Sei sulla pagina 1di 16

SUMRIO

Apresentao ..........................................................................................................3 O que Seguridade Social .......................................................................................4 Avanos e Conquistas 1923 a 1988 ......................................................................5 Pacto Social de Distribuio de Renda ....................................................................6 Financiamento e Custeio da Seguridade Social ......................................................6 Previdncia Social no Brasil ....................................................................................7 Regras Previdencirias antes das Reformas ...................................................... 8 Reformas da Previdncia Social 1998 a 2005 ...................................................9 Sistema de Previdncia Social Brasileiro .......................................................... 10 Regras a partir das Emendas Constitucionais .......................................................11 Regras e Condies atuais para se Aposentar .......................................................12 Expectativas de mudanas nas Regras ..................................................................19 Trabalhadores (as) na luta por Cidadania .............................................................20 Aposentados (as) e a Cultura da Inatividade ........................................................23 A Luta para Reconquistar Direitos ........................................................................24 Trabalhadores (as) se unem na Luta .....................................................................24 Enfim, preciso intensificar a Luta .......................................................................26

APRESENTAO
APOSENTADORIA COM QUALIDADE DE VIDA
Este debate de grande interesse de todos (as) os (as) trabalhadores (as), quer sejam aposentados (as), pensionistas ou aposentandos (as), principalmente considerando as Reformas da Previdncia ocorridas no perodo ps Constituio Federal (CF) de 1988, que vieram trazer muita inquietao, insegurana e mesmo indignao para a classe trabalhadora, em particular do Servio Pblico. Baseada em uma srie de estudos e debates em reunies e plenrias especficas realizadas pelos (as) trabalhadores (as) tcnico-administrativos (as) em educao das Universidades Pblicas Brasileiras e, por deliberao da prpria categoria, a FASUBRA Sindical elaborou esta CARTILHA SOBRE APOSENTADORIA COM QUALIDADE DE VIDA. Pretende-se com esta publicao socializar informaes e instrumentalizar os (as) trabalhadores (as) tanto em relao tomada da deciso mais apropriada e que lhe traga condies mais favorveis no ato de requerer a APOSENTADORIA quanto no que tange luta pelo resgate, manuteno e conquistas de seus direitos violados com as referidas reformas previdencirias no Brasil. Com o advento das reformas, fatores que no eram predominantes ou cumulativos, como idade do (a) trabalhador (a), gnero, tempo de contribuio, tempo no servio pblico e no cargo em que se dar a aposentadoria e, sobretudo, a data em que o (a) trabalhador (a) completou as condies para se aposentar, passaram a ser imprescindveis na definio dos critrios exigidos para aposentadoria, agregando a partir de ento forma de clculo, aplicao ou no de redutor, manuteno ou no da paridade e da integralidade, etc. vlido, ainda, lembrar que mencionadas reformas foram impostas aos (s) trabalhadores (as) pelos governos dos ltimos dez anos, em que pese todo um processo de resistncia e protesto da classe trabalhadora, do qual fez parte a FASUBRA Sindical. Com vistas a subsidiar a construo desta cartilha, foi procedido um estudo acerca das diversas opes para aposentadoria a partir das Emendas Constitucionais (EC) ns 20/1998, 41/2003 e 47/2005, assim como das expectativas de mudanas dessas regras, atravs das Propostas de Emendas Constitucionais 441/2005, 555/2006 e 270/2008, em debate no Congresso Nacional (CN). Para alm destas questes do ponto de vista jurdico, so aqui apresentadas, tambm, de forma bem simplificada, algumas reflexes sobre a importncia da manuteno da QUALIDADE DE VIDA para os (as) trabalhadores (as) aposentados (as) bem como os (as) pensionistas.

O QUE SEGURIDADE SOCIAL?


Para se entender melhor as mutaes do Sistema Previdencirio Brasileiro preliminarmente, nos ltimos anos, faz-se necessrio compreender o conceito e os objetivos constitucionais da Seguridade Social, construdos a partir dos princpios fundamentais de cidadania e sua relao com o tema APOSENTADORIA.

PRINCPIOS
- Igualdade, legalidade, liberdade, solidariedade social; - Primazia do judicirio, direito de petio, da ampla defesa e do contraditrio; - Direito adquirido; - Competncia da Unio.

CONCEITUAO
A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos Sade, Previdncia e Assistncia Social. (art.194 da Constituio Federal de 1988)

AVANOS E CONQUISTAS - 1923 a 1988


Em 1923, foi criada no Brasil a figura do contribuinte direto. At a Constituio Federal (CF) 88, tinha o conceito de seguro, com as caractersticas que traziam uma lgica puramente assistencialista: - Assistncia social como uma questo de caridade; - Sade como questo de misericrdia. Na dcada de 90, a luta pela Reforma Sanitria muito contribuiu para as mudanas sociais na rea da sade no Brasil, o que culminou na incluso da Seguridade Social na CF/88, com outra formatao e diferentes caractersticas. Nesse sentido, pode-se mesmo afirmar que a CF/88 trouxe mudanas bastante significativas ao conceito de Seguridade Social: Cobertura cidad e solidria; Sade, previdncia e assistncia como direitos sociais.

