos e/ou anlises prticas para consolidar e qualificar a alternativa de soluo como satisfatria, garantindo que ela atenda as expectativas para aquela funcionalidade do objeto. Avaliao: Avaliar os elementos funcionais quanto s suas expectativas, se a qualidade esperada foi atendida de maneira satisfatria. Se no atendida, torna-se necessrio o retorno a fase de sntese para reformulao da alternativa proposta, ou at mesmo criao de uma soluo nova.

6. O MTODO
Neste projeto foram utilizadas ferramentas que auxiliam o projetista a desenvolver sua estratgia de projeto. Para isso, foram desenvolvidas duas matrizes que so necessrias para esta parte do processo, a Matriz de Influncia (relao entre os elementos funcionais, mostrando a influncia que um exerce sobre os outros e vice-versa), e a Matriz de Qualidade (mostra a relao entre os elementos funcionais e as qualidades esperadas do projeto). Tambm ser utilizado um Fluxograma, para representar o mtodo atravs de um seqenciamento adotado para o projeto.

6.1. Matriz de Influncia


Como dito anteriormente, esta matriz composta por elementos funcionais, ou seja, caractersticas fsicas que somadas conseguem sintetizar o objeto de projeto como um todo aos olhos do projetista.

http://www.oceanica.ufrj.br/deno/prod_academic/relatorios/2011/eliza_thalita/relat1/Pr... 28/6/2013

Page 12 of 23

Para fazer tal relao, foi adotado um grau de influncia de um elemento sobre outro, e a partir deles desenvolvida a Matriz de Influncia, apresentada j ordenada:

Figura 15 Matriz de Influncia

Os elementos funcionais apresentados acima, na matriz de influncia so: - Forma: Engloba a forma da embarcao, as dimenses principais e coeficientes relacionados; - Sistema de Tanques Independentes: Determinado pelos Tanques Esfricos e seus componentes. Possuem uma carga fixa a ser carregada, e com isso um dimetro fixo; - Sistema de Manuteno de Carga: Consiste no sistema que se torna indispensvel para manter a carga transportada nas condies necessrias, sendo determinado pelo Sistema de Refrigerao (manter o LNG a uma temperatura de aproximadamente -160 C), e pelo sistema de Relique fao (controlar o Boil-Off [3] do Gs Natural); - Compartimentao/ Arranjo Geral: Diviso dos espaos do navio que sero destinados para um determinado fim, de acordo com sua qualidade funcional. Inicialmente, so definidos os locais destinados a propulso, transporte da carga, regio de lastro e acomodaes. Aps isso definida a disposio dos elementos que compem esses espaos, como: posio dos tanques independentes, tanques de lastro, tanques de leo combustvel, tanques de sedimentao, posio dos equipamentos na praa de mquinas, arranjo de acomodaes, entre outros; - Sistema Propulsivo: o sistema responsvel por propelir a embarcao na velocidade de servio estipulada. Constitudo pelo motor principal, eixo de transmisso mecnica, propulsores, leme; - Sistema Auxiliar: Sistema capaz de atender demanda de energia consumida pelo navio (bombas, superestrutura, sistema de reliquefao, sistema de refrigerao), constitudo por MCAs, Gensets; - Topologia Estrutural: Definio de toda a estrutura e os elementos que a compem. Cada uma das snteses determinadas acima tem associada sua caracterstica o

http://www.oceanica.ufrj.br/deno/prod_academic/relatorios/2011/eliza_thalita/relat1/Pr... 28/6/2013

Page 13 of 23

peso fsico que o elemento representa no todo. Vale ressaltar que o Sistema de Tanques Independentes so constitudos por 4 tanques esfricos, de capacidade fixa e, portanto, dimetro fixo. Sendo essa caracterstica j pr-determinada, sua influncia sobre a forma bastante considervel, pois a forma estar limitada ao dimetro determinado. A matriz de Influncia pode ser vista aqui.

6.2.

