Sei sulla pagina 1di 22

Simulado 199 para o concurso da Polcia Federal

Perito Criminal Federal rea 6 Qumica / Engenharia Qumica


Resolues

Elaborao das questes: Robson Timoteo Damasceno Resoluo das questes: Robson Timoteo Damasceno Uma semana para o fim!!!!!!! Concurseiro Robson

CONHECIMENTOS BSICOS
1

Em meio multido de milhares de manifestantes, rapazes vestidos de preto e com a cabea e o rosto cobertos por capuzes ou capacetes caminham dispersos, tentando manter-se 4 incgnitos. A atitude muda quando encontram um alvo: um cordo de isolamento policial, uma 7 vitrine ou uma agncia bancria. Eles, ento, agrupam-se e, armados com porretes, pedras e garrafas de coquetel molotov, quebram, incendeiam e agridem. Quando a polcia reage, os 10 vndalos voltam a se misturar massa de gente que protesta pacificamente, na esperana de, com isso, provocar um tumulto e incitar outros manifestantes a entrar no confronto. a ttica do 13 black bloc (bloco negro, em ingls), cujo uso se intensificou nos protestos de rua que dominaram a Europa este ano. Quase sempre, a minoria violenta formada por anarquistas que, de seus 16 anlogos do incio do sculo XX, imitam os mtodos violentos e o dio ao capitalismo e ao Estado.
Diogo Schelp. In: Veja, 22/12/2010 (com adaptaes).

No que se refere aos aspectos morfossintticos e semnticos do texto acima, julgue os itens seguintes. 1 A palavra anlogos (L. 15) est sendo empregada com o sentido equivalente a antecessores. Errado A ideia de semelhantes e no de antecessores. 2 O principal objetivo do texto fazer uma comparao entre as estratgias de protesto do movimento anarquista do incio do sculo XX e as do movimento anarquista dos dias de hoje. Errado A ideia tratar dos protestos violentos em questo. 3 Seria mantida a correo gramatical do texto caso fosse introduzida vrgula imediatamente aps o trecho rapazes vestidos de preto (...) capuzes ou capacetes (L. 2-3), isolando-o do restante da orao, j que esse trecho somente insere informao acessria sobre os manifestantes. Errado Haveria separao entre sujeito e predicado, causando erro gramatical. 4 Os complementos elpticos da formas verbais quebram (L. 7), incendeiam (L. 7) e agridem (L. 8) possuem o mesmo referente no texto. Errado No, pois no se agride a mesma coisa que se quebra. 5 As formas verbais infinitivas misturar ( L. 9) e provocar (L. 10) poderiam ser corretamente substitudas por suas formas flexionadas, misturarem e provocarem. Errado Por conta do se, no fica correta essa substituio.

6 Nas linhas 9, 13 e 14, o elemento que possui, em todas as ocorrncias, a propriedade de retomar palavras ou expresses que o antecedem. Correto Esta realmente a funo do pronome nestes casos citados. O interesse fundamental do dono de escravos era obter destes o maior rendimento 4 possvel, visando ao maior lucro. Como maximizar a produo de um escravo? Imagine-se um caso simples: a produo consistiria em cavar buracos, e cada escravo poderia cavar, digamos, cinco buracos por hora. Para obter o mximo de produo, bastaria garantir que cada 7 operrio trabalhasse o maior nmero possvel de horas. No caso da mo de obra escrava, esse 10 objetivo poderia ser facilmente atingido por um feitor que organizasse e controlasse a produo. Pela coao do chicote, ele faria que os escravos trabalhassem o nmero de horas desejado, com 13 a intensidade desejada. De fato, era comum que os escravos tivessem jornadas de trabalho prximas do mximo biolgico algo como dezoito horas , nos engenhos e cafezais brasileiros, 16 especialmente em picos de produo, como na colheita. Isso aponta para uma lgica do tratamento coercitivo. Pode ser difcil obter de um assalariado rendimento equivalente ao de um 19 trabalhador escravo a no ser mediante um salrio to alto que prejudicasse o lucro do patro. Assim, em igualdade de condies, o trabalho escravo mais produtivo que o trabalho 22 livre, em determinados tipos de tarefa. A coero garante esse resultado e tem, portanto, um significado econmico.
Flvio Versiani. A lgica econmica do trabalho escravo. In: Darcy, nov.-dez./2010, n.o 5 (com adaptaes).
1

Acerca de aspectos estruturais e interpretativos do texto acima, julgue os itens 7 O autor do texto argumenta que, sob certas condies, o trabalho livre poderia ser to ou mais produtivo que o trabalho escravo. Correto o que se diz nas linhas 20-22. 8 A expresso esse objetivo (L. 8) refere-se ao resultado final obtido por meio da maximizao da produo de um escravo. Correto Exatamente isto. 9 O autor se manifesta favorvel ao uso do trabalho escravo nas sociedades modernas. Errado No existe essa ideia no texto. 10 possvel se inferir do texto que os escravos apenas realizavam atividades braais, como cavar buracos. Errado Tambm esta ideia no est presente explicitamente no texto.

