Sei sulla pagina 1di 1

Tema

Competn Contedos Critrios de Atividades INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAO PROFISSIONAL, I.P. cias Evidncia
autonomia e responsabilidade Compromisso Estado/ partilhadas Cidadania e Profissionalidade Cidado

Centro de Emprego e Formao Profissional Litoral 1a) Identificar situaes de do Alentejo - Acendo aos conhecimentos que formandos possuem,
os mesmos devero definir os seguintes conceitos: autonomia, liberdade e responsabilidade. - Seguidamente procede-se recolha de todas as definies dadas pelos formandos. democrticas

DR1

UFCD- Liberdade e Responsabilidade


- Conceito de liberdade pessoal em democracia. - Exerccio da liberdade e da responsabilidade de cada cidado. - Direitos e liberdades versus deveres e responsabilidades do cidado. - Confronto de direitos e deveres pessoais, laborais e sociais. - Papel da sociedade civil em democracia. - Instituies da sociedade civil com impacto na construo da democracia. - Construo social e cultural de novas prticas de cidadania.

Liberdade e Responsabilidade Pessoal

Reconhece as responsabilidades inerentes liberdade pessoal em democracia

1b) Compreender as dimenses inerentes construo e manuteno do Bem Comum: Bem Individual versus Bem pblico na comunidade.

- Redao de um texto refletido sobre o sentido da liberdade e a sua correlao com a responsabilidade, evidenciando acontecimentos pessoais que denotem esta interligao. A redao ter por base textos de apoio e pesquisa orientada na Internet.

1c) Explicitar situaes de liberdade e responsabilidade pessoal.

- Os formandos realizam uma ficha de trabalho onde evidenciam os conhecimentos adquiridos durante a discusso dos temas trabalhados anteriormente - Recolha de opinies dos alunos sobre o 25 de Abril e debate sobre o conceito de liberdade antes e aps o 25 de Abril - Realizao de uma ficha de trabalho de consolidao de conhecimentos.

DR2

Direitos, Liberdades e Garantias dos Trabalhadores - O cdigo do trabalho.

2 a) Identificar direitos laborais em confronto com direitos econmicos e/ou de mercado.

Os formandos realizaro uma ficha de trabalho sobre o tema, que implicar: a constatao, por parte dos formandos, da sua prpria perceo das noes de direitos e deveres nvel do senso comum seguindo-se a pesquisa da definio dos conceitoschave e sua transcrio; Subsequentemente, devero indicar documentos jurdicos gerais alusivos a direitos e deveres dos indivduos, dando exemplos especficos. Situar no Cdigo do Trabalho as clusulas do seu contrato de trabalho.

Direitos e Deveres Laborais

Assumir direitos e deveres laborais enquanto cidado ativo

cdigo

do

trabalho:

2b) Interpretar direitos atravs do Cdigo do Trabalho.

trabalhador-estudante. - Organismos e servios de proteo dos direitos laborais. Direitos laborais, direitos 2c) Reconhecer a expresso dos direitos sociais e laborais.

Potrebbero piacerti anche