Sei sulla pagina 1di 60

OPEL ZAFIRA TOURER

CONCEBIDO PARA VIDAS EXTRAORDINRIAS.


O Zafira Tourer foi concebido para o condutor aproveitar melhor o seu dia. Com o pra-brisas e teto panormico, faris em forma de boomerang e o requintado interior com ambiente de sala de estar, agradvel, tanto para a vista como ao toque. um utilitrio, veculo de passageiros, monovolume ou Cruiser? Os nossos designers tiveram o bom senso de fazer com que o Zafira Tourer seja todos estes conceitos.

CONTEDOS

OPEL ZAFIRA TOURER

04 24 26 28 32 36 40 42 44 46 48 50 51 52 56 58

O Zafira Tourer Equipamento Configurao dos bancos Arrumao Ar condicionado Segurana Sistema de informao e lazer Acessrios OPC Line Chassis Motores e caixas de velocidades ecoFLEX/Tecnologia BlueInjection Jantes e pneus Revestimentos e superfcies Pinturas e cores Servio Opel

34 Sistemas de assistncia ao condutor

Toda a informao a precisa e actual no momento da impresso (02/2013). A General Motors reserva-se o direito de proceder alterao das especificaes dos motores em qualquer altura. Para obter as informaes mais recentes, contacte o seu Distribuidor ou Reparador Autorizado Opel.

A VERSATILIDADE NO SEU MELHOR.


H automveis que tm uma aparncia desportiva, mesmo sem estar em movimento. Com jantes arrojadas, de design elegante e faris em forma de boomerang, o Zafira Tourer tem uma aparncia claramente dinmica. O elegante pra-brisas e teto panormico aumentam a sensao de espao interior.

Visualize o vdeo do design do novo Opel Zafira Tourer e deixe-se inspirar pelo seu atractivo design exterior. Tem apenas de digitalizar a imagem do cdigo QR, recorrendo a um Smartphone com o leitor de cdigos QR instalado.

05

FAA PARTE DA ARTE URBANA.


O Zafira Tourer uma mistura totalmente moderna. A sua presena ampla robusta, enquanto os detalhes arrojados do design lhe conferem uma aparncia Premium. Os acabamentos so exemplo disso: vidros escurecidos, frisos cromados nos vidros e jantes de liga leve de 17. Onde quer que o condutor estacione, vai causar uma boa impresso.

07

ENTRE E RELAXE.
O melhor dos bancos traseiros. No Zafira Tourer os passageiros podem relaxar num habitculo to cmodo como uma sala de estar. Existem vrias solues de arrumao, para manter os bancos livres, e o sistema Lounge Seating permite um ajuste perfeito de modo a que todos os ocupantes se sintam em casa. Os trs bancos da segunda fila podem ser convertidos em dois luxuosos bancos com um apoio de braos no centro. Estes podem ser ajustados longitudinal e lateralmente no centro do banco para proporcionar mais espao aos ocupantes.

Cadeiras de segurana para crianas. So acessrios essenciais para os passageiros mais importantes. Disponveis nos tamanhos grande, mdio e pequeno. Mais informaes na pgina 42.

08

UMA NOVA ZONA DE CONFORTO.


Conduza um automvel desenhado a pensar no condutor. No Zafira Tourer todos os detalhes foram concebidos de forma a simplificar a conduo, para o corpo e tambm para a mente. Os instrumentos esto posicionados de forma ideal para o condutor e os pilares estreitos, de cada lado do pra-brisas, melhoram a visibilidade nas viragens. Tanto o condutor como os passageiros usufruem da luz ambiente suave e os bancos dianteiros ergonmicos opcionais podem ser ajustados da melhor forma, de modo a proteger as costas do condutor. As alavancas de entrada prtica tornam a entrada e sada dos passageiros dos bancos da terceira fila mais cmoda.

Revestimentos em couro Premium. Confira ao seu Zafira Tourer o toque requintado dos bancos em couro de alta qualidade. Na pgina 52 encontra mais informaes sobre os revestimentos.

11

DE LOUNGE VIP A MONOVOLUME EM POUCOS SEGUNDOS.


Executar vrias tarefas em simultneo agora mais simples. O Zafira Tourer oferece-lhe a versatilidade necessria para simplificar o dia do condutor. Para cargas mais volumosas, o condutor pode rebater os bancos traseiros, de modo a obter um volume da bagageira de cerca de 1860 litros. Se os passageiros transportam bagagem volumosa, pode simplesmente rebater os bancos individuais, incluindo o banco do passageiro da frente. Seja qual for a combinao de que necessita, as cintas de libertao rpida asseguram que estar pronto em pouco tempo.

O revestimento do compartimento da bagageira. Esta robusta plataforma integrada mantm os tapetes limpos e permite-lhe carregar a bagageira na sua capacidade total utilizando a porta traseira. Consulte a pgina 43.

12

ImagIne uma SaLa De eSTaR SOBRe RODaS.