OBJETIVOS
Compete ao Poder Pblico, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos: I - universalidade da cobertura e do atendimento; II - uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais; III - seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios; IV - irredutibilidade do valor dos benefcios; V - eqidade na forma de participao no custeio; VI - diversidade da base de financiamento; VII - carter democrtico e descentralizado da gesto administrativa, com a participao da comunidade, em especial de trabalhadores, empresrios e aposentados. (Pargrafo nico do art.194 da Constituio Federal (CF) de 1988)

PACTO SOCIAL E DISTRIBUIO DE RENDA


A Seguridade Social , na sua essncia, um PACTO SOCIAL DE DISTRIBUIO DE RENDA, que visa proteo a ser prestada aos grupos sociais mais fragilizados na desigual estrutura da sociedade brasileira. Foi criada com objetivo de manter uma rede institucional para amparar o direito vida dos trabalhadores brasileiros, assegurando-lhes, sem discriminao acesso universal sade, amparo social em situao de carncia, permanente ou eventual, e garantia de renda por perda da capacidade laboral. Para atender aos objetivos sociais, a Seguridade Social foi composta de 3 reas de atuao: SEGURIDADE SOCIAL
Proteo Sade Previdncia Social
Assistncia Social

PREVIDNCIA SOCIAL NO BRASIL


O QUE , QUEM CONTRIBUI E QUEM ADMINISTRA
A Previdncia Social uma das reas do trip da Seguridade Social. Diz respeito ao seguro social que substitui a renda do segurado-contribuinte, quando ele perde a capacidade laborativa temporria ou permanente - por motivo de doena, acidente de trabalho, maternidade, velhice, morte ou recluso. A Previdncia Social administrada pelo Ministrio da Previdncia Social e as polticas referentes a essa rea so executadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Todos (as) os (as) trabalhadores formais recolhem, diretamente ou por meio de seus (as) empregadores (as), as citadas Contribuies Previdencirias para o Fundo de Previdncia. No caso dos (as) trabalhadores (as) do Servio Pblico, existe sistema previdencirio prprio. Segurado (a): qualquer pessoa que exera atividade remunerada e contribua para a Previdncia Social. Trabalhadores (as) Autnomos (as): Essas pessoas que no exercem atividade remunerada, como estudantes, maiores de 16 anos, donas de casas, podem contribuir para a Previdncia Social, facultativamente.

FINANCIAMENTO E CUSTEIO DA SEGURIDADE SOCIAL


Seus gastos (investimentos) deveriam ser reunidos num oramento nico especfico, destacado do oramento geral da Unio o oramento da Seguridade Social, como estatudo na Constituio. Para financiar os gastos, a CF/88 instituiu contribuies sociais, de natureza distinta dos tributos, destinadas a custear as despesas com a Seguridade Social, a saber: - Trabalhadores (as) : contribuio sobre folha de salrio; - Empregadores (as) : contribuio sobre lucro lquido das empresas e; - Contribuio sobre faturamento.

PREVIDNCIA SOCIAL BENEFCIOS


De acordo com o art. 201 da CF/88, alterado pela EC 20/98, a Previdncia Social ser organizada sob a forma de regime geral, de carter contributivo e de filiao obrigatria ... E so garantidos aos (s) segurados (as) da Previdncia Social e aos (s) seus (as) dependentes, os seguintes benefcios:

- Aposentadoria por idade; - Aposentadoria por tempo de contribuio; - Aposentadoria especial; - Aposentadoria por invalidez; - Penso por morte; - Auxlio-doena; - Auxlio-acidente; - Auxlio-recluso; - Salrio-maternidade; - Salrio-famlia; - Salrio-desemprego.

REFORMAS DA PREVIDNCIA SOCIAL 1998 a 2005

Desde a CF/88, foram aprovadas 3 Emendas Constitucionais (20/98, 41/03 e 47/05), que alteraram substancialmente a Previdncia Social dos (as) trabalhadores (as) do Servio Pblico.

REGRAS PREVIDENCIRIAS ANTES DAS REFORMAS


ANTES DAS REFORMAS (1998 A 2005), AS REGRAS ERAM BEM SIMPLES:
- Aposentadorias compulsrias (70 anos) e por idade (65 anos, para homens, e 60, para mulheres); - Aposentadorias por tempo de servio, (poderiam ser proporcional ou integral) e - Aposentadorias especiais (professores, etc). As aposentadorias compulsrias, por idade e por tempo incompleto (com 5 anos a menos de contribuio) eram proporcionais. As por tempo de servio completo (35 anos, para homem e 30, para mulher) e as especiais, assim como por invalidez (por acidente de trabalho, molstia profissional ou doena grave, contagiosa ou incurvel) eram integrais. A atualizao das aposentadorias (integrais e proporcionais), com base nas regras anteriores, era paritria, ou seja, o concedido aos (s) ativos (as) era estendido aos (s) aposentados (as) e pensionistas.

