Sei sulla pagina 1di 63

Primeiro dia do ano

"Tira o primeiro dia do ano, e Pongo e Perdita -LJtinham sado para dar um passeio com seus donos, Roger e Anita. A neblina da manh j comeava a se dispersar, e o ar estava limpo e frio. Oh, Pongo - Perdita suspirou alegremente. O ano que passou foi maravilhoso para ns! S temos a agradecer pelos quinze filhotinhos que ganhamos. Sim, querida, e pense em tudo que teremos pela frente neste ano - disse Pongo. Voc acredita que todos os filhotes ficaram acordados at meia-noite s para esperar a entrada do ano-novo? - Perdita contou a Pongo. - E todos ainda estavam acordados quando samos! Espero que eles no cansem a pobre Nanny. E, a festa de ontem noite no apartamento estava muito divertida - Pongo concordou. E Pingo teria passado a noite toda assistindo televiso se tivssemos permitido. Talvez fosse melhor voltarmos para casa agora - disse Perdita. - Estou morrendo de medo que Cruela De Vil possa aparecer enquanto estamos fora. No gosto do modo como ela olha para os nossos filhotes. Acho que deveramos voltar mesmo - disse Pongo. - Mas tenho certeza de que Nanny est cuidando bem deles. - Pongo e Perdita gentilmente puxaram as coleiras para avisar a Roger e Anita que eles queriam voltar para casa. Os quatro pegaram o caminho de volta assim que as primeiras gotinhas de chuva comearam a cair. 3 Nanny! Filhotes! Chegamos! - Roger anunciou enquanto ele e Anita tiravam as botas sujas de lama e Pongo e Perdita esfregavam as patinhas sobre o capacho da porta de entrada. Mas no houve nenhuma resposta. Pongo! - Perdita exclamou apavorada com o que pudesse ter acontecido. Onde esto os filhotes? Pongo subiu a escadaria correndo e comeou a procurar em cada um dos quartos. Perdita seguiu para a cozinha, Roger e Anita se entreolharam preocupados, mas tentaram manter a calma. Pongo voltou correndo sala de estar para se juntar a Perdita, que estava muito assustada. Oh, Pongo! - ela exclamou. - Para onde eles... Calma, querida - disse Pongo de orelhas em p. Os dois cachorros ficaram em silncio. Ento caminharam na direo do sof L, aninhados entre as almofadas, todos os filhotes dormiam sossegados! Encontrei a Nanny! - Roger anunciou. Ela est dormindo na cadeira de balano! Enquanto isso Perdita estava ocupada contando os filhotes. - ...doze, treze, catorze... Oh, Pongo! Est faltando um dos filhotes! Mas Pongo j estava na outra sala. Aqui est ele, querida! - disse Pongo. o Pingo, claro. Ele est assistindo comemorao de ano-novo pela televiso.

Trs desejos muito loucos..

muitos e muitos anos, antes de Aladdin, Jasmine e at mesmo o Sulto terem nascido, a lmpada mgica seguia seu caminho rumo Caverna dos Tesouros, onde um dia Aladdin viria encontr-la. Um mercador viajante tinha comprado a lmpada. Sem saber o seu verdadeiro valor, ele a trocou por um pedao de queijo. Hassan, o vendedor de queijo, olhou desconfiado para a lmpada. Ele suspirou e a lustrou, e de repente o Gnio saiu de dentro dela em meio a uma fumacinha. Ol! Eu sou o Gnio da lmpada mgica! - anunciou. O que foi que voc disse? - Hassan perguntou. Prazer em conhec-lo - disse o Gnio. - Mas o que voc faz aqui em Agrabah?

queijos. Eu gostaria de ter muitas cabras para que nunca me faltasse leite. Puf! Num piscar de olhos, milhares de cabras encheram as ruas de Agrabah. Havia cabras por todos os lados! Elas lotaram a pequena loja, e se amontoavam entre as tendas do mercado. Minha nossa! - Hassan exclamou. - Acho que eu deveria ter desejado a maior loja de queijo do mundo. Puf! De repente, a loja de Hassan comeou a crescer e crescer! E a sua loja de queijo ficou muito mais alta que as dunas de areia. Isso horrvel! - Hassan berrou. No posso morar e trabalhar nesta loja to grande. Eu queria apenas poder fabricar o melhor queijo de Agrabah. Hassan olhou para o Gnio. Desejo nunca ter lhe conhecido! - ele disse. Puf! Num piscar de olhos, o Gnio tinha desaparecido. A loja de Hassan voltou a ser o que era, e no havia mais nenhuma cabra solta pelo mercado. Hassan saiu procurando a lmpada de um lado para o outro, mas ela j estava dentro do bolso de um garotinho. Onde a lmpada iria parar em seguida? - Acho que tudo no passou de um sonho maluco - disse Hassan. Mas daquele dia em diante, todos comearam a dizer que o queijo de Hassan era o melhor de Agrabah!

Meu nome Hassan, e eu sou um... Espere! - o Gnio interrompeu. - Deixe-me adivinhar! As pessoas costumam dizer que sou bom nisso! O Gnio colocou uma mo sobre a testa enquanto dava uma olhada ao redor da loja. Voc vende... queijo! Acertei? Sim, voc acertou - disse Hassan. - Mas essa foi fcil de adivinhar. No me surpreendeu. Voc muito astuto, Hassan - disse o Gnio. Por isso vou lhe conceder trs desejos. Trs desejos, mesmo? - Hassan pensou durante alguns minutos. Ento disse: - difcil conseguir leite o bastante para fabricar os meus

DUMBO
A cano de ninar elefante

sra. Jumbo estava muito triste, pois tudo que mais queria neste mundo era ter um filhotinho. Vrios animais do circo tinham tido filhotes, e enquanto observava as mes com seus bebs, mais triste ficava. At que um dia finalmente a cegonha trouxe um beb para a sra. Jumbo! O elefantinho era a criatura mais bonitinha que ela j tinha visto, e isso fez da sra. Jumbo o animal mais feliz do circo. Mas ento algo aconteceu: o seu beb espirrou, abrindo as orelhas. As orelhas do elefantinho eram enormes, e os outros comearam a rir do beb de um modo nada simptico. Em vez de colocar o nome dele de Jumbo Jnior - sugeriu um dos elefantes - , voc deveria cham-lo de Dumbo! Os outros elefantes riram da sugesto. A sra. Jumbo ignorou as provocaes e envolveu o seu amado filhotinho com a tromba. Conforme os dias iam passando, mais e mais amava seu beb. Brincava de esconde-esconde com ele, fingindo surpresa quando o filhote se escondia atrs de suas pernas, e tambm brincava de fazer ccegas nele. Todas as noites ela cantava canes de ninar, e danavam juntos quando Dumbo acordava. Numa noite a sra. Jumbo percebeu que o seu precioso beb estava muito tristonho. Ela adivinhou que os outros elefantes tinham-no provocado e ficou indignada. Mas ela o acomodou com todo carinho na cama, e o envolveu com as suas orelhas enor-

mes para que ele ficasse quentinho e protegido. No d importncia ao que eles dizem - ela disse carinhosamente. - Voc vai crescer e se tornar um belo elefante! Gostaria que eu cantasse uma cano de ninar, querido? Enquanto Dumbo acenava concordando, a sra. Jumbo ouviu os outros elefantes falando baixinho no cercado ao lado. Sinceramente! - um deles estava dizendo. Do jeito que ela o mima d at para pensar que ele o ltimo elefante na face da Terra! Ela est estragando o filho, isso sim! Mas a sra. Jumbo ignorou e comeou a cantar. Dorme, dorme, meu filhinho, no precisa chorar. Pois a mame est aqui para cantar. E se um dia algum rir das suas orelhas, Mame estar aqui para as suas lgrimas secar. E se as lgrimas no secarem, no se importe, pois para mim as suas orelhas so as mais belas do mundo. Ento ela continuou cantando baixinho at que os olhinhos de Dumbo foram se fechando e ele acabou adormecendo. A sra. Jumbo ainda cantou mais um pouquinho, ento parou. Mas espere, por que tudo estava to quieto? Enquanto a sra. Jumbo cantava para seu filhotinho, os outros elefantes escutavam a doce melodia e acabaram dormindo tambm!

jaita
A histria do Marlin
Sherman, rua Wallaby, 42, Sydney... .P. Sherman, rua Wallaby, 42, Sydney. - Dory continuava repetindo o endereo. Ela e Marlin estavam procura do filho desaparecido dele, Nemo. Eles tinham acabado de escapar de um peixe, e procuravam algum que pudesse lhes ensinar o caminho para a cidade de Sydney. Pois era l que Nemo estava.

(uf&utf P I X A R PROCURANDO

P.

Dory bocejou. Quando comea a parte boa? Marlin suspirou. Eu j estava quase chegando! - ele disse. Continuando, quando estvamos voltando para casa, adivinhe o que aconteceu? O qu? - Dory indagou. Uma gua-viva enorme estava bloqueando a passagem entre dois arbustos. Sei! - Dory exclamou. Ela parecia tentar se lembrar de algo. P. Sherman... - ela murmurou baixinho. Por um momento pensei que estvamos acabados - Marlin prosseguiu sem dar importncia. - Mas ento... uma tartaruga marinha enorme surgiu e engoliu a gua-viva de uma s vez! Voc agradeceu tartaruga marinha? - Pelo visto, Dory parecia finalmente estar acompanhando a histria Bem, no - Marlin respondeu. - Fiquei com medo que ela quisesse nos comer tambm, por isso Nemo e eu samos correndo. Desde ento fiquei fascinado pelas tartarugas marinhas. Mas espero nunca mais me encontrar com outra gua-viva! Tenho uma histria para lhe contar tambm! - Dory disse muito empolgada. - Na P. Sherman, rua Wallaby, 42, Sydney, um peixe chamado... est morando l e bem. Marlin suspirou e continuou nadando.

P. Sherman, rua Wallaby, 42, Sydney... Dory continuou repetindo. Marlin j tinha decorado o endereo e achou que iria enlouquecer se tivesse de ouvir mais uma vez. Dory! - ele disse, soltando um longo suspiro. - Sei que voc s est tentando ajudar, mas voc realmente precisa continuar falando? Adoro falar - Dory respondeu. - Sou muito boa nisso. Humm... sobre o que eu estava falando mesmo? S quero encontrar o Nemo - Marlin disse. Isso mesmo, o Nemo - disse Dory. Um dia Nemo e eu... - Marlin iniciou. Isso, continue - Dory o interrompeu. - A histria boa? Sim, muito boa - disse Marlin, aliviado por ter conseguido fazer com que Dory parasse de repetir o endereo. - Bem - Marlin prosseguiu ,um dia levei Nemo ao outro lado do coral, para visitar um parente meu que era conhecido como o peixe-palhao mais rpido. Mas quando o visitamos ele j estava bem velhinho.

REI LEO

KJ

Gatinhos assustados
acordada? Sim - Nala sussurrou de volta, saindo do cantinho escuro onde ela dormia ao lado da me. - O que voc est fazendo aqui? Voc vai nos meter em encrenca, outra vez. No dia anterior, Simba e Nala tinham ido explorar o cemitrio dos elefantes, onde acabaram caindo em uma cilada armada pelas hienas. O pai de Simba, Mufasa, foi quem os salvou. Vamos l Simba insistiu. Venha comigo. Logo os dois filhotes estavam vagando pela savana escura aos ps da Pedra do Rei. O que voc est procurando? - Nala perguntou. Eu s queria saber se voc ainda est assustada - Simba respondeu. Nala olhou zangada para ele. Assustada? - ela exclamou. - Voc no est insinuando que fiquei assustada, est? Pois claro que no fiquei assustada s por causa de algumas hienas bobas. Eu no teria ficado com medo nem se tivesse sido obrigada a enfrentar dez hienas e um bfalo feroz - Nala afirmou. Ah, ? - Simba exclamou. - Bem, eu no teria ficado com medo nem se tivesse sido obrigado a enfrentar trinta hienas, um bfalo feroz e um... CALAU FURIOSO? - uma voz surgiu na escurido. Ahhhhhh! - Simba e Nala gritaram, pulando assustados.

-Ne

Voc est

Nesse momento um pssaro muito colorido apareceu. Era Zazu, o fiel conselheiro de Mufasa. Zazu! - Simba gritou. - Voc nos assustou! Eu no me assustei - Nala afirmou. Eu tambm no! Simba tratou logo de consertar. Zazu os encarou. Ento os dois no se assustaram, mesmo? - ele perguntou. Isso com certeza explica a tremedeira. Voc pegou a gente de surpresa, s isso - Nala resmungou. Zazu agitou as penas. Escutem uma coisa, os dois - ele disse. No nenhuma vergonha admitir ter medo. Nem mesmo o rei Mufasa seria capaz de negar que ficou muito assustado quando soube que voc tinha desaparecido, Simba. E se at o rei pode confessar que ficou assustado, ento vocs dois tambm podem, certo? Acho que sim - Simba disse enquanto Nala encolheu os ombros. Todos ns sentimos medo - Zazu prosseguiu. - O modo como voc reage ao medo que importa. nesse momento que a verdadeira coragem aparece, entenderam? Entendi - Simba e Nala disseram em coro. timo. - Zazu marchou na direo da Pedra do Rei. O sol comeava a despontar no horizonte e j estava na hora do caf da manh. Agora vamos voltar para casa rapidinho ou vou dar um motivo para que os dois realmente fiquem com medo!

^BISTOG^AS

Confuso tripla

oulouse e Berlioz fugiram pela porta dos fundos da casa de madame Adelaide. Atrs deles, vinha Marie em seu caminhar feminino, com sua longa cauda branca balanando de um lado para o outro. Mas nem mesmo ela pde deixar de pular assustada com o ataque surpresa de seu irmo, Toulouse, quando ele se virou de repente. L vou eu! gritou seu outro irmo, Berlioz, ao se jogar sobre seus irmos. Marie conseguiu escapar, mas Berlioz e Toulouse saram rolando pelo gramado. Surpreendi vocs dois! Berlioz exclamou todo orgulhoso. - Sou o melhor saltador. Ah, ? - disse Toulouse. - Se voc to bom, vamos ver se consegue subir no alto daquele carvalho. - Ele ergueu o queixo, apontando para o topo da rvore que se erguia frondosa sobre as suas cabeas. Ser um prazer - Berlioz respondeu, e saltou com agilidade sobre um galho mais baixo e comeou subir, subir, e subir at o alto da imensa rvore. Tome cuidado! - Marie gritou l de baixo. Berlioz estava subindo muito alto. No demorou muito e ele j estava se equilibrando no galho mais alto. No se preocupem comigo - Berlioz gritou. Ele j estava to alto que era difcil escutar a sua voz. Toulouse lambeu a patinha.

Muito bem, voc muito bom - ele berrou para o irmo. - Agora pode descer. Mas Berlioz no se moveu. Eu disse, pode descer - Toulouse repetiu. - Eu... eu no consigo Berlioz confessou com voz trmula. - Estou preso. Berlioz comeou a miar desesperado. Logo o seu irmo e a irm tambm estavam miando. Minutos depois, madame Adelaide abriu uma das janelas do andar de cima da casa. Ela e Duquesa colocaram a cabea para fora para ver que barulheira toda era aquela. Minha nossa! - Duquesa exclamou quando viu onde Berlioz estava. - O que voc est fazendo a em cima? M-i-a-uuu! - o gatinho respondeu. No se preocupe, j vamos ajud-lo - madame Adelaide garantiu. Logo em seguida, ela e Duquesa apareceram no quintal, acompanhadas por Edgar, que muito carrancudo trazia uma escada. Por favor, Edgar, suba na escada para apanh-lo, sim? - madame Adelaide pediu ao mordomo. Edgar franziu a testa e resmungou algo sobre o gatinho ser bobo. Mas ele encostou a escada no tronco da rvore e comeou a subir. Logo, Berlioz j estava so e salvo em terra firme. Madame Adelaide sorriu para Duquesa. Edgar to dedicado aos seus preciosos gatinhos - ela disse. - D at gosto de ver.

Um novo amiguinho
T fazia quase uma semana desde que a / madrasta de Cinderela a obrigara a se mudar do seu quarto para o velho sto. Mas Cinderela ainda no tinha se acostumado com seu novo aposento. Pois o sto era um quarto frio, quase sem mveis e muito solitrio. O nico companheiro de Cinderela era um ratinho que ela vira entrando e saindo de um buraquinho num canto do quarto. Cinderela sempre gostou muito de animais, e os ratos no eram exceo. Mas como ela poderia mostrar ao seu novo amigo que ele no precisava ter medo? Bem, Cinderela pensou, ele deve estar com frio e com fome. Um dia, na hora do jantar, Cinderela escondeu um pedacinho de queijo no bolso do seu avental. Naquela noite, depois de ter terminado todas as suas obrigaes, Cinderela correu para o seu quarto e pegou a sua caixinha de costura. Ela usou alguns retalhos para fazer uma roupinha para o ratinho: uma camisa vermelha e um bon, um paletozinho alaranjado e um par de sapatinhos marrons. Uma roupinha para o meu amiguinho - ela disse. Cinderela colocou as roupinhas em frente ao buraquinho na parede e se ajoelhou. Em seguida tirou o pedao de queijo do bolso e o colocou ao lado das roupas, com a palma da sua mo. Ento ela estendeu a mo aberta at a portinha do buraquinho e chamou: Ol, tem algum a? Muito desconfiado, o ratinho colocou a cara para fora do buraquinho e cheirou o ar. Mas quando viu o queijo, ele saiu do buraco e se aproximou da mo de Cinderela. Ele parou e ergueu os olhinhos como se estivesse perguntando algo. Pode pegar - ela disse gentilmente. - So presentes para voc. O ratinho pareceu ter entendido, pois ele se aproximou mais um pouquinho, apanhou as roupas e o queijo e voltou correndo para a sua toca. Cinderela riu, ento esperou pacientemente durante alguns minutos, ajoelhada diante do buraquinho. E ento? - ela disse depois de um tempinho , posso ver como as roupas ficaram em voc? Muito sem jeito, o ratinho saiu, vestindo as suas roupas novas. Cinderela bateu palmas. Perfeito! - ela disse. - Voc gostou? O ratinho assentiu. Ento ele deu um pulo, como se tivesse acabado de ter uma ideia, e correu de volta para a toca. Cinderela franziu a testa, desconfiada. Ser que ele tinha ficado com medo? Mas logo o ratinho reapareceu, acompanhado de outros ratos que vinham muito tmidos logo atrs. Mais amiguinhos! - Cinderela disse, surpresa. Ela correu para pegar a sua caixinha de costura, encantada por ter encontrado o calor da amizade na frieza do sto.

(W&st/. P I X A R

MONSTROS S.A.

0 pior pesadelo de Mike


* aaaai ahhhhh! - gritou Mike e illey se sentou assustado na cama Sul] Sulley saiu correndo do seu quarto e abriu a porta de Mike. Oi - disse Mike. - Acho que tive um pesadelo. - Ele se sentou na cama e soltou um sorriso sem jeito para Sulley. - Eu no tinha um pesadelo desde que era pequeno. Sulley balanou a cabea. Muito bem, agora boa noite, Mike. Uh, Sulley, voc no gostaria de ouvir sobre o meu pesadelo? - Mike perguntou com um sorriso esperanoso. Sulley se aproximou e sentou beirada da cama do amigo. Pode contar - ele disse. Sonhei... - Mike iniciou. - Isso vai parecer muito, muito maluco mesmo, eu sei, mas... sonhei que havia uma criana, uma criana humana, dentro do meu guarda-roupa! Ele apontou para a direo do armrio e soltou uma risada nervosa. Acalme-se - disse Sulley. - Deve ter sido por causa do filme que voc assistiu antes de dormir. Crianzila? - Mike zombou. - No. J vi aquele filme mais de dez vezes. Bem, por que voc no tenta dormir novamente? - Sulley sugeriu aps um bocejo. Mike limpou a garganta meio sem jeito. Eu me lembro de quando eu era criana: a minha me costumava me trazer um picol de lama quando eu tinha um pesadelo - ele disse. 10

Sulley suspirou pacientemente, ento saiu e voltou da cozinha com um picol de lama para Mike. Ela tambm costumava cantar uma cano de ninar - disse Mike. Em sua voz grave e rouca, Sulley comeou a cantar: Boa noite, Mikeyzinho, Com garras afiadas e pelos verdes! Boa noite, zolhudinho, Tenha um sonho tranquilo! Zoiudinho - Mike corrigiu o amigo, aconchegando-se sob a coberta. - A minha me costumava dar uma olhadinha dentro do armrio tambm. Com outro suspiro paciente, Sulley abriu a porta do armrio de Mike e deu uma olhada l dentro. No tem nada aqui! - ele anunciou. Mas, de repente, houve um rudo e uma coisa caiu de dentro do armrio. Era um esfrego amarelo. Ahhhh! - Mike gritou, colocando a cara para fora da coberta. Ento ele relaxou. - Oh, sinto muito, amigo. No escurinho, pensei que o esfrego fosse, voc sabe, uma criana humana! Ele encolheu os ombros e lanou outro sorriso sem jeito para Sulley. Sulley acabou achando a situao engraada. No seja bobo, Mike - ele disse. - Nenhuma criana jamais ficar vagando perdida em Monstrpolis, isso seria um desastre! Voc tem razo - Mike concordou sonolento. - Boa noite, Sulley. Boa noite, Mike.