O Zafira Tourer o padro de referncia, no que diz respeito ao conceito de bancos. mais do que o espao e a iluminao ou o relaxante sistema Lounge Seating. Graas tecnologia Flex7 pioneira da Opel, o condutor pode alterar a configurao dos bancos, de modo a adaptar-se ao nmero de pessoas que transporta. Pode criar um ambiente de sala de estar, ou, rebatendo totalmente os bancos, pode criar um maior espao de carga.

14

EstacionE E conduza, com o zafira.


Alm do espectacular espao de carga, o Zafira Tourer pode ainda transportar 2 bicicletas no exterior, com o sistema opcional de suporte para bicicletas Flex-Fix, que desliza do pra-choques traseiro. Como est totalmente integrado, quando no o utilizar, nem vai reparar que l est.

17

SEM LIMITES.
O mundo melhora no interior do Zafira Tourer. Vem equipado com um pra-brisas panormico expansivo que se prolonga at aos bancos dianteiros e tem ainda um teto panormico fixo de grandes dimenses para os passageiros da segunda fila. uma caracterstica agradvel que oferece a todos os ocupantes a sensao de estarem rodeados de espao e luz.

19

Um modo para cada estado de esprito.


o condutor pode agora informar o automvel como quer conduzir. Seleccionando a tecnologia opcional FlexRide interactiva da Opel, o condutor pode alterar o comportamento em estrada do automvel, de forma a espelhar o seu estado de esprito. Pressionando um boto apenas, o Zafira Tourer ajusta todas as configuraes: no modo Sport, a conduo mais entusiasmante, com uma excelente aderncia; o modo Tour proporciona uma viagem mais descontrada.

21

Simplifique a vida.

Zafira Tourer.
o Zafira Tourer vem equipado de srie com o sistema Lounge Seating e pra-brisas e teto panormico (saiba mais sobre este pra-brisas especial na pgina 30). Sob as grandes superfcies de vidro, a vida confortvel, com os avanados sistemas de assistncia ao condutor, como a assistncia ao arranque, o ar condicionado de comando electrnico e o programador de velocidade.

24

2.

1. 1. Couro e luz ambiente. O habitculo tem uma elegncia superior com o volante em couro, os estofos em tecido e pele e luz ambiente Premium. 2. FlexConsole. A consola central uma combinao de apoio de braos personalizvel e um sistema de arrumao verstil. Pode retirar os suportes para bebidas e, tal como no apoio de braos, faz-los deslizar em calhas para obter a posio mais confortvel.

3.

4.

3. Pilar central com acabamento em preto brilhante. O Zafira Tourer atrai as atenes pelas mais diversas razes. Os pilares centrais em preto brilhante ajudam a conferir uma aparncia contnua em vidro. 4. Jantes de liga leve. As jantes de liga leve de 17, parte integrante do equipamento de srie, tornam este automvel extremamente elegante.

As imagens podem apresentar equipamento opcional. 25

Mais versatilidade para uM conforto seMpre presente.


nas ltimas duas dcadas aperfeiomos as solues de 7 lugares. um exemplo a tecnologia flex7 de referncia, que permite rebater totalmente os bancos de forma individual ou faz-los deslizar para a frente, tambm individualmente, para os ocupantes da 3 fila poderem entrar e sair do automvel. o sistema lounge seating eleva o sistema flex7 ao nvel de luxo ao permitir, por exemplo, transformar os trs bancos da segunda fila em dois bancos com espao adicional.

1.

2.

1. e 2. transforme trs bancos em dois. Esta uma ptima maneira de agradar dois passageiros dos bancos traseiros. O banco central da segunda fila rebate, para trs e afastam-se das portas, de forma a proporcionar mais espao de ombros e para as pernas, com o mnimo de esforo.
26

3. Bancos da terceira fila. O Zafira Tourer est equipado com uma prtica terceira fila de bancos que o tornam num verdadeiro automvel de 7 lugares. Ambos os bancos exteriores da segunda fila deslizam para a frente e para cima, para que consiga entrar e sair da fila traseira comodamente. 4. Bancos totalmente rebatveis. A bagagem tem muitas formas e muitos tamanhos, o que no representa um problema para o 3. espao de carga do Zafira Tourer. Cada banco individual rebate totalmente, para que possa transportar passageiros nos bancos traseiros e objectos compridos em simultneo. 5. Espao de carga de grandes dimenses. Rebatendo toda a seco de bancos traseiros, em poucos segundos, o condutor pode transportar objectos de grandes dimenses.

4. 5.

Mais informaes sobre o extraordinrio design interior do novo Zafira Tourer e o seu conceito inovador do sistema Lounge Seating. Tem apenas de digitalizar a imagem do cdigo QR, recorrendo a um Smartphone com o leitor de cdigos QR instalado.

27

Mais espao. Menos confuso.


1.

a opel sabe como agradvel viajar num automvel arrumado. por isso que o Zafira Tourer tem um stio para todos e para tudo. alm do suporte para bicicletas flex-fix integrado, dispe ainda de mais 34 compartimentos de arrumao.