Com relao ao formato e linguagem das comunicaes oficiais, julgue os itens que se seguem com base no Manual de Redao da Presidncia da Repblica. 11 O referido manual estabelece o emprego de dois fechos para comunicaes oficiais: Respeitosamente, para autoridades superiores; e Atenciosamente, para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior. Tal regra, no entanto, no aplicvel a comunicaes dirigidas a autoridades estrangeiras. Correto Resumo perfeito. 12 A menos que o expediente seja de mero encaminhamento de documentos, o texto de comunicaes como aviso, ofcio e memorando, que seguem o padro ofcio, deve conter trs partes: introduo, desenvolvimento e concluso. Correto Segundo o MRPR. 13 As comunicaes oficiais emitidas pelo presidente da Repblica, por chefes de poderes e por ministros de Estado devem apresentar ao final, alm do nome da pessoa que as expede, o cargo ocupado por ela. Errado A do Presidente no. 14 O fecho das comunicaes oficiais possui, alm da finalidade bvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatrio. Correto De acordo com o MRPR. A respeito dos conceitos de Informtica, avalie os prximos itens. 15 O programa Thunderbird no permite o envio de arquivos anexados s mensagens de email. Errado O gerenciador de e-mails Thunderbird (do grupo Mozilla) tem as mesmas funcionalidades do Outlook, inclusive o envio de arquivos no e-mail. 16 As principais funcionalidades propiciadas pelo MS Word so: salvar documento em diversos formatos como vdeos, imagens e animaes, copiar e colar textos ou tabelas, configurar pginas de arquivos em HTML, navegar na Internet. Errado Com o Word no possvel salvar o documento em formatos de vdeos, imagens e animaes. Tambm navegar na Internet no uma funcionalidade por ele propiciada.

17 O acesso Internet por meio de redes ADSL, que empregam a linha telefnica e modems como recursos tecnolgicos para a transmisso de dados, possvel e permite obter taxas de transmisso superiores a 10 Mbps. Correto O ADSL (Asymetric Subscriber Digital Line Linha de Assinante Assimtrica Digital) consiste em um sistema de transferncia de dados de computador (Internet) usando a estrutura fsica da linha telefnica (fios, cabos, etc.). O equipamento utilizado por esse sistema o Modem ADSL, normalmente oferecido pelas prprias provedoras do servio, como a telefnica (servio Speedy), Oi/Telemar (Velox), dentre outras. Atravs do ADSL 2, j possvel atingir velocidades de 24 Mbps para download (downstream) e at 1Mbps para upload (upstream). 18 A pasta ou diretrio de nome Arquivos de Programas do Windows, localizada no diretrio raiz C:, o local designado para a instalao de programas executveis nesse sistema operacional. Essa centralizao de instaladores facilita, principalmente, a identificao de quais so os sistemas instalados para que possa ser feita uma remoo adequada, bastando, para tanto, apagar o diretrio completo que contm o programa que se deseja desinstalar. Errado No basta apagar uma pasta onde um aplicativo foi instalado. Em muitos casos, o programa ao ser instalado armazena informaes e configuraes no sistema operacional e, ainda, pode instalar alguns programas especiais como drivers, aplicativos compartilhados do Windows e bibliotecas. Estes arquivos normalmente no ficam na pasta do programa e, portanto, no seriam excludos apenas apagando a pasta localizada em arquivos de programas. Para remover adequadamente um programa preciso utilizar-se do item adicionar ou remover programas do painel de controle (ou um aplicativo do prprio programa instalado especializado na remoo do software). 19 O diretrio raiz do Linux o C:\. Errado O diretrio raiz no Linux o /. 20 Uma rede social uma estrutura composta por pessoas ou organizaes conectadas, que compartilham objetivos comuns. Via6, Orkut e LinkedIn so exemplos de redes sociais. Correto Destas, a mais conhecida, embora no to usada, o Orkut. A respeito dos acontecimentos atuais e seus desdobramentos, julgue os itens. 21 O presidente Evo Morales defende a retirada da coca da lista de drogas ilcitas da ONU. Correto Ele mesmo cocaleiro. 22 Um dos principais objetivos da Bolvia alcanar sada para o mar. Correto Exato.

23 O MERCOSUL no tem avanado na integrao das economias de seus membros. Correto De fato, o bloco est longe de alcanar seus objetivos. 24 A rede de TV Al Jazeera um dos principais canais de comunicao do Oriente Mdio. Porm, ela tem sido criticada recentemente por ser imparcial na cobertura da Primavera rabe, seguindo a poltica externa do emir Hamad, lder do Catar. Correto Exata anlise. 25 Chile e Peru esto em desacordo sobre territrios que fazem fronteira com o Oceano Atlntico. Errado H disputas realmente, mas so sobre territrios no Oceano Pacfico. Utilizando raciocnio lgico, resolva os prximos itens. 26 Em uma escola, 10% dos alunos so canhotos, e, destes, 30% usam culos. Alm disso, 12% dos alunos dessa escola usam culos. A porcentagem dos alunos dessa escola que so canhotos e usam culos maior do que 5%. Errado A porcentagem de 30% de 10% = 3%. 27 Ainda quanto ao item anterior, a porcentagem de canhotos entre os alunos dessa escola que usam culos maior do que 25%. Errado Para calcular a porcentagem pedida, devemos dividir o nmero de canhotos que usam culos (calculado na questo passada) pelo total de pessoas que usam culos:

28 Quatro irmos, Andr, Bernardo, Carlos e Daniel, reparam que seu pai, quando chegou em casa, colocou em cima da mesa da sala quatro bombons. Logo ao retornar sala, o pai viu que um dos bombons tinha desaparecido e perguntou s crianas quem tinha sido o autor do delito. Andr disse: No fui eu. Bernardo disse: Foi Carlos quem pegou o bombom. Carlos: Daniel o ladro do bombom. Daniel: Bernardo no tem razo. Sabe-se que apenas um deles mentiu. Ento no possvel saber quem pegou o bombom. Errado O ladro foi Daniel. Apenas sendo ele o culpado possvel que haja apenas um mentiroso. 29 A probabilidade de se obter um nmero menor que 5 no lanamento de um dado, sabendo que o dado no defeituoso e que o resultado um nmero mpar, igual a 2/3. Correto A probabilidade igual aos casos desejados (1 e 3) sobre os possveis (1, 3 e %). Logo 2/3.

30 A proposio p -> q equivale a proposio ~q ^ p. Errado A proposio ~q ^ p equivale a ~(q v ~p), que o mesmo que ~(~p v q), que tem o mesmo efeito do que ~(p -> q). Acerca do Direito Administrativo, julgue os prximos itens. 31 A administrao direta abrange todos os rgos do Poder Executivo, excluindo-se os rgos dos Poderes Judicirio e Legislativo. Errado A administrao pblica encontra-se inserida em quaisquer dos trs poderes, seja do Executivo, Legislativo ou Judicirio. 32 O princpio do sigilo na apresentao das propostas foi implicitamente revogado com o advento da CF de 1988 e legislao posterior, que determina que o procedimento licitatrio ser regido pelo princpio da publicidade. Errado As propostas devem ser apresentadas em envelope lacrado, de modo que no possibilite conhecer de seu contedo, ou seja, devem ser mantidas de forma sigilosa, evitando-se o conluio ou a fraude, sendo inacessvel at o momento de abertura, que ser realizado em sesso pblica, a fim de se respeitar, manter o carter competitivo da licitao. Assim, muito embora a Constituio Federal tenha estabelecido que a Administrao Pblica se orientar pelo princpio da publicidade, este excepcionado, neste momento, a fim de se respeitar, resguardar o carter competitivo da licitao e, com isso, garantir o interesse pblico em obter a proposta mais vantajosa para a Administrao. Por isso, o princpio do sigilo na apresentao das propostas NO foi implicitamente ou expressamente revogado pela CF/88 e legislao posterior, que determina que o procedimento licitatrio seja regido pelo princpio da publicidade. Na verdade, trata-se de uma exceo momentnea a esse princpio, em razo do interesse pblico em se ter um procedimento competitivo. 33 Os servidores pblicos federais responsveis pelo controle interno de rgos e entidades, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, devem comunic-la ao TCU, sob pena de responsabilidade solidria. Correto Determina a Constituio Federal que os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio mantenham, de forma integrada, sistema de controle interno, ou seja, cada poder, no seu mbito administrativo, ter rgo que exercer o controle interno de suas atividades, inclusive, apoiando o controle externo em seus fins. 34 Aps a publicao do ato de provimento, o servidor tem at o dcimo quinto dia para tomar posse no cargo pblico. Errado Conforme estabelece o art. 13, 1, do RJU, a posse ocorrer no prazo de trinta dias contados da publicao do ato de provimento.

