Sei sulla pagina 1di 9

NUTRIO E DIETTICA PARA JOVENS ATLETAS

Metabolismo energtico e de nutrientes

Ciclo de energia na Terra


Toda a vida na terra est dependente da energia do sol e da fotossntese; As plantas fabricam HC (hidratos de carbono) atravs da energia do sol, utilizando CO2 e H2O; A energia solar (calor) transformada em energia qumica (molculas de HC, lpidos e protenas); Todos os animais comem plantas e/ou animais (que por sua vez comem plantas).

Na Natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma


Lavoisier

Princpio da conservao de energia

A energia de um meio fsico apenas pode sofrer transformaes no seu tipo, mas no pode ser criada ou destruda. As diversas formas de energia (trmica, qumica, elctrica, radiante, mecnica, etc.), so todas elas interconversveis entre si. Ex.: Qualquer gesto mecnico no mais do que a transformao de uma quantidade de energia qumica em energia mecnica.

Metabolismo
Mecanismos qumicos e fsicos pelos quais os nutrientes so transformados em outras estruturas, para utilizao da sua energia e para serem incorporados nas estruturas do corpo.

Metabolismo = Anabolismo + Catabolismo


(construo/sntese) (destruio)

Anabolismo
Conjunto das reaces em que h sntese de matria orgnica mais complexa a partir de compostos quimicamente mais simples, seja para possibilitar o crescimento, seja para produzir compostos de reserva, como os triglicridos, glicognio, protenas musculares, etc. Todas as reaces anablicas consomem energia.

Catabolismo
Conjunto dos processos inversos ao anabolismo, ou seja, as reaces que degradam substncias mais complexas originando outras mais simples. O catabolismo tem duas nalidades principais: produo de energia excreo de metabolitos intermedirios

Anabolismo e Catabolismo (transferncia de energia)

Vias bioqumicas de produo de ATP

A energia dos nutrientes serve para produo de ATP (adenosina trifosfato) dentro de cada clula; O caminho ou via para l chegar, varia conforme o tipo de nutriente (lpidos, prtidos ou glcidos). Uma via bioqumica um conjunto bem denido de reaces em cadeia, que comeam num composto e terminam noutro, originando pelo caminho compostos intermedirios.

Vias bioqumicas de produo de ATP


A maioria das reaces catablicas (que produzem energia) ocorre por fases e o ATP pode ser obtido por 3 vias distintas: Via anaerbia alctica Via anaerbia lctica
Vias que operam sem necessidade da presena de oxignio, e apenas a partir da glucose, sem ou com formao de cido lctico, respectivamente.

Vias aerbias

Vias que apenas funcionam na presena de oxignio, e que operam a partir de todos os macronutrientes.

10

Metabolismo energtico

A funo fundamental do metabolismo energtico manter um fornecimento constante e adequado de ATP s clulas do corpo; Alguns tecidos (crebro) e clulas (glbulos vermelhos), por no possurem mitocndrias, esto dependentes de glucose para produo de ATP; Assim, o objectivo das cadeias bioqumicas (do metabolismo energtico) manter nveis adequados de glucose e ATP nas clulas.

11

Utilizao da energia consumida

12

Fontes de energia para o Homem

ATP

13

Reservas de energia no corpo


Glicognio msculo (1200-1500 kcal) fgado (400 kcal) Gordura (triglicridos) msculo (500-2500 kcal) fgado (400 kcal) tecido adiposo (80 000 - 135 000 Kcal) Protena msculo (25 000 - 30 000 Kcal) fgado (400 kcal) c. Gordos + glucose (no sangue) (100 kcal) ATP e fosfocreatina (nos tecidos) (5 kcal)

num homem com 70 Kg


14

Sistema

Quando utilizado?

Exemplo de exerccio

ATP

Sempre

Todos os tipos

Fosfocreatina

No incio de todos os exerccios Aps exerccios intensos

Salto em altura

Hidratos de Carbono (anaerbio) Hidratos de Carbono (aerbio)

Exerc. alta intensidade (durao de 30s a 2 minuts

Sprints (300 metros)

Exerccios durao 2 minutos a 2-3 horas

Basquetebol, andebol, natao, futebol, atletismo

Lpidos

Exerccios durao longa

Maratona, Ciclismo, Triatlo, Caminhadas (30 mn)

Protenas

Pequenas quantidades em todos os exerccios Quantidades moderadas em exerccios de Maratona endurance

15

Em funo do tipo de exerccio fsico


Exerccios de grau ligeiro a moderado o processo aerbio (reaces em presena de oxignio); predomnio utilizao de cidos gordos; utilizao da glucose na fase inicial e, nas fases seguintes, utilizao progressiva de cidos gordos. Exerccios de grau intenso processo predominantemente anaerbio (sem oxignio); predomnio de utilizao da glucose; crescente utilizao de cidos gordos, progressivamente, com a durao do esforo.

16

Utilizao da energia de reserva


Glicognio no fgado fosforilado e a glucose ca disponvel na corrente sangunea, para todos os tecidos (importante para manter a glicmia); Glicognio no msculo fosforilado mas no passa para a corrente sangunea; Triglicridos do tecido adiposo so hidrolisados e fornecem cidos gordos (AG) para a circulao, de modo a serem oxidados por todos os tecidos cujas clulas tm mitocndrias; Protena muscular pouco utilizada para fornecer energia (excepto em casos extremos de subnutrio)

17

Integrao do metabolismo energtico


Os sistemas de produo de energia no corpo esto intimamente ligados e inter-dependentes, com o objectivo comum de manter o uxo de ATP e glucose necessrio s clulas; exemplo disso: Excesso de HC na alimentao pode ser convertido em AG e depositados como gordura nos adipcitos;

18

Potrebbero piacerti anche