2.

28

1. Espao de arrumao. Em alguns automveis, o porta-luvas diminui para dar mais espao aos airbags; no Zafira Tourer isto no acontece. A prioridade a segurana, mas para alm da rea de arrumao aberta, existem dois porta-luvas fechados e isto apenas no lado do passageiro. 2. O mestre das consolas. A FlexConsole essencialmente um apoio de braos de grandes dimenses, que oculta compartimentos de diferentes formas e os suportes para bebidas, cuja configurao o condutor pode alterar, dependendo das suas necessidades. De manh poder posicionar os suportes para bebidas mais frente e noite trocar com o compartimento dos CDs e o compartimento para as moedas e recibos, para quando o condutor estacionar o automvel. Pode deslizar toda a unidade nas calhas, de forma a encontrar a posio mais confortvel para o brao. 3. Suporte para bicicletas integrado. O Flex-Fix desliza do pra-choques traseiro, tornando mais fcil a colocao e transporte de duas bicicletas de adulto. No necessrio levantar, empurrar e introduzir no habitculo, por isso tambm no ir sujar o espao de carga nem os bancos com lama e leo.

3.

Utilizar acessrios para personalizar. O condutor pode utilizar acessrios para o ajudar a adaptar o seu Zafira s suas necessidades especficas. Para visualizar a gama completa, consulte www.opel.pt

29

truques e bOas sOlues.


1.

se aprecia os pequenos prazeres da vida, o Zafira tourer tem componentes especiais que o condutor vai adorar: uma fila de bancos adicional, luxuosos revestimentos em couro, a gama de opes e packs permite personalizar o automvel at se adequar s suas necessidades.

2.

1. O teto em vidro de grandes dimenses. Sob este elegante componente de vidro, todo o exterior parece mais alto e amplo. No interior tudo mais leve e iluminado.

2. O pra-brisas panormico. Concebido a partir de vidro especial, resistente ao calor, o pra-brisas panormico prolonga-se sobre os bancos dianteiros, para proporcionar uma visibilidade desobstruda dos semforos e de outras paisagens. Confere ao Zafira Tourer um toque contemporneo e cosmopolita.

30

3.

5.

4.

3. Um espao de arrumao adicional sob o banco do passageiro da frente. Se o Zafira Tourer estiver equipado com este componente, o condutor vai-se questionar como conseguiu viver sem ele antes. 4. Banco ajustvel electricamente. Melhora da opo do banco desportivo e ergonmico (AGR) para o Banco Ajustvel Eletricamente, para poder fazer ajustes chave ao seu banco de modo eltrico, somente carregando num boto.1
1

5. O Pack de bancos desportivos ergonmicos. Os bancos dianteiros foram concebidos por peritos, de modo a protegerem as costas do condutor. Poder ajustar os apoios lombares dos bancos individualmente em 4 direces, de forma a proporcionar ao seu tronco apoio adicional onde mais necessita. O banco do condutor ajustvel em 6 posies diferentes, com o assento do banco extensvel em comprimento, para descontrair as pernas em viagens longas.

O apoio de pernas no eletricamente ajustvel. 31

Mantenha-se fresco.
aquecido durante o Inverno e fresco durante o Vero: o condutor pode programar a temperatura para um agradvel dia de Primavera todo o ano, com as tecnologias avanadas dos sistemas de ar condicionado da opel.
1.

32

2.

1. Ar condicionado de comando electrnico (EEC). O sistema EEC do Zafira Tourer sensvel a 200 parmetros, o que eleva o sistema de ar condicionado da Opel a um nvel superior. Apesar da tecnologia complexa, o sistema EEC muito simples de utilizar. Tem duas zonas de configurao para que possa programar diferentes temperaturas para o lado esquerdo e direito do automvel. O EEC de srie. 2. Bancos aquecidos. Os bancos dianteiros aquecidos opcionais tm trs definies de temperatura diferentes e completam a ampla gama funcional do ar condicionado de comando electrnico do Zafira Tourer.
33

H coisas que pode deixar para os assistentes.


se j teve problemas ao fazer a manobra de marcha-atrs num espao de estacionamento exguo ou deixou o automvel descair num terreno inclinado, um engenhoso componente de assistncia ao condutor poder ajudar a economizar dinheiro e a evitar o stress.

1.

2.

34

1. Assistncia ao arranque em subidas. De srie no Zafira Tourer, o sistema de assistncia ao arranque em subidas impede o automvel de descair em terrenos ngremes. 2. Cmara traseira. Montada no puxador da tampa da bagageira, a cmara traseira opcional proporciona-lhe uma visibilidade clara da zona atrs do veculo, mostrando o pra-choques traseiro como um til ponto de referncia. A imagem apresentada no mostrador do sistema de informao e lazer, com linhas horizontais que providenciam a escala, para que possa aferir a distncia at aos objectos e aos outros veculos. Rapidamente, tornar-se- num hbito olhar em frente para o mostrador, em vez de olhar para trs por cima do ombro. 3. Sensores de estacionamento avanados. O estacionamento em paralelo agora mais simples. Esta opo inteligente no s o avisa 4. quando passa por um lugar com espao suficiente para estacionar, como, enquanto est a estacionar, 5. tambm o informa at onde deve virar o volante e de quanto espao dispe na retaguarda e na frente do veculo, evitando assim colises. Tal como a cmara traseira, este um componente opcional. 3.