Com relao ao Direito Constitucional, avalie os itens subsequentes. 35 A Constituio Federal garante a inviolabilidade dos direitos vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, alm de outros decorrentes do regime e dos princpios por ela adotados ou dos tratados internacionais em que a Repblica Federativa do Brasil seja parte. Sobre a inviolabilidade dos direitos, correto afirmar que a Constituio no preordena exatamente disposies e mecanismos que a assegurem. Errado A Constituio traz um rol dos remdios constitucionais, que so instrumentos para assegurar os direitos. 36 So inelegveis, no territrio de jurisdio do titular, o cnjuge e os parentes consanguneos ou afins, at o segundo grau ou por adoo, do Presidente da Repblica, de Governador de Estado ou Territrio, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substitudo dentro dos nove meses anteriores ao pleito, mesmo se j titular de mandato eletivo e candidato reeleio. Errado A questo possui dois erros: o primeiro que a inelegibilidade reflexa atinge quem houver sucedido o titular ou o substitudo dentro dos SEIS meses anteriores ao pleito e no nove, como afirma a questo. O segundo erro que se o parente at segundo grau for titular de mandato eletivo e candidato reeleio, a inelegibilidade reflexa no o atingir. 37 Em suas relaes internacionais, a Repblica Federativa do Brasil rege-se, entre outros princpios, pelo da igualdade entre os estados, da no interveno e da vedao concesso de asilo poltico. Errado A concesso de asilo poltico um dos princpios que regem a Repblica Federativa do Brasil em suas relaes internacionais. Os demais princpios esto corretos (art. 4 da CF/88). interessante observar que o princpio que permite a concesso de asilo poltico no impede a extradio de estrangeiros no Brasil (extradio o ato de um Estado que entrega a outro Estado um indivduo acusado de cometimento de crime). 38 A anterioridade tributria no clusula ptrea da Constituio Federal de 1988. Errado Os direitos e garantias individuais no se restringem ao art. 5 da CF/88. Assim, de acordo com a jurisprudncia do STF, o princpio da anterioridade tributria - previsto no art. 150, III, "b", da Constituio Federal - clusula ptrea, por representar uma garantia individual do contribuinte (CF, art. 60, 4, IV). No que se refere ao Direito Penal, julgue os prximos itens. 39 O erro sobre a ilicitude do fato, se inevitvel, exclui o dolo; se evitvel, constitui causa de iseno da pena. Errado A questo contraria o dispositivo legal que preceitua que o erro sobre a ilicitude do fato, se inevitvel, isenta de pena; se evitvel, poder diminu-la de um sexto a um tero, art. 21 do CP.

40 indispensvel caracterizao do peculato doloso a fixao do montante exato da vantagem obtida pelo agente. Errado No indispensvel. Basta que haja a conduta tipificada, ou seja, que o agente obtenha vantagem. No h qualquer obrigatoriedade de que seja fixada exatamente o valor da vantagem obtida. 41 De acordo com o sistema adotado pelo Cdigo Penal, possvel impor aos partcipes da mesma atividade delituosa penas de intensidades desiguais. Correto A afirmativa est correta, pois se baseia no art. 29 do CP, que estabelece que a pena dever corresponder ao grau de participao do agente no delito. 42 Doentes mentais, desde que maiores de dezoito anos de idade, tm capacidade penal ativa. Correto Os doentes mentais maiores de dezoito anos so sujeitos ativos de infraes penais, devendo, entretanto, ser avaliada caso a caso a sua imputabilidade. Quanto ao Direito Processual Penal, avalie as assertivas a seguir. 43 Para o juiz fundamentar a deciso de priso preventiva, basta a remisso genrica s hipteses legais. Errado Para a decretao da priso preventiva, no basta a simples remisso as hipteses legais. Por exemplo, no basta que o juiz, em sua deciso, diga que a priso est sendo decretada como garantia da ordem pblica. preciso que fundamente no caso concreto, apontando exatamente qual a conduta do agente que se enquadra na hiptese legal. 44 Qualquer pessoa sob a jurisdio brasileira est sujeita constrio cautelar da liberdade, desde que mediante deciso judicial fundamentada em dados concretos existentes nos autos do processo e demonstrao da necessidade imperiosa da medida extrema (fumus commissi delicti epericulum libertatis), incluindo-se, entre os sujeitos passveis da custdia cautelar, nas infraes comuns, o presidente da Repblica. Errado Nos termos do art. 86, 3 da Constituio Federal, o Presidente da Repblica no est sujeito a priso cautelar nas infraes penais comuns, somente estando sujeito a priso por sentena condenatria irrecorrvel. 45 Considere a seguinte situao hipottica. Marta foi indiciada em inqurito policial instaurado para apurar o crime de estelionato, na modalidade de fraude no pagamento por meio de cheque. A autoridade policial, visando submeter a crtula a exame grafotcnico, notificou Marta para comparecer delegacia a fim de fornecer padres grficos do prprio punho. Nessa situao, como o objetivo do exame pericial proporcionar a comparao entre o escrito comprovadamente feito pelo punho da indiciada e aquele cuja autoria est sendo pesquisada e que constitui o corpo de delito, a autoridade policial no poder compelir Marta a lanar as assinaturas. Correto A autoridade poder obrigar Marta a comparecer delegacia, entretanto no poder obrig-la a realizar o exame.

