Sei sulla pagina 1di 11

MATRIA: Direito Processual Civil PROFESSORA: Stella Maciel Anotador: Mauricio A. S.

Prado Aula 1

Dica: a prova legalista, tem por base a letra da lei, por isso deve-se, alm de estudar a matria, ler a lei. Alm de ler a letra da lei, deve-se fazer muitos testes.

INSTITUTOS FUNDAMENTAIS DO DIREITO PROCESSUAL CIVIL

Jurisdio O estado avocou a funo de dirimir todos os conflitos. Assim, jurisdio a atividade do estado de resolver conflitos atravs do seu poder judicirio. Art. 5, XXXV, CF - Leitura O estado inerte, portanto, deve ser provocado para resolver os conflitos. Para isso, a parte deve utilizar-se do direito de ao.

Direito de ao o direito que a parte tem de receber uma resposta com anlise do mrito. Para isso, necessrio que existam determinadas condies: as condies da ao.

Condies da ao Servem para que a ao exista. Quando est ausente uma das condies da ao, o autor carecedor de ao, o processo extinto sem anlise do mrito.

So condies da ao (PIL); P ossibilidade jurdica do pedido I nteresse de agir (necessidade e adequao) L egitimidade ad causam

Possibilidade jurdica do pedido significa que o pedido no pode ser vedado pelo ordenamento, nem imoral. Ex. exigir pagamento pela venda de cocana, relao de emprego de prostituta, etc.

MATRIA: Direito Processual Civil PROFESSORA: Stella Maciel Anotador: Mauricio A. S. Prado Aula 1

Interesse de agir a necessidade e adequao do pedido tutela pretendida no processo.

Processo O processo no tem um fim em si mesmo, ele apenas um instrumento. Processo, portanto, o instrumento da jurisdio, o meio pelo qual o estado atua, pelo qual o estado exerce a atividade jurisdicional.

Tipos de processo - conhecimento - necessrio quando existe crise de certeza a respeito de um direito (no se sabe quem est certo e quem est errado - aqui pergunto se voc deve). - Execuo - necessrio quando existe uma crise de adimplemento (parte-se do pressuposto de que se sabe quem est certo, chama-se o devedor para pagar ao credor - aqui vim cobrar o que voc deve). - Cautelar - preparatrio de um outro processo, tem carter instrumental. Tenho crise em outro processo. ex. Discuto guarda do filho e pai vai viajar para o exterior e pretende levar o filho.

Interesse de agir Est ligada, portanto, necessidade de interveno estatal.

Legitimidade ad causam

Relao jurdica material x relao jurdica processual

Quem figura na relao de direito material tem que figurar na relao processual. Tem que haver coincidncia. Legitimidade, assim, consiste em uma coincidncia: O titular da relao material deve ser a mesma pessoa que figurar na relao processual essa a legitimidade ordinria. Ordinrio = comum

MATRIA: Direito Processual Civil PROFESSORA: Stella Maciel Anotador: Mauricio A. S. Prado Aula 1

Legitimidade extraordinria: sindicatos, MP, condomnio, etc. No caso do condomnio pode ocorrer a legitimidade ordinria e extraordinria (no caso do condmino representar os outros condminos). Assim, possvel que no ocorra a coincidncia de partes, caso em que chamada de legitimidade extraordinria, ou substituio processual, na qual aquele que vai a juzo no defende o seu direito, mas sim o do substitudo. Cuidado: Quando a me representa a criana no caso de legitimidade extraordinria, legitimidade ordinria.

Legitimidade x capacidade

Tipos de capacidade: - capacidade de ser parte - TODOS - capacidade de estar em juzo - s os maiores e capazes. Assim, a criana tem capacidade de ser parte, mas no tem capacidade de estar em juzo. A me vem apenas para integrar a capacidade da criana de estar em juzo.

Elementos identificadores da demanda Se no temos condio, no temos ao. As condies da ao so condies de existncia da ao. Elementos: - partes - quem pede e contra quem se pede - causa de pedir - fatos e fundamentos jurdicos do pedido (nota: fundamento jurdico diferente de fundamento legal) - pedido - pode ser imediato e mediato. O pedido imediato o provimento jurisdicional (declarar, condenar, etc). O pedido mediato o bem da vida que se quer (carro consertado, contrato assinado, etc).

MATRIA: Direito Processual Civil PROFESSORA: Stella Maciel Anotador: Mauricio A. S. Prado Aula 1

Litisconsrcio a pluralidade de pessoas nos plos da relao processual.

