Sei sulla pagina 1di 20

Simulado 194 para o concurso da Polcia Federal

Perito Criminal Federal rea 6 Qumica / Engenharia Qumica


Resolues

Elaborao das questes: Robson Timoteo Damasceno Resoluo das questes: Robson Timoteo Damasceno Uma semana para o fim!!!!!!! Concurseiro Robson

CONHECIMENTOS BSICOS
1

Uma aula como comida. O professor o cozinheiro. O aluno quem vai comer. Se a 4 criana se recusa a comer, pode haver duas explicaes. Primeira: a criana est doente. A doena lhe tira a fome. Quando se obriga a criana a comer quando ela est sem fome, h sempre 7 o perigo de que ela vomite o que comeu e acabe por odiar o ato de comer. assim que muitas crianas acabam por odiar as escolas. O vmito est para o ato de comer como o esquecimento 10 est para o ato de aprender. Esquecimento uma recusa inteligente da inteligncia. Segunda: a comida no a comida que a criana deseja comer: nabo ralado, jil cozido, salada de espinafre... 13 O corpo um sbio: no come tudo o que jogam para ele, mas opera com um delicado senso de discriminao. Algumas coisas ele deseja. Prova. Se so gostosas, ele come com prazer e quer 16 repetir. Outras no lhe agradam, e ele recusa. A eu pergunto: O que se deve fazer para que as crianas tenham vontade de tomar sorvete?. Pergunta boba. Nunca vi criana que no estivesse com vontade de tomar sorvete. Mas eu no 19 conheo nenhuma mgica que seja capaz de fazer que uma criana seja motivada a comer salada de jil com nabo. Nabo e jil no provocam sua fome. 22 (...) As crianas tm, naturalmente, um interesse enorme pelo mundo. Os olhinhos delas ficam 25 deslumbrados com tudo o que veem. Devoram tudo. Lembro-me da minha neta de um ano, agachada no gramado encharcado, encantada com uma minhoca que se mexia. Que coisa 28 fascinante uma minhoca aos olhos de uma criana que a v pela primeira vez! Tudo motivo de espanto. Nunca esteve no mundo. Tudo novidade, surpresa, provocao curiosidade. 31 Quando visitei uma reserva florestal no Esprito Santo, a biloga encarregada de educao ambiental me contou que era um prazer trabalhar com as crianas. No era necessrio nenhum 34 artifcio de motivao. As crianas queriam comer tudo o que viam. Tudo provocava a fome dos seus olhos: insetos, pssaros, ninhos, cogumelos, cascas de rvores, folhas, bichos, pedras. (...) 37 Os olhos das crianas tm fome de coisas que esto perto. (...) So brinquedos para elas. Esto naturalmente motivadas por eles.
Querem com-los. Querem conhec-los. Rubem Alves. Por uma educao romntica. Campinas: Papirus, 2002, p. 82-4 (com adaptaes).

A respeito das ideias veiculadas no texto acima e de suas estruturas lingusticas, julgue os itens. 1 A predominncia, no texto, das formas verbais no presente do indicativo tem o efeito de dar aos fatos apresentados o carter de fatos reais, habituais e naturais, o que refora os argumentos do autor com relao aos processos de aprendizagem das crianas. Correto Boa anlise do texto. 2 O autor constri seu texto com base na comparao entre o ato de comer e o de aprender ou conhecer, relao que explicita no trecho Querem com-los. Querem conheclos (L. 39). Correto Esta a linha central de raciocnio do texto. 3 O texto predominantemente argumentativo; nele, o autor expe suas ideias de forma a convencer o leitor e usa, para esse fim, imagens do mundo real e exemplos tirados de sua prpria experincia. Correto Exato.

4 Na linha 25, a forma verbal Devoram est no plural para concordar com seu sujeito: As crianas (L. 23). Errado Concordam com os olhos das crianas. 5 No perodo Nunca esteve no mundo (L. 29), o sujeito oculto da forma verbal esteve refere-se a uma minhoca (L. 26-27), e Nunca e no mundo exercem a funo de adjunto adverbial. Errado O sujeito a criana e no a minhoca. 6 Ao utilizar formas tpicas da linguagem oral e coloquial, produzindo um texto com tom predominantemente informal, o autor aproxima-se do leitor. Correto Este um recurso estilstico. 7 O emprego das vrgulas logo aps sem fome (L. 5) e gostosas (L. 14) facultativo; essas vrgulas poderiam, portanto, ser omitidas sem prejuzo para a correo gramatical do texto. Errado Nos dois casos a vrgula obrigatria, pois separa oraes subordinadas adverbiais.