EC 20/1998
- Definiu idade da aposentadoria integral: 60 anos (H) e 55 anos (M); - Exigiu 10 anos no Servio Pblico; - Exigiu 5 anos no cargo; - Acabou com a aposentadoria proporcional aos (s) que entraram no Servio Pblico aps a promulgao da Emenda; - Transformou tempo de servio em tempo de contribuio; - Extinguiu as aposentadorias especiais.

EC 41/2003: APROFUNDOU A REFORMA


- Quebrou a paridade entre os (as) ativos (as) e aposentados (as) no Servio Pblico; - Eliminou a aposentadoria proporcional; - Ampliou a idade mnima e o tempo de permanncia no Servio Pblico como condio para paridade e integralidade; - Instituiu a contribuio de 11% sobre aposentadorias e penses acima do teto do Regime Geral da Previdncia Social (RGPS);

- Instituiu aposentadoria voluntria sem paridade e proporcionalidade, com pedgio sobre tempo de contribuio e idade; - Quebrou a paridade da aposentadoria por invalidez; - Alterou a forma de clculo das penses - na prtica, retira 30%.

EC 47/2005: (PARALELA)
- Instituiu nova regra para aposentadoria integral para quem ingressou antes da EC 20/98; - Permitiu a aposentadoria especial para portadores (as) de deficincia e os (as) trabalhadores (as) que exeram atividades de risco; - Dobrou limite de iseno para os (as) portadores (as) de doenas incapacitantes; - Restabeleceu a paridade, exceto para os (as) que se aposentaram (art. 40 da CF/88 e regra de transio art. 2 da EC 41/03); - Criou nova regra de transio mais amena aos (s) que estavam no SP antes da EC 20/98; - Acabou com a paridade mitigada da EC 41/03 - reajuste igual ao () trabalhador (a) ativo (a), mas sem outros benefcios.

O (a) trabalhador (a) precisa ficar atento para a data em que alcanou condies para se aposentar. Essa data fundamental para verificar em quais condies vai se adequar quando solicitar sua aposentadoria. Se completar condies antes das alteraes ocorridas nas regras previdencirias, poder se aposentar em condies que preservam direitos adquiridos. Observar cuidadosamente as condies para se aposentar antes das reformas faz toda a diferena na hora de se aposentar. De todo modo, a data em que o (a) trabalhador (a) completar essas condies vai garantir -lhe a preservao de direitos adquiridos.

REGRAS A PARTIR DAS EMENDAS CONSTITUCIONAIS


At a EC 20/98, a aposentadoria era concedida aos (s) trabalhadores (as), condicionada ao cumprimento do tempo de servio que, para a aposentadoria integral, era de 35 anos (H) e 30 anos (M). E ainda era possvel a aposentadoria proporcional aos 30 anos (H) e 25 anos (M).

SISTEMA DE PREVIDNCIA SOCIAL BRASILEIRO


REGIME GERAL DE PREVIDNCIA SOCIAL (RGPS)
As regras atuais do RGPS podem ser aplicadas aos (s) trabalhadores (as) do Servio Pblico. O teto pode ser igual ao do INSS se criado fundo de previdncia complementar. Regras de aposentadoria e de paridade dependem da data em que foi adquirido direito ao beneficio. Atualmente, so cobradas contribuies de aposentados (as) e pensionistas no que ultrapassar o teto. O RGPS operado em regime de repartio (pacto entre geraes). A Unio responsvel por eventuais dficits.

Atualmente, quem, ainda, pode se aposentar por essas regras?


Os (as) trabalhadores (as) que alcanaram as condies exigidas para a aposentadoria antes de 16/12/1998, podero aposentar-se a qualquer tempo, invocando a aplicao dessas regras. Neste caso, as novas regras das ECs 20/98, 41/03 e 47/05 s sero aplicadas caso o (a) trabalhador (a) faa opo.

REGIME PRPRIO DE PREVIDNCIA SOCIAL (RPPS)


As regras do RPPS foram as que mais sofreram alteraes bastante considerveis a partir das ECs 20/98, 41/03 e 47/05.

10

11

Aposentar-se pelas regras anteriores EC 20/98 ser (na maioria dos casos) a melhor opo e o (a) trabalhador (a) deve fazer de tudo para alcanla e invocar sua aplicao.

Vale lembrar que as condies das emendas mais antigas so melhores para se aposentar. Neste caso, a EC 20/98 melhor opo que a EC 41/03.

PARA QUEM PREENCHEU CONDIES PARA SE APOSENTAR ANTES DE 16/12/1998 (ANTES DA EC 20/98)
- Critrio por tempo de servio; - Sem idade mnima; - Aposentadoria integral: 35 anos de servio (H) e 30 anos (M); - Aposentadoria proporcional: 30 anos de servio (H) e 25 anos (M); - Clculo pela ltima remunerao; - Paridade entre ativos (as), aposentados (as) e pensionistas.