DO

IMPERADOR

0 Livro de regras do Kuzco


vocs a, seres inferiores. Meu J Ol, nome Kuzco. Imperador
1

Kuzco para vocs. Gostaria de lhes apresentar o Livro de regras do Kuzco, conhecido tambm como Guia de sobrevivncia, se vocs fossem eu! Se eu fosse vocs tentaria seguir estas regras em casa. Sabe, sou um imperador, o que significa que, alm de ser rico, poderoso e muito carismtico, todos no meu reino fazem exatamente tudo o que eu quero que eles faam. Voc, por outro lado, provavelmente no tem toda essa fora a na sua casa. Digo, neste exato momento, a sua me ou pai ou tia ou tio ou bab ou... seja l quem for, est lhe dizendo que s vo ler esta historinha e que j hora de voc ir para a cama e apagar a luz. Viu, se voc fosse eu, voc poderia expuls-los da corte s por terem dito isso! Voc poderia obrig-los a ler todas as 365 historinhas de uma s vez se quisesse! Portanto, aqui esto as minhas regras. Leia tudo, chore e morra de vontade de ser um imperador rico e poderoso como eu! Regra 1: No permita que ningum ou nada se intrometa na sua onda. "Onda" significa o ritmo que voc leva a sua vida. Por exemplo, quando sinto vontade de sair danando pela sala do meu trono, isso que eu fao. Mas uma coisa estranha aconteceu quando eu estava danando hoje. Vrias esttuas de pedra enormes caram e quase me esmagaram. Provavelmente tudo no passou de um acidente assustador.

Regra 2: Nunca leve em considerao os sentimentos de ningum alm dos seus. Um dias desses, um campons enorme apareceu aqui no meu palcio e tentou me convencer a mudar de ideia e no construir mais o meu palcio de vero no alto da montanha onde ele e a sua famlia moravam havia mais de seis geraes. Era s o que faltava! Regra 3: Sempre coloque as suas necessidades em primeiro lugar. Quando estiver com fome, bata palmas e os seus criados traro a sua comida. Quando estiver cansado, estale os dedos e eles traro a cama. E quando estiver entediado, levante um dedinho e lhe traro um circo para diverti-lo. Se bem que, um dias desses, pedi para os meus criados trazerem a minha comida e antes de comer dei um pouco para o meu cachorro e ele se transformou em um rinoceronte. E enquanto eu dormia na minha cama real, tive certeza de que ouvi algum cerrando um buraco no piso ao meu redor. E no dia em que o circo veio para me entreter, "acidentalmente" deixaram a cobra encantada cair no meu colo! Talvez eu s esteja imaginando coisas. Ei, voc no est achando que tem gente querendo se livrar de mim, est? No. Que ideia mais maluca, no mesmo? Seja l quem esteja lendo esta historinha para vocs est prestes a lhe dizer que j hora de ir dormir. Boa noite!

A Bela ea Fera A sobremesa

ela caminhava pela vila, lembrando do maravilhoso livro que ela tinha acabado de ler. Era uma histria cheia de drages, feiticeiras e princesas corajosas. Ela suspirou alegremente e voltou suas atenes para questes mais prticas, como, por exemplo, se comprava uma torta de abbora ou de ma para comer com o seu pai naquela noite depois do jantar. Ento, de repente, os pensamentos de Bela foram interrompidos por passos pesados. Mas, antes mesmo de abrir a boca Bela, j sabia quem vinha se aproximando. Ela seria capaz de reconhecer aquelas passadas em qualquer lugar. Gaston - Bela murmurou. Bela, voc mesmo? - ele disse. Finalmente resolveu sair detrs dos livros? Bom dia - Bela o cumprimentou. Est indo ao mercado, ? Vou acompanh-la Gaston anunciou. O tempo todo falando sobre si mesmo e as suas faanhas, ele acompanhou Bela de loja em loja. Minha nossa, Gaston, voc realmente tem muito do que se orgulhar - Bela disse em tom de elogio. Sim! Obrigado! - Gaston respondeu antes de perceber que Bela no tinha feito exatamente um elogio a ele. Mas o sorriso de Gaston desapareceu por um instante quando ele abriu a porta da padaria. Bela entrou e perguntou se tinha torta de ma, 12

antes que ele tivesse tempo de comear a falar novamente. Quando a torta j estava na sua cesta, Bela acenou para Gaston e para o balconista. Adeus! - ela disse, e saiu andando a passos rpidos em direo floresta. S ento ela pde respirar aliviada. Pelo visto, ela finalmente iria conseguir se ver livre da companhia irritante. Bela, espere. - Gaston a segurou pelo brao. Estou com muita pressa Bela respondeu. - Preciso voltar para casa para preparar o jantar. Posso acompanh-la at a sua casa - ele disse, estufando o peito enorme. - Eu insisto. Voc precisa ser protegida. Protegida de qu? Esta floresta o meu quintal! - Bela riu. De predadores. Monstros. Ladres - ele disse de um modo muito dramtico. Bela suspirou e balanou a cabea. Ento, subitamente, Bela e Gaston ouviram um rudo adiante. O som de uma passada muito pesada! Rapidamente, Gaston puxou Bela para seus braos. Bela tropeou e a sua cesta acabou voando para o alto. Cuidado! - Bela gritou. Porm j era tarde demais. O "predador" surgiu. Mas era apenas o cavalo do pai dela, Phillipe! Pela primeira vez que ela podia se lembrar, Bela riu da cara do Gaston, quando a torta que estava na cesta caiu na cabea do caador!!

VAGABUNDO

Espaguete com almndegas

agabundo tinha acabado de escapar da carrocinha, achando que desta vez tinha ensinado o apanhador de ces quem era o chefe! Quando, de repente, ele sentiu cheiro de lenha queimando, jantar sendo preparado... e seu estmago roncou. Fugir da carrocinha era algo que sempre abria seu apetite! Mas onde ele iria jantar? Na segunda-feira ele costumava dar uma passadinha no Schultzes para saborear as deliciosas linguias de vitela, na tera era o dia de fil com repolho no O'Briens.... mas hoje ele estava com vontade de comer espaguete com almndegas. Assim, Vagabundo seguiu para o restaurante do Nino. Ele arranhou a porta dos fundos como de costume.

prometeu. - Relaxe e aproveite a noite. No demorou muito e Nino apareceu com um prato cheio de macarro. Sobre a massa havia duas, ou melhor, trs almndegas! Foi a surpresa especial da noite. Nino ficou ali conversando com Vagabundo enquanto ele comia, contando a ele sobre o seu dia: o peixe que fora entregue atrasado, o cliente que tinha dito que o molho de tomate estava com muito alho, o passeio que ele e a esposa estavam planejando fazer... Vagabundo terminou de comer e deu uma lambida no prato, que ficou brilhando de to limpo. Isso me lembra - disse Nino - que tem algo que eu precisava falar com voc. Acho que j tempo de voc sossegar e arrumar uma companheira. Vagabundo fez uma careta para Nino e foi saindo pelo beco. Nino riu tanto que a sua pana at chacoalhou. Adeus, Butch! - ele disse. - Mas escreva as minhas palavras, um dia desses, voc vai conhecer uma bela cadelinha e no vai resistir! E quando isso acontecer, tenho uma boa sugesto, traga-a at o restaurante do Nino para um jantar romntico! Vagabundo latiu, agradecendo a Nino, e desceu o quarteiro balanando a cabea. Ele era um co livre e desimpedido! Sossegar? Isso nunca iria acontecer!

Estou indo! Estou indo! - Nino gritou. Logo em seguida Nino em pessoa surgiu na porta, enxugando as mos na toalha. E, como sempre, ele fingiu que no estava vendo Vagabundo. Mas no tem ningum aqui! - Nino exclamou. - Deve ser dia primeiro de abril! - Ele fingiu estar pensando alto. - Mas hoje no dia primeiro! Nem mesmo estamos em abril! E sim em janeiro! Vagabundo no pde aguentar mais. Oh, voc, Butch meu amigo - disse Nino. Vagabundo, quer dizer Butch, pulou para cima e para baixo. - Vou buscar o seu jantar - Nino

13

A histria da Terra do Nunca


Trauma fria noite de inverno, e Joo e Miguel ino conseguiam dormir. Eles pularam para a cama da irm mais velha deles, Wendy. Por favor, conte uma histria para ns! disse Miguel. Sim, por favor. Uma histria do Peter Pan! - Joo implorou. Claro que sim - disse Wendy. - J contei a vocs sobre o dia em que Peter Pan passou a perna no malvado Capito Gancho? Sim! - Miguel respondeu empolgado. - Mas queremos ouvir outra vez! Wendy riu e comeou. Numa noite o Capito Gancho tinha ancorado seu navio em um abrigo secreto prximo ilha da Terra do Nunca. Ele e seus homens permaneceram quietinhos, pois pretendiam descobrir onde ficava o esconderijo secreto de Peter e dos Garotos Perdidos. Capito Gancho odiava Peter Pan porque o menino tinha cortado a sua mo em um duelo e jogado-a para um crocodilo enorme comer. Agora o crocodilo queria comer o resto do corpo do Capito. Para sorte do Capito Gancho, o tal crocodilo tinha engolido junto com a mo o seu relgio, assim o pirata sempre era alertado sobre a presena do crocodilo pelo som do tique-taque do relgio. Mas, felizmente para Peter Pan - Wendy continuou - , Tinker Bell acabou descobrindo o plano do malvado Capito Gancho. Ento, ela voou at Peter e avisou que o pirata estava se aproximando. 14 "Que venha!", Peter riu. "Estaremos preparados para ele!" Peter encontrou um relgio igualzinho ao que o crocodilo tinha engolido. Ele assoviou na direo de umas rvores e um bando de macacos amigos apareceu. "Tenho um brinquedinho novo para vocs!", Peter gritou e jogou o relgio para eles. "Agora, fiquem escondidos!", Peter disse aos macacos, e ento ele e os Garotos Perdidos voltaram correndo para o esconderijo. Quando Gancho apareceu na clareira, no meio da floresta, a primeira coisa que ele ouviu foi o tique-taque do relgio. O som parecia vir de todos os lados! Os macacos estavam se divertindo muito, jogando o relgio de um lado para o outro, sem que Gancho percebesse. Apavorado, Gancho e seus homens correram para o navio e saram remando. Nesse momento, os pais das crianas Darling entraram para dar uma olhadinha nelas. Voc no est contando mais histrias imaginrias sobre Peter Pan, est, Wendy? o pai deles perguntou. Mas Peter Pan existe de verdade, papai! - as crianas gritaram. - Temos certeza! Enquanto os pais davam beijinhos de boa-noite nas suas crianas, nenhum deles viu que o garoto vestido de verde estava agachado do lado de fora da janela do quarto. Ele tinha escutado toda a histria, e logo estaria de volta - muito em breve.

Bernardo* Bianca

As aventuras de

0 emprego novo

ernardo era um simples ratinho. Ele gostava do seu trabalho calmo como rato assistente, gostava de comer queijo no jantar e gostava de adormecer todas as noites lendo um bom livro. Mas ele no gostava do nmero treze, de gatos pretos (qualquer tipo de gato, na verdade!), ou da cor verde. Outra coisa de que Bernardo no gostava era de perigo. Ele gostava de se sentir seguro. Nada de aventuras ousadas para ele. Bernardo costumava se manter longe de todos os animais que fossem maiores do que ele, de qualquer queijo que no pudesse comprar e de tudo que pudesse lembrar uma ratoeira. Por isso, quando anunciaram no escritrio onde ele trabalhava que eles iriam se mudar do poro da rua Hudson, 1515, para o nmero 1313 da mesma rua, ele soube que era hora de procurar por um novo emprego. Um "13" no endereo j era ruim o bastante, mas dois, bem, j era demais! Na tarde daquele mesmo dia, Bernardo comprou um exemplar do jornal de classificados de emprego e, enquanto mastigava o seu sanduche, ele leu a seo de "Procuram-se Assistentes". Precisa-se de rato duble - ele sentiu um tremor ao ler. - Oh no, isso muito perigoso. Continuou lendo. - Comissrio de bordo da Aerolinhas Albatroz! - Ele suspirou. Esse era pior ainda. - Degustador de queijo. - Esse parecia promissor! Mas ento ele olhou mais de perto 15

e viu as palavras "experimental" e "perigoso". Bernardo balanou a cabea, achando que nunca iria conseguir arrumar um novo emprego! Ele estava colocando o jornal de lado, quando um anncio chamou a sua ateno. PRECISA-SE DESESPERADAMENTE DE UM RATO ASSISTENTE, NO NECESSRIO EXPERINCIA. COMPAREA AO PRDIO DAS NAES UNIDAS, 2 SUBSOLO. SOCIEDADE INTERNACIONAL DE RESGATE. - esse! - ele berrou. Ele seguiu direto para o trabalho. E uma vez que Bernardo tinha mais experincia do que todos os candidatos, ele foi contratado!
2

Parabns! - disse o delegado francs. Bonnechance! Naquela noite, os amigos de Bernardo o levaram para comemorar o novo emprego. A Sociedade Internacional de Resgate disse um de seus amigos. - Nossa! Deve ser emocionante, no acha? Oh, no - respondeu Bernardo. - Vou trabalhar como ajudante geral apenas. Nada de perigo. Intrigas. Vou limpar o cho e consertar vazamentos. No haver nenhum tipo de aventura, pode acreditar. Seu amigo ergueu a taa para um brinde. Ao seu novo emprego - ele disse. Ao meu novo emprego - Bernardo brindou. Que seja calmo, seguro e sem aventuras. Do jeito que eu gosto!

SEMEIA
O grande dia de Sebastio

~U-#

PEQUE NA

ra o grande dia de Sebastio, como compositor da corte do rei Trito. Ele tinha trabalhado duro em sua nova sinfonia, e naquela noite iria reger a orquestra real que pela primeira vez tocaria a sua nova composio para todos ouvirem. E Sebastio achava que finalmente a sua genialidade seria apreciada! Durante toda a tarde daquele dia, Sebastio cuidou de todos os detalhes para o concerto. Ele alinhou as cadeiras dos msicos no palco, preparou cpias extras das partituras, caso algum msico se esquecesse de trazer a sua. Ele at mandou lavar e passar a sua gravata-borboleta. Ento, um pouco antes de as cortinas se abrirem, os msicos comearam chegar aos bastidores. E a msica encheu o ar quando o peixetrombeta e os moluscos tocadores de conchas comearam a tocar seus instrumentos. Benny, o polvo, correu at o maestro. Eu... eu no posso tocar esta noite! Chocado, Sebastio encarou Benny. Como assim? Voc tem de tocar! O senhor no entendeu - Benny respondeu. - Eu no posso. Tirei um cochilo depois do almoo c dormi sobre os meus tentculos, agora eles esto adormecidos! No consigo segurar as minhas baquetas! A gravidade da situao atingiu Sebastio em cheio. O que vou fazer? - ele exclamou, olhando para os msicos ao redor. - A minha sinfonia 16

precisa de oito tambores. Benny tem oito tentculos, um para cada tambor. Onde vou encontrar mos suficientes para substitu-lo? Nesse momento, Ariel e as suas seis irms apareceram nos bastidores para desejar sorte a Sebastio. Ariel! - Sebastio festejou. - Estou to feliz em v-la! - Ele explicou o seu problema a Ariel e suas irms. - Ser que vocs no poderiam tocar os tambores? - ele perguntou. claro que sim! - as irms sereias responderam. Sebastio respirou aliviado. Muito bem, temos sete tocadores de tambor. Agora s precisamos de mais um! Todos os msicos olharam para Sebastio. Eu? - ele indagou. - Mas eu sou o compositor e maestro! Este o dia em que a minha verdadeira genialidade finalmente ser apreciada. No posso me esconder atrs dos tambores. Preciso estar frente e no centro! Mas voc nem imagina o que aconteceu: quando as cortinas se abriram minutos depois, l estava Sebastio escondido atrs dos tambores. Seu dia de destaque ficou para outra ocasio. Mas enquanto ele tocava, estava feliz e sorridente. Bem, vocs sabem o que dizem - ele sussurrou para Ariel, que estava tocando ao seu lado. O show precisa continuar? - Ariel adivinhou. No - Sebastio respondeu. - Um verdadeiro gnio nunca verdadeiramente reconhecido em vida.

Pongo, o co leal
Temos todos estes filhotes para alimentar e no tenho uma nova msica para vender! No se preocupe - Anita acalmou o marido. - Tenho certeza de que logo voc ficar inspirado. Espero que voc tenha razo! - disse Roger. Pois tudo que tenho um monte de papel rabiscado. Ele apontou para o cesto de lixo que transbordava. No desista - Anita o encorajou. - Sei que voc vai conseguir. Depois que Anita saiu, Pongo ficou observando seu dono dedilhando ao piano. Pongo, velho amigo, devo ter escrito umas dez msicas nos ltimos dez dias. Mas elas ficaram pssimas - disse Roger, apontando para o cesto de lixo. - O que vou fazer? Pongo queria ajudar seu dono, mas no sabia como. Naquela noite, Pongo falou com Perdita sobre o dilema de Roger. Eles estavam sentados no meio da sala de estar, rodeados dos seus filhotes. Roger j escreveu dez msicas - explicou Pongo. - S que ele no acha que elas esto boas o bastante. Mas eu sei que esto, ouvi ele tocando, e quando se tem um dono compositor voc acaba aguando os ouvidos. As partituras esto l em cima, jogadas no cesto de lixo. Perdita adivinhou o que Pongo estava pensando. Voc sabe onde fica a gravadora de msica?

Radcliff disse a sua esposa Anita. Ni

ao sei o que vamos fazer - Roger

ela perguntou. Pongo assentiu. J fui com Roger na gravadora mais de dez vezes. Acho que voc deveria tentar, ento - disse Perdita. Depois que Roger e Anita foram dormir, Pongo subiu at o estdio de msica e tirou do cesto de lixo as partituras. Ento ele saiu s escondidas de casa para levar as partituras at a gravadora. Chegando l, Pongo enfiou as folhas debaixo da porta e voltou para casa correndo. No dia seguinte, o telefone tocou logo cedo. E Roger atendeu. Voc o qu? - Roger disse ao telefone. Voc fez...? Mas como voc fez...? Ah, entendi... bem, obrigado. Muito obrigado! Anita veio correndo para saber qual era o motivo de tanta alegria. Quem era? O gerente da gravadora - disse Roger. - Ele vai comprar dez msicas minhas. Dez msicas! - Anita comemorou. - Mas pensei que voc no tivesse nem uma para vender. Roger coou a cabea, confuso. Foi o que pensei tambm. Perdita olhou para Pongo e latiu orgulhosa. Seu marido era capaz de dar conta de msica tambm - levando-a at a gravadora de Roger!