Julgue os itens de 8 a 10 com referncia tirinha ilustrada acima, que mostra dilogo entre o personagem Calvin e a sua professora, Srta. Wormwood. 8 O texto aborda, de forma cmica, a distncia entre a linguagem mais atraente ao aluno e a linguagem e os meios empregados na prtica de sala de aula pela professora de Calvin. Correto Esta a ideia principal. 9 correto concluir da leitura da tirinha que a professora tem a tendncia de acolher as crticas feitas por Calvin e de adotar prticas novas com base nessas crticas. Errado Ela ignora totalmente o personagem.

10 O texto da fala de Calvin no segundo quadrinho poderia ser corretamente reescrito em registro formal, para uso em outra situao comunicativa em que o aluno se dirigisse, por exemplo, por escrito professora, da seguinte forma: Tendo em vista o fato de que a gerao mais nova tem mais facilidade para absorver informaes veiculadas pelos meios de comunicao visual, solicito professora, Srta. Wormwood, que apresente o contedo em forma de videoclipe. Correto Perderia toda a naturalidade e contexto, mas sim. Com relao s normas de correspondncia oficial, julgue os itens a seguir. 11 O fecho a seguir, seguido do nome e do cargo do remetente, seria adequado a expediente oficial encaminhado pelo inspetor da 3. Inspetoria de Controle Externo do TCDF ao diretor-geral de administrao do TJDFT. Na oportunidade, reitero meus protestos de elevada estima e considerao. Respeitosamente, Errado Os protestos so desnecessrios. 12 Em correspondncia oficial encaminhada por deputado federal presidenta, deve constar a expresso A Sua Excelncia a Senhora, na primeira linha do endereamento. Correto Este o termo correto. Sobre as regras de redao oficial, julgue os prximos itens. 13 Ofcio a correspondncia interna dos rgos pblicos que visa tratar de assuntos administrativos e(ou) pessoais entre autoridades de mesma hierarquia ou entre estas e inferiores hierrquicos. Errado O ofcio um documento externo. 14 O ofcio deve apresentar, no fecho, o motivo da comunicao e a forma de cortesia conveniente. Errado O motivo vem no incio. A respeito dos conceitos de Informtica, avalie os prximos itens. 15 No ambiente Linux, para evitar problemas de desempenho do computador, recomendase que um diretrio contenha armazenados at 38 arquivos, cada um deles com tamanho de, no mximo, 30 MB. Errado No existe essa restrio no Linux.

16 A central de atendimento da Microsoft disponibiliza ferramenta que permite o acesso a informaes como o tamanho de um arquivo ou diretrio no Windows. Para isso, o usurio deve enviar uma mensagem de e-mail com o arquivo em anexo, para o retorno da resposta desejada. Errado A Microsoft no fornece tais dados. Isto pode ser obtido por meio do Windows Explorer, visualizando as propriedades do arquivo em questo. 17 Denomina-se domnio da Internet o servidor que contm as informaes que se deseja acessar para diversas finalidades, tais como correio eletrnico, transferncia de arquivos, acesso Web etc. Correto O domnio da Internet est relacionado ao servidor que possui as informaes que sero acessadas pelo usurio, ou o endereo Internet em que a informao est localizada. 18 No Word 2007, quando uma palavra est selecionada no documento em edio, o dicionrio de sinnimos, que acionado ao se pressionar simultaneamente as teclas SHIFT e F7, disponibiliza uma lista de palavras com significado semelhante ao da palavra selecionada. Correto O recurso do Microsoft Word denominado Dicionrio de Sinnimos, acionado tambm ao se pressionar simultaneamente as teclas SHIFT e F7. 19 O Outlook Express possui sistema de checape de dados prprio que garante a integridade dos dados enviados e recebidos. Errado A verificao de integridade dos dados realizada no servidor de e-mail, no no cliente. 20 Em pastas de pesquisas do Mozilla Thunderbird 2, as mensagens podem ser agrupadas por remetente, assunto ou data, bem como podem ser ordenadas pelas datas. Errado Pastas de pesquisa so buscas visualizadas como pastas. A respeito dos hbitos de sade do brasileiro, julgue os itens. 21 A maior parte da populao brasileira sedentria. Correto o que se verifica, pois pesquisam apontam em torno de 70%. 22 Aps campanhas de conscientizao, mais da metade da populao brasileira deixou de consumir regularmente refrigerantes com acar. Errado No sei onde isso... O consumo de 85% da populao.

