Sei sulla pagina 1di 33

Simulado LXX

Concurso da Polcia Federal

Perito Criminal Federal rea 6 Qumica / Engenharia Qumica

Questes baseadas num provvel edital para o prximo concurso de Perito, considerando o edital anterior. Elaborao das questes: Robson Timoteo Damasceno / ngelo Arago / Wellington Alves Bons Estudos e Rumo ANP!

Conhecimentos Bsicos
Texto para os itens de 1 a 10 1 As eleies no Brasil mobilizam os veculos de informao tambm pelo anedotrio 4 que produzem. Curiosamente, a presena crescente de indgenas no processo eleitoral nos transmitida exatamente nesse registro. De certo modo, a participao dos indgenas na disputa 7 por vagas nos Poderes Legislativo e Executivo apresentada no mesmo tom de estranheza com que o jornalismo brasileiro descreve xinguanos paramentados com sandlias havaianas e 10 cales adidas. como se a candidatura indgena selasse, solenemente, a inexorvel aculturao. Para alm desse anedotrio h, de fato, muito que refletirmos. Afinal, os mais diversos 13 povos indgenas esto lidando com as grandes instituies da sociedade branca e com processos polticos pertencentes a uma gramtica social e simblica que lhes absolutamente 16 estranha, ao menos na maneira como estamos acostumados a pensar. A comear pela representao poltica, que envolve, no mnimo, premissas e categorias mentais muito distintas 19 dos modos nativos de fazer poltica. A poltica, que em muitas formulaes nativas atravessa a vida social de maneira 22 ampla, articulando-se simultaneamente s regras do parentesco, ao complexo ritual e religioso, ao discurso cosmolgico, passa ento a circular em uma ordem especfica, a ordem 25 poltica, regida por uma racionalidade burocrtica e fundamentada em valores que se pretendem universalmente vlidos. Formas tradicionais de liderana poltica como, por 28 exemplo, a assumida pelo sbio ancio, com sua oratria sensvel, seu zelo pela reatualizao permanente do legado mitolgico e da tradio, seu prestgio guerreiro cedem 31 lugar para uma nova forma de liderana, dessa vez protagonizada por jovens talentosos, escolarizados, falantes do portugus, minimamente conhecedores dos cdigos e peculiaridades do mundo dos brancos.
Marcos Pereira Rufino. Instituies dos brancos. Internet: <www.pib.socioambiental.org>, set./2000 (com adaptaes).

A partir das ideias do texto, julgue os itens seguintes. 1 No texto, defende-se que, embora no seja um fato notrio, brancos e ndios so culturalmente afins. 2 Conclui-se da leitura do texto que jovens brancos que frequentam ou frequentaram a escola tendem a tomar o lugar dos velhos sbios nas tribos indgenas. 3 Um dos motivos pelos quais as eleies chamam tanto a ateno na mdia o fato de se contarem muitas anedotas nos programas eleitorais. 4 A participao de indgenas no processo eleitoral brasileiro enseja um repertrio de piadas, de acordo com o texto. 5 Afirma-se no texto que a presena de um candidato indgena nas eleies governamentais ratifica a desnaturao dos povos indgenas.

Com relao a aspectos lingusticos do texto, julgue os itens a seguir. 6 De acordo com a prescrio gramatical, na linha 17, o emprego da vrgula que antecede a expresso no mnimo torna obrigatrio, no texto, o emprego da vrgula que a sucede. 7 A forma verbal (linha 6) est flexionada no singular porque concorda com o nome disputa (linha 5). 8 A locuo verbal esto lidando (linhas 12-13) poderia ser substituda pela forma verbal lidam, sem prejuzo da correo gramatical ou do sentido do texto. 9 O vocbulo gramtica (linha 14), no texto, empregado com o sentido de sistema. 10 A expresso ao menos (linha 15) poderia ser substituda, sem prejuzo semntico ou sinttico para o texto, pela expresso at mesmo. Nos itens a seguir so reproduzidos trechos de textos. Julgue-os quanto correo gramatical. 11 Os Alpes foi escalado por uma equipe de alpinistas cegos. 12 Havia alegria e rumor, estrondos de bombas na virada de ano. 13 Embora estivesse agradando o cozinho, quase foi mordido. 14 Puseram-se discutir em voz alta. 15 Era duro encarar aquela nova situao de viuvz. Sobre as regras de redao oficial, julgue os prximos itens. 16 No se inicia perodo com algarismo arbico, devendo o nmero ser grafado por extenso, independentemente de ser cardinal ou ordinal. 17 Grafam-se por extenso os numerais expressos num nico vocbulo e em algarismos aqueles que exigem mais de uma palavra para serem veiculados. 18 Nas datas escritas por extenso, indicam-se o dia e o ano em algarismos arbicos e o ms pelo nome correspondente. Nas abreviadas, os trs elementos so expressos em algarismos arbicos e aparecem separados por hfen ou barra. Acerca dos conceitos de segurana da informao, assinale a opo correta. 19 - Um antivrus tem como funo regular o trfego de dados entre redes distintas e impedir a transmisso e(ou) recepo de acessos nocivos ou no-autorizados de uma rede para outra. 20 - Backup o hardware responsvel por evitar a perda de informaes no computador. 21 - Criptografia uma das tcnicas utilizadas para o reconhecimento de manuscritos. 22 - Autenticao o processo de identificar um usurio para o servidor de diretrio.

Com relao Internet e intranet, assinale a opo correta. 23 - A diferena bsica entre Internet e intranet que, na ltima, no so necessrios navegadores para se realizar a busca de informaes. 24 - O Internet Explorer e o Firefox so exemplos de software utilizados para a navegao em pginas da Web. 25 - O Outlook Express, por ser um cliente simples de correio eletrnico, no permite a utilizao de mais de uma conta de e-mail. 26 - Um grupo de discusso um recurso da Internet que possibilita conversas entre usurios, desde que eles estejam online. Robson, candidato ao cargo de Escrivo de Polcia Federal, necessitando adquirir livros e apostilas para se preparar para o concurso, utilizou um site de busca da Internet e pesquisou em uma livraria, especializada nas reas de direito, administrao e economia, que vende livros nacionais e importados. Nessa livraria, alguns livros de direito e todos os de administrao fazem parte dos produtos nacionais. Alm disso, no h livro nacional disponvel para Administrao na livraria e nem apostilas importadas no site. Com base nas informaes acima, possvel que Robson, em sua pesquisa, tenha: 27 Encontrado uma apostila nacional tratando de Administrao. 28 Adquirido da livraria um livro importado de Direito. 29 Selecionado para compra uma apostila de Arquivologia. 30 Comprado o mesmo livro tanto pelo site quanto pela livraria. Para uma investigao a ser feita pela Polcia Federal, ser necessria uma equipe com 2 escrives e 5 agentes. Para formar essa equipe, a coordenao da operao dispe de 20 agentes, sendo 5 da superintendncia regional de Minas Gerais, 10 da regional de So Paulo e 5 da regional do Rio de Janeiro. Dispe tambm de 10 escrives, sendo 6 mulheres e 4 homens. Na equipe, todos tero atribuies semelhantes, de modo que a ordem de escolha dos agentes e escrives no ser relevante. Com base nessa situao hipottica, julgue os itens seguintes. 31 - Podero ser formadas, no mximo, 20 19 18 17 16 10 x 9 equipes distintas. A respeito de nossa Constituio, avalie os prximos itens. 32 - A Constituio Federal de 1988, em sua redao original, estabelecia limitaes de natureza temporal que no permitiram a reforma do texto constitucional durante certo intervalo de tempo. 33 - Com base no critrio da estabilidade, a Constituio Federal de 1988 pode ser classificada como semirrgida, por comportar modificaes de seu contedo, exceto com relao s clusulas ptreas. 34 - A CF, quanto origem, promulgada, quanto extenso, analtica e quanto ao modo de elaborao, dogmtica. 35 - A CF vigente, quanto sua alterabilidade, do tipo semiflexvel, dada a possibilidade de serem apresentadas emendas ao seu texto; contudo, com quorum diferenciado em relao alterao das leis em geral.