17

>CAH11TA$

Oua com o corao

ra um dia claro e fresco, Pocahontas resolveu subir at o topo de uma montanha muito alta com os seus amigos Mileo, o guaxinim, e Flit, o beija-flor. Ela no subia naquela montanha desde que era criana. Eles se depararam com uma bifurcao no caminho. Que direo devemos seguir, Miko? - perguntou Pocahontas. O guaxinim apontou para o caminho mais suave e plano, o que fez Pocahontas rir. Vamos tentar este outro! - ela disse, apontando para a rota mais ngreme. Eles subiram e subiram, e o caminho foi se tornando mais e mais estreito e difcil. Miko resmungava nervoso e at mesmo Flit parecia ansioso. Quando Pocahontas se sentou sobre um enorme tronco de rvore cado para recuperar o flego, os ventos comearam a soprar de repente. Ento as nuvens se aproximaram e a chuva despencou sobre eles. Oh, no! - Pocahontas exclamou, levantando-se. - No podemos ficar aqui, e o caminho est muito escorregadio para tentarmos descer de volta. Precisamos seguir em frente! Pocahontas seguiu firme ao lado de Miko e Flit, mas, quando as guas comearam a descer pelo caminho pedregoso, ela foi ficando assustada. A terra estava cada vez mais escorregadia e ela estava ficando com frio. Ento Pocahontas se lembrou de algo que a sua av Willow tinha lhe dito. 18

Preciso ouvir - Pocahontas falou consigo mesma. - Preciso ouvir os espritos ao nosso redor e eles nos protegero. - Ela tentou ouvir, mas estava muito difcil de conseguir ouvir qualquer coisa sob a chuva forte e os ventos que sopravam. Miko grunhiu nervoso e cutucou Pocahontas. Preciso ouvir com o meu corao! - ela disse. E de repente ela ouviu. Os espritos falaram com ela. Eles disseram que ela deveria subir, pois no alto havia um abrigo. Vamos, Miko! Vamos, Flit! - ela chamou sob os ventos e a chuva. - Existe um abrigo perto daqui! Um pouco mais adiante eles encontraram uma abertura nas pedras. Era uma caverna quente e seca. Os trs entraram e se sentaram ouvindo a chuva e os ventos l fora. Logo a tempestade passou, e o sol surgiu. Vamos embora! - Pocahontas chamou Miko e Flit. - Vamos ver como l em cima! Eles correram pelo restante do caminho at chegarem ao alto de um rochedo enorme e plano. L embaixo se estendia a floresta e alm, o oceano cintilante. Est vendo, Miko? Viu, Flit? - disse Pocahontas. - Estamos olhando para o mundo a partir de uma nova perspectiva. No lindo? E pensem - ele indagou, dessa vez mais para si mesma do que para os dois - , se no tivssemos escolhido aquele caminho, eu nunca teria ouvido os espritos falando comigo!

VJinn.-e^ooh

Conto de inverno

um belo dia ensolarado de janeiro, Pooh caminhava pelo Bosque dos Cem Acres em direo da casa do seu amigo Leito, que estava de cama por causa de um resfriado. Du rante a noite tinha nevado muito, e a floresta estava coberta de neve branca e fofinha.

vindo. Atchinnn! Pobre Leito - disse Pooh. - Vou preparar um ch. Ele estava colocando a chaleira no fogo quando uma gota enorme de gelo derretido escorreu pela sua testa, indo parar diretamente no seu nariz. Isso lembrou Pooh de algo. Trouxe um presente para voc, Leito! - ele anunciou, tirando o chapu. Mas no havia nada l. Confuso, Pooh correu at o seu casaco que tinha sido pendurado em um gancho perto da porta. Dentro dos bolsos tambm no tinha mais nenhuma bola de neve! Mas no cho, embaixo do casaco, havia uma poa de gua enorme. No entendi o que aconteceu! - Pooh apontou, coando a cabea. - Trouxe algumas bolas de neve para voc, mas elas desapareceram. Oh, minha nossa! - Leito exclamou com um longo suspiro. - Obrigado, por ter se lembrado de bim. Eu gostaria muito de poder sair para brincar. Voc boderia abrir as cortinas para que eu veja a neve? Pooh fez o que seu amigo pediu, e os dois olharam admirados para fora. L, logo abaixo da janela, Tigro, Coelho, Guru e I tinham feito um belo boneco de neve, s para o Leito! Oh, muito bom ter amigos! - Leito disse muito feliz. - Atchimmm! 19

Coitado do Leito - Pooh disse, suspirando. - Que pena que ele no pode sair para brincar na neve. - As suas botinhas afundaram mais alguns passos, ento o urso, que no era muito esperto, teve uma tima ideia. J sei! - ele exclamou. Posso levar um pouco de neve at o Leito! Ele apanhou um punhado de neve e fez uma bola. Guardou dentro do bolso, e ento fez outra, e depois outra. Logo ele tinha trs bolas de neve em cada bolso e outra embaixo do chapu. Pooh correu para a casa do Leito. Quando estava quase chegando, ele passou por Tigro, Coelho, Guru e I. Ol, Pooh! - Guru o cumprimentou. - Venha construir um boneco de neve com a gente! Sinto muito, mas no posso - Pooh respondeu com pesar. - Estou levando algumas bolas de neve para Leito, que est de cama por causa de um resfriado. - Ele acenou para os amigos e seguiu seu caminho apressado. Leito ainda no estava muito bem, mas ficou muito contente ao ver o amigo. Ol, Booh - ele disse com a voz fanhosa e o nariz entupido. - Estou peliz que poc tenha

Uma histria antes de dormir

era hora de dormir na pequena cabana no meio da floresta. Branca de Neve deu um beijinho de boa-noite em cada um dos sete anes e se deitou em sua cama. Espere! Espere! - Feliz chamou antes que ela soprasse a vela. - Conte uma histria para ns, por favor! Muito bem - disse Branca de Neve, sorrindo. Ela ficou em p entre as caminhas e comeou... Era uma vez uma princesinhu feliz, ou melhor, a princesinha mais feliz do mundo, no fosse a existncia de uma pessoa: a sua madrasta, a Rainha. Bah! - Zangado bufou. Branca de Neve suspirou. E no importava o que a princesinha fizesse, no importava o quanto ela caprichasse no seu trabalho, a Rainha sempre fazia tudo que podia para faz-la infeliz. Pobre princesa - Dengoso murmurou. Oh, mas no se preocupe - Branca de Neve acalmou-o. - Mesmo assim a princesa era feliz na maior parte do tempo! Ela achava que, se assoviasse e cantasse enquanto trabalhava, a sua melodia poderiu voar pelos ares e o seu humor ficaria ensolarado. E para completar, ela sempre tinha belos sonhos, pois realmente acreditava que, se desejasse algo de verdade, um dia o sonho acabaria se tornando realidade. O que... ela... atchim! ... desejou? - perguntou Atchim. Bem - Branca de Neve prosseguiu - , ela de20

sejou que um prncipe encantado a encontrasse e a levasse embora. E ento, um dia, o prncipe a encontrou! mesmo? - os anes exclamaram em coro. Sim! - Branca de Neve disse. - Ele se aproximou do castelo e at escalou uma parede para se encontrar com ela. E ele era to lindo! Mas ento veio a parte triste: no dia seguinte, o caador da Rainha levou a princesa para a floresta e disse a ela para fugir e nunca mais voltar. E ela fez isso? - Soneca perguntou. Sim - Branca de Neve respondeu. - Ela correu at no aguentar mais. S ento ela percebeu que estava perdida e sozinha, sem nenhum amigo no mundo e sem um lugar para ficar. Pobre princesa - Dengoso sussurrou. Foi o que a princesa pensou, tambm Branca de Neve falou. - Mas foi por um momento apenas. Em seguida ela descobriu que no estava to s. Ela descobriu que a floresta estava cheia de criaturas dispostas a ajud-la: esquilos e castores, gamos e coelhos, passarinhos.... Eles a levaram at a cabana mais bonita do mundo, at os amiguinhos mais encantadores que a princesa poderia encontrar. E o que aconteceu depois? - Zangado resmungou. Bem, eles viveram felizes para sempre, claro! - Branca de Neve respondeu. - O que vocs acham?

Baiqbi
A corrida
)om dia, principezinho - Tambor sau Mou Bambi em um dia ensolarado. Bom dia, Tambor - Bambi respondeu. Tenho uma tima ideia, Bambi. Vamos apostar uma corrida - Tambor sugeriu. - Comeamos deste ponto. - Ele riscou a linha de partida no cho. E quem chegar primeiro naquele pinheiro alto o vencedor. Mas seria uma tolice apostarmos uma corrida Bambi disse ao amigo. Por qu? - Tambor perguntou, confuso. Porque eu vencerei Bambi respondeu. O que o faz ter tanta certeza? - Tambor desafiou, com o peito estufado. Porque sou maior e mais rpido do que voc Bambi explicou. Se tem tanta certeza de que vai vencer, ento por que est com medo de correr? Bambi parou e pensou a respeito. Ele no queria ferir os sentimentos do coelhinho. Est bem - ele finalmente aceitou o desafio. Vamos correr ento! timo! - Tambor exclamou. - Est pronto? Pronto! - disse Bambi. Muito bem - Tambor anunciou, agachado. Bambi se preparou tambm. - Preparar. Apontar. J! - Tambor gritou. E os dois dispararam o mais rpido que podiam. Bambi, com as suas pernas compridas e suas passadas largas, logo assumiu a liderana. Mas 21

- B:

os saltinhos de Tambor o ajudaram a passar entre alguns arbustos e a se desviar dos troncos das rvores. Quando Bambi olhou para trs, ele viu que Tambor estava no seu rastro. Tambor aproveitou a oportunidade para ultrapassar Bambi. Bambi parou para saltar sobre um tronco cado que bloqueava o caminho. Tambor conseguiu passar por baixo do tronco. E seguiu na liderana. Bambi aumentou o ritmo das passadas e passou a correr mais e mais rpido. Logo ele ultrapassou Tambor. Mas na sua pressa de chegar na frente, ele acabou trombando com um arbusto. Quando Bambi conseguiu se livrar do arbusto, Tambor j tinha assumido a liderana novamente. Eles j estavam se aproximando do grande pinheiro. Bambi estava correndo o mais rpido que conseguia, saltando sobre galhos e arbustos. Tambor tambm saltava o mais rpido que conseguia com as suas perninhas de coelho, abaixando-se ou saltando diante de todos os obstculos que surgiam no caminho. E quando eles cruzaram a linha de chegada estavam cabea a cabea. Viu! - Tambor disse, ofegante. - Sujeitos pequenos tambm podem ser rpidos! Voc tem toda razo! - Bambi concordou, tambm ofegante. E os dois amigos, ambos vencedores, se sentaram juntos para recuperar o flego.

dkf&Sutf P I X A R

Dinheiro importante
I audaes, Porquinho - disse Buzz. Ol, Buzz - respondeu Porquinho, o cofrinho. - J se acostumou com a vida no quarto do Andy? Morar neste planeta muito interessante - Buzz respondeu. - No vejo a hora de retornar a minha base para apresentar um relatrio completo ao meu comandante. Porquinho revirou os olhos. O brinquedo novo de Andy tinha ideias muito malucas. Buzz no tinha a menor noo de que no era um patrulheiro de verdade. Isso poderia ser engraado se no fosse to... irritante. Ento, porco - Buzz continuou. - Hoje vi Andy enfiando vrios discos de prata na abertura das suas costas. Sim - Porquinho iniciou - , porque... E agora os discos de prata moram dentro do seu estmago? - Buzz o interrompeu. Bem, sim - Porquinho iniciou, batendo na sua barriguinha cheia. - Mas... Ah! - Buzz exclamou. - Acabei de descobrir qual a sua fonte de poder! Que forma interessante de vida! Isso vai constar no meu relatrio! Porquinho balanou a cabea quando Woody e os outros brinquedos vieram se juntar a eles. O que est acontecendo? - Woody perguntou Saudaes, caubi - disse Buzz. - Eu estava discutindo sobre a fonte de poder do porco. - Ele est falando sobre as moedas dentro da minha barriga - Porquinho esclareceu. 22 No, Buzz - Bete explicou. - Aquilo no fonte de poder. Aquilo dinheiro. O que dinheiro? - Buzz quis saber. o que as pessoas costumam usar para comprar as coisas de que elas precisam, como comida, brinquedo ou gibis Woody falou. - Outro dia, Andy me levou loja de doces. Ele deu ao vendedor alguns discos prateados e o vendedor deu a ele um doce. um tipo de troca. - Buzz pensou por um momento. "Talvez eu precise procurar uma fonte de poder dessa... quer dizer, dinheiro, para mim" - ele pensou. Os outros brinquedos comearam a conversar animados. Eles nunca tinham pensado sobre o que poderiam fazer se tivessem algum dinheiro! Eu compraria um novo basto - disse Bete. - Este j teve dias melhores. Woody comeou a sonhar acordado sobre o que iria comprar. Acho que eu poderia me acostumar com um novo chapu e um par de botas - ele disse. Mas ento ele olhou ao redor e soltou uma gargalhada. - Ns somos brinquedos! Brinquedos no vo a lojas para comprar coisas! Fale por voc, caubi - disse Buzz. - Talvez voc tenha esquecido, mas eu no sou um brinquedo! Porquinho balanou a cabea diante do patrulheiro do espao maluco. Eu desisto! - ele disse.

*Bela ^dotmtecida

A Bela sem sono


kh, calma, calma, Aurorazinha. No 'chore, querida. - Flora tentava acalmar o choro da agitada princesinha. Flora e as suas amigas fadas, Fauna e Primavera, rodeavam o bero e olhavam ansiosas e sem saber o que fazer com a afilhada real. Mas Aurora chorou ainda mais alto. Na verdade, ela no tinha parado de chorar desde que tinha sido trazida no comeo do dia pelas fadas para a escondida cabana no meio da floresta. Oh, minha nossa! - exclamou Fauna. - Onde fomos nos meter? Prometemos ao rei e rainha que cuidaramos de Aurora aqui na floresta, e a criaramos sem mgica. Mas no sabemos nada sobre como cuidar de bebs humanos! Flora fez um afago nas costas de Fauna e disse: No entre em pnico, Fauna. Pode ser mais difcil do que espervamos. Mas este o nico modo de manter a princesa longe de Malvola. Primavera e Fauna sabiam que Flora tinha razo. Por isso, uma a uma, elas tentaram de tudo para fazer que o beb parasse de chorar e dormisse. Bem - disse Flora - , os bebs das fadas costumam se acalmar quando um raminho de arruda colocado dentro do bero. Vamos tentar isso! - Flora saiu correndo da cabana e voltou minutos depois com o raminho, que colocou aos ps do beb.

-o:

Mas a criana continuou chorando. Quem sabe se fizermos algo para distra-la! sugeriu Fauna. Assim, Flora, Fauna e Primavera deram os braos e comearam a danar. E danaram at ficar sem flego a ponto de mal conseguirem respirar. Mas Aurora nem notou e continuou chorando. Fauna estava comeando a entrar em desespero. Vamos usar s um pouquinho de mgica - ela disse s outras. - S para ajud-la a pegar no sono. No aguento v-la to triste.... No! muito perigoso! Primavera foi enftica. Oh, tolice! - Fauna falou, e comeou a agitar a varinha sobre a criana. Neste momento, ela acidentalmente acertou o bero de Aurora, fazendo com que ele balanasse para a frente e para trs. Com o balano suave, o choro do beb foi parando lentamente at ir diminuindo, diminuindo... Fauna! - Flora sussurrou. - Voc conseguiu! Assim as trs fadinhas continuaram balanando o bero para a frente e para trs, e logo Aurora acabou adormecendo. Bem - Fauna falou baixinho para as outras, depois que o beb j estava dormindo pesado - , acho que nem foi to difcil assim, no mesmo?

23

bttfiiiTsutp

O Co vl|aposa

Lar onde o seu corao est

od, um beb raposa rfo, ainda estava se habituando casa da Viva Tita. Pois uma vez que Dod era to pequeninho, ele ainda estava se acostumando a ser uma raposa! Imagine o quanto era confuso para ele se ver na casa de um humano, onde tudo que via era estranho e desconhecido. Na cozinha, uma caixa enorme e com uma porta que a viva no parava de abrir e fechar chamou a ateno dele. Cada vez que ela abria a porta, Dod dava uma olhadinha no interior iluminado da caixa e sentia o cheiro das delcias que ficavam guardadas ali dentro! Mas quando Dod pulou dentro da caixa, enquanto a Viva Tita no estava olhando e sem querer fechou a porta, ele teve uma surpresa. L dentro era muito frio! E assim que a porta se fechou, Dod se viu sentado na completa escurido. Sorte que a Viva Tita ouviu os sussurros de Dod e abriu a porta da geladeira. Como voc foi parar a dentro, Dod? - ela perguntou. Dod pulou para fora e saiu correndo direto para a sala e se acomodou no parapeito da janela. Do lado de fora, Dod pde ver seus amigos, Big Mame Coruja e Dico, o pardal, conversando em um galho da rvore. Dod inclinou o corpo para pular para fora e se juntar aos dois. Mas ele bateu em algo! Dod ficou confuso, pois no sabia o que estava bloqueando o seu caminho. 24

Ele se inclinou para a frente outra vez, e seu focinho trombou em algo liso, firme e slido, mas a parede era transparente, pois podia-se ver atravs daquilo. A Viva Tita riu ao entrar na sala. - Acabou de descobrir o vidro, Dod? - ela indagou com um sorriso gentil. Fosse l o que fosse o vidro, a coisa no iria permitir que ele sasse de casa, Dod pensou. Ele pulou sobre a mesa e viu um pequeno objeto quadrado e com alguns botes na frente. Ele esbarrou em um dos botes. E o boto girou um pouquinho. Intrigado, Dod girou o boto outra vez, e um som muito alto invadiu a sala. Assustado, Dod se escondeu embaixo do sof. A Viva Tita correu at o objeto e girou o boto de volta. O barulho parou. Ento com todo jeitinho ela tirou Dod de debaixo do sof. Calma, no se assuste, Dod - ela disse, embalando-o e fazendo carinho na cabea dele. - Aquilo era apenas o rdio. Voc est tendo dificuldade para se acostumar a esse lugar estranho, no mesmo? Vamos tomar um lanchinho. Tinha sido uma manh difcil para um beb raposa. Mas nos braos da Viva Tita, Dod finalmente encontrou um conforto familiar. Era uma sensao de ser aquecido e cuidado. Mais que de repente, o novo lar de Dod no pareceu to estranho afinal.

A.CE
MARAVILHAS
no pas das

Uma historinha
m dia Alice estava sentada no jardim, ouvindo a sua irm mais velha lendo um livro em voz alta. Era hora de fazer a lio de casa, e sua irm falava sobre os gregos antigos enquanto a mente de Alice vagava. Ela estava pensando se j no estava quase na hora do ch. Pois ela tinha sentido cheiro de bolinhos saindo do forno e o seu estmago roncou de fome. Ela observou .' "l uma lagartinha escalando 4 uma folhinha de grama com seu corpinho encolhendo e esticando enquanto ela se movia sobre a folha.

baixo e ficou surpresa. Trs formigas estavam carregando-a sobre as costas! Coloquem-me no cho! - ela ordenou, mas as formigas nem lhe deram ouvidos. Com um leve giro do corpo ela conseguiu tombar para o cho. As formigas nem perceberam e continuaram caminhando. Pelo menos agora j estou mais perto de casa disse Alice, olhando para a sua casa.

Como ser que ser to pequenininha? - Alice perguntou para si mesma. Em seguida ela estava pequenininha! Em um piscar de olhos, o jardim tinha crescido imensamente e o gramado subia alm da sua cabea, como se fossem rvores muito altas. A lagartinha, que agora estava do mesmo tamanho de Alice, acenou com as suas anteninhas para ela e continuou subindo. Minha nossa! - Alice exclamou. - Preciso voltar para casa. Se eu no comear a correr agora, nunca vou conseguir chegar a tempo da hora do ch! - Ela comeou a se mover pela floresta de grama, at alcanar a calada do jardim. A calada, que antes no passava de uma pequena elevao, agora parecia uma montanha, e a casa nem estava visvel. Nunca vou conseguir chegar a tempo... OPA! - De repente Alice sentiu que estava subindo a lateral da calada. Ela olhou para 25

1 1
^ _ i

Mas ento ela se viu diante de um lago imenso. Como vou cruzar este lago? - ela se perguntou. Mas uma folha enorme caiu

de uma rvore e pousou no lago bem na frente dela. Alice subiu na folha e deixou que a brisa a levasse para o outro lado. - Estou quase chegando! - ela disse triunfante. Mas no minuto seguinte, um imenso pssaro preto deu um voo rasante e a ergueu pelas mangas de seu vestido. Ela se sentiu transportada pelo ar. - Oh, agora nunca vou conseguir chegar para o ch - ela lamentou. No minuto seguinte, a sua irm estava lhe puxando a manga do vestido. Acorde, Alice! Voc caiu no sono outra vez! Com um suspiro exasperado, a sua irm se levantou. - Vamos terminar a lio outro dia, j est na hora de entrar e tomar o nosso ch. Muito aliviada por estar no seu tamanho normal, Alice acompanhou a irm pela calada do jardim at a casa.