23 O cncer mais comum entre os brasileiros o de pele. Errado o de prstata e o de mama. 24 Mais da metade da populao acima dos 65 anos possui diabetes. Errado O valor em torno de 20%. 25 A taxa de fumantes no Brasil tem cado. Correto Ainda bem... Utilizando raciocnio lgico, resolva o prximo item. 26 A proposio ~p v q equivale a proposio ~(p ^ ~q). Correto Esta uma aplicao da Lei de Morgan. Considere o diagrama a seguir, em que U o conjunto de todos os professores universitrios que s lecionam em faculdades da cidade X, A o conjunto de todos os professores que lecionam na faculdade A, B o conjunto de todos os professores que lecionam na faculdade B e M o conjunto de todos os mdicos que trabalham na cidade X.

A respeito do diagrama, avalie os prximos itens. 27 Todos os mdicos que trabalham na cidade X e so professores universitrios lecionam na faculdade A. Errado A parte pintada abaixo em vermelho no corresponde ao que o item diz, contradizendo-o.

28 Todo professor que leciona na faculdade A e no leciona na faculdade B mdico. Errado Conforme quadro abaixo, vemos que o item falso.

29 Nenhum professor universitrio que s lecione em faculdades da cidade X, mas no lecione nem na faculdade A e nem na faculdade B, mdico. Errado Basta pensar na regio marcada abaixo.

30 Algum professor universitrio que trabalha na cidade X leciona, simultaneamente, nas faculdades A e B, mas no mdico. Correto Corresponde a regio marcada abaixo.

Acerca do Direito Administrativo, julgue os prximos itens. 31 O funcionamento racional da estrutura administrativa pressupe uma configurao interna embasada em relaes que assegurem coordenao entre as diversas unidades que desenvolvem a atividade administrativa. Correto O poder hierrquico traduz a ideia de escalonamento, distribuio de funes dentro da estrutura administrativa, estando cada camada unida por uma sincronia coordenada, ou seja, dentro de uma estrutura orgnica em que os rgos e agentes funcionam coordenadamente.

32 No se admite que a posse no cargo pblico ocorra mediante procurao especfica. Errado Como se observa do art. 13, 3, Lei n 8.112/90, a posse poder ocorrer mediante procurao especfica. O que no se admite que ocorra mediante procurao a entrada em exerccio do cargo. 33 Em processo licitatrio que objetive alienar imvel pblico, conforme previsto na Lei n. 8.666/1993, poder ser utilizada a modalidade convite, desde que estejam todos os participantes previamente cadastrados. Errado No se poder utilizar o convite para alienao de bens imveis, sendo modalidade utilizada para contratao de bens e servios de engenharia ou outras compras e servios. 34 A fiscalizao financeira e oramentria do Poder Executivo pelos tribunais de contas uma forma de controle da administrao pblica pelo Poder Judicirio. Errado O Tribunal de Contas no rgo integrante do Poder Judicirio, muito embora exera jurisdio, trata-se de apreciao de contas pblicas, exercendo o denominado controle externo legislativo. Com relao ao Direito Constitucional, avalie os itens subsequentes. 35 J est pacificado pelo Supremo Tribunal Federal que locais onde se exerce a profisso como escritrio profissional no domiclio para fins de aplicao do direito inviolabilidade domiciliar, pois apesar de fechado tem livre acesso ao pblico. Errado Segundo o STF, o conceito de casa no se aplica apenas residncia e deve ser ampliado para abranger qualquer lugar restrito ao pblico, como domiclio, escritrio, garagens, consultrio mdico, quarto de hotel etc. 36 A lei que altera o processo eleitoral aplica-se a toda eleio que venha a ocorrer aps a sua publicao. Errado Conforme art. 16 da CF: A lei que alterar o processo eleitoral entrar em vigor na data de sua publicao, no se aplicando eleio que ocorra at um ano da data de sua vigncia. Esse o princpio da anterioridade eleitoral. 37 Compete ao Presidente da Repblica exercer o comando supremo das Foras Armadas e ao Ministro de Estado da Defesa, por fora das suas atribuies administrativas, a nomeao dos oficiais-generais para os cargos que lhes so privativos. Errado Essa competncia no do ministro da Defesa e sim do Presidente da Repblica, conforme o art. 84, XIII exercer o comando supremo das Foras Armadas, nomear os Comandantes da Marinha, do Exrcito e da Aeronutica, promover seus oficiais-generais e nome-los para os cargos que lhes so privativos.

