Sei sulla pagina 1di 6

Tratados da Unio Europeia

A Unio Europeia assenta no primado do direito, ou seja, todas as suas aces so fundadas nos tratados, os quais so voluntariamente e democraticamente aprovados por todos os estados-membros. Os tratados tiveram de ser alterados sempre que se registou a adeso de novos estados-membros. Alm disso, praticamente em todas as dcadas, os tratados tm sido alterados para proceder a reformas das instituies da UE e atribuir-lhe novas reas de responsabilidade. A Unio Europeia fundamenta-se juridicamente em quatro tratados: O tratado que institui a Comunidade Europeia do Carvo e do Ao (CECA), o tratado que institui a Comunidade Econmica Europeia (CEE), o tratado que institui a Comunidade Europeia de Energia Atmica (Euratom) e o tratado da Unio Europeia (UE).

Cidadania Europeia
A cidadania europeia foi instituda pelo tratado de Maastricht em 1993. Posteriormente a esse tratado, proveio o tratado de Amsterdo que procedeu a uma reviso do anterior, ratificando que cidado da Unio Europeia qualquer pessoa que tenha a nacionalidade de um estadomembro, e definindo que a cidadania europeia complementar de cidadania nacional, no a substituindo. O estatuto de cidadania europeia buscou estipular vnculo directo entre cidados dos estados-membro e a Unio Europeia, criando uma identidade colectiva, e para isso foram atribudos direitos e deveres aos cidados comunitrios. A cidadania europeia, assim como o processo de integrao da UE so processos contnuos, que precisam e dever ser aperfeioados ao longo do tempo.

Tratado de Maastricht
O Tratado de Maastricht, tambm conhecido como Tratado da Unio Europeia, foi o tratado que constituiu politica e economicamente a Unio Europeia. Foi assinado em 7 de Fevereiro 1992 na cidade Maastricht (Holanda). Todos os estados-membros da Comunidade Econmica assinaram o tratado. O tratado definiu os pilares principais para garantir a integrao e funcionamento da Unio Europeia. Outro item importante do tratado definiu o processo de transio futura para a moeda nica (euro). Os trs pilares definidos no tratado foram: - Comunidades Europeias (Comunidade Europeia do Carvo e do Ao; Comunidade Europeia de Energia Atmica e Comunidade Economia Europeia); - Poltica Externa e de Segurana Comum; - Cooperao policial e judiciria em matria penal.

Tratado de Maastricht
Estrutura do Tratado:

O tratado de Maastricht composto por sete ttulos, que abordam os principais temas: I - Instituio da Unio Europeia II - Modificao do Tratado de Roma de 1957, que instituiu a CEE (Comunidade Econmica Europeia) renomeada para Comunidade Europeia; III - Modificao do Tratado que institui a CECA (Comunidade Europeia do Carvo e do Ao) e a Euratom (Comunidade Europeia de Energia Atmica); IV - Disposio sobre a poltica externa e de segurana comum; V - Disposies em matria de cooperao policial e judiciria em matria penal; VI - Disposio relativas a cooperao reforada; VII - Disposies finais. O tratado de Maastricht sofreu alteraes posteriores em duas oportunidades: tratado de Amsterdo (2 de Outubro de 1997) e tratado de Nice (26 de Fevereiro de 2001).

Tratado de Lisboa
Foi assinado em 12 de Dezembro de 2008, e dotou a Unio Europeia de instituies modernas e de mtodos de trabalho eficientes que lhe permitiram dar uma resposta efectiva aos desafios actuais. Num mundo em rpida mutao, os europeus contam com a Unio Europeia para tratar de questes como a globalizao, as alteraes climticas, a segurana e a energia. O Tratado de Lisboa visou reforar a democracia na Unio Europeia e melhorar a sua capacidade de defender os interesses dos seus cidados no dia a dia.

Direitos dos Cidados Europeus

Potrebbero piacerti anche