Sei sulla pagina 1di 2

Direito Constitucional Dia 18/06/2011 Artigo 103-A da Constituio Federal:

Art. 103-A. O Supremo Tribunal Federal poder, de ofcio ou por provocao, mediante deciso de dois teros dos seus membros, aps reiteradas decises sobre matria constitucional, aprovar smula que, a partir de sua publicao na imprensa oficial, ter efeito vinculante em relao aos demais rgos do Poder Judicirio e administrao pblica direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como proceder sua reviso ou cancelamento, na forma estabelecida em lei. 1 A smula ter por objetivo a validade, a interpretao e a eficcia de normas determinadas, acerca das quais haja controvrsia atual entre rgos judicirios ou entre esses e a administrao pblica que acarrete grave insegurana jurdica e relevante multiplicao de processos sobre questo idntica. 2 Sem prejuzo do que vier a ser estabelecido em lei, a aprovao, reviso ou cancelamento de smula poder ser provocada por aqueles que podem propor a ao direta de inconstitucionalidade. 3 Do ato administrativo ou deciso judicial que contrariar a smula aplicvel ou que indevidamente a aplicar, caber reclamao ao Supremo Tribunal Federal que, julgando-a procedente, anular o ato administrativo ou cassar a deciso judicial reclamada, e determinar que outra seja proferida com ou sem a aplicao da smula, conforme o caso."

- Edio, reviso e o cancelamento (formas de impugnar a smula vinculante) de smula vinculante: os legitimados de propor ADI (CF); defensor pblico geral da Unio; todos os tribunais; membros se for parte (Lei 11.417/06). - STF aps reiteradas decises sobre matrias constitucionais; - A Smula tem por objetivo a interpretao, validade e eficcia de uma norma determinada que haja uma controvrsia atual de uma insegurana jurdica multiplicao por questo idntica; - Quando a Smula no aplicada ou indevidamente aplicada, a pessoa prejudicada poder apresentar RECLAMAO junto ao STF; O STF ir anular o ato administrativo ou cassa a deciso, determinando outra proferida com ou sem aplicao (obs: no o prprio STF que profere a deciso, neste caso); - No pode ser proposta uma ADIN contra uma Smula, pois ADIN contra normas, leis; os mesmos legitimados podem solicitar a edio reviso e o cancelamento; ADI: Artigo 102, I, a e 2 e artigo 103 CF; Lei 9.868/99 - declarao de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual. - No cabe ADI para normas municipais; - No cabe ADI para normas da constituio originaria; - No cabe ADI para normas anteriores a constituio; - Legitimados para propor ADI: presidente; mesa da cmara, mesa do senado, procurador geral da repblica (chefe do MP), governadores do DF, mesa de assembleia legislativa ou da cmara legislativa do DF, confederao sindical, entidade de classe de mbito nacional, conselho federal da OAB, partido politico representado no congresso nacional. - Art. 103, IV,V, IX: governadores do DF, mesa de assembleia legislativa ou da cmara legislativa do DF, confederao sindical, entidade de classe de mbito nacional; esses legitimados devem demonstrar pertinncia temtica (objeto da norma (contedo assunto) tem que guarda relao com o interesse que esse legitimado representa). - Art. 103 3 CF: estabelece que o advogado geral da unio ir fazer a defesa da norma. - A jurisprudncia do STF tem admitido que o advogado geral da unio no defenda a norma, especialmente quando j houver uma deciso do STF declarando a lei inconstitucional;

- Art. 103, 1 CF: o procurador geral da repblica ouvido; - Art 10 a 12 da Lei 9.868/99: cautelar ir suspender a norma com efeito ex nunc. - Deciso de mrito (art. 102, 2 CF) erga omnes e vinculante aos rgos judiciais e administrativos (direto, indireta e municipal, federal e estadual): .se julgar procedente declara inconstitucional (regra: ex tunc; ou art. 27 da Lei 9.868/99: modulao dos efeitos da deciso); .se julgar improcedente declara constitucional (efeito ex tunc) ADC: artigo 102, I, a e 2 CF e artigo 103 CF; Lei 9.868/99 - declara constitucional a lei ou ato normativo federal; - ADC somente se houver controvrsia; - os legitimados ADC so os mesmos da ADI: art. 103, CF; lembrando que o art. 13 da Lei 9.868/99 foi derrogado; - o procurador geral da republica tambm ser ouvido conforme ADI; - cautelar: artigo 21 da Lei 9.868/99 - quando julga improcedente: declara inconstitucional - quando julga procedente: declara constitucional. ADPF Arguio de descumprimento de preceito fundamental: art. 102, 1 CF - ser julgada pelo STF nos termos da lei 9.882/99; - sempre que houver uma leso ao preceito fundamental (princpios vetores da constituio). - controvrsia constitucional de lei ou ato normativo federal, estadual, municipal, includos os anteriores CF; - art. 4, 1 da Lei 9.882/99 diz que s cabe ADPF se no houver outro meio de sanar a leso, ou seja, uma ao subsidiria; - legitimados so os mesmos da ADI - a deciso tambm erga omnes e vinculante para os rgos do poder pblico (judicirio e administrao pblica); Obs.: ADI, ADC, ADPF e Smula Vinculante NO vinculam o poder legislativo. Controle de constitucionalidade Estadual: art. 125, 2 da CF - Sempre que houver lei ou ato normativo municipal ou estadual que seja contrrio Const. Estadual cabe ADI no Tribunal de Justia; - os legitimados devem estar previstos na Const. Estadual, mas no se pode prever apenas um.

Potrebbero piacerti anche