MOGEI
O M E N I N O LOBO

Caa manga
muitos e muitos anos, muito antes de Mogli ter vindo para a floresta, Baguera, a pantera, se encontrou com Balu, o urso, pela primeira vez. E foi assim que tudo aconteceu. Baguera ainda era jovem, mas j era muito srio. Na verdade ele era srio at demais. Quando Baguera caava, ele se movia silenciosamente, com graa e velocidade. Nunca tropeou e certamente nunca caiu. Quando ele dormia estava sempre com um olho aberto. Quando falava, escolhia as palavras com muito cuidado. E ele nunca, nunca ria. Um dia, Baguera estava caminhando sobre um galho de uma mangueira que se estendia sobre o rio. Na ponta do galho havia uma manga muito bonita e madura, e Baguera adorava manga. O nico problema era que o galho era fino e, quando Baguera se moveu em direo ponta, ele comeou a estalar e envergar. A ltima coisa que Baguera queria era que o galho quebrasse e ele casse para um mergulho no rio que no estava em seus planos. A sua dignidade nunca iria suportar tal humilhao. Por isso Baguera se agachou no meio do galho, e estava pensando em um plano muito esperto quando ouviu o som de algum limpando a gar ganta. Ele olhou para baixo e viu um enorme urso pardo. Pelo visto voc est precisando de uma mozinha - disse o urso. 26

No, obrigado - Baguera agradeceu com toda educao. - Prefiro trabalhar sozinho. Mas o urso no lhe deu ouvidos e comeou a subir na rvore. Vou lhe dizer uma coisa o urso ofegou. - Vou me sentar na base do galho e segurar a sua cauda. Assim voc poder seguir em frente e apanhar a manga, enquanto eu o seguro caso a ponta do galho se quebre. Ento podemos dividir a manga! Acho que no uma boa ideia - Baguera disse impaciente. - Duvido que o galho possa suportar ns dois, muito menos... Crac! O urso tinha ignorado Baguera, claro, e j estava no galho. O galho, claro, tinha envergado com o peso dos dois. E agora uma pantera muito molhada e infeliz estava no meio do rio ao lado de um urso muito molhado e surpreso. Ah, ah, uh, uh! - Balu gritou (pois este era o Balu, claro). - Que aventura! Oh, deixa disso - ele disse, ao ver como Baguera estava bravo - , no foi uma perda total, sabe. - Balu segurou no galho quebrado, onde a manga perfeita ainda estava dependurada. Vou lhe dizer uma coisa - disse o urso - , vamos subir naquela pedra para nos secarmos ao sol enquanto comemos a manga. Meu nome Balu. Como voc se chama? Baguera - respondeu a pantera, enquanto eles subiam na pedra. E ento, meio contrariado ainda, Baguera sorriu. E Balu riu com novo amigo.

A aula de bale
respondeu. Prometo que ele vai se comportar Lilo insistiu. Oh, est certo! - Nani disse contrariada. Lilo tinha importunado a sua irm mais velha a manh toda, implorando para que Nani lhe desse permisso para levar o seu bichinho de estimao, Stitch, aula de dana. Nani estava com receio de que o bichinho causasse confuso. As garotas da sua idade no eram muito gentis com Lilo, que j tivera vrios problemas para se adaptar

P-

)or favor? - Lilo implorou. De jeito nenhum, Lilo! - Nani

Eu

turma. Como resultado, Lilo esbarrava sem querer nas outras meninas e por isso acabava se metendo em confuso. E o problema era que Stitch costumava fazer o mesmo. Nani estava convencida de que a estranha criatura que elas tinham encontrado no canil nem era um cachorro de verdade. Como Lilo, Stitch parecia no se encaixar muito bem em nenhum lugar. Os outros cachorros o evitavam. Quando elas chegaram para a aula de dana, Nani deu um abrao na irmzinha. Comportem-se! - ela disse. Voc ir se comportar - Lilo disse para Stitch. - Sei que ir. Algumas das meninas se afastaram quando Lilo e Stitch entraram e se sentaram. Muito bem - a professora de dana anunciou. - O que voc trouxe hoje, Lilo? Lilo se levantou.

Este o meu cachorro. O nome dele Stitch. o encontrei no canil. Ele muito feio! - disse Myrtle. No fale assim, Myrtle - a professora a repreendeu. Ele sabe apanhar as coisas? - Myrtle perguntou e jogou uma bexiga cheia de gua na direo de Stitch! Stitch apanhou a bexiga e jogou de volta para Myrtle. No! - Lilo gritou, e se jogou na frente de Myrtle, e derrubou a menina sem querer. A bexiga cheia de gua estourou e molhou ao redor! Oh, Lilo - a professora lamentou. - Acho que est na hora de voc levar o seu bichinho para casa. Lilo apanhou Stitch e saiu correndo. Lilo se sentou no meio-fio e Stitch tambm. Voc nos meteu em confuso - Lilo disse. - Por que voc jogou a bexiga de gua em Myrtle? Stitch rosnou. Ah, claro, voc no sabe brincar de apanhar as coisas. Como eu pude me esquecer? Ela ficou pensativa. - Que tal brincarmos de jogar? quase a mesma coisa, mas tem uma diferena importante. Apanhar algo que voc brinca com o seu bichinho de estimao e jogar algo que voc brinca com os seus amigos. Acho que voc mais meu amigo do que meu bichinho de estimao, Stitch. Stitch balanou a cabea animado e pegou uma bola. Lilo sorriu, e ento os dois amigos passaram uma tarde muito divertida, brincando de jogar bola um ao outro.

27

DINOSSAUROS

A corrida na floresta

ladar corria pela floresta a toda velocidade, avanando com as suas pernas poderosas. Seu corao batia disparado dentro do peito. Galhos de rvores e cips batiam contra a sua cara, mas ele no se importou. Mais rpido, amigo! Zini gritou na sua orelha. Zini estava se equilibrando nas costas de Aladar, segurando-se com firmeza com as suas patinhas de lmure. Os dois estavam brincando de Corrida na Floresta, uma das brincadeiras favoritas deles. Com Zini s suas costas, Aladar correu de um extremo ao outro da ilha dos Lmures o mais rpido que pde. Olhe! - Zini gritou de repente. Mas j era tarde demais. Aladar no tinha visto o cip muito grosso que estava no caminho. Uma frao de segundo depois, ele tropeou e caiu, mandando Zini pelos ares. Aladar foi de cara ao cho e bateu contra o tronco de uma rvore. Tentando recuperar o flego, piscou e se sentou lentamente. Por um minuto tudo pareceu turvo. Ento a conhecida trilha na floresta foi voltando, entrando em foco bem devagar. A nica coisa que ele no viu foi Zini. Aladar se levantou e olhou ao redor. Zini! - ele chamou. - Zini, onde voc est? Aladar ficou quietinho e tentou escutar. Mas ele no ouviu nada. Pnico comeou a transbordar em seu peito. Onde estaria o seu amigo? E se estivesse ferido? Zini! - ele chamou novamente, desta vez mais alto.

Aladar comeou a vasculhar a rea, empurrando galhos, folhas e cips. Ao contrrio dele, Zini era muito pequeno. E se no procurasse cuidadosamente ele poderia no ver o amigo. Aladar j estava em torno de uns dez passos do local da queda quando Zini apareceu, se balanando em um cip, e aterrissou prximo ao tronco de uma rvore. Isso foi incrvel! - Zini gritou empolgado. - Primeiro sa voando pelo ar como um meteoro. Ento segurei em um cip e sobrevoei a floresta. Quase fui parar no oceano! Aladar soltou um longo suspiro de alvio. Ele ficou muito feliz ao ver o amigo! Eu estava preocupado com voc - ele disse. Zini subiu nas costas de Aladar e envolveu seus braos ao redor do pescoo do amigo. Desculpe, Aladar. Mas no pude resistir oportunidade de voar daquele jeito. Eu me senti como um pssaro! Vamos fazer isso outra vez! ele props. Aladar coou a cabea. Havia um pequeno galho no local onde ele batera na rvore. Sorte que no estava doendo muito. Acho que primeiro preciso descansar um pouco - Aladar respondeu. Zini soltou um suspiro desapontado. Ah, ento est bem - ele disse. Aladar sorriu. Mas talvez possamos fazer amanh. Legal! - Zini vibrou.

28

Pinoquio

Um presente de Gepeto

m dia Gepeto estava na sua oficina pintando um relgio quando teve uma ideia. J sei o que vou fazer com aquele pedao de pnus que encontrei - ele disse ao seu gatinho, Fgaro. - Vou fazer uma bela marionete! Ele colocou o relgio de lado e mos obra. Quando terminou de fazer a marionete, ele apanhou uma lata de tinta e alguns retalhos. Voc acha que os olhos da boneca devem ser azuis ou verdes? - ele perguntou ao Fgaro. - Ser que coloco cabelos loiros, castanhos ou pretos? E o vestido, ser lils ou vermelho? De repente, Gepeto ouviu um rudo do lado de fora. Ele foi at a janela para dar uma olhada, e viu um grupo de crianas a caminho da escola. Gepeto ficou observando as crianas passarem, rindo, gritando e balanando os livros escolares. Ele suspirou com tristeza. Como eu gostaria de ter um filho s meu ele disse. Neste momento, ele viu uma menininha caminhando de mos dadas com a me. Assim como as outras crianas, ela tambm carregava seu material escolar embaixo do brao. Quando o grupo de crianas passou por elas, a menina olhou para as outras muito sem jeito. Aquela menininha deve ter acabado de se mudar para a cidade. Pelo visto ela precisa fazer novas amizades - Gepeto comentou. De repente ele teve mais uma ideia. Com licena, mocinha - ele chamou da janela. - Ser que voc poderia me ajudar? 29

A menina se aproximou, puxando a me junto. Pois o convite para conhecer a oficina de Gepeto era algo genial! Como pode ver, a minha amiguinha aqui precisa de olhos Gepeto apontou para a marionete. Mas no sei de que cor os olhos dela devem ser. A menina pensou. Verdes - ela decidiu. Gepeto pegou a lata de tinta verde e pintou um par de olhos verdes enormes no rosto de madeira. Agora, que cor voc acha que deveria ser o cabelo dela? - Gepeto perguntou. Castanhos - a menininha disse com um sorriso. Cuidadosamente, Gepeto pintou cachos castanhos na cabea da boneca. Agora ela vai precisar de um vestido Gepeto disse em seguida. - Que cor voc acha que fica melhor? Vermelho ou lils? A menina olhou para o seu vestidinho azul. Azul - ela respondeu ao Gepeto. Gepeto fez um vestidinho azul para a marionete. Ento pintou a boca com um largo sorriso. S falta uma coisa - Gepeto falou. Tenho muito trabalho a fazer na minha oficina e acho que esta pobre mocinha vai se sentir muito solitria. Voc poderia cuidar dela para mim? O rosto da menininha se iluminou de alegria. Obrigada - disse a me da menina. - O senhor daria um timo pai. Gepeto sorriu. "Quem sabe um dia!" - ele pensou.

HOOD

Arcos e flechas
ibrigado, sr. Robin! - Tapiti saltava 'de um lado para o outro, segurando o arco e flecha que Robin tinha acabado de lhe dar. - Este foi o melhor presente de aniversrio! Voc gostaria que eu lhe ensinasse a usar? - Robin perguntou. Sim! - Tapiti gritou eufrico. Voc coloca isto aqui Robin encaixou a flecha no arco. - Ento puxa e depois solta. - A flecha saiu zunindo pelo ar e aterrissou no meio do tronco de uma rvore distante. Uau! - Tapiti exclamou admirado. Isso no foi nada! - Robin disse. - Aqui - ele falou, colocando uma ma na mo de Tapiti. Coloque isso sobre a cabea daquele espantalho. pra j Robin! - Tapiti saiu correndo. Assim que a ma estava no lugar, Robin soltou a flecha. Ela cortou o ar e acertou a ma, que se partiu em dois pedaos. Uau! - Tapiti exclamou admirado novamente. Robin pegou uma das metades e deu uma mordida. No foi nada demais - ele se gabou. Posso tentar? - Tapiti pediu. Claro - Robin respondeu, colocando uma ma inteira sobre a cabea do espantalho. Tapiti esticou o arco. Mas quando ele soltou, a flecha caiu alguns passos adiante. No desanime - Robin disse. - Isso acontece at com os melhores! 30

o:

At mesmo com voc? - Tapiti perguntou. - Bem, comigo no. Eu nunca erro! - Robin alardeou enquanto colocava outra flecha no arco. Mas enquanto ele o fazia, a carruagem de dama Marian passou por eles. Robin virou a cabea, e a sua mo escorregou um pouquinho do arco. A flecha caiu no cho alguns passos adiante. Tapiti riu. O que aconteceu de to engraado? - Robin perguntou rabugento. Nada! - Tapiti respondeu, segurando a risada. Est bem. Como voc pde ver at os arqueiros mais experientes podem se desconcentrar - Robin assumiu. - Mas ajuda se voc tiver um alvo, e se mantiv-lo em mente enquanto estiver puxando o cordo do arco e quando o soltar. Descobri que pensar que estou ateando fogo na cala do xerife costuma me ajudar quando atiro. mesmo! - disse Tapiti pensativo. - Vou pensar que um dia o prncipe Joo vai parar de cobrar impostos to altos e minha famlia e eu teremos comida para jantarmos todas as noites. Tapiti puxou a corda do arco para trs e para trs e soltou de uma s vez. A flecha saiu voando pelo ar e partiu a ma em duas. Meu caro coelhinho - disse Robin - , com arqueiros como voc do nosso lado, o prncipe Joo no ter nenhuma chance. Logo a sua famlia ter comida o bastante para jantar... E quem sabe eu consiga colocar fogo na cala do xerife tambm!

DO QesouRO

iiramento de Jim

inha sido uma noite muito estranha para Jim Hawkins e a sua me. Um misterioso aliengena chamado Billy Bons tinha cado com a sua espaonave prximo estalagem deles, a Benbow. Antes de morrer, Bons entregou a Jim um estranho mapa do tesouro, supostamente a chave para encontrar as riquezas do famoso pirata, Capito Flint, saqueador de milhares de mundos! Jim tinha acabado de pegar o mapa das mos do aliengena moribundo quando uma gangue de piratas aliengenas assassinos apareceu na estalagem, em busca do mesmo mapa. Jim e a sua me mal tiveram tempo suficiente de escapar com o amigo deles, dr. Doppler, antes que a estalagem fosse destruda. Quando eles chegaram casa do dr. Doppler, Jim tinha conseguido convencer a sua me a permitir que ele acompanhasse o dr. Doppler na busca pelo tesouro. Seria a maior aventura da sua vida! Eles pretendiam partir pela manh. Havia tantas coisas a serem preparadas para a jornada. Mas por enquanto Jim estava deitado na cama, seguro na casa do dr. Doppler, enquanto imaginava o que iria fazer se encontrasse todo o dinheiro da galxia. Bem, em primeiro lugar - ele disse para si mesmo - , vou comprar uma prancha de surfe solar nova e todos os outros garotos iro me invejar. - Jim era um surfista muito bom, mas ele sabia que a sua me desejava que ele se de-

dicasse aos estudos com o mesmo empenho que se dedicava ao surfe. Depois - ele prosseguiu - comprarei uma frota de robs particulares e programarei todos para fazerem todas as minhas obrigaes sem questionar. A sua mente corria solta, enquanto ele imaginava mais e mais possibilidades. E vou abandonar a escola e depois comprarei para mim uma espaonave navegadora ltimo modelo e partirei para explorar a galxia!

m/ Vil

Jim se sentou na cama, puxou o mapa que estava debaixo do travesseiro e deu uma olhada mais de perto, muito concentrado. Ento ele o guardou de volta com todo cuidado. Mas eu no preciso de nada disso - ele disse calmamente para si mesmo. - Se eu encontrar qualquer tesouro durante esta viagem vou dar tudo a minha me para que ela possa reconstruir a estalagem. - Ele esticou as pernas para fora da cama, se levantou e caminhou na ponta dos ps at o quarto onde a sua me estava dormindo. Na penumbra ele pde ver que o rosto dela parecia calmo e belo. As linhas de preocupao pareciam atenuadas enquanto ela dormia. Ele se abaixou e deu um beijinho na testa dela. Farei com que a senhora sinta muito orgulho de mim - ele sussurrou enquanto ela dormia. Espere e ver. Jim sorriu consigo mesmo. Ele havia de conseguir.

31

MICKEY MOOSE

Brincando de corrupto
ickey acordou e olhou atravs da janela. Tinha nevado na noite passada! dia est perfeito para patinar no gelo! ele exclamou. - Vou convidar meus amigos. No caminho, Mickey passou na casa do Pateta, do Donald, da Margarida, da Minnie e de Huguinho, Zezinho e Luisinho. Quando eles chegaram ao lago congelado, calaram os patins e deslizaram sobre o gelo, que estava liso como vidro. Os amigos comearam a patinar em crculos.
:

O prximo foi Huguinho, depois Zezinho e finalmente o Luisinho. Pateta foi logo atrs. Agora s faltavam Mickey e Minnie que tinham ficado por ltimo. E os dois continuaram girando. Mickey gritou: Solte as mos, Minnie! Minnie soltou e saiu rodopiando. Mickey estava se divertindo muito. Agora, sozinho, ele comeou a girar e girar e girar. Quando parou, a sua cabea levou um tempo ainda para parar de girar. No foi divertido, pessoal? - ele perguntou. Querem brincar outra vez? Pessoal? Onde esto todos? Mickey olhou ao redor. Para onde todos tinham ido? Ento ele os viu. Sete pares de patins nas extremidades de sete pares de pernas estavam atolados em sete montinhos de neve, chutando o ar. Minha nossa! - Mickey exclamou. Ele saiu correndo do lago e, um a um, foi desenterrando seus amigos da neve. Sinto muito por isso - Mickey se desculpou. Pateta balanou a cabea, espalhando neve para todos os lados. Foi muito engraado! - ele disse alegremente. - Mas acho que agora eu gostaria de uma xcara de... Ol, pessoal! - veio uma saudao animada. Era a vov Donalda, que estava beira do lago. Para alegria de todos, ela trazia uma garrafa trmica cheia de chocolate quente! Viva! - os amigos gritaram juntos. 32

Ei, tenho uma ideia! gritou Mickey. - Vamos brincar de corrupio! Ningum conhecia a brincadeira, por isso Mickey precisou explicar como era. Eu saio como lder - ele disse. - Todos do as mos e formamos uma roda. Depois samos patinando em crculos. E rodamos at que o ltimo da fila solta as mos! Isso parece divertido! - Pateta comentou. Legal - Huguinho, Zezinho e Luisinho gritaram juntos. A turma toda deu as mos e comearam a patinar em crculos. E eles giraram, e giraram, e giraram. Donald era o ltimo da fila. Muito bem, Donald, pode soltar! - Mickey anunciou. Donald soltou e saiu deslizando. E o restante do grupo continuou girando. Agora a sua vez de soltar, Margarida! Mickey avisou. Ela soltou e escorregou pelo gelo lisinho.