4.

5.

35

Se uma preocupao, a opel tem a Soluo.


No topo do pra-brisas do Zafira Tourer existe um espao para um dos melhores componentes de assistncia ao condutor da Opel: o Opel Eye. Esta cmara analisa a estrada em frente, passando a informao obtida para sistemas inteligentes de tecnologia que tornam a conduo mais segura. Os sistemas inovadores so as premiadas iluminao dianteira adaptativa (AFL)1 e a regulao inteligente do alcance dos faris (ILR) (descubra mais sobre estas funcionalidades na prxima pgina). Outro componente inteligente o programador de velocidade adaptativo (ACC) com sistema de travagem atenuante de colises que reduz automaticamente a sua velocidade, quando conduz atrs de veculos em marcha lenta. o cockpit em ao e o sistema de proteco de airbags. bom saber que est protegido por componentes de segurana de qualidade. Todos os Zafira Tourer foram concebidos com base num cockpit de alta resistncia de ao, que absorve energia, e os bancos dianteiros esto protegidos com airbags dianteiros e laterais que protegem a cabea, bacia e tronco do condutor.

Quer o condutor conduza sozinho ou com o automvel cheio de crianas, bom saber que o Zafira tourer o protege com um completo conjunto de componentes de segurana activa e passiva.

O prmio de segurana Genius 2010, atribudo pela seguradora alem Allianz, pela tecnologia que torna a conduo mais segura, ao reduzir a frequncia e gravidade dos acidentes nas estradas.

36

Sistema de reconhecimento de sinais de trnsito. Uma opo testada e aprovada que assegura que o condutor est sempre ciente do limite de velocidade, mesmo quando sinais temporrios so introduzidos. O sistema de reconhecimento de sinais de trnsito monitoriza continuamente sinais de trnsito e apresenta-os no painel de instrumentos. L inclusivamente os sinais electrnicos instalados por cima das faixas nas auto-estradas.

Programador de velocidade adaptativo (ACC) com sistema de travagem atenuante de colises. O ACC utiliza um sensor por radar que mantm a distncia definida pelo condutor em relao ao veculo da frente. Para prevenir colises frontais, o aviso de perigo de coliso frontal (FCA) integrado emite avisos sonoros e visuais, se o condutor estiver muito prximo de veculos ou outros obstculos sua frente. O FCA inclui a tecnologia de travagem atenuante de colises, que activa os traves e torna-os mais sensveis, no caso de ser necessrio uma travagem brusca.

Aviso de desvio de trajectria (LDW). Outro opcional da Opel Eye, o LDW utiliza a cmara montada no pra-brisas para evitar que os condutores se desviem inadvertidamente da sua faixa de rodagem. Mudar de faixa sem sinalizar o suficiente para alertar o sistema e activar os avisos visuais e sonoros. O condutor pode desligar o sistema LDW, de forma a se adequar s condies de conduo.

Aviso de veculo no ngulo morto de viso (SBSA). Este sistema essencialmente um espelho retrovisor exterior que analisa as faixas adjacentes e emite um sinal se outro veculo entrar no seu ngulo morto de viso. opcional em toda a gama e funciona a velocidades at aos 140 km/h.

Tudo o que necessita. Desde tringulos de pr-sinalizao a coletes reflectores, a Opel tem uma gama completa de acessrios para o proteger na estrada. Consulte o site www.opel.pt

37

Pensamos mais frente Para que Possa ver melhor ao virar da esquina.
a premiada 1 tecnologia de iluminao dianteira adaptativa (afl) da opel um ptimo opcional para o Zafira tourer, em especial se o condutor viaja regularmente noite. o afl aumenta a visibilidade e segurana ao ajustar automaticamente a direco e intensidade dos faris bi-xnon, de forma a se adaptar a diferentes velocidades, manobras e condies de trnsito (consulte a pgina seguinte).

Controlo inteligente de luzes (hBa). parte da Iluminao dianteira adaptativa + (AFL+) e tambm est disponvel para lmpadas de halgenio, HBA torna a conduo noturna mais segura e fcil pois faz a comutao de mdios / mximos automaticamente quando deteta outro veculo. Quando a estrada est livre volta para mximos.
38

Luzes da rea envolvente (velocidade at 30 km/h). Ilumina potenciais perigos com uma luz mais ampla (mais 8 para ambos os lados).

Luzes de cidade (3055 km/h). Adapta a luz para ser mais ampla e baixa. Accionadas pela velocidade do veculo e iluminao da estrada.

Luzes de estrada secundria (55115 km/h). Mais ampla e luminosa, para uma luz de 70 metros que no causa encandeamento.