46 O silncio do acusado, durante o processo, no pode ser interpretado em seu desfavor. Correto Este o novo entendimento sobre o assunto, de acordo com o CP. Considerando o que estabelece a Legislao Especial, avalie os itens. 47 Jos compra, em uma feira livre e sem qualquer documentao, um revlver calibre 22 e cinco munies, e passa a portar esse armamento oculto s vestes, pois teve um desentendimento com Joo, perigoso traficante morador da regio. Jos garom, e trabalha at de madrugada, costumando chegar em casa ao alvorecer, portanto adquire a arma para se defender de Joo. Todavia, Jos resolve raspar a numerao da arma de fogo, dificultando o rastreamento de sua origem, pois teme que a arma seja produto de algum furto ou roubo, e assim procede. Jos flagrado portando essa arma de pequeno calibre, com a numerao raspada, e apresentado ao Delegado de Polcia plantonista. Dever a Autoridade Policial com escora no art. 16 da Lei 10826/03, autuar Jos em flagrante por crime assemelhado a porte de arma de fogo de calibre proibido ou restrito, e mand-lo ao crcere por ser crime inafianvel. Errado No se trata mais de crime inafianvel. 48 Um delegado de polcia federal determinou abertura de inqurito para investigar crime ambiental, apontando como um dos indiciados a madeireira Mogno S.A. Nessa situao, houve irregularidade na abertura do inqurito porque pessoas jurdicas no podem ser consideradas sujeitos ativos de infraes penais. Errado H na questo um erro gravssimo ao afirmar que pessoas jurdicas no podem ser consideradas sujeitos ativos de infraes penais. 49 A legislao brasileira consagrou a responsabilidade penal da pessoa jurdica, contudo no previu a desconsiderao da pessoa jurdica na hiptese de sua personalidade ser obstculo reparao dos prejuzos causados qualidade do meio ambiente. Errado A legislao brasileira previu sim a desconsiderao da pessoa jurdica na hiptese de sua personalidade ser obstculo reparao dos prejuzos causados qualidade do meio ambiente. A previso est no art. 4 da Lei 9.605/98 ao estabelecer que poder ser desconsiderada a pessoa jurdica sempre que sua personalidade constituir obstculo ao ressarcimento de prejuzos causados qualidade do meio ambiente. 50 Ao Departamento de Polcia Federal foi dada a competncia de no s controlar e fiscalizar os produtos qumicos, como tambm aplicar as sanes administrativas decorrentes. Correto Compete ao Departamento de Polcia Federal o controle e a fiscalizao dos produtos qumicos e a aplicao das sanes administrativas decorrentes. o que estabelece a Lei 10.357/01 em seu art. 3.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS

51 A separao do lixo em substncias, que deve ser feita pela populao, facilita o processo de reciclagem e sua apropriada destinao. Errado No se espera que a populao separe o lixo em substncias, mas sim em tipos, como explicado no texto. 52 Durante a fuso do alumnio das latas, as ligaes inicas entre ctions e ons so desfeitas, destruindo o retculo cristalino do slido. Errado O retculo cristalino desfeito, mas no se fala em ctions e nions quando se trata de metais. 53 A variao da energia livre de Gibbs no processo de compostagem descrito menor do que zero. Correto Como o texto afirma que o processo espontneo, ento dG<0. 54 Durante a queima de combustveis, o calor acumulado nos reagentes liberado para o meio ambiente. Errado Durante a queima os reagentes so consumidos e formam-se novos compostos, que possuem menor energia que os reagentes, sendo a diferena de energia liberada para o meio.

55 Para que a reao de combusto entre o metano e o oxignio atmosfrico seja iniciada presso de 1 atm e temperatura de 25 , necessrio fornecer uma quantidade de energia para o sistema que deve ser maior, ou pelo menos igual, energia de ativao da reao. Correto Sem esta energia as molculas no so capazes de vencer a barreira e passarem para a forma de produtos. 56 O CO2 liberado em uma combusto reage com gua segundo a equao abaixo. Portanto, o CO2, um xido bsico, a base conjugada do cido carboxlico. Errado Se o xido reage com a gua produzindo cido ento ele um xido cido. Alm disso, o cido carbnico, substncia inorgnica, no um cido carboxlico. 57 Considerando que os gases se comportam idealmente e que a presso e a temperatura do sistema so constantes, correto afirmar que a combusto incompleta do metano, representada pela equao estequiomtrica abaixo, libera calor mas no realiza trabalho.

Errado Se a presso e a temperatura so mantidas constantes ento o volume diminui, pois aumenta o nmero de mols de gs. Como W = pdV, h trabalho envolvido, portanto. 58 Aps um ciclo completo de cilindro de um motor que utiliza o metano como combustvel, o calor lquido do processo igual a zero. Errado O calor, assim como trabalho, no uma funo de estado e portanto sua variao em um ciclo no zero. 59 Se o cilindro de 50 m for preenchido com 200 mol de gs metano, a 25 , a presso 5 externa for igual a 1,01.10 Pa, ento o volume ocupado pelo gs ser menor que 1/5 do volume total do cilindro. Errado Usando a lei dos gases ideais temos: PV=nRT. N=200, P= 105 Pa, R=8,314,T=298K Portanto: V= (200x8,314x298)/105 = 5 m3. Logo o volume ocupado pelo gs de 5 m3 ou 1/10. Porm se o cilindro foi preenchido com o gs e tem 50m3, o volume do gs deve ser 100%, pois no se pensa em um gs que no se espalhe pelo cilindro. 60 O calor liberado pela combusto de uma certa quantidade de metano a volume constante igual ao calor liberado quando essa mesma quantidade reage presso constante. Errado Temos que dU=Q + W e W=pdV. A volume constante W=0 e dU=Q. A presso constante W=p(Vf-V0) e Q<dU.
3