.Vicldde

inse

A mania do palndromo!
tta, voc sabia que o seu nome um palndromo? - Flik indagou. Atta olhou com estranhamento para ele. O que um palndromo? - ela perguntou. E uma palavra que pode ser lida do mesmo jeito de trs para a frente - Flik respondeu. - Soletrando seu nome da esquerda para a direita fica A-T-T-A. Soletrando da direita para a esquerda tambm fica A-T-T-A. Viu? Oh - Atta exclamou.Isso muito interessante. Eu nunca tinha ouvido falar sobre palndromos. mesmo? - Flik ficou admirado. - Eu adoro isso. Existem outros nomes que tambm so palndromos, como Bob. Ou Lil? - Atta arriscou. Isso mesmo! - disse Flik. - E Otto. E Ana! - Atta adicionou. - Isso divertido! O que divertido? - Dot, que estava acabando de chegar, indagou. Descobrir palndromos - Atta respondeu. O qu? - indagou Dot. Isso mesmo! - disse Flik. - Arara um palndromo! - Flik e Atta deram juntos um exemplo de palndromo a Dot. Oh! - disse Dot. - Espere! Deixe-me ver se consigo pensar em um. - Dot olhou ao redor, na esperana de ver algo que pudesse lhe dar uma ideia. Ela viu ento um ninho de passarinhos, no alto de uma rvore. Ovo! - Dot gritou. - Est certo, no est? Nada mal - Atta disse com uma piscadela para algum mirim como voc! - Atta riu, 33

satisfeita por ter conseguido encaixar outro palndromo na orao. Ah, ? - Dot respondeu com um sorriso maroto. - Voc no viu nada ainda, Atta! Dot e Atta continuaram desafiando uma a outra em uma disputa alternada para pensarem em mais e mais palavras palndromos. Atta citou osso, radar, saias. isso a - Flik interps - ,radar uma das boas! difcil pensar em palndromos que tm mais do que quatro letras. Acreditem, eu passei horas tentando encontrar alguma. Mas ento acabei me lembrando de anilina, que um tipo de corante. E Hannah, o nome de uma tia minha... - Flik prosseguiu com uma longa lista de palndromos para quase todas as letras do alfabeto, a maioria de nomes cientficos que Atta e Dot no tinham ouvido falar antes. Enquanto ele falava e falava e falava, Dot e Atta trocaram olhares e reviraram os olhinhos. E ento as duas estavam pensando na mesma palavra, e nem era um palndromo: C-H-A-T-O. Quando Flik finalmente terminou a sua lista, ele olhou para Dot e Atta com um sorriso satisfeito. Cada uma das duas tinha um palndromo na ponta da lngua. Uau! - Atta exclamou sem muito entusiasmo, soando mais entediada do que impressionada. Zzzz - Dot ressonou, quando estava passeando entre o V e o W .

inseto

Mesograma
que voc est fazendo, Dot? - Flik perguntou. Dot estava sentada no cho cercada de castanhas, folhas, flores secas, pedras, cascalhos seiva e potinhos com suco de amora. No me diga que hoje o aniversario da princesa Atta, e eu me esqueci! - Flik indagou. No - Dot respondeu. Estou fazendo cartes de mesograma para todos! Oh, que legal! - Flik exclamou. - Carto mesograma, claro! - Ento seu sorriso desapareceu. - Dot, o que um mesograma? Voc nunca fez um mesograma? - Dot perguntou. Pelo jeito no. - Flik estava comeando a se sentir culpado. No se preocupe - Dot disse a ele. - Estamos com sorte! Hoje o primeiro dia do ms, e o dia exato de enviar o mesograma. E mesmo? - Flik disse. Sim - Dot confirmou. - Pegue alguns itens e coloque mos obra. - Ela entregou um punhado de folhas, um potinho de tinta de amora e uma pena de escrever para Flik. O que eu fao? - Flik perguntou nervoso. Apenas segure a folha. - Dot demonstrou. Decore-a e escreva algo nela. Para quem voc vai enviar um mesograma? Flik quis saber. Para todo mundo! - Dot exclamou. - A Tropa do Barulho costuma enviar para todos os familiares e amigos todos os meses como uma 34

demonstrao de afeto. Gostei da ideia! - Flik falou. - Vou fazer um carto para a rainha e para Atta e um para voc, claro... Flik e Dot colocaram mos obra. Horas depois, eles estavam cercados de pilhas de mesogramas, suficientes para enviar para toda a colnia. Flik, est ficando tarde - Dot disse. - melhor comearmos a entregar os cartes. Neste momento, duas formigas operrias dobraram a esquina e trombaram uma com a outra. As duas caram, num emaranhado de pernas e antenas. Ei, olhe por onde anda - elas gritaram uma para a outra. Vamos dar a elas um mesograma Dot sussurrou. Assim, Dot e Flik ajudaram as formigas a desenrascarem as pernas e antenas e a se levantarem, e ento deram um mesograma para cada uma delas. Feliz dia l de maro! - Flik e Dot festejaram. As formigas sorriram e se abraaram. Em seguida abraaram Dot e Flik. E depois saram andando juntas.
2

Viu? - Dot disse a Flik. - Funcionou! Flik e Dot seguiram para fazer o restante da entrega. Eles deram um mesograma para cada formiga que encontravam no caminho, espalhando alegria e felicidade por toda a Ilha da Formiga.

Super-heri por um dia

ingo estava diante da televiso, assistindo ao seriado As aventuras de Trovo. Trovo sempre sabia o que fazer para salvar o dia. Ele era um cachorro super-heri. Quando eu crescer serei igual ao Trovo - Pingo anunciou assim que o programa terminou. Alegria riu do irmo e disse: Trovo capaz de cruzar um rio com apenas um salto. Enquanto voc mal consegue subir um degrau da escada! Espere e ver! - Pingo disse ao irmo em tom de desafio. Enquanto os outros filhotes saram para brincar l fora, Pingo ficou praticando seus saltos. Ele pulou do brao do sof para uma poltrona. Pulou de um banquinho para o sof. Ento pulou da poltrona ... diretamente para o abajur. Crach! Nanny veio ver o que tinha acontecido. Pingo! - ela deu uma bronca. - V brincar l fora enquanto eu limpo isso! Quando Pingo saiu para o quintal, l encontrou Bolinho com a cabea presa entre os arbustos. No se preocupe que vou salv-lo! - Pingo gritou. Ele correu at Bolinho, agarrou-o pelas patas e puxou. Os dois filhotes caram para trs um sobre o outro. Por que voc fez isso? - Bolinho berrou, caindo por cima do irmo. Voc estava preso no arbusto! - Pingo respondeu. - Eu salvei voc. Mas eu no estava precisando ser salvo! Bolinho reclamou. - Ns estvamos brincando 35

de esconde-esconde! Os irmos e as irms de Pingo se aproximaram para ver o motivo da confuso. Parem com isso - disse Alegria. - Vamos entrar antes que o Trovo Jnior tente salvar mais algum! Pingo ficou para trs. Ele iria mostrar para Alegria que ele podia ser um co super-heri se tentasse. Ele subiu no telhado da casinha de cachorro para praticar mais um salto. Se praticasse do lado de fora ele no iria quebrar mais nenhum abajur! Embaixo dele, Patinha tinha voltado para pegar o seu osso. Mas ela descobriu que Bruno, o vizinho encrenqueiro, tinha roubado o osso. Pingo observou do alto da casinha quando o buldogue latiu, mostrando os dentes. Patinha se escondeu sombra da casinha de cachorro, desesperada e sem saber o que fazer. Ahhhhh! - Pingo gritou, mas acabou perdendo o equilbrio e caiu do alto do telhado. Ahhhh! - Bruno gritou quando Pingo aterrissou de costas. Assustado, o buldogue largou o osso e saiu correndo. Neste momento os outros filhotes saram correndo de dentro de casa. O que aconteceu? - Bolinho perguntou. Pingo me salvou! - Patinha contou. - Vocs precisavam ter visto! Ele voou pelo ar e espantou Bruno, igualzinho ao Trovo! Pingo estufou o peito de orgulho. Uau! - Alegria exclamou. - Voc poderia me dar um autgrafo?

Rajah, o resmungo

lio

em sempre era fcil ser a filha de um sulto. As vezes Jasmine se achava a menina mais solitria de toda a Agrabah, no fosse por Rajah, o seu tigre e melhor amigo. Mas, aparentemente, nem sempre era fcil ser um tigre, tambm. Rajah estava tendo um dia pssimo.

Mas ela simplesmente no conseguia. Pois Jasmine realmente queria ver Rajah feliz! Rajah, no fique bravo. - Jasmine deu um tapinha nas costas dele. - Eu no estaria dizendo estas coisas se no gostasse de voc. Rajah se afastou para tirar um cochilo, mas Jasmine continuou falando. Voc precisa aproveitar a vida, no rosnar para ela! Olhe para mim, eu passo todo o meu tempo conversando com os prncipes desmiolados e chatos que o meu pai me apresenta. Mas mesmo assim tento me divertir quando posso! Rajah se deitou e colocou as patas sobre as orelhas. Ah, j entendi. - Jasmine continuou. - Voc est com cime de todos aqueles prncipes! Rajah olhou para cima. Jasmine tinha razo. Ele estava cansado e enjoado de todos aqueles prncipes. Jasmine acariciou a orelha de Rajah. Cime no algo bom - ela provocou-o nem mesmo vindo dos tigres. Sei que no tenho passado muito tempo com voc ultimamente, Rajah. Mas no tenho escolha. A lei diz que devo encontrar um prncipe para me casar. "Prncipes", Rajah pensou. "Eca!" Mas sabe de uma coisa - Jasmine prosseguiu, abraando seu tigre ao redor do pescoo peludo - , gosto mais de voc do que de qualquer outro prncipe. Rajah comeou a ronronar. Jasmine sorriu. Prncipes! - Jasmine exclamou. - Eca! 36

Grrrr - Rajah grunhiu. O que deu em voc? Jasmine perguntou a ele. Rajah olhou para ela com um olhar do tipo "no da sua conta" e grunhiu outra vez. Humm - Jasmine suspirou, pensativa. Ela estava decidida a alegrar o tigre. Pois em primeiro lugar, ele era seu nico amigo, e a vida fica um tanto sem graa quando o seu nico amigo est de mau humor. Em segundo, sendo uma princesa, Jasmine no tinha permisso para fazer quase nada, por isso ela se empolgava quando se via diante de um novo projeto. Neste exato momento, seu projeto era fazer Rajah ronronar. Sabe do que voc est precisando? - disse Jasmine. Rajah andava de um lado para o outro, impaciente. Voc precisa relaxar! - ela disse a ele. Rajah olhou para ela com uma sobrancelha erguida. Sabe - Jasmine explicou - , se soltar um pouco, se divertir. Rajah comeou a soltar um leve rugido novamente. Est bem! - Jasmine se rendeu. - Eu paro.

MOGcEI
O MEZXIND LOBO

0 Covil do Juzo Final


)ara onde estamos indo, Balu? Mogli perguntou. Ele e Balu j estavam viajando havia um bom tempo pela floresta. Voc j ouviu falar do Covil do Juzo Final, filhote de homem? - Balu disse em um tom de voz rouca. Mogli hesitou. Covil do Juzo Final? Dizem que o Covil do Juzo Final uma caverna imensa cheia de ursos que comem de tudo, ou qualquer um! E dizem que aqueles ursos podem ouvir a quilmetros de distncia e conseguem enxergar no escuro! Dizem que at mesmo Shere Khan tem medo deles! - o menino exclamou. Hum - Balu concordou. - isso mesmo. E costumam dizer tambm que todos os ursos do Covil do Juzo Final tm mais de dois metros e meio de altura, e que os dentes deles so verdes e afiados como lminas, e que o grito de guerra deles mais alto e mais assustador do que o canto das baleias. Dizem tudo isso, e muito, muito mais. E estamos indo para l? - Mogli perguntou. No podemos! Balu, aqueles ursos no so como voc! Eles so perigosos! Tarde demais, filhote de homem - Balu disse com um sorriso. - Pois j chegamos! - Ergueu Mogli, cujos joelhos tremiam tanto que ele mal conseguia parar em p, e caminhou rumo escurido. O urso se escondeu atrs de uma folhagem de palmeira e surgiu em uma clareira 37 enorme e iluminada pela luz do sol em frente a uma caverna gigante. Balu colocou Mogli no cho. O menino olhou ao redor, surpreso. Mogli esperava ver centenas de ursos ferozes e famintos. Mas em vez disso, ele viu centenas de ursos felizes e relaxados se divertindo muito. Havia ursos nadando em um pequeno lago, batendo as patas na gua e rindo. Ursos tirando uma soneca na sombra fresca da caverna. Ursos brincando de pega-pega pela clareira e outros chupando pilhas de frutas maduras e deliciosas. Resumindo, era uma festa de ursos. - No estou entendendo - Mogli disse a Balu. - Este o Covil do Juzo Final? Sim - Balu falou alegremente, abaixando a folha de palmeira e se abanando com ela. Este lugar costumava ser chamado de Covil da Alegria, mas tivemos que mudar o nome. Todos na floresta sabiam que o Covil da Alegria era o lugar mais divertido da regio. Ns, ursos, nunca expulsamos ningum das nossas festas. Mas ento elas comearam a ficar to cheias que j no eram mais divertidas. Por isso espalhamos alguns boatos, mudamos o nome e pronto, o local passou a se chamar Covil do Juzo Final! Agora ningum nos incomoda mais. E quanto a mim? Mogli perguntou ansioso. Eu no sou um urso. Voc um urso honorrio, Mogli - Balu respondeu com um sorriso. - Pode ter certeza de que ir se divertir muito sendo um!

DUMBO
Flutuando como uma borboleta

m dia, o melhor amigo de Dumbo, o ratinho Timteo, o encontrou muito triste. Qual o problema, amiguinho? - o ratinho perguntou ao elefante. - As pessoas riram das suas orelhas outra vez? Dumbo concordou com um aceno de cabea. O elefantinho estava muito tristonho. Timteo balanou a cabea. Os dois eram muito amigos e faziam tudo juntos. Timteo nunca se importou se Dumbo tinha orelhas grandes ou no. Na verdade, Timteo achava as orelhas do amigo muito legais. Timteo estava pensando em como alegrar o seu querido amigo, e foi ento que ele teve uma ideia. Olhe, Dumbo! ele gritou, correndo na direo de uma cerca prxima. Dependurado na cerca havia um imenso casulo. - um casulo de borboleta! - Timteo disse muito animado. Dumbo se aproximou para ver mais de perto. Veja, o casulo est prestes a se abrir para libertar uma borboleta - disse Timteo. Ele ficou pensativo por um momento, ento se voltou para Dumbo. - Sabe de uma coisa? Voc como uma lagarta presa em um casulo. Dumbo olhou confuso para Timteo. Sim, verdade. Sabe, uma lagarta um ser que ningum gosta muito de ver. Todo mundo costuma dizer que as lagartas so muito sem graa, e que elas no sabem fazer nada de especial. Mas ento, um dia, a lagarta se transforma em uma bela borboleta, e todos passam a gostar delas. Sabe de uma coisa? Acho que ir acon38

tecer o mesmo com voc. Quando voc ficar mais velho, todos iro admir-lo em vez de rir de voc! Dumbo sorriu agradecido para o amigo, e enxugou uma lgrima com uma das suas longas orelhas. De repente, comeou a chover. Oh, no! - Timteo exclamou. - A borboleta vai ficar com as asas novas molhadas e no vai conseguir voar com a chuva. O que vamos fazer? Precisamos de um guarda-chuva! Enquanto Timteo olhava de um lado para o outro em busca de um guarda-chuva, Dumbo sorriu e desdobrou suas longas orelhas. Ele as abriu sobre a cerca para que elas formassem uma cobertura para o belo inseto, protegendo-o das gotas de chuva. tima ideia! - Timteo disse admirado. Os dois amigos ficaram parados ali durante a chuva, que no demorou muito a passar. Enquanto esperavam, eles observaram a bela borboleta emergindo do casulo e desdobrando suas asas coloridas. Quando a chuva parou, a borboleta abriu as asas (que estavam sequinhas, graas a Dumbo), e saiu voando. Sabe de uma coisa, amigo - disse Timteo enquanto eles observavam o voo da borboleta - , acho que um dia voc ser um grande sucesso. Voc ser como uma borboleta, feliz, livre e flutuando ao alto. Bem, no voando de verdade, pois isso impossvel. Imagine s, um elefante voador!

*r&?> P I X A R PROCURANDO

MEMO

Saudades de casa

emo ainda no conseguia acreditar em tudo que tinha lhe acontecido. Primeiro, ele tinha sido capturado por um mergulhador. Foi transportado em um isopor com gua. E jogado em um aqurio no consultrio de um dentista. Os outros peixes eram legais, mas Nemo estava com saudade do seu pai e da sua casa. Ele no conseguia pensar em outra coisa a no ser voltar para o oceano. Mas ser que o plano de fuga ia dar certo? Parecia que no... Ei. - Bolota, o baiacu, se aproximou. - Voc est bem? Parece tristonho. Isso mesmo - disse Nigel, a gaivota. Peach, a estrela-do-mar, olhou do seu cantinho, grudada parede do aqurio, e disse: Ele s est aborrecido, isso natural. - Ela lanou um sorriso gentil para Nemo. - Est tudo bem, garoto. Sabemos como se sente. Como vocs podem saber? - Nemo murmurou, com pena. - Vocs no foram arrancados do oceano e levados para longe do seu pai. Bem, no - um peixe chamado Gurgle admitiu. - Mas todos ns deixamos uma famlia, e sentimos saudades deles. mesmo? - Nemo ficou surpreso. Claro - Peach confirmou. - A senhora que me vendeu pela Internet tinha um monto de estrelas-do-mar no poro. - A estrelinha suspirou tristonha. - Eu ainda me pergunto onde foram parar meus irmos. Eu seria capaz de dar dois ou trs dos meus tentculos para rev-los. 39

Entendo o que voc quer dizer Bolota disse, solidrio. - Eu nasci na garagem de algum. Eles venderam a mim e todos os meus irmos, irms e primos para a Loja de Peixes do Bob. Quando tnhamos acabado de fazer amizade com os peixes de l, ele veio e me comprou. Bolota apontou a nadadeira na direo do dentista. - Mas poderia ter sido pior - Bolota continuou. - Vocs so os melhores amigos que eu j tive. Uma peixinha chamada Deb concordou. - Tive sorte que ele comprou a mim e a minha irm juntas. No mesmo, Fio? - Ela sorriu para o seu reflexo no vidro do aqurio. Quando o reflexo no respondeu, Deb encolheu os ombros. - Acho que a Fio est muito chocada para falar. Mas posso dizer pelo sorriso dela que ela concorda. No sabemos o que faramos uma sem a outra. Mas ainda sinto falta da minha famlia. Uau! - Nemo exclamou, olhando para os seus novos amigos. - Acho que vocs sabem mesmo como me sinto. Apesar de ter ficado triste porque os outros peixes tinham sido afastados de seus familiares, isso fez com que Nemo se sentisse menos solitrio. Pelo menos eles entendiam o quanto ele queria encontrar o caminho para casa. Agora, com coragem e mais determinado do que nunca, Nemo estava pronto para escapar do aqurio, de qualquer jeito.

Uma lio de confiana

-0!

kh minha nossa! - Olvia, uma ratinha 'muito preocupada, se sentou diante da lareira na casa de Basil da rua Baker. Qual o problema? - dr. Dawson perguntou. Qual o problema? Olvia repetiu indignada. Meu pai foi raptado por um morcego com perna de pau! O senhor j se esqueceu? No, querida - Dawson assegurou-lhe. - E claro que no. Imagino que voc deva estar um pouco aflita. Um pouco aflita! Olvia gritou agitada. - Eu no poderia estar mais aborrecida! Mas voc est na casa de Basil agora, e ele o melhor. Voc mesma disse isso - Dawson afirmou. Mas e se ele no quiser me ajudar? Olvia perguntou. Por que ele no iria querer ajud-la? O senhor ouviu o que ele disse - Olvia respondeu. - "No tenho tempo a perder com pais desaparecidos" - ela disse, citando a fala exata do detetive. Ele no quis dizer isso - Dawson falou com confiana. - Ele apenas estava no meio de um caso. Talvez tenhamos vindo em um momento ruim. Mas, sejam quais forem as circunstncias, minha querida, voc no precisa se preocupar. Sei que o senhor est tentando me ajudar, dr. Dawson - Olvia disse, o mais educadamente que pde. - Mas quase impossvel no me preocupar. Meu pai est em algum lugar l fora, e preciso encontr-lo! 40

Voc tem razo! - Dawson respondeu. Voc precisa encontr-lo. Precisa ajudar Basil a rastrear o seu pai, e para isso, voc vai precisar de uma mente tranquila. Agora, voc poderia me contar do que exatamente est com medo? Bem, acho que isso no ir ajudar muito - Olvia relutou. Voc pode pensar de um modo lgico do porqu estar to preocupada? - Dawson perguntou. ... Acho que no Olvia respondeu. Voc pode trabalhar lado a lado com Basil da rua Baker, o grande rato detetive, para salvar o seu amado pai mesmo estando preocupada? Dawson indagou. No! - Olvia fez uma pausa quando se deu conta disso. - No, eu no posso. Preciso buscar o equilbrio pelo bem do meu pai. No posso ficar triste e com medo, neste exato momento preciso agir como um detetive, como Basil! ela finalizou triunfante. Isso a coisa mais inteligente que voc poderia ter dito, minha menina. E se voc conseguir se controlar, o seu pai ser encontrado a tempo - Dawson sorriu para Olvia. Neste momento, Basil entrou na sala. claro que ele ser. Nunca perco uma pista. Considere seu pai encontrado, pois eu sou muito bom! Olvia sorriu discretamente. Ela sabia que tambm era muito boa.