38 O Brasil se submeter jurisdio de Tribunal Penal Internacional a cuja criao manifestar adeso. Correto A assertiva est de acordo com a letra da CF/88. Estabelece o 4 do art. 5 da Constituio Federal que o Brasil se submete jurisdio de Tribunal Penal Internacional a cuja criao tenha manifestado adeso. No que se refere ao Direito Penal, julgue os prximos itens. 39 A depender das circunstncias pessoais do autor do crime, o desconhecimento da lei pode ser escusado. Errado A primeira parte do art. 21 do Cdigo Penal afirma, taxativamente, que o desconhecimento da lei inescusvel. No faz qualquer exceo, ou seja, a lei tem validade para todos sem distino ou particularidades. 40 O ressarcimento do dano, em se tratando de peculato doloso, implica em extino da punibilidade pela perda do objeto. Errado No h extino de punibilidade para o peculato doloso. 41 O indivduo que fizer uso de violncia aps subtrair o veculo de outro cometer o denominado roubo prprio. Errado O roubo prprio aquele no qual h o uso de violncia contra a pessoa ou grave ameaa para o cometimento do roubo, constante do caput do art. 157 do CP. A violncia seria um meio para a prtica da subtrao. O exemplo da questo aborda o roubo imprprio, preceituado no 1 do art.157, no qual primeiro acontece a subtrao da coisa mvel alheia, para depois vir a violncia ou grave ameaa, como formas de assegurar a impunidade do agente ou deteno da coisa. 42 Adriano chefe de uma quadrilha que sequestrou um famoso artista e libertou-o vivo e sem qualquer ferimento, aps o pagamento do resgate. Na situao descrita, Adriano praticou crime hediondo, pois extorso mediante sequestro crime hediondo mesmo quando no qualificada por leso corporal ou morte do sequestrado. Correto O crime de extorso mediante sequestro considerado hediondo tanto na forma simples quanto na forma qualificada, nos termos do art. 1, IV da lei 8.072/90 Quanto ao Direito Processual Penal, avalie as assertivas a seguir. 43 Para que seja decretada priso preventiva, necessrio que haja indcios do fato e suspeita fundada acerca da autoria. Errado Para a decretao da preventiva exigem-se provas da materialidade e indcios de autoria. A questo fala indcios do fato ao invs de provas da materialidade.