A respeitos dos conceitos de ligaes qumicas, julgue os itens. 61 A hibridizao somente um modelo, uma maneira terica de descrever as ligaes que so necessrias para uma dada estrutura molecular. A hibridizao uma interpretao da forma molecular; a forma no uma consequncia da hibridizao. Correto Ela no tem significado fsico por si s. 62 A caracterstica tetravalente do carbono baseia-se em parte na pequena energia requerida para a converso de um de seus eltrons 2s em um eltron 2p. Correto Esta a caracterstica que faz a qumica orgnica ser como . 63 Como as ligaes so formadas pela sobreposio final-final, dois tomos ligados por uma ligao , junto com seus grupos a eles unidos, podem rodar um em relao ao outro. Correto Assim como nas ligaes orgnicas. 64 Uma ligao dupla carbono-carbono mais forte que uma ligao simples carbonocarbono, porm mais fraca que a soma de duas ligaes simples. Correto Sim, por conta da repulso que existe nas ligaes duplas, comparada a duas ligaes simples. 65 A presena de ligaes duplas tem uma forte influncia na forma da molcula, pois impede a rotao de uma parte da molcula em relao a outra. Correto Isso mostra porque h isomeria geomtrica nos alcenos. 66 A principal diferena entre a teoria de ligao de valncia da ligao qumica e a teoria do orbital molecular que a primeira assume, como a proposta de Lewis, que os eltrons, em uma ligao, esto localizados entre os dois tomos ligados, enquanto a teoria do orbital molecular assume que os eltrons pertencem molcula como um todo. Correto Exata anlise. 67 Pela teoria do orbital molecular, os eltrons ocupam orbitais chamados orbitais moleculares que se espalham por toda a molcula. Correto Exatamente. 68 Como um eltron que ocupa um orbital molecular atrado por ambos os ncleos, possui uma energia menor do que quando est confinado ao orbital atmico de um tomo. Correto Isso explica a existncia da ligao.

69 A ligao em uma molcula diatmica heteronuclear polar, com os eltrons compartilhados de maneira no-homognea pelos dois tomos. Correto Isso muda os coeficientes para o modelo do orbital molecular. 70 A teoria do orbital molecular em molculas pequenas pode ser utilizada na explicao das propriedades dos slidos, os quais so agregaes de um nmero infinito de tomos. Correto Pode ser usada para explicar as caractersticas de brilho, condutividade eltrica e trmica e maleabilidade dos metais. A respeito dos conceitos de acidez e basicidade em qumica orgnica, julgue os itens. 71 O efeito indutivo a atrao ou repulso de eltrons em uma ligao sigma (simples). Correto Certo conceito. 72 Os principais grupos que promovem efeito indutivo negativo nas molculas so os grupos halognios. Correto Sim, pois eles retiram densidade, visto serem eletronegativos. 73 Efeito indutivo positivo est relacionado repulso de eltrons em uma ligao sigma. Correto Exatamente. 74 O efeito indutivo negativo aumenta a densidade eletrnica na cadeia carbnica. Errado Ele diminui. 75 A intensidade do efeito indutivo diminui ao longo da cadeia, medida que aumenta a distncia do tomo do tomo que o provoca. Correto Isto deve ser considerado na anlise das molculas. Com relao s reaes orgnicas, avalie os itens. 76 A adio inica de um reagente assimtrico dupla ligao, a poro positiva do reagente de adio se liga ao tomo de carbono da ligao dupla de modo a formar o carboction mais estvel. Correto Regra de Markovnikov. 77 Os alcenos sofrem vrias reaes em que a ligao dupla carbono-carbono oxidada. O permanganato um exemplo de reagente que serve a este propsito. Correto Exato.

78 Os alcenos com tomos de carbono monossubstitudos so clivados oxidativamente a sais de cidos carboxlicos por solues bsicas de permanganato de potssio a quente. Podemos ilustrar esta reao com a clivagem oxidativa do cis ou trans-2-buteno, formando dois equivalentes molares do on acetato. Correto Certo conceito e certo exemplo. 79 As reaes de substituio eletroflica so reaes caractersticas de benzenos e/ou arenos que ocorrem quando benzenos reagem com reagentes eletroflicos. Correto Exatamente isto. 80 O benzeno no reage com bromo ou cloro a menos que um cido de Lewis esteja presente na mistura. Correto Exato, pois o eletrfilo s se forma depois.

Certas substncias e produtos qumicos tm sido desviados de suas legtimas aplicaes para serem usados ilicitamente, como precursores, solventes, reagentes diversos, adulterantes ou diluentes para produo, fabricao e preparao de entorpecentes e substncias psicotrpicas. O Anexo I da Portaria n. 1.274/MJ, de 21/8/2003, relaciona em quatro listas os produtos qumicos sujeitos a controle e fiscalizao da Polcia Federal.
Internet: <www.dpf.gov.br>. Acesso em 23/8/2004 (com adaptaes).

Esto listadas abaixo algumas dessas substncias, entre as quais est o cido lisrgico, cuja frmula estrutural a seguinte.