Matriz de Qualidade

No desenvolvimento da Matriz de Qualidade, onde os elementos de sntese do projeto devem ser capazes de assegurar determinada expectativa, possvel perceber o grau de relao entre cada sntese e sua qualidade associada, que particularmente determinado pelo projetista. J com cada uma das expectativas ordenadas de acordo com seu grau de importncia, utilizando os mesmos graus de influncia adotados anteriormente, a Matriz de Qualidade pode ser vista abaixo:

Figura 16 Matriz de Qualidade

Cada uma das expectativas acima implica em um modelo de anlise, para que esta possa ser avaliada e por fim validada de acordo com a sntese que lhe referncia. Os elementos de anlise so determinados abaixo: - Viabilidade Econmica: Anlise feita do fluxo de caixa visando que o navio seja vivel; - Integridade da Carga: Garantir que a carga seja mantida nas condies necessrias de armazenamento e transporte durante toda a viagem; - Resistncia ao Avano/Potncia: Minimizar a resistncia dada pela forma, e satisfazer a potncia requerida, a fim de atingir a velocidade de servio minimizando o custo com combustvel; - Balano Eltrico: Garantir que a demanda energtica dos sistemas e elementos

http://www.oceanica.ufrj.br/deno/prod_academic/relatorios/2011/eliza_thalita/relat1/Pr... 28/6/2013

Page 14 of 23

consumidores de energia seja suprida analisando a capacidade de produo de potncia dos elementos geradores de energia; - Capacidade de Carga: Analisar se a capacidade de carga pr-determinada garantida; - Mdulo de Seo: Analisar a topologia estrutural verificando o mdulo de seo dos elementos estruturais contemplados no croqui da seo mestra, baseado na regra da sociedade classificadora. O mdulo de seo mnimo exigido nos livros de regra deve ser superado minimamente pelo mdulo de seo calculado com base no croqui da seo mestra; - Equilbrio/Estabilidade: Capacidade da embarcao se manter em equilbrio e estvel nas condies de carregamento determinadas; - Comportamento Estrutural: Capacidade de resistir aos esforos aplicados embarcao; - Seakeeping: Garantir que o navio tenha um bom desempenho em ondas, minimizando os movimentos; - Manonbrabilidade: Capacidade de realizar manobras satisfatoriamente, de maneira que permanea estvel. A matriz de Qualidade pode ser vista aqui.

6.3.

Fluxograma

O fluxograma apresenta a estratgia de projeto adotada pelo projetista, em que possvel observar uma ordem aplicada s etapas que sero seguidas. Essa ordem garantida pela importncia das expectativas dos projetistas, o que mostra que as Matrizes e o Fluxograma so diretamente relacionados. Essa etapa de grande importncia por envolver tomadas de decises e possibilitar a identificao de possveis iteraes que possam vir a existir entre elementos.

http://www.oceanica.ufrj.br/deno/prod_academic/relatorios/2011/eliza_thalita/relat1/Pr... 28/6/2013

Page 15 of 23

http://www.oceanica.ufrj.br/deno/prod_academic/relatorios/2011/eliza_thalita/relat1/Pr... 28/6/2013

Page 16 of 23

Figura 17 Fluxograma

Vale observar que a primeira qualidade a ser apresentada no fluxograma (Capacidade de Carga) no a primeira na ordem dada s anlises na Matriz de Qualidade. Porm, sua respectiva sntese (Sistema de Tanques Independentes), como pode ser observada na Matriz de Influncia, e como foi dito anteriormente, no influenciada por nenhum dos outros elementos funcionais, no entanto exerce grande influncia sobre a maioria deles. O fluxograma pode ser melhor visualizado aqui.