Acerca do Direito Penal, julgue os prximos itens. 36 Os crimes praticados por servidor contra a administrao pblica so circunscritos s hipteses previstas no Cdigo Penal. 37 Prestar a criminoso auxlio destinado a tornar seguro o proveito do crime, na forma de receptao, conduta tpica de favorecimento real. 38 Ares, funcionrio do Servio de guas e Esgotos do Municpio, entidade paraestatal, desviou em proveito prprio a quantia de R$ 5.200,00 referente ao pagamento de contas em atraso efetuadas por um usurio. Nessa hiptese, Ares cometeu crime de emprego irregular de rendas pblicas. 39 No ordenamento jurdico brasileiro, a natureza jurdica do concurso de pessoas justificada pela adoo da teoria monista, na qual inexistem desvios subjetivos de conduta. 40 Para a caracterizao do crime de calnia, imprescindvel a imputao falsa de fato determinado e definido na lei como crime ou contraveno penal. Com relao ao Direito Processual Penal, analise os itens a seguir. 41 Uma vez instaurado o inqurito policial, possui a autoridade policial liberdade para decidir acerca das providncias pertinentes ao xito da investigao. 42 Em caso de leses corporais, se o primeiro exame pericial tiver sido incompleto, proceder-se- a exame complementar por determinao da autoridade policial ou judiciria, de ofcio, ou a requerimento do Ministrio Pblico, do ofendido ou do acusado, ou de seu defensor. 43 So provas ilegais as ilcitas, as ilegtimas e as provas ilcitas por derivao. 44 No caso de no-comparecimento do perito, sem justa causa, a autoridade poder determinar a sua conduo. 45 Chama-se prova ilcita quela que viola regras do direito processual, embora no necessariamente em nvel constitucional. Sobre o Direito Administrativo, avalie os itens subsequentes. 46 O procedimento de avaliao peridica de desempenho no pode ensejar a perda do cargo do servidor pblico estvel. 47 O controle da Administrao Pblica Federal pelo Poder Legislativo exercido apenas por meio das comisses especializadas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal. 48 A concesso se extingue por falncia ou extino da empresa concessionria. 49 A auto-executoriedade atributo dos atos administrativos, consistente na possibilidade de imediata e direta execuo de atos pela prpria administrao. Assim, ao contrrio dos particulares em geral, os crditos de que a administrao for titular, contra um contribuinte, por exemplo, podem ser executados diretamente pela estrutura fazendria do ente federativo, independentemente de ordem judicial 50 Agentes delegados so os que recebem a incumbncia da Administrao para represent-la em determinado ato ou para praticar certa atividade especfica, mediante remunerao.

Conhecimentos Especficos
Sobre os conceitos de fsico-qumica, julgue os itens como corretos ou errados. 51 - Quando uma pilha alcalina que para de funcionar, ela no capaz de formar mais energia. Esse fenmeno ocorre porque no interior da pilha as reaes cessaram. 52 - Para haver converso contnua de trabalho em calor necessrio duas fontes que tenham diferenas de temperatura. Nessa transformao, quando o trabalho gerado, muito calor perdido. Atravs de um balano de energia, pode-se saber o quantitativo que se transformou e trabalho ou calor. Esses conceitos podem ser assimilados aos conceitos da terceira lei da termodinmica. 53 - Uma garrafa trmica que acaba de ser enchida com caf quente lacrada de modo que sua situao considerada ideal. Aps 30 minutos a garrafa aberta e percebe-se, pelo barulho provocado, que a presso da garrafa era maior que a presso atmosfrica. A segunda lei da termodinmica explica esse fenmeno. 54 - Entropia uma funo de estado, porque uniforme em todo o sistema, o sistema pode ser todo dividido ou somado, no importa a modificao neste, a propriedade ser sempre a mesma para aquelas condies. 55 - Em gases que tm o volume molar maior que o previsto pelos gases ideais, dizemos que as foras repulsivas predominam. E em gases com o volume molar menor que o previsto, dizemos que as foras atrativas predominam. Sobre cintica qumica, observando sempre que necessrio a tabela abaixo, responda o item como correto ou errado.

56 - A ordem global da reao 3. 57 - A constante de velocidade nessa temperatura 0,4 aproximadamente. 58 - Ao se triplicar [NO], a velocidade da reao aumenta 9 vezes. 59 - Quanto maior a concentrao de NO, mais rapidamente a reao entrar em equilbrio. 60 - Quase todas as reaes so o resultado de vrias etapas chamadas reaes elementares. A respeitos dos conceitos de cido e base, julgue os prximos itens. 61 A ordem de estabilidade termodinmica dos complexos de :N(CH 3)3 com BX3 BF3<BCl3<BBr3. 62 Uma das classes mais importantes de cidos de Lewis aquela pelos elementos mais pesados do grupo do Nitrognio. Estes cidos, como SbF6, esto entre a classe mais forte de cidos, chamados de super-cido, por sua capacidade de protonar praticamente todos compostos orgnicos.

63 Uma substncia que pode atuar tanto como cido de Lewis quanto como base de Lewis o dixido de enxofre, SO2. 64 Compostos que apresentam uma acidez de Lewis interessante so os halognios Br2 e I2. Estes compostos so cidos de Lewis moderados e esta acidez manifestada, por exemplo, na dissoluo destes compostos em solventes orgnicos como propanona. 65 Na acidez de Bronsted o prton, H , era o nico receptor de par eletrnico. Na acidez de Lewis, porm, existe uma variedade de receptores e, desta forma, uma variedade de fatores a serem considerados na interao entre doadores e receptores de eltrons. 66 cidos duros ligam-se a bases moles. 67 A principal explicao para a dureza ou moleza est na caracterstica das interaes eletrostticas ou covalentes serem mais importantes no complexo. 68 cidos e bases moles so mais polarizveis e a ligao covalente mais importante. Ainda sobre os conceitos da Qumica Inorgnica, julgue os itens abaixo. 69 Os elementos no-metlicos forma ligaes covalentes entre si por doaes de eltrons. 70 Todas as ligaes covalentes simples so ligaes sigma. 71 Os compostos mais estveis dos metais alcalinos so aqueles formados com nions de tamanho diverso daquele do ction. 72 Os ismeros geomtricos dos complexos metlicos giram o plano da luz polarizada em direes opostas. 73 Uma ligao covalente um par de eltrons compartilhados. 74 cidos moles tendem a se ligar em bases moles. 75 As interaes dispersivas de London so mais fortes do que as interaes de ponte de hidrognio para a molcula de gua. Acerca dos conceitos da Qumica Orgnica, avalie os prximos itens. 76 lcool etlico e dimetil ter so ismeros constitucionais. 77 cidos carboxlicos no substitudos tm pK A em torno de 3 a 5. 78 Sob mesmas condies, alcois primrios so mais fceis de desidratar do que alcois tercirios. 79 Durante a desidratao de alcois, podem ocorrer rearranjos, de forma a levar o carboction secundrio para um carboction tercirio mais estvel. 80 Dihaletos vicinais produzem alcinos por reaes de eliminao. 81 As ligaes carbono-carbono so mais curtas nos alcinos do que nos alcanos. 82 Cicloalcanos dissubstituidos costumam apresentar isomeria cis-trans.
+