Luzes de auto-estrada (velocidade superior a 115 km/h). Eleva, ilumina e estende a luz at 140 metros, sem encandear outros condutores.

Luzes de ms condies atmosfricas (at 70 km/h). Accionadas pelas escovas do limpa pra-brisas ou pelo sensor de chuva, esta configurao melhora a visibilidade em condies de chuva.

Luzes de mximos melhoradas. Graas tecnologia Bi-Xenon a capacidade das luzes de longo alcance, aumenta a luminosidade dos seus faris, at 15 %, quando est em mximos.
1

Luzes dinmicas de curva (a qualquer velocidade). Os faris viram em curva at 15. Accionadas pelo ngulo de viragem e pela velocidade.

Luzes estticas de viragem (at 40 km/h, funciona tambm em marcha-atrs). Ilumina a 90 para a esquerda ou para a direita, para que possa ter uma melhor visibilidade lateral.

Regulao inteligente do alcance dos faris (ILR). O sistema ILR permite aumentar o alcance de ambos os faris at 350 metros, a velocidades superiores a 50 km/h. Se as luzes com maior alcance incomodarem os outros condutores, o sistema ILR ajusta automaticamente o alcance. Ao aproximar-se de uma subida, as luzes so elevadas de modo a proporcionar uma melhor visibilidade da estrada.

O prmio de segurana Allianz Genius 2010, atribudo pela seguradora alem Allianz, pela tecnologia que torna a conduo mais segura, ao reduzir a frequncia e gravidade dos acidentes nas estradas. 39

Damos-lhe informao e lazer.


mantenha os passageiros satisfeitos e desvie-se do trnsito congestionado, com o nosso equipamento multimdia com vrias capacidades. Desde os sistemas udio at aos sistemas de navegao por satlite, o zafira Tourer oferece todas as ligaes.
1.

O Zafira Tourer oferece Bluetooth e uma tomada elctrica de srie no banco traseiro, para utilizadores de Smartphones de todas as idades. Tem tambm a opo de sistemas de navegao topo de gama que escolhem inclusivamente o itinerrio mais econmico. Outro destaque o sistema udio HiFi topo de gama. Quando o interior do automvel tem o ambiente de sala de estar, o condutor vai desejar um sistema udio HiFi com a qualidade udio da sua aparelhagem de casa. O rdio CD 400, com som estreo e leitor de CDs, vem equipado com sete altifalantes, um mostrador de informao grfica e entradas estreo para leitores de msica portteis. O sistema adapta automaticamente o volume e os graves velocidade do Zafira Tourer.
40

1. O Navi 900. Este sistema de navegao topo de gama oferece a visualizao de mapas com vista area num mostrador a cores de alta resoluo de 7 ao nvel da linha de viso do condutor. Vem equipado com um guia de viagem com mais de 30 pases europeus, num carto SD de acesso rpido, para que o condutor possa reproduzir um CD de msica e continuar informado sobre o seu destino. Tem tambm um livro de registo, indicao dos pontos de interesse e reconhecimento de voz. O condutor pode ligar dispositivos externos atravs da ligao USB ou da entrada 2. 3. AUX para obter um som ntido. Assim como o Navi 900, a verso resumida do 2D Navi 600 est inserida no painel de instrumentos, de modo a facilitar a leitura em condies de luz intensa. 2. Plug & Play via USB. Com a interface USB, pode ligar praticamente todos os leitores MP3, Smartphones ou Pen drives USB ao sistema udio e aceder ao contedo atravs do painel de instrumentos ou telecomandos no volante. 3. Telecomandos no volante. Controla os dispositivos multimdia e mantm as mos do condutor onde so necessrias. O instrumento de telecomando no volante permite-lhe ajustar o volume, atender ou efectuar chamadas telefnicas e procurar msicas e estaes de rdio, tudo com um simples toque do polegar.

41

Os detalhes sO O melhOr da vida.


Com um interior verstil e com bastante arrumao, h pouco que o Zafira tourer no consiga arrumar. No entanto, se h algo em especial de que necessita, ns temos o acessrio ideal.
1.

Quer o condutor esteja a iniciar uma famlia ou uma viagem longa, os acessrios especiais asseguram que aproveite ao mximo o automvel. Com cadeiras de segurana para crianas, gancho de reboque e suportes para telemvel. 1. Cadeiras de segurana para crianas. A Opel oferece a gama completa de cadeiras de segurana para crianas de todas as idades. Com o sistema de fixao ISOFIX e o interior espaoso, o Zafira Tourer simplifica a fixao das cadeiras de segurana para crianas e deixa bastante espao livre para os ps das crianas atrs dos bancos dianteiros. 2. + 3. FlexCover. Este engenhoso forro para o espao de carga to flexvel quanto o Zafira Tourer. Adapta-se perfeitamente a cada configurao de assento do Zafira Tourer.
42

2.

3.