7. MODELO MATEMTICO
Nesta etapa foi elaborado um modelo matemtico que seja capaz de gerar as dimenses timas do navio, que sero determinadas como variveis livres, com o objetivo de minimizar o custo total da embarcao (varivel de mrito), que est diretamente associado aos custos de aquisio e operao da embarcao. O otimizador foi desenvolvido atravs da ferramenta Solver do Excel, onde equaes matemticas foram implementadas, de forma que se fosse capaz de representar a embarcao como um todo por meio de suas snteses, e a avaliao fosse feita com referncia s expectativas determinadas. Quanto maior for o nvel de detalhamento do modelo matemtico, mais confivel se tornar o resultado obtido no modelo, e menos voltas sero necessrias na ordem de execuo determinada no fluxograma, visto que o objeto estar melhor caracterizado.

7.1. Definies iniciais do objeto de projeto


O navio Gaseiro de tanques esfricos tem inicialmente definida a sua capacidade de carga e nmero de tanques, o que possibilita a obteno do dimetro de cada tanque e o volume ocupado por cada um deles.
Tabela 2 Definies Iniciais de Projeto

7.2. Variveis Livres


As variveis que foram consideradas no modelo matemtico livres so: * LOA Comprimento total do Navio; * B Boca; * T Calado; * D Pontal; * Rot Rotao do propulsor; * Fa/F Razo de rea do Propulsor;

http://www.oceanica.ufrj.br/deno/prod_academic/relatorios/2011/eliza_thalita/relat1/Pr... 28/6/2013

Page 17 of 23

* P/D Razo Passo/Dimetro do propulsor; * Z Nmero de Ps.

7.3. Restries
As restries que foram impostas ao modelo matemtico so: * Equilbrio: Diferena de Empuxo deve ser nula: P E = 0 * Estabilidade: GM>0 * Rotao Mnima: Rot >= 80 rpm * Limites de Razo de rea: Fa/F >= 0,3 e Fa/F <= 1,0 * Limites de Razo de Passo/Dimetro: P/D >= 0,5 e P/D <= 1,4 * Nmero de Ps: Z >= 4 e Z <= 6 e Z = inteiro * Propulsor: Diferena entre Empuxo gerado e requerido deve ser mnima: Tdisp Treq >= 0 * Diferena mxima entre Empuxo gerado e requerido deve esta limitado por 20% Treq: Tdisp Treq <= 0,2*Treq * Forma (relaes obtidas por semelhantes): - Relao entre o comprimento do navio e o comprimento mnimo de carga (Lmn carga = 4,15*Dimetro) - Relao entre o dimetro do tanque e a Boca do navio - Relao entre o dimetro do tanque e o Pontal do navio * Borda Livre: D T >= Borda Livre

7.4. Forma
A representao da forma no modelo matemtico garante maior confiabilidade nos clculos dos principais parmetros relacionados a ela, como por exemplo: volume submerso, posio do centro de carena, rea molhada, ngulo de entrada, todos imprescindveis no clculo de resistncia ao avano e estabilidade. Para represent-la inserimos no modelo matemtico a tabela de cotas da forma final obtida na disciplina Projeto de Sistemas Ocenicos I. Essa forma foi mantida, pois se observa que ela j possui todas as caractersticas tpicas de navios para transporte de LNG, como: presena de bulbo (pois a parcela de resistncia de ondas significativa), alto coeficiente de seo mestra e grande pontal, entre outras. De posse da tabela de cotas podemos calcular, seo a seo, a rea submersa, momento vertical da rea, coordenada vertical do centride da rea. Com esses dados, integramos ao longo do comprimento e obtemos os valores referentes a toda embarcao. A partir da tabela de cotas foram feitas manipulaes nas trs dimenses a partir de fatores de escala longitudinal (EL), transversal (EH) e vertical (EV). O fator de escala vertical foi definido em relao ao pontal (EV = D/Doriginal), deixando o calado variar livremente. Ao fim foi obtida a tabela de cotas j com as dimenses de sada do modelo matemtico, pronta para ser utilizada no projeto.