83 teres tm ponto de ebulio comparveis aos alcanos de mesmo peso molecular. 84 teres tm ponto de ebulio bem maior do que os alcois de peso molecular parecido. 85 teres so compostos praticamente insolveis em gua. 86 As ligaes C-H mais curtas so aquelas que possuem maior carter s. 87 Alcenos e alcinos reagem com hidrognio na presena de catalisadores metlicos como nquel e paldio para produzir alcanos. 88 Algumas das formas de produo de alcois so hidratao, oximercuriaodesmercuriao e hidroborao-oxidao de alcenos. 89 O tomo de oxignio de um lcool bsico e nucleoflico. 90 Em baixas temperaturas e na presena de bons nuclefilos, alcois sofrem reaes de eliminao E1 ou E2. 91 Carboctions so bases de Lewis. 92 O aumento da temperatura favorece as reaes SN2 contra as reaes E2. 93 cidos carboxlicos reagem com cloreto de acila na presena de piridina formando anidridos de cido. 94 cidos carboxlicos reagem com alcois para formar steres. 95 Brometos de alquila e iodetos reagem com hidrogenossulfato de potssio para formar tiis. Sobre os conceitos da Cromatografia, avalie os prximos itens. 96 Na cromatografia, o detector FID um detector cromatogrfico, capaz de fornecer um valor total da intensidade e discriminando os ons-fragmentos produzidos durante a ionizao na chama. 97 Na cromatografia gasosa, ao contrrio do que acontece na maioria dos mtodos cromatogrficos, a interao entre a fase mvel e o analito no importante. 98 O termo HPLC usado para descrever as tcnicas mais modernas de cromatografia lquida, que tipicamente usam partculas de pequenos dimetros ( aproximadamente 10 m) e altas presses. 99 Em anlises cromatogrficas de materiais biolgicos o detector de condutividade trmica, por ser destrutivo, deve ser evitado. 100 Em cromatografia gasosa quanto mais voltil a substncia analisada mais fino deve ser o filme da fase estacionria. 101 A cromatografia um mtodo de separao caracteristicamente qualitativo, fornecendo poucas informaes quantitativas sobre a amostra analisada. 102 Em cromatografia usa-se o termo nmero de pratos tericos, para descrever os estgios com separao dentro da coluna, em que vo se formando equilbrios de transferncia de massa. 103 No detector de emisso atmica, usado em CG, o eluente introduzido em um plasma de hlio energizado por microondas.

104 Entre as maneiras de localizar manchas de analitos em CCD esto uso de materiais fluorescentes na fase estacionria (para posterior anlise em luz UV) e uso de solues que reagem com os analitos, como soluo de iodo ou cido sulfrico. 105 Permeao por gel um tipo de cromatografia por excluso na qual o recheio hidroflico, sendo usada para separar espcies polares. 106 Comparativamente, a HPLC tem como vantagens sobre CG ser aplicvel a espcies no volteis e termicamente instveis, e a maior facilidade de ser acoplada ao espectrmetro de massas. 107 Em HPLC utiliza-se eluies isocrticas, que so aquelas feitas com variao na composio do solvente durante a anlise. 108 Os detectores mais utilizados para HPLC so os de ndice de refrao. 109 Colunas quirais podem ser usadas em cromatografia gasosas para separar enantimeros. 110 Detectores termoinicos so universais. Sobre os conceitos da Qumica Analtica ainda, avalie os prximos itens. 111 A dualidade onda-partcula importante para a compreenso dos fenmenos ligados a radiao eletromagntica, bem como a eltrons, prtons e outras partculas elementares. 112 Para que seja til em estudos espectroscpicos, uma fonte deve gerar um feixe de radiao com potncia suficiente para que a medida e a deteco sejam facilitadas. 113 So exemplos de fontes para a regio do UV-Vcuo e no IV-distante lmpadas de ctodo oco e de argnio. 114 Quanto maior o poder de resoluo de um monocromador, melhor ele . 115 Na espectrometria tica, a atomizao um processo muito importante antes das medidas de absoro, emisso ou fluorescncia. 116 A atomizao por descarga por emisso importante para a anlise dos metais e outras amostras condutoras, embora com modificaes. 117 A espectrometria de emisso por plasma tem como vantagem sobre os mtodos de absoro a baixa interferncia entre os elementos. 118 Um espectro contnuo na regio do ultravioleta geralmente produzido com o uso de lmpadas de hidrognio e deutrio em baixas presses. 119 A regio mais empregada em anlises de IV aquela de 14000 a 4000 cm . 120 A espectrometria de massa molecular de pouca aplicao, devido ao seu uso restrito para poucos tipos de amostras. Resolues das questes e gabarito no grupo PCF Qumica: http://groups.yahoo.com/group/Grupo_PCF_Quimica-2008/ Endereos dos tpicos de discusso no Frum CW: http://concursos.correioweb.com.br/forum/viewtopic.php?t=112608&start=0 http://forum.concursos.correioweb.com.br/viewtopic.php?t=133713&start=0 Acesso a outros materiais para estudo: http://www.scribd.com/ConcurseiroRobson
-1

Simulado LXXI
Concurso da Polcia Federal

Perito Criminal Federal rea 6 Qumica / Engenharia Qumica

Questes baseadas num provvel edital para o prximo concurso de Perito, considerando o edital anterior. Elaborao das questes: Robson Timoteo Damasceno / ngelo Arago / Wellington Alves Bons Estudos e Rumo ANP!

Conhecimentos Bsicos
A sua vez

Boa parte das brincadeiras infantis so um ensaio para a vida adulta. Criana brinca de ser me, pai, cozinheiro, motorista, polcia, ladro (e isso, voc sabe, no implica nenhum tipo de 5 propenso ao crime). E, ah, quando no h ningum por perto, brinca de mdico tambm. uma forma de viver todas as vidas possveis antes de fazer uma escolha ou descoberta. Talvez seja por isso que a gente pare de brincar aos poucos como se tudo isso perdesse o sentido 10 quando viramos adultos de verdade. E tudo agora para valer. Mas ser que parar de brincar , de fato, uma deciso madura? Atividades de recreao e lazer estimulam o imaginrio e a criatividade, facilitam a 15 socializao e nos ajudam a combater o estresse. Mas, se tudo isso for o objetivo, perde a graa, deixa de ser brincadeira. Vira mais uma atividade produtiva a cumprir na agenda. Voc s brinca de verdade (ainda que de mentirinha) pelo prazer de brincar. E s. Como 20 escreveu Rubem Alves, quem brinca no quer chegar a lugar nenhum j chegou.
QUINTANILHA, Leandro Disponvel em: http://www.vidasimples.abril.com.br/edicoes/073/pe _no_chao/conteudo_399675.shtml

A partir das ideias do texto, julgue os itens seguintes. 1 Quanto tipologia, o texto classifica-se como expositivo. 2 Mas, se tudo isso for o objetivo, perde a graa, deixa de ser brincadeira (linha 15) A justificativa para o que se afirma na passagem acima est na intencionalidade com relao prtica das atividades de recreao e lazer. 3 A fantasia, na idade adulta, cerceia a atividade profissional do indivduo. 4 A fase adulta, por traduzir a realidade, no comporta mais brincadeiras. 5 As brincadeiras na infncia determinam o rumo que a vida do indivduo ir tomar. 6 Atividades de recreao e lazer precisam ter um espao na fase adulta. 7 Na fase adulta, as brincadeiras infantis devem ser estimuladas com o intuito de contrabalanar os impactos causados pela realidade.