PARA QUEM PREENCHEU CONDIES PARA SE APOSENTAR ENTRE 16/12/1998 e 31/12/2003 (A PARTIR DA EC 20/98)
- Tempo de contribuio: 35 anos (H) e 30 anos (M); - Idade mnima: 53 anos (H) e 48 anos (M); - Pedgio de 20% do tempo que faltava em 16.12.1998 (Integral), ou de 40% (proporcional); - 5 anos no cargo; - 10 anos no Servio Pblico; - Aposentadoria integral (ltima remunerao); - Paridade entre ativos (as), aposentados (as) e pensionistas.

REGRAS E CONDIES ATUAIS PARA SE APOSENTAR


A mudana mais profunda ocorrida por fora da EC 20/98 para os (as) trabalhadores (as) do Servio Pblico foi a insero da exigncia de idade mnima para aposentadoria (53 anos para homens e 48 para mulheres). Alm disso, a EC 20/98 acrescentou a obrigao de cumprimento de um pedgio para o acesso aposentadoria (20% para a integral e 40% para a proporcional). Trabalhadores (as) que completaram condies para se aposentar entre o perodo de 16/12/1998 a 31/12/2003 podem se aposentar pelos critrios da EC 20/98 ou optar pelas regras das emendas 41/ 03 e 47/05. Para tomar esta deciso, o (a) trabalhador (a) deve estudar bem as regras e optar pela que se adequar melhor ao seu caso.

PARA QUEM INGRESSOU NO SERVIO PBLICO AT 16/12/1998 (EC N 41/03 - OPO PELO ART. 2)
Se o (a) trabalhador (a) fez concurso pblico e tomou posse at o dia 16/12/ 1998, pode escolher se aposentar pelas regras previstas no art. 2, da EC 41/ 03. A aposentadoria pelo art. 2 da EC 41/03 leva perda do direito paridade. Fazendo essa opo, no ter direito a receber qualquer vantagem salarial nova ou reajustes gerais de remunerao concedidos aos (s) trabalhadores (as) da ativa. Para compensar esta perda do (a) trabalhador (a), a emenda menciona um reajuste anual da aposentadoria, com vistas a preservar seu poder aquisitivo. As regras para este reajuste foram regulamentadas e vo sofrer reajuste anual (todo ms de abril) pela variao do ndice Nacional de Preos ao Consumidor (INPC) que medido pelo IBGE. obtido a partir dos ndices de Preos ao Consumidor (IPCs) regionais e tem como objetivo apresentar a variao dos preos no mercado varejista, demonstrando o aumento do custo de vida da populao. - Tempo de contribuio: 35 anos (H) e 30 anos (M);

12

13

- Idade mnima: 53 anos (H) e 48 anos (M); - 5 anos no cargo em que se dar a aposentadoria; - Ter cumprido pedgio de 20% do tempo que faltava para a aposentadoria integral em 16/12/1998. - Penses: o valor pago ser de 100% at o teto (limitado ao teto de benefcios do Regime Geral de Previdncia Social (RGPS). O que ultrapassar esse valor ter uma reduo de 30%. - Fim da paridade. Reajuste anual da aposentadoria com vistas a preservar valor real. Regras no regulamentadas. O (a) trabalhador (a) que atender as condies para a aposentadoria previstas no art. 2 EC 41/03 e que decidir permanecer em atividade far jus ao Abono de Permanncia no valor igual ao da respectiva contribuio (11%), at obter a aposentadoria. Primeiro passo: calcular mdia de remunerao desde julho de 1994. Existem sites que trazem simuladores para calcular esta mdia (www.cgu.gov.br). Segundo passo: Atendidas as condies, se o (a) trabalhador (a) desejar se aposentar com idade mnima (53 ou 48, conforme o caso) ou com idades superiores a estas, sofrer uma reduo de 5% a cada ano antecipado de 60 (h) ou de 55 (m). Alm dessa reduo por conta da idade, o clculo do valor dos proventos no feito com base na ltima remunerao (integralidade), mas da mdia das 80% maiores contribuies pagas pelo servidor no perodo de julho de 1994 at o ms anterior ao da aposentadoria. Isso implicar em nova reduo, uma vez que a mdia dificilmente ser igual ou superior ltima remunerao, haja vista a insero de diversas vantagens salariais nos contracheques aps o ms de julho de 1994. O art. 2 da EC 41/03 foi regulamentado pela Lei 10.887D 2004. Essa lei prev, alm das condies constitucionais j mencionadas, que os (as) trabalhadores (as), que optarem por esta forma de aposentadoria, podero optar pela incluso, dos valores das gratificaes recebidas em razo do local de trabalho e do exerccio de cargo de chefia ou em comisso, como base de contribuio para fins de aplicao da mdia referida anteriormente.

I - Ter completado, nos termos do art. 3 da EC 41/03, os requisitos para obteno da Aposentadoria Voluntria constantes na legislao vigente at 31 de dezembro de 2003; II - Completar, nos termos do art. 2 da EC 41/03, os requisitos para obteno da Aposentadoria Voluntria; III - Completar, nos termos do art. 40 da CF/88, os requisitos para obteno da Aposentadoria Voluntria; IV - Completar, nos termos do art. 6 da EC 41/03, combinado com o 19 do art. 40 da CF/88, os requisitos para obteno da Aposentadoria Voluntria. O abono de permanncia corresponde ao valor da contribuio previdenciria mensal do (a) trabalhador (a) e ser concedido aquele que o requerer.