44 No se concede liberdade provisria mediante fiana quando, em concurso material de crimes, a soma das penas mnimas cominadas for superior a dois anos de recluso. Errado A questo est errada, pois no se admite priso preventiva em crimes cuja pena no ultrapasse 04 anos de privao da liberdade, nos termos do art. 313, I do CPP. 45 Deixando o crime vestgios materiais, indispensvel o exame de corpo de delito direto elaborado por peritos para se comprovar a materialidade do crime, sob pena de nulidade. A falta desse exame, entretanto, no impede a propositura da ao penal. Correto A propositura da ao penal poder ocorrer independentemente de qualquer exame de corpo de delito. 46 Considere que Anglica, imputvel, tenha sido arrolada como testemunha de acusao nos autos de uma ao penal, tendo sido notificada pessoalmente da audincia para a sua oitiva. Sem justificativa, Anglica faltou audincia e, mesmo novamente notificada, no compareceu em juzo. Neste caso, poder o juiz determinar a conduo coercitiva de Anglica, sem prejuzo do processo penal por crime de desobedincia. Correto A questo est em total consonncia com o Cdigo de Processo Penal, deixando claro a obrigatoriedade da presena da testemunha, podendo esta, inclusive, responder por crime de desobedincia, no caso de falta injustificada. Considerando o que estabelece a Legislao Especial, avalie os itens. 47 Segundo o entendimento do Supremo Tribunal Federal, o crime de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido afianvel pela Autoridade Judiciria. Correto Aps a ADIN 3.112-1 esse crime passou a ser AFIANVEL. E quem determina a fiana mesmo a Autoridade Judiciria competente. 48 Para que se configure o crime de Associao para o Trfico, previsto no art. 35 da Lei 11.343/06, necessria a associao de, no mnimo, trs pessoas. Errado Para que seja caracterizado o crime de associao para o trfico, tipificado no art. 35 da Lei 11.343/06, basta que DUAS pessoas SE ASSOCIEM para a prtica dos crimes previstos na citada norma. 49 De acordo com a teoria do risco integral, a responsabilidade civil por dano ambiental no afastada em face da ocorrncia de caso fortuito, e o agente causador do dano fica sujeito obrigao de repar-lo. Correto Em se tratando de direito ambiental, por conta da teoria do risco integral, nem o caso fortuito considerado excludente de responsabilidade. Por isso, a questo acerta ao afirmar que a responsabilidade civil por dano ambiental no afastada em face da ocorrncia de caso fortuito. Nesses casos, o agente tem de fato a obrigao de reparar o dano.

50 O Diretor-Geral do Departamento de Polcia Federal, de ofcio ou em razo de proposta do ministro de estado da justia, da secretaria nacional antidrogas ou da agncia nacional de vigilncia sanitria, definir, em portaria, os produtos qumicos a serem controlados e, quando necessrio, estabelecer sua atualizao, excluindo ou incluindo produtos, bem como estabelecer os critrios e as formas de controle. Errado A questo troca as bolas em relao ao rgo ou pessoa que tem a competncia para definir em portaria quais produtos qumicos devam ser controlados. Quem tem essa competncia o Ministro de Estado da Justia em razo de proposta do DPF e no o Diretor-Geral em razo de proposta ao Ministro da Justia.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS

A respeito do texto acima, avalie os itens. 51 A energia de ligao do produto igual a soma das energias de ligao dos reagentes. Errado A energia de ligao do produto no a mesma dos reagentes pois h liberao de energia na forma de calor. 52 A entalpia de ligao ser igual ao negativo do calor, somente se a presso for mantida constante durante todo o processo. Correto A entalpia medida a reao constante realmente (H = U + PV), de forma que verdadeira a afirmao. 53 A energia cintica mdia por molcula de NH3 menor que a energia cintica mdia por molcula de N2 ou H2. Errado Quanto maior a massa molar, a mesma temperatura, menor a energia cintica mdia, logo, como a massa molar da amnia 17 g/mol e a do H2 2 g/mol a energia cintica do ltimo menor. 54 Um aumento da temperatura desloca o equilbrio na direo dos produtos. Errado Segundo Le Chatelier a temperatura desloca no sentido da reao endotrmica, ou seja, no sentido onde o calor um reagente e, portanto, neste caso no sentido dos reagentes.

55 A partir das informaes fornecidas, correto inferir que 80% da energia dos reagentes liberada na forma de calor. Errado Nada h que permita concluir isso. 56 Considerando que as energias de Gibbs molar padro de formao do NH 3 seja -15,6 kJ/mol. Neste caso, o logaritmo neperiano da constante de equilbrio da reao para obteno da amnia pelo mtodo de Haber 3,25. Errado A temperatura e presso constante, no equilbrio dG=0. A energia de Gibbs molar padro da reao dG0 a diferena entre as energias de produtos e reagentes. A reao N2 + 3H2 -> 2NH3 dG0 = -2x15,6 (0 + 3x0) = - 31200 J/mol Alm disso, no equilbrio Q = K portanto: 0 = - 31200 + RT ln K 8 x 300 ln K = 31200 ln K = 31200 / (8 x 300) = 0,0130 = 13 57 Considerando que t representa o tempo, a velocidade v da reao apresentada no texto corretamente descrita por .