Nos itens a seguir so reproduzidos trechos de textos. Julgue-os quanto correo gramatical. 8 A vida era dura a cama era umas palhas, o travesseiro, umas pedras. 9 Tratavam-se de questes fundamentais para a aprovao no concurso. 10 Chamamo-lo inteligente. 11 Voc j esteve em Roma? Eu irei Roma logo. 12 Aquele orgo muito importante na estrutura do Ministrio. 13 Em seus escritos, nunca se refere a pseudo-dramaturgos. 14 Em suma, poderia dever algumas atenes mas no devia um real a ningum. 15 Se a testemunha depor favoravelmente, o ru ser absolvido. Sobre as regras de redao oficial, julgue os prximos itens. 16 Todos os tipos de documento do Padro Ofcio devem ser impressos em papel ofcio. 17 Para facilitar a localizao, os nomes dos arquivos devem ser formados da seguinte maneira: tipo do documento + nmero do documento + palavras-chave do contedo. 18 Deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral, 11 nas citaes e 10 nas notas de rodap. Julgue os itens seguintes, relativos informtica. 19 - Trojan um programa que age utilizando o princpio do cavalo de tria. Aps ser instalado no computador, ele libera uma porta de comunicao para um possvel invasor. 20 - A assinatura digital consiste na criao de um cdigo de modo que a pessoa ou entidade que receber uma mensagem contendo este cdigo possa verificar se o remetente mesmo quem diz ser e identificar qualquer mensagem que possa ter sido modificada. 21 - O disco rgido ou HD (hard disk) o dispositivo de armazenamento de dados mais usado nos computadores. 22 - O firewall o dispositivo que permite a conexo com a Internet, uma vez que responsvel pela converso do sinal analgico em sinal digital. 23 - O mp3 o dispositivo substituto do disquete, pois consiste em uma pequena memria porttil que funciona em equipamentos com uma porta USB. Julgue os itens seguintes, relacionados a tecnologia de informtica. 24 - A interface UDP uma tecnologia implantada na placa-me que permite a conexo de diversos tipos de perifricos de forma rpida e segura. 25 - A velocidade dos microprocessadores atuais normalmente medida em gigabytes.

Trs peritos - A, B e C - esto sendo avaliados para o preenchimento de uma posio em uma repartio. Esses peritos estudaram em diferentes universidades (UNICAMP, UnB e UFRJ), possuem diferentes tempos de experincia na profisso (2, 6 e 11 anos) e foram classificados em trs opes: 1., 2. e 3.. Considere tambm que I o perito A estudou na UNICAMP e tem menos de 7 anos de experincia. II o perito C ficou na 3. opo, no estudou na UnB e tem 4 anos de experincia a menos que o perito que foi classificado na 2. opo. Com base nas informaes acima, correto concluir que: 26 - O perito B estudou na UnB, tem 11 anos de experincia e ficou em primeira opo. 27 O perito B estudou na UnB ou o perito A no estudou na Unicamp. 28 Se o perito C ficou na 3 posio ento o perito que estudou na Unicamp ficou na 1 posio. 29 - Para aumentar a segurana no interior do prdio do INC, foram distribudas senhas secretas para todos os funcionrios, que devero ser digitadas na portaria para se obter acesso ao prdio. As senhas so compostas por uma seqncia de trs letras (retiradas do alfabeto com 26 letras), seguida de uma seqncia de trs algarismos (escolhidos entre 0 e 9). O nmero de senhas distintas que podem ser formadas sem que seja admitida a repetio de letras, mas admitindo-se a repetio de algarismos, igual a 26.25.24000. 30 A proposio (p ^ q) -> (p ^ q) uma tautologia. A respeito do Direito Constitucional, avalie os prximos itens. 31 - Segundo o STF, no h subordinao dos organismos policiais civis, que integram a estrutura do Estado, ao chefe do Poder Executivo, razo pela qual considera constitucional lei estadual que estabelea autonomia administrativa, funcional e financeira polcia civil. 32 - Os municpios tm a faculdade de, por meio de lei, constituir guardas municipais destinadas proteo de seus bens, servios e instalaes, no lhes cabendo, contudo, o exerccio da polcia ostensiva. 33 - As polcias militares, os corpos de bombeiros militares, as foras auxiliares e a reserva do Exrcito subordinam-se, juntamente com as polcias civis, ao presidente da Repblica. 34 - A Polcia Federal tem competncia exclusiva para exercer as funes de polcia judiciria da Unio. 35 - permitido a um estado da Federao criar instituto geral de percias estadual e inseri-lo no rol constitucional dos rgos encarregados do exerccio da segurana pblica. Acerca do Direito Penal, julgue os prximos itens. 36 Perseu, advogado militante na cidade, no funcionrio pblico, mas amigo do Delegado de Polcia do Municpio. Valendo-se dessa amizade, pediu ao policial que no prendesse em flagrante um cliente seu que havia sido surpreendido furtando roupas de uma loja. Nessa situao, Perseu cometeu crime de advocacia administrativa.

37 No interior de um bar, iniciou-se uma briga entre integrantes de duas torcidas. Jlio, que a tudo assistia, passou a desferir socos e pontaps nos contendores, sendo que um deles veio a sofrer ferimentos de natureza grave, causados por outro contendor. Nessa situao hipottica, a conduta praticada por Jlio caracteriza-se como tentativa de homicdio. 38 Para que se possa falar em desistncia voluntria, preciso que o agente j tenha ingressado na fase dos atos de execuo do delito, pois, caso o agente se encontre praticando atos preparatrios, sua conduta ser considerada um indiferente penal. 39 Se, aps consumado o estupro, o autor, temeroso em ser reconhecido, mata a vtima, esse homicdio qualificado, para assegurar a impunidade. 40 pacfico o entendimento do STJ sobre a possibilidade de o magistrado negar a extino da punibilidade, aps o perodo de prova, quando verificado o descumprimento de qualquer condio imposta pelo juzo ao conceder a suspenso condicional do processo, j que a deciso revocatria do sursis meramente declaratria. Com relao ao Direito Processual Penal, analise os itens a seguir. 41 A discricionariedade do inqurito policial no colide com a oficiosidade que tambm o caracteriza. 42 A falta de exame complementar no poder ser suprida pela prova testemunhal. 43 Ilcitas so as provas produzidas a partir da violao de normas de natureza eminentemente processual. 44 No podero ser peritos os analfabetos e os menores de 21 anos. 45 Em casos de suicdio a necropsia pode ser dispensada. Sobre o Direito Administrativo, avalie os itens subsequentes. 46 Somente lei especfica pode criar autarquia. 47 O Congresso Nacional tem atribuio de sustar contratos considerados irregulares, sendo este um controle financeiro. 48 Caso a absolvio do agente pblico decorra da negativa de autoria, a sua responsabilidade administrativa restar necessariamente afastada. 49 No se aplicam aos servidores civis, ocupantes de cargos pblicos efetivos, a garantia constitucional assegurada aos trabalhadores em geral de durao de trabalho normal no superior a 8 horas dirias. 50 Os servidores pblicos esto sujeitos ao, imprescritvel, de indenizao de dano que causarem ao errio, por dolo ou culpa.

Conhecimentos Especficos

Observe a imagem abaixo, que mostra a variao de energia de uma reao pelo caminho de reao e acerca dos conceitos de Fsico-Qumica avalie os prximos itens.

51 O valor A a entalpia dos produtos. 52 A reao endotrmica. 53 A energia de ativao da reao o valor 5. 54 A variao de entalpia da reao o valor 4. 55 Pode-se determinar o sentido da variao de entropia pelo grfico. 56 A maioria dos gases reais segue o modelo de gs ideal a baixas temperaturas e presses. 57 A presso osmtica proporcional concentrao molar de soluto na soluo. 58 Uma amostra gasosa reage mais rapidamente do que outra amostra do mesmo gs, sob menor presso, com um reagente slido. 59 A condio de equilbrio qumico sob constante temperatura e presso a variao da energia de Gibbs ser nula. 60 Uma reao com variao de energia de Gibbs positiva espontnea. Sobre os conceitos de compostos de coordenao, julgue os prximos itens. 61 - Em complexos octadricos, os orbitais eg so mais energticos que os orbitais t2g. 62 - Distores tetragonais na geometria de complexos octadricos so causadas pelo efeito Jahn-Teller. 63 - O efeito Jahn-Teller causa degenerescncia nos orbitais eg e t2g em um complexo tetradrico.