Quanto ao plo, o litisconsricio pode ser: - ativo - passivo - misto

Quanto ao momento de formao - inicial - indicado logo na inicial - ulterior - ocorre por meio de alguma das modalidades de interveno de terceiros

Quanto obrigatoriedade de formao - facultativo - necessrio

Quanto aos efeitos da deciso - simples - unitrio

Litisconsrcio multitudinrio o desmembramento do feito em tantos outros quantos bastem soluo do litgio. Verifica-se quando o nmero de litigantes for tal que cause tumulto no processo.

MATRIA: Direito Processual Civil PROFESSORA: Stella Maciel Anotador: Mauricio A. S. Prado Aula 1

Interveno de terceiros (DACON):

D enunciao da lide A ssistncia (simples e litisconsorcial) C hamamento ao processo O posio N omeao autoria

Assistncia a modalidade de interveno de terceiros na qual o assistente tem interesse na vitria de uma das partes e vai entrar no feito assistindo uma das partes. Ex. A aluga casa para B, que celebra contrato de sublocao com C. C paga, mas B no paga. A prope ao de despejo contra B. C no parte, mas ser afetado pelo resultado da deciso.

Assim, vemos que o assistente tem que ter relao com uma das partes. Essa relao tem que ser diferente da relao que est sendo discutida no juzo (se fosse a mesma, no seria assistente, seria parte). Cabe assistncia em todos os processos e procedimentos, exceto no juizado especial cvel e no processo de execuo. O assistente pode ingressar no feito em qualquer momento, mas recebe o processo no estado em que se encontrar. Esse o assistente simples.

Assistente litisconsorcial o titular do direito discutido em juzo, mas que ingressou no feito em um momento posterior propositura da demanda e por esta razo assim chamado.

MATRIA: Direito Processual Civil PROFESSORA: Stella Maciel Anotador: Mauricio A. S. Prado Aula 1

No parte. Parte quem ingressou no comeo, quem ingressou depois assistente litisconsorcial. Ex. condminos que estavam viajando, movido processo e s um deles que se encontrava no Brasil responde ao processo em nome de todos. Quando voltam, os demais condminos, se ingressarem no feito, sero assistentes litisconsorciais. Ao assistente litisconsorcial aplicam-se todas as disposies relativas ao assistente simples.

Oposio O opoente pretende obter para si, no todo ou em parte, o bem ou o direito que objeto de discusso em juzo. Parte-se da premissa de que existe um processo e que nesse processo existe a disputa de um bem. Ex. disputa de um carro por A e B. O individuo C impetra oposio contra ambos dizendo que o carro no nem de A, nem de B, mas sim dele. Natureza jurdica da oposio: Natureza jurdica de alguma coisa o que essa coisa significa para o direito. Oposio uma das modalidades de interveno de terceiro. Oposio tambm uma ao (tem que ter petio inicial, nos termos do art. 282, CPC) em que o opoente demanda os opostos (A e B). A oposio tem que ser antes da prolao da sentena. A oposio s cabe no processo de conhecimento, pelo procedimento comum ordinrio.

A ao de embargos de terceiro no interveno de terceiro, ao de procedimento especial. Ex. penhora de casa do devedor. Por erro foi penhorado o bem de pessoa diversa. Para liberar o bem, essa pessoa ingressa com a ao de embargos de terceiro. Ex.2 - meao do cnjuge. Ex.3 - compromisso de compra e venda no registrado, quando se penhora a casa vendida.

MATRIA: Direito Processual Civil PROFESSORA: Stella Maciel Anotador: Mauricio A. S. Prado Aula 1

Nomeao autoria Serve para correo do plo passivo. diferente da ilegitimidade passiva, porque na ilegitimidade passiva o autor indicou a pessoa errada. Na nomeao autoria o autor no sabe ao certo quem o ru. Quem nomeia a autoria o: - detentor de coisa alheia - cumpridor de ordens/instrues de terceiros

Detentor aquele que se comporta como se fosse dono da coisa. A posse e a propriedade tm proteo legal, a deteno no. Quem procede nomeao o ru, chamado de nomeante. S admissvel no procedimento comum ordinrio. A nomeao feita por simples petio. O nomeante no precisa apresentar resposta.

Chamamento ao processo Amplia os limites subjetivos da lide: aumenta o nmero de partes no processo. Cabimento: - solidariedade - fiana

Na nomeao tenho troca, no chamamento tenho ampliao. Na solidariedade pede-se a citao dos demais legitimados para que tambm respondam ao processo. Fiana - para chamar o devedor principal ou outros fiadores. O chamamento tem que ser efetuado no prazo para resposta, tem que ser feito pelo ru, s admitido nos procedimentos sumrio e ordinrio.