4. FlexDock. Seguro, elegante e perfeitamente posicionado para uma tima viso e alcance, a maneira perfeita para integrar o seu smartphone. No tem cabos vista nem a atrapalhar a conduo. o suporte ideal para controlar convenientemente a sua msica, chamadas e informaes. 5. Bagageira de tejadilho e suporte base de tejadilho Thule. Se 7 pessoas forem de frias no Zafira Tourer, at mesmo a bagageira de grandes dimenses capaz de no ser suficiente para toda a bagagem. Esta bagageira aerodinmica transporta uma grande carga e combina com a forma fluida da carroaria do automvel. Acessrios FlexOrganizer. Juntamente com os FlexRails opcionais montados em ambos os lados da bagageira, o prtico sistema FlexOrganizer facilita a organizao da traseira. Alm dos 6. ganchos, pode tambm colocar 7. redes, cintas e adaptadores para fixar e separar os diferentes tipos de objectos. 8. Tapetes em veludo. Proteco adicional para manter os tapetes sempre limpos como novos. 9. Plataforma de carga rgida. Quando tem muitos objectos de pequenas dimenses para carregar, esta plataforma feita medida uma necessidade, j que lhe permite elevar todos os objectos de pequenas dimenses para carregar e descarregar, de uma s vez. As extremidades tm um rebordo para que o espao de carga fique sempre limpo, mesmo quando so derramados lquidos acidentalmente.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

43

Um pouco mais rebaixado, alongado, agressivo, um pouco de tudo. O Pack OPC Line exterior composto por um elegante spoiler e saias por forma a complementar na perfeio os contornos aerodinmicos do Zafira Tourer.

Pack Line exterior. Para obter informaes sobre a gama completa de opcionais OPC, consulte www.opel.pt. Para mais informaes sobre os acessrios Opel, retroceda pgina 42.

ELEGANTE OU DESPORTIVO O CONDUTOR DECIDE.

O Zafira Tourer no se assemelha a um vulgar veculo de passageiros e a experincia de conduo proporcionada tambm no. A traco suave e estvel, mas bastante sensvel, especialmente para um automvel alto e de grandes dimenses. Dois componentes so fundamentais: a suspenso traseira com ligao Watt e a tecnologia de estabilidade adaptativa FlexRide opcional, que ajusta automaticamente as configuraes de traco para se adaptar ao seu estilo de conduo.

1. Suspenso superior. O Zafira Tourer vem equipado com o sistema de suspenso traseira com ligao Watt, uma tecnologia comum nos automveis de competio, que proporciona a mxima aderncia e uma conduo confortvel em estradas sinuosas. A ligao Watt estabiliza o eixo traseiro, reduzindo movimentos laterais indesejados. 1. 2. Configuraes do chassis FlexRide. Pressionando apenas um boto do FlexRide, altera toda a dinmica de conduo do Zafira Tourer: o condutor pode configurar o modo Sport, passar ao modo Tour e voltar ao modo Sport novamente. Utilizando a tecnologia de controlo contnuo de amortecimento (CDC), o FlexRide adapta automa ticamente os amortecedores para proporcionar uma excelente aderncia. O modo Tour selecciona as melhores configuraes para uma conduo mais suave. Alternando para o modo Sport, melhora automaticamente a resposta da direco indexada velocidade, do acelerador e da caixa de velocidades automtica (quando equipada). Muda tambm a cor da luz ambiente dos instrumentos, de branco ntido para vermelho 2.
46

dinmico.

no sE lImITE a conduzIr, faa parTE do movImEnTo.

o zafira Tourer um automvel verstil e fivel. componentes topo de gama e tecnologias como o sistema ecoflEX oferecem o desempenho constante e dinmico que esperaria de um automvel topo de gama no seu segmento.

consumo E EmIssEs
motores

1.4 Turbo EcoTEc


com sistema Start/stop (103 kW/140 cv)

1.4 Turbo EcoTEc


(103 kW/140 cv)

norma de emisses caixa de velocidades combustvel consumo de combustvel em l/100 km1 urbano Extra-urbano combinado Emisses de co2 combinadas em g/km
1

Euro 5 CM 6V Gasolina

Euro 5 CA 6V Gasolina

7,6 5,3 6,1 144

9,0 5,8 7,0 164

roTulagEm dE pnEus
dimenses classificao da eficincia energtica classificao da aderncia em piso molhado classificao dos rudos externos de rolamento (dB) classe do som
48

225/50 r 17 EA CB 7168

Como quer ser transportado? Com o Opel Zafira Tourer, a escolha vasta, com motores a gasolina ou diesel com potncias que vo desde os 100 kW (136 cv) aos 121 kW (165 cv), associadas a caixas de 6 velocidades automticas ou transmisses manuais e motores super eficientes com o sistema ecoFLEX com sistema Start / Stop e assistncia conduo ecoFLEX. O sistema de assistncia conduo EcoFLEX no s ajuda a poupar combustvel, mostrando quando mudar de mudana, mas tambm indica o historial de consumo de combustvel dos ltimos 50 quilmetros em etapas de 5 km, sempre para que melhore a sua eficincia energtica.