64 - Complexos quadrados planares so derivados de octadricos, onde os ligantes do eixo z foram removidos. A retirada desses ligantes no altera o parmetro de desdobramento do campo ligante. 65 - A partir das cores dos complexos podemos calcular experimentalmente o parmetro de desdobramento do campo ligante de todos os complexos coloridos. 66 - De modo geral, ligantes de campo fraco levam a pequenos desdobramentos, logo seus complexos absorvem radiao de baixa energia e grande comprimento de onda, , vermelho. Ligante campo forte leva a grandes desdobramentos, assim, seus complexos absorvem radiao de alta energia e pequeno comprimento de onda, , v ioleta. 67 - Quanto maior o paramagnetismo de uma molcula, mais atrada por um campo magntico ela ser. Ainda sobre qumica inorgnica, julgue os itens. 68 - Os elementos possuem cinco propriedades atmicas que so responsveis por suas caractersticas, so elas: raio atmico, energia de ionizao, afinidade eletrnica, eletronegatividade e polarizabilidade. 69 - O cloro um dos elementos mais reativos, no entanto ele no reage diretamente com o C, N, O e gases nobres. 70 - O Silcio, assim como o carbono, forma em vrios compostos ligaes duplas com ele mesmo e com o oxignio. 71 - cidos duros formam complexos onde as interaes coulombianas so as mais importantes e a dureza do cido ou base aumenta com o aumento do parmetro eletrosttico. 72 - cidos duros tendem a ligarem-se na ordem das seguintes bases: I <Br <Cl <F ; R3P<<R3N, R2S<<R2O. cidos moles ligam-se na ordem das seguintes bases: F <Cl <Br <I ; R2O<R2S, R3N<R3P. 73 - O Cu mais cido que o Cu . 74 - cidos moles so polarizantes e se associam com bases moles atravs de ligaes eletrostticas. 75 - So exemplos de cidos duros Ag , Au , Tl , Cu , Zn , Cd , Hg , Pb , Sn . Acerca dos conceitos da Qumica Orgnica, avalie os prximos itens. 76 Um orbital atmico corresponde a uma regio do espao ao redor de um ncleo onde os eltrons ficam restritos. 77 Oxidao de haletos de alquila com zinco leva a produo de alcanos. 78 Alcois tm acidez comparvel a da gua. 79 Alcois so cidos mais fracos que alcinos terminais. 80 A reao de alcois com HCl leva a cloretos de alquila. 81 Quando orbitais atmicos com mesmo sinal de fase interagem, eles se combinam para formar um orbital molecular ligante. 82 Enantimeros so estereoismeros cujas molculas so superponveis imagens no espelho umas das outras.
+ + + + 2+ 2+ 2+ 2+ 2+ + 2+ -

83 A desidratao de etanol na presena de cido sulfrico leva a formao de eteno e de ter dietlico. 84 A reao de lcool com hidreto de sdio seguida de reaes com haleto de alquila leva a formao de steres. 85 Um mtodo sinttico para formao de teres a alcoximercuriaodesmercuriao de alceno. 86 Ismeros geomtricos geralmente apresentam diferentes pontos de ebulio e polaridades. 87 Reaes SN2 sempre ocorrem com inverso de configurao do carbono que sofre o ataque. 88 Alcanos e outros hidrocarbonetos podem ser sintetizados pela reao entre haletos de alquila na presena de intermedirios de dialquilcupratos de ltio. 89 Propeno reage com cloro gasoso em altas temperaturas formando cloretos de alquila. 90 Propeno forma brometo de alila na presena de N-Bromosuccicinimida e luz. 91 Carboctions so eletrfilos. 92 O uso de bases impedidas favorece as reaes E2 contra as reaes SN2. 93 Tiis tm maior ponto de ebulio que os alcois equivalentes. 94 Tiis steres podem ser preparados pela reao de um tiol com um cloreto de acila. 95 Aminas so substncias moderadamente polares. Julgue os itens abaixo, referentes a solues aquosas. 96 Para ajustar o pH de uma soluo no valor 7 mais fcil usar um tampo com pK A 5 do que um com pKA igual a 7,5. 97 Na titulao cido carbnico hidrxido de sdio, 20 mL de NaOH 0,2 mol/L so equivalentes a 40 mL de H2CO3 0,05 mol/L. 98 Considerando que os pHs do ponto de equivalncia de uma titulao so 8,5 e 4,0, o indicador vermelho de cresol com faixa de transio entre pH 7,2 (amarelo) e 8,8 (vermelho) seria recomendado para essa titulao. 99 Ainda sobre o item anterior, se juntamente com o vermelho de cresol fosse acrescentado vermelho de metila faixa de viragem entre 4,8 (vermelho) e 6,0 (amarelho) ento seria possvel identificar os pontos de equivalncia.

Sobre os mtodos espectroscpicos de anlise, julgue os prximos itens. 100 - A espectroscopia no IV apresenta menor sensibilidade e desvios mais freqentes da Lei de Beer que a no UV/Vis. 101 Lmpadas de argnio so utilizadas no infravermelho e no ultravioleta no vcuo. 102 - Os espectros no UV-Vis so resultado de alterao da configurao da molcula (estiramentos, vibraes, etc.). 103 - Embora todas molculas que absorvem a radiao tenham potencial para apresentarem luminescncia, compostos como os hidrocarbonetos saturados no o fazem porque suas estruturas apresentam caminhos mais rpidos para a relaxao do que a luminescncia. 104 - A intensidade da fluorescncia diminui conforme diminui o peso molecular do substituinte. 105 - A tcnica de atomizao por vapor frio usada apenas para o mercrio. 106 - Molculas homonucleares como as de O2 e N2 formam bandas intensas na regio do IV. 107 - A lmpada de Deutrio no adequada para a regio do visvel. 108 - Os detectores mais usados para a regio do IV prximo so de sulfeto de chumbo. 109 - A espectroscopia de emisso atmica atua fazendo com que os tomos sejam excitados a altas temperaturas e usa geralmente ou chama, ou arco eltrico ou centelha eltrica. 110 - A espectroscopia de fluorescncia envolve absoro de radiao, excitao e emisso de radiao na relaxao. A radiao absorvida sempre reemitida na mesma freqncia (fluorescncia de ressonncia). Sobre os conceitos da Qumica Analtica ainda, avalie os prximos itens. 111 No vcuo, a velocidade da radiao independente do comprimento de onda e tem seu valor mximo. 112 Fontes contnuas so de amplo uso em espectroscopia de fluorescncia e de absoro. 113 So exemplos de fontes para o IV fontes Globar, lmpadas de argnio e lasers. 114 Uma boa resoluo caracterstica de redes mais longas, com espaamento entre as riscas menores e ordens de difrao menores. 115 A correlao dos espectros atmicos com os diagramas de nveis de energia para elementos como sdio e magnsio de fcil interpretao. 116 A fluorescncia atmica uma tcnica amplamente utilizada, muito mais do que as tcnicas de absoro. 117 Na espectrometria de absoro, ao contrrio da espectrometria de emisso, espectros de mais de um elemento podem ser registrados simultaneamente.

118 A fonte mais comum de radiao visvel e infravermelho prximo a lmpada de filamento de tungstnio. 119 Formas comuns de apresentao dos espectros de IV so absorbncia por nmero de onda e transmitncia por comprimento de onda. 120 As fontes da espectrometria de massa so divididas entre fontes de fase gasosa e fontes de dessoro.

Resolues das questes e gabarito no grupo PCF Qumica: http://groups.yahoo.com/group/Grupo_PCF_Quimica-2008/ Endereos dos tpicos de discusso no Frum CW: http://concursos.correioweb.com.br/forum/viewtopic.php?t=112608&start=0 http://forum.concursos.correioweb.com.br/viewtopic.php?t=133713&start=0 Acesso a outros materiais para estudo: http://www.scribd.com/ConcurseiroRobson

10

Simulado LXXII
Concurso da Polcia Federal

Perito Criminal Federal rea 6 Qumica / Engenharia Qumica

Questes baseadas num provvel edital para o prximo concurso de Perito, considerando o edital anterior. Elaborao das questes: Robson Timoteo Damasceno / ngelo Arago / Wellington Alves Bons Estudos e Rumo ANP!