O pagamento do Abono de Permanncia permanece at que:


I - Haja formalizao de pedido de Aposentadoria Voluntria; II - Haja a concesso de Aposentadoria por Invalidez; III - Ocorra o adimplemento da idade limite para a concesso da Aposentadoria Compulsria.

PARA QUEM INGRESSOU NO SERVIO PBLICO AT 31/12/2003 (EC 41/03 - OPO PELO ART. 6)
Se o (a) trabalhador (a) fez concurso pblico e tomou posse at o dia 31/12/ 2003, pode escolher se aposentar pelas regras previstas no art.6, da EC 41/03. A aposentadoria pelo art. 6 da EC 41/03 mantm o direito paridade. A vantagem da opo pelas regras previstas no art. 6 da EC 41D 03 estaria no fato de que ficam mantidos os direitos paridade. Fica tambm assegurado clculo da aposentadoria com base na ltima remunerao (integralidade), no se aplicando mdia ou redutores. - Tempo de contribuio: 35 anos (H) e 30 anos (M);

Para fazer jus concesso do abono de permanncia o servidor dever: 14

15

- Idade mnima: 60 anos (H) e 55 anos (M); - 20 anos de servio pblico. 10 anos de permanncia na carreira; - 5 anos no cargo em que se dar a aposentadoria; - Paridade entre ativos (as), aposentados (as) e pensionistas; - Clculo da aposentadoria: integral; - Penses: o valor pago ser de 100% limitado ao teto de benefcios do RGPS. O que ultrapassar esse valor ter uma reduo de 30%.

PARA QUEM INGRESSOU NO SERVIO PBLICO AT 16/12/1998 (EC 47/05 - OPO PELO ART. 3)
Alm das outras opes apresentadas, trabalhadores (as) que ingressaram no Servio Pblico at 16/12/1998 ainda podem optar pela aposentadoria segundo as regras previstas no art. 3 da EC 47/05. A vantagem desta opo pode ser comparada s previstas nos arts. 2 e 6 da EC 41/03. O (a) trabalhador (a) no fica obrigado a esperar at completar 60 anos (H) ou 55 (M). Fica, ainda, mantida a paridade, e o clculo da aposentadoria toma por base a ltima remunerao (integralidade). - Tempo de contribuio: 35 anos (H) e 30 anos (M); - Idade mnima: 60 anos (H) e 55 anos (M); - Reduo de um ano para cada ano a mais de contribuio acima de 35 anos (H) ou 30 anos (M), de modo que a soma da idade com o tempo de contribuio seja de 95 (H) e 85 (M); - 25 anos de Servio Publico; - 15 anos de permanncia na carreira; - 5 anos no cargo em que se dar a aposentadoria; - Clculo da aposentadoria: integral; - Paridade entre ativos (as), aposentados (as) e pensionistas; - Abono de permanncia; - Penses: o valor pago ser de 100% limitado ao teto de benefcios do RGPS. O que ultrapassar esse valor ter uma reduo de 30%.

Se todas as condies e alternativas colocadas anteriormente no forem satisfatrias ou no se adequarem ao perfil histrico do (a) trabalhador (a), este (a) pode ainda optar por levar todo o seu tempo de contribuio para o RGPS. Para isso, preciso fazer a inscrio no INSS e pedir a averbao da certido obtida do seu rgo de recursos humanos. No exigido cumprimento de carncia para aquisio da qualidade de segurado (a) do INSS. Neste caso, o (a) trabalhador (a) perde totalmente o direito paridade. Os proventos sero calculados mediante a aplicao dos parmetros do INSS, tais como o chamado fator previdencirio. Para escolher, o (a) trabalhador (a) deve procurar saber, antes, quais os valores equivalentes, de modo a compar-los com os valores dos proventos segundo as diversas opes de aposentadoria pelo Regime Prprio de Previdncia dos Servidores Federais. O (a) trabalhador (a) submete-se s regras do RGPS, tais como: contribuio de 35 anos (H) e 30 anos (M), fator previdencirio, entre outros.

NOVAS REGRAS PARA QUEM INGRESSOU NO SERVIO PBLICO A PARTIR DE 01/01/2004


Para novos (as) trabalhadores (as) de carreira, o governo determinou regras permanentes para requerer sua aposentadoria. Trabalhadores (as) que ingressaram no Servio Pblico antes dessa data ainda tm essa opo para se aposentar. A aposentadoria pelas novas regras permanentes implica na perda do direito paridade. Fazendo essa opo, no ter direito a receber qualquer vantagem salarial nova ou reajustes gerais de remunerao deferidos aos (s) trabalhadores (as) em atividade. Para compensar esta perda, a emenda menciona reajuste anual da aposentadoria, com vistas a preservar o poder aquisitivo do (a) trabalhador a). As regras para este reajuste foram regulamentadas e vo sofrer reajuste anual (todo ms de abril) pela variao do INPC que medido pelo IBGE. obtido a partir dos IPCs regionais e tem como objetivo oferecer a variao

QUEM QUISER, PODE APOSENTAR-SE PELO RGPS (INSS) 16

17

dos preos no mercado varejista, mostrando, assim, o aumento do custo de vida da populao.