R e i LEO

_ >

Tal qual ao pai


Nala correu para ver quando ouviu um estalo. Simba! - ela gritou. - Volte aqui! O galho est quebrando! Mas Simba no podia ouvi-la por causa do forte barulho da correnteza. Nala saiu em busca de ajuda. Simba sentiu que o galho estava comeando a ceder. Oh, no - ele disse para si mesmo. De repente o galho se partiu e Simba caiu na gua. A correnteza estava muito forte e ele tentou nadar at a margem. Mas as suas foras estavam se esgotando, quando percebeu que no ia conseguir. Simba sentiu que estava sendo retirado da gua e atirado beira do rio. Ensopado e tossindo, ele olhou diretamente para os olhos furiosos de seu pai. Simba! - Mufasa ecoou como um trovo. Existe uma grande diferena entre ser corajoso e agir como um tolo! Quanto mais cedo voc aprender isso, melhores sero suas chances de sobreviver! Simba ficou cabisbaixo. De canto de olhos, ele viu Nala fingindo que no estava ouvindo nada. Sinto... muito, papai - ele disse baixinho. - Eu s queria ser corajoso como o senhor. O olhar de seu pai suavizou. Bem - ele disse - , j que voc est todo molhado, o que acha de irmos para uma parte mais calma do rio para nadarmos um pouco? - Ele olhou para o local onde Nala estava sentada. Venha tambm, Nala! Venha nadar conosco! Oba! - os filhotes gritaram e seguiram juntos. 41

)ai, quando eu crescer, quero ser como voc - Simba disse a seu pai. Mufasa acariciou a cabea do filho com o focinho e falou: Tudo a seu tempo, filho. Neste momento, a amiga de Simba, Nala, saltou diante deles. Ol, Simba! - ela exclamou. - Vamos brincar no rio! Quando estavam a caminho, Simba parou de repente. Oua isso - ele disse, virou a cabea e rugiu o mais alto que pde. Ento olhou ansioso para a amiga. - Rugi igual ao meu pai? Nala tentou sem sucesso conter uma risada. No muito - ela disse. No demorou muito e eles j tinham chegado ao rio. O nvel da gua estava muito alto, por causa das chuvas recentes. Simba achou uma poa prxima margem e olhou para o seu prprio reflexo na gua tranquila. Voc acha que a minha juba j est comeando a crescer? - ele perguntou a Nala. Nala suspirou e respondeu: Um pouquinho, talvez. Por que tanta pressa, Simba? Vamos nos divertir enquanto somos jovens! Simba estava olhando para um galho de rvore que se estendia sobre o rio caudaloso. Posso no ser to grande quanto meu pai, mas ao menos sou to corajoso quanto! Simba anunciou e subiu correndo na rvore. Em seguida ele comeou a caminhar ao longo de um galho que se entendia sobre o rio.

Trabalho duro

inderela ficou admirando a bolha de sabo rosa-azulada flutuando sobre o seu balde. No lindo? - ela comentou enquanto via a bolha subir cada vez mais alto at explodir. ]aq, Tat e todos os outros ratinhos amigos de Cinderela concordaram. Aposto que seria muito divertido flutuar por a o dia todo em uma bolha de sabo! Eu poderia ver todas as cidades, l do alto, saltar nas nuvens e voar com os pssaros - Cinderela disse sonhadora.

quando notou o quanto o cu estava escurecendo. Veja que horas j so! - Cinderela exclamou. Passei o dia todo sonhando acordada e nem vi que j era hora de preparar o jantar. Cinderela correu para a cozinha onde cortou, picou, fritou e mexeu. O dia passou voando - ela comentou enquanto adicionava os ingredientes sopa favorita das suas irms / ( adotivas. - No consegui

terminar nada! - Neste exato momento, as irms de m Cinderela, Anastcia e W !, f f Drizela, entraram na cozinha, fazendo muito barulho. A minha roupa suja j foi lavada? O que estou fazendo? - Cinderela disse subiAnastcia reclamou. tamente. - Eu deveria me concentrar nas minhas Est pronta - Cinderela respondeu. obrigaes. - Ela terminou de limpar as janelas e E as minhas roupas j foram passadas? - Drise preparou para esfregar o cho. zela completou. Cinderela afundou o esfrego em um balde com Tudo pronto - Cinderela respondeu novagua ensaboada e o arrastou pelo cho. A pobre mente. Cinderela j estava exausta quando algo lhe Voc esfregou o cho? ocorreu, enquanto o esfrego deslizava pelo cho. Lavou as janelas? Isto como danar! E eu adoro danar! Preparou o jantar? Jaq e Tat acompanharam Cinderela enquanto J fiz tudo! - Cinderela disse alegremente. ela rodopiava pela sala com o esfrego como se As irms saram marchando da cozinha, resmunestivesse valsando. gando contrariadas. Seus amigos passarinhos gorjearam alegremente, pois gostaram da ideia de poderem compartilhar os cus com ela.

W^rT

jfflB | l \

lfcLX

Que divertido! - ela exclamou alegremente. Oh, minha nossa. - Cinderela se conteve. Ser que falei muito alto? - "Talvez seja melhor eu me afastar de todas estas bolhas de sabo", ela pensou. "Passar roupa resolveria o problema!" Ela estava passando e cantarolando alegremente 42

L Cinderela ficou, sozinha na cozinha. Enquanto mexia a sopa, ela pensou. "Pensando melhor, acho que fiz muitas coisas hoje!" Ela saiu girando pela cozinha comemorando, Jaq e Tat e os outros ratinhos amigos se juntaram a ela.

WSj&n^ P I X A R

MONSTROS S.A.

Fama e dinheiro

nquanto Mike e Sulley caminhavam pelo saguo da Monstros S.A., rumo ao andar dos Sustos, eles passaram pelas vrias fotos de Sulley como monstro mais assustador do ms dependuradas na parede. Mike se virou subitamente para seu imenso amigo azul. Sulley - ele disse - , j lhe ocorreu que talvez merecssemos algo mais? Mais? - Sulley indagou. Voc sabe - Mike continuou. - Voc o monstro mais assustador ms aps ms. E tudo que ganha uma foto no corredor, eu no ganho nada. Deveramos ficar famosos por isso! O que voc tem em mente? - Sulley perguntou. Uma campanha publicitria Mike revelou muito animado. Como poderamos fazer isso? Para comear, vamos tirar novas fotos suas, no sero fotos quaisquer, mas autografadas. E no vamos parar por a. - Mike estava muito empolgado. - Vamos mandar fazer canecas, psteres e camisetas com as suas melhores poses. - Mike mostrou para Sulley algumas poses assustadoras, incluindo a preferida de Sulley: o salto e rosnado Waternoose. - Podemos abrir uma loja de suvenires no saguo do prdio: "Sulley, o Superassustador". Por que iramos nos dar a todo esse trabalho? Sulley ponderou. Por dinheiro! - Mike exclamou, revirando o olho. No sei no - Sulley disse. - Mas no pare43

ce justo ganharmos dinheiro com estas coisas. A menos que ns..., j sei! - Sulley deu um salto e quase derrubou Mike. - Vamos doar o dinheiro! Quem falou em doaes? Mike perguntou. Mas uma tima ideia! Sulley disse, ignorando Mike. Como vamos usufruir do sucesso se doarmos todo o dinheiro? - Mike perguntou. Bem, mas iremos, de alguma forma - Sulley explicou. - Podemos fazer as doaes para o fundo de caridade Monstros S.A. No estou certo disso Mike respondeu. uma ideia maravilhosa! - Sulley insistiu. - O sr. Waternoose ficar orgulhoso de ns quando ajudarmos a empresa a fazer doaes! Mike estava comeando a gostar da ideia. E vamos ter muita publicidade por conta disso! - ele adicionou. Claro, por que no? - Sulley disse, encolhendo os ombros. E uma tima ideia! - Mike vibrou. Concordo! - Sulley disse. Estou feliz que eu tenha pensado nisso! Mike lanou um sorriso imenso para o seu melhor amigo. Voc sempre tem boas ide.ias - Sulley concordou com um sorrisinho. como eu sempre digo - Mike completou. Assustar importante, mas o crebro atrs do monstro o que mais importa!

A Bela ea Fera O novo visual de Fera

uma tarde, Fera estava seguindo para a sala de jantar quando de repente Lumire entrou em seu caminho. O senhor no pode jantar deste jeito! Lumire disse. Por que no? - Fera interpelou. - Estou usando a minha melhor roupa! As roupas no so tudo Horloge entrou na conversa. O senhor precisa causar uma boa impresso. Mas voc sempre me disse que as aparncias no importam - Fera rosnou. Existe uma diferena entre aparncia e estilo Lumire colocou. E o senhor pode no ter controle quanto a sua aparncia - Horloge adicionou - , mas com certeza pode fazer algo com relao ao seu estilo! O que est errado com meu estilo? - Fera indagou, parecendo um pouco ofendido. Vamos comear pelo seu cabelo - Horloge iniciou. O que tem de errado como meu cabelo? Fera vociferou, desta vez realmente ofendido. As mulheres gostam de cabelos compridos, mas no bagunados - Horloge se explicou melhor. - Quando foi a ltima vez que o senhor escovou os cabelos? Eu... - Fera ia dizendo. Os dois esto enganados - Lumire interrompeu. As mulheres gostam de cabelos curtos e bem aparados. - Ele mostrou uma tesoura. No quero cortar os cabelos! - Fera disse. Quem sabe se fizssemos alguns cachinhos 44

Horloge sugeriu. Ou uma trana - Lumire lembrou. Fera subiu sobre a mesa e de l pulou para a estante de livros, que balanou de modo perigoso sob o imenso peso. Que tal um coque? Horloge arriscou. Um rugido foi crescendo do fundo da garganta de Fera. Neste momento, Bela entrou correndo na sala, interrompendo a cena absurda, e isso foi o que ela viu: o candelabro e o relgio agitando escova de cabelo e fitas para Fera que rugia acuado no alto da estante de livros. Bela caiu na risada e perguntou: O que est acontecendo aqui, afinal? Estamos tentando dar um jeito no cabelo dele - Lumire respondeu. - Est um horror! Na verdade, gosto do cabelo dele do jeito que est - Bela disse. - Fera, voc vai ficar a em cima a noite toda? Logo em seguida, Fera pulou da estante e caminhou na direo de Bela. Voc realmente gosta do meu cabelo? - ele perguntou. Est timo deste jeito - Bela assegurou. Agora, voc gostaria de jantar? Ser uma honra - Fera respondeu. Horloge e Lumire se entreolharam perplexos enquanto o casal seguia para a sala de jantar. Essas crianas de hoje em dia - Horloge comentou. Lumire apenas balanou a cabea.

VAGABUNDO

'amaso

No mexa com Joca

azia pouco tempo que Tia Sar ah tinha chegado para tomar conta do beb enquanto Jim Querido e Querida estavam fora, mas seus gatos siameses, Si e Ao, j tinham aprontado muita confuso. Quando a dupla fez a maior baguna na sala de estar, Dama acabou levando a culpa, e Tia Sara resolveu levar Dama para colocar a focinheira! Enquanto isso, soltos pelas casa, Si e Ao tinham descoberto a portinha de cachorro que dava para o quintal. O que funciona para ces, funciona para gatos tambm Si disse. Foi assim que a dupla saiu s escondidas para o quintal. L, reviraram o canteiro de rosas, assustaram os passarinhos na gaiola e perseguiram um esquilo at o alto de uma rvore. Ento os dois encontraram um buraquinho na cerca do quintal. Eles enfiaram a cabea na abertura e viram Joca dormindo sossegado na sua casinha de cachorro. Hora de acordar? - Ao sugeriu. Si sorriu, concordando. Eles se espremeram pelo buraco e caminharam silenciosamente pelo gramado, e cada um ficou de um lado do dorminhoco Joca. Ento, ao mesmo tempo, eles soltaram um miado agudo e ensurdecedor. Joca acordou assustado. Quando conseguiu identificar os culpados, Si e Ao j estavam na metade do caminho, seguindo de volta para a cerca. Joca disparou atrs deles, latindo. Mas como um raio, os gatos se espremeram pela pequena abertura, saindo do alcance de Joca. Como o

buraco era muito pequeno para Joca, ele teve de se contentar em enfiar a cabea apenas e latir para os gatos enquanto eles subiam sem pressa os degraus de volta para a casa de Dama, passando pela portinha de cachorro. Em seguida, os dois caram na gargalhada no cho da cozinha. Cachorros so muito lentos. Si riu. Eles esperaram um pouco, ento saram pela portinha de cachorro novamente, loucos para repetir a faanha. Espiando atravs da abertura na cerca, eles viram Joca, de olhos fechados, deitado em frente a sua casinha de cachorro. A dupla passou espremida pelo buraco novamente. Mas, desta vez, Joca estava preparado. Quando os gatos estavam a apenas cinco passos dele, o enorme Terrier escocs deu um pulo e rosnou. Os gatos levaram um susto tremendo, deram meia-volta, e saram correndo na direo da cerca, s que desta vez o amigo de Joca, o perdigueiro Caco, estava patado, rosnando, entre os gatos e o buraco na cerca. Joca e Caco perseguiram Si e Ao por todo o quintal de Joca at ele ter certeza de que j tinha ensinado uma lio duplinha. S ento eles permitiram que os gatos passassem de volta pelo buraco da cerca. Desta vez, os dois s pararam de correr depois que j tinham passado pela portinha de cachorro e j estavam seguros dentro de casa. E l dentro foi onde eles ficaram.

0-

J hora de dormir
TTenham, meus preciosos! - Duquesa V chamou Berlioz, Toulouse e Marie. - J hora de dormir. Ah, mame! - Toulouse reclamou. Mas no estou cansada! Marie engrossou o coro. Eu no vou dormir Berlioz completou. - durante a noite que as coisas acontecem para ns, gatos de beco. - Berlioz se agachou e saltou, dando socos no ar, contra seu oponente imaginrio. Quem ele pensa que engana? - Toulouse sussurrou para Marie, que revirou os olhos concordando. Agora basta, tivemos um longo dia - Duquesa disse a eles. - No quero mais ouvir reclamaes. Mas mame! - Berlioz choramingou. Precisamos de uma historinha para dormir! Marie insistiu. Uma histria? Meus queridos, j passou da hora de dormir, e estou muito cansada hoje Duquesa respondeu. O que acha de contarmos uma historinha para voc, mame? - Toulouse sugeriu. Isso mesmo! - Berlioz se animou. Que ideia adorvel - Duquesa concordou. Era uma vez... - Marie iniciou. Um gato enorme e feroz que morava em um beco - Berlioz continuou. Berlioz! - Marie protestou. - A histria no deve ser assustadora, pois assim teremos pesadelos! 46 Sinto muito, mame - Berlioz se desculpou. No tem problema - Duquesa disse a ele. Onde paramos mesmo? - Toulouse perguntou. Era uma vez... - Marie reiniciou. Isso, era uma vez um gato incrvel - Toulouse continuou. - E ele sabia pintar melhor do que todos os gatos. Isso porque a modelo dos quadros dele era a gatinha mais bonita que todos j tinham visto - Marie adicionou. D um tempo! - Berlioz disse, bufando. Ento ele e Toulouse soltaram risadinhas zombeteiras. Muito engraado. - Mas Marie no tinha achado graa nenhuma. - Podemos voltar histria? Este gato era pintor durante o dia e noite ele era um valente conquistador, bom de papo, que vagava pelos becos - Berlioz continuou. Toulouse cutucou Berlioz. Ele olhou para cima e ento viu o que Toulouse e Marie j tinham visto. Duquesa estava dormindo! Berlioz, Toulouse e Marie deram um beijinho de boa-noite na me. Boa noite, Mam - disse Marie. Boa noite, Mam - disse Toulouse. Boa noite, Mam - disse Berlioz. Ento os trs se aninharam ao lado de Duquesa e caram no sono tambm.

que voc me diz, Tinker Bell? Entendeu tudo direitinho? - Peter Pan perguntou. Peter e Tinker Bell estavam flutuando no cu de Londres, do lado de fora de uma enorme janela aberta. Do lado de dentro, trs crianas dormiam sossegadas. Tinker Bell soltou um som tilintante em resposta. Muito bem. Ento v em frente! - disse Peter. Tinker voou como uma flecha em direo janela. Deixando para trs um rastro de Pozinho Mgico, ela sobrevoou o quarto das crianas em busca da sombra perdida de Peter Pan. Da ltima vez que Peter visitara aquela casa, a bab das crianas, Nan, tinha visto Peter do lado de fora. Ela tentou agarr-lo, mas tudo que conseguiu segurar foi a sua sombra. Nesta noite, Peter tinha voltado para recuper-la. Ele sabia que no ia ser fcil, pois Nan era uma enorme cadela So Bernardo. Peter sabia tambm que aquele co era muito dcil com as crianas, mas que no se deixava enganar com facilidade. Por isso, para este trabalho, ele iria precisar da ajuda de uma fada. Peter observou Tinker Bell voando pelo quarto. Primeiro, ela sobrevoou a filha mais velha, Wendy, e depois os irmos mais novos, Joo e Miguel. Os trs dormiam tranquilamente. Quando Tinker Bell sobrevoou Nan, a cachorra acordou com um espirro! O Pozinho Mgico tinha feito ccegas no nariz de Nan Au! Au! - Nan latiu, tentando agarrar a

Pozinho Mgico
fadinha. Mas o pobre cadela no conseguia tocar as patas no cho. A mgica do Pozinho Mgico tinha erguido-a no ar. Nan flutuava pelo quarto! Quando Peter ouviu os latidos de Nan entrou correndo no quarto. Ele a viu flutuando e comeou a rir. Mas, subitamente, o Pozinho Mgico perdeu o efeito e as patas de Nan tocaram o cho novamente. Com um latido raivoso, a cadela saiu perseguindo Peter Pan! Ops! - Peter exclamou e saiu voando pela janela com Tinker Bell no seu rastro. Est na hora de voltar para a Terra do Nunca, Tinker Bell! - Peter Pan anunciou. - Voltamos amanh noite para buscar a minha sombra. Deixando um rastro de luz cintilante, Peter Pan e Tinker Bell cortaram o cu e desapareceram. De volta ao quarto das crianas, Wendy tinha acordado. O que isso! - ela exclamou, tocando na janela. A sua mo brilhou com o Pozinho Mgico. Peter Pan deve ter voltado para buscar a sua sombra. Que pena que no o vi - Wendy disse desapontada para Nan. Au! Au! - Nan respondeu. Sim, eu sei - Wendy concordou. - hora de voltar para a cama. Enquanto Nan lambia a bochecha de Wendy, a menina prometeu que da prxima vez que Peter Pan voltasse para uma visita ela iria estar pronta para conhecer o famoso aventureiro!

* ^ V ^ K >

^Jfc

j,^-.. Mi

47

SEREIA
O presente errado
klhe, Linguado, esto todos aqui! - exclamou Ariel. Seres marinhos tinham vindo de todos os mares para comemorar o aniversrio da irm de Ariel, Aquata. Mas, Ariel ainda no tinha escolhido um presente para ela. Por isso, ela e Linguado tinham dado uma escapadinha da festa e nadaram at a gruta secreta. Juntos eles procuraram entre a vasta coleo de sinos, relgios, jias e outras quinquilharias do mundo dos humanos que Ariel tinha apanhado dos navios naufragados. Que tal este? - Linguado sugeriu, nadando ao redor de um leme de um barco. Muito grande - disse Ariel. E este? - Linguado apontou para um nico brinco de ouro. Muito pequeno - disse Ariel. Foi ento que Ariel avistou uma caixinha de msica. este! - ela anunciou. - Este o presente perfeito! J ouvi a msica que sai de dentro desta caixinha, linda. Ariel nadou de volta para a festa. Aquata estava sentada em uma concha de marisco, ao lado do rei Trito, e um a um cada convidado vinha lhe dar um presente de aniversrio. Enquanto Ariel esperava pela sua vez na fila, Sebastio, o siri, se aproximou dela. Ol, Ariel - ele disse. - O que voc vai dar de presente para Aquata? Quando Ariel contou a Sebastio, ele ficou boquiaberto. 48

A * PEQUENA

-o:

Voc est louca! - ele exclamou. Ariel arregalou os olhos. Sebastio estava certo! O rei Trito odiava os humanos. E Ariel no deveria ter nenhum objeto do mundo dos humanos. Era exatamente por isso que ela guardava segredo sobre sua caverna! Neste momento a voz profunda do rei Trito ecoou: Ariel, voc a prxima! Ariel escondeu o presente atrs das costas. Que presente voc trouxe para a sua irm mais ' ~ ~ > perguntou. Hum... hum... - Ariel V hesitou. imlmmm Uma msica! Sebastio anunciou. Ariel buscou na memria por uma msica para cantar, ento se lembrou de uma! Ela abriu a boca e cantou a melodia da caixinha de msica. Quando terminou, Linguado nadou atrs dela e trocou o presente que ela segurava por uma bela estrela-do-mar para Aquata colocar no cabelo. i * aL m
v e l n a 0 re

linda! - disse Aquata. - Assim como a sua msica! O rei Trito sorriu satisfeito, Ariel suspirou aliviada. Como ela desejava que seu pai mudasse de opinio sobre os humanos! Eu seria capaz de abrir mo de quase tudo s para ver como o mundo dos humanos - Ariel confessou a Linguado. - Voc acha que meu pai ir entender um dia? Talvez quando ele perceber que isso significa muito para voc - disse Linguado. - Um dia ele ir perceber.