O novo motor diesel 1.6 CDTI de 100 kW (136 cv) est em lugar de destaque. Trata-se do primeiro motor diesel da Opel que cumpre a norma Euro 6, utilizando o novo sistema Blue Injection que reduz as emisses NOx at 70 %, permitindo cumprir atempadamente com essa norma antes que se torne obrigatrio em 2015.

consumo E EmIssEs
motores

1.6 cDTI EcoTEc


ecoFLEX com sistema Start/Stop (100 kW/136 cv)

2.0 cDTI EcoTEc


(121 kW/165 cv)

2.0 cDTI EcoTEc


(121 kW/165 cv)

norma de emisses caixa de velocidades combustvel consumo de combustvel em l/100 km1 urbano Extra-urbano combinado Emisses de co2 combinadas em g/km
CM 6V = caixa manual de 6 velocidades
1

Euro 6 CM-6V Diesel

Euro 5 CM-6V Diesel

Euro 5 CA-6V Diesel

4,6 3,8 4,1 109

6,5 4,5 5,3 139

8,0 4,9 6,0 159

CA 6V = caixa automtica de 6 velocidades

Toda a informao a precisa e actual no momento da impresso. A General Motors reserva-se o direito de proceder alterao das especificaes dos motores em qualquer altura, o que pode influenciar os dados apresentados. Para obter as informaes mais recentes, contacte o seu Distribuidor ou Reparador Autorizado Opel. Todos os valores se referem aos modelos base da UE com equipamento de srie. Os dados do consumo de combustvel e das emisses de CO2 foram determinados ao abrigo do Regulamento CE 715/2007 (na verso aplicvel), considerando o peso do veculo em marcha, conforme estipulado pelo Regulamento. O equipamento adicional pode tambm aumentar o consumo de combustvel e os valores de CO2. Os valores do consumo de combustvel e emisses de CO2 no se referem a um veculo especfico e no integram uma informao vlida para formao de vontade contratual. Estes so apresentados apenas para fins de comparao entre as diferentes verses do veculo. O equipamento adicional pode tambm aumentar a tara e, em alguns casos, as cargas autorizadas sobre o eixo e o peso total autorizado do veculo, reduzindo assim a carga autorizada para reboque. Como consequncia, este equipamento pode diminuir a velocidade mxima e aumentar o tempo de acelerao. Os valores do desempenho baseiam-se em 75 kg para o condutor acrescidos de uma carga de 125 kg.
1

Ao abrigo do Regulamento CE 715/2007. 49

MUITO ECOLGICO.

A Opel tem por objectivo reduzir o impacto dos automveis no ambiente. A gama do Zafira Tourer prova que essa uma promessa que tenciona cumprir, atravs das tecnologias aplicadas nas verses ecoFLEX e no novo sistema BlueInjection para uma reduo ainda mais elevada das emisses nos motores diesel.

ecoFLEX, a cuidar do planeta. As tecnologias ecoFLEX ajudam a reduzir significativamente o consumo de combustvel e as emisses de CO2. Por exemplo, a grelha dianteira das verses ecoFLEX activa, corta o fluxo de ar para o motor sempre que possvel. Permite reduzir o consumo de combustvel na fase de arranque quando o motor est frio e torna o automvel mais aerodinmico ao reduzir a resistncia aerodinmica. Caractersticas da tecnologia ecoFLEX. Start/stop Grelha dianteira activa Pneus de baixo atrito Chassis rebaixado Gesto inteligente do alternador Otimizao das relaes de transmisso e gesto do motor Mostrador de ajuda conduo

Tecnologia BlueInjection. O sistema BlueInjection do novo motor diesel 1.6 CDTI reduz as emisses do xido de azoto (NOX) at 70 %, para cumprir com a norma Euro 6 antes que se torne obrigatria em 2015, e melhora tambm o desempenho do motor e o consumo de combustvel. O sistema BlueInjection usa o aditivo inodoro no-txico AdBlue (tambm chamada de DEF para o Fluido de Exausto Diesel), o qual armazenado num depsito suplementar e injetado no sistema de escape onde misturado, convertendo, no catalizador, o xido de azoto (NOx) em gua e azoto simples. O resultado o motor a diesel mais eficiente e limpo que a Opel produziu at hoje.

50

JANTES E PNEUS.
O design arrojado parte integrante do pacote Zafira Tourer. Obviamente a boa aparncia inclui as jantes.

Jantes e pneus. O Zafira Tourer atrai as atenes com as jantes de liga leve Jantes de liga leve, 7 J x 17, design de 5 raios, pneus 225/50 R 17 (PWX). de 17 de srie.

51

REVESTIMENTOS E SUPERFCIES.
O toque Premium do habitculo do Zafira Tourer espelha a qualidade dos materiais e das cores, bem como a forma como estes esto combinados desde o preto Jet, aos ricos e quentes tons de caf do Choccachino e castanho Cocoa.