Considerando as informaes acima, julgue os itens que se seguem. 81 O cido lisrgico um composto aromtico. Correto Todas as caractersticas de compostos aromticos (eltrons deslocalizados no anel, regra de Huckel) esto presentes na estrutura do cido lisrgico por conta do anel benznico presente e tambm por conta do anel pirrlico. Fundidas as estruturas ainda mantm-se a aromaticidade. 82 A funo amida est presente na estrutura do cido lisrgico. Errado Est presente apenas a funo amina (terciria e secundria).

83 Sabendo que o LSD corresponde dietilamida do cido lisrgico, correto concluir que a estrutura do LSD ser igual do cido lisrgico, porm com o grupo C(=O)OH substitudo pelo grupo C(=O)N(CH2CH3)2. Correto A funo cido carboxlico substituda pela amida dissubstituida. 84 Existem quatro carbonos com hibridao sp na estrutura do cido lisrgico. Errado A hibridizao sp ocorre em ligaes triplas, no presentes na molcula. Existem alguns carbonos hibridizados em sp2. 85 O cido lisrgico no apresenta atividade ptica. Errado Os carbonos marcados na figura abaixo so quirais e, portanto, h atividade tica.

86 Entre os compostos orgnicos mencionados da lista II, o composto E apresenta a maior solubilidade em gua. Correto Os compostos so: hidrxido de sdio (que no orgnico) , N-butilamina, N, N - dietilamina, etilamina, metilamina e metiletilcetona. O composto E metilamina. Na comparao entre as espcies orgnicas deve-se levar em conta o tamanho da cadeia e as interaes. N-butilamina, etilamina e metilamina formam ligaes de hidrognio entre suas molculas e isso contribui para a solubilidade, logo estes devem ser mais solveis que N,N-dietilamina e metiletilcetona, que no formam. Entre as 3 aminas a que tem menor cadeia carbnica a metilamina, que portanto deve ter a maior solubilidade. 87 Em fase gasosa, o composto C mais bsico que o composto D. Correto As estruturas dos dois compostos so dadas abaixo:

Em fase gasosa, no h os efeitos da solvatao, e a etilamina mais bsica, pois o grupo etila melhor doador de eltrons por efeito indutivo que o hidrognio. Portanto C tem mais facilidade de doar o par eletrnico e mais bsica.

88 Uma soluo do composto A pode ser usada com sucesso para diferenciar entre solues dos compostos B e H. Correto Hidrxido de sdio (A) no reage com n-butilamina, que bsica, mas reagem com o cido actico (H). 89 Entre as aminas B, D e E, a ordem crescente de ponto de ebulio E < D < B. Correto As aminas so n-butilamina (B), etilamina (D) e metilamina (E). Todas so aminas primrias e a nica diferena o tamanho do grupo alquil. Quanto maior o grupo alquil maior o ponto de ebulio para compostos com a mesma estrutura. 90 O composto G pode ser obtido por oxidao direta do composto H. Errado A reao para converter cido actico (H) em acetaldeido (G) uma reduo, e no oxidao.

A respeito da figura acima, julgue os itens. 91 O anodo geralmente constitudo do elemento de interesse na anlise. Errado o anodo que feito. 92 O gs de enchimento mais utilizado para essas lmpadas argnio. Errado o nenio. S se usa argnio quando h coincidncia entre as linhas do nenio e o analito. 93 Existem lmpadas de catodo oco monocatdicas mltiplas. Correto Existem tambm as multicatdicas. 94 O tempo de vida destas lmpadas depende da corrente de trabalho e do elemento que constitui o eletrodo. Correto Estes so fatores a serem considerados. 95 As janelas podem ser feitas de plstico ao invs de quartzo. Errado Obviamente que no.

No que se refere aos conceitos da Qumica Analtica, julgue os itens. 96 O registro grfico de uma anlise cromatogrfica chamado de cromatograma. A cromatografia compreende um grupo diversificado de mtodos de separao de misturas, baseados nas diversas fases mveis e estacionrias e suas interaes. Correto Definies adequadas. 97 Na cromatografia gasosa, ao contrrio do que acontece na maioria dos mtodos cromatogrficos, a interao entre a fase mvel e o analito no importante. Correto Na CG praticamente no h interao entre o gs de arraste e as molculas, sendo a interao das molculas com a fase estacionria e suas volatilidades os fatores importantes. 98 O detector de ionizao de chama, citado no texto, no sensvel gua, sendo particularmente til para anlise de poluentes em guas naturais. Correto Este detector no sensvel a gases no-combustveis como H2O, CO2 e SO2. 99 A espectrometria de emisso geralmente utiliza equipamentos mais caros do que a de absoro. Correto O motivo para isto a necessidade de equipamentos com resoluo tica mais alta, devido ao grande nmero de linhas espectrais existentes nos espectros. 100 Interferncias espectrais ocorrem na espectrometria de absoro atmica. Algumas das formas de corrigir estas interferncias so o mtodo de correo de duas linhas e a correo de fundo baseada no efeito Zeeman. Correto Outro mtodo disponvel o de correo de fonte contnua. 101 Um plasma um gs quente e parcialmente ionizado, que contm uma concentrao relativamente alta de eltrons e ons. Correto Um gs bastante utilizado para a formao de plasma o argnio. 102 A interpretao de um espectro de IV de composto orgnico geralmente envolve -1 primeiramente identificar os grupos funcionais presentes na regio entre 3600 a 1200 cm e -1 em seguida observar a regio de impresso digital, entre 1200 e 600 cm . Correto esta a maneira geralmente feita, alm da comparao dos espectros com outros espectros. 103 Anis aromticos apresentam bandas de intensidade forte entre 690 e 900 cm espectro de infravermelho.
-1

no

Correto -1 Estas bandas, juntamente com as mdias entre 3010 e 3100 cm so as principais formas de identificao destes compostos por IV.