MOGU
O ME5INO LOBO

Vida de urso

ogli rodopiava, cantarolando alegremente consigo mesmo. O que voc est fazendo, Mogli? - Baguera perguntou, acomodado em um galho alto de uma rvore prxima. Estou treinando para ser um urso - Mogli contou a ele. - Voc deveria tentar. Eu? - Baguera indagou, espantado. - Eu nunca conseguiria fazer tal coisa. Por que no? - Mogli quis saber. Bem, sou uma pantera e por acaso gosto de ser uma Baguera respondeu. - Por que eu iria querer ser um urso? Voc s pode estar brincando! - Mogli exclamou. - Os ursos que sabem viver a vida! Eles vagam o dia todo, e eles comem formigas! Comem formigas! - Baguera exclamou. - E isso por acaso algo bom? Claro que sim! - Mogli disse. - Bem, para dizer a verdade, costuma fazer um pouco de ccegas na garganta. Mas voc se acostuma logo. Voc se acostumou? Ainda no - Mogli confessou. - Mas vou me acostumar! Faa o que achar melhor, Mogli - Baguera falou. Mogli pensou por um momento. Se voc fosse um urso, poderia comer frutas e tomar gua de coco, e poderia relaxar como todos ns! Se quer saber - Baguera iniciou. - No vejo nada de errado em ser uma pantera. Na verda49

de, gosto muito de ser uma. Acho que voc est com medo Mogli disse ao amigo. Claro que no! - Baguera protestou. - Do que eu iria ter medo? - Ele se levantou, alongou o corpo e graciosamente pulou da rvore e pousou no cho. Exatamente - Mogli concordou. - Ento por que voc no tenta? Voc s pode estar brincando comigo! Sabe qual o seu problema, Baguera? Estou com medo de perguntar - Baguera respondeu. Voc como uma abelha - Mogli disse a ele. - Trabalha muito. Ele fitou Baguera. - Vamos l, venha danar comigo! - gritou, puxando Baguera, saltitando ao redor da pantera. No demorou muito e Baguera comeou a danar tambm, movendo as patas e balanando a cauda. isso a! - Mogli ficou ainda mais animado. Sabe de uma coisa? - Baguera admitiu. Isto no to ruim afinal. Agora voc est pegando o jeito da coisa! Mogli exclamou. - Est comeando a entender por que to divertido ser um urso! - O filhote de homem parou de danar e se jogou sobre um punhado de musgo macio. - No to ruim, no mesmo? Na verdade - Baguera disse, coando as costas em uma pedra , muito divertido! Mais uma vez! - Mogli convidou, e eles comearam a danar novamente.

MICKEY MOUSE

Dia de So Patrcio s avessas


" I " Juguinho, Zezinho e Luizinho estavam se Lvestindo numa manh quando Luizinho tevuma ideia. Vocs dois esto vestidos de verde para o Dia de So Patrcio? - ele perguntou aos irmos. claro - Zezinho respondeu. Ento - Luizinho apontou para a camiseta e o bonezinho verde que ele usava todos os dias - acho que poderamos confundir o tio Donald de verdade! Huguinho e Zezinho riram ao mesmo tempo ao se darem conta da ideia engraada. Ele est to acostumado a me ver vestido de vermelho... - disse Huguinho. E eu de azul... - Zezinho falou. Se ele no olhar para ns bem de perto disse Luizinho - no saber quem quem! O trio seguiu rindo para a cozinha. Enquanto Huguinho e Zezinho se esconderam no corredor, Luizinho seguiu em frente e se sentou ao lado do tio Donald, que estava lendo o jornal mesa de caf da manh. Bom dia, tio Donald - disse Luizinho. Bom dia, Luizinho - ele respondeu. - Voc pode chamar os seus irmos? O caf est pronto. Est certo - Luizinho respondeu, saindo da cozinha. Em seguida, Zezinho chegou e se sentou. Bom dia, tio Donald - ele disse. Donald olhou de relance por cima do jornal. 50 Eu no disse para voc chamar os seus irmos, Luizinho? No, o senhor no disse, tio - Zezinho respondeu. - E eu no sou o Luizinho. Donald olhou novamente e examinou com mais ateno o rosto do sobrinho. Ah - ele exclamou. Sinto muito, Zezinho. Voc poderia chamar os seus irmos, por favor? Claro - Zezinho respondeu. Minutos depois, Huguinho entrou na cozinha e se sentou mesa. Donald olhou por cima do jornal. Bem, onde esto eles? ele perguntou a Huguinho. Quem? - Huguinho indagou. Os seus irmos - Donald respondeu. - Pedi para voc cham-los. No, o senhor no pediu - Huguinho respondeu. Eu... - Donald olhou por cima do jornal e encarou Huguinho. - Oh... voc, Huguinho ele disse ao se dar conta do engano. - Pensei que voc fosse... ei! - Donald olhou desconfiado. - Vocs esto tentando me confundir? Por isso esto vestidos iguais? Huguinho olhou com ar inocente para o tio. O que o senhor est dizendo, tio Donald? Hoje Dia de So Patrcio - disse Luizinho, vindo do corredor. Isso mesmo Zezinho reforou, entrando atrs do irmo. - por isso que estamos todos de verde. Feliz Dia de So Patrcio, tio Donald!

W/nn e ?ooh
{ tte

Dia de empinar pipa


h, minha nossa - Pooh exclamou enquanto o vento soprava forte ao seu redor. - Est ventando muito. Tem certeza de que esta uma boa ideia, Tigro? - Ele e Tigro estavam levando a pipa de Pooh para uma clareira bem no meio do Bosque dos Cem Acres. No seja bobo, Pooh Tigro respondeu. - O dia est perfeito para empinar pipa. Afinal, para que mais serve o vento? Isso mesmo - Pooh respondeu. - Acho que voc tem razo. - Ele se curvou para evitar que uma rajada de vento o levasse pelos ares enquanto eles seguiam. O inverno estava indo embora e a primavera estava a caminho, e parecia que o vento soprava s para preencher o espao entre as estaes, pois era a ventania mais forte que Pooh j tinha visto. Depois de muito lutarem contra o vento, Pooh e Tigro finalmente conseguiram chegar ao centro da clareira e se prepararam para lanar a pipa. Pooh desenrolou o fio enquanto Tigro segurava a pipa. Muito bem, Pooh - Tigro deu o sinal. Prepare-se! Voc segura o fio e eu solto a pipa ao vento. Um... dois... TRS! Dito isso, Tigro lanou a pipa que subiu no mesmo instante, carregada s alturas onde ela danou e girou de um lado para o outro. Enquanto isso, Pooh lutava para segurar firme o carretel de linha da pipa. 51

Solte um pouco mais de linha, Pooh! Tigro sugeriu. - Vamos ver o quo alto ela consegue voar! Ento Pooh soltou um pouco mais de linha. A pipa planou no ar e deu giros e cambalhotas violentas, dificultando cada vez mais para Pooh segurar a linha. Deixe voar mais alto, Pooh! - Tigro exclamou. Assim Pooh soltou mais um pouco de linha at que no havia mais nada para soltar. Ele segurou firme na ponta da linha enquanto a pipa subia, e subia tanto que parecia que ia chegar s nuvens. Ento, subitamente, uma forte rajada de vento varreu a clareira. Pooh sentiu seus ps saindo do cho enquanto o vento envolvia a pipa e a carregava violentamente pelo ar. Minha nossa! - Pooh exclamou, ao perceber que estava sendo suspenso no ar. Ento, antes que pudesse ser levado para muito alto, ele soltou a linha da pipa e rolou pelo cho. Mas a pipa continuou voando, para o alto e alm, danando na brisa pelo que pareceu uma eternidade, at acabar se enroscando nos galhos de uma rvore muito alta no outro lado da clareira. Pooh se perguntou como iria conseguir tirar a pipa de l. Bem - disse Tigro, dando um tapinha solidrio nas costas do amigo. - Acho que voc deixou a pipa voar um pouco alto demais, Pooh.

DO

IMPERADOR

A poo da confuso

conselheira real do imperador Kuzco, Yzma, .estava em seu laboratrio secreto, misturando poes. Ela tinha convocado seu ajudante, lerdo e crebro de ervilha, mas brao direito, Kronk, para ajud-la com o trabalho. Kronk, preciso de pernas de aranha, um olho de salamandra e suco de amora azedo... rpido! - Yzma instruiu.

pegar os vidros certos. Mas qual era mesmo o terceiro ingrediente? Suco! - Kronk exclamou. - Suco de amora. Ele encontrou um frasquinho de suco de amora e levou tudo at Yzma. No suco de amora, seu cabea-oca! - Yzma berrou. Precisa ser AZEDO! Certo - Kronk disse. Ele saiu correndo pelo laboratrio e rapidamente localizou a seo de "sucos". Abacate... ameixa... - ele foi acompanhando a ordem alfabtica nos rtulos dos vidros. Amora azeda! - Yzma gritou para ele. - Est logo ali! Pegue e pise rpido! Kronk finalmente encontrou o vidro certo. Peguei! - E saiu apressado pelo laboratrio. Yzma veio ao seu encontro para apanhar o vidro da mo dele. Mas Kronk no entregou a ela. Em vez disso, ele colocou o vidro com toda delicadeza no cho. Ento levantou o p direito e pisou com toda fora, esmagando o vidro e espalhando suco e cacos por todo lado. KRONK! - Yzma gritou surpresa. - Por que voc fez isso? Kronk ficou confuso. Fiz o que voc pediu - ele explicou. - Peguei o suco de amora azedo. E pisei rpido. Yzma soltou um grito de frustrao de arrepiar os cabelos e caiu dura sobre o piso bagunado do laboratrio.

Pernas, olho, suco Kronk repetiu. - Certo. Ele coneu direto ao armrio do laboratrio que continha todos os ingredientes para a poo. Dentro do armrio havia centenas de vidros, alguns cheios de lquidos coloridos e variedades de p, outros continham partes de corpos de insetos e lagartos. Vamos ver - Kronk disse para si mesmo ao examinar os vidros. - Pernas, olho, suco. Pernas, olho, suco. - Finalmente encontrou a seo das "pernas". - Pernas de salamandra! Ok! - Kronk falou sozinho, confundindo as instrues de Yzma. Por ltimo estava a seo de "olhos". Olhos de aranha! Ok! - disse, apanhando um vidro. E voltou correndo para Yzma com os dois vidros. Kronk! - Yzma gritou. - Eu disse pernas de aranha e olho de salamandra! No pernas de salamandra e olho de aranha! E onde est o suco de amora azedo? Rpido! Kronk correu de volta ao armrio. Pernas de aranha... olho de salamandra... ele continuou recitando. Desta vez, conseguiu

Banjbi
A primavera chegou!

primavera finalmente chegara floresta. Bambi sentiu a mudana no ar. Os dias comearam a ficar mais longos. As noites mais curtas. O gelo e a neve estavam derretendo rapidamente. Margaridas e gernios davam nova tonalidade ao cho. A floresta no parecia mais to solitria quanto parecera durante o inverno. E Bambi percebeu que durante as ltimas semanas mais e mais animaizinhos iam criando coragem de colocar a cara para fora das suas tocas, buracos e cavernas. Enquanto passeava pela floresta na primeira manh de primavera, Bambi se encontrou com a sra. Gamb e seus filhotes pendurados de cabea para baixo em um galho. Ela e Bambi no se viam havia um bom tempo. Mas a sra. Gamb o reconheceu mesmo assim. Ol, Bambi - disse a sra. Gamb. Oi, sra. Gamb - Bambi respondeu. - No a vejo desde o outono. Onde a senhora e a sua famlia estiveram durante todo o inverno? Oh, gostamos de passar o inverno dentro de casa - a sra. Gamb respondeu. - Mas com a chegada da primavera, bom poder sair e respirar o ar puro novamente. - Ento a sra. Gamb e seus filhotes fecharam os olhos e cochilaram, pois eles gostavam de passar os dias dormindo, sabe. Bambi continuou seu passeio pela floresta e pa-

rou diante de uma rvore cheia de passarinhos cantando. Ol, Bambi - saudou um dos pssaros. Oi - Bambi respondeu. - Onde vocs passaram o inverno, passarinhos? Oh, ns voamos para o sul durante o inverno, para locais mais quentes, onde mais fcil de encontrar comida - o passarinho explicou. - Mas estamos muito felizes com a chegada da primavera. muito bom poder estar de volta floresta. Ento o passarinho se juntou ao coral de vozes de seus amiguinhos. Aps tantos meses sem isso, os gorjeios e os pios eram msica para os ouvidos de Bambi. Bambi caminhou um pouco mais, encontrando velhos amigos ao longo do caminho. Ele cruzou com ratos saindo dos seus abrigos de inverno e voltando para as suas casinhas de vero. Viu tambm esquilos e quatis comendo nozes, sem se preocuparem mais em estoc-las em seus depsitos de inverno. Ouviu um pica-pau cutucando uma rvore e patos nadando em um lago. "Sim", Bambi pensou, "o inverno tinha sido longo e duro." Mas a chegada da primavera de algum modo o fez sentir que tudo iria ficar bem. Para onde ele olhava havia vida, reincios... e o mais importante, havia esperana.

53

Lar doce lar

uando o sol se ergueu sobre a cabana dos Sete Anes, Branca de Neve j estava pensando sobre o que iria fazer para o jantar daquela noite. Ela tinha chegado cabana no dia anterior, depois que a sua malvada madrasta, a Rainha, tinha expulsado Branca de Neve do palcio e o caador da Rainha a deixara sozinha na floresta. Por sorte, um grupo de animais da floresta acabou fazendo amizade com Branca de Neve e a levou at a cabaninha dos Sete Anes. Agora, pela primeira vez em muito tempo, ela se sentia segura e feliz. Branca de Neve ficou to agradecida aos anes por terem acolhido-a na aconchegante cabana, que ela queria oferecer a eles um tratamento especial. Acho que vou fazer torta de amora para depois do jantar! - ela disse aos amigos da floresta depois que os anes saram para trabalhar. Os animaizinhos concordaram, juntos eles deixaram a cabana e saram pela floresta para apanhar amoras. Com a ajuda de todos os seus amigos, Branca de Neve rapidamente encheu uma cesta de amoras. Ento ela se sentou prxima a um perfumado canteiro de flores e suspirou. Como a minha vida mudou - ela disse aos amigos. - No estou sentindo saudades do castelo. Estou adorando morar naquela bela cabaninha. Uma casa no precisa ser grande para ser alegre! Lembrem-se disso! Os animaizinhos se entreolharam. E ento 54

comearam a puxar a barra da saia de Branca de Neve. O que foi, meus queridos? - ela perguntou a eles. - Oh! Vocs querem me mostrar onde cada um de vocs mora? Eu adoraria ver! - ela disse encantada. Um casal de passarinhos foi o primeiro. Cantando alegremente, eles voaram em torno do ninho deles, que tinha sido feito num cantinho de um galho de uma rvore prxima. Que lindo ninho! Branca de Neve disse admirada. Os passarinhos ficaram satisfeitos. Os cervos foram os prximos. Puxando Branca de Neve pela barra da saia, eles a levaram at uma clareira ensolarada no meio da floresta. Que aconchegante! - Branca de Neve exclamou. Os cervos abanaram os rabos alegremente. Em seguida, foram os quatis e os esquilos que mostraram a ela a toca no tronco de uma velha rvore onde eles moravam. Ento os coelhos orgulhosamente mostraram a ela a entrada do buraco deles. Vocs todos tm casas muito bonitas Branca de Neve disse, no caminho de volta para a cabana dos anes. - Obrigada por me mostrarem. Todos ns temos sorte de morar onde moramos, no mesmo? - ela completou com um sorriso. Dito isso, ela correu de volta cabana, ansiosa para comear a preparar a torta. Pois ela mal podia esperar at que os anes voltassem para casa!

ar^ttf PIXAR

O escolhido

s brinquedos aliengenas de trs olhos olharam para cima ao ver algo se movendo alto, murmurando e exclamando. Ser que era a Garra? A Garra era o lder deles. Ela descia do cu e decidia quem iria partir ou ficar. Cada alien esperava ansiosamente pelo dia que a Garra o escolhesse. Mas desta vez no era a Garra, e sim uma portinha lateral ao lado da casa deles que se abriu. Dzias de aliengenas de trs olhos iguaizinhos a eles foram jogados l dentro. Bem-vindos - um dos aliengenas antigos saudou os recm-chegados. - Bem-vindos Terra da Escolha. Outro aliengena exclamou: Olhem! Um dos novatos no como ns. Ele ... diferente! Todos olharam. Ento gritaram surpresos e confusos. Um dos novos aliengenas tinha somente dois olhos na sua cabea verde e redonda! O que aconteceu com o seu rosto, estranho? Um dos aliengenas de trs olhos perguntou preocupado. - Voc no se parece conosco. Eu... eu no sei - o dois olhos disse hesitante. Sempre fui assim. Uma voz do alto uma vez disse que... que... A voz dele vacilou de vergonha, e um dos novatos de trs olhos falou por ele. Eu ouvi a voz - ele disse solenemente. - Ela disse que foi... um defeito de fabricao. Os brinquedos aliengenas de trs olhos murmu55

raram surpresos e um pouco desconfiados. Pois nunca tinham ouvido falar sobre tal coisa no mundo deles antes! De repente ouviram um zumbido acima. A Garra! - algum gritou em reverncia. A Garra... est se movendo! Ela vai descer! A Garra! A Garra! - todos os outros murmuraram. A Garra decide quem fica ou quem vai embora algum disse. Todos aguardaram, olhando para cima esperanosos enquanto a Garra se aproximava mais e mais. At que finalmente os tentculos de ao se fecharam sobre uma cabea verde redonda. A Garra escolheu! - eles exclamaram. Legal! - a voz de uma criana soou de algum lugar do lado de fora. - Peguei o melhor! Os aliengenas observaram atentos a Garra subindo com o Escolhido. E todos sussurraram quando reconheceram o estranho de dois olhos recm-chegado. O diferente foi escolhido! - um dos aliengenas de trs olhos exclamou. - A garra o escolheu apesar do seu defeito de fabricao! Todos assentiram solenemente. Vamos aprender com a Garra - disse um deles. Sim - outro terminou. - De agora em diante, vamos receber bem os recm-chegados, no importa que eles sejam diferentes. Pois a Garra nos mostrou o caminho.