Conhecimentos Bsicos
Ensaio sobre a transparncia 1 Fala-se muito em transparncia hoje no Brasil. No mundo corporativo, no cenrio poltico e at nas relaes pessoais pede-se, cobra-se transparncia. Mas o fato que 6 transparncia deixou de ser um processo de observao cristalina para assumir um discurso de polticas de averiguao de custos engessadas que pouco ou quase nada retratam as necessidades de populaes distintas. E, em nome de um cenrio confuso, isso vem ocultando, na sade, dados positivos das 10 organizaes sociais e vem servindo como uma bandeira jurdica que, no mnimo, mereceria um melhor entendimento, pois as leis, em tese, so criadas para aprimorar a dinmica do entendimento social, e no para alimentar uma indstria que se afasta progressivamente das necessidades dos cidados. 15 Transparncia em sade , sim, o custo de cada processo. Mas , sobretudo, o entendimento pleno de como funciona, como atende, e como beneficia o cidado. Algum com justa e adequada formao tem questionado esses valores da assim chamada transparncia? 20 O SUS uma referncia global em termos de eqidade social, mas ainda deixa muito a desejar nos quesitos integralidade, universalidade e mesmo qualidade. Conceitualmente, apresenta inmeros atributos, mas, na prtica, ainda merece grandes aprimoramentos. A 25 poltica de Estado tem evoludo no sentido de encontrar respostas a tais necessidades. Quando So Paulo cria organizaes sociais e o governo federal ecoa com propostas com fundaes porque, dentro dos grupos tcnicos, com um certo e compreensvel tempero 30 poltico, existe a percepo de que algo tem que ser feito a mais para de fato levar a sade a toda a populao. Discute-se sua natureza jurdica, mas no a insero da excelncia e dos benefcios do modelo de gesto de algumas entidades privadas na prestao dos servios. Isso em nada 35 nega os princpios propostos pelo SUS, que preconiza o direito de todos e o dever do Estado de garantir a sade, mas no explicita quem deve prest-la. Imaginar que possamos transformar o sistema em funo das necessidades da sade, 40 deixando de reconhecer que h outras formas de garantir a transparncia, significa menosprezar o conhecimento da sociedade. A insero da iniciativa privada em modelos mais avanados que o nosso e de maior 45 justia social no novo. A Espanha o faz h muitos anos, como acontece em outros pases europeus, onde os indicadores de qualidade de vida e de desempenho so superiores aos nossos e aos dos EUA. Isso tem sua lgica, na medida em que essas sociedades se preocupam tambm com os custos, mas se acostumaram a lidar com dados sobre os quais quase nada debatido por 50 parte de nossos mandatrios da esfera poltica. A esfera tcnica se esfora e demonstra esse conhecimento, mas, no mbito poltico, isso em nada parece afetar a conscincia dos que se candidatam aos cargos majoritrios. Para eles, trata-se da terceirizao da sade, e no de um 55 debate que se pauta pelo entendimento daquilo que pode ser mais efetivo e eficiente. Ocorre, portanto, um afastamento das necessidades reais com foco no pior dos valores, que baseado no dinheiro.E partindo de quem, a rigor, defende a sade como direito 60 social.

O grau de complexidade de uma organizao de sade enorme e s tende a crescer, por conta de fatores como envelhecimento da populao, novas tecnologias e o papel da 65 indstria farmacutica. Quanto mais complexo um sistema, maior o nmero de conflitos. Imagine um Estado pesado, com natureza licitatria lenta, com rigidez de contrataes de pessoal e, portanto, sem vocao para lidar com essas demandas, querendo atuar com um mnimo de qualidade. 70 Aqueles que acreditam na capacidade do Estado de exercer esse papel fogem por completo do conhecimento dos mnimos quesitos de qualidade em sade, em que o tempo e a agilidade so absolutamente vitais. Imaginar que a sade pode esperar no dia-a-dia ou que as contrataes podem se dar 75 ao luxo de aguardar pela obsolescncia quase imediata de produtos fragmentados o mesmo que premiar a incompetncia que limita a capacidade criativa de quem deve a rigor ser monitorado dentro de indicadores de eficincia. 80 O Brasil um pas enorme, com grandes heterogeneidades. Seus habitantes tm necessidades singulares. Aqueles com aptido a ajud-los, se no estimulados por cenrios competitivos, estaro fadados a no encontrar motivao para o exerccio de suas funes. 85 Albert Einstein defendia que, em termos de justia e verdade, no existiria diferena entre pequenos e grandes problemas: Para assuntos relativos ao tratamento das pessoas, todos so importantes. Portanto, trata-se de ver aquilo que melhor ao cidado. E, a, basta a leitura dos indicadores. 90 Essa a verdadeira transparncia.
Claudio Luiz Lottemberg. Folha de So Paulo, 6 de outubro de 2008.

A partir das ideias do texto, julgue os itens seguintes. 1 A respeito do ttulo do texto, correto afirmar que explicita a tese final do texto. 2 Para desenvolver as idias e os sentidos produzidos, o texto se valeu dos recursos de comparao, citao e referncia a sistemas de credibilidade. 3 O texto pode ser classificado como epistolar. 4 Mas o fato que transparncia deixou de ser um processo de observao cristalina para assumir um discurso de polticas de averiguao de custos engessadas que pouco ou quase nada retratam as necessidades de populaes distintas. (linha 3 -7) - a orao grifada no trecho acima classifica-se como subordinada substantiva subjetiva. 5 Mas , sobretudo, o entendimento pleno de como funciona, como atende, e como beneficia o cidado. (linhas 16-17) a palavra sublinhada poderia ser substituda, sem alterao do sentido do texto, pelas palavras especialmente, mormente e sobejamente. 6 A poltica de Estado tem evoludo no sentido de encontrar respostas a tai s necessidades. (linhas 24-26) a palavra Estado se refere a So Paulo, que se encontra no pargrafo seguinte ao do perodo. 7 ...h outras formas de garantir a transparncia... (linhas 39 -40) mantm-se a adequao norma culta com a substituio por ho de haver outras formas de garantir a transparncia...

Nos itens a seguir so reproduzidos trechos de textos. Julgue-os quanto correo gramatical. 8 Fabiana as alegrias de seus amigos. 9 Comprou-se terrenos no subrbio. 10 Chamamo-lo de inteligente. 11 Refiro-me a Roma antiga, na qual viveu Csar. 12 A ranha saiu depressa. 13 Os nibus de turismo partiro para l ao meio dia e meia. 14 E, outras pessoas, h que esperam o dia em que podero sair da cidade. 15 O superior interveio na discusso, evitando a briga. Sobre as regras de redao oficial, julgue os prximos itens. 16 Um relatrio um documento em que se expe autoridade superior a execuo de trabalhos concernentes a certos servios ou a execuo de servios inerentes ao exerccio do cargo em determinado perodo. 17 Um relatrio tem como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos rgos da Administrao Pblica entre si e tambm em relao a particulares. expedido por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia. 18 Um relatrio modalidade de comunicao entre unidades administrativas de um mesmo rgo, que podem estar hierarquicamente no mesmo nvel ou em nveis diferentes. Trata-se de uma forma de comunicao eminentemente interna. Com referncia edio de documentos no Word 2007, julgue os itens que se seguem. 19 - Para se criar automaticamente o sumrio de documento que esteja sendo editado, necessrio aplicar estilos apropriados aos ttulos do documento a serem inseridos no sumrio, para, dessa forma, o programa poder identificar tais ttulos. 20 - No menu Exibio, possvel ativar a exibio dos nmeros de linhas na margem lateral de cada linha do documento. 21 - Para se centralizar e sublinhar um ttulo de texto que esteja alinhado esquerda, suficiente selecionar esse ttulo e clicar o boto .

22 - Para se definir o espaamento entre as linhas de um pargrafo suficiente selecion-lo e, em seguida, clicar o boto .

23 - Para se alterar todas as letras do ttulo de um texto para maisculas, suficiente selecion-lo, clicar o boto e, em seguida, clicar a opo MAISCULAS.