MATRIA: Direito Processual Civil PROFESSORA: Stella Maciel Anotador: Mauricio A. S. Prado Aula 1

Denunciao da lide a ao de regresso, ajuizada por qualquer das partes, durante o curso de uma demanda, para o caso de perd-la. Ex. caso da TV a cabo que corta antena coletiva, onde o condomnio cobra da professora o valor cobrado para consert-la, ela no paga e o condomnio a processa. Nessa ao, a professora faz a denunciao da lide empresa de TV a cabo. O denunciante, quando perde, nasce o direito de regresso contra o denunciado. A denunciao consiste na possibilidade de uma das partes j ir assegurando o seu direito de regresso, na eventualidade dele nascer. Ex. da seguradora. Demandar contra quem bateu no meu carro e tambm contra a seguradora. Quando a denunciao obrigatria, isso significa que a parte est proibida de exercer o direito de regresso fora da denunciao. o caso do inciso primeiro do art. 70, CPC. Art. 70, I, CPC - Evico Evico a perda do uso, da posse ou da propriedade de um bem, em virtude de uma sentena que o atribui a outrem. Momento da denunciao: - o autor deve denunciar na petio inicial - Ru - na resposta.

PROCEDIMENTO Processo o instrumento da jurisdio. Procedimento a forma como processo caminha.

Processo de conhecimento tem dois tipos de procedimentos: - comum - aplicado por excluso (se no for caso de procedimento especial, ser aplicado o procedimento comum). Subdivide-se em ordinrio e sumrio (art. 275, CPC) - especial - situaes especficas

MATRIA: Direito Processual Civil PROFESSORA: Stella Maciel Anotador: Mauricio A. S. Prado Aula 1

Os procedimentos especiais esto alocados no CPC, livro IV. Alm do CPC, pode haver procedimentos especiais na legislao extravagante: Ex. locao, CDC, Lei 9099/95, divrcio, alimentos, Lei de ao civil pblica, Lei de mandado de segurana, etc.

Processo de execuo Serve para cobrar, porque h crise de adimplemento. - cobrana de quantia - citao para pagar em 3 dias - entrega de coisa - Obrigao de fazer/no fazer - Fazenda pblica - citao para embargar em 10 dias. - alimentos - citao para pagar sob pena de priso.

Processo cautelar - arresto - sequestro - busca e apreenso - exibio de documentos - produo antecipada de provas - etc.

O Cdigo de processo civil est dividido em 5 livros: - livro I - processo de conhecimento - livro II - processo de execuo - livro III - processo cautelar - livro IV - procedimentos especiais (so subtipos do processo de conhecimento) - Livro V - disposies finais

MATRIA: Direito Processual Civil PROFESSORA: Stella Maciel Anotador: Mauricio A. S. Prado Aula 1

Procedimento comum sumrio (art. 275, CPC)

Critrios: - valor: causas de at 60 salrios mnimos. - matria: arrendamento rural e parceria agrcola, acidentes de veculo, revogao de doao, etc. As causas que encaixarem nesses incisos tramitam pelo procedimento comum sumrio, independente do valor. A principal caracterstica do procedimento comum sumrio a concentrao de atos. Teoricamente ele tramitaria mais rpido que o comum ordinrio. Nada impede que o juiz transforme o procedimento comum sumrio em comum ordinrio em caso de necessidade de prova complexa. Nada impede tambm que a parte use o procedimento comum ordinrio.

Petio inicial no rito sumrio Se quiser produzir provas: Testemunhal - deve indicar o rol de testemunhas Se quiser produzir provas periciais - deve trazer os quesitos a serem respondidos pelo perito e deve indicar o assistente tcnico. Se no trouxer j na petio inicial estes itens, ocorrer a precluso. Precluso: consiste na perda da faculdade de praticar o ato. Aps a petio inicial vem a citao para comparecer em audincia, onde se faz a tentativa de acordo. Se este no for possvel, o ru dever apresentar a resposta.

Respostas do ru. - excees - so incidentes nos quais se alega ou a incompetncia ou a suspeio do juzo. - contestao - deve ser apresentada em audincia - reconveno - no admitida.

MATRIA: Direito Processual Civil PROFESSORA: Stella Maciel Anotador: Mauricio A. S. Prado Aula 1

Assim, no se admite no sumrio: - reconveno - ao declaratria incidental - interveno de terceiros, salvo a assistncia, o recurso de terceiro prejudicado, interveno fundada em contrato de seguro.

Recurso de terceiro prejudicado - o recurso do terceiro prejudicado. O recurso pode ser qualquer um (apelao, agravo, etc, depende da deciso). Normalmente quem recorre o assistente.

Prxima aula: contra-ataque no procedimento sumrio.

Potrebbero piacerti anche