Bernardo Bianca

As aventuras de

0 resate da srta. Bianca

sede da Sociedade de Proteo e Ajuda estava muito movimentada. Ratos de todas as partes do mundo tinham chegado para uma reunio de emergncia. O Presidente da Sociedade teve que gritar para que pudesse ser ouvido sobre o murmurinho. Ateno, delegados! ele gritou. - Convoquei esta reunio porque um canino est precisando da nossa ajuda com urgncia. - Ele bateu palmas. - Ratos patrulheiros, tragam o co aflito! Dois ratos trabalhadores entraram correndo na sala, trazendo um cachorrinho de corpo comprido e perninhas curtas. A cabea dele estava presa dentro de uma lata de comida para cachorro. Mama mia! - exclamou um rato italiano. Auuuu! - o cozinho uivou. O rato do Yemen sugeriu puxar a lata da cabea do cachorro. Quatro ratos musculosos puseram mos obra, puxando e tentando arrancar. Mas a lata continuou presa. Os ratos decidiram ento que a lata poderia ser removida com a ajuda de um instrumento mecnico. O delegado da Zmbia sugeriu um abridor de latas. De repente a porta da sala de reunio se abriu e uma ratinha muito bonitinha surgiu. Ela usava um casaco elegante e um perfume caro. Desculpem - ela disse. - Acho que entrei no lugar errado. Estou procura da Loja de Departamento Micey. 56

Minha nossa - ela disse ao ver o delegado com o abridor de latas - , o que o senhor pretende fazer com aquele pobre cozinho? O co est com uma lata emperrada - o Presidente contou a ela. - Mas a situao est sob controle. A glamorosa ratinha tirou as luvas e marchou em direo ao co. Ela chutou o fundo da lata trs vezes. Ento girou levemente para a esquerda, e a lata saiu! Viva! - todos os ratos comemoraram. A ratinha sorriu. assim que abro os vidros de picles em casa - ela explicou. - Bem, acho melhor eu ir andando. Ah, sr. Presidente? - uma voz chamou do fundo da sala. Era o delegado da Zmbia. Pois no? - disse o Presidente. Eu gostaria de indicar a senhorita... uh, senhorita... - O delegado olhou para a bela ratinha. Srta. Bianca - ela disse a ele. Eu gostaria de indicar a srta. Bianca para se tornar membro da Sociedade de Proteo e Ajuda - ele disse. O Presidente se voltou para os outros ratos delegados. Esto todos a favor, hein! Sim! - todos os ratos gritaram juntos. Au-au! - o cachorro latiu alegremente. A srta. Bianca sorriu. Bem - ela disse , suponho que a Micey pode esperar por mais um dia.

^dotmiecida

Dia de colher amoras

ra uma vez uma bela princesa que morava em uma floresta distante e que no sabia que era uma princesa. Ela morava com trs fadinhas do bem que fingiam ser humanas. ( claro que voc sabe exatamente a quem estou me referindo... portanto vamos passar logo histria da Bela Adormecida e as suas trs "tias".) Numa manh, Flora reuniu todo o grupo e convidou-as para colher amoras na floresta. Que boa ideia - disse Rosa Silvestre. Sim, mesmo - Primavera concordou. - Se conseguirmos colher o bastante poderemos fazer uma torta de amora. Se colhermos muitas mesmo, poderemos fazer geleia para o ano todo - declarou Fauna. Bem, nunca vamos conseguir colher tantas amoras se no comearmos agora mesmo disse Flora. E assim elas pegaram suas cestas de colher amoras e se foram. As quatro seguiram por uma trilha na floresta coberta de sombra at chegarem a um bosque com rvores carregadas de amoras. Sem mais demora, as quatro catadoras de amoras iniciaram a colheita. Mas, como voc poder notar, s porque elas comearam o trabalho, isso no significa que conseguiram encher todas as cestas. Primavera, por exemplo, teve muitos problemas para conseguir manter a cesta em p. Toda vez que ela se abaixava para colher uma amora, a sua cesta virava e acabava derrubando duas ou 57

trs amoras. Fauna, por outro lado, teve um problema totalmente diferente para manter as amoras dentro da cesta, de algum modo as frutinhas acabavam indo parar em sua boca! J Rosa estava com a mente e o corao a quilmetros de distncia da sua cesta de amoras... danando nos braos de um belo rapaz desconhecido. Muito bem, queridas Flora chamou quando o sol comeou a se pr. - J hora de pegarmos o caminho de volta para a cabana. Vamos ver quanto conseguimos colher. Bem, hum.... Primavera hesitou. - No consegui encher muito a minha cesta. Flora revirou os olhos e se aproximou de Fauna. Deixe-me adivinhar.... - ela disse ao olhar da cesta vazia de Fauna para a sua boca roxa. Sabe, que.... - Fauna disse, lambendo culpada os lbios. - As amoras so deliciosas! Flora suspirou. E voc, Rosa? - ela perguntou esperanosa. Mas Rosa baixou os olhos sem jeito para a cesta vazia que tinha nas mos. Sinto muito, tia Flora - ela disse. - Acho que acabei me distraindo um pouco. Bem - Flora exclamou, balanando a cabea - , acho que nesta semana no teremos torta de amora. - Ento ela encolheu os ombros. - Mas podemos fazer uma torta de chocolate em vez de amora!

j>OCAHriTA$

A grande aventura de Miko


ue dia perfeito para descer uma corredeira de canoa - Pocahontas disse a seu amigo Miko, o guaxinim, que descansava na proa da canoa enquanto Pocahontas remava rio abaixo. Flit, o beija-flor, estava voando ao lado deles. Era uma bela e agradvel manh de primavera. Os pedaos de gelo no rio tinham derretido, e restaram apenas sinais de neve aqui e ali ao longo da margem. Na verdade, todo o gelo derretido e a neve tinham aumentado o nvel da gua. O rio estava mais alto e a correnteza mais forte, mas Pocahontas remava a sua canoa sem medo. Logo, eles se depararam com uma bifurcao no rio. A esquerda, o rio flua suavemente, a perder de vista. Mas ao olhar para o brao direito do rio, Pocahontas viu a gua espumando branca e agitada. Oh, corredeira! - ela exclamou. E girou a canoa para a direita e seguiu em frente, louca para encarar o desafio. Mas Miko, que estivera tranquilamente recostado, se sentou assustado ao perceber que estavam seguindo para o passeio emocionante! Ele se encolheu atrs de Pocahontas, ento se agarrou a ela quando a canoa afundou um pouco e precipitou-se pela corredeira. Relaxe, Miko - Pocahontas disse com uma gargalhada. - Estamos em uma corredeira beb. Uma onda pequena espirrou um pouco de gua 58

no rosto de Miko. Ele se chacoalhou todo, subiu no ombro de Pocahontas e escondeu o rosto atrs do pescoo dela. A canoa agitava sobre a superfcie das guas brancas enquanto Pocahontas se divertia muito. Mas o pobre Miko subiu no alto da cabea dela, tentando ficar o mais distante possvel da gua. Ento, ao avistar uma pequena cachoeira frente, Miko fechou os olhos e segurou firme na cabea de Pocahontas. Ei! - Pocahontas exclamou com uma risada. - Assim no consigo ver nada! Mesmo assim, ela continuou remando a canoa sem dificuldades, deslizando cachoeira abaixo e caindo em uma piscina de guas calmas do outro lado. Miko ainda estava agarrado cabea de Po.cahontas com os olhos bem fechados, quando ela parou a canoa margem do rio. Muito bem, Miko, o corajoso - ela disse, provocando-o. Voc est seguro agora. Ao abrir os olhos e ver a terra firme, Miko desceu e saiu correndo pela lateral da canoa em direo margem do rio. Mas, na sua pressa, ele escorregou e acabou caindo na gua. Pocahontas no conseguiu conter o riso. Baixou a guarda muito cedo, no mesmo? ela disse. Miko fez uma careta e decidiu manter as patas em terra firme por uns tempos.

O Co a^aposa
e

Festa para trs

Viva Tita cantarolava alegremente enquanto decorava a sua cabana. Dod, a raposinha que ela tinha adotado havia um ano, observava animada. Este era o seu primeiro aniversrio no novo lar! Quem vamos convidar para a sua festa, Dod? - a viva perguntou. Dod pulou no parapeito da janela e olhou para a fazenda de Samuel Guerra. A Viva Tita sabia o que aquilo significava: Dod queria convidar Prego, o cachorro perdigueiro, para vir a sua festa. Sei que Prego seu amigo, mas e se Samuel Guerra o apanhar aqui? - a viva indagou. - Nunca se sabe o que aquele velhaco capaz de fazer! Dod pulou no colo da senhora gentil e a fitou com um olhar tristonho. Oh, Dod! No olhe assim para mim. Est bem! Voc pode convidar Prego, mas s desta vez! No tenho permisso para sair do quintal Prego explicou quando Dod o convidou. - Se sair terei problemas com o meu dono. No se preocupe - Dod falou. Sei como dar um jeito nisso. - Ele levantou uma das orelhas enormes do perdigueiro e sussurrou seu plano. Logo em seguida Dod apareceu no galinheiro de Samuel Guerra. Ele correu entre as aves, fazendo com que elas se debatessem assustadas de um lado para o outro. Esse era o sinal para Prego comear a latir o mais alto que pudesse. Samuel Guerra saiu correndo da sua cabana a tempo de ver Prego perseguindo Dod floresta adentro. 59

Siga-me! - Dod gritou para Prego. Ele conduziu o amigo em meio a uma srie de troncos ocos por um longo tnel subterrneo. Quando os dois companheiros surgiram no solo acima, estavam na porta dos fundos da casa de Dod, onde Tweed esperava por eles. Entrem, rpido! ela apressou os dois para dentro da cabana. i_^*j'lk "5S--HS^ Enquanto Samuel Guerra vagava pela floresta,

tentando encontrai' Dod e Prego, a festa de aniversrio na casa da Viva Tita estava apenas comeando. Os trs brincaram de escondeesconde, de colocar o rabo no burro e cabra-cega. Dod venceu todos os jogos. Finalmente, chegou a hora de cortar o bolo. Depois que todos tinham comido dois pedaos, a viva viu Samuel Guerra saindo da floresta. Ela levou Prego at a porta, onde ele ficou latindo feroz, do lado de fora da cabana. Bom trabalho, Prego! - Samuel Guerra exclamou. - Voc perseguiu aquela raposa malandra pela floresta? - Prego olhou para o dono e abanou o rabo. - Prego, o que isso na sua cara? - Samuel Guerra perguntou. O perdigueiro virou o rosto e lambeu as migalhas de bolo do seu focinho. Acho que estou vendo coisas. Vamos voltar para casa - disse Samuel Guerra. Dentro da aconchegante cabana, Dod sorriu. A sua festa de aniversrio tinha sido maravilhosa, e a presena do seu melhor amigo fora o melhor presente!

ALICE
MARAVILHAS
no pais das

Silncio forado

Rainha de Copas adorava dar ordens aos berros para seus sditos. Ela gritava tanto que ningum se surpreendia quando ela tinha uma crise de laringite. Calma, querida - disse o marido dela, o complacente Rei de Copas. - Descanse a sua voz e deixe que eu governe por voc. A Rainha raramente permitia que o Rei opinasse em algum assunto, por isso ele estava ansioso para ficar no comando. Enquanto eles passeavam pelos jardins reais, a Rainha notou que a cerca estava pintada de rosa em vez de vermelho como ela tinha mandado. Cortem! Cortem! - a Rainha falou com a voz rouca. Ela queria que o Rei punisse os jardineiros reais com a sua sentena preferida: Cortem suas cabeas! Em vez disso, o Rei disse: A Rainha decretou que vocs tirem o dia de folga! - Os jardineiros saram dando vivas enquanto a Rainha soltava fumaa pelos ouvidos. Voc precisa relaxar, minha querida, ou no vai melhorar nunca - o Rei a alertou. Em seguida o casal parou para jogar croque. A Rainha acertou a bola de ourio com o taco de flamingo, e o ourio saiu rolando pelo gramado. Os soldados que faziam papel de arco do jogo sabiam como permitir que a Rainha marcasse um ponto. Eles saram pulando pelo gramado para garantir que a bola passasse por baixo deles. Sou invencvel! - A Rainha anunciou triun60

fante, apesar da rouquido. O que voc disse, querida? - perguntou o Rei. Ele no tinha conseguido entender o que a sua esposa tinha dito. - A Rainha disse que ela trapaceou! - ele anunciou. Todo o squito da Rainha caiu na risada. Aqueles que estavam mais prximos se abaixaram quando a Rainha acertou a cabea do Rei com um flamingo. Basta de croque por hoje - o Rei murmurou para acalmar as coisas. - Voc no deve se cansar, querida. Ele levou a esposa para se sentar em um banco sombra. A Rainha sentou, apontou para os criados que estavam trabalhando por perto e gesticulou como se estivesse bebendo ch. O Rei se levantou e anunciou: Esto todos convidados para um ch com a Rainha! - claro que no era nada disso que a Rainha tinha em mente. Foi posta uma mesa com ch, bolos e sanduches. Todos comeram, riram e se divertiram muito. A Rainha, ignorada por todos, ficou morrendo de raiva. Ela pegou um dos flamingos tacos e bateu sobre a mesa. Para seu azar, ela no viu que a bola de croque estava no caminho e acabou tropeando. Nisso o bico do flamingo entrou no cho, fazendo com que a Rainha executasse um salto com vara sobre a mesa e os convidados, indo parar direto na janela aberta do seu quarto. tima ideia, minha querida! - exclamou o Rei. - Uma soneca vai lhe fazer bem!

MOGM
O MEIOCDW>BO

0 concurso de dana!

as profundezas da floresta nas runas do templo, os macacos e o chefe deles, o rei Lui, s pensavam em danar. Vamos fazer um concurso de dana! - rei Lui sugeriu aos macacos certa noite. Hurra! - os macacos festejaram. Mas o que um concurso de dana? - um dos macacos perguntou. uma competio - rei Lui respondeu. - Ser uma oportunidade para todos mostrarem o que sabem fazer de melhor! E aquele que mostrar o melhor passo de dana ser o vencedor! Viva! - os macacos vibraram. Rei Lui esfregou o queixo. Primeiro vamos precisar de msica - ele disse, apontando para os macacos msicos. Ponham pra quebrar, companheiros! Os msicos comearam com um som de jazz animado, soprando atravs das mos como se elas fossem trompetes, batendo cocos ritmados e batucando em um tronco oco. Logo, todos os macacos estavam reunidos ao redor dos msicos, sapateando e balanando os rabos. Quem ser o primeiro a se apresentar? - rei Lui anunciou. Todos os macacos ergueram as mos. O rei olhou ao redor. Vamos ver - ele coou a cabea. - Escolho... eu! Hurra! - os macacos deram vivas. Eles ficaram desapontados por no terem sido escolhidos 61

Mas, afinal de contas, o rei Lui era o rei deles. Assim rei Lui comeou chacoalhar os seus quadris de um lado para o outro. Ele ergueu os braos no ar, e fechou os olhos para que pudesse sentir a batida. isso a, dance no ritmo! um dos macacos gritou. Rei Lui danou e se balanou como nunca. Ento, quando a msica terminou, o rei parou de danar e voltou para o seu trono. Agora hora de escolher o vencedor! - ele anunciou. Mas rei Lui... - um dos macacos comeou a protestar. Todos os outros macacos estavam pensando a mesma coisa: no era preciso mais de um danarino para uma competio de dana? Oh, que bobagem a minha - disse o rei com uma risadinha. Os macacos se entreolharam e sorriram, esperando que o rei tivesse reconhecido o erro. Mas rei Lui disse: claro, precisamos de um juiz! Quem ser o juiz? Todos ergueram as mos. Rei Lui olhou ao redor, ento disse: Escolho... eu! Viva! - os macacos aplaudiram. E como juiz, agora escolherei o vencedor do concurso de dana - o rei prosseguiu. Ele olhou ao redor entre os macacos. - Vamos ver. Escolho... eu! Vamos dar vivas ao vencedor! Viva, viva! - os macacos saudaram, pois, afinal de contas, o rei Lui era o rei deles, e ele era um timo danarino tambm!

DINOSSAUROS

Um amor de lmure

ra de manh bem cedo na ilha dos Lmures, Plio se sentou em um banco, tentando arrumar a filha. Suri se mexia impaciente, pois estava louca para brincar com os amigos. Mas Plio no iria permitir que Suri fosse antes que o seu pelo estivesse limpo e escovado. Suri, pare quieta - Plio pediu enquanto usava os dentes para pente-la. Por que tenho que me arrumar todas as manhs? Suri resmungou. Voc preferia andar por a com o pelo sujo e bagunado? - Plio perguntou. Sim! - Suri exclamou. Plio suspirou desgostosa. Pronto, j acabei - ela anunciou, dando um ltimo retoque no pelo de Suri. Num piscar de olhos, Suri deu um salto e saiu correndo para se juntar aos amigos. Plio balanou a cabea enquanto observava Suri se afastando. Toda manh a mesma coisa: uma luta para arrumar aquela menina - ela disse consigo mesma. - Mas se eu no fizesse, aposto que ela iria se cansar de ficar andando desarrumada por a e em poucos dias iria implorar para que eu a arrumasse! Isso deu uma ideia a Plio. Na manh seguinte, Plio no disse uma palavra sobre pentear pelo. Quando Suri estava prestes a deixar a me para ir brincar com os amigos, ela hesitou. Acho que voc precisa escovar o meu pelo, no ? Suri perguntou carrancuda. Plio encolheu os ombros. No se voc no quiser - ela respondeu. 62

mesmo? - Suri indagou. - Oba! - A pequena lmure saiu correndo para se encontrar com os amigos. Preciso me arrumar hoje? - Suri perguntou na manh seguinte. Ela deu uma olhada para o seu pelo levemente embaraado. No - Plio respondeu. Se quiser ficar desarrumada, voc pode. Legal! - disse Suri. Mas desta vez ela no soou to animada como no dia

surpreendeu Suri olhando para ela com uma carinha tristonha. O que foi, Suri? - Plio perguntou, apesar de j imaginar qual fosse o problema. E como Plio esperava, Suri disse: Mame, voc poderia me arrumar hoje? Arrum-la? - Plio indagou, fingindo surpre- sa. - Mas pensei que voc odiasse ser escovada. Voc se cansou de ficar com o pelo desarrumado, no mesmo? Suri balanou a cabea e respondeu: No. No? - Plio ficou surpresa. No - Suri repetiu. - Estou sentindo falta de no ter do que reclamar. - Ela ergueu o rosto acanhada e abraou a me. A fisionomia de Plio suavizou com um sorriso enquanto ela abraava Suri. Plio escovou os pelos de Suri por um longo tempo e com muito capricho. E sabe de uma coisa? Suri no se mexeu nenhuma vez.

101 Dlmatas Primeiro dia do Ano Aladdin Trs desejos muito loucos... Dumbo A cano de ninar elefante Procurando Nemo A histria do Marlin O Rei Leo Gatinhos assustados Aristogatas Confuso tripla Cinderela Um novo amiguinho Monstros S.A. O pior pesadelo de Mike A Nova Onda do Imperador O livro de regras do Kuzco A Bela e a Fera A sobremesa A Dama e o Vagabundo Espaguete com almndegas Peter Pan A histria da terra do nunca As aventuras de Bernardo e Bianca O emprego novo A Pequena Sereia O grande dia de Sebastio 101 Dlmatas Pongo, o co leal Pocahontas Oua com o corao Winnie the Pooh Conto de Inverno Branca de Neve e os Sete Anes Uma histria antes de dormir Lilo e Stitch A aula de bal Dinossauros A corrida na floresta A Bela Adormecida A Bela sem sono O co e a Raposa Lar onde o seu corao esta Alice no Pas das Maravilhas Uma historinha Mogli - o menino lobo Caa manga Bambi A corrida Toy Story Dinheiro importante Pinquio Um presente de Gepeto , Robin Hood Arcos e flechas Planeta do Tesouro O juramento de Jim Mickey Mouse Brincando de corrupio Vida de Inseto A mania do palndromo! Vida de Inseto Mesograma 101 Dlmatas Super-heri por um dia Aladdin Rajah o resmungo Mogli - o menino lobo O Covil do Juzo Final Dumbo Flutuando como uma borboleta Procurando Nemo Saudades de casa O Ratinho Detetive Uma lio de confiana O Rei Leo Tal qual ao pai Cinderela Trabalho duro

03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42

Monstros S.A. Fama e dinheiro A Bela e a Fera O novo visual da Fera A Dama e o Vagabundo No mexa com o Joca Aristogatas J hora de dormir Peter Pan Pozinho Mgico A Pequena Sereia O presente errado Mogli - o menino lobo Vida de urso Mickey Mouse Dia de So Patrcio s avessas Winnie the Pooh Dia de empinar pipa A Nova Onda do Imperador A poo da confuso Bambi A primavera chegou! Branca de Neve e os Sete Anes Lar doce lar Toy Story O escolhido As aventuras de Bernardo e Bianca O resgate da srta A Bela Adormecida Dia de colher amoras Pocahontas A grande aventura de Miko O Co e a Raposa Festa para trs Alice no Pais das Maravilhas Silncio forado Mogli - o menino lobo O concurso de dana! Dinossauros Um amor de lmure

Potrebbero piacerti anche