EXPECTATIVAS DE MUDANAS NAS REGRAS


PEC 441/2005
- Assegura a paridade aos (s) aposentados (s) e pensionistas, com doenas incapacitantes, estendendo-lhes os direitos constitucionais, com vigncia a partir da EC 41/03; - Garante a paridade plena s penses derivadas de aposentados com base na EC 41/03; - Disciplina o limite remuneratrio para os agentes pblicos dos 3 poderes e do Ministrio Pblico.

NOVAS REGRAS PERMANENTES PARA QUEM INGRESSOU NO SERVIO PBLICO A PARTIR DE 01/01/2004
- Tempo de contribuio: 35 anos (H) e 30 anos (M); - Idade mnima: 60 anos (H) e 55 anos (M); - 10 anos de Servio Pblico; - 5 anos de permanncia no cargo em que se dar a aposentadoria; - Clculo da aposentadoria: mdia das 80% maiores contribuies a partir do ingresso no servio pblico. - Fim da paridade. Reajuste anual da aposentadoria para preservar valor real; - Regras ainda no estabelecidas; - Penses: o valor pago ser de 100% limitado ao teto de benefcios do RGPS. O que ultrapassar esse valor ter uma reduo de 30%.

PEC 555/2006
- Revoga os efeitos nefastos da EC 41/03; - Extingue a contribuio de 11% sobre o que exceder o teto do RGPS (aposentadorias e penses). - Retroage seus efeitos a 01/01/2004.

APOSENTADORIA POR INVALIDEZ


O direito aposentadoria por invalidez est previsto no art. 40, da CF/88. Este artigo foi alterado pela EC 41/03, a qual definiu que as aposentadorias concedidas sob a gide deste dispositivo legal no tm direito paridade, e os proventos so calculados pela mdia. Em vista disso, trabalhadores (as) que se aposentaram por invalidez a partir de janeiro de 2004 no sentiro os efeitos financeiros das negociaes acordadas entre as categorias e o Governo.

PEC 270/2008
- Garante o retorno do direito aposentadoria por invalidez com proventos integrais. Acerca deste ltimo, vale lembrar as batalhas que a FASUBRA Sindical vem travando em relao ao Mandato de Injuno relativo a esta matria para garantir os direitos dos (as) trabalhadores (as) aposentados (as).

18

19

TRABALHADORES (AS) NA LUTA POR CIDADANIA


Contudo, a luta dos (as) trabalhadores (as) aposentados (as) no diz respeito to somente s questes legais ou jurdicas, mas, tambm a manuteno dos direitos de cidadania, do respeito sua histria de vida enquanto pessoa e enquanto sujeito atuante nos processos de desenvolvimento e transformao social. Nesse sentido, faz-se necessrio enfocar tambm os aspectos fsicos e psico-sociais que levam ao envelhecimento humano, suas consequncias para o trabalhador (a) aposentado (a) e a importncia de programas para sua adequao nova realidade psatividade laboral, com vistas manuteno da qualidade de vida.

TRABALHO E ENVELHECIMENTO NO SERVIO PBLICO

Segundo estudiosos da rea, em torno de 25% das pessoas com 65 anos ou mais trabalham e um importante fator para a permanncia na vida ativa a melhor condio de sade, especialmente a manuteno da autonomia e da mobilidade fsica. Vrios rgos da administrao pblica mantm trabalhadores (as) com mais de 50 anos. Portanto, faz-se necessrio organizar Programas voltados ao envelhecimento saudvel, incluindo a Preparao para a Aposentadoria (PPA), com aes que envolvam: Acompanhamento psicolgico/emocional e mdico, com atividades de preveno, diagnstico precoce e tratamento de doenas inerentes; Anlise da situao financeira ps-aposentadoria; Desenvolvimento de habilidades/treinamento/capacitao para complementar renda ou trabalho voluntrio; Dicas de atividades de lazer, cultura, turismo, e programas de atividades fsicas.

O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO
No processo de envelhecimento da humanidade, no Mundo, na Amrica Latina, no Brasil, nas cidades, pode-se constar DIFERENAS BRUTAIS no comportamento social e nos diversos modos como so tratadas as pessoas pelo Estado e pela prpria sociedade. Como antes mencionado, a insuficincia de polticas sociais inerentes e programas que preparem o (a) trabalhador (a) para superar dificuldades e desafios fsicos e psico-sociais ante da nova realidade que se lhes apresentada, a partir da aposentadoria, enseja estas diferenas, como se pode observar na ilustrao.