7.5. Pesos
O clculo dos pesos foi estimado com ajuda de diferentes formulaes propostas, com intuito de que todas as frmulas utilizadas atendessem ao nosso tipo de embarcao.

http://www.oceanica.ufrj.br/deno/prod_academic/relatorios/2011/eliza_thalita/relat1/Pr... 28/6/2013

Page 18 of 23

Todas as referncias relacionadas ao peso esto destacadas no otimizador, que pode ser visto aqui. - Peso de Ao Utilizando a formulao dada abaixo [5], e com o coeficiente de correo para navios tanques, o peso total do ao obtido.

Figura 18 Estimativa de Peso de Ao

- Peso de Equipamentos e Outfitting * Planta de Reliquefao: Peso estimado [6] da Planta de Reliquefao definido a partir da capacidade de carga que o equipamento capaz de reliquefazer:
Tabela 3 Caractersticas da Planta de Reliquefao

* Sistema de Refrigerao: O Peso Sistema de Refrigerao, capaz de manter toda a carga refrigerada durante a viagem, foi estimado como 3 vezes o peso estimado da Planta de Reliquefao:

* Sistema Auxiliar: O Sistema Auxiliar tem seu peso determinado com base em experincia com o Objeto de projeto e ser estimado como 0,11% do Deslocamento Total da embarcao:

http://www.oceanica.ufrj.br/deno/prod_academic/relatorios/2011/eliza_thalita/relat1/Pr... 28/6/2013

Page 19 of 23

* Outfitting: Atravs de uma estimativa para navios Tanques, o peso do Outfitting [7] pode ser considerado pela relao abaixo:

Figura 19 Estimativa de Peso de Outfitting

- Peso do Maquinrio Peso estimado [7] com base em referncia vlida para esse tipo de navio.

- Tanques de Carga Atravs de referncia [8], o peso dos tanques foi estimado, pois como no existe nenhum dado oficial que fornea alguma relao de peso, o Paper disponibiliza o valor de peso do tanque esfrico, sendo ento o peso desses tanques:

- Superestrutura

http://www.oceanica.ufrj.br/deno/prod_academic/relatorios/2011/eliza_thalita/relat1/Pr... 28/6/2013

Page 20 of 23

O peso da superestrutura foi estimado utilizando a formulao dada abaixo [5]:


Tabela 4 Estimativa do Peso da Superestrutura

- Dead Weight Estimado atravs de semelhantes, a regresso feita com relao capacidade de carga encontra-se um valor de DWT:

- PESO LEVE Soma de todos os pesos calculados acima, exceto o DWT.


Tabela 5 Deslocamento

satisfatria essa avaliao dos pesos feita, pois o valor do deslocamento obtido est dentro da faixa de valores dos semelhantes. Essa relao pode ser vista no otimizador [otim] na aba Semelhantes.

7.6. Equilbrio e Estabilidade


Para satisfazer a condio de equilbrio, deve ser levada em considerao a igualdade entre o Empuxo e o Peso deslocado, condio necessria para que haja o equilbrio.
Tabela 6 Equilbrio

http://www.oceanica.ufrj.br/deno/prod_academic/relatorios/2011/eliza_thalita/relat1/Pr... 28/6/2013

Page 21 of 23

A estabilidade inicial da embarcao determinada a partir de uma avaliao do valor da Altura Metacntrica (GM). O valor de GM deve ser maior do que um, satisfazendo as regras aplicveis a esta embarcao. GM >= 1
Tabela 7 Estabilidade

7.7. Borda Livre


A definio da Borda Livre necessria para que seja dada uma relao entre o pontal D e o calado T. Para tal, foi utilizada a referncia da Internationl Convention On Load Lines [4] que fornece essa relao, utilizada como uma restrio, onde: D T >= Borda Livre

7.8. Viabilidade Econmica


A viabilidade econmica a expectativa que aponta o caminho que o otimizador ir fazer, determinando se o navio vivel ou no. A varivel de mrito, custo de aquisio e de operao, o que deve ser minimizado com intuito de obter a forma tima. O custo de aquisio determinado por todo o processo que envolve a construo do navio, como o custo de ao e da mo de obra, e todos os equipamentos necessrios para sua definio.