Errado A reao N2 + 3H2 -> 2 NH3. Podemos acompanhar a reao pela formao de mols de NH3, considerando os coeficientes estequiomtricos: v = d [NH2]/dt 58 Considerando que o sistema fechado, as variaes nas concentraes dos produtos e dos reagentes com o decorrer da reao no interferem na espontaneidade da reao. Errado O valor da energia de Gibbs muda com as atividades dos reagentes e produtos. 59 Quanto mais espontnea, mais rpida a reao. Errado No se confundem os conceitos de espontaneidade com os de cintica. 60 Antes de ser atingido o equilbrio de reao, a reao inversa no espontnea. Correto At o equilbrio a reao espontnea direta, que tem dG <0. Nas prximas questes so dadas reaes e uma predio do valor da constante de equilbrio. Julgue estas predies como corretas ou erradas, usando ainda a Tabela 1. 61 CH3HgI + HCl CH3HgCl + HI K>1

Correto 2+ O Hg um ction mole e portanto a tendncia de compostos mais estveis e favorecidos com o I do que com o Cl , pois esse ltimo menos mole do que o primeiro. 62 [AgF2] + 2 CN [Ag(CN)2] + 2F
-

K>1

Correto + O Ag um ction mole e tende a reagir com o CN que uma base mole, ao contrrio do F que uma base dura.

63 As reaes de formao de complexos metlicos podem ser corretamente caracterizadas tanto dentro da teoria cido-base de Bronsted quanto na de Lewis. Errado As formaes de complexos envolvem doaes de pares eletrnicos para um ction metlico central, que atua como cido de Lewis. No h transferncia de prtons, e estas reaes no podem ser, portanto, caracterizadas como de Bronsted. A respeito dos conceitos de ligao qumica na RPECV, julgue os itens. 64 O arranjo eletrnico de uma molcula a geometria tridimensional de um arranjo de ligaes e pares isolados ao redor do tomo central. Correto Exatamente isto. 65 Um nico eltron tratado como um par isolado na determinao da forma molecular. Correto Este o conceito nesta teoria. 66 A forma do on descrita somente pela localizao dos tomos. Correto Tambm assim na RPECV. 67 Todos os pares eletrnicos, sejam ligantes ou no, esto inclusos na descrio de um arranjo de eltrons. Correto Tambm verdade. 68 Somente a posio dos tomos so consideradas quando descrevemos a forma de uma molcula. Correto Assim estabelece a RPECV. 69 Pares isolados devem ser tratados com tendo um menor efeito de repulso que os pares ligantes. Errado Devem ser tratados como tendo maior efeito. 70 Um par isolado menos afetado que os pares ligantes e ento ocupam um espao maior; os pares ligantes e seus tomos se afastam dos pares isolados em uma tentativa de diminuir a repulso que esto sentindo. Correto Assim pela teoria RPECV.

Com relao aos conceitos de acidez e basicidade, no contexto da qumica orgnica, julgue os itens. 71 Grupos desativantes aumentam consideravelmente a fora do cido, especialmente quando em posio orto. Correto Nesta posio a estabilizao mais favorvel para a base conjugada. 72 Uma espcie neutra que contm tanto uma carga positiva quanto uma negativa chamada de zwiterinica. Correto Um exemplo so os aminocidos. 73 Uma base que completamente ionizada em soluo aquosa pode ser considerada uma base forte. Correto Sim. 74 A maioria dos cidos orgnicos e bases orgnicas so fracos comparados aos inorgnicos. Correto De fato, o comportamento mais comum. 75 Quanto maior o pKa do on amnio relacionado, menos bsica ser a amina. Errado Mais bsica ela ser. A respeito das reaes orgnicas, avalie os itens. 76 Os alcanos devido serem relativamente inertes sofrem poucas reaes sempre precisando de algumas condies especiais. Correto Por isso eram conhecidos como parafinas. 77 Quando reagimos um alcano com um cido sulfrico sob aquecimento ocorre uma reao de sulfonao. Correto Exatamente. 78 Pirlise um processo onde ocorre uma ruptura da estrutura molecular original de um determinado composto pela ao do calor em um ambiente com pouco ou nenhum oxignio. Este processo bastante usado na indstria petroqumica na fabricao de gasolina ou nas indstrias de fibra de carbono. Correto usado no tratamento de lixo tambm.