Acerca de conceitos de Internet, julgue os itens subsequentes. 24 - Para se garantir a segurana contra ataques de vrus e malwares, necessrio configurar o navegador para realizar os acessos somente por meio do protocolo HTTPS. 25 - No Internet Explorer 8, para se agilizar os acessos a pginas preferenciais, suficiente configur-las como pginas iniciais. 26 - Para navegar na Internet, necessrio que o usurio possua uma conta de e-mail cadastrada em um provedor de acesso. Com relao a contagem, cada um dos prximos itens apresenta uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada. 27 Em um tribunal, os processos so protocolados com nmeros de 6 algarismos de 0 a 9 e o primeiro algarismo refere-se ao nmero da sala onde o processo foi arquivado. Nessa situao, o total de processos que podem ser arquivados nas salas de nmeros 4 e 5 superior a 300.000. 28 Em um tribunal, todos os 64 tcnicos administrativos falam ingls e(ou) espanhol; 42 deles falam ingls e 46 falam espanhol. Nessa situao, 24 tcnicos falam ingls e espanhol. 29 Em um tribunal, o desembargador tem a sua disposio 10 juzes para distribuir 3 processos para julgamento: um da rea trabalhista, outro da rea cvel e o terceiro da rea penal. Nesse tribunal, todos os juzes tm competncia para julgar qualquer um dos 3 processos, mas cada processo ser distribudo para um nico juiz, que julgar apenas esse processo. Nessa situao, o desembargador tem mais de 700 formas diferentes para distribuir os processos. 30 Em um tribunal, deve ser formada uma comisso de 8 pessoas, que sero escolhidas entre 12 tcnicos de informtica e 16 tcnicos administrativos. A comisso deve ser composta por 3 tcnicos de informtica e 5 tcnicos administrativos. Nessa situao, a quantidade de maneiras distintas de se formar a comisso pode ser corretamente representada por 31 A probabilidade de escolher ao acaso e em ordem trs peritos num conjunto de 10 peritas e 10 peritos e o primeiro ser homem, o segundo homem e a terceira mulher maior do que 13% e menor do que 15%.. Conforme o artigo 1 da Constituio Federal (CF), a Repblica Federativa do Brasil constituise em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos: 32 - a soberania. 33 - a dignidade da pessoa humana. 34 - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. 35 - a defesa da paz.
o

Acerca do Direito Penal, julgue os prximos itens. 36 Caio Analista Judicirio, rea Judiciria, Especialidade Execuo de Mandados. No exerccio de suas funes, de posse de mandado judicial, exigiu do executado Cadmo a quantia de R$ 1.000,00 para retardar a penhora de seu veculo. Nesse caso, Caio cometeu crime de concusso. 37 Matar algum sob o domnio de violenta emoo, logo aps a injusta provocao da vtima, caracteriza o homicdio privilegiado. 38 Constitui crime de evaso mediante violncia contra a pessoa arrebatar preso, a fim de maltrat-lo, do poder de quem o tenha sob custdia ou guarda. 39 O lanamento definitivo do crdito tributrio condio objetiva de punibilidade em casos de crimes contra a ordem tributria. Desse modo, a pendncia do procedimento administrativo fiscal instaurado para se apurar um crdito tributrio impede a instaurao da ao penal e do inqurito policial. 40 A tipicidade material surgiu para limitar a larga abrangncia formal dos tipos penais, impondo que, alm da adequao formal, a conduta do agente gere tambm relevante leso ou perigo concreto de leso ao bem jurdico tutelado. Com relao ao Direito Processual Penal, analise os itens a seguir. 41 Pelo princpio da discricionariedade, pode o delegado concluir pela necessidade de efetivao de busca e apreenso domiciliar sem autorizao judicial em casos de extrema urgncia. 42 Os peritos registraro, no laudo, as alteraes do estado das coisas e discutiro, no relatrio, as conseqncias dessas alteraes na dinmica dos fatos. 43 As provas ilcitas no podem ser usadas em processo, mesmo que em favor do ru, sendo a nica forma de absolv-lo. 44 No podero ser peritos os que tiverem prestado depoimento no processo. 45 A instaurao da ao penal em alguns casos pode depender de requisio do Ministro da Justia. Sobre o Direito Administrativo, avalie os itens subsequentes. 46 No ordenamento jurdico brasileiro, a responsabilidade objetiva restrita ao Estado e s pessoas jurdicas integrantes da Administrao indireta. 47 Quando o DPF criou nos Estados da Federao, Superintendncias Regionais (SRs/DPF) ele praticou descentralizao administrativa. 48 A constituio de sociedades de economia mista e de empresas pblicas decorre de um processo de descentralizao do Estado que passa a exercer certas atividades por intermdio de outras entidades. 49 A permisso do servio pblico, formalizada mediante celebrao de contrato de adeso entre o poder concedente e a pessoa fsica ou jurdica que demonstre capacidade para o seu desempenho, por sua conta e risco, tem como caractersticas a precariedade e a possibilidade revogao unilateral do contrato pelo poder concedente. 50 Os servidores pblicos podem ocupar cargos pblicos por meio de formas derivadas de provimento, como a ascenso e a transposio, consoante a jurisprudncia atual.

Conhecimentos Especficos
Observe a figura abaixo, que mostra a relao entre a energia e o caminho de reao para a reao genrica R -> P. Acerca dela e dos conceitos de Fsico-Qumica avalie os prximos itens.

51 A reao exotrmica. 52 A reao ocorre mais rapidamente pelo processo da curva A. 53 A curva D pode representar uma reao catalisada e com promotor de reao, se a curva C for uma curva catalisada. 54 A curva B pode ser de uma reao com veneno de catalisador, se a curva C for catalisada e a curva A for com inibidor de reao. 55 A curva A pode representar uma reao a 100 C enquanto a curva D representar a reao a 120 C. 56 Um balo de vidro de 1 L contm 1,0x10 molculas de H2 e a presso do gs 100 kPa. A temperatura do gs de cerca de 72K. Caso o gs fosse o oxignio ao invs do hidrognio a temperatura seria significativamente diferente, considerando o modelo do gs ideal. 57 Na osmose reversa, uma presso menor aplicada do lado da soluo na membrana mais permevel. 58 A energia de ativao de certa reao 15 kJ/mol. A reao exotrmica e libera 19 kJ/mol. A energia de ativao da reao inversa 34 kJ/mol. 59 A primeira e segunda lei da termodinmica indica que um sistema tende a caminhar para um estado de mnima energia e mxima entropia. 60 A constante de equilbrio de uma reao igual ao quociente entre a taxa da reao inversa e a taxa da reao direta. A respeito da Teoria do Campo Cristalino, avalie os prximos itens. 61 A separao dos dois conjuntos de orbitais de energias diferentes nos complexos chamada de parmetro do desdobramento do campo ligante (10 Dq ou ). 62 Um complexo octadrico ter sempre um campo mais fraco do que um tetradrico formado pelas mesmas espcies de ligantes e metais. 63 Os compostos tetradricos so sempre de campo forte.
23

64 O valor do desdobramento do campo aumenta significativamente medida que se desce num mesmo grupo da tabela peridica. 65 O parmetro de desdobramento do campo ligante varia de acordo com a natureza do ligante. 66 O desdobramento provocado pelo ligante CN muito maior do que o provocado pelos ons haleto. 67 A teoria do campo cristalino por considerar que a natureza da interao metalligante de natureza puramente eletrosttica no consegue explicar a srie espectroqumica. 68 Os complexos tetradricos podem ser de spin alto ou baixo. Ainda sobre os conceitos da Qumica Inorgnica, julgue os itens abaixo. 69 Delocalizao significa que o compartilhamento de um par eletrnico distribudo sobre diversos pares de eltrons e no pode ser corretamente identificado com um par de tomos apenas. 70 Orbitais hbridos so construdos em um tomo para reproduzir o arranjo eletrnico caracterstico da forma que de uma molcula determinada experimentalmente. 71 O berlio o elemento do grupo 2 com maior carter metlico. 72 Nos complexos metlicos octadricos, os orbitais e g (dz2 e dx2 y2) tm maior energia do que os orbitais t2g (dxy, dyz e dzx). 73 Carga formal a energia que um tomo teria se os pares de eltrons fossem compartilhados igualmente. 74 As interaes entre cidos e base moles so predominantemente eletrostticas. 75 Um cido pode ser definido como uma espcie que aceita eltrons.
-