REVESTIMENTOS SALERNO/MORROCANA I Estofos dos bancos Salerno em galvanizado escuro. Apoios laterais Morrocana em preto Jet. Frisos decorativos em Cosimo Cool.

As imagens podem apresentar equipamento opcional. 52

REVESTIMENTOS SALERNO/MORROCANA II Estofos dos bancos Salerno em Choccachino. Apoios laterais Morrocana em castanho Cocoa. Frisos decorativos em Cosimo Warm.

53

Revestimento em couRo peRfuRado pReto com bancos despoRtivos eRgonomicos2 Estofos dos bancos em couro em galvanizado escuro. Apoios laterais em couro em preto Jet. Frisos decorativos em Cosimo Cool.

As imagens podem apresentar equipamento opcional 54

Revestimento em couRo peRfuRado cocoa com bancos despoRtivos eRgonomicos Inseres nos bancos em couro em Choccachino. Apoios laterais em couro em Cocoa. Frisos decorativos em Cosimo Warm.

55

PiNturaS e COreS.
assim como nas opes de revestimentos, na pgina anterior, as cores da carroaria do zafira tourer combinam na perfeio com os seus destaques em preto e cromado e a sua fantstica silhueta.

Azul Royal Slida

Branco Summit BrilhaNte1

Vermelho Power

Metalizada1 Prata Sovereign Prata Lake Preto Carbon Flash Cinzento Asteroide

Metalizada PreMiuM1 Azul Deep Sky Castanho Kraft

Cinzento Pannacotta

Castanho Dark Mahogany

56

Revestimentos Salerno/Morrocana I4 Galvanizado escuro/Preto Jet Salerno/Morrocana II4 Choccachino/Castanho Cocoa Couro Perfurado1,2,3 Mondial, Preto Jet Couro Perfurado1,2,3 Mondial, Cocoa

Frisos decorativos Cosimo Cool Cosimo Warm Cor de carroaria slida Azul Royal Cores de carroaria brilhantes1 Branco Summit Vermelho Power Cores de carroaria metalizada 1 Prata Sovereign Prata Lake Preto Carbon Flash Cinzento Asteroide Cores de carroaria metalizada premium 1 Azul Deep Sky Castanho Kraft Cinzento Pannacotta Castanho Dark Mahogany
= disponvel = no disponvel

Opcional.

Bancos com certificao AGR.

Superfcies de contacto dos bancos em couro.

Couro artificial. 57

GARANTIA OPEL.
Todos os veculos Opel so concebidos e construdos para o melhor desempenho no dia-a-dia. Assim como qualquer pea de alta preciso, tm o seu melhor desempenho quando recebem a assistncia de tcnicos especializados.
Esto disponveis mais de 6000 Reparadores Autorizados Opel por toda a Europa para lhe oferecer um servio pontual, profissional e personalizado. Como seria de esperar, iro reparar o seu veculo de acordo com os mais elevados padres. E talvez menos usual ainda, vo tambm explicar-lhe exactamente o que foi feito e porqu, e iro mostrar-lhe todos os custos envolvidos de forma clara e concisa. Para encontrar o Reparador Autorizado mais prximo, aceda a www.opel.pt ou contacte a Linha Opel: 808 200 700 (custo de chamada local).

Servio de assistncia em viagem Opel. Este servio de mobilidade gratuita vlido para todos os veculos Opel novos durante 24 meses aps a data em que foram entregues ao cliente pelo Distribuidor Autorizado. Independentemente do local onde se encontra, o servio de assistncia em viagem Opel estar l para ajud-lo; em mais de 40 pases europeus 24 horas por dia. Oferece servios tais como assistncia em caso de avaria ou acidente, servios de reboque, veculo alternativo, alojamento em hotel ou a organizao de transporte at ao destino, por exemplo, ferrovirio ou areo (dependendo das condies do programa). O seu Distribuidor ou Reparador Autorizado ter todo o gosto em oferecer-lhe uma extenso dos servios anuais de que disponha.
58

www.opel.pt
Algumas das ilustraes deste catlogo contm equipamento especial que no se encontra includo na entrega normal. Os elementos constantes da presente informao so os previstos na data da respectiva elaborao. A General Motors Portugal reserva-se o direito de proceder alterao de equipamentos figurados ou descritos na presente informao, sem aviso prvio. Para informaes mais precisas, contacte o seu Distribuidor ou Reparador Autorizado Opel. Os veculos Opel esto equipados com peas de qualidade fabricadas nas vrias fbricas G.M. e por fornecedores externos. As informaes sobre reciclagem de produtos Opel e localizao de terminais de reciclagem de veculos para abate podem ser encontradas na Internet: www.opel.pt. Este catlogo no pode ser reproduzido total ou parcialmente sem autorizao por escrito da General Motors Portugal. General Motors Portugal, Lda Edio 02/13
PEFC/04-31-0863

Certificao PEFC Este catlogo impresso em papel proveniente de florestas com gesto sustentvel e de fontes controladas. www.pefc-portugal.cffp.pt

P/MY13.5

Potrebbero piacerti anche