20

21

PROFISSIONALIZAO E TRABALHO NO ESTATUTO DO IDOSO


Importante, tambm, lembrar que o prprio Estatuto do Idoso prev a criao de programas que oportunizem a preparao do (a) trabalhador (a) para a fase ps-laboral e o exerccio de cidadania, com qualidade de vida, como se pode observar a seguir: Art. 28. O Poder Pblico criar e estimular programas de: I profissionalizao especializada para os idosos, aproveitando seus potenciais e habilidades para atividades regulares e remuneradas; II preparao dos trabalhadores para a aposentadoria, com antecedncia mnima de 1 (um) ano, por meio de estmulo a novos projetos sociais, conforme seus interesses, e de esclarecimento sobre os direitos sociais e de cidadania; III estmulo s empresas privadas para admisso de idosos ao trabalho.

OS NMEROS QUANTO EXPECTATIVA DE VIDA NO BRASIL


Estudos feitos apontam um crescimento favorvel em relao expectativa de vida, na atualidade. Isto se deve ao fato o pas ter entrado numa fase de desenvolvimento econmico-social que oportuniza melhores condies de vida, em que pese ter-se conscincia de que muito ainda h por fazer em relao polticas pblicas, como sade, educao, segurana, moradia etc.

EXPECTATIVA DE VIDA NO BRASIL 1900 39/45 1950 1960 1980 2000 Hoje 33,7 anos 39 anos 43,2 anos 55,9 anos 63,5 anos 68,5 anos +/- 72 anos

A PERSPECTIVA SOCIAL DO ENVELHECIMENTO


Na perspectiva social, h que se leve em conta diversos aspectos do envelhecimento: individual, coletivo, demogrfico, cultural, laboral (em geral e no servio pblico, em particular), social, familiar etc.
BRASIL: POPULAO DE 80 ANOS OU MAIS DE IDADE POR SEXO - 1990 -2050 2050 2040 2030 2020 2010 2005 2000 1990 1989
8.000.000 7.000.000 5.000.000 3.000.000 1.000.000 3.000.000 5.000.000 7.000.000 8.000.000

APOSENTADOS (AS) E A CULTURA DA INATIVIDADE


Conforme j visto anteriormente, o trabalho ocupa um importante papel na vida humana. No fazer parte da rotina do trabalho no quer dizer anularse para a vida. Situaes naturalizadas e banalizadas pela sociedade criam culturas que tolhem pessoas impem regras aprisionam sonhos, idias e ideais. O (a) aposentado (a) deve ter conscincia de que no um (a) inativo (a), mas sim um (a) trabalhador (a) que permanece cidado atuante na vida civil. Busca de bem-estar, lazer, melhor qualidade de vida na aposentadoria faz parte do iderio tanto de aposentados (as) como de aposentandos (as) ainda na atividade. Nesse sentido, para organizar a luta fundamental para o (a) trabalhador (a) aposentado (a), enquanto pessoa e enquanto cidado () ter conscincia de que preciso mudar a cultura da inatividade e buscar o seu papel de sujeito na sociedade.

22

23

A LUTA PARA RECONQUISTAR DIREITOS


Como se pode constatar, so muitos os desafios impostos aos (s) trabalhadores (as) do Servio Pblico em geral tanto para os (as) aposentados (as) e aposentados (as), como pensionistas. Alm das questes relativas s Reformas Previdencirias, dos desafios em relao busca de melhoria da qualidade de vida, enquanto pessoas e cidados (s) rompendo com culturas e preconceitos, os (as) trabalhadores (as) tcnico-administrativos (as) em educao aposentados (as) das Instituies Federais de Ensino enfrentam verdadeiras batalhas na luta pelo seu REPOSICIONAMENTO NO PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICOADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DAS IFES (PCCTAE) LEI 11.091/2005. Nesse sentido, os (as) trabalhadores (as) aposentados (as), junto com trabalhadores (as) da ativa, tm resistido ao longo dos anos, continuam na luta para resgatar seus direitos e avanar nas conquistas.

AES DESENVOLVIDAS PELOS (AS) TRABALHADORES (AS)


- organizao dos (as) trabalhadores (as) aposentados (as) e a criao da Coordenao de Aposentados da FASUBRA Sindical; - deliberaes em Plenrias e Congressos da Categoria, que dizem respeito aos aposentados; - reunio com ANDIFES; - reunio com Ministrios da Educao e do Planejamento; - manifestao e presso no Congresso Nacional sobre PECs 441/05, 555/06 e 270/08 e Audincias Pblicas); - participao dos (as) aposentados em atos pblicos nos Estados e em Braslia em defesa dos direitos dos (as) trabalhadores (as); - participao em agendas e eventos nacionais com o conjunto de aposentados do Servio Pblico; - envolvimento dos (as) ativos (as) e aposentandos (as) na luta pelos direitos dos (as) aposentados (as), junto aos Reitores e aos Conselhos Universitrios; - realizao de Seminrios, Plenrias especficas; - instalao do GT-Aposentados; - elaborao de material de divulgao e informativos. Afora estes desafios, h ainda a necessidade de reconquista dos direitos retirados dos (as) trabalhadores (as) que se aposentaram com base nos arts. 184 da Lei 1.711/52 (Revogado pela Lei n 8.112/90) e 192 da Lei 8.112/90 (Revogado pela Lei n 9.527/97).