http://www.oceanica.ufrj.br/deno/prod_academic/relatorios/2011/eliza_thalita/relat1/Pr... 28/6/2013

Page 22 of 23

Foi feita uma anlise da viabilidade considerando o preo de venda de LNG em US$ por tonelada de carga (188 US$/ton), que fornece a Receita Lquida, obtendo assim um resultado para o Valor Presente Lquido atravs de um fluxo de caixa, que ir determinar a viabilidade do projeto. Para estimar os custos de aquisio, foram utilizadas referncias e formulaes matemticas que se fazem necessrias para que esse valor seja obtido. A anlise do custo de ao, por exemplo, foi obtida atravs da mdia de preos de ao presentes no mercado em US$/ ton ao. Os outros custos relacionados aquisio, como mo de obra utilizada, custo de aquisio de equipamentos, custo de Outfitting e o custo de mquinas, foram estimados [9] com base em formulaes matemticas consideradas satisfatrias devido ao resultado de custo obtido muito prximo ao de semelhantes. Outra parcela que bastante significativa no custo do projeto o Custo de Combustvel, e est diretamente atrelado resistncia ao avano. Sendo que essa resistncia fornecida atravs da forma, que por sua vez remete s dimenses, que impactam no peso de ao. Toda essa anlise de custos pode ser vista na planilha [otim], na aba Custos, onde esto as formulaes e todas as suas referncias indicadas. Abaixo est o preo de construo do navio obtido no otimizador:

Este preo pode-se dizer satisfatrio, quando comparado com os semelhantes apresentados na tabela abaixo:
Nome Arctic Discoverer Arctic Princess LNG ADAMAWA Hyundai Aquapia Celestine River Muscat LNG Northwest Seaeagle Capacidade (m) 140000 147200 137000 137415 145394 149172 127705 Preo (M$) 165 165 170 182 150 150 189 Ano 2006 2006 2005 2000 2007 2004 2001

7.9. Resistncia ao Avano


Para o clculo da resistncia ao avano foi utilizado o mtodo Holtrop de 1984, que considera a correo para velocidades mais altas. Todos os parmetros necessrios como dado de entrada para o clculo so obtidos diretamente da subplanilha Forma, atravs da tabela de cotas gerada. Obtemos a resistncia ao avano e os parmetros relacionados ao propulsor, assim como coeficiente de esteira, coeficiente de reduo da fora propulsiva, potncia efetiva.

7.10. Dimenses timas


As dimenses timas encontradas atravs do Solver, podem ser vistas abaixo:

http://www.oceanica.ufrj.br/deno/prod_academic/relatorios/2011/eliza_thalita/relat1/Pr... 28/6/2013

Page 23 of 23

Tabela 8 Variveis Livres

8. REFERNCIAS

[1] ICG Code - International Code for the Construction and Equipment of Ships Carrying Liquefied Gases in Bulk [2] Lamb, T. Ship Design & Construction, Volume II SNAME, 2003 [3] DNV Classification Notes - LNG BOIL-OFF RE-LIQUEFACTION PLANTS AND GAS COMBUSTION UNITS [4] International Convention On Load Lines, 1996 [5] Schneekluth, H. & Bertram, V. - Ship Design for Efficiency and Economy, 2nd Edition [6] Paper: Dr. K-D.Gerdsmeyer & W.H.Isalski, ON-BOARD RELIQUEFACTION FOR LNG SHIPS [7] Watson,DGM - Practical Ship Design, Volume I [8] Paper "A New Generation Moss LNG Carrier" [9] Amann, Bruno e Coelho, Mariana Relatrio 1 http://www.oceanica.ufrj.br/deno/prod_academic/relatorios/2009/BrunoAmann+MarianaCoelho/relat1/R

http://www.oceanica.ufrj.br/deno/prod_academic/relatorios/2011/eliza_thalita/relat1/Pr... 28/6/2013

Potrebbero piacerti anche