104 A espectroscopia de absoro atmica similar a espectroscopia de fluorescncia atmica no que diz respeito introduo e atomizao das amostras. Correto Os dois mtodos so realmente bem parecidos e podem ser usados para o mesmo fim. A diferena que a espectroscopia de fluorescncia bem menos empregadada. 105 Um padro secundrio um composto cuja pureza foi estabelecida por anlise qumica e serve como material de referncia em anlises de titulao. Correto Geralmente estes compostos so analisados atravs do uso de um padro primrio. 106 So caractersticas desejveis para um padro primrio: alta pureza, estabilidade no contato do ar, ausncia de gua de hidratao, alta solubilidade no meio de anlise e alta massa molar. Correto Todas estas caractersticas so desejveis, embora nem sempre sejam encontradas, para cada mtodo, em uma substncia. 107 Solventes anfiprticos, como gua, etanol e cido actico, comportam-se como bases na presena de solutos cidos e como cidos na presena de solutos bsicos. Correto Correta caracterizao. 108 Compostos inorgnicos geralmente so estudados na regio do infravermelho distante. Correto A maioria dos estiramentos entre tomos metlicos e ligantes tanto orgnicos quanto inorgnicos -1 ocorre abaixo de 650 cm , fazendo a regio do IV distante particularmente til para estas anlises. 109 Filtros de interferncia e filtros de absoro so utilizados como seletores de comprimento de onda em espectroscopia. Correto Correta informao. Os filtros de absoro so geralmente mais baratos do que os filtros de interferncia. 110 Cloreto de sdio cristalino a substncia mais utilizada para janelas de celas na regio do infravermelho. Correto KBr e ZnSe tambm so empregados para isto. A respeito do Regulamento Tcnico de Bens e Produtos Importados para fins de Vigilncia Sanitria, avalie os itens. 111 Ser permitida a importao de padro e material de referncia para fins de ensaio de proficincia, com prazo de validade a expirar-se nos prximos 30 (trinta) dias a partir de sua autorizao sanitria, no que couber. Errado No ser permitido.

112 Ser vedada a importao de medicamentos no regularizados junto a ANVISA, destinados pesquisa de mercado. Correto De acordo com o RDC. 113 A importao de amostras de matria - prima e produto acabado, pertencentes classe de alimentos, destinada anlise para fins de registro, teste de controle da qualidade, avaliao de embalagem ou rotulagem, desenvolvimento de novos produtos ou de equipamentos participantes do processo fabril ou laboratorial e pesquisa de mercado, dever submeter-se fiscalizao pela autoridade sanitria em exerccio no local de desembarao do produto, mediante a apresentao de Petio para Fiscalizao e Liberao Sanitria. Correto Exato conceito. 114 Ser autorizada a importao de amostra de alimento com obrigatoriedade de registro na ANVISA, cuja finalidade seja pesquisa de mercado. Errado No ser autorizado. 115 O ingresso no territrio nacional de clulas e tecidos no ser autorizado. Errado Ser autorizado, mediante comprovao da sua finalidade teraputica pelo importador, e critrios da legislao pertinente, inclusive de biossegurana, atendidas as exigncias sanitrias. Sobre a Lei 10742 e suas definies, avalie os prximos itens como certo quando a definio dada estiver certa. 116 Drogaria estabelecimento que entre outras atividades manipula drogas magistrais e oficinais. Errado Drogarias vendem nas embalagens originais. A descrio de uma farmcia. 117 Medicamento todo produto farmacutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profiltica, curativa, paliativa ou para fins de diagnstico. Correto Correta definio. 118 - Empresas produtoras de medicamentos - estabelecimentos industriais que, operando sobre matria-prima ou produto intermedirio, modificam-lhes a natureza, o acabamento, a apresentao ou a finalidade do produto, gerando, por meio desse processo, medicamentos. Correto Outra definio adequada.

119 - Representante e distribuidor - empresa que exera direta ou indiretamente o comrcio atacadista de drogas, medicamentos em suas embalagens originais, insumos farmacuticos e de correlatos. Correto Adequada definio novamente. 120 Droga qualquer produto que traga alteraes fisiolgicas. Errado Incorreta definio.

Para acessar mais provas e participar de discusses, s entrar no grupo de estudos para Perito:

http://groups.yahoo.com/group/Grupo_PCF_Quimica-2008/

Potrebbero piacerti anche