Com base nos conhecimentos de qumica orgnica, julgue os itens abaixo, valendo-se da figura abaixo ilustrada quando necessrio. H H N O O N CH3 H H N CH3 O H O H O H O

conina, cicuta, +-2-propilpiperidina

OH

atropina
76 - De acordo com a figura, a conina um enantimero S.

cocana

77 - De acordo com a figura, fcil observar que a cicuta um enantimero S, pois o mesmo apresenta direo (+) na rotao da luz plano polarizada, e sabido que existe correlao entre a configurao enantimerica e o desvio da luz plano polarizada. 78 - A conina uma amina secundria, quiral e forma ligaes de hidrognio. 79 - Se o nitrognio da conina for complexado, o composto passa de um enantimero a um composto meso. 80 - A atropina tem a frmula C15H17O3N. 81 - Em mistura de CH3ONa/CH3OH, a atropina sofre transesterificao. 82 - A atropina apresenta a funo lcool primrio, amina secundria e ster. 83 - Verifica-se apenas um carbono quiral na atropina. 84 - No espectro IR a cocana apresenta forte absoro em torno de 1700 cm . 85 - A cocana apresenta um carbono quiral. 86 - A cocana apresenta 8 carbonos sp2 e 8 carbonos sp3. 87 - A cocana um flavonoide aromtico. 88 - Todos os compostos esto na fase lquida temperatura ambiente. 89 - A atropina reage mais rapidamente que a cocana em reaes de substituio eletroflica aromtica. 90 - Se a cocana for submetida reduo de Clemmensen, suas carbonilas sero reduzidas.
-1

Ainda sobre qumica orgnica, julgue os conceitos. 91 - Reao com energia livre negativa chamada de exergnica. 92 - Reaes SN2 so favorecidas por solventes polares prticos. 93 - Haletos tercirios sofrem reaes de eliminao E1 apenas. 94 - Ismeros cis so geralmente menos estveis termodinamicamente que ismeros trans. 95 - A sntese de alcenos segue a regra de Zaitsev para substratos neutros. Acerca dos conceitos da Qumica Analtica, avalie os prximos itens. 96 Um perito analisou uma amostra de um composto desconhecido. No horrio de almoo ele props uma aposta para um colega APF. Aps dizer que tinha realizado 3 medidas e encontrado os valores de 10, 12 e 14 para a concentrao desconhecida e que o desvio-padro destas 3 amostras era igual ao desvio-padro total, ele apostou que o APF no adivinharia quantas amostras ele analisou no total, se o resultado para 95% de confiana foi de 11,5 1,0. O APF aps pensar um bom tempo respondeu que ele tinha feito 16 anlises. Nesta situao podemos dizer que o perito ganhou a aposta. 97 - Um dos principais atrativos dos mtodos de espectroscopia de luminescncia sua sensibilidade, com limites de deteco freqentemente de pelo uma ou duas ordens de grandeza maior do que os mtodos de absoro. 98 - O cruzamento intersistemas um processo no qual o spin de um eltron excitado invertido e passa-se para um estado excitado tripleto. 99 - Um fluido supercrtico aquele cuja temperatura e presso esto acima do Ponto Crtico, que por sua vez o ponto onde no se mais possvel observar as fases gasosas e lquidas. Estes fluidos tm sido usados com sucesso na Cromatografia. 100 - Fatores como compatibilidade com a fase mvel e interaes entre o composto e a fase estacionria so mais importantes na cromatografia lquida do que a diferena de massa entre os compostos. 101 Na cromatografia, o detector FID um detector cromatogrfico, capaz de fornecer um valor total da intensidade e discriminando os ons-fragmentos produzidos durante a ionizao na chama. 102 - Grande exatido refere-se a grande reprodutibilidade dos dados, isto , baixo desvio padro. 103 Em espectrometria de massas, espectros tambm so gerados, mas no por causa de interaes da matria com a radiao, como nos mtodos espectroscpicos. 104 As bandas de carbonila e de hidroxila so as mais importantes na anlise de compostos orgnicos por espectroscopia de infravermelho. 105 A espectroscopia de IV dispensa a realizao de branco, pois no h interferncia do ar na anlise. 106 Amostras inorgnicas no podem ser analisadas por espectroscopia no infravermelho. 107 Os detectores mais utilizados para HPLC so os de ndice de refrao.

10

108 Colunas quirais podem ser usadas em cromatografia gasosas para separar enantimeros. 109 Detectores termoinicos so universais. 110 A Cromatografia Inica de nions uma tcnica importante para anlises de fosfatos, fluoretos e nitratos no meio ambiente. Sobre os conceitos da Qumica Analtica ainda, avalie os prximos itens. 111 Mtodos que empregam a radiao ultravioleta e infravermelho so chamados de mtodos ticos. 112 Para a regio infravermelho do espectro, a fonte mais comum a lmpada de deutrio. 113 Lmpadas de ctodo oco so fontes de linhas e lmpadas de xennio so fontes contnuas para a regio do Visvel. 114 A largura de banda efetiva de um monocromador depende da disperso da rede ou do prisma, bem como da largura das fendas de entrada e de sada. 115 No estado fundamental singlete, os eltrons esto orientados com spins contrrios e emparelhados. 116 Durante a atomizao, ocorrem diversos processos como volatizao, dissociao e ionizao. 117 Uma das vantagens da espectrometria de emisso que elas permitem a determinao de baixas concentraes de elementos que formam compostos refratrios. 118 Lmpadas de tungstnio/halognio so empregadas em espectrometria de absoro devido ao seu maior tempo de vida. 119 A radiao infravermelha no energtica o suficiente para provocar transies eletrnicas como as encontradas para a radiao ultravioleta, visvel e raios X. 120 Fontes de espectrometria de massa que causam pouca fragmentao so chamadas de fontes duras.

Resolues das questes e gabarito no grupo PCF Qumica: http://groups.yahoo.com/group/Grupo_PCF_Quimica-2008/ Endereos dos tpicos de discusso no Frum CW: http://concursos.correioweb.com.br/forum/viewtopic.php?t=112608&start=0 http://forum.concursos.correioweb.com.br/viewtopic.php?t=133713&start=0 Acesso a outros materiais para estudo: http://www.scribd.com/ConcurseiroRobson

11

Simulado LXX
Perito Criminal Federal Qumica/Engenharia Qumica Gabarito
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 E E E C E C E E C E E C C E E C C C E E E C E C E E C C C C 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 E E E C E E E E E E C C C C E E E C E E E E C E C C C C E C 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 C C C C C E C C E C E E C C E C C E C C E C C E E C C C C E 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 E E C C C E C C E E E E C C E E E E C E C C E C C C C C E E

Simulado LXXI
Perito Criminal Federal Qumica/Engenharia Qumica Gabarito
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 E C E E E C E E E C E E C E E E C C C C C E E E E C C E C C 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 E C E C E E E C C C C E E C C C C E E C E C E C E E C C C E 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 C C E E E C C C C E C C E E E E E C E C C C C E C C C C E C 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 C C E C C E C E E C E E C E C E C C C E C C E C C E E C C C

Simulado LXXII
Perito Criminal Federal Qumica/Engenharia Qumica Gabarito
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 C C E E E E E C E E E E C E C C E E C E E C C E E E E C C E 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 C C C C E C C E C C E C E C C E E C C E C E C C E E E C C E 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 C E E C C C C E C C E C C E C C E C E E C C C C E C E E C E 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 C E E C C E C C C C E E C C E E E C E C C E C C C C C C C E

Potrebbero piacerti anche