Sei sulla pagina 1di 2

Rodas Transdanas Danas Circulares Transculturais dos Povos do Planeta

Dinmicas de Harmonizao Inicial e Final nas Rodas.

A Harmonizao a hora do contato com o corpo interior. A conscincia respiratria e corporal um caminho para o interior. Tomar conscincia da respirao, que j uma meditao poderosa, ir, aos poucos, colocar voc em contato com o corpo.(E. Tolle) O segredo para o sucesso da harmonizao estarmos completamente relaxados e centrados em nosso ntimo, para que possamos fazer contato com a nossa fonte interior de sabedoria. (Caddy e Platts) A escolha do que fazer para integrar e harmonizar o grupo, depende do objetivo proposto, mas a respirao conjunta (ateno no movimento, na dana da respirao) no incio e final das atividades sagrada! Nos casos de atividades que fluem normalmente, as tcnicas respiratrias e corporais de alongamento e relaxamento so suficientes. H, porm, ao longo dos anos, perodos em que o grupo atravessa fases especficas, porque o grupo murchou (reduziu ou muitas viagens) ou encheu (cresceu demais) ou, ainda, por fatores externos como stress de final de ano, entusiasmo no trabalho, influncia depressiva dos meios de comunicao, sonambulismo da conscincia, problemas financeiros, dificuldades de relacionamentos na famlia/trabalho, renovao de energia nos aniversrios, influncias astrolgicas, etc. A sensibilidade do Focalizador lhe inspira na escolha de dinmicas que energizam, interagem, descontraem, concentram, alegram e/ou mobilizam o grupo.

Exemplos de Dinmicas de Integrao, Contedo e Fechamento


Boas Vindas Dar as Boas Vindas para algum (novo) no centro da Roda, chamando seu nome vrias vezes e depois dando um abrao holstico (conjunto). Dar as Boas Vindas para todos (que se conhecem) ou aniversariantes, danando em crculo; quando a msica pra, um nome chamado. A pessoa vai ao centro dizendo Eu Sou fulano(a) e recebe um abrao holstico. Uma variao fazer grupos de 4 pessoas; uma no meio e 3 que cantam seu nome e a massageiam, acariciam. Dar as Boas Vindas a si mesmo, atravs da automassagem. Para fechamento, o mais comum todos se abraarem e balanarem. Usar msicas especficas, apropriadas. Boneco que dana Pares: um boneco parado e uma pessoa que cutuca o boneco em diferentes partes do corpo. Em cada lugar, o boneco acorda e desperta mexendo-se. Depois, h troca de papis. Analogia da Xcara Abrir mo de algo Abrir a Roda, abrindo mo de algo que no precisa mais e fechar a Roda, guardando algo valioso (s o que necessrio). Visualizar-se esvaziando uma xcara para encher com o que quer.

Crculo do Self ou Crculo com Cartes Trs crculos no cho representando aes do dia-a-dia, onde as pessoas escrevem em cartes e colocam nos locais indicados. A dinmica original (de 1 ou 3 crculos), de Marise Jalowitzki, pode ter os cartes adaptados para textos especficos da dana ou variar, sem cartes, com msicas, danando em cada crculo as camadas que os problemas ou capacidades pessoais tm, especialmente com relao s danas, Roda, etc.
Adaptao: Isabel Zago.

Rodas Transdanas Danas Circulares Transculturais dos Povos do Planeta

Jogo dos 7 Erros (Diferenas) Fazer uma caa aos erros na apostila de coreografias que ficou com erros. Enquanto os alunos verificam a apostila, o Focalizador mostra os passos, verbalizando os smbolos e os detalhes. Quem descobrir primeiro a diferena ganha um bombom tradicional. No final, todos ganham bombons diferentes (no tradicionais) pela ateno e esforo realizado. Alm de a apostila ser corrigida de forma ldica, h a fixao de smbolos e coreografias.
Adaptao: Isabel Zago.

Cristal Interior Espalhar, no centro da sala, folhas A4 com fotos (uma em cada centro de pgina) de cristais de gua, tiradas do livro de Masaru Emoto (As Mensagens da gua). Cada pessoa pega uma folha (de olhos fechados) e reflete sobre a sua essncia (cristal) e o que est impedindo que seja esta essncia (representado pelo papel que envolve a foto). Deve-se rasgar e tirar pedaos pequenos da folha, simbolizando a retirada dos bloqueios da vida, at ficar apenas a foto. Pode-se danar livremente neste processo ou todos fazerem o exerccio em casa e danarem juntos (depois) a alegria e a graa (bno) de Ser um Cristal.
Criao: Isabel Zago.

Crculo de Apreciao Deve ser usado em Grupos cujas pessoas se conhecem h algum tempo. Bom para fechamento de evento; promove uma apreciao dos participantes e no uma avaliao. Dinmica de Platts, onde uma pessoa de cada vez reconhecida e apreciada pelo Grupo, sem crticas, julgamentos, conselhos ou sugestes. A pessoa apreciada s responde muito obrigado(a). Pode-se utilizar um novelo de l, com as pessoas segurando o fio em suas mos e jogando o novelo para algum longe de si. Forma-se uma rede de aceitao e respeito mtuos. Uma variao cada pessoa fazer sua prpria apreciao (aprendizados significativos, interaes importantes, etc) ou do curso / evento.

Fontes: Oficinas UNIPAZ-DF; Manual Comentado de Jogos e Tcnicas Vivenciais (Jalowitzki); Jogos Dirigidos para Grupos, Recreao ...(S J Fritzen); Autodescoberta Divertida (Platts).

Potrebbero piacerti anche