TRABALHADORES (AS) SE UNEM NA LUTA


ORGANIZAO DA LUTA SINDICAL E INSTITUCIONAL
Na FASUBRA, nas Centrais Sindicais, no Servio Pblico, nas Universidades, no Congresso Nacional e na Sociedade em geral.

24

25

ENFIM, PRECISO INTENSIFICAR A LUTA...


- Pela aprovao das PECs 441 e 270, - resgate da paridade e da integralidade; - Pela aprovao da PEC 555 extino da contribuio total dos (as) aposentados (as); - Pela alterao do art.15 da Lei 11.091 reposicionamento dos (as) aposentados (as) no PCCTAE; - Pelo resgate do respeito, valorizao e cidadania dos (as) trabalhadores (as) aposentados (as).

PRECISO TER QUALIDADE DE VIDA, COM MELHORES SALRIOS E CIDADANIA DE FORMA JUSTA E IGUALITRIA
Qualidade de Vida, segundo a Organizao Mundial de Sade (OMS), a percepo do indivduo de sua posio na vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relao aos seus objetivos, expectativas, padres e preocupaes.
(WHOQOL GROUP, 1994)

rio. ecess n ce. e s , dan e ore u h u c q q , n i l nca f e, bri ssve , jogu I - Nu ue po e q h e n i r emp : cam aber. rria s ativo eos r e r p p m II - So m ue se -se se ela. busq ; enha t z i n rte d d a a n p e M r s p I II somo rno a u-la; m ete r ia! t u s a e j e utop md a e a s IV - S u a r urez const a nat hos; a n t r o u s de a us V-C e aju ar se z o i l t i a e e resp nte r s e te dizem o n e a h l l da que aa p de ca VI - F i s es o c s e s d o das o n s o p ticipe a r n a e P p V I I - las. er; a ra viv t a u p c o e i e. ex r ment ecess a n a r o e pa Coma corpo VIII o a r ais! pa r jam mal, a r z dia. e a p f s que Dese na. vite o a r e p IX - E a es perca a c n u X-N hom e s; em a lgum

A ) PAR S O T EN DAM N A S (M LHOR E O H M L ONSE R MAIS E . DEZ C a i lha VIVE um

26

27

Direo Nacional da FASUBRA Sindical Binio 2009/2011


COORDENAO GERAL Lia de Souza Oliveira Rolando Malvsio Jnior Paulo Henrique Rodrigues dos Santos COORDENAO DE ADMINISTRAO E FINANAS Raimundo Nonato Ucha Arajo Luiz Antnio de Arajo Silva COORDENAO DE FORMAO E COMUNICAO SINDICAL Rosane Barcelos Souza Sandro de Oliveira Pimentel COORDENAO DE EDUCAO Rosngela Gomes Soares da Costa Janine Vieira Teixeira COORDENAO DE APOSENTADOS Pedro Rosa Cabral Edilson William Robson COORDENAO DE POLTICAS SINDICAIS E GNERO Luiz Macena da Conceio Antnio Donizetti da Silva COORDENAO DE ORGANIZAO SINDICAL Marcelino Rodrigues da Silva Joo Paulo Ribeiro COORDENAO JURDICA E RELAES DE TRABALHO Emanuel Braz Jos Almiram Rodrigues COORDENAO DAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS Cristina Del Papa Ftima dos Reis COORDENAO DA MULHER TRABALHADORA Eurdice Ferreira de Almeida Carla Cristina Bitdinger Cobalchini COORDENAO DE RAA E ETNIA Iaci Amorim de Azevedo Rogrio Fagundes Marzola COORDENAO DA SEGURIDADE SOCIAL Marco Antnio de Pdua Borges Mrio Mrcio Garofolo CONSELHO FISCAL Antnio Pinheiro da Silva Filho Mozart Robrio de S Siqueira Mauro Mendes Ednaldo Bastista dos Santos Umberto Carvalho Bastos Concepo, elaborao e pesquisa, realizada por Maria da Graa Freire, Coordenadora de Aposentados (2009-2010).

EXPEDIENTE www.fasubra.org.br

Edio e Composio: Jornalista Raquel Carlucho Reviso: Luzinete Nepumoceno Arte Capa: Sidney Mendes Fotos: Banco de Imagens

Impresso: Grfica e Editora Qualidade LTDA Tiragem: 2.000 mil exemplares

Federao de Sindicatos das Universidades Brasileiras - FASUBRA Sindical Fundada em 19 de dezembro de 1978

Universidade de Braslia (UnB) Pavilho Multi Uso I - Bloco C Sala C.1-56/2 Campus Universitrio Darcy Ribeiro - Caixa Postal 04539 - Asa Norte - Braslia DF - Cep 70.904-970/ Fones: (61) 33499151 / 3349-1772 / 3349-4811/ 3349-4420 - Fax: (61) 3349-1571 fasubra@fasubra.org.br

Potrebbero piacerti anche