Sei sulla pagina 1di 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARABA PROGRAMA DE PS GRADUAO EM CINCIA DA INFORMAO

DISCIPLINA: Tecnologia da Informao e da Comunicao CURSO/PERODO: Mestrado em Cincia da Informao (PPGCI-UFPB) / 2013.1 PROFESSOR: Dr. Jlio Afonso S de Pinho Neto ALUNA: Jailma Simone Gonalves Leite ATIVIDADE: Resenha Crtica/ A teoria Crtica: ontem e Hoje Freitag (1986)

RESENHA CRTICA O pensamento alemo, durante um perodo de cem anos (1850 a 1950), dominou parte do cenrio intelectual do ocidente. Sua ascenso se deu durante a formao do moderno estado germnico, perodo do II Reich, ou repblica de Weimar. Da transformou-se numa das potncias mundiais, tendo sua queda aps duas grandes guerras mundiais. Nesses cem anos, muitos intelectuais obtiveram ascenso, a exemplo de Marx e Nietzsche, filsofos crticos e contestadores sobre as ideologias e partidos que se formaram. Cronologicamente a filosofia alem, em sua fase urea, passou por cinco etapas, onde cada uma se destacou com pensamentos divergentes, no entanto, a ltima foi quando iniciouse o que pode ser considerado a queda ou declnio desse apogeu em razo das dicotomias de seus pensadores. O primeiro desses momentos foi o idealismo clssico, que teve Kant, Hegel, Herder e outros. O segundo pode ser identificado como perodo de exlio, onde o pensador que liderava era Karl Marx acompanhado de Friedrich Engels. O terceiro, marcado por Nietzche, seguido do quarto momento, j no sculo XX, caracterizado pelo ecletismo. Por ltimo, a teoria crtica, representada pela Escola de Frankfurt, fundada em 1924, cuja discusso histrica e filosfica tratada por Freitag (1986). A autora evidencia os expoentes filsofos da poca, cujos pensamentos lanaram luz aos estudos dos tormentos da vida moderna, conforme Freitag (1986) ao definir uma das correntes da Escola de Frankfurt, a Dialtica do Esclarecimento: A onipotncia do sistema capitalista, reificado no mito da modernidade, estaria, segundo essa nova anlise, deturpando as conscincias individuais, narcotizando a sua racionalidade e assimilando os indivduos ao sistema estabelecido.

Ora, sendo assim, esse axioma atribudo aos resultados do capitalismo denota o esfacelamento e morte da razo kantiana, provocando uma ruptura dos paradigmas do materialismo histrico. Esse conceito fica fora da anlise de Freitag (1986), defendendo o historicismo da Escola de Frankfurt sem qualquer esclarecimento sobre os objetivos e a inspirao Marxista. No se pode negar a importncia dos estudos, provocados pela teoria crtica, na era ps-moderna. Principalmente quanto a atitude crtica sobre o pensamento de Marx apoiado em campos do conhecimento com a economia, sociologia, psicologia entre outros. As reflexes multidisciplinares fez nascer um socialismo democrtico, embora o estudo da sociedade industrializada no tenha tomado um carter de sistema, mas investigaes de ordem interdisciplinar. E foram justamente essas reflexes e pensamentos divergentes que levaram as teorias e crticas da Escola de Frankfurt para o limiar da interdisciplinaridade social. Embora, seja reconhecida a singularidade de alguns afiliados no compartilhamento de ideais. No entanto, na tentativa de preencher omisses do marxismo tradicional, alguns tericos buscaram retirar de outras linhas de pensamento ensaios de sociologia antipositivista, psicanlise, filosofia existencialista e outras disciplinas, o que contribuiu para a caracterizao da interdisciplinaridade. Mais adiante, em seu artigo, Freitag (1986) discute a dialtica da razo e a crtica da cincia, onde destaca a permanncia dos frankfurtianos, agora com outra roupagem, com multiplicidade de trabalhos, o que vem chamar a ateno das novas geraes de crticos. Nesse aspecto, a autora aponta trs momentos que so considerados estratgicos. O primeiro deles evidencia a contraposio de Horkheimer entre teoria tradicional e teoria crtica. Depois aparece a disputa em torno do positivismo e da dialtica, travada entre Popper e Adorno (1961) e por ltimo o trabalho sintetizado na obra conjunta de Habermas e Luhmann que a Teoria da Sociedade ou Tecnologia Social (1972), esta onde h o confronto entre a razo sistmica e a razo comunicativa. O texto em anlise no apresenta, de maneira clara e pontual, um dos principais pontos da teoria crtica, ditado pela anlise da sociedade burguesa a partir de pressupostos marxistas. Diversos autores censuram o pensamento marxista, acusando-o de objetivar a mudana das estruturas da sociedade moderna capitalista, no entanto, objetivo. No entanto, pretendia-se pregar uma sociedade sem violncia, sem revoluo ou qualquer tipo de terrorismo, ou seja, a inclinao utopia de uma construo de uma sociedade onde se

impere a ordem, a justia e a superao da pobreza. Esse ideal estaria sendo apregoado pelos tericos de Frankfurt como modelo de socialismo nico para superar as injustias, embora no apregoem a ausncia da fora de pela classe dominante, mas que todos tivessem controle da produo. Outro ponto a ser considerado a crtica da filosofia tradicional, onde a metafsica e a religio so consideradas ideolgicas da sociedade burguesa. Inacessvel aos operrios relegados ao infortnio e explorao material. E por fim, a crtica da razo, onde esta tem sido materializada objetivando benefcios em detrimento o puro mbito do saber, por isso, toda cultura sofreria a degradao a uma cultura puramente consumista, mecanizada e ditada por efeitos da robtica. A partir dessa transformao, Freitag (1986) registra a noo de razo instrumental, oriunda do pensamento frankfurtiano. Nesse sentido, a razo instrumental nasce quando o sujeito do conhecimento toma a deciso de que conhecer dominar a natureza e os seres humanos. No entanto, no apresenta as razes para tal teoria. Em outros estudos possvel se valer da ideia de que a razo, ao se tornar instrumental, coloca a cincia margem do acesso aos conhecimentos verdadeiros, passando assim a se tornar uma dominao, poder e explorao, conforme filosofias alems. Em termos gerais, o que pode ser compreendido que todas as linhas de pensamento dos afiliados frankfurtianos foram regidas por acontecimentos denotveis que ocorreram ao redor deles. A busca incessante de modelos tericos de modelo multidisciplinar, misturados com trabalhos in loco, permitiu a todos entenderem o teor e as motivaes para tais ocorrncias. Embora, muitos colaboradores da teoria crtica estiveram sempre na primeira linha da reflexo crtica sobre os principais aspectos da economia, da sociedade e da cultura de seu tempo, sendo, em alguns casos, participar da militncia poltica, resultando em perseguies pelos meios conservadores, responsveis pela ascenso e apogeu dos regimes totalitrios europeus da poca. Quantitativamente, foram muitos os intelectuais alemes, que entre as dcadas de 30 e 50, movimentaram e inquietaram os seus diretores, ou seja, aqueles que ocuparam o ofcio de reger os frankfurtianos. Os pensadores, em sua maioria, deixaram significativa contribuio cincia social, bem como a cultura em geral.

Potrebbero piacerti anche