79 Reaes de adio eletroflica so caractersticas de compostos insaturados, como alcenos e alcinos. Correto Exato. 80 Uma reao de substituio o resultado da converso de uma ligao pi () e uma ligao sigma () em duas ligaes sigma. Errado Isto seria uma reao de adio. A respeito dos conceitos da Qumica Orgnica, avalie os itens. 81 Os halognio no benzeno retiram densidade eletrnica por efeito indutivo. Correto Este um dos resultados da substituio. 82 Quando orbitais atmicos com mesmo sinal de fase interagem, eles se combinam para formar um orbital molecular ligante. Correto Esta a definio da mecnica quntica. 83 Enantimeros so estereoismeros cujas molculas so superponveis imagens no espelho umas das outras. Correto Certa definio. 84 A desidratao de etanol na presena de cido sulfrico leva a formao de eteno e de ter dietlico. Correto Qual se forma majoritariamente depende das condies reacionais. 85 Ligaes pi so aquelas onde a densidade eletrnica de dois orbitais p adjacentes se sobrepe para formar um orbital molecular ligante. Correto Verdadeira definio. 86 Compostos nos quais um tomo de halognio est ligado a um carbono sp so chamados haletos vinlicos ou haletos fenlicos. Correto Exata nomenclatura. 87 cidos carboxlicos podem ser reduzidos a lcool atravs do uso de hidreto de ltio e alumnio. Correto O LiAlH4 um potente redutor e leva a este resultado.
2

88 Atravs de hidrogenlise steres podem ser reduzidos a alcois. Correto Hidrogenlise o nome dado a hidrogenao a altas presses. 89 Anis que possuem a mesma energia nos eltrons pi que o composto de cadeia aberta so no-aromticos. Correto Certo conceito. 90 Benzeno reage com Br2 na presena de cidos de Lewis formando bromobenzeno. Correto Esta a reao de halogenao, uma tpica reao de substituio eletroflica aromtica. A respeito da Espectrometria de absoro atmica com forno de Grafite (GFAAS), julgue os itens a seguir. 91 Sua faixa tpica de trabalho de mg/L. Errado de g/L. 92 O tempo de residncia na chama maior do que nos mtodos com chama. Correto Esta uma das vantagens. 93 O tubo de grafite o atomizador. Correto Exato. 94 Permite melhor controle do ambiente qumico do que os mtodos com atomizao por chama. Correto Mais uma vantagem. 95 No permitem bom controle do ambiente trmico, comparado aos mtodos com atomizao por chama. Errado Permitem melhor controle neste aspecto tambm. A respeito dos conceitos da cromatografia, julgue os itens. 96 Similarmente ao que ocorre na cromatografia em coluna, as manchas observadas em cromatografia em camada delgada (CCD) tambm tendem distribuio gaussiana. Correto Realmente.

97 Os componentes de um cromatgrafo lquido so: bomba, coluna cromatogrfica, detector e o registrador. um mtodo utilizado para separao de espcies inicas ou macromolculas e compostos termolbeis. Correto Tudo certo. 98 Os detectores para a CLAE so mais abrangentes do que os usados em CG, tendo inclusive caractersticas universais. Errado o inverso. 99 A HPLC utilizada em anlises de compostos no volteis ou instveis termicamente onde a cromatografia a gs no pode ser utilizada. Como cerca de 80% dos compostos apresentam essas caractersticas, o campo de aplicao de HPLC extremamente vasto. Correto Certo conceito. 100 A anlise em HPLC em geral mais rpida do que em CG. Errado o contrrio. A respeito dos conceitos da Qumica Analtica, julgue os itens. 101 Um padro interno se bem escolhido e usado por compensar vrios tipos de erros aleatrios e sistemticos. Correto Realmente padres internos so muito teis em anlises. 102 Fluorescncia e fosforescncia so importantes processos analticos de emisso. Correto So parte dos chamados processos de relaxao radiante. 103 Lmpadas de Xennio so amplamente usadas na regio do IV distante. Errado So usadas nas regies de menor comprimento de onda. 104 Filtros de absoro so seletores de comprimento de onda restritos a regio visvel do espectro. Correto Verdadeira informao. 105 Os bolmetros no so to utilizados quanto outros transdutores de infravermelho na regio do IV mdio. Correto Por outro lado, alguns bolmetros podem ser os transdutores adequados em alguma faixas nessas regies.

Acerca da espectrometria de massas, julgue as assertivas. 106 - Placas fotogrficas recobertas com emulso de brometo de prata podem ser usadas como sistema de deteco para espectrometria de massa. Correto Sim, pois so sensveis aos ons energticos. 107 - Uma das principais atraes do ICPMS que os limites de deteco com espectrometria de massa so mais baixos em relao aos atingveis pela deteco tica. Correto Por isso, o massa est se proliferando em muitos centros de pesquisa. 108 - A espectrometria de massa com fonte de centelha a mais empregada para a anlise multielementar. Errado Hoje se emprega muito mais a ICPMS. 109 - Os agente ionizantes em uso atualmente requerem que a amostra a ser analisada esteja em fase gasosa. Errado Os agentes ionizantes disponveis trabalham em todos estados fsicos. 110 - Para se gerar o espectro de massas, necessrio que a amostra seja ionizada e que os elementos neutros e com carga positiva e negativa sejam acelerados at o analisador de massa. Errado Os elementos neutros no so acelerados no processo. No que se refere Portaria 344, avalie os itens. 111 A talidomida somente poder ser dispensado por farmacutico e em Unidade Pblica Dispensadora, mediante a apresentao e reteno da Notificao de Receita de talidomida e do Termo de Responsabilidade/Esclarecimento com todos os itens devidamente preenchidos e legveis. Correto Exato. 112 A notificao de receita B ser retida pela farmcia ou drogaria. Correto Certo. 113 Para os frmacos sujeitos a Notificao de Receita "B", "no caso de formulaes magistrais, as formas farmacuticas devero conter, no mximo, as concentraes que constam de Literaturas Nacional e Internacional oficialmente reconhecidas. Correto Art. 46.

114 A Notificao de Receita B2 dever ser acompanhada de termo de responsabilidade do prescritor confeccionado em 2 vias. Errado Sero 3 vias. 115 O estabelecimento que aviar receita em caso de emergncia dever anotar a identificao do comprador e apresent-la Autoridade Sanitria local dentro de 72 (setenta e duas) horas, para visto. Correto Exato. A respeito das Portarias e Resolues da ANVISA, avalie os itens subsequentes. 116 O certificado de autorizao especial um documento expedido pelo rgo competente do Ministrio da Sade do Brasil, certificando que as substncias ou medicamentos objeto da importao ou exportao no est sob controle especial neste pas. Errado Este o certificado de no objeo. 117 A notificao de receita da cor azul destinada para retinides de uso sistmico e imunossupressores. Errado destinada para psicotrpicos. 118 Chama-se preparao magistral medicamento preparado mediante manipulao em farmcia, a partir de frmula constante de prescrio mdica. Correto Adequada definio. 119 - Os medicamentos fitoterpicos so caracterizados pelo conhecimento da eficcia e dos riscos de seu uso, assim como pela reprodutibilidade e constncia de sua qualidade. Correto De acordo com a Resoluo 14/2010. 120 - No se considera medicamento fitoterpico aquele que inclui na sua composio substncias ativas isoladas, sintticas ou naturais, nem as associaes dessas com extratos vegetais. Correto Novamente de acordo com a regulamentao da Resoluo 14.

Para acessar mais provas e participar de discusses, s entrar no grupo de estudos para Perito:

http://groups.yahoo.com/group/Grupo_PCF_Quimica-2008/

Potrebbero piacerti anche